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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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201) Para Skinner, a aprendizagem será garantida por sua programação, que envolve o(a)

  • A) especificação dos objetivos.

  • B) autoaprendizagem, possibilitando o desenvolvimento intelectual e emocional.

  • C) controle de contingências.

  • D) feedback constante, fornecendo elementos que especifiquem o domínio de uma determinada habilidade.

  • E) respeito ao ritmo individual de cada aluno.

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão anulada

 

Para Skinner, a aprendizagem será garantida por sua programação, que envolve o(a)

a)  especificação dos objetivos.

b)  autoaprendizagem, possibilitando o desenvolvimento intelectual e emocional.

c)  controle de contingências.

d)  feedback constante, fornecendo elementos que especifiquem o domínio de uma determinada habilidade.

e)  respeito ao ritmo individual de cada aluno.

 

Vejamos os elementos que compõe a programação da aprendizagem, segundo Skinner:

“Para Skinner, com os princípios da teoria do reforço, é possível programar o ensino de qualquer disciplina, tanto quanto o de qualquer comportamento, desde que se possa definir previamente o final desejado. A proposta de aprendizagem dessa abordagem se encontra na organização (estruturação) dos elementos para as experiências curriculares.

Essa estruturação direciona o aluno ao caminho adequado a percorrer para que atinjam o objetivo final. A aprendizagem será garantida pela sua programação.

Essa abordagem exige que o professor se responsabilize por planejar e desenvolver o sistema de ensino e aprendizagem, de forma tal que o desempenho do aluno seja maximizado, com os objetivos intermediários e finais bem definidos, juntamente com os critérios que fixam os comportamentos de entrada e aqueles os quais o aluno deverá exibir ao longo do processo de ensino. O professor é considerado como um planejador ou um engenheiro comportamental.

1.2.3 Metodologia no ensino comportamentalista

A metodologia abrange a aplicação de tecnologia educacional e estratégias de ensino, quantas formas de reforços no relacionamento professor-aluno. Esse ensino implica medir o desempenho do aluno por intermédio da coerência teórico-metodológica, que possui as seguintes características:

• Especificação dos objetivos

•  Envolvimento do aluno

• Feedback constante que fornece elementos que especifique o domínio de  determinada habilidade;

• Apresentação do material em pequenos passos, e

• Respeito ao ritmo individual de cada aluno.”

 

Assim, percebemos que as letras A, D e E poderiam ser respostas aqui, fazendo essa questão ser anulada.

 

Referência

GOULART, R. F. Aplicação da Validação Dicotômica nas Disciplinas de Linguagem de Programação. Curitiba: Appris, 2018.

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202) No que se refere às intervenções da psicanálise em situações de fracasso escolar da criança, assinale a alternativa incorreta.

  • A) Transforma a dificuldade de aprendizagem do sujeito em um sintoma.

  • B) Acolhe e maneja as especificidades da demanda da queixa escolar.

  • C) Realiza um diagnóstico clínico das dificuldades de aprendizagem da criança.

  • D) Interroga a criança sobre sua dificuldade.

  • E) Identifica os conflitos emocionais e os problemas de afetividade na família.

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A alternativa correta é letra E) Identifica os conflitos emocionais e os problemas de afetividade na família.

Gabarito Letra E

 

No que se refere às intervenções da psicanálise em situações de fracasso escolar da criança, assinale a alternativa incorreta.

a)  Transforma a dificuldade de aprendizagem do sujeito em um sintoma.

b)  Acolhe e maneja as especificidades da demanda da queixa escolar.

c)  Realiza um diagnóstico clínico das dificuldades de aprendizagem da criança.

d)  Interroga a criança sobre sua dificuldade.

e)  Identifica os conflitos emocionais e os problemas de afetividade na família.

 

Os psicanalistas atualmente consideram que os conflitos emocionais e problemas de afetividade na família não são mais suficientes para explicar o fracasso escolar, veja:

 

“A via adotada pela psicologia clínica a de localizar a causa do fracasso nos conflitos emocionais e problemas de afetividade na família não é mais eficaz. Durante muito tempo, buscou-se o suporte teórico da psicanálise para a compreensão do conflito intrapsíquico que estaria na base de uma determinada manifestação. Os laudos psicológicos de casos de Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e na Escrita (Dale) demonstram como esse conflito se explica, exclusivamente, a partir de elementos da dinâmica familiar, furtando-se ao sujeito a possibilidade de dizer algo sobre sua divisão. Os significantes que marcam o déficit e a exclusão do sujeito designam tipos de pais, de mães ou de configurações familiares considerados inadequados para o desenvolvimento edípico normal da criança. O modelo padronizado da família dita nuclear serve de base para se isolarem todos aqueles que não estão em condições de se apoiar sobre uma identificação garantidora do acesso ao mundo simbólico. De uma certa maneira, essa abordagem que restringe os distúrbios da aprendizagem à clínica do Outro duplica o déficit, na medida em que a falta da criança resulta de uma carência simbólica da família. (...)

A clínica psicanalítica face à segregação do fracasso

Os educadores que encaminham escolares portadores de Dale para tratamento psicológico denunciam o fato de a terapia não surtir nenhum efeito sobre a dificuldade escolar específica da criança. Os psicólogos defendem-se disso alegando que sua formação é clínica e não pedagógica. Admitem, contudo, a necessidade de se investigarem essas manifestações, oriundas do ensino/aprendizagem, que se apresentam como demanda escolar. Parece que, exatamente nessa hiância entre o pedagógico e o psicológico em que tanto a eficácia dos métodos de aprendizagem quanto o saber médico-psicológico falham ao tentar anular a expressão da dificuldade enquanto efeito da linguagem exatamente nesse ponto, há uma chance para o discurso analítico poder operar. E essa operação consiste na transformação de tal dificuldade escolar em um sintoma, o que requer a produção de um enigma, que o sujeito pode endereçar ao analista com o intuito de obter uma decifração; mas, antes mesmo que uma dificuldade na esfera da aprendizagem se tome um enigma, é preciso que o analista saiba acolher e, mesmo, manejar a especificidade de uma demanda que carrega, em seu seio, um impasse recoberto pelo sentido da questão escolar. Seria bastante insuficiente compreender todas as manifestações de impasses no aprendizado da escrita como inibições ou sintomas propriamente ditos. Muitas vezes, faltam, realmente, ao escolar alguns fundamentos essenciais que lhe permitiriam ter acesso à estrutura do saber.

Diante dessa constatação, toma-se essencial a discussão interdisciplinar. A realização de um diagnóstico pedagógico detalhado, antecedendo a investigação analítica, cumpre o objetivo de permitir a identificação do processo particular do sujeito diante da apreensão daquilo que é da ordem da lei do significante e do arbitrário do sentido. Algumas manifestações curiosas ocorrem com freqüência e, mesmo não sendo descritas como transtornos específicos, testemunham tipos de respostas do sujeito à diversidade que se distribui entre o significante e o sentido, entre os fenômenos de código e os de mensagem. Pode-se citar, a esse respeito, o exemplo da criança que aprende a escrever, mas não consegue ler, ou, ainda, daquela que pode decodificar a escrita, ou seja, que consegue ler um texto com fluência sem, contudo, alcançar o sentido do que lê. (...)

A avaliação conceitual baseia-se na investigação do conhecimento da criança, no plano estrito do seu domínio dos fundamentos teóricos absolutamente indispensáveis para a superação de erros de conteúdo. O método, por outro lado, é inspirado na clínica psicanalítica, na medida em que a criança é interrogada sobre sua dificuldade, tal como se interroga alguém a respeito de seu sintoma. Nessa perspectiva, busca-se esclarecer a trajetória intelectual que a criança desenvolve na solução de uma tarefa, até o ponto preciso de seu impasse. Deve-se notar que essa atitude de investigação apenas é possível para aquele que se coloca na posição de não-saber diante do outro, despojando-se do lugar tentador de mestre, que o adulto normalmente tende a adotar frente a uma criança”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

SANTIAGO, Ana Lydia. A inibição intelectual na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

203) Visando a contribuir para a formação de professores, o psicólogo escolar deve

  • A) fornecer conceitos de normalidade e legitimar a manutenção da ordem por meio da naturalização da desigualdade no espaço escolar.

  • B) proporcionar ao professor espaços de reflexão, discussão, acolhimento e desenvolvimento, em conjunto com todas as pessoas envolvidas no processo educativo.

  • C) centrar‐se nas queixas dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, detectar os problemas e apresentar soluções para esses problemas.

  • D) priorizar a promoção da competência técnica do corpo docente.

  • E) promover a adaptação das condutas desviantes.

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A alternativa correta é letra B) proporcionar ao professor espaços de reflexão, discussão, acolhimento e desenvolvimento, em conjunto com todas as pessoas envolvidas no processo educativo.

Gabarito Letra B

 

Visando a contribuir para a formação de professores, o psicólogo escolar deve

 

a)  fornecer conceitos de normalidade e legitimar a manutenção da ordem por meio da naturalização da desigualdade no espaço escolar.

Errado. Essa alternativa está toda errada. O psicólogo escolar, em nenhum contexto, deve favorecer a desigualdade, nem nenhum psicólogo de nenhuma especialidade, aliás pelo contrário, é nossa função combater desigualdades.

 

b)  proporcionar ao professor espaços de reflexão, discussão, acolhimento e desenvolvimento, em conjunto com todas as pessoas envolvidas no processo educativo.

Certo! Essa é uma forma que o psicólogo escolar dispõe para contribuir com a formação de professores.

 

c)  centrarse nas queixas dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, detectar os problemas e apresentar soluções para esses problemas.

Errado. Se o psicólogo só apresentar soluções para os problemas que os professores enfrentarem ele vai apenas facilitar o trabalho do professor, não vai contribuir com a formação.

 

d)  priorizar a promoção da competência técnica do corpo docente.

Errado. Não é da competência do psicólogo se envolver nas competências técnicas do corpo docente.

 

e)  promover a adaptação das condutas desviantes.

Errado. Promover a adaptação de condutas desviantes é um objetivo capitalista, que deve ser encarado de forma crítica pelo psicólogo, e não contribui na formação de professores.

 

Nosso gabarito é Letra B.

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204) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotação) nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino a promover respostas às necessidades educacionais. Essa Política não prevê como obrigatoriedade o(a)

  • A) atendimento psicológico e fonoaudiológico.

  • B) participação da família e da comunidade.

  • C) transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

  • D) formação de professores para o atendimento educacional especializado e dos demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

  • E) acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e na informação.

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A alternativa correta é letra A) atendimento psicológico e fonoaudiológico.

 

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotação) nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino a promover respostas às necessidades educacionais. Essa Política não prevê como obrigatoriedade o(a)

 

Observe o texto do MEC:

 

"A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:

 

- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior;

 

- Atendimento educacional especializado;

 

- Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;

 

- Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar;

 

- Participação da família e da comunidade;

 

- Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação; e

 

- Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas"

 

A única alternativa que não está adequada ao texto acima é a Letra A.

 

a)  atendimento psicológico e fonoaudiológico.

 

b)  participação da família e da comunidade.

 

c)  transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

 

d)  formação de professores para o atendimento educacional especializado e dos demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

 

e)  acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e na informação.

205) Mitjáns (2009) salienta que, para que o psicólogo escolar contribua com a transformação e a melhoria da qualidade da educação brasileira, é fundamental a mudança nas práticas tradicionais e a emergência de novas práticas científico‐profissionais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta atividade(s) que não é(são) recomendada(s) para um psicólogo escolar.

  • A) diagnóstico, análise e intervenção em nível institucional, especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola

  • B) elaboração de relatórios de avaliação psicológica para fins de encaminhamento de alunos com dificuldades escolares para outros profissionais especializados fora da instituição escolar

  • C) participação na construção, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica da escola

  • D) participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho

  • E) contribuição para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica

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A alternativa correta é letra B) elaboração de relatórios de avaliação psicológica para fins de encaminhamento de alunos com dificuldades escolares para outros profissionais especializados fora da instituição escolar

 

Mitjáns (2009) salienta que, para que o psicólogo escolar contribua com a transformação e a melhoria da qualidade da educação brasileira, é fundamental a mudança nas práticas tradicionais e a emergência de novas práticas científico‐profissionais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta atividade(s) que não é(são) recomendada(s) para um psicólogo escolar.

 

Mitjáns, no seu artigo "Psicologia escolar e educacional: compromissos com a educação brasileira", cita as seguintes formas de atuação emergentes:

 

1. Diagnóstico, análise e intervenção a nível institucional especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo.

 

2. Participação na construção, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica da escola.

 

3. Participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho.

 

4. Contribuição para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica.

 

5. Coordenação de disciplinas e de oficinas direcionadas ao desenvolvimento integral dos alunos.

 

6. Contribuir para a caracterização da população estudantil com o objetivo de subsidiar o ensino personalizado.

 

7. Realização de pesquisas diversas com o objetivo de aprimorar o processo educativo.

 

8. Facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas.

 

A única alternativa que não está de acordo com o texto citado é a Letra B.

 

a)  diagnóstico, análise e intervenção em nível institucional, especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola

 

b)  elaboração de relatórios de avaliação psicológica para fins de encaminhamento de alunos com dificuldades escolares para outros profissionais especializados fora da instituição escolar

 

c)  participação na construção, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica da escola

 

d)  participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho

 

e)  contribuição para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica

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206) Para estabelecer uma relação efetiva entre pais e escola que promova o sucesso acadêmico do aluno, é necessário que

  • A) cada segmento tenha clareza quanto a suas competências, suas responsabilidades e seus poderes, sem interferir no espaço e na autonomia do outro.

  • B) a relação entre família e escola esteja pautada no estabelecimento de ações e soluções conjuntas, previstas no projeto pedagógico, priorizando estratégias e formas de ampliar essa relação e considerando o contexto cultural, as crenças, os valores e as peculiaridades dos ambientes sociais.

  • C) a escola garanta o acesso às informações, forneça oportunidades de inserção multicultural e compense as lacunas provenientes da educação familiar.

  • D) os pais se envolvam com a escola, monitorem o comportamento dos filhos e criem de ambientes de aprendizagem em casa.

  • E) a família favoreça ao filho o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e a capacidade de adaptação às situações cotidianas.

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A alternativa correta é letra B) a relação entre família e escola esteja pautada no estabelecimento de ações e soluções conjuntas, previstas no projeto pedagógico, priorizando estratégias e formas de ampliar essa relação e considerando o contexto cultural, as crenças, os valores e as peculiaridades dos ambientes sociais.

 

Gabarito Letra B

 

Para estabelecer uma relação efetiva entre pais e escola que promova o sucesso acadêmico do aluno, é necessário que

 

a)  cada segmento tenha clareza quanto a suas competências, suas responsabilidades e seus poderes, sem interferir no espaço e na autonomia do outro.

Errado. É importante, sim, que cada segmento saiba sobre suas responsabilidades e poderes, mas isso significa que, eventualmente, pode haver interferência nos espaços um do outro. Por exemplo, se a escola percebe que o aluno está sofrendo violência dentro de casa, é sua responsabilidade denunciar, ou quando um pai percebe que a escola não está seguindo seu projeto pedagógico e a procura para saber o que está acontecendo, também há interferência, que nesse caso é devido justamente a essa relação efetiva.

