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O reconhecimento da Psicologia no Brasil, como área de conhecimento e prática profissional ocorreu em 1962. No entanto, ao analisar os marcos históricos da área observa-se a sua presença próxima à Educação entre o fim do século XIX e o início do século XX. Assim, a Psicologia aplicada à área da educação, no Brasil, passou por várias etapas de desenvolvimento e ainda está neste processo. Em relação a este desenvolvimento, leia as afirmativas abaixo e avalie-as:

I. A partir da década de 1960, com a ampliação do sistema educacional em suas diversas modalidades e as consequentes solicitações por serviços de atendimento aos alunos, o psicólogo escolar ou educacional surgiu, com uma identidade pouco definida, chamado a resolver ou enfrentar as situações-problemas oriundas na escola.

II. A década de 1970 na Educação caracterizou-se por uma política de incentivo à abertura de escolas particulares e à busca pela formação no ensino superior. Esse movimento provocou um paradoxo entre os psicólogos: ao mesmo tempo em que influenciou um forte crescimento da categoria, preparando-a para atender a demanda surgida, levou os psicólogos, em contrapartida, a não encontrar correspondentes colocações no mercado de trabalho.

III. A década de 1980 se distinguiu pela movimentação da sociedade civil em busca de melhores condições de vida. A mobilização e a participação dos psicólogos junto a outros profissionais nessas lutas sociais caracterizaram um período de mudanças nas produções da Psicologia e na sua relação com a Educação.

IV. Nos anos 90 a prática profissional psicológica, as reflexões teórico-metodológicas e a produção de conhecimentos na área configuraram, desde então, um quadro complexo, marcado pela parceria entre a Psicologia e a Educação, já que elas não apresentavam divergências entre as posições ideológicas, conceituais e práticas.

Em relação ao desenvolvimento teórico e prático da psicologia escolar e educacional é certo afirmar que

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) I, II e III são verdadeiras.

 

Essa questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Com a ampliação do sistema educacional, houve uma demanda por serviços de atendimentos aos alunos, então a partir de 1960, a Psicologia passou a constituir-se como uma prática profissional, mais sistematicamente presente nas escolas, mesmo marcada por objetivos adaptacionistas (ARAÚJO; ALMEIDA, 2010 apud TANAMACHI, 2000).

 

Devido às críticas sofridas, as bases científicas da ciência psicológica precisaram ser revistas, e a década de 1970 foi marcada por reflexões e análises epistemológica e conceitual, que tentaram redefinir referenciais teóricos que dessem sustentação à atividade profissional. Na educação, esse período caracterizou-se por uma política de incentivo à abertura de escolas particulares e à busca pela formação no ensino superior. Esse movimento provocou um paradoxo na categoria profissional dos psicólogos: ao mesmo tempo em que influenciou um forte experimento da categoria, preparando-a para atender a demanda surgida, levou os psicólogos, em contrapartida, a não encontrarem correspondentes colocações no mercado de trabalho (ARAÚJO; ALMEIDA, 2010).

 

A década de 1980 foi marcada pelos movimentos da sociedade civil em busca de melhores condições de vida; muitas categorias se uniram para pleitear melhores salários, melhores condições de trabalho, saúde, educação e etc. Todos os profissionais se fizeram presente nesse cenário. Os psicólogos se uniram para melhor se organizar e buscar novas práticas e novos questionamentos teórico científico (ARAÚJO; ALMEIDA, 2010).

 

Os anos 90 distinguiram-se pela diversidade do trabalho dos psicólogos. Havia uma tendência pelo questionamento e reformulação de teorias, métodos, atuações e intervenções psicológicas, a Psicologia tradicional ainda continuou existindo, com forte apelo ideológico aos modelos individualistas oriundos da visão liberal.

 

Encontros e desencontros entre a Psicologia e a Educação foram marcados por suas diferenças ideológicas, conceituais e de práticas. Contudo há uma iniciativa de diálogo debates entre as duas áreas, visto que 0 Conselho Federal de Psicologia (1992) publicou o interesse de 24,4% de psicólogos pela área da educação, enquanto que a clínica teve 37,25."

 

Fonte: "A Prática da Psicologia Escolar e Educacional na Atualidade" (Melo et al.)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

  

  

  

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e III. Encontramos a resposta na Letra A.

 

Em relação ao desenvolvimento teórico e prático da psicologia escolar e educacional é certo afirmar que


a)  I, II e III são verdadeiras.
b)  I, II e IV são verdadeiras.
c)  I, III e IV são verdadeiras.
d)  II, III e IV são verdadeiras.

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