O emprego da Psicologia Clínica tradicional, no trabalho de atendimento a crianças e adolescentes com queixas escolares, tem sido amplamente criticado, porque essa abordagem:
- A) enfatiza excessivamente distúrbios inconscientes que não derivam apenas do convívio no sistema educativo
- B) não discute o papel das práticas escolares no desenvolvimento de complicações nas escolas
- C) desconsidera o impacto das políticas públicas educacionais em comportamentos estudantis disruptivos
- D) desconsider
Resposta:
A alternativa correta é letra B) não discute o papel das práticas escolares no desenvolvimento de complicações nas escolas
Gabarito: Letra B
O emprego da Psicologia Clínica tradicional, no trabalho de atendimento a crianças e adolescentes com queixas escolares, tem sido amplamente criticado, porque essa abordagem:
a) enfatiza excessivamente distúrbios inconscientes que não derivam apenas do convívio no sistema educativo
Errado. A psicologia clínica não se restringe a psicanálise, ou seja, nem sempre enfatiza o inconsciente e por isso não podemos afirmar que essa é a principal crítica a essa prática.
b) não discute o papel das práticas escolares no desenvolvimento de complicações nas escolas
Certo! A principal crítica ao emprego da psicologia clínica tradicional nesse contexto é a ênfase em aspectos individuais e intrapsíquicos do aluno, ignorando fatores contextuais e sistêmicos, como as práticas escolares.
c) desconsidera o impacto das políticas públicas educacionais em comportamentos estudantis disruptivos
Errado. A psicologia clínica tradicional de fato pode desconsiderar o impacto das políticas educacionais, mas esse impacto acaba sendo mais indireto que o das práticas escolares da questão anterior e, portanto, menos relevante, o que faz essa falha da psicologia clínica ser menos grave que o trazido na afirmativa anterior. A afirmativa não está errada, mas a letra B está mais correta.
d) desconsider
Errado. Essa afirmativa não tem conteúdo.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário