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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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91) Intervir na rede de relações que produz a queixa escolar de um aluno significa entrar direta e concretamente em contato com os outros participantes significativos, além da criança/jovem. Afinal, há uma trama demandante, frequentemente fragmentada, produzindo o encaminhamento.

Assim, um princípio para o trabalho com todos os participantes dessa rede seria

  • A) identificar as dificuldades desse aluno, criando condições para que estas sejam expostas para sua superação.
  • B) promover encontros com os envolvidos, para que todos possam se manifestar, face a face, e dizer diretamente para o aluno suas queixas.
  • C) colher e promover discussões sobre a versão da família sobre aquele aluno e sua queixa.
  • D) compreender que o respeito à singularidade não necessariamente exige processos singulares, podendo uma medida ser aplicada a todos os alunos.
  • E) oferecer um espaço de expressão potente para que uma comunicação significativa possa acontecer.

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A alternativa correta é letra E) oferecer um espaço de expressão potente para que uma comunicação significativa possa acontecer.

   

  

Assim, um princípio para o trabalho com todos os participantes dessa rede seria

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Intervir na rede de relações que produz queixa significa entrar direta e concretamente em contato com os outros participantes significativos além da criança/jovem. Afinal, há uma trama demandante, frequentemente fragmentada, produzindo o encaminhamento.

 

Alguns princípios em comum de trabalho com todos os participantes da rede com quem costumamos ter um ou vários contatos diretos são:

 

oferecer um espaço de expressão potente para que uma comunicação significativa possa acontecer;

 

– colher e promover pensamento sobre a versão daquele ator sobre a queixa, o que inclui:

 

– favorecer a apropriação pelo mesmo do processo de produção de tal queixa e sua história contextualizada em ambientes e relações;

 

– identificar e fortalecer as potências daquele ator e suas relações com os demais envolvidos na rede, criando condições para que este se aproprie de tais potências. Este princípio é importante em casos de queixas escolares devido à imensa carga de sofrimento de seus atores que se produz em um universo em que o foco das relações entre seus participantes e deles com o mundo do conhecimento se foca no fortalecimento da impotência, incapacidade, limitação e falhas e faltas, imputadas aos indivíduos sem uma visão de processo e sistema e internalizadas por estes, com grande carga de culpa.

 

– promover, em nossos encontros com os envolvidos e nos encontros entre eles, a circulação de informações, percepções, reflexões e versões referentes à queixa, seu processo de produção e sentidos e caminhos de superação da mesma. Deste modo, desconstruímos a fragmentação de saberes e fazeres, que abre espaços ao recorte biologizante operado pela medicalização, e intensificamos as possibilidades de movimentação da rede por meio das integrações e confrontos que se produzem."

 

Fonte: "Concepções e proposições em psicologia e educação: a trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo" (Machado et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  identificar as dificuldades desse aluno, criando condições para que estas sejam expostas para sua superação.


b)  promover encontros com os envolvidos, para que todos possam se manifestar, face a face, e dizer diretamente para o aluno suas queixas.


c)  colher e promover discussões sobre a versão da família sobre aquele aluno e sua queixa.


d)  compreender que o respeito à singularidade não necessariamente exige processos singulares, podendo uma medida ser aplicada a todos os alunos.


e)  oferecer um espaço de expressão potente para que uma comunicação significativa possa acontecer.

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92) Na área da psicologia escolar e educacional, identifica-se um conjunto significativo de pesquisas e trabalhos que marcam diferentes estilos de atuação, articulando dimensões sociais, políticas e institucionais em uma perspectiva que luta por transformações das práticas e da realidade educacional.

Logo, um aspecto importante que o psicólogo educacional deve levar em consideração nas suas intervenções é:

  • A) compreensão das práticas cotidianas que constroem a rotina escolar e da neutralidade que as práticas pedagógicas devem ter.
  • B) consideração da escola como um lugar apolítico, pois visa a convivência e inserção social para todas as idades.
  • C) atenção à complexidade social, pedagógica e institucional em que são produzidas as problemáticas.
  • D) consideração de que, com as metodologias ativas, os professores podem ser agentes secundários no processo educacional.
  • E) ausência na construção das estratégias ético-político-pedagógicas que são utilizadas nas escolas.

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A alternativa correta é letra C) atenção à complexidade social, pedagógica e institucional em que são produzidas as problemáticas.

   

  

Logo, um aspecto importante que o psicólogo educacional deve levar em consideração nas suas intervenções é:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Conforme pudemos observar no decorrer desse documento, atualmente, na área de Psicologia Escolar e Educacional, identifica-se um conjunto significativo de pesquisas e trabalhos que marcam diferentes estilos de atuação, articulando dimensões sociais, políticas e institucionais em uma perspectiva que luta por transformações das práticas e da realidade educacional.

 

E, a título de síntese, apresentamos alguns aspectos importantes às intervenções:

 

a) compreensão das práticas cotidianas que constroem a rotina escolar;

 

b) consideração da escola como um lugar privilegiado de convivência e inserção social;

 

c) atenção à complexidade social, pedagógica e institucional em que são produzidas as problemáticas;

 

d) valorização dos professores como agentes principais no processo educacional;

 

h) ênfase da produção inventiva dos estudantes e dos professores;

 

i) participação nas análises e construção das estratégias ético-político-pedagógicas que são utilizadas nas escolas."

 

Fonte: "Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  compreensão das práticas cotidianas que constroem a rotina escolar e da neutralidade que as práticas pedagógicas devem ter.


b)  consideração da escola como um lugar apolítico, pois visa a convivência e inserção social para todas as idades.
 

c)  atenção à complexidade social, pedagógica e institucional em que são produzidas as problemáticas.
 

d)  consideração de que, com as metodologias ativas, os professores podem ser agentes secundários no processo educacional.
 

e)  ausência na construção das estratégias ético-político-pedagógicas que são utilizadas nas escolas.

93) Sílvia é diretora de escola municipal em Porto Alegre e propôs uma semana de apresentações e palestras sobre a equidade de gênero e raça e também sobre o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher nos níveis de ensino fundamental I e II. Os pais de alguns estudantes se manifestaram contrários a essa ideia pedagógica.

Considerando o exposto, é correto afirmar que:

  • A) Sílvia deve solicitar a aprovação dos pais dos alunos do nível fundamental I antes de implementar essa iniciativa;
  • B) os estudantes do ensino fundamental II devem ser inquiridos se desejam participar dessa iniciativa antes que Sílvia proponha essa ideia na escola;
  • C) os responsáveis dos estudantes do ensino fundamental II necessitam ser consultados sobre essa proposta pedagógica antes de sua execução;
  • D) a proposta pedagógica da diretora encontra eco na ideia de promover e destacar conteúdos que disseminem valores éticos de irrestrito respeito à dignidade humana;
  • E) o Conselho Tutelar deve esclarecer se essa temática é adequada para alunos do ensino fundamental I.

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A alternativa correta é letra D) a proposta pedagógica da diretora encontra eco na ideia de promover e destacar conteúdos que disseminem valores éticos de irrestrito respeito à dignidade humana;

Gabarito: Letra D.

 

Considerando o exposto, é correto afirmar que:
a)  Sílvia deve solicitar a aprovação dos pais dos alunos do nível fundamental I antes de implementar essa iniciativa;

Errado. A escola tem autonomia para tomar essa decisão sem aprovação prévia dos pais.


b)  os estudantes do ensino fundamental II devem ser inquiridos se desejam participar dessa iniciativa antes que Sílvia proponha essa ideia na escola;

Errado. Não há exigência de concordância dos alunos.


c)  os responsáveis dos estudantes do ensino fundamental II necessitam ser consultados sobre essa proposta pedagógica antes de sua execução;

Errado. A escola tem autonomia, os pais, responsáveis e alunos não precisam ser consultados.


d)  a proposta pedagógica da diretora encontra eco na ideia de promover e destacar conteúdos que disseminem valores éticos de irrestrito respeito à dignidade humana;

Certo!


e)  o Conselho Tutelar deve esclarecer se essa temática é adequada para alunos do ensino fundamental I.

Errado. A temática pode ser adequada para qualquer idade, considerando suas especificidades.

 

Nosso gabarito é Letra D.

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94) Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.

Para                     assim como                      , a cultura e a linguagem fornecem ao pensamento os instrumentos de sua evolução, sendo o desenvolvimento dependente das condições oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito fizer dela.

  • A) Anna Freud / Wallon
  • B) Vigotsky / Erick Erickson
  • C) Wallon / Vigotsky
  • D) Piaget / Anna Freud

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A alternativa correta é letra C) Wallon / Vigotsky

 

Para   _________   assim como ____________, a cultura e a linguagem fornecem ao pensamento os instrumentos de sua evolução, sendo o desenvolvimento dependente das condições oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito fizer dela.

