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O conhecimento é algo dinâmico e inerente ao ser humano, decorrendo de experiências pessoais e subjetivas. O professor não dirige propriamente o processo de aprendi zagem, sendo seu papel o de colocar o sujeito em contato com as situações que desencadeiem a aprendizagem (PUENTES, 1978 apud MIZUKAMI, 2011). Alguns conceitos básicos dessa teoria são potencialidade para aprender, criatividade e autoconfiança; também defende a valorização tanto do aspecto cognitivo, quanto do motor e do afetivo, considerando que o desenvolvimento do sujeito deve se dar de forma integral.


Qual é a abordagem que está caracterizada neste texto?

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) Humanista

Gabarito Letra D

 

O conhecimento é algo dinâmico e inerente ao ser humano, decorrendo de experiências pessoais e subjetivas. O professor não dirige propriamente o processo de aprendizagem, sendo seu papel o de colocar o sujeito em contato com as situações que desencadeiem a aprendizagem (PUENTES, 1978 apud MIZUKAMI, 2011). Alguns conceitos básicos dessa teoria são potencialidade para aprender, criatividade e autoconfiança; também defende a valorização tanto do aspecto cognitivo, quanto do motor e do afetivo, considerando que o desenvolvimento do sujeito deve se dar de forma integral.


Qual é a abordagem que está caracterizada neste texto?
a)  Cognitivista
b)  Comportamentalista
c) Histórico social
d)  Humanista
e)  Psicanalítica

 

É a abordagem humanista que destaca as potencialidades do ser humano.

“Uma vez que o enfoque é o homem único, seu ensino centrado na pessoa implica fazer com que haja regras que dirijam a pessoa à própria existência, para que ela possa se estruturar e agir. O que é chamado de método não-diretivo (Mizukami, 2003:48). De acordo com Mahoney (1976:91), os conceitos básicos da abordagem humanista são: potencialidade para aprender; tendência à realização da potencialidade; capacidade organísmica de valoração; aprendizagem significativa, resistência, abertura à experiência; auto-avaliação; criatividade; autoconfiança; independência. Propostas estas que permitiram a elaboração de uma teoria de aprendizagem rogeriana para a educação (Mahoney, 1976: 96-97, apud Mizukami, 2003:47-48). O professor, também, é considerado uma personalidade única, cabendo a ele desenvolver seu próprio repertório de estratégias de ensino de uma forma igualmente única, sendo que as estratégias instrucionais assumem uma posição secundária, diferentemente das duas primeiras abordagens apresentadas. O que se entende é que na abordagem humanista, “o processo de ensino, portanto, irá depender do caráter individual do professor, como ele se inter-relaciona com o caráter individual do aluno” (Mizukami, 2003:52). O que faz com que a competência básica nesta abordagem consista de uma habilidade de compreender-se e de compreender os outros, assim, o professor se torna um facilitador para o estudante, oportunizando a ele entrar em contato com os problemas de sua existência. Por sua vez, implica que o aluno também deva compreender o professor, numa relação empática. Cabe ao aluno a responsabilidade pelos objetivos de aprendizagem, que tenham significado para ele, sendo, portanto, os mais importantes. Em suma, a aceitação e a congruência são condições para a aprendizagem e nascem da relação professor-aluno.”

 

“O ensino, numa abordagem como essa, consiste num produto de personalidades únicas, respondendo a circunstancias também únicas, num tipo especial de relacionamento.

 

Os conceitos básicos da teoria da aprendizagem resultantes da análise realizada por Mahoney (1976, p. 91) são: potencialidade para aprender, tendência à realização (desta potencialidade), capacidade organismica de valoração, aprendizagem significativa, resistência, abertura à experiência, auto-avaliação, criatividade, autoconfiança, independência. Utilizando estes conceitos básicos, a Autora os reorganizou pela aplicação do instrumental lógico-formal. A partir da análise realizada, foi-lhe possível afirmar a existência de uma teoria da aprendizagem na proposta rogeriana para educação. Os princípios básicos resultantes foram:

1 Todo aluno tem potencialidade para aprender a tendencia e realizar essa potencialidade.

2 Todo aluno possui capacidade organismica de valoração.

3. Todo aluno manifesta resistência à aprendizagem significativa.

4. Se é pequena a resistência do aluno à aprendizagem significativa, então ele realiza sua potencialidade para aprender.

5. O aluno, ao realizar sua potencialidade para aprender, toma-se aberto a experiencia, e reciprocamente.

6. A auto-avaliação é função da capacidade organismica de valoração.

7. A criatividade é função da auto avaliação

8 autoconfiança é função da auto avaliação,

9. A independência é função da auto-avaliação”

 

Nosso gabarito é Letra D.

  

Referência

Mizukami, M. G.. N. (2003). Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU

Fátima Aparecida Cezarim dos Santos. Questionamentos acerca do Aprender e do Ensinar: Uma Compreensão no Sentido Bakhtiniano. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/12653/12653.PDFXXvmi=

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