O psicólogo que atua na área da educação é convidado a participar de um projeto de inclusão de alunos com deficiência na rede pública de ensino.
Nesta situação hipotética, o psicólogo deve realizar uma avaliação psicológica
- A) dos alunos com deficiência e encaminhá-los para as salas de recursos multifuncionais, onde receberão um atendimento especializado.
- B) da aprendizagem e dos processos de ensino, e promover ações que estimulem a participação e a colaboração dos alunos com deficiência.
- C) da escola e do currículo, bem como propor adaptações e modificações que favoreçam a acessibilidade e a diversidade dos alunos com deficiência.
- D) dos professores e dos gestores escolares, como também oferecer-lhes uma capacitação sobre as características e as necessidades dos alunos com deficiência.
Resposta:
A resposta certa é a letra B) da aprendizagem e dos processos de ensino, e promover as que estimulem a participação e a colaboração dos alunos com deficiência.
Essa alternativa é a mais adequada porque o papel do psicólogo educacional é justamente identificar as necessidades dos alunos com deficiência e encontrar maneiras de promover a inclusão e a participação deles no processo de ensino. Ao promover a aprendizagem e os processos de ensino, o psicólogo pode ajudar a garantir que os alunos com deficiência tenham acesso a oportunidades de aprendizado equivalentes às dos alunos sem deficiência.
Além disso, a promoção da participação e colaboração dos alunos com deficiência é fundamental para garantir que eles sejam tratados como sujeitos ativos do processo de ensino, e não apenas como receptores passivos de informações. Isso pode ser alcançado através de estratégias de ensino diferenciadas, uso de tecnologias assistivas e adaptações curriculares.
No entanto, é importante notar que as outras alternativas também são importantes, mas não são a resposta certa para essa questão. A avaliação psicológica dos alunos com deficiência é importante para identificar suas necessidades, mas não é a principal função do psicólogo educacional nesse contexto. A encaminhamento dos alunos para as salas de recursos multifuncionais é uma possibilidade, mas não é a resposta mais completa. A adaptação da escola e do currículo é importante, mas novamente, não é a resposta mais completa. E a capacitação dos professores e gestores escolares é fundamental, mas não é a resposta certa para essa questão.
Portanto, a resposta certa é a letra B, que destaca a importância de promover a aprendizagem e os processos de ensino, e de estimular a participação e a colaboração dos alunos com deficiência.
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