Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O impacto da experiência sobre o comportamento é importante para a compreensão do processo de aprendizagem. A mensuração da aprendizagem é, muitas vezes, realizada com base na observação de mudanças de comportamento, entendida como desempenho.


Sobre este fenômeno, Davidoff aponta que:


I – utilizar o desempenho como medida de aprendizagem não é ideal.


PORQUE


II – muito da aprendizagem fica latente, tornando-se evidente apenas quando utilizada; e também o desempenho do sujeito pode nem sempre refletir sua aprendizagem com precisão.


Analise as proposições I e II, verifique se há correlação entre estas proposições e assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) As proposições I e II são verdadeiras e a proposição II justifica a proposição I

Gabarito Letra A

 

Sobre este fenômeno, Davidoff aponta que:


I - utilizar o desempenho como medida de aprendizagem não é ideal.


PORQUE


II - muito da aprendizagem fica latente, tornando-se evidente apenas quando utilizada; e também o desempenho do sujeito pode nem sempre refletir sua aprendizagem com precisão.

 

Veja o que diz Davidoff:

“Os investigadores medem a aprendizagem comportamental observando as mudanças na conduta (as vezes chamado de “desempenho”), não obstante, ainda que observar o que os organismos fazem seja o parâmetro mais prático de aprendizagem comportamental, não é totalmente satisfatório por vários motivos. Primeiro porque muito do que chamamos de aprendizagem comportamental se apresenta sem ações observáveis, em outras palavras, uma boa parte fica latente, oculta, invisível e só se torna evidente quando utilizada. (...) O desempenho é uma medida problemática também por outra razão, além da aprendizagem, muitos outros fatores influem no desempenho, incluindo ansiedade, fadiga e motivação, nas situações que os cientistas comportamentais desenham para demonstrar a aprendizagem.”

 

Pelo trecho, percebemos que o autor considera que não é ideal utilizar o desempenho como medida de aprendizagem, justamente porque muito dela fica latente e o desempenho pode não refletir a aprendizagem com precisão.

 

Assim, As proposições II são verdadeiras e a proposição II justifica a proposição I.

 

Gabarito Letra A.

 

Referência

DAVIDOFF, Linda. Introduccion a la Psicología.  Impresora Publi-Mex, S.A., México, D.F., 1983.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *