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O trabalho do psicólogo escolar relacionado à educação inclusiva deve estar pautado na

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outros profissionais, visando auxiliar a equipe de servidores da escola na construção do planejamento educacional.

 

O trabalho do psicólogo escolar relacionado à educação inclusiva deve estar pautado na

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Na educação inclusiva, a(o) psicóloga(o) pode desenvolver ações como:

 

- acompanhamento de estudantes visando à inclusão e permanência com qualidade de todos e todas no contexto escolar;

 

- participação na articulação de serviços para o atendimento da(o) estudante com deficiência, na busca da garantia de seu direito à educação, à saúde e à assistência social;

 

- mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outras(os) profissionais, visando auxiliar a equipe de docentes da escola na construção do planejamento educacional para a(o) estudante com deficiência;

 

- reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica;

 

- inserção de discussão e possibilidades de atuação nos projetos políticos pedagógicos, contribuindo com a construção do plano da escola e desenvolvendo programas e outras situações para promover a apropriação do conhecimento por todas(os) as(os) alunas(os)."

 

Fonte: "Considerações e orientações acerca da inserção do Serviço Social e da Psicologia nas redes públicas de educação básica após a aprovação da Lei 13.935/2019" (Albuquerque et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  contribuição com a construção do plano da escola e o desenvolvimento de programas e outras situações, para promover a apropriação do conhecimento, por todos, das dificuldades individuais.


b)  mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outros profissionais, visando auxiliar a equipe de servidores da escola na construção do planejamento educacional.


c)  reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica, visando o acompanhamento dos estudantes com deficiência, orientando a necessidade de adaptações somente quando solicitado.


d)  aprendizagem do estudante, sem refletir sobre a produção social e os impactos gerados pelo preconceito e vivências individuas de cada aluno.

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