Observe as sentenças a seguir sobre sociólogo suíço Philippe Perrenoud.
I. Para Philippe Perrenoud, o processo de absorção das novas competências para colocá-las em prática no dia-a-dia escolar envolve apenas a formação acadêmica do professor.
II. O educador deve, antes de tudo, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Nesta nova visão educacional, o aluno passa a estar entre o professor e o conhecimento, sendo fundamental para que o processo funcione e seja aprimorado com o passar do tempo.
III. Desenvolveu cinco competências para ensinar: Organizar e dirigir situações de aprendizagem, II Participar da administração da escola, III Administrar sua própria formação continuada, IV Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, V Informar e envolver os pais.
IV. Para o suíço, o professor precisa dedicar mais energia e atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Assim se faz uma pedagogia diferenciada, que ajuda a desenvolver métodos para que a aprendizagem aconteça para todos os alunos.
É CORRETO o que se afirma apenas nos itens:
- A) I e II.
- B) I e III
- C) II e IV.
- D) I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) II e IV.
Observe as sentenças a seguir sobre sociólogo suíço Philippe Perrenoud.
I. Para Philippe Perrenoud, o processo de absorção das novas competências para colocá-las em prática no dia-a-dia escolar envolve apenas a formação acadêmica do professor.
INCORRETO. Na realidade, segundo a perspectiva de Perrenoud a absorção contínua de novas competências considera a aproximação com o contexto em que a instituição está inserida, e isto ultrapassa os muros da escola, além disso, os pais e a comunidade escolar também devem estar envolvidos.
II. O educador deve, antes de tudo, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Nesta nova visão educacional, o aluno passa a estar entre o professor e o conhecimento, sendo fundamental para que o processo funcione e seja aprimorado com o passar do tempo.
CORRETO. Segundo Aleva & Figueiró (2016, p.7):
“...o educador deve, antes de tudo, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. “Perrenoud diz que se o professor não integrar o aluno e mostrar claramente como aquilo é importante para ele, é impossível que se consiga ensinar”
III. Desenvolveu cinco competências para ensinar: Organizar e dirigir situações de aprendizagem, II Participar da administração da escola, III Administrar sua própria formação continuada, IV Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, V Informar e envolver os pais.
INCORRETO. Na realidade segundo Perrenoud, (2000, p. 20) seriam dez as competências de referência, sumarizadas da seguinte forma:
“1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem; 2. Administrar a progressão das aprendizagens 3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação 4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho 5. Trabalhar em equipe 6. Participar da administração da escola 7. Informar e envolver os pais 8. Utilizar novas tecnologias 9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão 10. Administrar sua própria formação contínua”
IV. Para o suíço, o professor precisa dedicar mais energia e atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Assim se faz uma pedagogia diferenciada, que ajuda a desenvolver métodos para que a aprendizagem aconteça para todos os alunos.
CORRETO. Segundo Aleva & Figueiró (2016, p.6):
“Para o sociólogo Perrenoud (2000), o professor precisa dedicar mais energia e atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Assim se faz uma educação diferenciada, que ajuda a desenvolver estratégias para que a aprendizagem aconteça para todos os alunos.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se está CORRETO o que se afirma apenas nos itens II e IV, portanto, LETRA C.
_______________
Fonte consultada:
PERRENOUD, Philippe. Organizar e dirigir as situações de aprendizagem. In: 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. cap. 1, p. (11)-23-36.
SER 2016 Ser professor... /organizadores Rubens Hermógenes Ferreira, Imaculada Conceição; autores Natanael Atilas Aleva, Girlaine Figueiró. -- Belo Horizonte: Faculdades Promove, 2016.
Deixe um comentário