Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

221) O Jornal Estadão em 14 Janeiro 2016 trouxe a seguinte matéria “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”. Paulo Freire

 

Dentro do que nos diz Paulo Freire, os alunos do K5 da Escola Bilíngue SEE-SAW Panamby são constantemente estimulados a desenvolver novos saberes. Conhecimentos matemáticos são trabalhados com jogos, como: Batalha, Guerra de Dados, Cubra e Descubra, Jogo da Velha, Bingo e Jogo dos Passageiros. Essas atividades lúdicas auxiliam bastante na aquisição da sequência numérica, contagem dos números. Além disso, aproveitamos para ensinar aos alunos como é importante seguir as regras e os procedimentos adotados em cada jogo.

 

Outra situação de aprendizagem significativa para alunos dessa faixa etária, tem sido o projeto “Brincando com Rimas”, pois brincando com as palavras as crianças estabelecem relações prazerosas entre a linguagem oral e escrita. Ajudá-los a entender o que é uma rima também é uma auxiliar poderoso no processo de alfabetização.

 

Segundo Paulo Freire, o problema da Educação esta inserido dentro dos mecanismos sociais. Não é a educação que forma a sociedade, mas a sociedade que estrutura a Educação em função dos interesses de quem tem o poder, encontra na educação um fator fundamental para a preservação desse poder.

 

Assinale a alternativa correta. Paulo Freire considerava a educação como sendo:

  • A) Motivante.

  • B) Massacrante.

  • C) Libertadora.

  • D) Igualitária.

  • E) Frustrante.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Libertadora.

Gabarito: Letra C

 

Paulo Freire considerava a educação como sendo:

a)  Motivante.

b)  Massacrante.

c)  Libertadora.

d)  Igualitária.

e)  Frustrante.

 

Paulo Freire foi um autor que considerava a educação um ato político, uma vez que ela teria o poder de libertar a consciência crítica dos indivíduos.

A educação é, portanto, libertadora.

 

“Paulo Freire desenvolveu um trabalho pedagógico que vislumbra a Educação como um ato libertador, através do qual as pessoas seriam agentes que operam e transformam o mundo. Este analfabetismo, segundo o autor, possui sua origem em situações históricas de exploração e opressão das pessoas, impostos por um regime de dominação, e não na falta de capacidade de aprender de alguns grupos sociais ou no atraso tecnológico. Seria então a Educação um ato de busca permanente onde o próprio homem é o sujeito que opera e transforma o mundo através de uma clara compreensão do mesmo que só será possível com a consciência da realidade concreta.

A educação é dividida pelo autor em duas grandes correntes: a concepção bancária e a concepção problematizadora e libertadora ou humanista. Por educação bancária entende-se a educação tradicional que reflete uma sociedade opressora e discriminatória no qual os alunos são vistos como recipientes vazios que docilmente devem receber os depósitos ou conteúdos programáticos pré-definidos, sendo os educadores, neste contexto, depositantes de conteúdos. Deste ato de depositar, como depositar valores em um banco financeiro, advém o nome de educação bancária.

Uma visão de educação mais humana é levantada pelo autor em contraposição à educação bancária. Tal visão ou concepção é tida como sendo problematizadora e libertadora a medida que a mesma é uma constante busca que visa com que os educandos transformem o mundo em que vivem. Para tanto, os mesmos devem compreender a realidade que os cerca através de uma visão crítica da mesma, respeitando-se sua cultura e história de vida. Tal concepção educacional baseia-se na estimulação da criatividade dos educandos e numa relação de simbiose entre educador e educando a medida em que procurar misturar os papéis dos mesmos, pois crê o autor que ninguém educa ninguém e ninguém educa-se a sí mesmo, mas os homens educam-se em comunhão, mediatizados pelo mundo.

Esta educação libertadora proposta pelo autor tem como pilares fundamentais o diálogo a ação. O diálogo, neste caso, é visto como horizontal e libertador e não um monólogo opressivo do educador sobre o educando. Através do mesmo pode-se gerar críticas e problematizações através de questionamentos fazendo com que o educando aprenda a aprender. Em uma ação de diálogo identifica-se dois elementos fundamentais: os interlocutores, no caso educadores e educandos, e o conteúdo do mesmo. Este, no caso da educação, é justamente o conteúdo programático da educação que nunca devem ser desvinculados da vida dos educandos. A busca pela definição do conteúdo a ser abordado inaugura um processo de diálogo entre educadores e educandos através da investigação do universo temático dos educandos ou o conjunto de temas geradores do conteúdo.”

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: A Educação como Prática Libertadora. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~edla.ramos/infoedu/alunos/alunos99/zorzo1.htm

Continua após a publicidade..

222) “Uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo de aula acalmando os alunos e colocando a classe em ordem para poder ensinar. Além disso, o estudo aponta que 60% dos professores brasileiros ouvidos têm mais de 10% de alunos problemas em sua sala de aula, o maior índice entre os países participantes do estudo.”

 

Fonte: G1, em São Paulo, 02/03/2015.

 

Sobre o tema indisciplina nas escolas, assinale a alternativa correta:

  • A) Ao ingressarem na escola, os alunos entram em contato com a cultura própria dessa instituição, são influenciados por ela mas não podem influenciá-la. No caso da indisciplina escolar, parece-nos que ela se manifesta no contexto da transmissão cultural. Os alunos, muitas vezes, resistem à cultura escolar, tentado impedir, não só o trabalho da escola, como o trabalho da cultura em si.

  • B) Dentro do espaço escolar não se deve disponibilizar a discussão sobre o tema (indisciplina) com colegas, alunos e familiares. É importante compreender a indisciplina como um desafio e não aumentar o tema.

  • C) A disciplina na escola não é questão de boa conduta, nem de formação trazida de casa. Disciplina se aprende e é do interesse de todo mundo, porque facilita a relação das pessoas com as coisas. Disciplina é uma questão de competência e não de valor. O pressuposto fundamental da exigência da disciplina escolar é o de que a conquista do saber é uma tarefa difícil, árdua e complexa. Para alcançá-lo, é preciso que haja consciência da importância desse saber para a vida e para a construção da sociedade.

  • D) O enfrentamento da indisciplina no ambiente escolar deve ser encarado como um desafio para os gestores educacional. A partir do pensar sobre suas causas e como os professores lidam no seu cotidiano com a indisciplina lançam alternativas e possibilidades a serem trabalhadas no universo escolar, a fim de encarar o desafio da indisciplina.

  • E) A indisciplina não é construída na escola e nem pela escola. E, sim é algo que está atrelado ao sujeito ao seu meio e aprendizado dentro do seu meio familiar. Ao refletirmos sobre a escola ela é um instrumento de cultura, nos reportamos para o aspecto da construção da cultura escolar. Na medida em que vai se institucionalizando através de normas, regulamentações e interpretações a cultura escolar, vai sendo incorporada e vivenciada pelo coletivo escolar. Assim, a cultura na percepção dos seus sujeitos, tais como os alunos, pode fornecer pistas importantes sobre temas relevantes como a indisciplina escolar.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A disciplina na escola não é questão de boa conduta, nem de formação trazida de casa. Disciplina se aprende e é do interesse de todo mundo, porque facilita a relação das pessoas com as coisas. Disciplina é uma questão de competência e não de valor. O pressuposto fundamental da exigência da disciplina escolar é o de que a conquista do saber é uma tarefa difícil, árdua e complexa. Para alcançá-lo, é preciso que haja consciência da importância desse saber para a vida e para a construção da sociedade.

Gabarito: Letra C

 

Sobre o tema indisciplina nas escolas, assinale a alternativa correta:

a) Ao ingressarem na escola, os alunos entram em contato com a cultura própria dessa instituição, são influenciados por ela mas não podem influenciá-la. No caso da indisciplina escolar, parece-nos que ela se manifesta no contexto da transmissão cultural. Os alunos, muitas vezes, resistem à cultura escolar, tentado impedir, não só o trabalho da escola, como o trabalho da cultura em si.

Errado. Quando um individuo ingressa em uma cultura ele sempre terá alguma forma de influência sobre ela.

“Ao ingressarem na escola, os alunos entram em contato com a cultura própria dessa instituição, são influenciados por ela e podem influenciá-la também. No caso da indisciplina escolar, parece-nos que ela se manifesta no contexto da transmissão cultural. Os alunos, muitas vezes, resistem à cultura escolar, tentado impedir, não só o trabalho da escola, como o trabalho da cultura em si.”

 

b) Dentro do espaço escolar não se deve disponibilizar a discussão sobre o tema (indisciplina) com colegas, alunos e familiares. É importante compreender a indisciplina como um desafio e não aumentar o tema.

Errado. Pelo contrário, é um tema que deve ser debatido, para que soluções sejam encontradas em conjunto.

 

c) A disciplina na escola não é questão de boa conduta, nem de formação trazida de casa. Disciplina se aprende e é do interesse de todo mundo, porque facilita a relação das pessoas com as coisas. Disciplina é uma questão de competência e não de valor. O pressuposto fundamental da exigência da disciplina escolar é o de que a conquista do saber é uma tarefa difícil, árdua e complexa. Para alcançá-lo, é preciso que haja consciência da importância desse saber para a vida e para a construção da sociedade.

Certo! Quem disse isso foi Lino de Macedo.

 

d) O enfrentamento da indisciplina no ambiente escolar deve ser encarado como um desafio para os gestores educacional. A partir do pensar sobre suas causas e como os professores lidam no seu cotidiano com a indisciplina lançam alternativas e possibilidades a serem trabalhadas no universo escolar, a fim de encarar o desafio da indisciplina.

Errado. A indisciplina é um desafio para todos envolvidos no processo educacional, não apenas para os gestores.

“O enfrentamento da indisciplina no ambiente escolar deve ser encarado como um desafio para todos os envolvidos no processo educacional, contrariando a postura contemporânea e remanescente da nossa história sócio-políticocultural. A partir do pensar sobre suas causas e como os professores lidam no seu cotidiano com a indisciplina lançamos alternativas e possibilidades a serem trabalhadas no universo escolar, a fim de encarar o desafio da indisciplina, como por exemplo, investir na atualização profissional dos professores através de cursos, palestras, estudos bibliográficos sobre o tema, pesquisa e troca de experiências no ambiente escolar e acadêmico. Através da busca de apoio, resgatando os papéis sociais da família, da escola e da sociedade, trocando o estigma da culpa pela responsabilidade.”

 

e) A indisciplina não é construída na escola e nem pela escola. E, sim é algo que está atrelado ao sujeito ao seu meio e aprendizado dentro do seu meio familiar. Ao refletirmos sobre a escola ela é um instrumento de cultura, nos reportamos para o aspecto da construção da cultura escolar. Na medida em que vai se institucionalizando através de normas, regulamentações e interpretações a cultura escolar, vai sendo incorporada e vivenciada pelo coletivo escolar. Assim, a cultura na percepção dos seus sujeitos, tais como os alunos, pode fornecer pistas importantes sobre temas relevantes como a indisciplina escolar.

Errado. A indisciplina é, sim, construída na escola.

“A indisciplina escolar não é um fenômeno estático, está evoluindo nas escolas (GARCIA, 1999). É como nos apresenta Amado (1999, p. 25): “quando falamos de indisciplina, não falamos de um mesmo fenômeno, mas de uma diversidade de fenômenos por detrás de uma mesma significação”. Diante disso, nos propomos neste item refletir sobre a escola já que é ali que a indisciplina é construída (GARCIA, 2005). E, também, refletindo sobre a escola pode-se conhecer melhor seus atores sociais, especialmente os alunos, pois são eles que ajudam a tecer o sentido de indisciplina, presente no contexto escolar. (....)

Ao refletirmos sobre a escola como instrumento de cultura, nos reportamos para o aspecto da construção da cultura escolar. Na medida em que vai se institucionalizando através de normas, regulamentações e interpretações a cultura escolar, vai sedo incorporada e vivenciada pelo coletivo escolar. Assim, a cultura na percepção dos seus sujeitos, tais como os alunos, pode fornecer pistas importantes sobre temas relevantes como a indisciplina escolar.”

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Referência

Os motivos da indisciplina na escola: a perspectiva dos alunos. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2071_1923.pdf

(In)Disciplina escolar: desafios e possibilidades aos professores do século XXI. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/download/18145/12798/

        

MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ARTMED, 2004

223) Trechos da reportagem, no site G1 – “Brasil é 1° no ranking da violência contra professores: entenda os dados e o que se sabe sobre o tema” de Luiza Tenente e Vanessa Fajardo em 22/08/2017

 

Caso de professora em Santa Catarina reabriu debate sobre agressões em sala de aula. Dados mais recentes da OCDE colocam Brasil com pior índice no mundo.

 

 

Uma pesquisa feita em 2015 pelo Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) apontou que 44% dos docentes que atuavam no estado disseram já ter sofrido algum tipo de agressão. Entre as agressões que 84% dos professores afirmam já ter presenciado, 74% falam em agressão verbal, 60% em bullying, 53% em vandalismo e 52% em agressão física.

 

Para a socióloga Miriam Abramovay, especialista em violências nas escolas e juventudes, é significativo a falta de dados sobre o tema. “Praticamente nunca foi feito nenhuma pesquisa específica só com os professores. Isso mostra que o tema não é prioritário, como se a violencia não tivesse impacto no ensino, no aprendizado e no cotidiano da escola”, afirma.

 

 

Qual o papel do psicólogo na violência escolar:

  • A) O psicólogo escolar e educacional (PEE) deve estar atento a identificar necessidades nas relações dos membros da escola, bem como promover estratégias que objetivam o combate à violência escolar, como também identificar os focos da violência e fazer as intervenções necessárias.

  • B) O psicólogo escolar tem a função de através de um olhar crítico identificar os focos da violência e resolver esses problemas, não somente com os alunos, mas também com pais e professores. Esse trabalho deve ser feito quando a violência já esta instalada.

  • C) O psicólogo é a pessoa menos indicada para fornecer ferramentas que contribuam com os processos de violência, pois ele não se constitui na relação professor-aluno diretamente mas sim como coadjuvante de um contexto muito maior.

  • D) O tema da violência nas escolas deve ser velado, uma vez que, são os indivíduos em formação que sofrem com essa realidade podem instiga-los, a crise da educação esta sendo colocada cada vez mais em pauta, demonstrando-se uma preocupação global. Desmistificar esse assunto e assumir a sua ocorrência pode aumentar o problema.

  • E) Durante sua formação aprimorou seus conhecimentos possibilitando aprender sobre o relações grupais, quando em contato com o ambiente escolar, é de extrema importância que o profissional da psicologia trabalhe essas relações com alunos e professores.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O psicólogo escolar e educacional (PEE) deve estar atento a identificar necessidades nas relações dos membros da escola, bem como promover estratégias que objetivam o combate à violência escolar, como também identificar os focos da violência e fazer as intervenções necessárias.

Gabarito: Letra A

 

Qual o papel do psicólogo na violência escolar:

a) O psicólogo escolar e educacional (PEE) deve estar atento a identificar necessidades nas relações dos membros da escola, bem como promover estratégias que objetivam o combate à violência escolar, como também identificar os focos da violência e fazer as intervenções necessárias.

Certo! Essas são funções que o psicólogo escolar pode fazer com objetivo de diminuir a violência nesse contexto.

 

b) O psicólogo escolar tem a função de através de um olhar crítico identificar os focos da violência e resolver esses problemas, não somente com os alunos, mas também com pais e professores. Esse trabalho deve ser feito quando a violência já esta instalada.

Errado. O papel do psicólogo na violência escolar deve ser principalmente preventivo.

 

c) O psicólogo é a pessoa menos indicada para fornecer ferramentas que contribuam com os processos de violência, pois ele não se constitui na relação professor-aluno diretamente mas sim como coadjuvante de um contexto muito maior.

Errado. Pela sua formação, o psicólogo dispõe de diversas técnicas e conhecimentos que podem ser de grande ajuda para diminuir o processo de violência nas escolas.

 

d) O tema da violência nas escolas deve ser velado, uma vez que, são os indivíduos em formação que sofrem com essa realidade podem instiga-los, a crise da educação esta sendo colocada cada vez mais em pauta, demonstrando-se uma preocupação global. Desmistificar esse assunto e assumir a sua ocorrência pode aumentar o problema.

Errado. Informação é fundamental para combater a violência.

 

e) Durante sua formação aprimorou seus conhecimentos possibilitando aprender sobre o relações grupais, quando em contato com o ambiente escolar, é de extrema importância que o profissional da psicologia trabalhe essas relações com alunos e professores.

Errado. O psicólogo não precisa transmitir seus conhecimentos técnicos para os professores e alunos, o objetivo não é transforma-los também em psicólogos, e sim melhorar as relações no contexto escolar.

 

Nosso gabarito é Letra A

Continua após a publicidade..

224) Em relação aos distúrbios de aprendizagem é correto afirmar que:

  • A) Tanto as teorias do condicionamento quanto as cognitivistas apontam que os distúrbios de aprendizagem são decorrentes, inicialmente, da falta de motivação para aprendizagem.
  • B) Para Vygotski (1991), aprendizagem e desenvolvimento estão interligados, portanto, alguns distúrbios de aprendizagem podem estar relacionados com a não orientação da aprendizagem para os novos estágios do processo de desenvolvimento.
  • C) O melhor e mais eficaz procedimento para lidar com crianças com distúrbios de aprendizagem é o estabelecimento de momentos especiais, em separado, para que os educadores possam entender quais são as causas emocionais, físicas, sensoriais, educacionais e intelectuais responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
  • D) Vários distúrbios de aprendizagem estão relacionados com os distúrbios emocionais, que podem ser definidos como a incapacidade de se adaptar aos novos ambientes e situações da vida cotidiana.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra B) Para Vygotski (1991), aprendizagem e desenvolvimento estão interligados, portanto, alguns distúrbios de aprendizagem podem estar relacionados com a não orientação da aprendizagem para os novos estágios do processo de desenvolvimento.

Essa afirmação é correta porque, segundo Vygotski, o processo de aprendizagem e desenvolvimento estão intrinsecamente ligados. Isso significa que as dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas à falta de orientação da aprendizagem para os novos estágios do desenvolvimento. Em outras palavras, se o processo de aprendizagem não for orientado de forma adequada para os novos estágios do desenvolvimento, isso pode levar a distúrbios de aprendizagem.

Além disso, é importante notar que Vygotski enfatiza a importância da interação social e da mediação cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Isso significa que a falta de orientação da aprendizagem pode ser influenciada por fatores sociais e culturais, como a falta de apoio dos pais ou professores, ou a ausência de oportunidades de aprendizado.

Portanto, a afirmação de que alguns distúrbios de aprendizagem podem estar relacionados com a não orientação da aprendizagem para os novos estágios do processo de desenvolvimento é uma ideia fundamental na teoria de Vygotski e é consistente com as suas ideias sobre a importância da interação social e da mediação cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento.

225) Todas as afirmativas abaixo apresentam atribuições do psicólogo educacional, segundo o CFP em contribuição ao Ministério da Educação no que concerne ao catálogo brasileiro de ocupações, EXCETO:

  • A) Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.

  • B) Supervisiona, orienta e executa trabalhos na área de Psicologia Educacional.

  • C) Desenvolve programas de orientação profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações do mercado de trabalho.

  • D) Participa, assessora, acompanha e elabora instrumentos para o processo de avaliação, tais como testes a fim de aferir o desempenho cognitivo de alunos comprometimento na aprendizagem.

  • E) Participa do trabalho das equipes de planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais, concentrando sua ação naqueles aspectos que digam respeito aos processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relações interpessoais, bem como participa da constante avaliação e do redirecionamento dos planos, e práticas educacionais implementados.

FAZER COMENTÁRIO

According to the Brazilian Catalog of Occupations,<|begin_of_text|>2010, related to the Ministry of Education, the correct answer is alternative D) Participates, assesses, accompanies, and develops instruments for the evaluation process, such as tests to measure cognitive performance and learning commitment.

The other alternatives do not correspond to the specific role of an educational psychologist. Option A) Develops work with educators and students, aiming to overcome institutional barriers to productive team functioning and individual growth, is related to the role of an organizational psychologist. Option B) Supervises, guides, and executes work in the area of Educational Psychology is a more general description of the psychologist's role. Option C) Develops professional guidance programs, aiming to improve human resource development, is related to the role of a vocational psychologist. Option E) Participates in the work of pedagogical planning, curriculum, and educational policy teams, focusing on aspects related to human development, learning, and interpersonal relationships, is related to the role of an educational specialist.

Therefore, alternative D) is the correct answer because it specifically describes the role of an educational psychologist in developing instruments for the evaluation process, which is a crucial aspect of their work.

Continua após a publicidade..

226)

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. A definição de psicologia educacional está relacionada exclusivamente com o processo de aprendizagem dos alunos, sem qualquer associação com o seu desenvolvimento pessoal e social.

 

II. O objetivo de promover a aprendizagem começa a ser alcançado mediante a compreensão de como o aluno aprende. Ou seja, saber como acontece a aprendizagem constitui-se em elemento facilitador e promotor do desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficazes.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

 


 

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. A definição de psicologia educacional está relacionada exclusivamente com o processo de aprendizagem dos alunos, sem qualquer associação com o seu desenvolvimento pessoal e social.

INCORRETA. Contrariando o que apresenta a afirmativa, confira o que traz Brotherhood (2012, p. 25):

 

“Voltando à definição de psicologia educacional, nela podemos identificar duas dimensões; a primeira dimensão é o processo de aprendizagem dos alunos. A segunda é o seu desenvolvimento pessoal e social.”

 

 

II. O objetivo de promover a aprendizagem começa a ser alcançado mediante a compreensão de como o aluno aprende. Ou seja, saber como acontece a aprendizagem constitui-se em elemento facilitador e promotor do desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficazes.

CORRETA. Segundo Brotherhood (2012, p. 25):

“O objetivo de promover a aprendizagem começa a ser alcançado mediante a compreensão de COMO O ALUNO APRENDE. Esse fenômeno envolve PROCESSOS e FATORES. Em outras palavras, saber como acontece a aprendizagem constitui-se em elemento facilitador e promotor do desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficazes.”

 

 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa, portanto, LETRA “C”.

 

______________

Fonte consultada:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a distância: Psicologia da educação/ Rachel de Maya Brotherhood - Maringá - PR, 2012

227)

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. Quando há uma criança com necessidades educacionais especiais, o papel dos membros familiares torna-se ainda mais importante, pois a criança necessita de um maior envolvimento em seus cuidados e em sua estimulação.

 

II. O conceito de aprendizagem está relacionado com uso de conhecimento na resolução de problemas, construção de novos significados, de novas estruturas cognitivas, aquisição de informação etc.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.

 


 

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. Quando há uma criança com necessidades educacionais especiais, o papel dos membros familiares torna-se ainda mais importante, pois a criança necessita de um maior envolvimento em seus cuidados e em sua estimulação.

