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Nos últimos anos, foi observado um aumento significativo das questões de saúde mental, inclusive no ambiente escolar. Essa situação foi agravada pela pandemia de COVID 19, que ocasionou diversas mudanças no processo de ensino-aprendizagem.

O psicólogo escolar precisa estar atento a esse contexto, buscando

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

   

  

O psicólogo escolar precisa estar atento a esse contexto, buscando

 

A questão está baseada nos princípios, definidos pelo CFP, para atuação na atenção básica. Veja:

 

"• compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir dele, construir seu projeto de atuação, como um profissional inserido e implicado no campo educacional;

 

• problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas;

 

construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida;

 

• considerar a dimensão de produção da subjetividade, sem reduzi-la a uma perspectiva individualizante, afastando-se do modelo clínico-assistencial;

 

• valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional;

 

• buscar conhecimentos técnico-científicos da Psicologia e da Educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora;

 

• produzir deslocamento do lugar tradicional da(o) psicóloga(o) no sentido de desenvolver práticas coletivas que possam acolher as tensões, buscando novas saídas para os desafios da formação entre educadores e educandos;

 

romper com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos fortalecem a produção do distúrbio/transtorno, da criminalização e da exclusão.

 

• formar profissionais da Psicologia para se dedicarem a este campo de atuação e poderem acompanhar os estudantes em contextos sociais de desenvolvimento."

 

Fonte: "Referências Técnicas para Atuação de psicólogas(os) na educação básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  considerar a dimensão de produção da subjetividade, analisando uma perspectiva individualizante, aproximando-se do modelo de assistência ao estudante.


b)  problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção individual do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações especificas para seus estudantes.


c)  incentivar com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos existam.


d)  construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

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