 

   

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar o recorte textual a seguir, extraído da publicação de Xavier (2015, p.38), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

“Para Wallon, assim como Vigotski, a cultura e a linguagem fornecem ao pensamento os instrumentos de sua evolução, sendo o desenvolvimento dependente das condições oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito fizer dela. É o ambiente social que vai ajudar a transformar o intenso intercâmbio emocional característico do primeiro ano de vida, em comunicação verbal.”

 

   

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis ratifica-se que apenas a LETRA “C” (Wallon / Vigotsky) preenche corretamente o que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;

   

  • Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a descrição do que é especificado pelo enunciado;

   

  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

   

_______________

Fonte consultada:

Xavier, Alessandra Silva. Psicologia do desenvolvimento / Alessandra Silva Xavier e Ana Ignez Belém Lima Nunes. – 4. ed.rev. e ampl.– Fortaleza: EdUECE, 2015

95) Considere a seguinte situação:

Um(a) psicopedagogo(a) de uma Escola Pública Municipal fez a seguinte colocação em uma reunião de professores: “Não acredito que a educação deva se basear em uma visão centrada no professor, na transmissão de conhecimentos puros e simples e na ênfase na disciplina e na memorização.” Podemos afirmar que o(a) psicopedagogo(a) se contrapôs à chamada:

  • A) Pedagogia Histórico-Crítica.
  • B) Pedagogia Libertária.
  • C) Pedagogia Tradicional.
  • D) Pedagogia Libertadora.
  • E) Pedagogia Popular.

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A resposta correta é a letra C) Pedagogia Tradicional. Isso porque a afirmação do psicopedagogo se contrapõe à visão tradicional de educação, que se baseia na transmissão de conhecimentos puros e simples, na ênfase na disciplina e na memorização.

A Pedagogia Tradicional se caracteriza por uma abordagem mais autoritária, onde o professor é visto como a figura central do processo educacional, e o conhecimento é transmitido de maneira mais unilateral. Já a afirmação do psicopedagogo sugere uma abordagem mais centrada no aluno, mais participativa e mais focada no desenvolvimento das habilidades e competências.

As outras opções não se relacionam diretamente com a afirmação do psicopedagogo. A Pedagogia Histórico-Crítica (A) se refere a uma abordagem que busca entender a educação como um processo histórico e social, mais do que uma transmissão de conhecimentos. A Pedagogia Libertária (B) se baseia em uma abordagem mais libertária e anti-autoritária, que busca promover a autonomia do aluno. A Pedagogia Libertadora (D) se refere a uma abordagem que busca libertar o aluno de suas limitações e opressões sociais. A Pedagogia Popular (E) se refere a uma abordagem que busca promover a educação como um processo de conscientização e mobilização social.

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96) O acompanhamento e a avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem são fundamentais para garantir a qualidade da educação. Por meio desse processo, é possível identificar os pontos fortes e fracos do ensino, bem como as necessidades dos alunos em relação à aprendizagem. Dentre as diversas formas de avaliação, podemos destacar que a __________ é realizada ao longo do processo de aprendizagem, permitindo que o professor acompanhe o desenvolvimento dos alunos e faça intervenções pedagógicas específicas.

Marque a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto apresentado:

  • A) avaliação somativa
  • B) avaliação comparativa
  • C) avaliação subjetiva
  • D) avaliação formativa
  • E) avaliação diagnóstica

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A alternativa correta é a letra D) avaliação formativa

A avaliação formativa é realizada ao longo do processo de aprendizagem, permitindo que o professor acompanhe o desenvolvimento dos alunos e faça intervenções pedagógicas específicas. Essa forma de avaliação é fundamental para garantir a qualidade da educação, pois possibilita ao professor identificar os pontos fortes e fracos do ensino, bem como as necessidades dos alunos em relação à aprendizagem.

A avaliação formativa se diferencia das outras formas de avaliação, como a somativa, que busca avaliar o aluno no final do processo de aprendizagem, e a comparativa, que compara o desempenho dos alunos entre si. Além disso, a avaliação formativa não tem como objetivo apenas classificar ou aprovar os alunos, mas sim entender como eles estão aprendendo e como o professor pode ajudá-los a melhorar.

Portanto, a avaliação formativa é uma ferramenta essencial para os professores, pois lhes permite ajustar seu ensino às necessidades dos alunos e garantir que eles estejam alcançando os objetivos de aprendizagem.