CORRETA. A afirmativa é corroborada por Goitein & Cia (2011), acompanhe:

A família transmite valores, atitudes, cultura, conhecimento e habilidades para a vida, com base na maneira como oferece suporte emocional, social e financeiro para as crianças. Quando há uma criança com necessidades educacionais especiais (NEE1), o papel dos membros familiares torna-se ainda mais importante, pois a criança necessita de um maior envolvimento em seus cuidados e em sua estimulação”

 

 

II. O conceito de aprendizagem está relacionado com uso de conhecimento na resolução de problemas, construção de novos significados, de novas estruturas cognitivas, aquisição de informação etc.

CORRETA. A assertiva reflete, de certa forma, o conceito “aprendizagem”, Prado (2017), confira:

“Concluímos, a partir dessas teorias, que a aprendizagem se caracteriza pela aquisição de novos comportamentos, que são incorporados ao repertório individual de cada ser, que deverá apresentar capacidades e habilidades para adquirir comportamentos novos, através da aprendizagem, ou modificar comportamentos anteriormente já adquiridos.” 

 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que as duas afirmativas são verdadeiras, portanto, LETRA “A”.

 

________________

Fonte consultada:

Goitein, P. C., & Cia, F. (2011). Interações familiares de crianças com necessidades educacionais especiais: revisão da literatura nacional. Psicologia Escolar e Educacional15(1), 43-51.

Prado, Margareth Simone Marques. Psicologia da educação / Margareth Simone Marques Prado ._ Cruz das Almas, BA: SEAD-UFRB, 2017.

Continua após a publicidade..

228)

Leia as afirmativas a seguir:

 

I . A família tem um papel importante no desenvolvimento da criança, sendo a base para o aprendizado de valores sociais, apesar de não ter influência sobre as características psicológicas do indivíduo e não viabilizar a sobrevivência da criança.

 

II. As estratégias de aprendizagem são ações mentais e comportamentos com os quais se envolve o aluno durante a aprendizagem, com o objetivo de realizar a codificação e assim possibilitar a aquisição e o processo de recuperação das informações armazenadas na memória.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

 


 

Leia as afirmativas a seguir:

 

I . A família tem um papel importante no desenvolvimento da criança, sendo a base para o aprendizado de valores sociais, apesar de não ter influência sobre as características psicológicas do indivíduo e não viabilizar a sobrevivência da criança.

INCORRETA. A família representa o sistema que mais influencia aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança, incluindo fatores psicológicos. Pereira-Silva (2003). menciona:

A família pode ser considerada o sistema que mais influencia diretamente o desenvolvimento da criança [...] surgindo como o mais poderoso sistema de socialização para o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente. [...] A grande maioria das crianças experiencia com a família as primeiras situações de aprendizagem e introjeção de padrões, normas e valores, e se a família não estiver funcionando adequadamente, as interações, principalmente pais-bebê e com a sociedade, serão prejudicadas”

 

 

 

II. As estratégias de aprendizagem são ações mentais e comportamentos com os quais se envolve o aluno durante a aprendizagem, com o objetivo de realizar a codificação e assim possibilitar a aquisição e o processo de recuperação das informações armazenadas na memória.

CORRETA. Segundo Moreira (2015, p. 3218):

“...as estratégias de aprendizagem são ações mentais e comportamentos que os alunos utilizam durante o processo de aprendizagem e que interferem no resultado final [...] são procedimentos ativos que os alunos utilizam para armazenar as informações relevantes de maneira eficiente promovendo iniciativa e responsabilidade própria diante da aprendizagem com a intenção de facilitar a aquisição, o armazenamento e/ou utilização da informação.”

 

 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa, portanto, LETRA “C”.

 

_________________

Fontes consultadas:

Pereira-Silva, N. L. (2003). Famílias de crianças com e sem síndrome de Down: Um estudo comparativo das relações familiares. Tese de Doutorado, Departamento de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília - DF.

