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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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101) A teoria histórico-cultural, da qual Vygotsky é um dos principais criadores e representantes, tem importantes contribuições para pensar a relação entre educação e desenvolvimento humano. Muitas das ideias desse autor embasam documentos de orientação de ações práticas e intervenções nas escolas, bem como estudos e pesquisas sobre a questão da cultura e da educação. Tendo como base as ideias de Vygotsky, julgue o próximo item.

Os sistemas de signos, como a escrita e o sistema numérico, representam instrumentos da cultura humana que a criança aprende por meio da memorização e acomodação em esquemas cognitivos que tendem a alcançar estabilidade na vida adulta.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

   

 

 

 

Base teórica para a análise da questão

 

Sobre o assunto abordado pela questão, peço gentilmente ao aluno que acompanhe os recortes textuais a seguir, extraídos da publicação de Oliveira (2008, pp. (78-79) mencionando as ideias de Vygotsky, atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 
  • Na concepção que Vygotsky tem do ser humano, portanto, a inserção do indivíduo num determinado ambiente cultural é parte essencial de sua própria constituição enquanto pessoa. É impossível pensar o ser humano privado do contato com um grupo cultural, que lhe fornecerá os instrumentos e signos que possibilitarão o desenvolvimento das atividades psicológicas mediadas, tipicamente humanas.
 
  • O aprendizado, nesta concepção, é o processo fundamental para a construção do ser humano. O desenvolvimento da espécie humana e do indivíduo dessa espécie está, pois, baseado no aprendizado que, para Vygotsky, sempre envolve a interferência, direta ou indireta, de outros indivíduos e a reconstrução pessoal da experiência e dos significados.
 
 

Análise do Item

 

Comparando-se o que traz o item com o que preconiza a literatura supracitada ratifica-se que a colocação é falsa. Na perspectiva de Vygotsky os sistemas de signos (como a escrita e o sistema numérico) representam instrumentos da cultura humana que a criança aprende, principalmente, por meio do contato com o grupo cultural. Além disso, ressalta-se que ideias como “acomodação” e “esquemas cognitivos” (mencionadas pela banca) aludem as ideias de Piaget e não de Vygotsky.

 

Mediante a análise realizada, corrobora-se que o ITEM encontra-se INCORRETO.

 

________________

Fonte consultada:

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2008.

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102) Ressaltamos que a escola aparece como o equipamento social que, por sua obrigatoriedade, faz parte do cotidiano da quase totalidade dos indivíduos de todas as classes sociais. Nessa totalidade, encontra-se a diversidade e, para atendê-la, o país tem proposto e implantado um conjunto de programas de educação em direitos humanos, educação para as relações étnico-raciais, educação do campo, educação quilombola, escola indígena e os direcionados aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades.

Mônica Carvalho Magalhães Kassar. Escola como espaço

para a diversidade e o desenvolvimento humano. In: Educação & Sociedade, Campinas, 37(137), 2016, p. 1223-1240.

Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item a seguir, acerca de desenvolvimento atípico, segregação e exclusão no contexto escolar.

Considerar a dimensão subjetiva da aprendizagem de alunos implica compreender que as dificuldades não surgem somente por impossibilidades intelectuais e envolvem sentidos subjetivos no processo de aprender que dificultam a sua realização, ou seja, a forma como os alunos subjetivam sua condição pode se tornar fonte geradora de produções subjetivas que desfavorecem a aprendizagem escolar.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

A afirmação está correta, pois considerar a dimensão subjetiva da aprendizagem dos alunos implica compreender que as dificuldades não surgem somente por impossibilidades intelectuais e envolvem sentidos subjetivos no processo de aprender que dificultam a sua realização.

Isso significa que a forma como os alunos subjetivam sua condição pode se tornar fonte geradora de produções subjetivas que desfavorecem a aprendizagem escolar. Portanto, é fundamental que os educadores considerem essa dimensão subjetiva para desenvolver estratégias que possam superar essas barreiras e promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz.

Além disso, a abordagem da diversidade e do desenvolvimento humano, como mencionado no texto, também é fundamental para que os alunos sejam considerados em sua totalidade, incluindo suas necessidades e experiências únicas. Isso permite que os educadores desenvolvam programas e estratégias mais eficazes para atender às necessidades de cada aluno.

Em resumo, a afirmação está correta, pois considerar a dimensão subjetiva da aprendizagem é fundamental para compreender as dificuldades dos alunos e desenvolver estratégias que possam superar essas barreiras e promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz.

103) Considerando as perspectivas atuais e as controvérsias da atuação em psicologia escolar, julgue o item subsequente.

A atuação contemporânea da psicologia escolar prevê, entre suas funções, intervenções avaliativas com o intuito de favorecer a adaptação do aluno com dificuldades de aprendizagem à realidade da escola.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é a letra B) Errado.

A afirmação de que a atuação contemporânea da psicologia escolar prevê, entre suas funções, intervenções avaliativas com o intuito de favorecer a adaptação do aluno com dificuldades de aprendizagem à realidade da escola não é verdadeira.

A psicologia escolar não tem como objetivo apenas avaliar o aluno e identificar suas dificuldades de aprendizagem. Em vez disso, os psicólogos escolares trabalham em estreita colaboração com os professores, pais e alunos para criar estratégias de ensino personalizadas e adaptadas às necessidades individuais dos alunos.

Além disso, a avaliação não é o único propósito da psicologia escolar. Os psicólogos também trabalham para promover a inclusão, prevenir problemas de comportamento, desenvolver habilidades sociais e emocionais, e apoiar os alunos em suas necessidades específicas.

Portanto, a afirmativa de que a atuação contemporânea da psicologia escolar se resume a intervenções avaliativas é simplista e não reflete a complexidade e amplitude do trabalho dos psicólogos escolares.

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104) No que diz respeito à relação entre psicologia e educação, julgue o item a seguir.

As contribuições da educação para o desenvolvimento da psicologia brasileira favoreceram o surgimento do campo de atuação da psicologia escolar, que tem um caráter essencialmente prático, por isso, é caracterizado pela inserção do profissional de psicologia na escola.

  • A) Certo
  • B) Errado
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Resposta

B) Errado

Explicação

A afirmação de que as contribuições da educação para o desenvolvimento da psicologia brasileira favoreceram o surgimento do campo de atuação da psicologia escolar é incorreta.

Em verdade, a psicologia escolar surgida no Brasil tem um caráter essencialmente prático, mas não foi favorecida pelas contribuições da educação para o desenvolvimento da psicologia brasileira. A psicologia escolar se desenvolveu a partir da necessidade de atender às demandas educacionais e resolver problemas específicos do ambiente escolar.

A inserção do profissional de psicologia na escola é uma consequência do desenvolvimento da psicologia escolar, e não o contrário. A psicologia escolar buscou compreender como os processos psicológicos influenciam o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, e como a escola pode ser um ambiente favorável ao crescimento saudável.

Portanto, a alternativa correta é a letra B) Errado, pois a afirmação inicial não condiz com a realidade histórica e conceitual do surgimento da psicologia escolar no Brasil.

105) No que se refere a fracasso escolar, medicalização da educação e patologização das dificuldades do processo educativo, julgue o próximo item.

Consideram-se queixas escolares as demandas formuladas por professores, coordenadores pedagógicos ou pais acerca das dificuldades enfrentadas por estudantes no ambiente escolar.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

   

 

 

 
 

Base teórica que respalda a questão

 

A resposta desta questão encontra-se na literatura de Dazzani et al. (2014, p.422). Atentando-se especialmente para os grifos em azul, confira o trecho a seguir extraído da publicação mencionada:

 

Frequentemente a queixa escolar, sobretudo no interior da escola pública, tem demandado a atenção e a intervenção de serviços de saúde e, consequentemente, a atuação de profissionais como psicólogos, pedagogos, psiquiatras, neurologistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Por “queixa escolar” entendem-se as demandas formuladas por pais, professores e coordenadores pedagógicos acerca de dificuldades e problemas enfrentados por estudantes no ambiente escolar.

 
 

Análise do Item

 

Comparando-se o que traz a afirmação da banca com o que preconiza a literatura supracitada ratifica-se, portanto, que o ITEM está CORRETO.

 

_______________

Fonte consultada:

Dazzani, M. V. M., Cunha, E. D. O., Luttigards, P. M., Zucoloto, P. C. S. D. V., & Santos, G. L. D. (2014). Queixa escolar: uma revisão crítica da produção científica nacional. Psicologia Escolar e Educacional18, 421-428.

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106) Acerca da atuação do psicólogo em psicologia escolar e da sua colaboração ao processo de ensino‐aprendizagem, julgue o item a seguir.

O professor é o principal agente do processo educacional, portanto seu desenvolvimento profissional e seu bem-estar devem ser focos de atenção no planejamento das intervenções em psicologia escolar.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A resposta certa para essa questão é a anulação da mesma, pois não há uma alternativa correta. No entanto, vamos analisar o item apresentado e discutir porque ele não é correto.

O item afirma que o professor é o principal agente do processo educacional, portanto seu desenvolvimento profissional e seu bem-estar devem ser focos de atenção no planejamento das intervenções em psicologia escolar. Embora isso possa ser parcialmente verdadeiro, não é inteiramente preciso.

O papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, mas não é o único agente envolvido. Outros profissionais, como os psicólogos escolares, também desempenham um papel crucial nesse processo. Além disso, o desenvolvimento profissional e o bem-estar dos professores são importantes, mas não são os únicos focos de atenção que devem ser considerados no planejamento das intervenções em psicologia escolar.

A psicologia educacional é uma área que se concentra na aplicação de princípios e teorias psicológicas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Ela envolve a colaboração entre professores, alunos, pais e outros profissionais para criar um ambiente educacional eficaz. Portanto, é importante considerar a colaboração entre todos os agentes envolvidos, e não apenas o professor, no planejamento das intervenções em psicologia escolar.

Além disso, a psicologia educacional também se concentra em entender como os alunos aprendem e como os professores podem melhorar suas práticas para atender às necessidades dos alunos. Isso inclui a identificação de barreiras para o aprendizado, como deficiências ou dificuldades específicas, e a desenvolvimento de estratégias para superá-las.

Em resumo, embora o professor seja um agente importante no processo educacional, não é o único agente envolvido, e o desenvolvimento profissional e o bem-estar dos professores não são os únicos focos de atenção que devem ser considerados no planejamento das intervenções em psicologia escolar. A psicologia educacional é uma área que se concentra na colaboração entre todos os agentes envolvidos e na compreensão de como os alunos aprendem para criar um ambiente educacional eficaz.

107) A respeito da atuação profissional em psicologia escolar, julgue o item seguinte.

A atuação da psicologia escolar no sistema de educação superior brasileiro é centrada no atendimento aos estudantes, prevalecendo intervenções tradicionais.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A resposta certa é a letra A) Certo.

A afirmação de que a atuação da psicologia escolar no sistema de educação superior brasileiro é centrada no atendimento aos estudantes, prevalecendo intervenções tradicionais, é verdadeira. Isso ocorre porque a psicologia escolar tem como objetivo principal o atendimento às necessidades dos estudantes, visando a promover o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

No contexto do sistema de educação superior brasileiro, a atuação da psicologia escolar se concentra em oferecer apoio psicológico aos estudantes, visando a minimizar os obstáculos que possam afetar o seu desempenho acadêmico. Além disso, a psicologia escolar também busca promover a inserção social dos estudantes, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais que os permitam lidar com as demandas da vida universitária.

As intervenções tradicionais da psicologia escolar incluem a avaliação psicológica, a terapia individual e de grupo, a orientação educacional e a promoção da saúde mental. Essas intervenções visam a identificar e superar os obstáculos que afetam o desempenho dos estudantes, bem como a promover a sua autonomia e o seu bem-estar.

Portanto, a afirmação de que a atuação da psicologia escolar no sistema de educação superior brasileiro é centrada no atendimento aos estudantes, prevalecendo intervenções tradicionais, é verdadeira e reflete a realidade da prática da psicologia escolar nesse contexto.

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108) A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social.

Émile Durkheim. Educação e sociologia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013. p. 58 (com adaptações).

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre educação, cultura e sociedade.

A instrução realizada por meio das novas tecnologias da informação e comunicação é caracterizada como educação formal.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é a letra A) Certo

De acordo com o texto de Émile Durkheim, a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social. Nesse sentido, a instrução realizada por meio das novas tecnologias da informação e comunicação caracteriza-se como educação formal.

A educação formal é aquela que ocorre dentro de instituições educacionais, como escolas e universidades, e está relacionada à transmissão de conhecimentos e habilidades específicas. A instrução por meio de tecnologias da informação e comunicação, como cursos online e plataformas de ensino à distância, também se enquadra nessa categoria.

Já a educação informal ocorre fora das instituições educacionais, por meio de experiências e interações sociais, e é caracterizada pela aprendizagem não intencional e não estruturada. Exemplos de educação informal incluem a aprendizagem por meio de jogos, mídias sociais e interações com familiares e amigos.

Portanto, a instrução realizada por meio das novas tecnologias da informação e comunicação é uma forma de educação formal, pois ocorre dentro de um contexto estruturado e intencional de ensino e aprendizagem.

109) Pensar a articulação entre o tema direitos humanos e as escolas é, antes de tudo, pensar sobre a educação em direitos humanos: suas características, implicações e modos de fazer. Para tanto, é preciso considerar as duas dimensões em que ela se realiza, ou seja, a educação como um direito humano e para os direitos humanos.

MEC. Direitos Humanos e Educação. Brasília: MEC/Série Cadernos Pedagógicos. 2017 p. 7 (com adaptações).

Acerca desse tema, julgue o próximo item.

A educação em e para os direitos humanos deve seguir uma concepção hegemônica sobre esses direitos.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A resposta certa é B) Errado.

Isso porque a educação em e para os direitos humanos não deve seguir uma concepção hegemônica sobre esses direitos. Ao contrário, é fundamental considerar a diversidade de perspectivas e abordagens que permitem uma compreensão mais ampla e crítica dos direitos humanos.

Além disso, a educação em direitos humanos deve ser pautada pela interdisciplinaridade, pela contextualização e pela reflexão crítica, de modo que os estudantes possam desenvolver uma compreensão mais profunda e complexa dos direitos humanos em diferentes contextos.

Portanto, a afirmação de que a educação em e para os direitos humanos deve seguir uma concepção hegemônica sobre esses direitos é errônea, pois ignora a importância da diversidade e da complexidade na abordagem dos direitos humanos.

Essa abordagem é reforçada pelo documento do MEC "Direitos Humanos e Educação" (2017), que destaca a importância da educação em direitos humanos para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. No entanto, não há menção a uma concepção hegemônica sobre os direitos humanos, mas sim à importância da diversidade e da interdisciplinaridade na abordagem desses direitos.

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110) Julgue o item subsequente, a respeito do planejamento da ação educativa.

Cada uma das dimensões da escola: pedagógica, administrativa, financeira e de resultados educacionais planeja suas ações, que devem convergir na realização do plano integral da instituição.

  • A) Certo
  • B) Errado
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Resposta

A alternativa correta é letra A) Certo

A afirmação apresentada na questão é verdadeira. Isso porque, no planejamento da ação educativa, cada uma das dimensões da escola (pedagógica, administrativa, financeira e de resultados educacionais) deve planejar suas ações de forma convergente, visando à realização do plano integral da instituição.

Essa abordagem é fundamental para garantir que todos os setores da escola estejam alinhados e trabalhando em harmonia para atingir os objetivos educacionais. Além disso, essa integração permite uma visão mais ampla e sistemática do funcionamento da escola, facilitando a tomada de decisões e a avaliação dos resultados.

Do ponto de vista da psicologia educacional, essa abordagem é importante porque considera a escola como um sistema complexo que envolve múltiplos fatores e atores. Ao considerar as diferentes dimensões da escola, é possível identificar e superar obstáculos que possam estar afetando o desempenho dos estudantes e a eficácia do ensino.

Portanto, é correto afirmar que cada uma das dimensões da escola deve planejar suas ações de forma convergente para atingir os objetivos educacionais.

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