97) Bentham (2006), em sua obra Psicologia e Educação, discorre sobre estilos de aprendizagem, que podem ser definidos como padrões consistentes de comportamento e desempenho com o qual o indivíduo aborda as experiências educacionais. Honey e Mumford (1986) apud Bentham (2006) definiram quatro estilos de aprendizagem. Baseado nessas definições, analise as afirmativas abaixo.

I– Estilo pragmático: gosta de atiloidades em uma aula que tenham propósito. Gosta de ideias novas.

II– Estilo reflexivo: prefere manter-se reservado e observar. Gosta de pensar e analisar.

III– Estilo teórico: é racional, lógico e analltico. Gosta de teorias, modelos e de ordem.

IV– Estilo passivo: aprende acumulando informações e decorando conceitos. Prefere atividades simples e reconhece problemas.

V– Estilo ativo: funciona no presente imediato, adora desafios, entedia-se com a implementação. Gosta de participar da aula.

Assinale a opção correta.

  • A) Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
  • B) Apenas as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
  • C) Apenas as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
  • D) Apenas as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
  • E) Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

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A alternativa correta é letra A) Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.

    

Bentham (2006), em sua obra Psicologia e Educação, discorre sobre estilos de aprendizagem, que podem ser definidos como padrões consistentes de comportamento e desempenho com o qual o indivíduo aborda as experiências educacionais. Honey e Mumford (1986) apud Bentham (2006) definiram quatro estilos de aprendizagem. Baseado nessas definições, analise as afirmativas abaixo.

    

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Partindo de um modelo prévio de David Kolb, de 1984, em que os estilos de aprendizagem (Divergente, Assimilador, Convergente e Acomodador) podiam ser enquadrados numa continuidade entre experiência concreta, observação refletida, conceptualização abstrata e experimentação ativa, Honey e Mumford desenvolveram em 1992 um questionário sobre estilos de aprendizagem, estruturado em torno de 4 diferentes dimensões: Ativo, Reflexivo, Teórico e Pragmático (Coffield et al 2004; Cassidy, 2004).

 

No modelo de Honey e Mumford o estilo Ativo caracteriza-se pelo gosto de se implicar de facto numa experiência, mergulhando na experiência do «aqui e agora». Os indivíduos interagem ativamente com outros participantes em ação, debatendo ideias e/ou resolvendo problemas.

 

O estilo Reflexivo caracteriza-se pela tomada de uma certa distância relativamente às situações, com vista a um ato de reflexão ponderada que precede a tomada de decisão e a ação. A reflexão ponderada exige assim observação, acumulação, organização e revisão de informação.

 

O estilo Teórico define-se pela busca de lógica e coerência na organização da informação coletada, exigindo a prática sistemática da análise e da síntese, e da investigação sobre relações entre diferentes ideias ou modelos em jogo.

 

Ao estilo Pragmático subjaz o princípio que ideias e técnicas só serão válidas se demonstrarem aplicabilidade, funcionando e resolvendo problemas concretos. Aspetos centrais na aprendizagem serão, por exemplo, a busca por respostas a necessidades e por benefícios ou vantagens práticas concretas."

 

Fonte: "Estilos de Aprendizagem de Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem: Resultados Preliminares" (Serra et al.)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

I- Estilo pragmático: gosta de atividades em uma aula que tenham propósito. Gosta de ideias novas.

  

  

  

  

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II, III e V. Encontramos a resposta na Letra A.

 

Assinale a opção correta.

 

a)  Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras. b)  Apenas as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. c)  Apenas as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. d)  Apenas as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras. e)  Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

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98) Uma das formas de intervenção do psicólogo na Universidade, tanto no aspecto clínico quanto escolar, é o trabalho com grupos. Sigmund Freud, a partir do conceito de ego, lançou luz sobre os fenômenos grupais. Assim, tendo por base a compreensão psicanalítica dos grupos, julgue o seguinte item.

O indivíduo não se encontra atado aos demais membros do grupo por laços emocionais, o que o torna totalmente livre dentro do grupo a que pertence.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

A afirmação de que o indivíduo não se encontra atado aos demais membros do grupo por laços emocionais e, portanto, é totalmente livre dentro do grupo ao qual pertence, é um erro. De acordo com a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, os grupos são formados por laços emocionais entre os membros, que criam uma dinâmica específica dentro do grupo.

Os laços emocionais dentro do grupo são fundamentais para a formação e manutenção do grupo. Esses laços são baseados em sentimentos, como amor, ódio, ciúme, rivalidade, entre outros, que surgem das interações entre os membros do grupo. Essas emoções criam uma rede de relações que conectam os membros do grupo, tornando-os interdependentes.