Moreira, Ana Elisa da Costa. (2015). A importância do ensino das estratégias de aprendizagem aos alunos do ensino fundamental. Disponível em https://bit.ly/3vBSmP0

229)

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. O conceito de aprendizagem não está relacionado com um comportamento novo e relativamente estável, ainda que o mesmo apareça em decorrência da experiência ou do treino, por exemplo.

 

II. O processo de ensino consiste em promover a aprendizagem do aluno. Sendo a aprendizagem um processo interno, a função da escola e do professor é levar o aluno a dominar este processo, desenvolvendo estratégias de aprendizagem.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

 


 

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. O conceito de aprendizagem não está relacionado com um comportamento novo e relativamente estável, ainda que o mesmo apareça em decorrência da experiência ou do treino, por exemplo.

INCORRETA. O que traz a assertiva contraria o que compreende Brotherhood (2012, p. 25):

“APRENDIZAGEM – comportamento novo e relativamente estável, que aparece em decorrência da experiência ou do treino; uso de conhecimento na resolução de problemas, construção de novos significados, de novas estruturas cognitivas; aquisição de informação etc.”

 

 

II. O processo de ensino consiste em promover a aprendizagem do aluno. Sendo a aprendizagem um processo interno, a função da escola e do professor é levar o aluno a dominar este processo, desenvolvendo estratégias de aprendizagem.

CORRETA. Segundo Brotherhood (2012, p. 25):

“O processo de ensino consiste em promover a aprendizagem do aluno. Sendo a aprendizagem um processo interno, a função da escola e do professor é levar o aluno a dominar este processo, desenvolvendo estratégias de aprendizagem.”

 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa, portanto, LETRA “C”.

 

______________

Fonte consultada:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a distância: Psicologia da educação/ Rachel de Maya Brotherhood - Maringá - PR, 2012

Continua após a publicidade..

230) Sobre a Psicologia da educação e seu processo evolutivo de consolidação que a afirmou enquanto um saber necessário, identifique a alternativa INCORRETA:

  • A) A psicologia educacional é considerada um ramo da psicologia aplicada.
  • B) A psicologia, no Brasil, desenvolveu-se estreitamente ligada à educação, primeiro campo ao qual se deu a aplicação desta ciência no país.

  • C) Psicologia Educacional e a Psicologia da Escolar estão intimamente relacionadas, mas não são iguais, não podendo reduzir-se uma à outra, pois cada uma possui sua autonomia.
  • D) A psicologia da educação traz em seu arcabouço teórico grande preocupação com o ato educativo, consequentemente sua ênfase encontra-se no papel do professor enquanto mediador das relações estabelecidas no ambiente escolar.
  • E) O campo da Psicologia Educacional foi criado por grandes estudiosos e pioneiros da Psicologia no final do século IX. Os três principais pioneiros de destaque no início da história da Psicologia Educacional são Willian James, John Dewey e Edward Lee Thorndike.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta é: ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Isso significa que não há uma resposta certa entre as opções apresentadas. A psicologia educacional é um campo de estudo que busca compreender como os seres humanos aprendem e se desenvolvem em ambientes educacionais.

As opções apresentadas não refletem a realidade do campo de estudo da psicologia educacional. A opção A é incorreta, pois a psicologia educacional não é apenas um ramo da psicologia aplicada. A opção B é também incorreta, pois a psicologia educacional não se desenvolveu apenas no Brasil.

A opção C é uma afirmação verdadeira, mas não é a resposta certa para a questão. A psicologia educacional e a psicologia da escolar são campos de estudo relacionados, mas não são iguais.

A opção D é outra afirmação verdadeira, mas não é a resposta certa. A psicologia educacional se preocupa com o ato educativo e o papel do professor como mediador das relações estabelecidas no ambiente escolar.

A opção E é incorreta, pois não há registros de que os pioneiros da psicologia educacional, como William James, John Dewey e Edward Lee Thorndike, tenham criado o campo de estudo no final do século IX.

Portanto, como não há uma resposta certa entre as opções apresentadas, a questão foi anulada.

1 21 22 23 24 25 52