O(a) psicólogo(a) de uma escola foi convidado a participar da elaboração e desenvolvimento do Projeto Político- Pedagógico para o próximo período escolar, contribuindo com os seus conhecimentos técnicos e sua visão crítica. Nesse sentido e com base no compromisso profissional para a transformação dos processos educativos, não é da competência do(a) psicólogo(a)
- A) participar de forma proativa para otimizar o processo educativo, explorando as dinâmicas da comunidade e da escola por meio de ações e reflexões da realidade vivida, de forma que criem possibilidades de intervenções que gerem transformações.
- B) propor o desenvolvimento de um modelo clínico- terapêutico com foco na melhoria da qualidade do atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem e que apresentem problemas de comportamento.
- C) propor um projeto de promoção da saúde mental na escola, a partir de rastreio universal dos alunos do Ensino Fundamental com foco na identificação precoce de riscos para problemas de saúde mental no início do desenvolvimento infantil.
- D) propor um programa de treinamento e desenvolvimento da equipe de professores da escola, com foco em conhecimentos, habilidades e atitudes, envolvendo comunicação interpessoal, manejo das situações de conflitos e outros temas demandados pela equipe.
Resposta:
A
A resposta correta é a letra B) propor o desenvolvimento de um modelo clínico-terapêutico com foco na melhoria da qualidade do atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem e que apresentem problemas de comportamento.
Isso porque, psicólogo escolar tem como objetivo principal contribuir para a transformação dos processos educativos, visando à melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado. Nesse sentido, a proposta de um modelo clínico-terapêutico se justifica por ser uma abordagem que busca compreender as necessidades específicas dos alunos com dificuldades de aprendizagem e comportamento, fornecendo apoio individualizado e personalizado.
Além disso, a implementação de um modelo clínico-terapêutico pode contribuir para a identificação precoce de problemas de saúde mental, permitindo uma intervenção mais eficaz e precoce. Isso pode ser feito por meio de avaliações e intervenções personalizadas, que considerem as necessidades específicas de cada aluno.
Portanto, a proposta de um modelo clínico-terapêutico é a mais adequada, pois se alinha com o objetivo do psicólogo escolar de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado, e se justifica pela necessidade de uma abordagem personalizada e individualizada para os alunos com dificuldades de aprendizagem e comportamento.
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