O documento A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades, em seu segundo volume que trata sobre as “Atividades de Estimulação de Alunos” recomenta a adoção da estratégia denominada “Portfólio do Talento Total”.
Esta estratégia foi desenvolvida para “identificar e maximizar o potencial de cada aluno. Trata-se de um processo sistemático por meio do qual inventários de interesse, estilo de aprendizagem e de expressão e produtos elaborados pelo aluno são coletados, ajudando tanto o aluno quanto professor, a tomar decisões a respeito de seu trabalho” (Chagas; Maia-Pinto; Pereira. In Brasil, 2007, p. 58).
O Portfólio do Talento Total é uma estratégia inerente ao
- A) Modelo de Enriquecimento Escolar.
- B) Modelo de Superação Intelectual.
- C) Modelo de Competitividade e Foco.
- D) Modelo Israelense de Inclusão para Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Modelo de Enriquecimento Escolar.
Gabarito: Letra A
O documento A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades, em seu segundo volume que trata sobre as “Atividades de Estimulação de Alunos” recomenta a adoção da estratégia denominada “Portfólio do Talento Total”.
O Portfólio do Talento Total é uma estratégia inerente ao
O Portfólio do Talento Total faz parte do Modelo de Enriquecimento Escolar, desenvolvido para identificar e maximizar o potencial de cada aluno, especialmente aqueles com altas habilidades ou superdotação.
“Renzulli (1997 apud CHAGAS 2007) comenta que o Modelo de Enriquecimento Escolar é bastante flexível, viabilizando sua adaptação a qualquer realidade escolar e sua aplicação a qualquer série e modalidade de ensino, independente do contexto social, pois haverá o envolvimento dos professores, direção e comunidade escolar, na discussão da realidade e necessidades locais para o desenvolvimento da proposta. Enfim, não se trata de um pacote instrumental pronto e fechado, mas sim de um plano de organização a ser adaptado conforme as necessidades do professor e do aluno e as características do ambiente escolar. Renzulli (1997 apud CHAGAS 2007) salienta duas estratégias propostas nesse modelo: o portfólio do talento total e o modelo triádico de enriquecimento, que podem ser adotados pela escola que aplicar o Modelo de Enriquecimento Escolar. O primeiro foi desenvolvido para identificar e maximizar o potencial de cada aluno. Valoriza-se o estilo de aprendizagem, interesses, expressões e produtos elaborados, ajudando tanto o aluno quanto o professor a tomar decisões a respeito de seu trabalho. Essa estratégia tem como foco ampliar a capacidade da escola na competência do educando autodirecionando e incrementando seu desenvolvimento acadêmico. A segunda estratégia sugere a implementação de atividades de enriquecimento de três tipos: a do tipo I, do tipo II e do tipo III.”
a) Modelo de Enriquecimento Escolar.
b) Modelo de Superação Intelectual.
c) Modelo de Competitividade e Foco.
d) Modelo Israelense de Inclusão para Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação.
Nosso gabarito é Letra A
Deixe um comentário