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O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 propõe, em sua meta 4, universalizar o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado para a população de quatro a dezessete anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para a promoção da educação inclusiva por meio de algumas ações. Sobre essa temática, analise as ações apresentadas abaixo.

I. Mobilização de encontros e participação em reuniões com os profissionais que atendem o estudante de inclusão no contexto escolar, auxiliando a compreensão dos professores acerca das necessidades especiais.

II. Emissão de laudos psicológicos acerca do nível intelectual dos estudantes com necessidades educacionais especiais, explicitando as limitações de cada um em função das especificidades de sua deficiência.

III. Reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica.

IV. Participação na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência.

Estão em consonância com as metas da educação inclusiva as ações presentes nos itens

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) I, III e IV.

Gabarito Letra A

 

I. Mobilização de encontros e participação em reuniões com os profissionais que atendem o estudante de inclusão no contexto escolar, auxiliando a compreensão dos professores acerca das necessidades especiais.

Certo! O psicólogo escolar pode contribuir na formação dos professores para lidar com esses alunos.

 

II. Emissão de laudos psicológicos acerca do nível intelectual dos estudantes com necessidades educacionais especiais, explicitando as limitações de cada um em função das especificidades de sua deficiência.

Errado. A emissão de laudos, em si e isolada, não auxilia em nada a inclusão desses alunos, pelo contrário, pode estigmatizá-los.

 

III. Reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica.

 Certo! O psicólogo escolar deve manter uma postura crítica de reflexão sobre a avaliação psicopedagógica.

 

IV. Participação na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência.

Certo! O psicólogo escolar também pode atuar nessa frente.

 

Assim, apenas I, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra A

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