O psicólogo escolar é um mediador e ao mesmo tempo proporciona informações e alternativas para as diversas áreas da instituição. Analise as seguintes atividades: apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático; apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas; promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional; orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo. Assinale corretamente o foco de intervenção que corresponde às atividades descritas acima:
- A) Nível Administrativo.
- B) Corpo Discente.
- C) Corpo Docente.
- D) Comunidade.
- E) Corpo pedagógico.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Corpo Docente.
O psicólogo escolar é um mediador e ao mesmo tempo proporciona informações e alternativas para as diversas áreas da instituição. Analise as seguintes atividades: apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático; apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas; promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional; orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo. Assinale corretamente o foco de intervenção que corresponde às atividades descritas acima:
Essa questão está baseada no seguinte trecho do texto "Psicologia Escolar" do SAE Digital:
"Qual é a função do Psicólogo Escolar?
Os focos de intervenção da Psicologia Escolar envolvem o nível administrativo da escola, o corpo docente, o corpo discente e a comunidade. Sua função é de mediador interventor que oferece informações e alternativas para as diversas áreas e situações que envolvem o dia a dia das escolas.
Nível Administrativo da Psicologia Escolar
O foco desse trabalho é baseado na escola enquanto administração, que envolve questões referentes ao funcionamento da instituição. As atividades exercidas pelo psicólogo escolar para cumprir essas atribuições são:
- Apoio à elaboração do Projeto Político-pedagógico: interação com equipe pedagógica, definição de concepções político-pedagógicas e participação em processos decisórios.
- Elaboração de projetos em conjunto com toda a equipe escolar.
- Realização de diagnóstico institucional: identificação de particularidades de funcionamento de cada escola para posterior planejamento e implementação de ações que auxiliem na melhoria e na otimização dos trabalhos pedagógicos e sociais.
- Colaboração em atividades organizacionais: participação em processos de seleção de profissionais e intervenção situacional na mediação de conflitos.
- Proposição de medidas que visem à melhoria da qualidade acadêmica.
- Proposição de ações de desenvolvimento profissional para professores e administração.
- Apoio a iniciativas de qualidade de vida no trabalho (professores e funcionários).
- Elaboração, execução e avaliação de projetos que integrem o Projeto Político-pedagógico de abrangência institucional (de longo alcance) e projetos mais restritos, como: características da população estudantil e direcionamento do trabalho com os pais.
Corpo Docente
O foco do trabalho é auxiliar e apoiar os professores no que envolve os processos psicológicos da educação e no exercício de sua profissão dentro da escola. Assim, as atividades realizadas são:
- Apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático.
- Apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas.
- Suporte prático ao resgate e reforço da autonomia do professor.
- Promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional.
- Orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo (acadêmicas e/ou comportamentais).
- Orientação, intervenção e acompanhamento de casos especiais de inclusão.
- Trabalhos direcionados ao apoio de iniciativas de qualidade de vida no trabalho: relações interpessoais, motivação, prevenção de estresse e Burnout.
- Participação e/ou coordenação de reuniões multidisciplinares para discussão de casos (incluindo profissionais externos envolvidos com o aluno em questão).
Corpo Discente da Psicologia Escolar
O desenvolvimento integral é o foco da Psicologia Escolar no que se refere aos alunos, com a atuação para alcançar esse objetivo por meio das seguintes tarefas:
- Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de apoio à construção da identidade pessoal (autoestima, socialização, disciplina, organização, entre outros) e participação social (conscientização de papéis sociais e cidadania responsável).
- Identificação e encaminhamento de alunos a atendimentos especializados ao serem detectadas necessidades específicas.
- Coordenação e/ou participação em reuniões para discussão de casos de alunos em acompanhamento profissional externo (fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, etc.).
- Elaboração, em conjunto com a equipe pedagógica, de planos de intervenção para alunos em risco.
- Acompanhamento e supervisão dos planos de intervenção individual e/ou grupal.
- Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de educação sexual.
- Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção ao uso de drogas.
- Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção à violência.
- Atendimento a situações de emergência psicológica que necessitem de intervenção imediata, para posterior encaminhamento.
Comunidade
A comunidade escolar também é assistida pelo psicólogo, cujo foco de trabalho é orientar e apoiar os pais e responsáveis quanto ao processo educativo dos alunos. Para tanto, sua intervenção ocorre da seguinte forma:
- Orientações a pais e familiares.
- Palestras e atividades de esclarecimento, educação e prevenção (rendimento acadêmico, desenvolvimento biopsicossocial, limites, relacionamentos, momentos especiais na vida da família, participação dos pais nos diversos momentos de vida de seus filhos e na escola, prevenção ao abuso de substâncias químicas, educação sexual, etc.).
- Participação em atividades que auxiliem a escola a cumprir suas finalidades sociais, em especial, na busca do fortalecimento do elo família-escola.
- Desenvolvimento de propostas/programas que promovam o desenvolvimento de habilidades sociais significativas (convivência com o outro — ser, saber, conviver e relacionar).
- Apoio e promoção de atividades que estimulem a criatividade e o desenvolvimento dos potenciais individuais e coletivos.
- Esclarecimento para a comunidade quanto ao papel da escola, suas possibilidades e seus limites."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.
a) Nível Administrativo.
b) Corpo Discente.
c) Corpo Docente.
d) Comunidade.
e) Corpo pedagógico.
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