Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que se refere à aprendizagem, suas dificuldades e transtornos, conforme apresentam Rotta e Ohlweiler (2016), assinale a opção INCORRETA.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Dificuldades para a aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo homogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo.

 

No que se refere à aprendizagem, suas dificuldades e transtornos, conforme apresentam Rotta e Ohlweiler (2016), assinale a opção INCORRETA.


a)  Dificuldades para a aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo homogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo.

 

A questão está baseada no livro "Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" de Rotta e Ohlweiler.

 

Essa primeira alternativa distorce o seguinte trecho do livro:

   

"Dificuldades para a aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo. A expressão transtornos da aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades primárias ou específicas, que são resultado de alterações do SNC e que constituem os transtornos capazes de comprometer o desenvolvimento."

 

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Falsa.


b)  As alterações funcionais e neuroquímicas envolvidas produzem modificações mais ou menos permanentes no SNC (Sistema Nervoso Central), e a isto se chama aprendizagem. Portanto, o ato de aprender é um ato de plasticidade cerebral, modulado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (experiência).

 

Essa alternativa está de acordo com o seguinte trecho do texto de Rotta e Ohlweiler:

 

"A essa complexa rede de funções sensitivo-sensorial, motora-práxica, controlada pelo afeto e pela cognição, deve ainda ser associada a função do cerebelo na coordenação, não só das funções perceptivas e motoras, mas também das funções cognitivas do ato de aprender. As alterações funcionais e neuro-químicas envolvidas produzem modificações mais ou menos permanentes no SNC, e a isto se chama aprendizagem. Portanto, o ato de aprender é um ato de plasticidade cerebral, modulado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (experiência)."

 

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Correta.


c)  A expressão transtornos de aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades primárias ou específicas, que são resultado de alterações no SNC e que constituem os transtornos capazes de comprometer o desenvolvimento.

 

Essa afirmativa também está de acordo com Rotta e Ohlweiler.

 

"Dificuldades para a aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo. A expressão transtornos da aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades primárias ou específicas, que são resultado de alterações do SNC e que constituem os transtornos capazes de comprometer o desenvolvimento."

 

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Correta.


d)  Os fatores envolvidos nas dificuldades para a aprendizagem podem ser divididos em: fatores relacionados com a escola; fatores relacionados com a família e fatores relacionados com a criança.

 

Mais uma afirmativa de acordo com Rotta e Ohlweiler.

 

"Os fatores envolvidos nas dificuldades para a aprendizagem podem ser divididos em:

  • Fatores relacionados com a escola;

  • Fatores relacionados com a família;

  • Fatores relacionados com a criança."

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Correta.


e)  Os transtornos de aprendizagem compreendem uma inabilidade especifica, como de leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

 

Por fim, outra afirmativa de acordo com Rotta e Ohlweiler.

 

"Os transtornos da aprendizagem compreendem uma inabilidade específica, como de leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual."

 

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, a alternativa incorreta é a Letra A.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *