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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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181) Segundo Pain (1992), problemas de aprendizagem podem ser considerados sintomas ou sinais de descompensação.

 

Nesse contexto, o seu diagnóstico está constituído pelo seu significado. Os fatores fundamentais a serem levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são, EXCETO:

  • A) Fatores orgânicos: diz respeito a integridade anatômica e de funcionamento dos órgãos diretamente comprometidos com a manipulação do entorno, bem como os dispositivos que garantem sua coordenação no sistema nervoso central.

  • B) Fatores específicos: encontram-se ligados frequentemente a uma indeterminação na lateralidade do sujeito.

  • C) Fatores psicossociais: referem-se aos aspectos que definem a interação subjetiva e social entre o estudante e o meio de ensino.

  • D) Fatores ambientais: relacionados à dimensão material, referem-se às possibilidades reais que o ambiente oferece ao indivíduo em termos da quantidade e da qualidade, frequência e abundância de estímulos, facilitando ou não sua aprendizagem.

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Segundo Pain (1992), problemas de aprendizagem podem ser considerados sintomas ou sinais de descompensação. Nesse contexto, o seu diagnóstico está constituído pelo seu significado. Os fatores fundamentais a serem levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são, EXCETO: fatores psicossociais.

A alternativa correta é a letra C) Fatores psicossociais: referem-se aos aspectos que definem a interação subjetiva e social entre o estudante e o meio de ensino.

Esses fatores psicossociais são fundamentais para o diagnóstico de problemas de aprendizagem, pois eles influenciam diretamente a forma como o estudante interage com o meio de ensino e como ele processa as informações.

Os fatores psicossociais incluem aspectos como a motivação, a autoestima, a ansiedade, a personalidade e a capacidade de adaptação do estudante, entre outros. Além disso, esses fatores também incluem a forma como o estudante se relaciona com os professores, os colegas de classe e a família, e como essas relações influenciam seu desempenho acadêmico.

Portanto, ao considerar os fatores psicossociais no diagnóstico de problemas de aprendizagem, os professores e os profissionais de educação podem ter uma visão mais completa do estudante e desenvolver estratégias mais eficazes para ajudá-lo a superar seus desafios.

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182) Nos últimos tempos, o acesso à escola tornou-se universal e, por conseguinte, o aparecimento de queixas em relação a alunos com mau desempenho escolar e / ou dificuldades escolares aumentou consideravelmente nos consultórios dos profissionais da saúde.


São causas que podem fazer com que um aluno apresente dificuldades escolares

  • A) inadequação pedagógica, condições socioculturais desfavoráveis e baixa autoestima.
  • B) alterações na aquisição e desenvolvimento das funções cerebrais no ato de aprender.
  • C) complicações gestacionais, lesões cerebrais adquiridas e baixo peso ao nascimento.
  • D) antecedentes familiares de transtornos de aprendizagem, confusões em relações temporoespacial, esquema corporal e lateralidade.

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A alternativa correta é letra A) inadequação pedagógica, condições socioculturais desfavoráveis e baixa autoestima.

Gabarito Letra A
 

São causas que podem fazer com que um aluno apresente dificuldades escolares:
a)  inadequação pedagógica, condições socioculturais desfavoráveis e baixa autoestima.
b)  alterações na aquisição e desenvolvimento das funções cerebrais no ato de aprender.
c)  complicações gestacionais, lesões cerebrais adquiridas e baixo peso ao nascimento.
d)  antecedentes familiares de transtornos de aprendizagem, confusões em relações temporoespacial, esquema corporal e lateralidade.

 

Vamos dar uma olhada em um trecho do artigo “Mau desempenho escolar: uma visão atual”, de Siqueira e Giannetti:

 

“Diante da criança com MDE, é fundamental buscar a causa e, consequentemente, traçar o melhor tratamento para cada indivíduo. As causas são variadas, destacando-se dois grupos: fatores extrínsecos (ambientais) ou intrínsecos (individuais).

 

Neste contexto é importante a distinção entre dificuldade escolar (DE) e transtorno de aprendizagem (TA). A DE relaciona-se com problemas de origem pedagógica e/ou sociocultural. Não há qualquer envolvimento orgânico. É extrínseco ao indivíduo. O TA relaciona-se com problemas na aquisição e desenvolvimento de funções cerebrais envolvidas no ato de aprender, tais como dislexia, discalculia e transtorno da escrita. Além dos transtornos específicos de aprendizagem, citam-se o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e transtorno de desenvolvimento de coordenação (TDC) como entidades relacionadas ao mau desempenho escolar. Todas essas condições têm base neurobiológica, ou seja, é intrínseca ao indivíduo.

 

Entre as causas de dificuldade escolar, citam-se fatores predominantemente extrínsecos ao indivíduo, sem comprometimento orgânico, tais como: inadequação pedagógica e condições socioculturais desfavoráveis ou pouco estimuladoras. Causas emocionais, geralmente secundárias a fatores ambientais como desmotivação, baixa autoestima e desinteresse, devem ser consideradas.

 

A partir dessa referência, analisando as alternativas, poderemos perceber que a única alternativa que não

apresenta fatores orgânicos é a Letra A.

Além disso, essa alternativa traz elementos que são diretamente citados pelas autoras.

 

Dessa forma, Letra A é nosso gabarito.

 

Referência

GIANNETTI, Juliana Gurgel; SIQUEIRA, Cláudia Machado. Mau desempenho escolar: uma visão atual. São Paulo: Revista da associação médica brasileira, vol. 57 n° 1, 2011.

183) Sobre a motivação, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as perspectivas psicológicas aos seus respectivos campos do saber.


COLUNA I


1. Perspectiva comportamental


2. Perspectiva humanista


3. Perspectiva cognitiva


4. Perspectiva social


COLUNA II


(  ) Necessidade de afiliação ou vínculo – a necessidade dos alunos de vínculo ou afiliação é refletida na motivação para ficar ao lado de colegas e na vontade de ter um relacionamento positivo com os professores.


(  ) Hierarquia das necessidades – a autorrealização é a mais elevada das necessidades humanas e caracteriza-se pela motivação do ser humano em desenvolver todo o seu potencial como ser.


(  ) Incentivos – os incentivos usados pelos professores em sala de aula, por exemplo pontuações e conceitos, podem motivar o comportamento dos estudantes.


(  ) Motivação para competência – os estudantes devem receber mais oportunidades e responsabilidades para controlar o resultado de seu rendimento.


Assinale a sequência correta.

  • A) 3 1 2 4
  • B) 1 3 4 2
  • C) 2 4 3 1
  • D) 4 2 1 3

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A alternativa correta é letra D) 4 2 1 3

Gabarito Letra D
 

A questão pede para relacionar as perspectivas da motivação com sua definição. Para facilitar a compreensão, colocarei a frente de cada perspectiva a definição apresentada por Santrock (2009), para posteriormente encontrarmos uma correspondência na coluna II:

 

COLUNA I


1. Perspectiva comportamental

“A perspectiva comportamental da motivação enfatiza recompensas e punições externas como chave na determinação da motivação de um estudante. Incentivos são estímulos ou eventos positivos ou negativos que podem modificar o comportamento de estudante.”


2. Perspectiva humanista

“Segundo a perspectiva humanista de Maslow, existe uma hierarquia de motivos e as necessidades dos estudantes devem ser satisfeitas em determinada sequência. A auto-realização, a mais elevada e indefinida das necessidades de Maslow, envolve a motivação de desenvolver todo o seu potencial como ser humano.”


3. Perspectiva cognitiva

“De acordo com a perspectiva cognitiva da motivação, os pensamentos dos estudantes dirigem sua motivação. A perspectiva cognitiva foca na motivação interna em ter sucesso, nas atribuições, nas convicções dos estudantes de que podem efetivamente controlar seu ambiente, na definição de objetivos, planejamento e monitoramento do processo rumo ao objetivo. A perspectiva cognitiva combina com o conceito de R. W. White de motivação para a competência.”


4. Perspectiva social

“A perspectiva social enfatiza a necessidade de afiliação.”


COLUNA II


(4) Necessidade de afiliação ou vínculo – a necessidade dos alunos de vínculo ou afiliação é refletida na motivação para ficar ao lado de colegas e na vontade de ter um relacionamento positivo com os professores.

A perspectiva que aborda necessidade de afiliação é a Perspectiva social.


(2) Hierarquia das necessidades – a autorrealização é a mais elevada das necessidades humanas e caracteriza-se pela motivação do ser humano em desenvolver todo o seu potencial como ser.

A perspectiva que apresenta a hierarquia de necessidades é a Perspectiva humanista.


(1) Incentivos – os incentivos usados pelos professores em sala de aula, por exemplo pontuações e conceitos, podem motivar o comportamento dos estudantes.

A perspectiva que apresenta os incentivos como motivadores é a Perspectiva comportamental.


(3) Motivação para competência – os estudantes devem receber mais oportunidades e responsabilidades para controlar o resultado de seu rendimento.

A perspectiva que corresponde a motivação para competência é a Perspectiva cognitiva.

 

Nossa sequência fica, então: 4213.

Gabarito Letra D

 

Referência

SANTROCK, John W (2009). Psicologia Educacional (3 Ed.) São Paulo: McGraw-Hill.

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184) Sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), termo utilizado por Vygotsky para tratar as influências sociais, principalmente na educação, no desenvolvimento cognitivo das crianças, é correto afirmar:

  • A) O limite mais baixo da ZDP é o nível de habilidades alcançadas por uma criança trabalhando independente.
  • B) Na ZDP o raciocínio lógico substitui o raciocínio intuitivo, mas somente em situações concretas.
  • C) O limite superior da ZDP é o nível de solução de problemas alcançado por uma criança com a ajuda de um instrutor habilidoso.
  • D) A ZDP captura as habilidades cognitivas da criança que se apresentam em processo de maturação e podem ser concluídas apenas com a ajuda de um educador habilidoso.

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão anulada

 

Sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), termo utilizado por Vygotsky para tratar as influências sociais, principalmente na educação, no desenvolvimento cognitivo das crianças, é correto afirmar:
 

Antes de ver as alternativas, vamos relembrar a ZDP, a partir de Santrock (2009):


“Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é o termo criado por Vygotsky para descrever uma série de tarefas que são muito difíceis para que a criança domine sozinha, mas que podem ser aprendidas com orientação e assistência de adultos ou crianças mais habilidosas. Assim, o limite mais baixo da ZDP é o nível de habilidade alcançado por crianças trabalhando independentemente. O limite mais alto é o nível de responsabilidade adicional que a criança pode aceitar com a assistência de um instrutor hábil. A ZDP captura as habilidades cognitivas da criança que estão em processo de maturação e podem ser concluídas somente com a assistência de uma pessoa mais habilidosa.”

 

Agora, vejamos as alternativas:
 

a)  O limite mais baixo da ZDP é o nível de habilidades alcançadas por uma criança trabalhando independente.
Certo! Praticamente copiado e colado do texto de Santrock.

 

b)  Na ZDP o raciocínio lógico substitui o raciocínio intuitivo, mas somente em situações concretas.

Errado! Até fora de contexto, isso é o que acontece no estágio operacional concreto, descrito por Piaget e não Vygotsky.


c)  O limite superior da ZDP é o nível de solução de problemas alcançado por uma criança com a ajuda de um instrutor habilidoso.

Errado. É, na verdade, a responsabilidade adicional que a criança pode aceitar.


d)  A ZDP captura as habilidades cognitivas da criança que se apresentam em processo de maturação e podem ser concluídas apenas com a ajuda de um educador habilidoso.

Certo! Apesar de algumas palavras diferentes, a ideia é a mesma que a apresentada pela bibliografia consultada.

 

Dessa forma, a Letra A e a Letra D estão corretas, e a questão foi anulada.

 

Referência

SANTROCK, John W (2009). Psicologia Educacional (3 Ed.) São Paulo: McGraw-Hill.

185) Em relação às diversas metodologias e teorias da Aprendizagem Humana, qual das alternativas apresenta a definição correta?

  • A) Na teoria do Aprendizado por múltiplas habilidades, há uma percepção compartilhada de professores e alunos sobre o maior aproveitamento de potencialidades e competências.

  • B) Na Teoria de Vigotsky, o foco é no grau de evolução interacional entre professores, alunos, pais e comunidade, observando a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

  • C) Na Teoria Construtivista, o foco é na percepção do grau de capacidades e habilidades que são desenvolvidas e experienciadas no desenvolvimento das representações de conteúdo.

  • D) Na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, é focado o conhecido assimilado e compreendido pelo aluno, o que lhe permite a construção de âncoras que favorecerão seu maior aprendizado.

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A alternativa correta é letra B) Na Teoria de Vigotsky, o foco é no grau de evolução interacional entre professores, alunos, pais e comunidade, observando a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

Gabarito Letra B

Em relação às diversas metodologias e teorias da Aprendizagem Humana, qual das alternativas apresenta a definição correta?

a)  Na teoria do Aprendizado por múltiplas habilidades, há uma percepção compartilhada de professores e alunos sobre o maior aproveitamento de potencialidades e competências.

Errado. Não existe uma teoria com esse nome.

 

b)  Na Teoria de Vigotsky, o foco é no grau de evolução interacional entre professores, alunos, pais e comunidade, observando a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

Certo! A teoria de Vygotsky foca na importância da interação social no processo de aprendizagem, e apresenta o conceito de zona de desenvolvimento proximal, um dos conceitos mais importantes do autor.

 

c)  Na Teoria Construtivista, o foco é na percepção do grau de capacidades e habilidades que são desenvolvidas e experienciadas no desenvolvimento das representações de conteúdo.

Errado. No construtivismo, o foco é pensar no conhecimento como algo construído pelos alunos através de um processo ativo e mental de desenvolvimento, e não simplesmente ofertado pelo professor.

 

d)  Na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, é focado o conhecido assimilado e compreendido pelo aluno, o que lhe permite a construção de âncoras que favorecerão seu maior aprendizado.

Errado. A teoria da flexibilidade cognitiva busca desenvolver no aluno uma capacidade de reestruturação do conhecimento, para lidar com situações novas.

 

Nosso gabarito é Letra B

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186) Carl Rogers, um dos principais representantes do humanismo, desenvolveu uma concepção específica acerca do ser humano, que influenciou diretamente suas ideias sobre Psicologia e Educação. Qual das alternativas abaixo está de acordo com o pensamento desse autor?

  • A) O ser humano, para se desenvolver plenamente, necessita ser reforçado positivamente.

  • B) O ser humano, em sua essência, é basicamente movido pelo inconsciente.

  • C) O ser humano tem na percepção o principal motor do desenvolvimento.

  • D) O ser humano tem capacidade de atualizar permanentemente seu potencial.

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A resposta certa é a letra D) O ser humano tem capacidade de atualizar permanentemente seu potencial.

Essa alternativa está de acordo com o pensamento de Carl Rogers, que defende a ideia de que os seres humanos têm uma tendência inata para se desenvolver e se realizar plenamente. Segundo Rogers, o ser humano tem uma capacidade intrínseca de se autorregular e se adaptar às situações, o que lhe permite atualizar permanentemente seu potencial.

Essa visão é contrária às teorias behavioristas, que defendem que o comportamento humano é moldado pela experiência e pela aprendizagem. Para Rogers, o ser humano não é apenas um produto da sua história ou do seu ambiente, mas sim um ser capaz de se criar e se recriar a partir de suas escolhas e experiências.

Além disso, a ideia de que o ser humano tem capacidade de atualizar permanentemente seu potencial está ligada à noção de autoeficácia, que é a crença na própria capacidade de realizar tarefas e alcançar objetivos. Segundo Rogers, a autoeficácia é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois permite que as pessoas acreditem em si mesmas e em suas capacidades.

Portanto, a resposta certa é a letra D) O ser humano tem capacidade de atualizar permanentemente seu potencial, pois essa é a visão de Carl Rogers sobre a natureza humana e seu potencial para o desenvolvimento e a realização.

187) O profissional de saúde deve ser capaz de criar, planejar, implementar ações que visem ao bem-estar geral de determinada comunidade. Para tanto, vem sendo estimulado à utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos e capacitações, dentre as quais se destaca a:

  • A) aprendizagem baseada em evidências.

  • B) educação alimentar e nutricional.

  • C) aprendizagem baseada em problemas.

  • D) metodologia de retenção de informação.

  • E) educação comportamental.

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A alternativa correta é letra C) aprendizagem baseada em problemas.

Gabarito Letra C

 

O profissional de saúde deve ser capaz de criar, planejar, implementar ações que visem ao bem-estar geral de determinada comunidade. Para tanto, vem sendo estimulado à utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos e capacitações, dentre as quais se destaca a:

a)  aprendizagem baseada em evidências.

b)  educação alimentar e nutricional.

c)  aprendizagem baseada em problemas.

d)  metodologia de retenção de informação.

e)  educação comportamental.

 

A alternativa que traz uma metodologia ativa é a letra C, aprendizagem baseada em problemas. Vamos relembrar um pouco sobre ela e outras metolodias ativas:

“As metodologias ativas no Ensino em Saúde vêm sendo desenvolvidas sob diferentes abordagens, a exemplo, menciona-se:

Aprendizagem Baseada em Problemas ou problem -based- learning (BPL) – Neste método são preparadas situações, ou seja, temas de estudo que o aluno deverá saber e dominar, sendo determinados previamente quais conhecimentos o aluno deverá possuir para cada uma delas. Cada tema é transformado em um problema para ser discutido em pequenos grupos, visando o desenvolvimento do raciocínio crítico, habilidades de comunicação e o entendimento da necessidade da aprendizagem continuada (FUJITA, et al., 2016; PRADO et al., 2012).

Teoria da Problematização utilizando o Arco de Mangarez - O método desenvolvido por Charles Maguerez e adaptado por Bordenave é constituído das seguintes etapas: observação da realidade, levantamento de pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação na realidade. Nesta técnica o caminho a ser percorrido pelo discente parte da situação da realidade social observada, que provoca questionamento, a partir do qual se desenha o quadro conceitual que permite uma análise teórica do problema. Coletam-se dados relevantes, formulamse hipóteses norteadoras e chega-se a uma síntese ou solução, que envolve a transformação da realidade (FUJITA, et al., 2016).

Aprendizagem baseada em equipes (ABE), também conhecida como team-based- learning (TBL) - No TBL o foco da atividade é introduzir conceitos relacionados a qualquer área de conhecimento e estimular o trabalho em equipe no desenvolvimento das tarefas. Essa metodologia requer planejamento minucioso e atuação dos estudantes acerca das leituras ou exercícios solicitados, previamente, pelo docente. Pode se sintetizar seu percurso metodológico em três etapas: A primeira consiste na preparação individual dos estudantes (pré-classe); a segunda etapa refere-se à avaliação da garantia do preparo, realizada através da aplicação de um teste contendo de 10 a 20 questões de múltipla escolha. O teste deve ser feito primeiramente, de maneira individual, e posteriormente, em grupos, onde eles deverão negociar opiniões e pontos de vista a fim de escolher apenas uma resposta. A última etapa trata-se da aplicação dos conhecimentos (conceitos) adquiridos por meio da resolução de situações problema (casosclínicos, por exemplo) nas equipes; deve ocupar a maior parte da carga horária (BOLLELA, et al., 2014).”

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/download/36910/27609

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188) Como aponta Páez atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade. Levar em conta a diversidade não implica em fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforço à exclusão. Dessa forma, é necessário pensar a partir do grupo de alunos e da diversidade que o compõe e não para alguns alunos tomados isoladamente, e para tal, a solução são as:

  • A) abordagens construtivistas.

  • B) salas de multimídia.

  • C) flexibilizaçõescurriculares.

  • D) adaptações de grande porte.

  • E) estrategias curriculares.

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A alternativa correta é letra C) flexibilizaçõescurriculares.

Gabarito Letra C

 

Como aponta Páez atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade. Levar em conta a diversidade não implica em fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforço à exclusão. Dessa forma, é necessário pensar a partir do grupo de alunos e da diversidade que o compõe e não para alguns alunos tomados isoladamente, e para tal, a solução são as:

a)  abordagens construtivistas.

b)  salas de multimídia.

c)  flexibilizações curriculares.

d)  adaptações de grande porte.

e)  estratégias curriculares.

 

A solução apresentada pelo autor são as flexibilizações curriculares, veja:

“Ainda de acordo com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; "Algumas metodologias para tratar dessa questão propõem a individualização do ensino através de planos específicos de aprendizagem para o aluno. Esta concepção tem como justificativa a diferença entre os alunos e o respeito à diversidade. Porém, como pensar a inclusão se os alunos com dificuldades e, apenas eles, têm um plano específico para aprender? Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforço à exclusão. Levar em conta a diversidade não implica em fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Caso isto aconteça, estes alunos ficam à margem do grupo, pois as trocas significativas feitas em uma sala de aula necessariamente acontecem em torno dos objetos de aprendizagem. As flexibilizações curriculares são fundamentais no processo de inclusão educativa. Porém, é necessário pensá-las a partir do grupo de alunos e a diversidade que o compõe e não para alguns alunos tomados isoladamente. Como aponta Páez (2001) atender à diversidade é atender as crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade."

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/R201246.pdf

189) É necessário que a escola, responsável pela formação consciente e crítica da criança, proporcione pleno desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões, empregando um trabalho dinâmico e desafiante. Nos jogos, por exemplo, há sempre um desafio interessante e vivo, tornando a aprendizagem* natural e rápida. Segundo Mafra, os jogos promovem o crescimento:

  • A)  físico e mental.

  • B)  integral e social.

  • C)  mental e espiritual.

  • D)  afetivo e emocional.

  • E)  emocional e social.

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A alternativa correta é letra E)  emocional e social.

Gabarito Letra E

 

É necessário que a escola, responsável pela formação consciente e crítica da criança, proporcione pleno desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões, empregando um trabalho dinâmico e desafiante. Nos jogos, por exemplo, há sempre um desafio interessante e vivo, tornando a aprendizagem* natural e rápida. Segundo Mafra, os jogos promovem o crescimento:

a)  físico e mental.

b)  integral e social.

c)  mental e espiritual.

d)  afetivo e emocional.

e)  emocional e social.

 

Para a autora, os jogos promovem crescimento emocional e social:

“O aprendizado que se dá através de jogos e brincadeiras têm vários fatores positivos, tornando o desenvolvimento escolar da criança menos monótono e desinteressante que a simples exposição de conteúdos, pois na atividade lúdica ela participa ativamente como parte integrante do processo, fazendo com que a criança desenvolva-se de maneira integral, onde todas as suas habilidades e motivações são exploradas. Os jogos também promovem o crescimento emocional e social. Nos jogos há sempre um desafio interessante e vivo, tornando a aprendizagem natural e rápida. Enfim, brincar promove uma possibilidade de construção e criação do conhecimento no ensino e na aprendizagem da criança. Ao transformarmos esse brincar em trabalho pedagógico, poderemos experimentar, como mediadores, o verdadeiro significado da aprendizagem com desejo e prazer.”

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf

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190) As barreiras da deficiência mental diferem das barreiras encontradas nas demais deficiências. E necessário que se estimule o aluno com deficiência mental a avançar na sua compreensão, desafiando-o a enfrentar conflitos cognitivos. A educação especializada tradicional e uma forma de intervenção que mantém o aluno em um nível de compreensão que e muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar, acabando por reforçar a deficiência do aluno, com sua prática em moldes do:

  • A)  cuidado e assimilação.

  • B)  treinamento e adaptação.

  • C)  cuidado e estimulação.

  • D)  treinamento e assimilação.

  • E)  cuidado e adaptação.

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A alternativa correta é letra B)  treinamento e adaptação.

Gabarito Letra B

 

As barreiras da deficiência mental diferem das barreiras encontradas nas demais deficiências. E necessário que se estimule o aluno com deficiência mental a avançar na sua compreensão, desafiando-o a enfrentar conflitos cognitivos. A educação especializada tradicional e uma forma de intervenção que mantém o aluno em um nível de compreensão que e muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar, acabando por reforçar a deficiência do aluno, com sua prática em moldes do:

a)  cuidado e assimilação.

b)  treinamento e adaptação.

c)  cuidado e estimulação.

d)  treinamento e assimilação.

e)  cuidado e adaptação.

 

A educação especializada tradicional tem sua prática nos moldes do treinamento e da adaptação. Veja:

“As barreiras da deficiência mental diferem das barreiras encontradas nas demais deficiências. Trata-se de barreiras referentes à maneira de lidar com o saber em geral, fato que reflete preponderantemente na construção do conhecimento escolar. A educação especializada tradicional, realizada nos moldes do treinamento e da adaptação, reforça a deficiência desse aluno. Essas formas de intervenção mantêm o aluno em um nível de compreensão que é muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar - o nível das chamadas regulações automáticas, descritas por Piaget. É necessário que se estimule o aluno com deficiência mental a avançar na sua compreensão, criando-lhe conflitos cognitivos, ou melhor, desafiando-o a enfrentá-los. O Atendimento Educacional Especializado deve propiciar aos alunos com deficiência mental condições de passar de um tipo de ação automática e mecânica diante de uma situação de aprendizado/ experiência – regulações automáticas para um outro tipo, que lhe possibilite selecionar e optar pelos meios que julguem mais convenientes para agir intelectualmente – regulações ativas, também descritas por Piaget. O Atendimento Educacional Especializado para tais alunos deve, portanto, privilegiar o desenvolvimento e a superação de seus limites intelectuais, exatamente como acontece com as demais deficiências, como exemplo: para o cego, a possibilidade de ler pelo braile; para o surdo, a forma mais conveniente de se comunicar e para a pessoa com deficiência física, o modo mais adequado de se orientar e se locomover.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf

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