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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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151) Leia o seguinte trecho escrito por Freud, em Algumas reflexões sobre a psicologia escolar  (1996 [1914]: 250), em relação à sua época de estudante:


“A menos que levemos em consideração nossos quartos de crianças e nossos lares, nosso comportamento para com os professores seria não apenas incompreensível, mas também indesculpável”.


Tal declaração é uma das maiores contribuições da psicanálise à psicologia escolar. Trata-se da tese de que:

  • A) os professores precisam exercer a função materna e paterna em relação a seus alunos
  • B) os estudantes transferem para os professores sentimentos outrora dirigidos aos pais, de modo que os professores se tornam figuras substitutas desses
  • C) no ambiente escolar, a relação professor-aluno desencadeia nos estudantes um mecanismo psíquico nomeado regressão
  • D) no ambiente escolar, o comportamento dos estudantes parece indesculpável porque eles resistem a se submeter à autoridade do professor

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A alternativa correta é letra B) os estudantes transferem para os professores sentimentos outrora dirigidos aos pais, de modo que os professores se tornam figuras substitutas desses

Gabarito: Letra B

Leia o seguinte trecho escrito por Freud, em Algumas reflexões sobre a psicologia escolar  (1996 [1914]: 250), em relação à sua época de estudante:


“A menos que levemos em consideração nossos quartos de crianças e nossos lares, nosso comportamento para com os professores seria não apenas incompreensível, mas também indesculpável”.


Tal declaração é uma das maiores contribuições da psicanálise à psicologia escolar. Trata-se da tese de que:
 

Assim como com o terapeuta, Freud afirmava que os indivíduos estabelecem uma relação de transferência com os professores. Ou seja, fazem com que os professores sejam figuras substitutas para os sentimentos que eram dirigidos aos pais. Veja:

“A partir de suas vivências como estudante, Freud (1914) afirma que o aluno é capaz de imaginar na figura do professor simpatias e antipatias que, na realidade, provavelmente não existam. Na escola, o aluno está propício a despertar pelo professor uma ambivalência de sentimentos: amor e ódio, bem como censura e respeito. Mesmo sem o saber, os mestres assumem o que o autor chama de "uma herança sentimental". Nesse lugar, eles encontram simpatias e antipatias que pouco fizeram para merecer. Para muitos alunos, os professores tornam-se pessoas substitutas dos primeiros objetos e sentimentos amorosos, estes de início endereçados a pais e irmãos. Cada aluno estuda as características dos seus professores e forma - ou deforma - as próprias características no contato com esses substitutos, diz Freud (1914). As atitudes emocionais, que são de grande relevância para o comportamento futuro do indivíduo com o outro, são definidas desde a primeira infância a partir do relacionamento da criança com suas figuras parentais. É nesse momento que se estabelece "a qualidade e a natureza das relações da criança como as pessoas do seu próprio sexo e do sexo oposto. Todos que vem a conhecer mais tarde tornam-se figuras substitutas desses primeiros objetos de seus sentimentos" (FREUD, 1914, p.248). No ponto de vista da psicanálise freudiana, a transferência exibe o tipo de laço social que se construiu no ambiente familiar da criança.

Para Freud (1914), a imagem da infância de maior relevância para o menino é o pai. A figura paterna é tomada pelo menino como sendo o seu ideal, a mais poderosa e sábia criatura. Ao mesmo tempo em que se identifica com o pai, o menino toma a mãe como objeto sexual, apresentando, desse modo, dois lados psicologicamente distintos. Em seguida, eles irão se unir originando o complexo de Édipo. Nesse momento, o pai é identificado como um obstáculo em relação à mãe. O pai passa a ser não apenas o modelo a ser imitado, como também o rival a ser eliminado. A partir de então, o menino manifesta por ele uma ambivalência de sentimentos: amor e hostilidade passarão a existir lado a lado. O mesmo processo ocorre com a menina, porém de maneira inversa. A menina irá se identificar com a mãe e desejar o pai como objeto.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

SANTOS, Jácia Soares and SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. A transferência no processo pedagógico.. In: O DECLINIO DOS SABERES E O MERCADO DO GOZO, 8., 2010, São Paulo. Proceedings online... FE/USP, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100030&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 09 Apr. 2021.

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152) Embora Freud não tenha escrito nenhum texto sobre o tema da aprendizagem, autores como Maria Cristina Kupfer (1992) abordam tal tema a partir de uma perspectiva freudiana. Segundo tal autora, nessa perspectiva, a aprendizagem deve ser entendida a partir do conceito de:

  • A) Consciente: local psíquico em que se localizam os pensamentos e ideias.
  • B) Superego: instância psíquica crítica formada por normas e valores.
  • C) Pulsão de saber: associada a pulsões de domínio e a pulsões de ver.
  • D) Ego: instância psíquica que recebe influência do mundo externo.

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A alternativa correta é letra C) Pulsão de saber: associada a pulsões de domínio e a pulsões de ver.

Gabarito: Letra C

Embora Freud não tenha escrito nenhum texto sobre o tema da aprendizagem, autores como Maria Cristina Kupfer (1992) abordam tal tema a partir de uma perspectiva freudiana. Segundo tal autora, nessa perspectiva, a aprendizagem deve ser entendida a partir do conceito de:
a)  Consciente: local psíquico em que se localizam os pensamentos e ideias.
b)  Superego: instância psíquica crítica formada por normas e valores.
c)  Pulsão de saber: associada a pulsões de domínio e a pulsões de ver.
d)  Ego: instância psíquica que recebe influência do mundo externo.

Para Kupfer um conceito fundamental para entender a aprendizagem sob a perspectiva da psicanálise é a pulsão de saber, uma forma de sublimação das investigações sexuais infantis, que está associada à pulsão de ver e a pulsão de domínio. Veja:

“Segundo Kupfer(1989), qual seria a razão que motiva essa busca ao conhecimento? Para Freud o momento de fundamental importância na vida da criança é o da descoberta da diferença sexual anatômica, e na interpretação dada a essa descoberta. E a criança interpreta como perda, de que falta alguma coisa, essa descoberta gera angústia, Freud chamou de angústia de castração e abrir a essa angústia gerada pela perda é que faz a criança querer saber. Inicialmente os instrumentos dos quais a criança dispõe para a situação são as investigações sexuais infantis, pois o que está em jogo é a necessidade de definir seu lugar no mundo. Quando essas investigações caem sob o domínio da repressão sublimam-se em pulsão de saber, associada à pulsão de domínio e a pulsões de ver. Podemos dizer que o desejo de saber associa-se com o dominar, o ver e o sublimar. Mas o que vem a ser sublimar? Quando dizemos que as investigações são reprimidas não é a educação que as reprime. As crianças deixam de lado a questão sexual por uma necessidade própria e inerente à sua constituição. Acontece, então, um deslocamento dos interesses sexuais para os não-sexuais, ou seja, as crianças desviam, não conscientemente, a energia pulsional para objetos não sexuais. Não é que elas deixam de perguntar, pois a força da pulsão continua estimulando essas crianças que passam a perguntar sobre outras coisas para poder continuar pensando sobre as questões fundamentais que vão estruturar o seu psiquismo. Essa investigação, quando dirigida a objetos não-sexuais diz-se sublimada, transforma-se em curiosidade, agora dirigida a objetos de modo geral, derivando daí o prazer de pesquisar, o interesse pela observação da natureza, o gosto pela leitura, etc. Quando acontece a sublimação, é como se ocorresse uma associação do desejo de saber com a pulsão de domínio, conhecer profundamente. São todos determinantes que levam a criança a querer aprender (KUPFER, 1989, p.84).”

Nosso gabarito é Letra C.

Fonte: Contribuições teóricas advindas do campo psicanalítico para uma abordagem do fenômeno constituído pelos Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD. Márcia Rejane Frangullys Tamara da Silveira Valente. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1919-8.pdf

153) A psicopedagogia oferece melhor reflexão sobre a aprendizagem dos sujeitos envolvidos, tendo como objeto de estudo o aprender e o não-aprender. Sobre a psicopedagogia clínica, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a seguir.

 

Assim como para o psicólogo clínico, o psicopedagogo deve estabelecer contrato e enquadramento com o indivíduo que está em atendimento ou com os pais, se for o caso de atendimento com crianças. Além disso, saber os motivos da demanda e qual órgão o encaminhou é fundamental para a compreensão do caso.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito Item Certo

 

Assim como para o psicólogo clínico, o psicopedagogo deve estabelecer contrato e enquadramento com o indivíduo que está em atendimento ou com os pais, se for o caso de atendimento com crianças. Além disso, saber os motivos da demanda e qual órgão o encaminhou é fundamental para a compreensão do caso.

 

Correto! O psicopedagogo também deve estabelecer um enquadramento, através de um contrato, escrito ou não, que indica o tempo do atendimento, local, honorários, frequência, etc.

E também como no atendimento psicológico, saber qual é a demanda explícita e de onde essa demanda vem auxilia no processo de diagnóstico e consequentemente, de intervenção.

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154) Quanto à escola, que se apresenta hoje como uma das importantes Instituições Sociais, assinale a alternativa incorreta.

  • A) A escola não existiu sempre, sendo uma criação social do homem.

  • B) A partir da Idade Média, a educação tornou-se produto da escola.

  • C) Com as revoluções do século XIX, a escola passou por transformações, sendo a principal delas a tendência à universalização.

  • D) A luta pela democratização da escola, empreendida pelas classes trabalhadoras, não foi fator gerador de mudanças.

  • E) A escola cumpre o papel de preparar as crianças para viverem no mundo adulto.

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A alternativa correta é letra D) A luta pela democratização da escola, empreendida pelas classes trabalhadoras, não foi fator gerador de mudanças.

 

Quanto à escola, que se apresenta hoje como uma das importantes Instituições Sociais, assinale a alternativa incorreta.

 

a)  A escola não existiu sempre, sendo uma criação social do homem.

 

Essa alternativa está de acordo com o texto de Bock, Furtado e Teixeira:

 

"Sem a intenção de aprofundarmos o desenvolvimento da escola em nossa sociedade, valeria a pena introduzirmos alguns elementos desta história, pois a escola não existiu sempre: ela é uma criação social do homem."

 

Assertiva Correta.

 

b)  A partir da Idade Média, a educação tornou-se produto da escola.

 

Alternativa coerente com o texto de Bock, Furtado e Teixeira:

 

"A partir da Idade Média a educação tornou-se produto da escola. Pessoas especializaram-se na tarefa de transmitir o saber, e espaços específicos passaram a ser reservados para essa atividade. Poucos iam à escola, que era destinada às elites. Serviu aos nobres e, depois, à burguesia. A cultura da aristocracia e os conhecimentos religiosos eram o material básico a ser transmitido."

 

Assertiva Correta.

 

c)  Com as revoluções do século XIX, a escola passou por transformações, sendo a principal delas a tendência à universalização.

 

Segundo Bock, Furtado e Teixeira:

 

"Com as revoluções do século 19, a escola passou por transformações, sendo a principal delas a tendência à universalização, ou seja, ela deveria atender a todas as crianças da sociedade (pelo menos em tese). O que permitiu tais transformações? Por que a escola precisou mudar?"

 

Assertiva Correta.

 

d)  A luta pela democratização da escola, empreendida pelas classes trabalhadoras, não foi fator gerador de mudanças.

 

A luta pela democratização da escola foi, sim, fator gerador de mudanças. Veja:

 

"A luta pela democratização da escola empreendida pelas classes trabalhadoras, até então alijadas desta instituição, foi outro fator gerador de mudanças. As classes trabalhadoras, conforme foram se fortalecendo e se organizando, passaram a exigir o direito de ter seus filhos na escola, isto é, o direito de acesso à cultura e ao conhecimento dominantes. A escola, pressionada, 'abriu' suas portas para atender a outras camadas sociais que não somente a burguesia e a aristocracia. A escola universalizava-se."

 

Assertiva Falsa.

 

e)  A escola cumpre o papel de preparar as crianças para viverem no mundo adulto.

 

Veja o que Bock, Furtado e Teixeira dizem:

 

"Estes fatores contribuíram para que a escola adquirisse as características que possui hoje em nossa sociedade: uma instituição da sociedade, trabalhando a serviço desta sociedade e por ela sustentada a fim de responder a necessidades sociais e, para isso, a escola precisa exercer funções especializadas. A escola cumpre, portanto, o papel de preparar as crianças para viverem no mundo adulto. Elas aprendem a trabalhar, a assimilar as regras sociais, os conhecimentos básicos, os valores morais coletivos, os modelos de comportamento considerados adequados pela sociedade."

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D.

155) Sobre a relação existente entre a Psicologia Escolar, Psicologia Educacional e Psicopedagogia, é correto afirmar que

  • A) existem duas especialidades: Psicologia Escolar/Educacional e Psicopedagogia.
  • B) as três áreas fazem parte de uma única especialidade: Psicologia Escolar/Educacional/Psicopedagogia.
  • C) Psicopedagogia não é uma especialidade da Psicologia, é área de atuação para profissionais formados em Pedagogia ou Magistério.
  • D) há uma especialidade em Psicologia Escolar, outra especialidade em Psicologia Educacional e outra em Psicopedagogia, sendo três áreas independentes.

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A alternativa correta é letra A) existem duas especialidades: Psicologia Escolar/Educacional e Psicopedagogia.

 

Sobre a relação existente entre a Psicologia Escolar, Psicologia Educacional e Psicopedagogia, é correto afirmar que 

 
a)  existem duas especialidades: Psicologia Escolar/Educacional e Psicopedagogia. 

 

Observe as especialidades:

 

"Psicólogo especialista em Psicologia Escolar/Educacional

Psicólogo especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho

Psicólogo especialista em Psicologia de Trânsito

Psicólogo especialista em Psicologia Jurídica

Psicólogo especialista em Psicologia do Esporte

Psicólogo especialista em Psicologia Clínica

Psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar

Psicólogo especialista em Psicopedagogia

Psicólogo especialista em Psicomotricidade

Psicólogo especialista em Psicologia Social

Psicólogo especialista em Neuropsicologia"

 

Essa é a alternativa que cita corretamente as especialidades.

 

Assertiva Correta.


b)  as três áreas fazem parte de uma única especialidade: Psicologia Escolar/Educacional/Psicopedagogia. 

 

Como vimos acima, há duas especialidades dentro das três áreas citadas.

 

Assertiva Falsa.


c)  Psicopedagogia não é uma especialidade da Psicologia, é área de atuação para profissionais formados em Pedagogia ou Magistério. 

 

Vimos acima que a Psicopedagogia é, sim, uma especialidade da Psicologia.

 

Assertiva Falsa.


d)  há uma especialidade em Psicologia Escolar, outra especialidade em Psicologia Educacional e outra em Psicopedagogia, sendo três áreas independentes.

 

Conforme o observado acima, são duas especialidades.

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A. 

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156) Uma professora promete aos seus alunos que aumentará a nota final de sua disciplina em meio ponto a cada cinco exercícios que os seus alunos entregarem a ela nos prazos definidos. Esse tipo de programa de reforço

  • A) produz alta incidência do comportamento dos alunos de entregarem os exercícios no prazo definido.

  • B) aumenta a incidência do comportamento de entregar os exercícios imediatamente, e baixa incidência depois de um curto intervalo de tempo.

  • C) provoca uma baixa incidência do comportamento de entregar os exercícios no prazo, mas o comportamento se mantém estável.

  • D) promoveria a entrega dos exercícios nos prazos somente se o número de exercícios solicitado fosse muito maior.

  • E) gera uma extinção do comportamento de entregar os exercícios nos prazos definidos pela professora.

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A alternativa correta é letra A) produz alta incidência do comportamento dos alunos de entregarem os exercícios no prazo definido.

 

Uma professora promete aos seus alunos que aumentará a nota final de sua disciplina em meio ponto a cada cinco exercícios que os seus alunos entregarem a ela nos prazos definidos. Esse tipo de programa de reforço

 

a)  produz alta incidência do comportamento dos alunos de entregarem os exercícios no prazo definido.

 

O aumento da nota final funciona como um reforço positivo. O reforço positivo aumenta a frequência do comportamento desejado (entregar os exercícios nos prazos definidos). Portanto, essa alternativa está correta ao falar que produz alta incidência do comportamento dos alunos entregarem os exercícios no prazo.

 

Assertiva Correta.

 

b)  aumenta a incidência do comportamento de entregar os exercícios imediatamente, e baixa incidência depois de um curto intervalo de tempo.

 

Entregar imediatamente ou entregar no prazo definido geraria o mesmo reforço positivo. Portanto, não necessariamente aumentará a entrega imediata dos exercícios.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  provoca uma baixa incidência do comportamento de entregar os exercícios no prazo, mas o comportamento se mantém estável.

 

O reforço positivo aumenta a frequência do comportamento. Portanto, não provoca baixa incidência.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  promoveria a entrega dos exercícios nos prazos somente se o número de exercícios solicitado fosse muito maior.

 

Se a professora está precisando fornecer um reforço positivo para que a entrega dos exercícios aconteça no prazo, aumentar a quantidade de exercícios pode prejudicar o objetivo dela.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  gera uma extinção do comportamento de entregar os exercícios nos prazos definidos pela professora.

 

A extinção ocorreria, por exemplo, se a professora retirasse um estímulo positivo. Como ela está fornecendo um estímulo positivo, a tendência é que a frequência do comportamento aumente.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

157) Como é sabido, a Psicopedagogia surgiu no Brasil na década de 1970 sob influência tanto americana, quanto europeia, via Argentina. Na Europa, o movimento que originou a Psicopedagogia disseminou a crença de que o baixo rendimento escolar estava associado às causas orgânicas e que precisava de atendimento especializado. No Brasil, as dificuldades de aprendizagens inicialmente foram associadas a uma disfunção neurológica denominada de

  • A) Disfunção Cerebral Mínima (DCM).

  • B) Disfunção Pário-occipital (DPO).

  • C) Transtorno Mental de Comunicação (TMC).

  • D) Transtorno de Déficit de Atenção (TDH).

  • E) Transtorno Desafiador Opositivo (TDO).

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A alternativa correta é letra A) Disfunção Cerebral Mínima (DCM).

 

Como é sabido, a Psicopedagogia surgiu no Brasil na década de 1970 sob influência tanto americana, quanto europeia, via Argentina. Na Europa, o movimento que originou a Psicopedagogia disseminou a crença de que o baixo rendimento escolar estava associado às causas orgânicas e que precisava de atendimento especializado. No Brasil, as dificuldades de aprendizagens inicialmente foram associadas a uma disfunção neurológica denominada de

 

De acordo com Malagolli e Carraro:

 

"No Brasil, por muito tempo se explicou o problema de aprendizagem como produto de fatores orgânicos (LEFÉVRE, 1968, 1975, 1981; GRÜNSPUN, 1990). Nessa trilha, na década de 70 foi amplamente difundida a ideia de que tais problemas teriam como causa uma disfunção neurológica não detectável em exame clínico, chamada disfunção cerebral mínima (DCM)."

 

Com base no texto citado, nota-se que a alternativa correta é a Letra A.

 

a)  Disfunção Cerebral Mínima (DCM).

b)  Disfunção Pário-occipital (DPO).

c)  Transtorno Mental de Comunicação (TMC).

d)  Transtorno de Déficit de Atenção (TDH).

e)  Transtorno Desafiador Opositivo (TDO).

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158) Fatores _________ estão mais relacionados à dimensão cognitiva, incluem transtornos na adequação perceptivo-motora, não são passíveis de constatação orgânica, mas podem se manifestar na área da leitura, da escrita, na atribuição de significados, ou na organização espacial e temporal.

 

Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa de forma correta a lacuna do texto.

  • A) familiares

  • B) escolares

  • C) orgânicos

  • D) específicos

  • E) psicógenos

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A alternativa correta é letra D) específicos

 

Fatores _________ estão mais relacionados à dimensão cognitiva, incluem transtornos na adequação perceptivo-motora, não são passíveis de constatação orgânica, mas podem se manifestar na área da leitura, da escrita, na atribuição de significados, ou na organização espacial e temporal.

 

Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa de forma correta a lacuna do texto.

 

De acordo com Carvalho:

 
"1. Fatores orgânicos, relacionados com a dimensão biológica, com ênfase para o corpo que precisa ter integridade anatômica com bom funcionamento dos órgãos dos sentidos, do sistema nervoso central e das glândulas. De modo sutil, a autora afirma que, mesmo sem serem causa suficiente para explicar as dificuldades de aprendizagem, são causa necessária, pois as perturbações orgânicas podem trazer como conseqüência, dentre outros, problemas cognitivos mais ou menos graves.
 

2. Fatores específicos: mais relacionados à dimensão cognitiva, incluem transtornos na adequação perceptivo-motora, não são passíveis de constatação orgânica, mas podem manifestar-se na área da leitura, da escrita, na atribuição de significados, ou na organização espacial e temporal, etc.

 

3. Fatores psicógenos: relacionados com a dimensão que considera a aprendizagem como função de /eu/ e que pode explicar a diminuição das funções implícitas no aprender ou a transformação dessas funções, gerando inibições na aprendizagem ou sintomas de dificuldades, respectivamente. A não-aprendizagem como sintoma supõe uma repressão de algo relacionado ao significado da operação de aprender sendo, portanto, um fenômeno inconsciente. A inibição, por sua vez, traduz uma retração intelectual do ego, provocando diminuição das funções cognitivas e que acabam por acarretar problemas para aprender. Seguindo Paín a inibição aparece como particularidade do fenômeno neurótico.

 

4. Fatores ambientais: relacionados à dimensão social, referem-se às possibilidades reais que o ambiente oferece ao indivíduo em termos da quantidade e da qualidade, freqüência e abundância de estímulos, facilitando ou não sua aprendizagem."

 

É possível perceber, portanto, que os fatores que completam corretamente a lacuna são os específicos. Encontramos a resposta na Letra D.

 

a)  familiares

b)  escolares

c)  orgânicos

d)  específicos

e)  psicógenos

159) Fatores _________ estão relacionados com a dimensão biológica, com ênfase para o corpo que precisa ter integridade anatômica, com bom funcionamento dos órgãos dos sentidos, do sistema nervoso central e das glândulas.

 

Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa de forma correta a lacuna do texto.

  • A) familiares

  • B) orgânicos

  • C) escolares

  • D) específicos

  • E) psicógenos

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A alternativa correta é letra B) orgânicos

 

Fatores _________ estão relacionados com a dimensão biológica, com ênfase para o corpo que precisa ter integridade anatômica, com bom funcionamento dos órgãos dos sentidos, do sistema nervoso central e das glândulas.

 

Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa de forma correta a lacuna do texto.

 

Segundo Carvalho:

 
"1. Fatores orgânicos, relacionados com a dimensão biológica, com ênfase para o corpo que precisa ter integridade anatômica com bom funcionamento dos órgãos dos sentidos, do sistema nervoso central e das glândulas. De modo sutil, a autora afirma que, mesmo sem serem causa suficiente para explicar as dificuldades de aprendizagem, são causa necessária, pois as perturbações orgânicas podem trazer como conseqüência, dentre outros, problemas cognitivos mais ou menos graves.
 

2. Fatores específicos: mais relacionados à dimensão cognitiva, incluem transtornos na adequação perceptivo-motora, não são passíveis de constatação orgânica, mas podem manifestar-se na área da leitura, da escrita, na atribuição de significados, ou na organização espacial e temporal, etc.

 

3. Fatores psicógenos: relacionados com a dimensão que considera a aprendizagem como função de /eu/ e que pode explicar a diminuição das funções implícitas no aprender ou a transformação dessas funções, gerando inibições na aprendizagem ou sintomas de dificuldades, respectivamente. A não-aprendizagem como sintoma supõe uma repressão de algo relacionado ao significado da operação de aprender sendo, portanto, um fenômeno inconsciente. A inibição, por sua vez, traduz uma retração intelectual do ego, provocando diminuição das funções cognitivas e que acabam por acarretar problemas para aprender. Seguindo Paín a inibição aparece como particularidade do fenômeno neurótico.

 

4. Fatores ambientais: relacionados à dimensão social, referem-se às possibilidades reais que o ambiente oferece ao indivíduo em termos da quantidade e da qualidade, freqüência e abundância de estímulos, facilitando ou não sua aprendizagem." 

 

Com base no texto, nota-se que os fatores que preenchem a coluna corretamente são os orgânicos. Encontramos a resposta na Letra B.

 

a)  familiares

b)  orgânicos

c)  escolares

d)  específicos

e)  psicógenos

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160) Atualmente, mesmo com as profundas e complexas transformações nos ambientes organizacionais, nas formas de produção, nas relações humanas, na tecnologia, o espaço escolar tradicional ainda segue modelo semelhante ao que foi criado no período medieval, não conseguindo abarcar as necessidades reais da sociedade. Com o advento das tecnologias de informação e de comunicação, boa parte da educação já ocorre de forma ________ , que a criança adquire na família, com os amigos ou em outras instâncias socializadoras de seu contexto mais imediato, enquanto _________ é mais abstrata e menos influente na rotina e nas necessidades diárias das crianças, embora mais ampla e completa do que a primeira em diversas instâncias.

 

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A) sistemática … a educação informal

  • B) aleatória … a educação informal

  • C) obrigatória … a educação formal

  • D) assistemática … a educação formal

  • E) natural … a educação informal

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A alternativa correta é letra D) assistemática … a educação formal

 

Atualmente, mesmo com as profundas e complexas transformações nos ambientes organizacionais, nas formas de produção, nas relações humanas, na tecnologia, o espaço escolar tradicional ainda segue modelo semelhante ao que foi criado no período medieval, não conseguindo abarcar as necessidades reais da sociedade. Com o advento das tecnologias de informação e de comunicação, boa parte da educação já ocorre de forma ________ , que a criança adquire na família, com os amigos ou em outras instâncias socializadoras de seu contexto mais imediato, enquanto _________ é mais abstrata e menos influente na rotina e nas necessidades diárias das crianças, embora mais ampla e completa do que a primeira em diversas instâncias.

 

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

 

Observe o seguinte texto:

 
"Com o advento das tecnologias de informação e de comunicação, boa parte da educação já ocorre fora do ambiente escolar clássico. McLuhan afirma que 'a maior parte do ensino acontece fora da escola. A quantidade de informação comunicada pelos jornais, revistas, filmes, canais de televisão e rádios excedem em grande medida a quantidade de informação comunicada pela instrução e textos na escola. Este desafio destruiu o monopólio do livro como ajuda para o ensino e derrubou os próprios muros das escolas de um modo tão repentino, que estamos confusos, desconcertados'.

John Dewey diz que a educação assistemática e extraescolar, que a criança adquire na família, com os amigos ou em outras instâncias socializadoras de seu contexto mais imediato, é vital, profunda e real; enquanto a educação formal ou escolar é mais abstrata e menos influente na rotina e nas necessidades diárias das crianças, embora mais ampla e completa do que a primeira em diversas instâncias."

 

Com base no texto, é possível perceber que a educação que é adquirida na família, com amigos ou outras instâncias socializadoras é a assistemática (1ª lacuna), enquanto que a educação mais abstrata e menos influente é a educação formal (2ª lacuna).

 

Assim, encontramos a resposta na Letra D.

 

a)  sistemática … a educação informal

b)  aleatória … a educação informal

c)  obrigatória … a educação formal

d)  assistemática … a educação formal

e)  natural … a educação informal

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