Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

191) Deve-se considerar que o brincar preenche necessidades que variam de acordo com a idade e que as brincadeiras, por meio de jogos, estimulam a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento do pensamento, da concentração, da atenção e da linguagem. Para Vygostsky, a criança define o brincar atraves da criação de um(a):

  • A)  elaboração racional.

  • B)  situação imaginária.

  • C)  sistema de recompensa.

  • D)  estímulo intrapessoal.

  • E)  situação interpessoal.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)  situação imaginária.

Gabarito Letra B

 

Deve-se considerar que o brincar preenche necessidades que variam de acordo com a idade e que as brincadeiras, por meio de jogos, estimulam a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento do pensamento, da concentração, da atenção e da linguagem. Para Vygostsky, a criança define o brincar atraves da criação de um(a):

a)  elaboração racional.

b)  situação imaginária.

c)  sistema de recompensa.

d)  estímulo intrapessoal.

e)  situação interpessoal.

 

Vygotsky acredita que o brincar é definido através da criação de uma situação imaginária:

“Através do brinquedo, a criança estabelece suas relações com a vida real. Ela vai experimentar sensações que já conhece e vai desenvolvendo regras de comportamento que imagina serem corretas. Um exemplo é quando ela brinca de irmã ou de mãe e filha, e se comporta como ela acha que seus irmãos devam se comportar, ou como acha que a filha tem de agir com sua mãe. Ela nem percebe que na brincadeira se comportou como deveria agir na vida real. Através da brincadeira ela incorpora as regras de comportamento.

Para Vygotsky, a situação imaginária criada pela criança é que define o brincar, e assim, devemos considerar que o brincar preenche necessidades que variam conforme a idade e que as brincadeiras por meio de jogos estimulam a curiosidade e a auto-confiança, proporcionando o desenvolvimento do pensamento, da concentração, da atenção e da linguagem. Dessa forma se bem planejados, e aplicados com objetivos claros e bem definidos, considerando a idade e as limitações do aluno, os jogos favorecem a construção do conhecimento, ou seja, a aprendizagem e, por conseqüência, o desenvolvimento da criança.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf

Continua após a publicidade..

192) Sob a perspectiva de WEISS, que diz respeito à análise da instituição escola, em seus diferentes níveis, sendo esta a maior contribuinte para o fracasso escolar dos alunos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(   ) A escola não é isolada do sistema socioeconômico, é um reflexo dele.


(   ) Professores que não possuem o apoio da escola, quando se trata apenas de material pedagógico, podem ocupar bem o lugar de quem ensina tornando o conhecimento desejável ao aluno.


(   ) O ato de ensinar fica sempre comprometido com a construção do ato de aprender, faz parte de suas condições externas. A má qualidade do ensino provoca um desestímulo na busca do conhecimento.

  • A) E - E - C.
  • B) C - C - E.
  • C) E - C - E.
  • D) C - E - C.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) C - E - C.

Gabarito Letra D

 

(CA escola não é isolada do sistema socioeconômico, é um reflexo dele.

Certo!

“A segunda perspectiva diz respeito à análise da instituição escola, em seus diferentes níveis, como sendo a maior contribuinte para o fracasso escolar de seus alunos. Tal possibilidade de estudo não pode ser vista isolada da anterior, pois sistema de ensino, seja público seja particular, reflete sempre a sociedade em que está inserido. A escola não é isolada do sistema socioeconômico, mas, pelo contrário, é um reflexo dele. Portanto, a possibilidade de absorção de certos conhecimentos pelo aluno dependerá, em parte, de como essas informações lhe chegaram, lhe foram ensinadas, o que por sua vez dependerá, nessa cadeia, das condições sociais que determinaram a qualidade do ensino. Termina a rota da “deficiência social” nas baixas oportunidades do aluno como pessoa, acrescidas da baixa qualidade da escola.
 

(E) Professores que não possuem o apoio da escola, quando se trata apenas de material pedagógico, podem ocupar bem o lugar de quem ensina tornando o conhecimento desejável ao aluno.

Errado. Professores sem apoio não podem ocupar bem esse lugar.

 “Professores em escolas desestruturadas, sem apoio material e pedagógico, desqualificados pela sociedade, pelas famílias, pelos alunos não podem ocupar bem o lugar de quem ensina tornando o conhecimento desejável pelo aluno. É preciso que o professor competente e valorizado encontre o prazer de ensinar para que possibilite o nascimento do prazer de aprender. O ato de ensinar fica sempre comprometido com a construção do ato de aprender, faz parte de suas condições externas.”


(CO ato de ensinar fica sempre comprometido com a construção do ato de aprender, faz parte de suas condições externas. A má qualidade do ensino provoca um desestímulo na busca do conhecimento.

Certo!

A má qualidade do ensino provoca um desestímulo na busca do conhecimento. Não há, assim, um investimento dos alunos, do ponto de vista emocional, na aprendizagem escolar, e esse movimento seria uma condição interna básica. Casos há em que tal desinteresse é visto como um problema apenas do aluno, sendo ele encaminhado para diagnóstico psicopedagógico por “não ter o menor interesse nas aulas” e “não estudar em casa”, baixando assim sua produção.”

 

A sequência correta é C E C

Gabarito Letra D

 

Fonte: http://drb-m.org/39psicopedagogia%20clinica.pdf

193) Segundo SCOZ et al., Freud fez contribuições em relação à psicanálise que pode ser favorável aos educadores. Sobre a psicanálise, que pode ter relação com a psicopedagogia, analisar os itens abaixo:


I.  Possibilita, através dos princípios e conceitos, fundamentar as trocas na equipe interdisciplinar, facilitando a compreensão e estabelecendo relações com o sujeito que aprende na sua liberdade de ser e conhecer.


II.  Aponta-se o enfoque da Psicopedagogia que tenha a preocupação com o ato do aprender onde não se separam as diferentes variáveis do processo ao lidar com limitações e possibilidades, tendo claros e internalizados os valores.


III.  Valoriza a relação ensino-aprendizagem, buscando no autoconhecimento a melhoria da praxis.


Estão CORRETOS:

  • A) Somente os itens I e II.
  • B) Somente os itens I e III.
  • C) Somente os itens II e III.
  • D) Todos os itens.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra D) Todos os itens.

Essa resposta é correta porque todos os itens apresentados estão relacionados às contribuições de Freud na psicanálise que podem ser favoráveis aos educadores.

No item I, é possível fundamentar as trocas na equipe interdisciplinar, facilitando a compreensão e estabelecendo relações com o sujeito que aprende na sua liberdade de ser e conhecer. Isso é fundamental em uma abordagem psicopedagógica, pois busca compreender as necessidades dos alunos e adaptar o ensino de acordo com elas.

No item II, o enfoque da Psicopedagogia se preocupa com o ato do aprender, considerando as variáveis do processo e lidando com limitações e possibilidades. Isso é essencial para que os educadores possam trabalhar de forma eficaz com os alunos, considerando suas individualidades e necessidades.

No item III, a relação ensino-aprendizagem é valorizada, buscando no autoconhecimento a melhoria da praxis. Isso é fundamental para que os educadores possam refletir sobre sua prática e buscar melhorias constantemente, tornando-se mais eficazes em sua função.

Portanto, todos os itens estão relacionados às contribuições de Freud na psicanálise que podem ser favoráveis aos educadores, tornando a alternativa D) Todos os itens a resposta correta.

Continua após a publicidade..

194) Em relação a SCOZ, sobre a afetividade na intervenção psicopedagógica, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(   ) É necessário que se estabeleça, como qualquer situação clínica, um bom vínculo, sem o qual não há condições para o desenvolvimento e a criatividade na relação cliente/terapeuta psicopedagogo.


(   ) Em uma intervenção psicopedagógica o tempo não é ilimitado, é necessário que o cliente consiga aprender automaticamente fora e dentro da sessão.


(   ) A única causa da dificuldade de aprendizagem é a impossibilidade para tolerar a frustração e aceitar o limite. O trabalho clínico deve propiciar situações onde se possa vivenciar claramente a necessidade de ter que se resignar.

  • A) E - E - C.
  • B) C - C - E.
  • C) E - C - E.
  • D) C - E - C.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta certa é a alternativa B) C - C - E.

A psicologia educacional é uma área que se preocupa em entender como as pessoas aprendem e como podemos melhorar esse processo.

Na intervenção psicopedagógica, é fundamental estabelecer um vínculo de confiança entre o cliente e o terapeuta, pois isso cria as condições ideais para o desenvolvimento e a criatividade.

No entanto, é importante lembrar que o tempo não é ilimitado, e o cliente precisa aprender a lidar com as frustrações e limitações.

O trabalho clínico deve propiciar situações que permitam ao cliente vivenciar a necessidade de se resignar e tolerar a frustração.

Portanto, a alternativa B) C - C - E é a correta, pois a primeira afirmação é verdadeira, pois é necessário estabelecer um vínculo de confiança; a segunda é certa, pois o tempo não é ilimitado; e a terceira também é verdadeira, pois o trabalho clínico deve propiciar situações que permitam ao cliente vivenciar a necessidade de se resignar.

Essa sequência de respostas é a mais coerente com os princípios da psicologia educacional e da intervenção psicopedagógica.

195) Em relação a CHAMAT, há diferentes linhas de atuação para a realização de diferentes tipos de metodologias e diagnósticos. Diante disso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(   ) O diagnóstico dessa abordagem busca apurar o ponto em que ocorre a dificuldade de

aprendizagem, levando-se os fatores responsáveis, como as medidas a serem introduzidas

para uma mudança na performance do indivíduo.

(   ) Procura-se separar e concomitantemente integrar o que é pertinente ao sujeito, à família,

à escola e, de forma mais ampla, à realidade social.

(   ) O diagnóstico trata-se de uma metodologia específica denominada “investigação crítica”,

utiliza-se de argumentos e contra-argumentos para as possíveis respostas do sujeito,

examinando assim seu nível operacional bem como seus processos assimilativos/acomodativos.

  • A) 1 - 3 - 2.
  • B) 3 - 1 - 2.
  • C) 1 - 2 - 3.
  • D) 2 - 3 - 1.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) 1 - 3 - 2.

Gabarito Letra A

 

(1) O diagnóstico dessa abordagem busca apurar o ponto em que ocorre a dificuldade de aprendizagem, levando-se os fatores responsáveis, como as medidas a serem introduzidas para uma mudança na performance do indivíduo.

A abordagem comportamental considera as contingências para que haja mudança mudança no comportamento, ou seja, na performance do indivíduo.

 

(3) Procura-se separar e concomitantemente integrar o que é pertinente ao sujeito, à família, à escola e, de forma mais ampla, à realidade social.

A abordagem que fundamentalmente considera todos esses contextos e fatores é a abordagem interacionista.

 

(2)  investigação crítica”, utiliza-se de argumentos e contra-argumentos para as possíveis respostas do sujeito, examinando assim seu nível operacional bem como seus processos assimilativos/acomodativos.

Essas são características da abordagem cognitivista.

 

Assim, a sequência correta é 132.

Gabarito Letra A

Continua após a publicidade..

196) Em conformidade com CHAMAT, sobre a hora do Jogo, que se trata de uma atividade lúdica que inclui três aspectos da função semiótica: o jogo, a imitação e a linguagem. Em relação a isso, analisar a sentença abaixo:


Quando se joga, a atividade é predominantemente assimilativa, pois o sujeito deve interagir com o novo objeto, de modo a modificar seus esquemas existentes e “fazê-lo seu”. Com a aprendizagem ocorre diferente, os sujeitos que não conseguem jogar possivelmente não serão mais acomodativos que assimilativos, mostrando aí a inexistência de dificuldade na aprendizagem  (1ª parte).  Para jogar é necessário ter um espaço transicional, um espaço de confiança, de criatividade, o mesmo espaço que se precisa para aprender  (2ª parte).


A sentença está:

  • A) Totalmente correta.
  • B) Correta somente em sua 1ª parte.
  • C) Correta somente em sua 2ª parte.
  • D) Totalmente incorreta.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Correta somente em sua 2ª parte.

Gabarito Letra C

Em conformidade com CHAMAT, sobre a hora do Jogo, que se trata de uma atividade lúdica que inclui três aspectos da função semiótica: o jogo, a imitação e a linguagem. Em relação a isso, analisar a sentença abaixo:


Quando se joga, a atividade é predominantemente assimilativa, pois o sujeito deve interagir com o novo objeto, de modo a modificar seus esquemas existentes e “fazê-lo seu”. Com a aprendizagem ocorre diferente, os sujeitos que não conseguem jogar possivelmente não serão mais acomodativos que assimilativos, mostrando aí a inexistência de dificuldade na aprendizagem  (1ª parte).  Para jogar é necessário ter um espaço transicional, um espaço de confiança, de criatividade, o mesmo espaço que se precisa para aprender  (2ª parte).


A sentença está:
a)  Totalmente correta.
b)  Correta somente em sua 1ª parte.
c)  Correta somente em sua 2ª parte.
d)  Totalmente incorreta.

 

Chamalat de fato afirma que para jogar é necessário um espaço transicional, e que a atividade é predominantemente assimilativa, bem como a aprendizagem também. Esse é o erro da primeira parte do enunciado, afirmar que com a aprendizagem ocorre diferente.

Para jogar é necessário ter um espaço transicional, um espaço de confiança, de criatividade, o mesmo espaço que se precisa aprender. Quando se joga, a atividade é predominante assimilativa, pois o sujeito deve interagir com o novo objeto, de modo de modificar seus esquemas existentes e “fazê-lo seu”. Com a aprendizagem, ocorre o mesmo, nos sujeitos que não conseguem jogar, este possivelmente são muito mais acomodativos que assimilativos, mostrando ai a dificuldade de aprendizagem”.”

 

Assim, a sentença está Correta somente em sua 2ª parte.

Gabarito Letra C.

 

Referência

CHAMAT, L. S. J. Técnicas de Diagnóstico Psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista. São Paulo : Vetor, 2004.

197) Pozzobon, Mahendra e Marin (2017) realizaram uma pesquisa sobre o fracasso escolar, em um município do Rio Grande do Sul, envolvendo alunos, pais e professores da rede de ensino fundamental. Considerando os achados dessa pesquisa, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

( ) A maioria dos alunos, nessa pesquisa, atribui a si próprio o fracasso escolar.

 

( ) Entre os alunos participantes, nenhum deles apontou a família como responsável direta ou indiretamente por seu desempenho escolar.

 

( ) Em relação à substituição do termo “fracasso escolar” por outro termo, “desempenho escolar” foi o mais popular entre os pais, enquanto “desinteresse escolar” foi o mais popular entre os alunos.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A) F – F – F.

  • B) F – V – V.

  • C) V – F – F.

  • D) V – V – F.

  • E) V – V – V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) V – V – V.

Gabarito Letra E

 

Pozzobon, Mahendra e Marin (2017) realizaram uma pesquisa sobre o fracasso escolar, em um município do Rio Grande do Sul, envolvendo alunos, pais e professores da rede de ensino fundamental. Considerando os achados dessa pesquisa, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

(V) A maioria dos alunos, nessa pesquisa, atribui a si próprio o fracasso escolar.

Verdadeiro! Veja:

“A grande maioria dos alunos entrevistados (92,3%) responsabilizou a si próprio pelo fracasso escolar, relacionando-o a fatores como: não prestar atenção nas aulas, não atingir conceitos satisfatórios, não conseguir entender a matéria, reprovar mesmo estudando e desistir/evadir da escola. Tais fatores foram associados ao desinteresse, que os impossibilita de ir adiante, mesmo tendo capacidade, pois estão indiretamente relacionados a “muitos problemas em casa ou na rua.” 

 

(V) Entre os alunos participantes, nenhum deles apontou a família como responsável direta ou indiretamente por seu desempenho escolar.

Verdadeiro!

“Entre os alunos participantes, nenhum deles apontou a família como responsável direta ou indiretamente por seu desempenho escolar e apenas 7,6% dos pais entendia que a família poderia influenciar o desempenho escolar dos filhos”

 

(V) Em relação à substituição do termo “fracasso escolar” por outro termo, “desempenho escolar” foi o mais popular entre os pais, enquanto “desinteresse escolar” foi o mais popular entre os alunos.

Verdadeiro! Veja a tabela apresentada pelo artigo:

 

Dessa forma, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é VVV.

Gabarito Letra E.

 

Referência

POZZOBON, Magda; MAHENDRA, Fénita; MARIN, Angela Helena. Renomeando o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, Número 3, 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-387.pdf> Acesso em 25 de janeiro de 2020.

Continua após a publicidade..

198) “Acompanhar crianças ou adultos com necessidades especiais em atividades diversas, a fim de proporcionar maior autonomia e inserção social.”

 

A área de atuação acima corresponde a:

  • A) Acompanhamento apedêutico.

  • B) Neuropsicologia.

  • C) Orientação profissional.

  • D) Acompanhamento terapêutico.

  • E) Psicologia Redentora.

FAZER COMENTÁRIO
tools.askyourpdf.com | 502: Bad gateway

Bad gateway Error code 502

Visit cloudflare.com for more information.
2024-08-27 02:49:21 UTC
You

Browser

Working
Juazeiro do Norte

Cloudflare

Working
tools.askyourpdf.com

Host

Error

What happened?

The web server reported a bad gateway error.

What can I do?

Please try again in a few minutes.

199) De acordo com as abordagens interacionistas, a brincadeira ocupa importante papel no desenvolvimento da criança. Quanto a esse aspecto, julgue os itens a seguir.

 

I A brincadeira é uma linguagem indispensável ao equilíbrio afetivo e intelectual da criança, tanto para satisfazer seus interesses e necessidades quanto para que ela aprenda conteúdos escolares de uma forma lúdica e prazerosa.

 

II Por meio da brincadeira, a criança pode experimentar o puro prazer, descansando das exigências do mundo real e descarregando energias, além de aprender a diferenciar o mundo imaginário do mundo real.

 

III A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança, ao lidar com situações imaginárias, bem como conduz ao desenvolvimento da vontade, da capacidade de escolha e do autocontrole.

 

Assinale a alternativa correta.

  • A) Apenas o item I está certo.

  • B) Apenas o item II está certo.

  • C) Apenas os itens I e II estão certos.

  • D) Apenas os itens I e III estão certos.

  • E) Apenas os itens II e III estão certos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Apenas os itens I e III estão certos.

(possível anulação)

 

De acordo com as abordagens interacionistas, a brincadeira ocupa importante papel no desenvolvimento da criança. Quanto a esse aspecto, julgue os itens a seguir.

 

I A brincadeira é uma linguagem indispensável ao equilíbrio afetivo e intelectual da criança, tanto para satisfazer seus interesses e necessidades quanto para que ela aprenda conteúdos escolares de uma forma lúdica e prazerosa.

 

Essa questão foi baseada no texto "Ludicidade e Educação", porém o nome do autor não foi encontrado.

 

Essa afirmativa faz uma citação direta do texto. Veja:

 

"A brincadeira é uma linguagem indispensável ao equilíbrio afetivo e intelectual da criança, para satisfazer seus interesses e necessidades como também para aprender conteúdos escolares de uma forma lúdica e prazerosa. A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança, ao lidar com situações imaginárias, bem como conduz ao desenvolvimento da vontade, da capacidade de escolha e do autocontrole." 

 

Assertiva Correta.

 

II Por meio da brincadeira, a criança pode experimentar o puro prazer, descansando das exigências do mundo real e descarregando energias, além de aprender a diferenciar o mundo imaginário do mundo real.

 

Apesar do gabarito apontar que essa afirmativa está falsa, ela é uma citação correta do texto. Observe:

 

"Através da brincadeira, a criança pode experimentar o puro prazer, descansando das exigências do mundo real e descarregando energias, além de aprender a diferenciar o mundo imaginário do mundo real. CONTUDO, é INCORRETO afirmar que quando se trata do ambiente escolar, é necessário deixar de lado a brincadeira, pois, esta forma de lidar com o mundo não colabora, de forma eficaz, quando o objetivo da ação é educar."

 

Assertiva Correta.

 

III A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança, ao lidar com situações imaginárias, bem como conduz ao desenvolvimento da vontade, da capacidade de escolha e do autocontrole.

 

Outra afirmativa de acordo com o texto:

 

"A brincadeira é uma linguagem indispensável ao equilíbrio afetivo e intelectual da criança, para satisfazer seus interesses e necessidades como também para aprender conteúdos escolares de uma forma lúdica e prazerosa. A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança, ao lidar com situações imaginárias, bem como conduz ao desenvolvimento da vontade, da capacidade de escolha e do autocontrole."

 

Assertiva Correta. 

 

Todas as afirmativas estão corretas. Contudo, não há uma assertiva abaixo com essa opção e, por isso, é uma questão passível de anulação. 

 

Assinale a alternativa correta.

 

a)  Apenas o item I está certo.

b)  Apenas o item II está certo.

c)  Apenas os itens I e II estão certos.

d)  Apenas os itens I e III estão certos.

e)  Apenas os itens II e III estão certos.

Continua após a publicidade..

200) A diversidade sociocultural engloba as diferenças e as ações do grupo e da comunidade que compartilham um mesmo ambiente e os valores e costumes propagados de geração em geração, pois faz parte dos processos de humanização e

  • A) submissão do ser humano.

  • B) socialização do ser humano.

  • C) domesticação do ser humano.

  • D) dominação do ser humano.

  • E) modelagem do ser humano.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) socialização do ser humano.

 

A diversidade sociocultural engloba as diferenças e as ações do grupo e da comunidade que compartilham um mesmo ambiente e os valores e costumes propagados de geração em geração, pois faz parte dos processos de humanização e

 

Essa questão está baseada no seguinte texto do artigo "A diversidade sociocultural no contexto de uma instituição escolar militar no distrito federal" de Dassoler e Galvão-Santos:

 

"A diversidade sociocultural engloba as diferenças, as ações do grupo, da comunidade que compartilham um mesmo ambiente e os valores e costumes propagados de geração em geração, pois faz parte dos processos de socialização e humanização do ser humano e se constitui num componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade (GOMES, 2008)."

 

Com base nisso, é possível encontrar a resposta na Letra B.

 

a)  submissão do ser humano.

b)  socialização do ser humano.

c)  domesticação do ser humano.

d)  dominação do ser humano.

e)  modelagem do ser humano.

1 18 19 20 21 22 52