Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na reunião semanal com a equipe interdisciplinar de uma escola, uma das professoras relatou o caso a seguir:

Um garoto de oito anos de idade é seu aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, e ainda não está completamente alfabetizado e com dificuldades de adaptação na escola. Durante as aulas, não compreende as atividades e não anota nada no seu caderno. Seu comportamento é agitado e não presta atenção na aula; quando lhe é dirigida qualquer pergunta, se sente muito ansioso.

A psicóloga da escola propôs, então, algumas ações iniciais para maior compreensão do que pode estar ocorrendo com o aluno, explicando um pouco sobre a abordagem bioecológica do desenvolvimento da criança.

Nessa perspectiva, são consideradas ações importantes, exceto:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Encaminhar o aluno para um diagnóstico clínico, considerando seu comportamento agitado e sua não adaptação na escola.

  

Nessa perspectiva, são consideradas ações importantes, EXCETO:

 

   

Base teórica para a compreensão da questão

 

A abordagem Bioecólogica do Desenvolvimento Humano, proposta por Urie Bronfenbrenner tem como contextos do desenvolvimento quatro principais esferas: microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. Acompanhe os conceitos referentes a estes contextos, com base em Yunes & Juliano (2010), atentando-se especificamente para os grifos em azul:

 

Microssistema: segundo a definição apresentada por Bronfenbrenner (1979/1996), microssistema “é um padrão de atividades, papéis e relações interpessoais experenciados pela pessoa em desenvolvimento num dado ambiente com características físicas e materiais específicas” (p. 18). Trata-se, portanto, de um ambiente ou local onde o indivíduo pode estabelecer interações face a face, como, por exemplo: a família, a escola, a creche, a universidade, a instituição, a depender da situação de vida de cada um. (p. 355)

 

Mesossistema: o segundo nível estrutural apresentado por Bronfenbrenner é o mesossistema. Este sistema tem a ver com as inter-relações entre os contextos em que o indivíduo participa ativamente, tais como a inter-relação da família com a escola e a Igreja. (p. 359)

 

Exossistema: o terceiro contexto apresentado por Bronfenbrenner denomina-se exossistema e diz respeito a um ou mais ambientes que não envolvem a pessoa em desenvolvimento como um participante ativo. No exossistema, ocorrem eventos que afetam, ou por eles são afetados, os fatos que acontecem no ambiente que contém a pessoa em desenvolvimento, como, por exemplo, o local de trabalho dos pais ou a sala de aula de um irmão mais velho. (p. 362)

 

Macrossistema: o quarto nível estrutural é o macrossistema, que “se refere à consistência observada dentro de uma dada cultura ou subcultura na forma e conteúdo de seus micro-, meso- e exossistemas constituintes assim como a qualquer sistema de crença ou ideologia subjacente a estas consistências” (Bronfenbrenner, 1979/1996, p. 197). [...] Têm a ver com valores, crenças, maneiras de ser ou fazer, hábitos, estilos e formas de viver características de determinadas sociedades ou culturas, veiculados ao nível dos subsistemas. (p. 363)

 

   

Análise das alternativas

   

a)  Observar o comportamento da criança em contextos distintos, como no recreio, na interação com os colegas e demais funcionários da escola que tenham contato com ele.

Correta. O ambiente de análise descrito é compatível com o microssistema na teoria bioecológica do desenvolvimento.

 

b)  Conversar com os pais sobre o comportamento do aluno no ambiente familiar, e nas relações próximas da família, parentes, vizinhos etc.

Correta. As inter-relações investigadas pela profissional refletem aspectos ligados ao mesossistema ou segundo nível estrutural da teoria bioecológica.

 

c)  Compreender melhor o que pode estar acontecendo, promovendo, em um local adequado, a acolhida e escuta qualificada do aluno.

Correta.  O acolhimento e escuta do próprio aluno indica a possibilidade de compreender, a partir do próprio sujeito, as dificuldades ou problemas enfrentados em seus sistemas de relações.

 

d)  Encaminhar o aluno para um diagnóstico clínico, considerando seu comportamento agitado e sua não adaptação na escola.

Incorreta. A colocação não encontra respaldo na teoria bioecológica do desenvolvimento, portanto, opção falsa.

 

_______________

Fonte consultada

Yunes, M. A. M., & Juliano, M. C. (2010). A bioecologia do desenvolvimento humano e suas interfaces com educação ambiental. Cadernos de Educação, (37).

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *