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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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111) Ao comparar os objetivos da Psicologia Escolar e da Psicologia da Educação, Marinho-Araújo e Almeida (2005) defendem que a Psicologia Escolar tem como objetivo

  • A) fornecer a base teórica para a prática da Psicologia da Educação.
  • B) estudar os processos de ensino considerando os aspectos institucionais.
  • C) identificar como o desenvolvimento socioemocional da criança afeta o processo de aprendizagem.
  • D) promover o debate de políticas públicas no âmbito das instituições acadêmicas.
  • E) compreender os processos de aprendizagem e neles intervir.

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A alternativa correta é letra E) compreender os processos de aprendizagem e neles intervir.

 

Ao comparar os objetivos da Psicologia Escolar e da Psicologia da Educação, Marinho-Araújo e Almeida (2005) defendem que a Psicologia Escolar tem como objetivo

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Acredita-se que seja essa escola, fértil e desafiante à construção e do sujeito e às transformações sociais, o espaço de atuação para a Psicologia Escolar. Uma Psicologia Escolar desvinculada da onipotência de acreditar-se capaz da compreensão absoluta e da aceitação total que sustentam práticas equivocadas de "ajuda ao próximo" a fim de torná-lo feliz, adaptado, equilibrado, "reconduzido" (Almeida, 1992; Almeida, Rabelo, Cabral, Moura, Barreto & Barbosa, 1995; Andaló, 1984, 1992; Bettoi & Simão 2000; Bock, 1997, 2002; Souza, 2002).

 

Uma Psicologia Escolar que, em contrapartida, comprometa-se com a construção de concepções críticas e dialéticas sobre o homem, seu desenvolvimento, sua subjetividade, seus processos de aprendizagem e de comunicação; que, a partir dessas concepções, empenhe-se em intervenções que levem em conta as influências socioculturais na constituição do psiquismo humano e que sejam respaldadas por opções teóricas que consideram: a interdependência entre desenvolvimento e aprendizagem; a relação entre a pensamento e linguagem, afeto e cognição, consciência e emoção; a função e da imitação e de processos lúdicos e criativos como mediadores importantes no desenvolvimento de funções psicológicas mais complexas."

 

Fonte: "Psicologia escolar: construção e consolidação da identidade profissional" (Marinho-Araújo e Almeida) 

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  fornecer a base teórica para a prática da Psicologia da Educação.
b)  estudar os processos de ensino considerando os aspectos institucionais.
c)  identificar como o desenvolvimento socioemocional da criança afeta o processo de aprendizagem.
d)  promover o debate de políticas públicas no âmbito das instituições acadêmicas.
e)  compreender os processos de aprendizagem e neles intervir.

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112) No diálogo com os educadores, e em respeito às diretrizes curriculares para a Educação Básica, os psicólogos e as psicólogas que atuam junto às instituições escolares podem desenvolver ações que

  • A) enfatizem a importância dos aspectos individuais de seus alunos relacionados ao fracasso no aprendizado.
  • B) busquem os determinantes do fracasso escolar nas ações da instituição e dos educadores, a fim de fortalecer os vínculos familiares.
  • C) desconstruam a ideia de que o professor tem um papel preponderante no processo de escolarização e socialização de seus alunos.
  • D) resgatem a simplicidade do processo de escolarização, a fim de criar as condições ideais para uma sociedade igualitária.
  • E) contribuam para fortalecer o papel do professor como agente principal do processo de ensino-aprendizagem.

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A alternativa correta é letra E) contribuam para fortalecer o papel do professor como agente principal do processo de ensino-aprendizagem.

Gabarito: Letra E

No diálogo com os educadores, e em respeito às diretrizes curriculares para a Educação Básica, os psicólogos e as psicólogas que atuam junto às instituições escolares podem desenvolver ações que
a)  enfatizem a importância dos aspectos individuais de seus alunos relacionados ao fracasso no aprendizado.

Errado. Os psicólogos devem enfatizar os aspectos globais relacionados ao fracasso na aprendizagem, como os métodos, a escola, o contexto social, não os aspectos individuais.


b)  busquem os determinantes do fracasso escolar nas ações da instituição e dos educadores, a fim de fortalecer os vínculos familiares.

Errado. Os determinantes do fracasso escolar são múltiplos e não é correto focar em apenas um. Além disso, focar apenas nesse fator não há fortalecimento de vínculo familiar.


c)  desconstruam a ideia de que o professor tem um papel preponderante no processo de escolarização e socialização de seus alunos.

Errado. O professor tem um papel muito importante no processo de escolarização e o psicólogo não deve minimizar isso.


d)  resgatem a simplicidade do processo de escolarização, a fim de criar as condições ideais para uma sociedade igualitária.

Errado. Não necessariamente um processo de escolarização simplista é o ideal.


e)  contribuam para fortalecer o papel do professor como agente principal do processo de ensino-aprendizagem.

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra E

113) M.S.V., um menino de 8 anos, está matriculado no segundo ano do ensino fundamental I, tem enfrentado dificuldades de aprendizagem e para permanecer em sala de aula no momento em que sua professora propõe os conteúdos e atividades. Seus pais foram convidados pela escola para diversas reuniões, numa busca de alternativas para situação da criança, o que até o momento mostrou-se ineficaz. A escola solicitou a contribuição da psicóloga escolar e educacional da unidade, para a busca de alternativas para a situação de M.S.V.. Considerando a situação descrita acima e seus conhecimentos prévios sobre o papel da psicóloga escolar e educacional, assinale a alternativa CORRETA sobre uma possível intervenção, neste contexto.

  • A) Desenvolver uma avaliação psicológica abrangente junto ao aluno, com o objetivo de identificar um possível diagnóstico.
  • B) Realizar intervenções individuais com o aluno, tendo como foco o treino de suas habilidades e competências relativas à aprendizagem.
  • C) Avaliar a situação do aluno, envolvendo todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.
  • D) Atuar com o corpo docente da escola, oferecendo capacitações e treinamentos voltados para a compreensão do TDAH.
  • E) Instruir o corpo docente para a elaboração e reformulação do projeto político pedagógico, a fim de sanar as dificuldades educacionais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Avaliar a situação do aluno, envolvendo todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.

 

M.S.V., um menino de 8 anos, está matriculado no segundo ano do ensino fundamental I, tem enfrentado dificuldades de aprendizagem e para permanecer em sala de aula no momento em que sua professora propõe os conteúdos e atividades. Seus pais foram convidados pela escola para diversas reuniões, numa busca de alternativas para situação da criança, o que até o momento mostrou-se ineficaz. A escola solicitou a contribuição da psicóloga escolar e educacional da unidade, para a busca de alternativas para a situação de M.S.V.. Considerando a situação descrita acima e seus conhecimentos prévios sobre o papel da psicóloga escolar e educacional, assinale a alternativa CORRETA sobre uma possível intervenção, neste contexto.

 

A questão pode ser respondida com os textos abaixo:

 

"- Psicólogo especialista em Psicologia Escolar/Educacional Atua no âmbito da educação formal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. Envolve, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem. Nessa tarefa, considera as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema. Em conjunto com a equipe, colabora com o corpo docente e técnico na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais.

 

No âmbito administrativo, contribui na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na realização dos objetivos educacionais. Participa de programas de orientação profissional com a finalidade de contribuir no processo de escolha da profissão e em questões referentes à adaptação do indivíduo ao trabalho. Analisa as características do indivíduo portador de necessidades especiais para orientar a aplicação de programas especiais de ensino. Realiza seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais profissionais da educação. Para isso realiza tarefas como, por exemplo:

 

a) aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser;

 

b) analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais;

 

c) prestar serviços diretos e indiretos aos agentes educacionais, como profissional autônomo, orientando programas de apoio administrativo e educacional;

 

d) desenvolver estudos e analisar as relações homem-ambiente físico, material, social e cultural quanto ao processo ensino-aprendizagem e produtividade educacional;

 

e) desenvolver programas visando a qualidade de vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas;

 

f) implementar programas para desenvolver habilidades básicas para aquisição de conhecimento e o desenvolvimento humano;

 

g) validar e utilizar instrumentos e testes psicológicos adequados e fidedignos para fornecer subsídios para o replanejamento e formulação do plano escolar, ajustes e orientações à equipe escolar e avaliação da eficiência dos programas educacionais;

 

h) pesquisar dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos, visando desenvolver o conhecimento científico."

 

Fonte: "Resolução CFP 013/2007"

 

e

"Este trabalho reflete acerca das implicações paradigmáticas envolvidas na prática do Psicólogo Escolar nos dias de hoje, que tem sido modificada radicalmente ao longo de sua história voltando-se para uma prática relacional, baseada em um pressuposto do ser humano em construção histórica e social. Entretanto, quando este profissional adentra uma instituição educacional, depara-se com inúmeras dificuldades: falta de compreensão de outros profissionais da educação acerca do papel do psicólogo na escola; manutenção de uma prática excludente, individualista (o problema está no aluno ou na sua família), caracterizando um pensamento cartesiano e linear de causalidade.

(...)

É evidente que diante da sua especificidade, ou seja, a de envolver todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem, o Psicólogo Educacional não pode mais compactuar com o antigo paradigma que até então regia toda a nossa prática. Aqui se faz necessário voltar na história e relembrar como nasceu esta especialidade.

(...)

A participação do Psicólogo Educacional está no cotidiano da escola, nas reuniões de conselho de classe, onde poderá estabelecer novas maneiras de olhar os alunos, evitando rótulos, diagnósticos imprecisos e hipóteses únicas. Deverá também participar do processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola."

 

Fonte: "Novos Paradigmas na Prática do Psicólogo Escolar" (Andrada)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  Desenvolver uma avaliação psicológica abrangente junto ao aluno, com o objetivo de identificar um possível diagnóstico.
 

b)  Realizar intervenções individuais com o aluno, tendo como foco o treino de suas habilidades e competências relativas à aprendizagem.


c)  Avaliar a situação do aluno, envolvendo todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.


d)  Atuar com o corpo docente da escola, oferecendo capacitações e treinamentos voltados para a compreensão do TDAH.
 

e)  Instruir o corpo docente para a elaboração e reformulação do projeto político pedagógico, a fim de sanar as dificuldades educacionais.

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114) A escola constitui espaço amplo de socialização que busca favorecer as experiências e a produção de conhecimento para a vida, integrando crianças e jovens às principais redes sociais importantes para sua formação. Contudo, a escola compreendida como instituição que produz e reproduz as contradições da sociedade na qual se insere, nem sempre vem assegurando o exercício de uma cidadania ativa. Além disso, considerando os processos de vida que se constituem no convívio e nas relações, condição para o ensinar e o aprender, percebe-se a importância de trabalhar os conflitos e a violência, que muitas vezes são produzidos nas práticas institucionais.

Avalie as afirmativas a seguir, baseando-se no documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica (2019) edição revisada, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) e publicado Conselho Federal de Psicologia (CFP).

I – A Psicologia Escolar e Educacional almeja um projeto educacional pautado na neutralidade da educação, da valorização e autonomia docente, da escola como espaço privilegiado para reflexões acadêmicas e técnicas, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia na desconstrução de violências, na luta contra o uso de drogas e abandono escolar.

II – Os psicólogos escolar e educacional têm o compromisso com uma atuação que luta pela valorização do trabalho do professor e por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e estigmatização social, e que constitui relações escolares democráticas, que enfrenta os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes.

III – A atuação da psicologia no contexto escolar e educacional deve trabalhar na manutenção de formas hierarquizadas visando ao bem da rotina escolar, inserindo-se de forma a contribuir para o cotidiano, respeitando os modos tradicionais de funcionamento escolar e adicionando um espaço de escuta para a comunidade escolar.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A) I e II, apenas.
  • B) II, apenas.
  • C) II e III, apenas.
  • D) III, apenas.
  • E) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) II, apenas.

Gabarito: Letra B

 

I - A Psicologia Escolar e Educacional almeja um projeto educacional pautado na neutralidade da educação, da valorização e autonomia docente, da escola como espaço privilegiado para reflexões acadêmicas e técnicas, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia na desconstrução de violências, na luta contra o uso de drogas e abandono escolar.

 Errado. A psicologia escolar e educacional entende que não é possível uma educação completamente neutra.

 

II - Os psicólogos escolar e educacional têm o compromisso com uma atuação que luta pela valorização do trabalho do professor e por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e estigmatização social, e que constitui relações escolares democráticas, que enfrenta os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes.

Certo!

“Neste mesmo sentido, a Psicologia assumindo um compromisso ético, a partir da construção de um conhecimento científico também crítico, visa trazer contribuições para as diversas questões que afetam as relações e as dinâmicas de vida das pessoas, numa perspectiva de promoção de direitos e de democratização da sociedade, visando romper com processos de exclusão social, de discriminação, de violência, de intolerância e de desigualdade. Almeja, assim um projeto educacional que vise a coletivizar as práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho do professor e constitua relações escolares democráticas, que enfrente os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes; que lute por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos e todas, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e estigmatização social (CFP, 2019, p. 26)” 

 

III - A atuação da psicologia no contexto escolar e educacional deve trabalhar na manutenção de formas hierarquizadas visando ao bem da rotina escolar, inserindo-se de forma a contribuir para o cotidiano, respeitando os modos tradicionais de funcionamento escolar e adicionando um espaço de escuta para a comunidade escolar.

 Errado. A psicologia escolar e educacional busca uma organização horizontal das escolas.

 

Nosso gabarito é Letra B

115) Ao participar do cotidiano do processo educativo, o psicólogo está junto às equipes colaborando para que os conhecimentos e as práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo, no qual ele está incluído. Esse processo permite o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de diferentes possibilidades de intervenção. Sobre as possibilidades de intervenção, a partir de Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, produzida pelo CFP, avalie as afirmativas a seguir.

I – Os psicólogos, em diálogo com os educadores, podem desenvolver ações que contribuem para uma compreensão dos elementos constituintes dos processos de ensino e aprendizagem em suas dimensões subjetivas e objetivas, coletivas e singulares.

II – Os psicólogos podem desenvolver ações que buscam o enfrentamento de situações naturalizadas no contexto escolar, superando a apologia à violência e ao uso de drogas, que, em algumas regiões críticas do país, são as escolhas de estudantes e seus familiares, deixando a escola e as suas possibilidades de lado, contribuindo para a evasão escolar.

III – O psicólogo pode refletir com os pais, os familiares ou os responsáveis sobre o papel social da escola e da família, assim como sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos; pois, frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem.

IV – Os psicólogos devem realizar a avaliação das dificuldades no processo de escolarização, identificando o aluno e aquilo que o aluno não consegue realizar, e centrar-se no aluno, para melhor seleção e utilização da escuta psicológica e de outras técnicas, de forma que o fracasso escolar do estudante seja superado.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A) I e III, apenas.
  • B) II e III, apenas.
  • C) I, II e III, apenas.
  • D) I e IV, apenas.
  • E) II, III e IV, apenas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) I e III, apenas.

Gabarito: Letra A

 Sobre as possibilidades de intervenção, a partir de Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, produzida pelo CFP, avalie as afirmativas a seguir.

 

I - Os psicólogos, em diálogo com os educadores, podem desenvolver ações que contribuem para uma compreensão dos elementos constituintes dos processos de ensino e aprendizagem em suas dimensões subjetivas e objetivas, coletivas e singulares.

Certo!

“No diálogo com os educadores, as(os) psicólogas(os) podem desenvolver ações que contribuam para uma compreensão dos elementos constituintes dos processos de ensino e aprendizagem em suas dimensões subjetivas e objetivas, coletivas e singulares. As(os) psicólogas(os) podem desenvolver ações que busquem o enfrentamento de situações naturalizadas no contexto escolar, superando explicações que culpabilizam ora estudantes, ora familiares, ora professores. Poderá contribuir, portanto, como mediador fortalecendo o papel do professor como agente principal do processo de ensino e aprendizagem (FACCI, 2004). O importante é estabelecer parcerias com os professores, valorizando o trabalho docente.” 

 

II - Os psicólogos podem desenvolver ações que buscam o enfrentamento de situações naturalizadas no contexto escolar, superando a apologia à violência e ao uso de drogas, que, em algumas regiões críticas do país, são as escolhas de estudantes e seus familiares, deixando a escola e as suas possibilidades de lado, contribuindo para a evasão escolar.

Errado. O psicólogo deve buscar superar explicações que culpabilizam ora estudantes, ora familiares, ora professores.

“No diálogo com os educadores, as(os) psicólogas(os) podem desenvolver ações que contribuam para uma compreensão dos elementos constituintes dos processos de ensino e aprendizagem em suas dimensões subjetivas e objetivas, coletivas e singulares. As(os) psicólogas(os) podem desenvolver ações que busquem o enfrentamento de situações naturalizadas no contexto escolar, superando explicações que culpabilizam ora estudantes, ora familiares, ora professores. Poderá contribuir, portanto, como mediador fortalecendo o papel do professor como agente principal do processo de ensino e aprendizagem (FACCI, 2004). O importante é estabelecer parcerias com os professores, valorizando o trabalho docente” 

 

III - O psicólogo pode refletir com os pais, os familiares ou os responsáveis sobre o papel social da escola e da família, assim como sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos; pois, frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem.

Certo!

“Com pais, familiares ou responsáveis, a(o) psicóloga(o) pode refletir sobre o papel social da escola e da família, assim como sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos. Frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática compartilhada que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem.” 

 

IV - Os psicólogos devem realizar a avaliação das dificuldades no processo de escolarização, identificando o aluno e aquilo que o aluno não consegue realizar, e centrar-se no aluno, para melhor seleção e utilização da escuta psicológica e de outras técnicas, de forma que o fracasso escolar do estudante seja superado.

Errado. O fracasso escolar e as dificuldades devem ser encarados de forma global, não focalizando no aluno com dificuldades.

 

Nosso gabarito é Letra A

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116) Sobre o trabalho do psicólogo e a educação inclusiva, assinale a alternativa CORRETA.

  • A) O psicólogo é responsável apenas por encaminhar o estudante para a avaliação especializada, visando ao fechamento do diagnóstico e, após a avaliação, com diagnóstico e laudo completos, realizar a sua inserção em classe especial.
  • B) A promoção de discussões coletivas a respeito do processo de atendimento escolar do aluno com deficiência, em que seja garantido o direito de pertencimento do estudante com deficiência à escola especial, garante a estimulação necessária, garantida em lei.
  • C) As ações de responsabilidade do profissional de psicologia são: participar na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência, como os Centros de Atenção Psicossocial, realizar o atendimento preventivo para evitar surtos dentro do ambiente escolar e garantir que o estudante seja incluído em classe especial, de forma a não ficar vulnerável em classe regular.
  • D) O psicólogo, em seu trabalho, focaliza a força que o estudante possui para criar condições para o enfrentamento de sua deficiência e a expansão de seus limites, tendo como objetivo buscar uma posição social mais valorizada pela sua comunidade.
  • E) O psicólogo deve estar inserido em contextos educativos e desenvolver grupos de trabalhos com professores, estudantes, familiares, equipe técnica, gestores e funcionários possibilitando que a temática das limitações dos estudantes seja ressaltada, para que a comunidade escolar nivele as suas expectativas em relação à produção do estudante com necessidade educacional especial.

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A alternativa correta é letra D) O psicólogo, em seu trabalho, focaliza a força que o estudante possui para criar condições para o enfrentamento de sua deficiência e a expansão de seus limites, tendo como objetivo buscar uma posição social mais valorizada pela sua comunidade.

Gabarito: Letra D

Sobre o trabalho do psicólogo e a educação inclusiva, assinale a alternativa CORRETA.
a)  O psicólogo é responsável apenas por encaminhar o estudante para a avaliação especializada, visando ao fechamento do diagnóstico e, após a avaliação, com diagnóstico e laudo completos, realizar a sua inserção em classe especial.

Errado. O trabalho do psicólogo vai muito além do mero encaminhamento.


b)  A promoção de discussões coletivas a respeito do processo de atendimento escolar do aluno com deficiência, em que seja garantido o direito de pertencimento do estudante com deficiência à escola especial, garante a estimulação necessária, garantida em lei.

Errado. Essas ações, isoladas, não garantem a estimulação necessária.


c)  As ações de responsabilidade do profissional de psicologia são: participar na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência, como os Centros de Atenção Psicossocial, realizar o atendimento preventivo para evitar surtos dentro do ambiente escolar e garantir que o estudante seja incluído em classe especial, de forma a não ficar vulnerável em classe regular.
d)  O psicólogo, em seu trabalho, focaliza a força que o estudante possui para criar condições para o enfrentamento de sua deficiência e a expansão de seus limites, tendo como objetivo buscar uma posição social mais valorizada pela sua comunidade.

Certo!

“O trabalho da (o) psicóloga (o) com a temática do preconceito e a promoção de discussões coletivas a respeito do processo de inclusão escolar, em que seja garantido o direito de pertencimento do estudante com deficiência à escola regular, pode promover condições para que a relação social entre o estudante com deficiência e o ambiente escolar promovam situações desafiadoras que “empurram a criança para a via da compensação” no sentido de desenvolver potencialidades que auxiliem na superação da deficiência, conforme anuncia Vygotski (1997, p.106). Dessa forma, em seu trabalho, a (o) psicóloga (o) focalizará a força que esse estudante possui para criar condições para o enfrentamento de sua deficiência e expansão de seus limites, que tem como objetivo buscar uma posição social mais valorizada pela sua comunidade”


e)  O psicólogo deve estar inserido em contextos educativos e desenvolver grupos de trabalhos com professores, estudantes, familiares, equipe técnica, gestores e funcionários possibilitando que a temática das limitações dos estudantes seja ressaltada, para que a comunidade escolar nivele as suas expectativas em relação à produção do estudante com necessidade educacional especial.

Errado. Não deve haver um nivelamento de expectativas, e sim uma promoção da educação inclusiva.

 

Nosso gabarito é Letra D

117) Um adolescente, do sexto ano do ensino fundamental, é considerado muito agressivo com os colegas, dá socos e chutes, e assedia as garotas. A escola relata que a mãe, durante uma advertência do estudante na escola, ameaçou punir o filho, que gritava e chorava pedindo socorro. Certo dia os estudantes promoveram um festival de dança, e o estudante em questão, no jogo musical com os seus pares, apresentava um outro território existencial diverso do protagonista de conflitos. A equipe gestora e o grupo de professores interromperam a festa. A gestão da escola argumentou que poderia haver uso e possível tráfico de drogas durante a festividade, o que levou ao cancelamento do festival.

Segundo Vicentin & Gramkow (2018), essa cena evoca

  • A) a necessidade de a escola agir preventivamente e colocar limites para que se controle atitudes rebeldes e contestadoras por parte de adolescentes indisciplinados.
  • B) a constatação de que o agir agressivo do aluno é uma forma dele chamar a atenção sobre seus conflitos e sofrimento emocional.
  • C) a possibilidade de o adolescente apresentar transtorno de conduta ou de oposição, sendo necessário o encaminhamento para avaliação psiquiátrica.
  • D) a importância de a escola solicitar ajuda profissional para que possa ser orientada quanto a melhor atitude a ser adotada no contexto atual do adolescente.
  • E) a desqualificação da potência participativa dos jovens e a dificuldade de sustentação do conflito por parte da gestão escolar.

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A alternativa correta é letra E) a desqualificação da potência participativa dos jovens e a dificuldade de sustentação do conflito por parte da gestão escolar.

 

Segundo Vicentin & Gramkow (2018), essa cena evoca

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O conflito pede acolhida e a coragem de sua sustentação

 

'O adolescente que convoca o NAAPA para atuar na cena da unidade educacional é do sexto ano do Ensino Fundamental. Considerado muito agressivo com os colegas, dá socos e chutes, e assedia as garotas. A escola relata que a mãe, durante uma advertência do estudante na escola, ao ser convocada a participar, ameaçou punir o filho, que gritava e chorava pedindo socorro. O NAAPA, em seu movimento inicial de rastreamento do conflito, realizou uma primeira ação de observação do processo de socialização do estudante. Ao chegarem à escola, surpreendentemente se depararam com um festival de dança. Nesse cotidiano escolar, nota-se a aposta na dimensão participativa dos estudantes que promoveram um festival de dança; e o estudante em questão, no jogo musical com os seus pares, apresentava um outro território existencial diverso daquele enunciado em seu relatório, o do protagonista de conflitos. A despeito desse investimento presenciado pela equipe do NAAPA, que conforma outras possibilidades de acolhimento dos modos juvenis, a equipe, durante a observação das práticas escolares, também testemunhou o sufocamento dessa abertura quando a equipe gestora e o grupo de professores interromperam a festa. A gestão da escola argumentou que consideraram haver uso e possível tráfico de drogas durante a festividade, o que seria a motivação para o cancelamento do festival. Os adultos não suportaram a intensidade e a imprevisibilidade do evento e suspenderam a invenção promovida pelos jovens, que passaram a ser tratados sob o crivo da “indisciplina”. Essa cena evoca a desqualificação da potência participativa dos jovens e a dificuldade da sustentação do conflito. Nesse contexto, o agir agressivo do aluno não pôde ser contornado com os sentidos do pertencimento, do enigma ou mesmo de uma demanda amorosa e a violência pôde ocupar o lugar do conflito.'"

 

Fonte: "Pistas para um Agir Criançável nas Experiências de Conflito" (Vicentin e Grankow)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.

 

As outras alternativas são criações da banca e não fazem parte do texto utilizado como referência.


a)  a necessidade de a escola agir preventivamente e colocar limites para que se controle atitudes rebeldes e contestadoras por parte de adolescentes indisciplinados.


b)  a constatação de que o agir agressivo do aluno é uma forma dele chamar a atenção sobre seus conflitos e sofrimento emocional.


c)  a possibilidade de o adolescente apresentar transtorno de conduta ou de oposição, sendo necessário o encaminhamento para avaliação psiquiátrica.


d)  a importância de a escola solicitar ajuda profissional para que possa ser orientada quanto a melhor atitude a ser adotada no contexto atual do adolescente.


e)  a desqualificação da potência participativa dos jovens e a dificuldade de sustentação do conflito por parte da gestão escolar.

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118) Considere uma situação hipotética em que várias alunas de uma determinada escola tiveram suas redes sociais invadidas com fotos modificadas e sexualizadas, além de receberem ameaças acerca da divulgação delas na internet. Infelizmente, algumas dessas jovens chegaram a tentar suicídio, até que uma delas realizou de imediato os prints das fotos encaminhadas, rastreou os contatos do agressor, identificou uma rede de meninos “INCEL”, todos os alunos do mesmo colégio e buscou a direção da escola para que providências fossem tomadas. Sendo esse tipo de violência classificada no Código Penal Brasileiro e todos os envolvidos menores de idade, é verdadeiro afirmar que a expulsão da escola de todos os agressores envolvidos pode ser compreendida como pena máxima a ser aplicada a esses jovens.

  • A) Certo
  • B) Errado
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B) Errado

A resposta correta é a letra B) Errado. Isso porque a expulsão da escola não pode ser considerada como pena máxima para os jovens agressores envolvidos. Embora a violência seja classificada no Código Penal Brasileiro, é importante lembrar que os envolvidos são menores de idade.

Além disso, a expulsão da escola pode ter consequências negativas para os alunos envolvidos, como a perda de oportunidades educacionais e o aumento do risco de exclusão social. Em vez disso, é necessário adotar medidas educacionais e de apoio para ajudar os jovens a compreenderem as consequências de suas ações e a desenvolverem habilidades sociais e emocionais saudáveis.

É importante lembrar que a escola deve ser um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos, e que a punição não deve ser a única resposta para lidar com comportamentos problemáticos. Em vez disso, é necessário abordar as causas subjacentes do problema e trabalhar em conjunto com os alunos, pais e profissionais de educação para desenvolver estratégias de prevenção e intervenção eficazes.

Portanto, é errado afirmar que a expulsão da escola pode ser considerada como pena máxima para os jovens agressores envolvidos. Em vez disso, é necessário adotar uma abordagem mais holística e educacional para lidar com esses casos.

119) As técnicas de diagnóstico psicopedagógico enquadradas dentro de um Modelo Sistêmico submetem o sujeito a uma integração com o sistema social, no qual este último se constitui na força desencadeadora da sintomatologia “fracasso escolar”, eliminando assim a visão subjetivista do processo ensino-aprendizagem. Essa abordagem utiliza-se da Teoria Pichoniana, que engloba, a partir das relações vinculares, a Epistemologia Genética de Jean Piaget, a Psicologia Social e a Psicanálise. Se tratando da base Psicanalítica para uso do educador, tem-se como exemplos de ferramentas: a hora “psicopedagógica” do jogo; Inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil; técnica psicopedagógica dos rabiscos; técnica do “eu” ideal e real; coleção papel de cartas.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A resposta correta é B) Errado

A afirmação de que as técnicas de diagnóstico psicopedagógico enquadradas dentro de um Modelo Sistêmico submetem o sujeito a uma integração com o sistema social, no qual este último se constitui na força desencadeadora da sintomatologia "fracasso escolar", eliminando assim a visão subjetivista do processo ensino-aprendizagem, não é verdadeira.

Isso porque o Modelo Sistêmico não elimina a visão subjetivista, mas sim considera a interação entre os fatores individuais e sociais no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a Teoria Pichoniana, que engloba as relações vinculares, a Epistemologia Genética de Jean Piaget, a Psicologia Social e a Psicanálise, não é utilizada para eliminar a visão subjetivista, mas sim para compreender a complexidade do processo de ensino-aprendizagem.

As ferramentas psicanalíticas mencionadas, como a hora "psicopedagógica" do jogo, Inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil, técnica psicopedagógica dos rabiscos, técnica do "eu" ideal e real e coleta papel de cartas, são utilizadas para entender a criança em seu contexto social e individual, e não para eliminar a visão subjetivista.

Portanto, a afirmação inicial é incorreta, e a resposta correta é B) Errado.

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120) Na perspectiva de muitos profissionais, o bullying sofrido por agressores responsáveis por ataques violentos às escolas brasileiras em 2023 é uma das causas motivadoras desses ataques.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

Na perspectiva de muitos profissionais, o bullying sofrido por agressores responsáveis por ataques violentos nas escolas brasileiras em 2023 é uma das causas motivadoras desses ataques. Isso ocorre porque o bullying pode gerar sentimentos de raiva, frustração e impotência nos agressores, que, posteriormente, podem ser canalizados em comportamentos violentos.

Além disso, o bullying também pode levar os agressores a desenvolverem uma mentalidade de vitimização, na qual eles se sentem justificados em cometer atos de violência como uma forma de retaliar contra as supostas injustiças que sofreram. Isso pode criar um ciclo de violência que se perpetua nas escolas.

Além disso, o bullying também pode ter um efeito negativo sobre a autoestima e a confiança dos alunos, tornando-os mais propensos a se tornarem agressores. Isso ocorre porque o bullying pode criar um ambiente de medo e intimação, no qual os alunos se sentem pressionados a se adaptar a um padrão de comportamento agressivo para se protegerem.

Portanto, é fundamental que as escolas brasileiras implementem programas de prevenção e combate ao bullying, visando a criar um ambiente mais seguro e respeitoso para todos os alunos. Isso pode incluir a implementação de políticas de tolerância zero ao bullying, a formação de professores e funcionários sobre como lidar com o bullying, e o estabelecimento de programas de apoio aos alunos vítimas de bullying.

Além disso, também é importante que os pais e os responsáveis sejam envolvidos no combate ao bullying, trabalhando em conjunto com as escolas para identificar e prevenir os casos de bullying. Isso pode incluir a realização de workshops e palestras sobre o tema, assim como a criação de canais de comunicação abertos para que os alunos possam reportar casos de bullying.

Em resumo, o bullying sofrido por agressores responsáveis por ataques violentos nas escolas brasileiras em 2023 é uma das causas motivadoras desses ataques. É fundamental que as escolas e as famílias trabalhem juntas para prevenir e combater o bullying, visando a criar um ambiente mais seguro e respeitoso para todos os alunos.

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