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O psicólogo escolar é um mediador e ao mesmo tempo proporciona informações e alternativas para as diversas áreas da instituição. Analise as seguintes atividades: apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático; apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas; promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional; orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo. Assinale corretamente o foco de intervenção que corresponde às atividades descritas acima:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Corpo Docente.

 

O psicólogo escolar é um mediador e ao mesmo tempo proporciona informações e alternativas para as diversas áreas da instituição. Analise as seguintes atividades: apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático; apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas; promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional; orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo. Assinale corretamente o foco de intervenção que corresponde às atividades descritas acima:

 

Essa questão está baseada no seguinte trecho do texto "Psicologia Escolar" do SAE Digital:

 

"Qual é a função do Psicólogo Escolar?

 

Os focos de intervenção da Psicologia Escolar envolvem o nível administrativo da escola, o corpo docente, o corpo discente e a comunidade. Sua função é de mediador interventor que oferece informações e alternativas para as diversas áreas e situações que envolvem o dia a dia das escolas.

 

Nível Administrativo da Psicologia Escolar

 

O foco desse trabalho é baseado na escola enquanto administração, que envolve questões referentes ao funcionamento da instituição. As atividades exercidas pelo psicólogo escolar para cumprir essas atribuições são:

  • Apoio à elaboração do Projeto Político-pedagógico: interação com equipe pedagógica, definição de concepções político-pedagógicas e participação em processos decisórios.
  • Elaboração de projetos em conjunto com toda a equipe escolar.
  • Realização de diagnóstico institucional: identificação de particularidades de funcionamento de cada escola para posterior planejamento e implementação de ações que auxiliem na melhoria e na otimização dos trabalhos pedagógicos e sociais.
  • Colaboração em atividades organizacionais: participação em processos de seleção de profissionais e intervenção situacional na mediação de conflitos.
  • Proposição de medidas que visem à melhoria da qualidade acadêmica.
  • Proposição de ações de desenvolvimento profissional para professores e administração.
  • Apoio a iniciativas de qualidade de vida no trabalho (professores e funcionários).
  • Elaboração, execução e avaliação de projetos que integrem o Projeto Político-pedagógico de abrangência institucional (de longo alcance) e projetos mais restritos, como: características da população estudantil e direcionamento do trabalho com os pais.

Corpo Docente

O foco do trabalho é auxiliar e apoiar os professores no que envolve os processos psicológicos da educação e no exercício de sua profissão dentro da escola. Assim, as atividades realizadas são:

  • Apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático.
  • Apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas.
  • Suporte prático ao resgate e reforço da autonomia do professor.
  • Promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional.
  • Orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo (acadêmicas e/ou comportamentais).
  • Orientação, intervenção e acompanhamento de casos especiais de inclusão.
  • Trabalhos direcionados ao apoio de iniciativas de qualidade de vida no trabalho: relações interpessoais, motivação, prevenção de estresse e Burnout.
  • Participação e/ou coordenação de reuniões multidisciplinares para discussão de casos (incluindo profissionais externos envolvidos com o aluno em questão).

Corpo Discente da Psicologia Escolar

O desenvolvimento integral é o foco da Psicologia Escolar no que se refere aos alunos, com a atuação para alcançar esse objetivo por meio das seguintes tarefas:

  • Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de apoio à construção da identidade pessoal (autoestima, socialização, disciplina, organização, entre outros) e participação social (conscientização de papéis sociais e cidadania responsável).
  • Identificação e encaminhamento de alunos a atendimentos especializados ao serem detectadas necessidades específicas.
  • Coordenação e/ou participação em reuniões para discussão de casos de alunos em acompanhamento profissional externo (fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, etc.).
  • Elaboração, em conjunto com a equipe pedagógica, de planos de intervenção para alunos em risco.
  • Acompanhamento e supervisão dos planos de intervenção individual e/ou grupal.
  • Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de educação sexual.
  • Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção ao uso de drogas.
  • Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção à violência.
  • Atendimento a situações de emergência psicológica que necessitem de intervenção imediata, para posterior encaminhamento.

Comunidade

A comunidade escolar também é assistida pelo psicólogo, cujo foco de trabalho é orientar e apoiar os pais e responsáveis quanto ao processo educativo dos alunos. Para tanto, sua intervenção ocorre da seguinte forma:

  • Orientações a pais e familiares.
  • Palestras e atividades de esclarecimento, educação e prevenção (rendimento acadêmico, desenvolvimento biopsicossocial, limites, relacionamentos, momentos especiais na vida da família, participação dos pais nos diversos momentos de vida de seus filhos e na escola, prevenção ao abuso de substâncias químicas, educação sexual, etc.).
  • Participação em atividades que auxiliem a escola a cumprir suas finalidades sociais, em especial, na busca do fortalecimento do elo família-escola.
  • Desenvolvimento de propostas/programas que promovam o desenvolvimento de habilidades sociais significativas (convivência com o outro — ser, saber, conviver e relacionar).
  • Apoio e promoção de atividades que estimulem a criatividade e o desenvolvimento dos potenciais individuais e coletivos.
  • Esclarecimento para a comunidade quanto ao papel da escola, suas possibilidades e seus limites."

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.

 

a)  Nível Administrativo.
b)  Corpo Discente.
c)  Corpo Docente.
d)  Comunidade.
e)  Corpo pedagógico. 

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