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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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171) Mediante o construto teórico de Enrique Pichon-Rivière, há a existência de três momentos sequenciais que colaboram para o desenvolvimento do aprender em todo processo de aprendizagem humana. Diante dessa afirmativa, a sequencialidade dos três momentos aludidos por esse autor são:

  • A) (1°) Perceptivo; (2º) Assimilativo; (3°) Acomodativo.

  • B) (1°) Assimilativo; (2º) Acomodativo; (3°) Equilibrativo.

  • C) (1°) Generativo; (2º) Discriminativo; (3°) Organizativo.

  • D) (1°) Confusional; (2º) Discriminação; (3°) Integração.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) (1°) Confusional; (2º) Discriminação; (3°) Integração.

 

Mediante o construto teórico de Enrique Pichon-Rivière, há a existência de três momentos sequenciais que colaboram para o desenvolvimento do aprender em todo processo de aprendizagem humana. Diante dessa afirmativa, a sequencialidade dos três momentos aludidos por esse autor são:

 

De acordo com Weiss

 

"Pichon-Rivière complementa esses conceitos propondo a análise de 3 momentos sequenciais existentes em todo processo de aprendizagem humana. Em qualquer aprendizagem, obrigatoriamente, o sujeito passaria pelo 1º momento confusional (todo início, desarrumação), pelo 2° momento de discriminação (separação e procura dos lugares dentro dos conhecimentos já integrados anteriormente para colocar e relacionar o conhecimento novo) e pelo 3º momento de integração do conhecimento novo a tudo que o sujeito já sabe, a tudo que realmente já aprendeu".

 

 De acordo com a teoria acima, vemos que os momentos são os seguintes: confusional, discriminação, integração.

 

Agora, vamos analisar as alternativas.

 

a)  (1°) Perceptivo; (2º) Assimilativo; (3°) Acomodativo.

 

Esta não está adequada com o que vimos.

 

Assertiva Falsa. 

 

b)  (1°) Assimilativo; (2º) Acomodativo; (3°) Equilibrativo.

 

Também não está adequada. Esses são termos utilizados na teoria de Piaget.

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  (1°) Generativo; (2º) Discriminativo; (3°) Organizativo.

 

Não vimos essa sequência na teoria acima.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  (1°) Confusional; (2º) Discriminação; (3°) Integração.

 

De acordo com a teoria abordada, esta é a sequência correta. 

 

Assertiva Correta. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

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172) Maria Lúcia Lemme Weiss, em seu livro Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, afirma que o não aprender, embora retrate desprazer, desconforto e frustração, pode expressar dificuldades inconscientes do aprendente em relação a alguma ou a várias situações ocorrentes em sua vida cotidiana. Com amparo nesse entendimento, o não aprender

  • A) representa a face disfuncional do processo de aprendizagem a ser observada perifericamente no âmbito do diagnóstico psicopedagógico, tendo em vista que a principal função do psicopedagogo é a de estimular relações saudáveis entre o ensinante e o aprendente.

  • B) explicita a outra face do processo de aprendizagem que precisa ser represada, tendo em vista que, ao se adotar o não aprender como elemento de investigação psicopedagógica, ocorrerá o fortalecimento de suas funções desintegrativas e patológicas.

  • C) revela-se como a outra face do processo de aprendizagem, desempenhando uma função integrativa tão importante quanto a do aprender, pois se constitui como um sintoma que reclama diagnóstico e tratamento adequados.

  • D) revela-se como a face antagônica do processo de aprendizagem, uma vez que reforça e aprofunda o caráter disfuncional do aprender, fato que implicará no desdobramento de outras dificuldades no campo da cognição e o consequente aprisionamento das funções intelectivas do aprendente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) revela-se como a outra face do processo de aprendizagem, desempenhando uma função integrativa tão importante quanto a do aprender, pois se constitui como um sintoma que reclama diagnóstico e tratamento adequados.

 

Maria Lúcia Lemme Weiss, em seu livro Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, afirma que o não aprender, embora retrate desprazer, desconforto e frustração, pode expressar dificuldades inconscientes do aprendente em relação a alguma ou a várias situações ocorrentes em sua vida cotidiana. Com amparo nesse entendimento, o não aprender

 

a)  representa a face disfuncional do processo de aprendizagem a ser observada perifericamente no âmbito do diagnóstico psicopedagógico, tendo em vista que a principal função do psicopedagogo é a de estimular relações saudáveis entre o ensinante e o aprendente.

 

A assertiva está errada ao afirmar que o "não aprender" deve ser visto perifericamente no âmbito do diagnóstico psicopedagógico. Veja o que Weiss fala: 

 

"Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender, do aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem"

 

Investigar o não aprender, portanto, é fundamental no processo do diagnóstico psicopedagógico.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  explicita a outra face do processo de aprendizagem que precisa ser represada, tendo em vista que, ao se adotar o não aprender como elemento de investigação psicopedagógica, ocorrerá o fortalecimento de suas funções desintegrativas e patológicas.

 

Como vimos acima, investigar o "não aprender" é fundamental para o diagnóstico. Portanto, a assertiva está errada ao falar que é uma face do processo de aprendizagem que precisa ser represada.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  revela-se como a outra face do processo de aprendizagem, desempenhando uma função integrativa tão importante quanto a do aprender, pois se constitui como um sintoma que reclama diagnóstico e tratamento adequados.

 

Observe o que Rebel fala sobre a função integrativa do "não-aprender":

 

"Paín (1985) refere-se ao diagnóstico como multifatorial. O psicopedagogo pode ajustar as hipóteses referentes ao sintoma apresentado pelo sujeito, quando for necessário. Ela lembra ao profissional a relação entre sintoma e não-aprendizagem, e comenta sobre suas funções integrativas e positivas.

 

A hipótese fundamental para avaliar o sintoma que nos ocupa é não considerá-lo como significante de um significado monolítico e substancial, mas, pelo contrário, entendê-lo como um estado particular de um sistema que, para equilibrar-se, precisou adotar este tipo de comportamento, que mereceria um nome positivo, mas que caracterizamos como não-aprendizagem. Desta forma, a não-aprendizagem não é o contrário de aprender, já que, como sintoma, está cumprindo uma função positiva tão integrativa como a desta última, mas com outra disposição dos fatores que intervém."

 

Portanto, percebe-se que a alternativa está de acordo com a teoria.

 

Assertiva Correta.

 

d)  revela-se como a face antagônica do processo de aprendizagem, uma vez que reforça e aprofunda o caráter disfuncional do aprender, fato que implicará no desdobramento de outras dificuldades no campo da cognição e o consequente aprisionamento das funções intelectivas do aprendente.

 

De acordo com o que vimos na alternativa anterior, o "não aprender" cumpre uma função integrativa. Não é, portanto, disfuncional.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

173) O Modelo Nosográfico elaborado por Jorge Visca indica uma classificação sobre os estados patológicos da aprendizagem humana a partir de dois níveis principais: o Semiológico e o Patogênico. Sobre este último, selecione a alternativa que descreve os obstáculos a serem considerados na avaliação das dificuldades de aprendizagem.

  • A) Funcional, Reativo, Cognitivo e Emocional.

  • B) Epistêmico, Epistemofílico, Funcional e Epistemológico.

  • C) Epistêmico, Epistemofílico, Disfuncional e Gnosiológico.

  • D) Funcional, Reativo, Cognitivo e Sociocultural.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Epistêmico, Epistemofílico, Funcional e Epistemológico.

 

O Modelo Nosográfico elaborado por Jorge Visca indica uma classificação sobre os estados patológicos da aprendizagem humana a partir de dois níveis principais: o Semiológico e o Patogênico. Sobre este último, selecione a alternativa que descreve os obstáculos a serem considerados na avaliação das dificuldades de aprendizagem.

 

De acordo com Carvalho Ferreira

"Jorge Visca (1987), classifica estes obstáculos como: epistêmicos, epistemofílicos, epistemológicos e funcionais.

 

O obstáculo epistêmico, se refere à estrutura cognitiva do aprendiz, que deriva do nível de operacionalidade da estrutura cognitiva alcançada, quer dizer que ninguém aprende além do que sua estrutura cognitiva permite.

 

O epistemofílico designa o vínculo afetivo que o aprendiz estabelece com os objetos e situações de aprendizagem, sendo que um vínculo afetivo inadequado também é capaz de impedir ou dificultar a aprendizagem.

 

O obstáculo epistemológico está relacionado ao meio cultural onde o aprendiz está inserido. Mudanças culturais significativas, adaptação a idiomas e costumes culturais podem emperrar este processo, geralmente acontece quando existe a transposição de um sistema inferior para um de melhor qualidade.

 

Os obstáculos funcionais correspondem às diferenças de funcionalidade da estrutura do pensamento, como as desigualdades entre aspectos figurativos e operativos, as formas de oscilações deste pensamento, a impossibilidade de usar certas justificativas, enfim, como o pensamento do aprendiz acontece".

 

Com isso, percebemos que Visca descreve os seguintes obstáculos: Epistêmico, Epistemofílico, Epistemológico e Funcional.

 

Agora, vamos observar as alternativas.

 

a)  Funcional, Reativo, Cognitivo e Emocional.

 

Visca não utilizou os termos "reativo, cognitivo e emocional" para dar nome aos obstáculos.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Epistêmico, Epistemofílico, Funcional e Epistemológico.

 

De acordo com o que vimos, esta é a correta.

 

Assertiva Correta.

 

c)  Epistêmico, Epistemofílico, Disfuncional e Gnosiológico.

 

Visca não utilizou os termos "disfuncional e gnosiológico" para dar nome aos obstáculos.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Funcional, Reativo, Cognitivo e Sociocultural.

 

Novamente a alternativa utiliza termos inadequados.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B

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174) Considerando os conhecimentos sobre Transtornos de Aprendizagem, é correto afirmar que:

  • A) A discalculia compromete o raciocínio lógico-matemático do aprendente.

  • B) A discalculia compromete o raciocínio concreto e o abstrato do aprendente.

  • C) A discalculia inviabiliza o raciocínio lógico-argumentativo do aprendente.

  • D) A discalculia inviabiliza tanto o raciocínio matemático quanto o linguístico-fonológico do aprendente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A discalculia compromete o raciocínio lógico-matemático do aprendente.

 

Considerando os conhecimentos sobre Transtornos de Aprendizagem, é correto afirmar que:

 

a)  A discalculia compromete o raciocínio lógico-matemático do aprendente.

 

A afirmativa está de acordo com Cardoso da Silva:

 

"O termo discalculia é usado freqüentemente ao referir-se, especificamente, à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. É, pois, um distúrbio neuropsicológico caracterizado pela dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo e que se observa, geralmente, em indivíduos de inteligência normal, que apresentam inabilidades para a realização das operações matemáticas e falhas no raciocínio lógico-matemático".

 

Assertiva Correta.

 

b)  A discalculia compromete o raciocínio concreto e o abstrato do aprendente.

 

Conforme vimos acima, a discalculia afeta o raciocínio lógico-matemático. Seria muito abrangente falar que o raciocínio concreto e o abstrato são afetados.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  A discalculia inviabiliza o raciocínio lógico-argumentativo do aprendente.

 

Como vimos, a Discalculia envolve o raciocínio lógico-matemático, não o lógico-argumentativo.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  A discalculia inviabiliza tanto o raciocínio matemático quanto o linguístico-fonológico do aprendente.

 

 Santos, Silva e Oliveira comentam que, geralmente, o sujeito com Discalculia não apresenta problemas fonológicos. Veja:

 

"O aluno com Discalculia geralmente não apresenta problemas fonológicos, mas possui dificuldades nas habilidades visuo-espaciais, e nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis"

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

175) Na perspectiva de Nádia Bossa, a prática psicopedagógica assume diferentes modalidades a depender não apenas do espaço físico onde se realiza, mas também, e em especial, dos espaços epistemológicos que direcionam os modos de abordar o objeto de estudo da Psicopedagogia. Diante dessa contribuição, as modalidades do trabalho psicopedagógico configuram-se em:

  • A) Terapêutica; Clínica; Preventiva.

  • B) Teórica; Afetiva; Clínica

  • C) Clínica; Institucional; Patológica.

  • D) Clínica; Preventiva; Teórica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Clínica; Preventiva; Teórica.

 

Na perspectiva de Nádia Bossa, a prática psicopedagógica assume diferentes modalidades a depender não apenas do espaço físico onde se realiza, mas também, e em especial, dos espaços epistemológicos que direcionam os modos de abordar o objeto de estudo da Psicopedagogia. Diante dessa contribuição, as modalidades do trabalho psicopedagógico configuram-se em:

 

De acordo com Bossa

 

"No trabalho de ensinar a aprender, o psicopedagogo utiliza diagnósticos para compreender a falha na aprendizagem. Por este motivo, a psicopedagogia possui um caráter clínico e seu campo de atuação refere-se ao espaço físico e epistemológico. A forma de abordar o objeto de estudo assume características próprias, dependendo da modalidade clínica, preventiva e teórica, interagindo-se".

 

Portanto, segundo Bossa, as modalidades são: clínica, preventiva e teórica

 

Vamos buscar a alternativa correta.

 

a)  Terapêutica; Clínica; Preventiva.

 

Bossa não falou sobre modalidade terapêutica.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Teórica; Afetiva; Clínica

 

Bossa não falou sobre modalidade afetiva.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Clínica; Institucional; Patológica.

 

Dentre as citadas, a única sobre a qual Bossa falou foi a modalidade clínica.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Clínica; Preventiva; Teórica.

 

Esta é a alternativa adequada com o texto de Bossa, conforme vimos.

 

Assertiva Correta. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D

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176) Em sua dimensão preventiva, a prática psicopedagógica direciona-se, de modo especial, para:

  • A) A orientação dos processos de ensino e de aprendizagem capaz de cooperar para a apropriação do conhecimento pelo ser humano por meio de uma abordagem sistêmica dos fatores inconscientes que interferem na cultura organizacional na qual o aprendente está inserido.

  • B) A orientação dos processos de ensino e de aprendizagem capaz de cooperar para a apropriação do conhecimento pelo ser humano por meio de uma abordagem que analisa o individual, o coletivo e as relações sistêmicas a eles inerentes.

  • C) A orientação da família do aprendente visando a cooperar para a apropriação do conhecimento pelos membros do núcleo familiar, de modo que essa intervenção possa incidir positivamente na reelaboração funcional da aprendizagem do sujeito cognocente.

  • D) A orientação do aprendente quanto à sua modalidade de aprendizagem, uma vez que esse tipo de prevenção é a mais adequada dentre todas as outras, posto que incide diretamente na normal reequilibração das estruturas cognitivas do estudante.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A orientação dos processos de ensino e de aprendizagem capaz de cooperar para a apropriação do conhecimento pelo ser humano por meio de uma abordagem que analisa o individual, o coletivo e as relações sistêmicas a eles inerentes.

 

Em sua dimensão preventiva, a prática psicopedagógica direciona-se, de modo especial, para:

 

a)  A orientação dos processos de ensino e de aprendizagem capaz de cooperar para a apropriação do conhecimento pelo ser humano por meio de uma abordagem sistêmica dos fatores inconscientes que interferem na cultura organizacional na qual o aprendente está inserido.

 

A dimensão preventiva não faz uma abordagem sistêmica dos fatores inconscientes que interferem na cultura organizacional.

 

Na verdade, ela atua diante dos processos de ensino e aprendizagem, enriquecendo os procedimentos da sala de aula.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  A orientação dos processos de ensino e de aprendizagem capaz de cooperar para a apropriação do conhecimento pelo ser humano por meio de uma abordagem que analisa o individual, o coletivo e as relações sistêmicas a eles inerentes.

 

Fagali e Vale comentam que há duas possibilidades de atuação da psicopedagogia: uma curativa e a outra preventiva. Veja:

 

"A primeira tem como objetivo reintegrar ao processo de construção de conhecimento uma criança ou jovem que apresenta problemas de aprendizagem. A segunda tem como meta refletir e desenvolver projetos pedagógicos-educacionais, enriquecendo os procedimentos em sala de aula, as avaliações e planejamentos na educação sistemática e assistemática"

 

Portanto, a intervenção preventiva age nos processos de ensino e aprendizagem, assim como a alternativa trouxe. 

 

Assertiva Correta. 

 

c)  A orientação da família do aprendente visando a cooperar para a apropriação do conhecimento pelos membros do núcleo familiar, de modo que essa intervenção possa incidir positivamente na reelaboração funcional da aprendizagem do sujeito cognocente.

 

A proposta da intervenção preventiva, de acordo com a referência que vimos, não tem como foco a apropriação do conhecimento pelos membros do núcleo familiar.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  A orientação do aprendente quanto à sua modalidade de aprendizagem, uma vez que esse tipo de prevenção é a mais adequada dentre todas as outras, posto que incide diretamente na normal reequilibração das estruturas cognitivas do estudante.

 

Não se pode afirmar que existe um tipo de prevenção mais adequado que outros. A importância de um tipo de intervenção vai depender do contexto e da necessidade.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B.

177) Alícia Fernandèz e Sara Paín classificam dois tipos de problemas de aprendizagem: (1) problemas de aprendizagem reativos, e; (2) problemas de aprendizagem sintomas. No que se refere ao segundo tipo, é correto afirmar que:

  • A) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre cognição e afetividade estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas subconscientes.

  • B) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre o aprendente e a escola estão comprometidas, fato que promove o surgimento de dificuldades no aprender como resposta a situações curriculares e didático-pedagógicas disfuncionais.

  • C) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre a escola e a comunidade que a envolve não colaboram para a promoção funcional da aprendizagem do indivíduo, fato que permite o surgimento do não aprender em suas muitas formas de realização.

  • D) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre as dimensões da inteligência, do desejo, do organismo e do corpo estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas inconscientes.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre as dimensões da inteligência, do desejo, do organismo e do corpo estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas inconscientes.

 

Alícia Fernandèz e Sara Paín classificam dois tipos de problemas de aprendizagem: (1) problemas de aprendizagem reativos, e; (2) problemas de aprendizagem sintomas. No que se refere ao segundo tipo, é correto afirmar que:

 

Estafor Ventre comenta sobre a teoria de Alícia Fernandèz e Sara Paín: 

 

"O problema de aprendizagem que constitui um “sintoma” ou uma “inibição” se configura em um indivíduo e compromete a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, o desejo, o organismo e o corpo, o que resulta em um aprisionamento da inteligência e da corporeidade por parte da estrutura simbólica inconsciente (FERNÁNDEZ, 2001).

 

É possível considerar o problema de aprendizagem como sintoma, no sentido de que o não aprender não se configura como um quadro permanente; contudo, introduz-se em uma série de comportamentos simbólicos, nos quais se destaca como sinal de descompensação (PAÍN, 1992)". 

 

Agora, vamos analisar as alternativas.

 

a)  Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre cognição e afetividade estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas subconscientes.

 

Como vimos, as articulações comprometidas ocorrem entre a inteligência, o desejo, o organismo e o corpo. A afirmativa está incorreta ao falar apenas da cognição e afetividade.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre o aprendente e a escola estão comprometidas, fato que promove o surgimento de dificuldades no aprender como resposta a situações curriculares e didático-pedagógicas disfuncionais.

 

Novamente a banca trouxe articulações equivocadas.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre a escola e a comunidade que a envolve não colaboram para a promoção funcional da aprendizagem do indivíduo, fato que permite o surgimento do não aprender em suas muitas formas de realização.

 

Outra vez, articulações erradas. Vimos que as teóricas falam sobre articulações recíprocas entre a inteligência, o desejo, o organismo e o corpo.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre as dimensões da inteligência, do desejo, do organismo e do corpo estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas inconscientes.

 

Esta é a alternativa adequada, conforme o que vimos acima.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

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178) A noção de “aprendizagem significativa”, elaborada por David Ausubel, vem contribuindo para um melhor entendimento sobre como ocorre o processo de aprendizagem, trazendo, por extensão, importantes implicações para a melhoria das estratégias didático-pedagógicas direcionadas à promoção de relações funcionais entre o aprendente, o ensinante e a aprendizagem. No âmago de sua teoria, esse autor sustenta, ainda, a existência de dois fatores primordiais para a ocorrência de uma aprendizagem verdadeiramente significativa. Com base nesse pensamento, os fatores necessários à emergência da aprendizagem significativa são:

  • A) A disposição do aluno para aprender e o material didático utilizado, o qual deve apresentar-se psicologicamente significativo e logicamente compreensível para o aluno.

  • B) A atmosfera socioeducacional que estimule a troca de experiências e a condução crítico-reflexiva do professor como responsável pela construção da aprendizagem.

  • C) A saúde psicológica do aluno nas diferentes esferas da vida social nas quais está inserido e a existência de material didático diversificado.

  • D) A disciplina intelectual do aprendente e a capacidade mediadora do professor em expor e em analisar criteriosamente o objeto de conhecimento

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A disposição do aluno para aprender e o material didático utilizado, o qual deve apresentar-se psicologicamente significativo e logicamente compreensível para o aluno.

 

A noção de “aprendizagem significativa”, elaborada por David Ausubel, vem contribuindo para um melhor entendimento sobre como ocorre o processo de aprendizagem, trazendo, por extensão, importantes implicações para a melhoria das estratégias didático-pedagógicas direcionadas à promoção de relações funcionais entre o aprendente, o ensinante e a aprendizagem. No âmago de sua teoria, esse autor sustenta, ainda, a existência de dois fatores primordiais para a ocorrência de uma aprendizagem verdadeiramente significativa. Com base nesse pensamento, os fatores necessários à emergência da aprendizagem significativa são:

 

a)  A disposição do aluno para aprender e o material didático utilizado, o qual deve apresentar-se psicologicamente significativo e logicamente compreensível para o aluno.

 

A assertiva está de acordo com a teoria de Ausubel. Sousa e colab. falam que:

 

"Ausubel pressupõe que os novos conhecimentos devem ser adquiridos a partir de um material que seja interessante (significativo) para o aprendiz e ancorado no seu conhecimento prévio. A interação dos novos conhecimentos com as ideias preexistentes permite que, por meio de sua atividade cognitiva, o aprendiz possa elaborar novos significados, que serão únicos para ele

 

(...)

 

Para haver aprendizagem significativa, são necessárias duas condições: em primeiro lugar, o aprendiz deve apresentar disposição para aprender. Se ele só quiser memorizar o conteúdo, a aprendizagem será mecânica, sem qualquer incorporação de conhecimento ao que já carrega. Em segundo lugar, o conteúdo apresentado tem de ser lógico e psicologicamente significativo".

 

Assertiva Correta.

 

b)  A atmosfera socioeducacional que estimule a troca de experiências e a condução crítico-reflexiva do professor como responsável pela construção da aprendizagem.

 

Como vimos, a alternativa estaria correta se falasse sobre a disposição para aprender e o conteúdo significativo apresentado ao aluno.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  A saúde psicológica do aluno nas diferentes esferas da vida social nas quais está inserido e a existência de material didático diversificado.

 

Ausubel não fala sobre a saúde psicológica como um dos fatores. Além disso, o material deve ser significativo.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  A disciplina intelectual do aprendente e a capacidade mediadora do professor em expor e em analisar criteriosamente o objeto de conhecimento.

 

Ausubel não fala sobre disciplina intelectual, mas sobre disposição para aprender.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

179) A dislexia configura-se como:

  • A) Um obstáculo de aprendizagem caracterizado pela dificuldade do aprendente quanto à conversão de sinais gráficos em sinais fonéticos e de sinais numéricos em sinais linguísticos.

  • B) Um distúrbio de aprendizagem caracterizado pelo aprisionamento da inteligência que evolui para uma perda gradual do raciocínio linguístico e lógico-matemático do aprendente.

  • C) Um distúrbio de aprendizagem na leitura que afeta a escrita, detectado, geralmente, a partir do processo de alfabetização do aprendente.

  • D) Uma dificuldade de aprendizagem que compromete a capacidade de interpretação textual relativa à resolução de problemas de caráter lógico-matemático.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Um distúrbio de aprendizagem na leitura que afeta a escrita, detectado, geralmente, a partir do processo de alfabetização do aprendente.

 

A dislexia configura-se como:

 

De acordo com Sampaio:

 

"A dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Seu problema torna-se bastante evidente quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso". 

 

Vamos buscar a alternativa correta. 

 

a)  Um obstáculo de aprendizagem caracterizado pela dificuldade do aprendente quanto à conversão de sinais gráficos em sinais fonéticos e de sinais numéricos em sinais linguísticos.

  

A frase não está coerente com a definição de Dislexia.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Um distúrbio de aprendizagem caracterizado pelo aprisionamento da inteligência que evolui para uma perda gradual do raciocínio linguístico e lógico-matemático do aprendente.

 

De acordo com o que vimos, esta não é a definição de Dislexia.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Um distúrbio de aprendizagem na leitura que afeta a escrita, detectado, geralmente, a partir do processo de alfabetização do aprendente.

 

Como vimos acima, esta é a alternativa correta:

 

"A dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos"

 

Assertiva Correta.

 

d)  Uma dificuldade de aprendizagem que compromete a capacidade de interpretação textual relativa à resolução de problemas de caráter lógico-matemático.

 

Também não está coerente com a definição de Dislexia.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

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180) As condições de vulnerabilidade social nas quais muitos estudantes se encontram inseridos admitem inegáveis relações com a não aprendizagem escolar, fato que colabora para o aumento do número de reprovações e de repetências, endossando o malogro acadêmico de sujeitos oriundos, em sua maioria, dos estratos mais pobres da sociedade. Nesse sentido, a atuação psicopedagógica em conjunto com a dos demais profissionais da escola deve:

  • A) Realizar cursos de nivelamento escolar tanto para os estudantes em estados de vulnerabilidade social quanto para suas famílias, de modo que essas ações de intervenção socioeducacional contribuam para amenizar o fracasso escolar, bem como ajudem na elevação de rendimentos intelectuais compatíveis com os indicadores dos exames nacionais de aprendizagem.

  • B) Favorecer o desenvolvimento social e educacional dos estudantes em estados de vulnerabilidade social por meio da construção de repertórios comportamentais a eles favoráveis, ou seja, atuar no Treinamento de Habilidades Sociais (THS) direcionado ao reequilíbrio positivo das relações entre esses aprendentes e suas aprendizagens.

  • C) Estabelecer parcerias com as Instituições de Ensino Superior para a promoção de cursos de formação continuada direcionados aos professores, tendo em vista que esse profissional é decisivo para a construção de situações de ensino e de aprendizagem vinculadas aos critérios de avaliação dos exames nacionais.

  • D) Encaminhar periodicamente os estudantes em condições de vulnerabilidade social para acompanhamentos psicológicos, psiquiátricos e psicopedagógicos, tendo em vista que a escola carece desses profissionais para lhes oferecer os direcionamentos necessários a fim de recuperar a função positiva da aprendizagem na vida desses sujeitos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Favorecer o desenvolvimento social e educacional dos estudantes em estados de vulnerabilidade social por meio da construção de repertórios comportamentais a eles favoráveis, ou seja, atuar no Treinamento de Habilidades Sociais (THS) direcionado ao reequilíbrio positivo das relações entre esses aprendentes e suas aprendizagens.

 

As condições de vulnerabilidade social nas quais muitos estudantes se encontram inseridos admitem inegáveis relações com a não aprendizagem escolar, fato que colabora para o aumento do número de reprovações e de repetências, endossando o malogro acadêmico de sujeitos oriundos, em sua maioria, dos estratos mais pobres da sociedade. Nesse sentido, a atuação psicopedagógica em conjunto com a dos demais profissionais da escola deve:

 

a)  Realizar cursos de nivelamento escolar tanto para os estudantes em estados de vulnerabilidade social quanto para suas famílias, de modo que essas ações de intervenção socioeducacional contribuam para amenizar o fracasso escolar, bem como ajudem na elevação de rendimentos intelectuais compatíveis com os indicadores dos exames nacionais de aprendizagem.

 

Segundo as referências utilizadas para esta questão, existem outras formas de intervenção que vão além do oferecimento de cursos. É preciso verificar as necessidades de intervenção no âmbito comportamental, por exemplo.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Favorecer o desenvolvimento social e educacional dos estudantes em estados de vulnerabilidade social por meio da construção de repertórios comportamentais a eles favoráveis, ou seja, atuar no Treinamento de Habilidades Sociais (THS) direcionado ao reequilíbrio positivo das relações entre esses aprendentes e suas aprendizagens.

 

A alternativa está de acordo com o que Souza e colab. falam sobre a importância do Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para o processo de aprendizagem. Veja:

 

"A efetividade do THS na promoção de habilidades relacionadas a competência acadêmica e aprendizado, como habilidades de leitura, escrita e aritmética, também foi observada em outros estudos com populações em situação de vulnerabilidade (Lopes, Del Prette, & Del Prette, 2013; Noltemeyer & Bush, 2013; Schonfeld et al., 2015).

 

Em estudo envolvendo 24 escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade, foi observado que os estudantes envolvidos apresentaram aumento significativo nos níveis de aritmética, leitura e escrita (Schonfeld et al., 2015). Esses resultados explicitam que o THS pode atuar na prevenção e redução do fracasso escolar e seus impactos na vida futura dos estudantes (Lopes et al., 2013; Noltemeyer & Bush, 2013).

 

(...)

 

Os resultados da presente pesquisa apontaram para diminuição de problemas de comportamento e melhora no desempenho acadêmico após o THS. 

 

(...)

 

Observa-se que o THS pode atuar como uma importante ferramenta de proteção e ajuda para os problemas do cotidiano escolar".

 

Alternativa Correta.

 

c)  Estabelecer parcerias com as Instituições de Ensino Superior para a promoção de cursos de formação continuada direcionados aos professores, tendo em vista que esse profissional é decisivo para a construção de situações de ensino e de aprendizagem vinculadas aos critérios de avaliação dos exames nacionais.

 

De forma parecida com a alternativa "a", é preciso pensar em intervenções que ultrapassem o oferecimento de cursos. 

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Encaminhar periodicamente os estudantes em condições de vulnerabilidade social para acompanhamentos psicológicos, psiquiátricos e psicopedagógicos, tendo em vista que a escola carece desses profissionais para lhes oferecer os direcionamentos necessários a fim de recuperar a função positiva da aprendizagem na vida desses sujeitos.

 

Os encaminhamentos podem acontecer, contudo, é interessante propor intervenções no próprio contexto de ensino-aprendizagem.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta, portanto, é a Letra B.

1 16 17 18 19 20 52