Nos últimos tempos, o acesso à escola tornou-se universal e, por conseguinte, o aparecimento de queixas em relação a alunos com mau desempenho escolar e / ou dificuldades escolares aumentou consideravelmente nos consultórios dos profissionais da saúde.
São causas que podem fazer com que um aluno apresente dificuldades escolares
- A) inadequação pedagógica, condições socioculturais desfavoráveis e baixa autoestima.
- B) alterações na aquisição e desenvolvimento das funções cerebrais no ato de aprender.
- C) complicações gestacionais, lesões cerebrais adquiridas e baixo peso ao nascimento.
- D) antecedentes familiares de transtornos de aprendizagem, confusões em relações temporoespacial, esquema corporal e lateralidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) inadequação pedagógica, condições socioculturais desfavoráveis e baixa autoestima.
Gabarito Letra A
São causas que podem fazer com que um aluno apresente dificuldades escolares:
a) inadequação pedagógica, condições socioculturais desfavoráveis e baixa autoestima.
b) alterações na aquisição e desenvolvimento das funções cerebrais no ato de aprender.
c) complicações gestacionais, lesões cerebrais adquiridas e baixo peso ao nascimento.
d) antecedentes familiares de transtornos de aprendizagem, confusões em relações temporoespacial, esquema corporal e lateralidade.
Vamos dar uma olhada em um trecho do artigo “Mau desempenho escolar: uma visão atual”, de Siqueira e Giannetti:
“Diante da criança com MDE, é fundamental buscar a causa e, consequentemente, traçar o melhor tratamento para cada indivíduo. As causas são variadas, destacando-se dois grupos: fatores extrínsecos (ambientais) ou intrínsecos (individuais).
Neste contexto é importante a distinção entre dificuldade escolar (DE) e transtorno de aprendizagem (TA). A DE relaciona-se com problemas de origem pedagógica e/ou sociocultural. Não há qualquer envolvimento orgânico. É extrínseco ao indivíduo. O TA relaciona-se com problemas na aquisição e desenvolvimento de funções cerebrais envolvidas no ato de aprender, tais como dislexia, discalculia e transtorno da escrita. Além dos transtornos específicos de aprendizagem, citam-se o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e transtorno de desenvolvimento de coordenação (TDC) como entidades relacionadas ao mau desempenho escolar. Todas essas condições têm base neurobiológica, ou seja, é intrínseca ao indivíduo.
Entre as causas de dificuldade escolar, citam-se fatores predominantemente extrínsecos ao indivíduo, sem comprometimento orgânico, tais como: inadequação pedagógica e condições socioculturais desfavoráveis ou pouco estimuladoras. Causas emocionais, geralmente secundárias a fatores ambientais como desmotivação, baixa autoestima e desinteresse, devem ser consideradas.”
A partir dessa referência, analisando as alternativas, poderemos perceber que a única alternativa que não
apresenta fatores orgânicos é a Letra A.
Além disso, essa alternativa traz elementos que são diretamente citados pelas autoras.
Dessa forma, Letra A é nosso gabarito.
Referência
GIANNETTI, Juliana Gurgel; SIQUEIRA, Cláudia Machado. Mau desempenho escolar: uma visão atual. São Paulo: Revista da associação médica brasileira, vol. 57 n° 1, 2011.
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