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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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131) Foi solicitado ao(à) psicólogo(a) da escola que elaborasse um relatório para a direção, após o seu trabalho junto às crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, em seu período de acompanhamento. Considerando os cuidados éticos na emissão de um relatório psicológico, acerca do documento, assinale a alternativa correta.

  • A) Deve registrar de forma objetiva e sucinta informações sobre a prestação de serviços, apresentando conclusões embasadas cientificamente, com detalhamento dos atendimentos, horários e período.
  • B) Refere-se à análise das condições psicológicas dos atendidos, a partir da avaliação psicológica, restringindo-se a atestar as condições em um dado momento, de acordo com a informação solicitada.
  • C) Deve conter as informações do processo de avaliação psicológica, relacionadas à demanda, e relatar o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico e as orientações e / ou sugestões para um projeto terapêutico.
  • D) Deve conter as informações referentes ao processo, com descrição da demanda, os procedimentos, análise e conclusões e / ou recomendações, respeitando-se o sigilo ético e considerando ainda a natureza dinâmica e não cristalizada do objeto de estudo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Deve conter as informações referentes ao processo, com descrição da demanda, os procedimentos, análise e conclusões e / ou recomendações, respeitando-se o sigilo ético e considerando ainda a natureza dinâmica e não cristalizada do objeto de estudo.

 

Foi solicitado ao(à) psicólogo(a) da escola que elaborasse um relatório para a direção, após o seu trabalho junto às crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, em seu período de acompanhamento. Considerando os cuidados éticos na emissão de um relatório psicológico, acerca do documento, assinale a alternativa correta.

 
 

Aluno, que tal compreendermos um pouco sobre o assunto para então analisarmos as alternativas? Para isso considere a análise dessa questão dividida em duas partes:

1) Resolução CFP N.º 006/2019: modalidades de documentos psicológicos

2) Análise das alternativas

 
 

1) Resolução CFP N.º 006/2019: modalidades de documentos psicológicos

 

Sobre o assunto trazido por este tópico 1, considere os destaques a seguir:

 
  • As modalidades de documento previstas na Resolução CFP N.º 006/2019 são: Declaração, Atestado, Relatório Psicológico, Relatório Multiprofissional, Laudo Psicológico e Parecer Psicológico. Cada modalidade possui objetivos específicos, conforme descrito na Resolução, e estes devem ser de conhecimento da(o) profissional. 
 
  • Anteriormente (na Resolução 07/2003) o Relatório Psicológico era tido como documento decorrente de avaliação Psicológica, pois era sinônimo de Laudo.  A partir da nova resolução, o relatório não é mais considerado como documento decorrente de avaliação psicológica;
 
  • A Resolução CFP N.º 006/2019 também procurou distinguir os documentos que seriam provenientes de avaliação psicológica de outros relativos às demais formas de atuação, assim tem-se:

   

  1. Atestado e Laudo Psicológico: são explicitamente reconhecidos na atual Resolução como documentos provenientes de avaliação psicológica;
 
  1. Relatório e Parecer Psicológico: documentos relativos a demais formas de atuação;
 
  1. Declaração: um documento que pode ser emitido nas diversas áreas de atuação. Na Resolução anterior estava expresso que não deveria ser feito o registro de sintomas situações ou estados psicológicos no documento de Declaração, com o advento da atual Resolução houve uma radicalização na orientação, agora, tal ação é vedada.
 
 

2) Análise das alternativas

   

a)  Deve registrar de forma objetiva e sucinta informações sobre a prestação de serviços, apresentando conclusões embasadas cientificamente, com detalhamento dos atendimentos, horários e período.

Incorreta. Corrigindo: o registro objetivo e sucinto refere-se ao documento Declaração. Confira o que menciona a Resolução nº 6/2019:

Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização”

 

b)  Refere-se à análise das condições psicológicas dos atendidos, a partir da avaliação psicológica, restringindo-se a atestar as condições em um dado momento, de acordo com a informação solicitada.

Incorreta. Corrigindo: o documento onde se registra as condições psicológicas dos atendidos é o Atestado Psicológico, confira

“Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.”

 

c)  Deve conter as informações do processo de avaliação psicológica, relacionadas à demanda, e relatar o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico e as orientações e / ou sugestões para um projeto terapêutico.

Incorreta. Corrigindo: leiamos o que preconiza a Resolução nº 6/2019:

“O laudo psicológico deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico.”

 

d)  Deve conter as informações referentes ao processo, com descrição da demanda, os procedimentos, análise e conclusões e / ou recomendações, respeitando-se o sigilo ético e considerando ainda a natureza dinâmica e não cristalizada do objeto de estudo.

Correta. Sobre o Relatório Psicológico, a Resolução nº 6/2019 menciona:

“O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações. [...] a(o) psicóloga(o) autora(or) do relatório deve descrever suas conclusões, a partir do que foi relatado na análise, considerando a natureza dinâmica e não cristalizada do seu objeto de estudo.”

 

_______________

Fonte consultada:

¹ https://bit.ly/3HT4nr3

 

² https://bit.ly/3HOa2ip

 

Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH

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132) Em uma reunião de equipe pedagógica, a professora trouxe para discussão o caso de dois alunos de sua classe, que não prestam atenção na aula, brigam constantemente, são dispersos e não conseguem terminar as tarefas. Assim, expôs sua suspeita de um transtorno de déficit de atenção, a ser melhor pesquisado. Nesse sentido, são alterações de atenção que podem ocorrer no transtorno de déficit de atenção:

  • A) Atenção ou vigilância excessiva e desregulada, demonstrando alterações no controle executivo (funções frontais), na memória de trabalho e na seleção de respostas.
  • B) Dificuldades de concentração e atenção, somadas a alterações de humor, apresentando, às vezes, diminuição da atenção voluntária e aumento da atenção espontânea.
  • C) Dificuldade importante em prestar atenção a estímulos internos e externos, bem como relutância em controlar comportamentos e impulsos.
  • D) Prejuízo relacionado à filtragem de estímulos, apresentando dificuldade em anular adequadamente os estímulos sensoriais irrelevantes, e uma forte tendência à distraibilidade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra C) Dificuldade importante em prestar atenção aos estímulos internos e externos, bem como relutância em controlar comportamentos e impulsos.

Essa alternativa é correta porque o transtorno de déficit de atenção (TDAH) caracteriza-se por dificuldades em prestar atenção aos estímulos internos e externos, como por exemplo, sons, visões, pensamentos, sentimentos e sensações. Além disso, as pessoas com TDAH também podem apresentar dificuldade em controlar seus comportamentos e impulsos, o que pode levar a problemas em seu desempenho acadêmico, social e profissional.

É importante notar que as outras alternativas também podem ser características do TDAH, mas não são tão centrais para o transtorno quanto a dificuldade em prestar atenção aos estímulos internos e externos. A alternativa A, por exemplo, refere-se à atenção ou vigilância excessiva e desregulada, que pode ser uma característica do TDAH, mas não é tão essencial para o transtorno quanto a dificuldade em prestar atenção.

Já a alternativa B refere-se a dificuldades de concentração e atenção, somadas a alterações de humor, o que também pode ser característico do TDAH. No entanto, essas dificuldades são mais relacionadas às consequências do TDAH do que à sua característica central.

A alternativa D refere-se ao prejuízo relacionado à filtragem de estímulos, apresentando dificuldade em anular adequadamente os estímulos sensoriais irrelevantes, e uma forte tendência à distraibilidade. Embora isso também seja característico do TDAH, não é tão essencial para o transtorno quanto a dificuldade em prestar atenção aos estímulos internos e externos.

133) O(a) psicólogo(a) de uma escola foi convidado a participar da elaboração e desenvolvimento do Projeto Político- Pedagógico para o próximo período escolar, contribuindo com os seus conhecimentos técnicos e sua visão crítica. Nesse sentido e com base no compromisso profissional para a transformação dos processos educativos, não é da competência do(a) psicólogo(a)

  • A) participar de forma proativa para otimizar o processo educativo, explorando as dinâmicas da comunidade e da escola por meio de ações e reflexões da realidade vivida, de forma que criem possibilidades de intervenções que gerem transformações.
  • B) propor o desenvolvimento de um modelo clínico- terapêutico com foco na melhoria da qualidade do atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem e que apresentem problemas de comportamento.
  • C) propor um projeto de promoção da saúde mental na escola, a partir de rastreio universal dos alunos do Ensino Fundamental com foco na identificação precoce de riscos para problemas de saúde mental no início do desenvolvimento infantil.
  • D) propor um programa de treinamento e desenvolvimento da equipe de professores da escola, com foco em conhecimentos, habilidades e atitudes, envolvendo comunicação interpessoal, manejo das situações de conflitos e outros temas demandados pela equipe.

FAZER COMENTÁRIO

A

A resposta correta é a letra B) propor o desenvolvimento de um modelo clínico-terapêutico com foco na melhoria da qualidade do atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem e que apresentem problemas de comportamento.

Isso porque, psicólogo escolar tem como objetivo principal contribuir para a transformação dos processos educativos, visando à melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado. Nesse sentido, a proposta de um modelo clínico-terapêutico se justifica por ser uma abordagem que busca compreender as necessidades específicas dos alunos com dificuldades de aprendizagem e comportamento, fornecendo apoio individualizado e personalizado.

Além disso, a implementação de um modelo clínico-terapêutico pode contribuir para a identificação precoce de problemas de saúde mental, permitindo uma intervenção mais eficaz e precoce. Isso pode ser feito por meio de avaliações e intervenções personalizadas, que considerem as necessidades específicas de cada aluno.

Portanto, a proposta de um modelo clínico-terapêutico é a mais adequada, pois se alinha com o objetivo do psicólogo escolar de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado, e se justifica pela necessidade de uma abordagem personalizada e individualizada para os alunos com dificuldades de aprendizagem e comportamento.

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134) Ao que se refere a atuação e do que se ocupa o(a) psicólogo escolar e educacional, considere as afirmativas FALSAS e VERDADEIRAS e responda:

(   ) A Psicologia Escolar e da Aprendizagem é uma disciplina que se concentra unicamente nas questões do desenvolvimento infantil.

(   ) O principal objetivo da Psicologia Escolar é o diagnóstico e tratamento de transtornos de aprendizagem.

(   ) A Psicologia Escolar e Educacional se ocupa, a princípio, do sujeito individual, para em seguida dar atenção à rede escolar e suas possíveis intervenções.

(   ) A Psicologia Escolar e da Aprendizagem busca compreender como a interação entre o ambiente escolar, contexto social, família e características individuais que afetam o processo de ensino-aprendizagem.

(   ) A postura do(a) psicólogo(a) escolar diante de queixa escolar é o acolhimento individual com um processo de avaliação similar à clínica ao passo de quantos encontros forem necessários.

Assinale a alternativa correta:

  • A) F, F, F, V, F.
  • B) F, F, F, V, V.
  • C) V, V, V, V, V.
  • D) V, F, V, V, F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) F, F, F, V, F.

Gabarito: Letra A

Ao que se refere a atuação e do que se ocupa o(a) psicólogo escolar e educacional, considere as afirmativas FALSAS e VERDADEIRAS e responda:


(F) A Psicologia Escolar e da Aprendizagem é uma disciplina que se concentra unicamente nas questões do desenvolvimento infantil.

Falso. A psicologia Escolar e da Aprendizagem estuda aspectos relacionados ao aprender em qualquer fase da vida.


(F ) O principal objetivo da Psicologia Escolar é o diagnóstico e tratamento de transtornos de aprendizagem.

Falso. Esse não é o principal objetivo da psicologia escolar, é uma visão patologizante que está sendo superada. O principal objetivo é estimular o aprendizado.


(F) A Psicologia Escolar e Educacional se ocupa, a princípio, do sujeito individual, para em seguida dar atenção à rede escolar e suas possíveis intervenções.

Falso. As questões coletivas são mais relevantes que as questões individuais.


(V) A Psicologia Escolar e da Aprendizagem busca compreender como a interação entre o ambiente escolar, contexto social, família e características individuais que afetam o processo de ensino-aprendizagem.

Verdadeiro!


F) A postura do(a) psicólogo(a) escolar diante de queixa escolar é o acolhimento individual com um processo de avaliação similar à clínica ao passo de quantos encontros forem necessários.

Falso. A psicologia escolar não faz o mesmo que a psicologia clínica, são áreas distintas do conhecimento com atuação própria.

 

Nosso gabarito é Letra A

135) Mais conhecido pelas suas pesquisas básicas acerca dos processos de aprendizagem, em diversos momentos de sua obra, B. F. Skinner refletiu sobre as implicações de seus achados no contexto escolar. O autor chegou afirmar que, “quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida”. Com base na perspectiva analítico-comportamental de educação, é correto afirmar:

  • A) A aprendizagem deveria acontecer a partir do contato direto com as contingências, de modo que instituições como a escola poderiam ser consideradas desnecessárias para o desenvolvimento humano.

  • B) Um dos problemas do contexto escolar é o uso excessivo de contingências arbitrárias, como notas e prêmios, enquanto o aprendiz deveria ser colocado em situações de contato direto com o produto de sua ação.

  • C) Processos como motivação e estados emocionais são considerados eventos privados, logo, não devem ser inseridos na análise funcional dos comportamentos observáveis, foco da aprendizagem.

  • D) Procedimentos de ensino deveriam ser desenvolvidos a partir de evidências de eficácia no controle do comportamento, de modo a direcionar a modelagem de um repertório de acordo com os interesses docentes.

  • E) O planejamento de práticas de sala de aula é considerado essencial para que esta possa ser administrada com o rigor de controle de variáveis obtido em situação de laboratório, de modo a garantir a eficácia dos processos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Um dos problemas do contexto escolar é o uso excessivo de contingências arbitrárias, como notas e prêmios, enquanto o aprendiz deveria ser colocado em situações de contato direto com o produto de sua ação.

Gabarito: Letra B

Com base na perspectiva analítico-comportamental de educação, é correto afirmar:

a)  A aprendizagem deveria acontecer a partir do contato direto com as contingências, de modo que instituições como a escola poderiam ser consideradas desnecessárias para o desenvolvimento humano.

Errado. A escola pode arranjar as contingências de forma a guiar o comportamento com os alunos.

“ensinar, para Skinner (1968/2003), "(...) é o arranjo das contingências de reforçamento sob as quais os alunos aprendem (p. 64), isto é, o comportamento dos alunos muda na direção desejada. Preocupar-se com o método de ensino é, então, focar no arranjo dessas contingências: para Skinner, a melhor maneira de arranjar contingências é através do planejamento do material de ensino. O método proposto por Skinner, a instrução programada, partia desse pressuposto (Skinner, 1968/2003 ).”

 

b)  Um dos problemas do contexto escolar é o uso excessivo de contingências arbitrárias, como notas e prêmios, enquanto o aprendiz deveria ser colocado em situações de contato direto com o produto de sua ação.

Certo. Com essas contingências arbitrárias, o aluno não se motiva pela aprendizagem em si, seu esforço vem apenas para evitar notas baixas ou outros tipos de punições.

“De acordo com o autor, as contingências estabelecidas na rotina escolar são em sua grande maioria para controle coercitivo. O estudante se engaja em atividades principalmente para fugir de punições (que no passado aconteciam através de castigos físicos, mas que na atualidade se mantém em práticas como humilhação, notas baixas e reprovação). O uso excessivo de controle aversivo em detrimento de reforçamento positivo também se evidencia na falta de sentido que permeia a aprendizagem de conteúdos escolares. O estudante não sabe o porquê deve aprender tudo aquilo e dificilmente relata encontrar sentido para todo esforço que faz.”
 

c)  Processos como motivação e estados emocionais são considerados eventos privados, logo, não devem ser inseridos na análise funcional dos comportamentos observáveis, foco da aprendizagem.

Errado. A motivação e os estados emocionais são, sim, inseridos na análise funcional dos comportamentos, e são de grande relevância para a aprendizagem.

“Seguindo o percurso de Watson, Skinner iniciou sua carreira estudando o reflexo (cf. Skinner, 1931/1961), mas já no início desse estudo apareceram as marcas de seu projeto. Interessava-o não simplesmente a possibilidade do condicionamento, ou sua suficiência para explicar a aprendizagem, mas principalmente a variabilidade do reflexo (cf. Sério, 1990; Skinner, 1938). Skinner buscava as "leis da variabilidade", o que, de certa forma, já começava a afastá-lo da lógica mecanicista, mesmo tomando o reflexo como objeto de estudos. As relações estímulo antecedente-resposta, no lugar de relações invariáveis, passaram a ser vistas como dependentes de "terceiras variáveis", inicialmente formuladas com a referência ao condicionamento, ao drive (motivação) e à emoção, conceitos com os quais Skinner (1987a) alega que estaria ainda abordando condições ambientais externas ao organismo.”

 

d)  Procedimentos de ensino deveriam ser desenvolvidos a partir de evidências de eficácia no controle do comportamento, de modo a direcionar a modelagem de um repertório de acordo com os interesses docentes.

Errado. A educação não é um instrumento para servir aos interesses dos professores.

 

e)  O planejamento de práticas de sala de aula é considerado essencial para que esta possa ser administrada com o rigor de controle de variáveis obtido em situação de laboratório, de modo a garantir a eficácia dos processos.

Errado. A sala de aula envolve diversas variáveis que não são passíveis de controle como em contexto laboratorial, e portanto esse rigor não é objetivado.

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Referência

Tourinho, Emmanuel Zagury. (2011). Notas sobre o Behaviorismo de ontem e de hoje. Psicologia: Reflexão e Crítica24(1), 186-194. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100022

Reflexões de B. F. Skinner sobre Educação e contribuições para a Psicologia Escolar. Disponível em: https://boletimcontexto.wordpress.com/2017/12/01/reflexoes-de-skinner-sobre-educacao/

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136) Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

  • A) Para reduzir a evasão deve-se, dentre outros fatores, garantir a acessibilidade física e pedagógica aos conteúdos acadêmicos, bem como a superação de barreiras atitudinais, em especial na relação professor-aluno.

  • B) As principais barreiras enfrentadas no ensino superior são relativas à complexidade dos conteúdos trabalhados, de modo que a evasão poderia ser reduzida se fossem reduzidos os parâmetros de exigência para pessoas com deficiência.

  • C) Um dos requisitos para a qualidade do ensino a pessoas com deficiência é a adaptação curricular, entretanto no ensino superior essa adaptação é inviabilizada pelas restrições que as diretrizes curriculares impõem, o que resulta em instituições pouco inclusivas e elevada evasão.

  • D) A evasão na rede pública é inferior à rede privada pela existência de políticas inclusivas que favorecem a permanência, contudo são insuficientes, pois grande parte do conteúdo acadêmico não é passível da adaptação necessária.

  • E) Pode-se considerar que a evasão das pessoas com deficiência resulta das diversas barreiras enfrentadas no ensino superior como resultado da ausência de políticas públicas específicas a esse público.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Para reduzir a evasão deve-se, dentre outros fatores, garantir a acessibilidade física e pedagógica aos conteúdos acadêmicos, bem como a superação de barreiras atitudinais, em especial na relação professor-aluno.

Gabarito Letra A

 

Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

 

a)  Para reduzir a evasão deve-se, dentre outros fatores, garantir a acessibilidade física e pedagógica aos conteúdos acadêmicos, bem como a superação de barreiras atitudinais, em especial na relação professor-aluno.

Certo!

 

b)  As principais barreiras enfrentadas no ensino superior são relativas à complexidade dos conteúdos trabalhados, de modo que a evasão poderia ser reduzida se fossem reduzidos os parâmetros de exigência para pessoas com deficiência.

Errado. As deficiências podem ser dos mais variados tipos, e as barreiras mais relevantes de uma forma geral são as físicas e arquitetônicas e atitudinais.

 

c)  Um dos requisitos para a qualidade do ensino a pessoas com deficiência é a adaptação curricular, entretanto no ensino superior essa adaptação é inviabilizada pelas restrições que as diretrizes curriculares impõem, o que resulta em instituições pouco inclusivas e elevada evasão.

Errado. A adaptação curricular no ensino superior é viável, contanto que haja interesse em fazê-la.

 

d)  A evasão na rede pública é inferior à rede privada pela existência de políticas inclusivas que favorecem a permanência, contudo são insuficientes, pois grande parte do conteúdo acadêmico não é passível da adaptação necessária.

Errado. As políticas de inclusão ainda não são tão efetivas quanto deveriam, mas isso não decorre do motivo apresentado pela alternativa. 

 

e)  Pode-se considerar que a evasão das pessoas com deficiência resulta das diversas barreiras enfrentadas no ensino superior como resultado da ausência de políticas públicas específicas a esse público.

Errado. A evasão resulta das diversas barreiras enfrentadas no ensino superior e no cotidiano como um todo, mas isso não é resultado de ausência de políticas públicas, é resultado de preconceitos e visões excludentes da sociedade, que as políticas públicas, que existem, ainda não são suficientes para superar.

 

Nosso gabarito é  Letra A.

137) Quando se discute fracasso escolar no Brasil, uma pergunta que se faz necessária é: quem fracassa no Brasil? Carvalho (2003) discute a relação entre as desigualdades sociais de raça, classe e gênero e a forma como essas desigualdades se refletem na discussão fracasso/sucesso escolar. Os dados apresentados abaixo ilustram essa discussão a partir da taxa de indivíduos entre 18 e 24 anos inseridos no ensino superior:

 

 

No que se refere ao enfrentamento do fracasso escolar no contexto apresentado acima, é correto afirmar:

  • A) O desempenho superior de mulheres ilustrado no gráfico indica que questões como o machismo já foram superadas no ensino superior.

  • B) A menor inserção proporcional de negros no ensino superior é reflexo de condições históricas, por isso não se percebem avanços nesse processo ao longo do período apresentado.

  • C) Políticas afirmativas podem favorecer o acesso e a permanência de grupos sociais preteridos historicamente pelo processo educacional, devendo ser acompanhadas de ações de combate ao preconceito na sala de aula.

  • D) Ações de fortalecimento da qualidade do ensino público na educação básica seriam necessárias para diminuir a diferença racial de acesso ao ensino superior, pois nesta fase do desenvolvimento já não se pode mais intervir ante o fracasso escolar institucionalizado.

  • E) É necessário sensibilizar a comunidade acadêmica desse cenário, contribuindo para o desenvolvimento de práticas avaliativas diferenciadas de acordo com a origem social dos indivíduos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Políticas afirmativas podem favorecer o acesso e a permanência de grupos sociais preteridos historicamente pelo processo educacional, devendo ser acompanhadas de ações de combate ao preconceito na sala de aula.

Gabarito Letra C

 

No que se refere ao enfrentamento do fracasso escolar no contexto apresentado acima, é correto afirmar:

 

a)  O desempenho superior de mulheres ilustrado no gráfico indica que questões como o machismo já foram superadas no ensino superior.

Errado. A taxa de escolarização das mulheres ser mais alta ainda é um reflexo do machismo na sociedade, sendo fruto de fatores como os papéis sociais de cada gênero e a entrada precoce dos homens no mercado de trabalho. Além disso, mesmo com a escolaridade mais alta, os salários das mulheres ainda são mais baixos.

 

b)  A menor inserção proporcional de negros no ensino superior é reflexo de condições históricas, por isso não se percebem avanços nesse processo ao longo do período apresentado.

Errado. A primeira afirmação é verdadeira, mas é possível perceber no gráfico avanços no processo ao longo do período.

 

c)  Políticas afirmativas podem favorecer o acesso e a permanência de grupos sociais preteridos historicamente pelo processo educacional, devendo ser acompanhadas de ações de combate ao preconceito na sala de aula.

Certo!

 

d)  Ações de fortalecimento da qualidade do ensino público na educação básica seriam necessárias para diminuir a diferença racial de acesso ao ensino superior, pois nesta fase do desenvolvimento já não se pode mais intervir ante o fracasso escolar institucionalizado.

Errado. As ações de fortalecimento da qualidade do ensino público na educação básica são importantes, mas isso não significa que no ensino superior não há mais o que ser feito.

 

e)  É necessário sensibilizar a comunidade acadêmica desse cenário, contribuindo para o desenvolvimento de práticas avaliativas diferenciadas de acordo com a origem social dos indivíduos.

Errado. O processo de inserção de grupos sociais marginalizados no processo educacional deve ser feito com muito cuidado, desenvolver práticas avaliativas diferenciadas pode causar uma resistência maior nos outros alunos, que geraria mais barreiras para esses grupos permanecerem estudando.

 

Nosso gabarito é Letra C.

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138) Cunha e Carrilho (2005) afirmam que “em atenção especial a alunos recém-chegados ao ensino superior, a universidade deveria implementar programas de intervenção psicopedagógica que pudessem facilitar a adaptação acadêmica e minimizar o impacto educacional da universidade nestes estudantes”. Quanto às formas como essa intervenção poderia se dar, analise as afirmativas seguintes.

 

I A intervenção psicopedagógica se dá por meio do uso de recursos lúdicos em encontros individualizados que favoreçam o desenvolvimento de habilidades básicas, como de leitura.

 

II Por meio da identificação não apenas das dificuldades, mas das potencialidades e do perfil discente, pode-se intervir através da formação de professores contribuindo com a adoção de estratégias pedagógicas mais adequadas.

 

III A intervenção pode ser realizada de forma grupal, na forma de grupos psicoterapêuticos direcionados ao enfrentamento das dificuldades de adaptação ao ensino superior.

 

IV Pode-se intervir a partir de ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades básicas, como estudo, organização de tempo e assertividade, favorecendo que os estudantes sintam-se preparados para as exigências do ensino superior.

 

Estão corretas

  • A) I e II, apenas.

  • B) II e III, apenas.

  • C) III e IV, apenas.

  • D) II e IV, apenas.

  • E) I e III, apenas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) II e IV, apenas.

Gabarito Letra D

 

Quanto às formas como essa intervenção poderia se dar, analise as afirmativas seguintes.

 

A intervenção psicopedagógica se dá por meio do uso de recursos lúdicos em encontros individualizados que favoreçam o desenvolvimento de habilidades básicas, como de leitura.

Errado. A questão está toda equivocada. Primeiro, estamos falando do contexto universitário, em que as dificuldades e obstáculos, mesmo que as vezes associados ao fraco desenvolvimento de habilidades básicas, são mais complexos. Encontros individualizados também podem dificultar a intervenção, uma vez que é muito mais difícil atender todos os estudantes dessa forma.

 

II Por meio da identificação não apenas das dificuldades, mas das potencialidades e do perfil discente, pode-se intervir através da formação de professores contribuindo com a adoção de estratégias pedagógicas mais adequadas.

Certo! É importante tirar o foco exclusivamente das dificuldades e se olhar também para as potencialidades e características específicas dos alunos, para ser possível estabelecer estratégias apropriadas para o desenvolvimento destes alunos.

“Em uma perspectiva mais ampliada de intervenção, Sandoval e Love (1977) anunciaram que o trabalho do psicólogo escolar na Educação Superior tem dois focos: a avaliação, com o objetivo de obter informações sobre aspectos institucionais e docentes que precisam ser modificados; e a promoção da prática docente por meio do planejamento e desenvolvimento de metodologias diferenciadas. Nesse nível educativo o psicólogo escolar deveria, então, avaliar as práticas educativas, a satisfação e a aprendizagem dos alunos para sugerir programas inovadores de ensino, ajudar os professores a melhorar suas habilidades profissionais e favorecer o aprendizado dos alunos. Para os autores, aos alunos deve-se oferecer ser apoio indireto, por meio de ações junto aos professores, privilegiando uma atuação menos vinculada à perspectiva individualista de atenção ao estudante e mais atrelada a uma compreensão sistêmica de atuação.”

 

III A intervenção pode ser realizada de forma grupal, na forma de grupos psicoterapêuticos direcionados ao enfrentamento das dificuldades de adaptação ao ensino superior.

Errado. Os grupos, neste caso, não são classificados como psicoterapêuticos.  

 

IV Pode-se intervir a partir de ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades básicas, como estudo, organização de tempo e assertividade, favorecendo que os estudantes sintam-se preparados para as exigências do ensino superior.

Certo! Essas são habilidades básicas ligadas diretamente aos desafios da vida universitária, que quase sempre não são trabalhadas na formação escolar.

 

Estão corretas, portanto, II IV, apenas.

Gabarito Letra D.

 

Referência

Bisinoto, Cynthia, & Marinho-Araújo, Claisy Maria. (2011). Psicologia escolar na educação superior: atuação no distrito federal. Psicologia em Estudo16(1), 111-122

139) As habilidades sociais educativas têm sido correlacionadas com indicativos tanto de desempenho acadêmico como de bem-estar e qualidade de vida. Del Prette e Del Prette (2008) destacam que essas habilidades devem ser desenvolvidas não apenas entre os discentes, mas na família e no corpo docente. Leia as duas asserções abaixo sobre este tema.

 

Habilidades sociais educativas referem-se a habilidades interpessoais que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem do educando

 

PORQUE

 

As demandas acadêmicas sociais se referem a situações em que o estudante precisa falar em público, requerendo assim o fortalecimento da oratória e o manejo da ansiedade social.

 

Quanto a essas asserções, é correto afirmar:

  • A) Ambas as asserções estão erradas.

  • B) A primeira está correta, mas a segunda está errada.

  • C) A primeira está errada, mas a segunda está correta.

  • D) Ambas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.

  • E) Ambas estão corretas e a segunda justifica a primeira.

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A alternativa correta é letra B) A primeira está correta, mas a segunda está errada.

Gabarito Letra B

Leia as duas asserções abaixo sobre este tema.

 

Habilidades sociais educativas referem-se a habilidades interpessoais que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem do educando

Certo!  São habilidades que devem ser desenvolvidas por aqueles que de alguma forma se dedicam a educação e desenvolvimento de outrem.

“A expressão “habilidades sociais educativas” (HSE) refere-se aos comportamentos sociais voltados para promover desenvolvimento e aprendizagem do outro (Del Prette & Del Prette, 2010/2001). Em situação formal, Argyle (1967/1994) fazia referência a habilidades sociais do professor no processo de ensino e, no Brasil, na década de 1990, vários estudos focalizaram a avaliação e promoção dessas habilidades no contexto escolar (Del Prette & Del Prette, 1997; Del Prette, Del Prette, Pontes & Torres, 1998; Del Prette, Del Prette, Garcia, Silva & Puntel, 1998). Possivelmente por isso, as HSE foram inicialmente concebidas como uma das classes de habilidades sociais de trabalho ou profissionais, as quais foram definidas por Del Prette e Del Prette (2010/2001, p.89) como aquelas “que atendem às diferentes demandas interpessoais do ambiente de trabalho, objetivando o cumprimento de metas, a preservação do bem-estar da equipe e o respeito aos diferentes direitos de cada um”. Em análises subsequentes, Z. Del Prette e A. Del Prette (2008) detalharam as HSE pertinentes ao desempenho de diferentes agentes, cuja principal função é a tarefa educativa de promover a aprendizagem e o desenvolvimento de outras pessoas, denominando-os de “agentes educativos” e expandindo o uso do termo para todos aqueles que desempenham esse papel social.”

 

PORQUE

 

As demandas acadêmicas sociais se referem a situações em que o estudante precisa falar em público, requerendo assim o fortalecimento da oratória e o manejo da ansiedade social.

Errado. As demandas acadêmicas sociais vão muito além de situações de fala em público, todas as situações que envolvem relacionamento interpessoal se encaixam em demandas sociais.

 

Assim, A primeira está correta, mas a segunda está errada.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Vieira-Santos, J., Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A. (2018). Habilidades sociais educativas: revisão sistemática da produção brasileira. Avances en Psicología Latinoamericana, 36(1), 45-63. doi: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5069

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140) Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes (ENADE). Faz-se necessário, assim, que as Instituições de Ensino Superior acompanhem os resultados destas avaliações. O gráfico abaixo apresenta as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com melhores e piores desempenhos na realização do ENADE 2015.

 

 

Fonte:http://www.resultadoenade.com/quem-sao-os-estudantes-com-pior-e-melhor-desempenho-no-enade/

 

Com base no papel do psicólogo escolar nesse cenário, é correto afirmar:

  • A) É importante discutir, tanto com a administração superior quanto com os docentes, sobre os processos avaliativos adotados, problematizando as habilidades requeridas no âmbito do SINAES e suas possíveis contradições com as competências esperadas na formação profissional.

  • B) Os alunos com piores desempenhos demonstraram menor motivação na resolução das questões, o que pode ser estimulado por ações motivacionais promovidas pelo setor de psicologia, como distribuição de brindes no dia da prova.

  • C) A psicologia pode contribuir no desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem mais eficazes, pois o desempenho está associado principalmente ao conhecimento do conteúdo, de modo que quanto maior o conhecimento, melhor o desempenho.

  • D) Independentemente do desempenho, percebe-se que a motivação é uma questão que requer intervenção, podendo ser trabalhada de forma individualizada com os alunos selecionados a participar do ENADE.

  • E) A dificuldade com a forma de abordar o conteúdo pode ser trabalhada pelo setor de psicologia no contexto de formação de professores, instrumentalizando-os a realizar avaliações com formato mais similar àquele adotado no ENADE.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) É importante discutir, tanto com a administração superior quanto com os docentes, sobre os processos avaliativos adotados, problematizando as habilidades requeridas no âmbito do SINAES e suas possíveis contradições com as competências esperadas na formação profissional.

Gabarito Letra A

 

Com base no papel do psicólogo escolar nesse cenário, é correto afirmar:

 

a)  É importante discutir, tanto com a administração superior quanto com os docentes, sobre os processos avaliativos adotados, problematizando as habilidades requeridas no âmbito do SINAES e suas possíveis contradições com as competências esperadas na formação profissional.

Certo!

 

b)  Os alunos com piores desempenhos demonstraram menor motivação na resolução das questões, o que pode ser estimulado por ações motivacionais promovidas pelo setor de psicologia, como distribuição de brindes no dia da prova.

Errado. Há, de fato, grande diferença na motivação entre os alunos com melhor e pior desempenho. Entretanto, essa motivação não seria resolvida com distribuição de brindes no dia da prova, promover a autoeficácia dos alunos e conscientizar sobre a importância da boa avaliação do curso no ENADE seriam estratégias mais eficazes.

 

c)  A psicologia pode contribuir no desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem mais eficazes, pois o desempenho está associado principalmente ao conhecimento do conteúdo, de modo que quanto maior o conhecimento, melhor o desempenho.

Errado. É possível perceber no gráfico uma diferença pequena entre alunos com bom e com mau desempenho no que diz respeito ao conhecimento do conteúdo.

 

d)  Independentemente do desempenho, percebe-se que a motivação é uma questão que requer intervenção, podendo ser trabalhada de forma individualizada com os alunos selecionados a participar do ENADE.

Errado. Como dito, uma estratégia necessária é a conscientização da importância da boa avaliação do curso, o que é mais eficiente de ser feito em grupos.

 

e)  A dificuldade com a forma de abordar o conteúdo pode ser trabalhada pelo setor de psicologia no contexto de formação de professores, instrumentalizando-os a realizar avaliações com formato mais similar àquele adotado no ENADE

Errado. É importante que alunos e professores se familiarizem com o modelo de prova do ENADE, visto que a diferença de abordagem é um problema que a maioria dos alunos encontrou, entretanto, essa não é uma função necessariamente do setor de psicologia.

 

Nosso gabarito é Letra A.

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