 

b)  a relação entre família e escola esteja pautada no estabelecimento de ações e soluções conjuntas, previstas no projeto pedagógico, priorizando estratégias e formas de ampliar essa relação e considerando o contexto cultural, as crenças, os valores e as peculiaridades dos ambientes sociais.

Certo! Para que seja uma relação efetiva, é preciso que escola e família tenham objetivos comuns e trabalhem de forma conjunta.

 

c)  a escola garanta o acesso às informações, forneça oportunidades de inserção multicultural e compense as lacunas provenientes da educação familiar.

Errado. Não é função da escola compensar lacunas provenientes de educação familiar, cada um tem sua função própria na educação.

 

d)  os pais se envolvam com a escola, monitorem o comportamento dos filhos e criem de ambientes de aprendizagem em casa.

Errado. O monitoramento dos filhos e a criação de ambientes de aprendizagem em casa não garantem que haverá uma relação efetiva com a escola.

 

e)  a família favoreça ao filho o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e a capacidade de adaptação às situações cotidianas.

Errado. A família deve, sim, favorecer esse desenvolvimento, mas isso não influencia a relação entre pais e escola.

 

Assim, nosso gabarito é Letra B.

207) Estudos mais recentes sobre o fenômeno do fracasso escolar e sobre a evasão têm buscado compreender os processos geradores das dificuldades ou do bom desempenho escolar, produzidos pela instituição escolar a partir de algumas dimensões. Conforme esses estudos, não configura(m) uma dimensão a(s)

  • A) relações entre a escola e o Estado.

  • B) relações escola‐clientela.

  • C) práticas institucionais.

  • D) relações professor‐aluno.

  • E) diferença cultural.

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A alternativa correta é letra E) diferença cultural.

 

Estudos mais recentes sobre o fenômeno do fracasso escolar e sobre a evasão têm buscado compreender os processos geradores das dificuldades ou do bom desempenho escolar, produzidos pela instituição escolar a partir de algumas dimensões. Conforme esses estudos, não configura(m) uma dimensão a(s)

 

Observe o seguinte trecho do artigo "Atuação do psicólogo escolar crítico frente às queixas escolares: as assembleias escolares" de Zucoloto et al.:

 

"Para compreender a escola e suas dificuldades, devemos nos voltar para as seguintes dimensões: relações escola-Estado (legislação, condições de trabalho dos professores); relações escola-clientela (representações dos professores sobre a clientela); práticas institucionais (organização das classes, critérios sobre o bom professor e o bom aluno, práticas disciplinares) e relações professor-aluno em sala de aula (preconceitos sobre os alunos pobres) (Sawaya, 2002)."

 

A única alternativa que não está de acordo é a Letra E.

 

a)  relações entre a escola e o Estado.

b)  relações escola‐clientela.

c)  práticas institucionais.

d)  relações professor‐aluno.

e)  diferença cultural.

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208) Assinale a alternativa que não apresenta comportamento dos professores que se relaciona com a promoção da motivação e do bom desempenho acadêmico dos alunos.

  • A) oferta de apoio, incentivo e orientação aos alunos

  • B) implementação de ações educativas que tenham como finalidade o crescimento pessoal do aluno e o domínio da tarefa em ambiente de cooperação

  • C) preparação de atividades de aprendizagem com um nível apropriado de complexidade, agradáveis e desafiantes para os alunos

  • D) promoção de avaliações que também fomentem oportunidades de participação, aprendizagem e melhoria do desempenho dos alunos

  • E) expectativas e estilos dos professores

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A alternativa correta é letra E) expectativas e estilos dos professores

 

Assinale a alternativa que não apresenta comportamento dos professores que se relaciona com a promoção da motivação e do bom desempenho acadêmico dos alunos.

 

Essa questão está baseada no seguinte trecho do artigo "A motivação escolar e o processo de aprendizagem" de Lourenço e Olímpia:

 

"As mesmas autoras mencionam que a investigação da área tem apontado uma série de comportamentos dos professores que se relacionam frequentemente à promoção da motivação e do bom desempenho académico dos alunos, destacando-se:

 

(i) a oferta de apoio, incentivo e orientação aos alunos;

 

(ii) a implementação de acções educativas que tenham como finalidade o crescimento pessoal do aluno e o domínio da tarefa em ambiente de cooperação;

 

(iii) a preparação de actividades de aprendizagem com um nível apropriado de complexidade, agradáveis e desafiantes para os alunos;

 

(iv) a promoção de avaliações que também fomentem oportunidades de participação, aprendizagem e melhoria do desempenho dos alunos; e

 

(v) a utilização de feedbacks positivos acerca da competência e a auto-eficácia dos alunos nas actividades, incentivando o esforço e a utilização adequada de estratégias de aprendizagem."

 

A única alternativa que não está de acordo com o texto acima é a Letra E. 

 

a)  oferta de apoio, incentivo e orientação aos alunos

 

b)  implementação de ações educativas que tenham como finalidade o crescimento pessoal do aluno e o domínio da tarefa em ambiente de cooperação

 

c)  preparação de atividades de aprendizagem com um nível apropriado de complexidade, agradáveis e desafiantes para os alunos

 

d)  promoção de avaliações que também fomentem oportunidades de participação, aprendizagem e melhoria do desempenho dos alunos

 

e)  expectativas e estilos dos professores

209) As adequações curriculares são estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino‐aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta um tipo de adequação curricular.

  • A) organizativo

  • B) metodológico

  • C) didático

  • D) funcional

  • E) temporal

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A alternativa correta é letra D) funcional

 

As adequações curriculares são estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino‐aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta um tipo de adequação curricular.

 

Essa questão está baseada no texto "Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais" do Ministério da Educação. Observe um trecho desse texto que fala sobre as diferentes adequações:

 

"Favorecer condições para que o professor reflita sobre as adequações (organizativas, de objetivos, de conteúdo, de método e organização didática, de avaliação e de temporalidade) necessárias para atender as necessidades educacionais especiais presentes em seu grupo de alunos, bem como diferencie as que pode promover por conta própria (pequenos ajustes), daquelas que requerem decisão de níveis hierárquicos superiores - equipe técnica, administração escolar, administração superior - ajustes significativos."

 

A única alternativa abaixo que não está de acordo com o texto é a que fala sobre adequação funcional, na Letra D.

 

a)  organizativo

b)  metodológico

c)  didático

d)  funcional

e)  temporal

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210) Em sua obra, Edgar Morin desenvolveu muitas reflexões sobre a educação, estabelecendo os sete saberes necessários à educação do futuro. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta aspecto importante de sua teoria.

  • A) compreensão humana

  • B) identidade humana

  • C) cognição

  • D) conhecimento

  • E) incerteza

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A alternativa correta é letra C) cognição

 

Em sua obra, Edgar Morin desenvolveu muitas reflexões sobre a educação, estabelecendo os sete saberes necessários à educação do futuro. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta aspecto importante de sua teoria.

 

Observe o texto do livro "Teóricos da Educação" de Carlos Daliga:

 

"Este livro foi escrito a partir de uma solicitação da UNESCO a Edgar Morin, em 1999 e nele, o filósofo tece reflexões acerca da educação do século XXI, mostrando que é necessário repensar as práticas pedagógicas contemporâneas.

 

1º Saber - Conhecimento

 

2º Saber - O conhecimento pertinente

 

3º Saber - Identidade humana

 

4º Saber - Compreensão humana

 

5º Saber - A incerteza

 

6º Saber - A condição planetária

 

7º Saber - Antropo-ética"

 

A única alternativa que não está de acordo com o texto acima é a Letra C.

 

a)  compreensão humana

b)  identidade humana

c)  cognição

d)  conhecimento

e)  incerteza

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