Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No trabalho de avaliação de estudantes com necessidades especiais na aprendizagem, o psicólogo escolar deve tomar uma série de precauções e cuidados. Assinale a alternativa que apresenta um desses cuidados.

Continua após a publicidade..

Resposta:

Resposta: A alternativa correta é a letra D) Ter um vasto conhecimento acerca do desenvolvimento humano tópico em diferentes abordagens teóricas.

Quando se trata de avaliar estudantes com necessidades especiais na aprendizagem, o psicólogo escolar deve possuir um conhecimento amplo e diversificado sobre o desenvolvimento humano, abrangendo diferentes abordagens teóricas. Isso permite que o psicólogo escolar compreenda as necessidades específicas de cada estudante e desenvolva estratégias personalizadas para apoiar seu crescimento e desenvolvimento.

As outras alternativas não são corretas porque:

  • A) Priorizar a avaliação de habilidades cognitivas e considerar o desenvolvimento da afetividade é importante, mas não é o único cuidado que o psicólogo escolar deve ter.
  • B) Considerar os estudantes avaliados como crianças, independentemente de sua idade cronológica, não é uma abordagem apropriada, pois cada estudante tem suas necessidades e habilidades únicas.
  • C) Privilegiar a experiência profissional em detrimento de um referencial teórico não é adequado, pois o psicólogo escolar deve ter conhecimento teórico para fundamentar suas práticas.
  • E) Utilizar diferentes fontes de informação quando a observação do comportamento em sala de aula for insuficiente é importante, mas não é o cuidado mais fundamental que o psicólogo escolar deve ter.

Em resumo, o psicólogo escolar deve ter um conhecimento amplo e diversificado sobre o desenvolvimento humano para avaliar e apoiar estudantes com necessidades especiais na aprendizagem de forma eficaz.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *