Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe as sentenças a seguir sobre sociólogo suíço Philippe Perrenoud.

 

I. Para Philippe Perrenoud, o processo de absorção das novas competências para colocá-las em prática no dia-a-dia escolar envolve apenas a formação acadêmica do professor.

 

II. O educador deve, antes de tudo, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Nesta nova visão educacional, o aluno passa a estar entre o professor e o conhecimento, sendo fundamental para que o processo funcione e seja aprimorado com o passar do tempo.

 

III. Desenvolveu cinco competências para ensinar: Organizar e dirigir situações de aprendizagem, II Participar da administração da escola, III Administrar sua própria formação continuada, IV Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, V Informar e envolver os pais. 

 

IV. Para o suíço, o professor precisa dedicar mais energia e atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Assim se faz uma pedagogia diferenciada, que ajuda a desenvolver métodos para que a aprendizagem aconteça para todos os alunos.

 

 

É CORRETO o que se afirma apenas nos itens:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) II e IV.

 

Observe as sentenças a seguir sobre sociólogo suíço Philippe Perrenoud.

 

I. Para Philippe Perrenoud, o processo de absorção das novas competências para colocá-las em prática no dia-a-dia escolar envolve apenas a formação acadêmica do professor.

INCORRETO. Na realidade, segundo a perspectiva de Perrenoud a absorção contínua de novas competências considera a aproximação com o contexto em que a instituição está inserida, e isto ultrapassa os muros da escola, além disso, os pais e a comunidade escolar também devem estar envolvidos.

 

 

II. O educador deve, antes de tudo, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Nesta nova visão educacional, o aluno passa a estar entre o professor e o conhecimento, sendo fundamental para que o processo funcione e seja aprimorado com o passar do tempo.

CORRETO. Segundo Aleva & Figueiró (2016, p.7):

“...o educador deve, antes de tudo, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. “Perrenoud diz que se o professor não integrar o aluno e mostrar claramente como aquilo é importante para ele, é impossível que se consiga ensinar”

 

III. Desenvolveu cinco competências para ensinar: Organizar e dirigir situações de aprendizagem, II Participar da administração da escola, III Administrar sua própria formação continuada, IV Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, V Informar e envolver os pais.

INCORRETO. Na realidade segundo Perrenoud, (2000, p. 20) seriam dez as competências de referência, sumarizadas da seguinte forma:

“1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem; 2. Administrar a progressão das aprendizagens 3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação 4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho 5. Trabalhar em equipe 6. Participar da administração da escola 7. Informar e envolver os pais 8. Utilizar novas tecnologias 9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão 10. Administrar sua própria formação contínua”

 

IV. Para o suíço, o professor precisa dedicar mais energia e atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Assim se faz uma pedagogia diferenciada, que ajuda a desenvolver métodos para que a aprendizagem aconteça para todos os alunos.

CORRETO. Segundo Aleva & Figueiró (2016, p.6):

“Para o sociólogo Perrenoud (2000), o professor precisa dedicar mais energia e atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Assim se faz uma educação diferenciada, que ajuda a desenvolver estratégias para que a aprendizagem aconteça para todos os alunos.”

  

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se está CORRETO o que se afirma apenas nos itens II e IV, portanto, LETRA C.

 

_______________

Fonte consultada:

 

PERRENOUD, Philippe. Organizar e dirigir as situações de aprendizagem. In: 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. cap. 1, p. (11)-23-36.

 

SER 2016 Ser professor... /organizadores Rubens Hermógenes Ferreira, Imaculada Conceição; autores Natanael Atilas Aleva, Girlaine Figueiró. -- Belo Horizonte: Faculdades Promove, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *