Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

161) O não aprender tem mobilizado significativas pesquisas na Educação e áreas afins, resultando em significativo acúmulo na produção acerca do tema, mas no cotidiano escolar é comum nos depararmos com a perplexidade dos professores diante das “dificuldades de aprendizagem”, acompanhada de uma inevitável sensação de impotência diante de um quadro muitas vezes vivido como desanimador. Observa-se, ainda, um crescimento da “demanda” de alunos encaminhados aos serviços de apoio pedagógico, no contraturno escolar, a serviços psicopedagógicos, fonoaudiológicos e psicológicos, além dos encaminhamentos feitos pelas escolas aos profissionais da área médica. Essa situação revela que as dificuldades de aprendizagem continuam sendo colocadas como um problema localizado no aluno, o que ignora sua produção

  • A) na constituição genética.

  • B) no campo neurológico.

  • C) na esfera psicógena.

  • D) no cotidiano escolar.

  • E) no âmbito orgânico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) no cotidiano escolar.

 

O não aprender tem mobilizado significativas pesquisas na Educação e áreas afins, resultando em significativo acúmulo na produção acerca do tema, mas no cotidiano escolar é comum nos depararmos com a perplexidade dos professores diante das “dificuldades de aprendizagem”, acompanhada de uma inevitável sensação de impotência diante de um quadro muitas vezes vivido como desanimador. Observa-se, ainda, um crescimento da “demanda” de alunos encaminhados aos serviços de apoio pedagógico, no contraturno escolar, a serviços psicopedagógicos, fonoaudiológicos e psicológicos, além dos encaminhamentos feitos pelas escolas aos profissionais da área médica. Essa situação revela que as dificuldades de aprendizagem continuam sendo colocadas como um problema localizado no aluno, o que ignora sua produção

 

Segundo Oliveira e Toscano:

 

"No cotidiano escolar é comum nos depararmos com a perplexidade dos professores diante das 'dificuldades de aprendizagem', acompanhada de uma inevitável sensação de impotência diante de um quadro muitas vezes vivido como desanimador. Observa-se ainda um crescimento da 'demanda' de alunos sendo encaminhados anualmente aos serviços de apoio pedagógico, contra-turno, serviços psicopedagógicos, fonoaudiológicos e psicológicos, além dos encaminhamentos feitos anualmente pelas escolas, aos profissionais da área médica.

 

(...)

 

Partindo de premissas equivocadas ou insuficientes, de diagnósticos aligeirados, a identificação das dificuldades de aprendizagem e consequentemente os encaminhamentos dados, perdem consistência tanto em sua prevenção quanto na sua reparação por parte da escola. Este processo faz com que as dificuldades de aprendizagem continuem sendo vistas, na maioria dos casos, como um problema localizado no aluno, o que ignora sua produção no cotidiano escolar. Como parte do mesmo processo, a culpabilização e a vitimização do professor são também produzidas, veladas pela apropriação do discurso que justifica pelo não saber como lidar, as práticas reprodutoras da segregação daqueles que não correspondem às expectativas e idealizações. (GOFFMAN, 1988, COLLARES; MOYSÉS, 1996)"

 

Com base no texto, nota-se que a questão está falando sobre a produção no cotidiano escolar. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Perceba que as outras alternativas tentam individualizar o problema, tratando como algo orgânico/psicológico. 

 

a)  na constituição genética.

b)  no campo neurológico.

c)  na esfera psicógena.

d)  no cotidiano escolar.

e)  no âmbito orgânico.

Continua após a publicidade..

162) Eduarda, ao procurar informações sobre a área de atuação do Psicopedagogo Institucional, encontrou na internet, em um conceituado e idôneo portal, a seguinte descrição: “O Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições

  • A) do espaço físico da instituição”.

  • B) do processo de ensino-aprendizagem”.

  • C) trabalhistas entre a instituição e os funcionários”.

  • D) socioculturais do bairro onde a escola está inserida”.

  • E) da qualidade de vida dos funcionários da instituição”.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) do processo de ensino-aprendizagem”.

 

Eduarda, ao procurar informações sobre a área de atuação do Psicopedagogo Institucional, encontrou na internet, em um conceituado e idôneo portal, a seguinte descrição: “O Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições

 

De acordo com Maricato:

 

"O Psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicomotricista, dentre outros) para o caso de haver necessidade de encaminhamento.

 

(...)

 

Já o Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, assim como para prevenção dos problemas de aprendizagem."

 

Nota-se que a alternativa que completa corretamente a frase é a Letra B.

 

a)  do espaço físico da instituição”.

b)  do processo de ensino-aprendizagem”.

c)  trabalhistas entre a instituição e os funcionários”.

d)  socioculturais do bairro onde a escola está inserida”.

e)  da qualidade de vida dos funcionários da instituição”.

163) O Psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicomotricista) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, na qual orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual; para isso ele diagnóstica e desenvolve técnicas

  • A) remediativas.

  • B) educacionais.

  • C) motivacionais.

  • D) assistemáticas.

  • E) organizacionais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) remediativas.

 

O Psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicomotricista) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, na qual orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual; para isso ele diagnóstica e desenvolve técnicas

 

Segundo Graciela Marx:

 

"O diagnóstico é composto de aproximadamente 8 a 10 sessões, sendo duas a três por semana com duração de 50 minutos cada. Quando diagnosticados pelo psicopedagogo somente problemas de aprendizagem, o profissional atua em uma linha terapêutica, desenvolvendo técnicas remediativas (através de sessões lúdicas), orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual"

 

Com isso, é possível perceber que essas técnicas são chamadas de remediativas. Encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  remediativas.

b)  educacionais.

c)  motivacionais.

d)  assistemáticas.

e)  organizacionais.

Continua após a publicidade..

164) Embora não haja um percurso específico para se realizar um diagnóstico psicopedagógico, existem alguns momentos bastante conhecidos dos psicopedagogos, entre eles: o motivo da consulta, a anamnese, a hora do jogo, a aplicação das provas projetivas, a aplicação das provas piagetianas, entre outros. Por meio desses momentos, o psicopedagogo procura obter todos os dados necessários para compreender o significado, as causas e a modalidade de perturbação que em cada caso motiva a demanda psicopedagógica. O momento-chave para dar início a todo o processo de diagnóstico e consequente encaminhamento psicopedagógico encontra-se

  • A) na anamnese.

  • B) na hora do jogo.

  • C) no motivo da consulta.

  • D) na aplicação das provas projetivas.

  • E) na aplicação das provas piagetianas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) no motivo da consulta.

 

Embora não haja um percurso específico para se realizar um diagnóstico psicopedagógico, existem alguns momentos bastante conhecidos dos psicopedagogos, entre eles: o motivo da consulta, a anamnese, a hora do jogo, a aplicação das provas projetivas, a aplicação das provas piagetianas, entre outros. Por meio desses momentos, o psicopedagogo procura obter todos os dados necessários para compreender o significado, as causas e a modalidade de perturbação que em cada caso motiva a demanda psicopedagógica. O momento-chave para dar início a todo o processo de diagnóstico e consequente encaminhamento psicopedagógico encontra-se

 

Observe o texto de Aragão:

 

"O processo do diagnóstico psicopedagógico clínico abrange várias etapas, que são: motivo da consulta, história vital, hora do jogo, provas projetivas, entre outras.

 

Paín (1985) afirma que no motivo da consulta é importante observar porque e por quem o paciente chegou até o terapeuta, se foi pela escola, pela professora, por um médico ou pela família. Isso é importante, pois dessa forma o psicopedagogo consegue entender que tipo de vínculo o paciente irá estabelecer, revelando dessa forma o grau de independência com que o paciente assume seu problema.

 

Segundo Paín (1985), este primeiro momento com a família, é uma ocasião para estabelecer hipóteses sobre alguns aspectos importantes para o diagnóstico dos problemas de aprendizagem, como significação do sintoma na família ou, com maior precisão, a articulação funcional do problema de aprendizagem; significação do sintoma para a família, isto é, as reações comportamentais de seus membros ao assumir a presença do problema; fantasias de enfermidade e cura e expectativas acerca de sua intervenção no processo diagnóstico e de tratamento; modalidades de comunicação do casal e função do terceiro, entre outros."

 

Com esse texto é possível perceber a importância do "motivo da consulta" no início do processo diagnóstico. A alternativa correta é a Letra C.

 

a)  na anamnese.

b)  na hora do jogo.

c)  no motivo da consulta.

d)  na aplicação das provas projetivas.

e)  na aplicação das provas piagetianas

165) Quando se trata de elaborar um diagnóstico psicopedagógico, os profissionais da área sabem que a investigação parte de uma demanda (queixa inicial) trazida pelo próprio aprendente, por seu responsável ou pela escola que ele frequenta. Tomando essa demanda como referência, o psicopedagogo delimitará qual será o

  • A) objeto da avaliação a ser realizado.

  • B) encaminhamento interdisciplinar a ser adotado.

  • C) tipo de intervenção psicopedagógica a ser aplicado.

  • D) tempo de intervenção psicopedagógica a ser desenvolvido.

  • E) instrumento de intervenção psicopedagógica a ser empregado.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) objeto da avaliação a ser realizado.

Gabarito: Letra A

Quando se trata de elaborar um diagnóstico psicopedagógico, os profissionais da área sabem que a investigação parte de uma demanda (queixa inicial) trazida pelo próprio aprendente, por seu responsável ou pela escola que ele frequenta. Tomando essa demanda como referência, o psicopedagogo delimitará qual será o

a)  objeto da avaliação a ser realizado.

Certo! A partir da demanda, o psicopedagogo define o objeto da avaliação, levanta hipóteses e dá início ao processo.

 

b)  encaminhamento interdisciplinar a ser adotado.

Errado. Ao fim do processo diagnóstico, o profissional pode fazer indicações terapêuticas, mas antes ele deve coletar várias outras informações, não só a demanda.

 

c)  tipo de intervenção psicopedagógica a ser aplicado.

Errado. Mesmo erro da alternativa anterior. É importante lembrar que diagnóstico e intervenção são processos separados, e a questão aborda as primeiras etapas do diagnóstico.

 

d)  tempo de intervenção psicopedagógica a ser desenvolvido.

Errado. Essa afirmativa erra no mesmo ponto das anteriores: a questão é sobre o diagnóstico, não sobre a intervenção.

 

e)  instrumento de intervenção psicopedagógica a ser empregado.

Errado. Ainda temos aqui o mesmo erro.

 

Nosso gabarito é Letra A

Continua após a publicidade..

166) Problemas de aprendizagem são sinais indicativos de que algo não vai bem no aprender ou no ensinar. Eles podem ter origens e causas ligadas à estrutura individual e familiar do indivíduo que “fracassa” em aprender ou ao contexto socioeducativo. No primeiro caso, eles são classificados em sintoma ou inibição cognitiva, no segundo caso, são denominados de

  • A) reativos.

  • B) inativos.

  • C) neutros.

  • D) invasivos.

  • E) extracorpóreos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) reativos.

 

Problemas de aprendizagem são sinais indicativos de que algo não vai bem no aprender ou no ensinar. Eles podem ter origens e causas ligadas à estrutura individual e familiar do indivíduo que “fracassa” em aprender ou ao contexto socioeducativo. No primeiro caso, eles são classificados em sintoma ou inibição cognitiva, no segundo caso, são denominados de

 

Essa questão está baseada na entrevista realizada pelo Jornal do Professor:

 

"O que são problemas de aprendizagem?

 

Simone Maria de Azevedo – São sinais indicativos de que algo não vai bem no aprender ou no ensinar. São comportamentos, atitudes, modalidades de lidar com os objetos de conhecimento e de se posicionar nas situações de aprendizagem que não favorecem a alegria de aprender, a autoria de pensamento, o sucesso acadêmico. Os problemas de aprendizagem podem ser classificados em sintoma, inibição cognitiva e reativos. Nos dois primeiros casos, as origens e causas encontram-se ligadas à estrutura individual e familiar do indivíduo que 'fracassa' em aprender. No último, relacionam-se ao contexto socioeducativo. Ou seja, a questões didáticas, metodológicas, avaliativas, relacionais. É importante salientar que nos problemas de aprendizagem reativos o fracasso escolar pode demandar redimensionamento que englobe desde órgãos superiores responsáveis pela educação no país até as salas de aula. Já nos problemas em que os fatores desencadeantes são externos ao contexto escolar, geralmente há necessidade de uma avaliação especializada para buscar intervenções adequadas."

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  reativos.

b)  inativos.

c)  neutros.

d)  invasivos.

e)  extracorpóreos.

167) Quando um estudante manifesta dificuldade de aprendizagem, o mais adequado é, de início, encaminhá-lo a um psicopedagogo. Na maior parte das vezes, a atuação desse profissional é suficiente; entretanto, caso se mostre necessário, um tratamento mais aprofundado, como ocorre em algumas patologias, impõe-se a um tratamento multidisciplinar, caracterizado pela presença de outros profissionais de diferentes áreas, tais como psicólogo, fonoaudiólogo, psicoterapeuta, psicomotricista e médico.

 

Nesses casos, para que o tratamento apresente êxito, é fundamental que

  • A) ao trabalharem juntos, cada profissional perca sua identidade disciplinar.

  • B) entre os profissionais envolvidos haja graus de hierarquia e um líder.

  • C) todos analisem o problema sob o mesmo enfoque disciplinar.

  • D) todos os profissionais tenham formação em psicopedagogia.

  • E) entre os profissionais envolvidos haja uma interlocução.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) entre os profissionais envolvidos haja uma interlocução.


Quando um estudante manifesta dificuldade de aprendizagem, o mais adequado é, de início, encaminhá-lo a um psicopedagogo. Na maior parte das vezes, a atuação desse profissional é suficiente; entretanto, caso se mostre necessário, um tratamento mais aprofundado, como ocorre em algumas patologias, impõe-se a um tratamento multidisciplinar, caracterizado pela presença de outros profissionais de diferentes áreas, tais como psicólogo, fonoaudiólogo, psicoterapeuta, psicomotricista e médico.

 

Nesses casos, para que o tratamento apresente êxito, é fundamental que

Segundo Tonetto & Gomes (2007):

“A interação é interdisciplinar quando alguns especialistas discutem entre si a situação de um paciente sobre aspectos comuns a mais de uma especialidade. É multidisciplinar quando existem vários profissionais atendendo o mesmo paciente de maneira independente. É transdisciplinar quando as ações são definidas e planejadas em conjunto. Na prática, poucos são os trabalhos que contemplam essa diferenciação. Independente do termo empregado, há expectativas de que profissionais da saúde sejam capazes de ultrapassar o desempenho técnico baseado em uma única arte ou especialização

 

a)  ao trabalharem juntos, cada profissional perca sua identidade disciplinar.

INCORRETA. No trabalho multi os profissionais não anulam suas especificidades de formação, portanto, alternativa ERRADA.

 

b)  entre os profissionais envolvidos haja graus de hierarquia e um líder.

INCORRETA. Os saberes na atuação multi não são excludentes ou em caráter de supremacia, mas as contribuições ocorrem em modo de complementariedade.

 

c)  todos analisem o problema sob o mesmo enfoque disciplinar.

INCORRETA. Note que conforme a literatura supracitada, os profissionais se mantêm atendendo de forma independente.

  

d)  todos os profissionais tenham formação em psicopedagogia.

INCORRETA. A correção da alternativa “A” já denota que a afirmação é FALSA, contudo, é válido ressaltar que para atuar de forma multi não é exigido que os profissionais tenham a mesma formação, considerando que nesta forma de interação disciplinar há a coexistência de diversos campos de conhecimento, sendo assim, opção ERRADA.

  

 

e)  entre os profissionais envolvidos haja uma interlocução.

CORRETA. Alternativa VERDADEIRA considerando que na atuação multi é recomendado uma interlocução (troca de informações) entre os profissionais, embora a independência no atendimento seja mantida, portanto, opção CERTA.

 

______________

Fonte consultada:

Tonetto, Aline Maria, & Gomes, William Barbosa. (2007). A prática do psicólogo hospitalar em equipe multidisciplinar. Estudos de Psicologia (Campinas)24(1), 89-98. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000100010

Continua após a publicidade..

168) A Psicopedagogia trata das questões relacionadas à aprendizagem humana, e um dos principais espaços de atuação do psicopedagogo é o escolar. Nesse espaço, compete a esse profissional

  • A) estabelecer metas de sucesso/aprovação para os alunos.

  • B) assistir às aulas para apontar os erros que os professores cometem.

  • C) exigir que os professores sigam a um determinado modelo de plano de ensino.

  • D) ensinar os docentes a elaborarem diagnósticos de transtornos de aprendizagem, como no caso do TDAH.

  • E) assessorar os professores na análise do progresso dos estudantes relativamente aos processos de aprendizagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) assessorar os professores na análise do progresso dos estudantes relativamente aos processos de aprendizagem.

Gabarito: Letra E

A Psicopedagogia trata das questões relacionadas à aprendizagem humana, e um dos principais espaços de atuação do psicopedagogo é o escolar. Nesse espaço, compete a esse profissional

a)  estabelecer metas de sucesso/aprovação para os alunos.

Errado. O psicopedagogo tem como objetivo, de forma bem genérica, auxiliar no processo de aprendizagem, e não estabelecer metas para os alunos.

b)  assistir às aulas para apontar os erros que os professores cometem.

Errado. O ideal é que psicopedagogos e professores sejam parceiros, se ajudando mutuamente para oferecer o melhor ensino para os alunos. O psicopedagogo não é fiscal do professor.

c)  exigir que os professores sigam a um determinado modelo de plano de ensino.

Errado. O psicopedagogo pode compartilhar seu conhecimento técnico e auxiliar na elaboração do plano de ensino, mas não deve exigir que o professor siga um modelo de cuja criação ele não participou.

d)  ensinar os docentes a elaborarem diagnósticos de transtornos de aprendizagem, como no caso do TDAH.

Errado. Não é função do professor a elaboração desses diagnósticos.

e)  assessorar os professores na análise do progresso dos estudantes relativamente aos processos de aprendizagem.

Certo! Assim, o psicopedagogo e o professor trabalham juntos para favorecer o processo de aprendizagem.

Nosso gabarito é Letra E

169) Atualmente, é comum o psicopedagogo deparar-se com crianças que têm dificuldades de aceitar limites, e tal comportamento acaba por prejudicar a aprendizagem. Como é sabido, há diversas ferramentas (instrumentos) que podem ser utilizadas para o tratamento psicopedagógico dessas crianças.

 

Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta (instrumento) psicopedagógico que, por suas características específicas, colabora diretamente com a aceitação de limites.

  • A) Pinturas em geral.

  • B) Jogo de damas.

  • C) Caixa de areia.

  • D) Desenho livre.

  • E) Caixa lúdica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Jogo de damas.

Gabarito: Letra B

Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta (instrumento) psicopedagógico que, por suas características específicas, colabora diretamente com a aceitação de limites.

a)  Pinturas em geral.

b)  Jogo de damas.

c)  Caixa de areia.

d)  Desenho livre.

e)  Caixa lúdica.

As alternativas A, C, D e E trazem atividades livres, que não impõem limites ou determinam regras para a crança, a única alternativa que traz um instrumento que determina limites é a letra B, jogo de damas. O jogo de damas tem regras específicas, o indivíduo não pode mexer qualquer peça e nem de qualquer forma, deve seguir as instruções do jogo. Assim, nosso gabarito é Letra B

Continua após a publicidade..

170) Tomando em consideração a importância do diagnóstico psicopedagógico como um recurso capaz de contribuir satisfatoriamente para os processos de inclusão escolar de estudantes com deficiências, se faz necessário, diante dessa perspectiva, que esse tipo de diagnóstico se constitua

  • A) como um processo de construção coletiva que coopere para uma avaliação psicopedagógica multirreferenciada tanto das condições reais de aprendizagem e de não aprendizagem do estudante quanto das particularidades da(s) deficiência(s) a ele inerente(s).

  • B) como uma metodologia de intervenção planejada em conexão direta com a avaliação psicológica e psiquiátrica do aprendente com deficiência, de maneira que este obtenha os benefícios da inclusão de forma mais rápida, satisfatória e adequada às exigências da Lei n° 9.394/1996, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • C) como um conjunto de avaliações psicométricas que deve ser planejado em consonância ao diagnóstico médico-psiquiátrico, assim como em relação direta com os resultados da avaliação psicológica, visando a assegurar um processo de inclusão muldisciplinar coeso e assertivo.

  • D) como um instrumento avaliativo de natureza lúdica, pois a observação criteriosa sobre o brincar se traduz na melhor das estratégias de coleta de informações sobre o estudante com deficiência, assim como uma das formas mais adequadas para que ele sinta-se verdadeiramente acolhido desde o seu diagnóstico até a sua efetiva inserção no ambiente escolar.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) como um processo de construção coletiva que coopere para uma avaliação psicopedagógica multirreferenciada tanto das condições reais de aprendizagem e de não aprendizagem do estudante quanto das particularidades da(s) deficiência(s) a ele inerente(s).

 

Tomando em consideração a importância do diagnóstico psicopedagógico como um recurso capaz de contribuir satisfatoriamente para os processos de inclusão escolar de estudantes com deficiências, se faz necessário, diante dessa perspectiva, que esse tipo de diagnóstico se constitua

 

a)  como um processo de construção coletiva que coopere para uma avaliação psicopedagógica multirreferenciada tanto das condições reais de aprendizagem e de não aprendizagem do estudante quanto das particularidades da(s) deficiência(s) a ele inerente(s).

 

A alternativa está de acordo com o texto de Jordão de Carvalho. Veja:

 

"O processo de diagnóstico psicopedagógico deve ser a ponte entre o referencial médico-psicossocial e as propostas pedagógicas. O diagnóstico tem por finalidade fornecer informações reais e objetivas para o encaminhamento adequado do aluno com necessidades especiais, bem como subsidiar a prática pedagógica.

 

O que se deve buscar são as potencialidades e as possibilidades de aprendizagem desse aluno. O progresso e o sucesso do estudante no processo educacional serão possíveis a partir de um diagnóstico precoce da deficiência ou dificuldade de aprendizagem evidenciada. Numa perspectiva interativa de estimulação global, essa iniciativa possibilitará orientações à família e à escola".

 

O diagnóstico deve considerar diversas fontes de informações, sendo, portanto, multirreferenciado:

 

"Pode-se concluir que o diagnóstico psicopedagógico é o conhecimento integral do aluno. Deve-se considerar o contexto familiar, social e escolar no qual o aluno se desenvolve, bem como os fatores internos e externos que interagem no processo de desenvolvimento humano e, consequentemente, na aprendizagem. Outro aspecto a ser observado é o significado do sintoma que a deficiência ou a dificuldade de aprendizagem representam pra o aluno, sua família e à escola".

 

E é importante que se faça um trabalho em equipe:

 

"Nessa perspectiva, no diagnóstico psicopedagógico, devem intervir, no mínimo, dois profissionais de áreas interdisciplinares, psicólogo e pedagogo. E, quando necessário, profissionais da área de saúde para realizar o diagnóstico diferencial. Estes profissionais devem trabalhar juntos, visando o mesmo objetivo, ou seja, o bem-estar do aluno, percebendo-o de forma contextualizada, considerando suas condições orgânicas, sócio-emocionais e cognitivas".

 

Assertiva, portanto, Correta. 

 

b)  como uma metodologia de intervenção planejada em conexão direta com a avaliação psicológica e psiquiátrica do aprendente com deficiência, de maneira que este obtenha os benefícios da inclusão de forma mais rápida, satisfatória e adequada às exigências da Lei n° 9.394/1996, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

Como vimos, o diagnóstico deve ser multirreferenciado. Portanto, não deve se restringir às informações de uma avaliação psicológica ou psiquiátrica, apenas.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  como um conjunto de avaliações psicométricas que deve ser planejado em consonância ao diagnóstico médico-psiquiátrico, assim como em relação direta com os resultados da avaliação psicológica, visando a assegurar um processo de inclusão muldisciplinar coeso e assertivo.

 

Os instrumentos psicométricos podem ser utilizados, mas o processo de avaliação não se resume ao uso deles.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  como um instrumento avaliativo de natureza lúdica, pois a observação criteriosa sobre o brincar se traduz na melhor das estratégias de coleta de informações sobre o estudante com deficiência, assim como uma das formas mais adequadas para que ele sinta-se verdadeiramente acolhido desde o seu diagnóstico até a sua efetiva inserção no ambiente escolar.

 

No meio do processo diagnóstico, é possível utilizar algumas técnicas lúdicas. Contudo, o diagnóstico psicopedagógico, em si, não é de natureza lúdica.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A. 

1 15 16 17 18 19 52