No que se refere ao fracasso escolar, julgue os itens a seguir.
I A relação entre indisciplina e fracasso existe parcialmente, pois o aluno indisciplinado tende a se esforçar mais, se dedicar mais em aprender os conteúdos.
II Reprovação, abandono escolar e distorção idade-série são premissas do fracasso escolar.
III A escola pretende que seus alunos tenham sucesso, mas para isso é preciso que os alunos primeiro desenvolvam a leitura e a escrita, proporcionando a eles leituras críticas e reflexivas dos temas que lhes chamem a atenção.
Assinale a opção correta.
- A) Apenas o item I está certo.
- B) Apenas o item II está certo.
- C) Apenas os itens I e III estão certos.
- D) Apenas os itens II e III estão certos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apenas os itens II e III estão certos.
A questão pode ser respondida com os textos abaixo:
"Para a elaboração do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguindo o método dialético histórico, embasada em teóricos como: Freire (1999); Ireland (2007); Libâneo (2994) entre outros e uma pesquisa de campo. O Fracasso Escolar apresenta-se como um tema preocupante para professores e comunidade escolar, este está associado aos atos de Indisciplina dos alunos. Percebe-se que os alunos que não frequentam as aulas diariamente, não apresentam boas notas, não têm uma boa participação durante as aulas, apresentam um comportamento indisciplinado.
(...)
Portanto, se a escola realmente pretende que seus alunos tenham sucesso, é preciso que eles primeiro desenvolvam a leitura e a escrita, proporcionando a eles leituras críticas e reflexivas dos temas que lhes chamem a atenção. Porque, ao trazer para a sala de aula o que dá prazer ao seu aluno em termos de leitura, o professor estará despertando nele, não apenas o gosto pela leitura, mas também proporcionando um espaço onde possa participar com certeza do que está falando. Isso não só dá prazer ao aluno como também o faz repensar sobre sua responsabilidade diante de sua aprendizagem."
Fonte: "Fracasso Escolar: as dificuldades no processo educativo" (Vieira Júnior)
e
"Reprovação, abandono escolar e distorção idade-série são partes de um mesmo problema: o fracasso escolar. Ele começa com o estudante sendo reprovado uma vez. Seguem-se outras reprovações, abandono, tentativa de retorno às aulas, até que ele entra em uma situação de “distorção idade-série”, com dois ou mais anos de atraso. Sem oportunidades de aprender, o aluno vai ficando para trás, até ser forçado a deixar definitivamente a escola."
Fonte: "Cultura do fracasso escolar afeta milhões de estudantes e desigualdade se agrava na pandemia" (UNICEF)
Com isso, nota-se que apenas as afirmativas II e III estão corretas.
I A relação entre indisciplina e fracasso existe parcialmente, pois o aluno indisciplinado tende a se esforçar mais, se dedicar mais em aprender os conteúdos.
II Reprovação, abandono escolar e distorção idade-série são premissas do fracasso escolar.
III A escola pretende que seus alunos tenham sucesso, mas para isso é preciso que os alunos primeiro desenvolvam a leitura e a escrita, proporcionando a eles leituras críticas e reflexivas dos temas que lhes chamem a atenção.
Portanto, encontramos a resposta na Letra E.
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo. b) Apenas o item II está certo. c) Apenas os itens I e III estão certos. d) Apenas os itens II e III estão certos.
Deixe um comentário