O processo da escolha profissional requer o gerenciamento de fatores intrínsecos e extrínsecos ao jovem indeciso. Porém, mais do que o status socioeconômico dos pais e o gênero, o que se mostrou mais decisivo na construção da identidade vocacional dos adolescentes é:
- A) O contato escolar com as possíveis profissões.
- B) O tipo de organização e funcionamento familiar.
- C) A qualidade do ensino oferecido na educação básica.
- D) A relação estabelecida entre o adolescente e seus colegas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O tipo de organização e funcionamento familiar.
Gabarito Letra B
O processo da escolha profissional requer o gerenciamento de fatores intrínsecos e extrínsecos ao jovem indeciso. Porém, mais do que o status socioeconômico dos pais e o gênero, o que se mostrou mais decisivo na construção da identidade vocacional dos adolescentes é:
a) O contato escolar com as possíveis profissões.
b) O tipo de organização e funcionamento familiar.
c) A qualidade do ensino oferecido na educação básica.
d) A relação estabelecida entre o adolescente e seus colegas.
Perceba que a única alternativa que traz um elemento que se relaciona com fator apresentado, estado socioeconômico dos pais, é a Letra B. É importante perceber essas relações, uma vez que comparações tendem a ser feitas entre elementos semelhantes. Confirmando essa resposta, veja o texto de Levenfus e Nunes:
“Embora a assimetria social interfira nos projetos de carreira, nem sempre o contexto socioeconômico é preponderante. A qualidade das relações familiares estabelecidas, a comunicação aberta, o apoio emocional oferecido e a confiança influenciam as atividades de exploração, as aspirações profissionais e os planos futuros, impactando os processos de construção de carreira. O tipo de organização e funcionamento familiar mostrou-se mais decisivo do que o status socioeconômico dos pais e o gênero na construção da identidade vocacional dos adolescentes (Paloş & Drobotb, 2010; Penick & Jepsen, 1992). O alto índice de comportamento parental negligente em famílias que frequentam escolas privadas no Brasil mostra que existem muitos pais incapazes de cumprir sua função de monitorar e proteger os filhos, oferecendo-lhes limites e afeto em qualquer camada social nas famílias modernas (Hutz & Bardagi, 2006). Viver em um contexto familiar em que existe estabilidade emocional que garanta segurança de um projeto de vida ou pertencer a uma família desestruturada e disfuncional pode fazer enorme diferença (Gonçalves, 2006; Gonçalves & Coimbra, 2003).”
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: A família e a construção de projetos vocacionais em adolescentes. Rosane Schotgues Levenfus, Maria Lucia Tiellet Nunes. Disponível em: https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/a/m/amostra_1.pdf
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