O trabalho do psicólogo escolar relacionado à educação inclusiva deve estar pautado na
- A) contribuição com a construção do plano da escola e o desenvolvimento de programas e outras situações, para promover a apropriação do conhecimento, por todos, das dificuldades individuais.
- B) mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outros profissionais, visando auxiliar a equipe de servidores da escola na construção do planejamento educacional.
- C) reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica, visando o acompanhamento dos estudantes com deficiência, orientando a necessidade de adaptações somente quando solicitado.
- D) aprendizagem do estudante, sem refletir sobre a produção social e os impactos gerados pelo preconceito e vivências individuas de cada aluno.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outros profissionais, visando auxiliar a equipe de servidores da escola na construção do planejamento educacional.
O trabalho do psicólogo escolar relacionado à educação inclusiva deve estar pautado na
A questão está baseada no seguinte texto:
"Na educação inclusiva, a(o) psicóloga(o) pode desenvolver ações como:
- acompanhamento de estudantes visando à inclusão e permanência com qualidade de todos e todas no contexto escolar;
- participação na articulação de serviços para o atendimento da(o) estudante com deficiência, na busca da garantia de seu direito à educação, à saúde e à assistência social;
- mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outras(os) profissionais, visando auxiliar a equipe de docentes da escola na construção do planejamento educacional para a(o) estudante com deficiência;
- reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica;
- inserção de discussão e possibilidades de atuação nos projetos políticos pedagógicos, contribuindo com a construção do plano da escola e desenvolvendo programas e outras situações para promover a apropriação do conhecimento por todas(os) as(os) alunas(os)."
Fonte: "Considerações e orientações acerca da inserção do Serviço Social e da Psicologia nas redes públicas de educação básica após a aprovação da Lei 13.935/2019" (Albuquerque et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) contribuição com a construção do plano da escola e o desenvolvimento de programas e outras situações, para promover a apropriação do conhecimento, por todos, das dificuldades individuais.
b) mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outros profissionais, visando auxiliar a equipe de servidores da escola na construção do planejamento educacional.
c) reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica, visando o acompanhamento dos estudantes com deficiência, orientando a necessidade de adaptações somente quando solicitado.
d) aprendizagem do estudante, sem refletir sobre a produção social e os impactos gerados pelo preconceito e vivências individuas de cada aluno.
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