Portanto, o indivíduo não é completamente livre dentro do grupo, pois está ligado aos demais membros por esses laços emocionais. Essa ligação pode influenciar as decisões e ações do indivíduo dentro do grupo, tornando-o menos livre do que se imaginasse.

Além disso, a teoria psicanalítica também destaca a importância do líder do grupo e da identificação dos membros com ele. O líder pode exercer uma influência significativa sobre os membros do grupo, moldando suas opiniões e comportamentos. Isso também limita a liberdade do indivíduo dentro do grupo.

Em resumo, a afirmação de que o indivíduo é totalmente livre dentro do grupo é um erro, pois os laços emocionais e a influência do líder do grupo limitam a liberdade do indivíduo.

99) São múltiplas as possibilidades de atuação do psicólogo na Universidade, e muitos também os desafios dessa prática. No que se refere à atuação clínica do psicólogo junto à comunidade discente em universidades, julgue o item subsequente.

No trabalho em equipe multidisciplinar, o psicólogo não precisa manter o sigilo relativo à escuta, devendo compartilhar em equipe o que foi dito pelo estudante durante a sessão, para efeitos de encaminhamento do caso.

  • A) Certo
  • B) Errado
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Questão: São múltiplas as possibilidades de atuação do psicólogo na Universidade, e muitos também os desafios dessa prática.

No que se refere à atuação clínica do psicólogo junto à comunidade discente em universidades, julgue o item subsequente.

  • A) Certo
  • B) Errado

A alternativa correta é B) Errado.

Explicação: No trabalho em equipe multidisciplinar, o psicólogo necessita manter o sigilo relativo à escuta, não devendo compartilhar em equipe o que foi dito pelo estudante durante a sessão, para efeitos de encaminhamento do caso. Isso porque a confidencialidade é um princípio fundamental da ética profissional do psicólogo, que visa proteger a privacidade e a integridade do paciente ou cliente. Ao compartilhar informações confidenciais sem o consentimento do estudante, o psicólogo violaria esse princípio e comprometeria a relação de confiança estabelecida durante a sessão.

Além disso, a confidencialidade é essencial para garantir que os estudantes sejam livres para expressar seus pensamentos e sentimentos sem medo de julgamento ou represálias. Se o psicólogo não mantiver o sigilo, os estudantes podem se sentir inibidos em buscar ajuda ou compartilhar informações importantes, o que pode comprometer a eficácia do tratamento ou do apoio.

Portanto, é fundamental que o psicólogo respeite a confidencialidade em todas as suas interações com os estudantes, inclusive em equipe multidisciplinar, para garantir a privacidade e a integridade dos mesmos.

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100) Tendo em vista o contexto educativo, em termos da análise da relação entre professor e aluno e do processo de ensino -aprendizagem, julgue o item que se segue.

Em uma concepção operacional da aprendizagem, o processo de ensino ocorre por meio de estratégias pedagógicas baseadas em objetivos e técnicas centralizados na transmissão do conteúdo, estratégias essas que repercutem na aprendizagem do aluno e geram as condições necessárias para que a aprendizagem aconteça.

  • A) Certo
  • B) Errado
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Resposta: B) Errado

A afirmação apresentada na questão é equivocada, pois uma concepção operacional da aprendizagem não se resume a estratégias pedagógicas baseadas em objetivos e técnicas centralizados na transmissão do conteúdo. Essa abordagem é conhecida como modelo de ensino tradicional ou Behaviorista, que se concentra na transmissão de conhecimentos do professor para o aluno, sem considerar a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem.

A Psicologia Educacional defende que a aprendizagem é um processo mais amplo e complexo, que envolve a interação entre o aluno, o professor e o conteúdo. A aprendizagem é influenciada por fatores como o contexto educacional, as características do aluno, as estratégias de ensino e a relação professor-aluno. Portanto, a transmissão do conteúdo não é o único fator que influencia a aprendizagem do aluno.

Além disso, a Psicologia Educacional destaca a importância da construção do conhecimento pelo aluno, através de processos como a descoberta, a exploração e a resolução de problemas. Nesse sentido, o professor não é apenas um transmissor de conhecimentos, mas um facilitador do processo de aprendizagem, que cria condições para que o aluno possa construir seu próprio conhecimento.

Em resumo, a afirmação apresentada na questão não reflete a concepção operacional da aprendizagem defendida pela Psicologia Educacional, que considera a aprendizagem como um processo mais amplo e complexo, que envolve a interação entre o aluno, o professor e o conteúdo.

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