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“Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem […] As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo […]”

 

(Disponível em http://www.brasilescola.com/educacao/dificuldades-aprendizagem.htm)

 

Sobre as dificuldades de aprendizagem mais correntes na prática pedagógica, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

 

Coluna 01

 

( 1 ) Dislexia

( 2 ) Disgrafia

( 3 ) Dislalia

( 4 ) TDAH

 

Coluna 02

 

( ) Dificuldade na emissão da fala, apresentando pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas.

 

( ) De ordem neurológica, é um problema que evidencia sinais de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.

 

( ) Dificuldade na escrita, associada a letras mal traçadas, ilegíveis, muito próximas, resultando em desorganização na produção de texto.

 

( ) Problema na leitura, que impede o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta.

 

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) 3, 4, 2, 1.

 
 

Sobre as dificuldades de aprendizagem mais correntes na prática pedagógica, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

 
 

Coluna 01

 

( 1 ) Dislexia

Etimologicamente, dislexia deriva dos termos “dis” (desvio) + “lexia” (leitura ou reconhecimento das palavras), depreendendo-se “dislexia” como uma dificuldade de aprendizagem relacionada a leitura

reconhecimento das palavras

  

( 2 ) Disgrafia

A nomenclatura “disgrafia” origina-se dos termos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, caracteriza-se por um distúrbio de aprendizagem relacionada a qualidade da escrita do indivíduo.

  

( 3 ) Dislalia.

Pela etimologia da palavra, tem-se “dis” (desvio) + “lalia” (fala / pronúncia), dessa forma depreende-se “dislalia” como um distúrbio relacionado a pronúncia de determinadas palavras.

  

( 4 ) TDAH

Segundo Seno (2010, p.335):

“Segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está classificado na categoria de transtornos hipercinéticos, descrito como "grupo de transtornos caracterizados por início precoce - habitualmente durante os cinco primeiros anos de vida -, falta de perseverança nas atividades que exigem envolvimento cognitivo e tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, associadas a uma atividade global desorganizada, incoordenada e excessiva.”

 

  

Considerando a análise dos termos supracitados, a sequência correta, portanto, seria:

 

(3) Dificuldade na emissão da fala, apresentando pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas.

 

(4) De ordem neurológica, é um problema que evidencia sinais de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.

 

(2) Dificuldade na escrita, associada a letras mal traçadas, ilegíveis, muito próximas, resultando em desorganização na produção de texto.

 

(1) Problema na leitura, que impede o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta.

  

Considerando a análise das alternativas e a respectiva combinação apresentada, ratifica-se, que a sequência que responde corretamente ao gabarito da questão é “3, 4, 2, 1.”, portanto, LETRA B.

  

________________

Fonte consultada:

 

Seno, Marília Piazzi. (2010). Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem?. Revista Psicopedagogia, 27(84), 334-343.

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