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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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231) Tanto a integração quanto a inclusão ao mostrar a  carência de recursos para atender seus objetivos, acabam por apresentar um problema que a escola e a sociedade já têm antes do ato em si.

Sobre a concepção de integração escolar, assinale a alternativa INCORRETA

  • A)  Refere à inserção da pessoa deficiente com o objetivo de prepará-la para o convívio social.
  • B)  Pode ser definida em seu objetivo único, de incorporar física e socialmente as crianças com necessidades especiais, para que possam usufruir dos bens socialmente produzidos, habilitando e oferecendo-lhes recursos para o exercício da cidadania.
  • C)  Acontecimento, no qual a sociedade se adéqua para incluir as pessoas com necessidades especiais, ao mesmo tempo, observa-se que esta convida os inclusos  assumirem seu papel de cidadão e os integra em sua  comunidade.
  • D)  Privilegia o aluno com necessidades educativas especiais, dividindo com ele a responsabilidade da inserção, enquanto a inclusão tenta avançar, exigindo também da sociedade, em geral, condições para essa inserção.
  • E)  [...] como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades educativas especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.

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A resposta correta é a letra C) Acontecimento, qual a sociedade se adapta para incluir as pessoas com necessidades especiais, ao mesmo tempo, observa-se que esta convida os inclusos a assumirem seu papel de cidadão e os integra em sua comunidade.

A alternativa C é a que melhor define a concepção de integração escolar. Isso ocorre porque a integração escolar não se resume apenas à inserção da pessoa com deficiência em uma escola regular, mas sim ao processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir essas pessoas, criando condições para que elas possam participar plenamente e exercerem seus direitos como cidadãos.

As outras alternativas não apresentam essa compreensão mais ampla da integração escolar. A alternativa A, por exemplo, apresenta uma visão mais limitada, considerando a integração escolar como um processo de preparação da pessoa com deficiência para o convívio social. Já a alternativa B define a integração escolar como um processo de incorporação de crianças com necessidades especiais em uma escola regular, mas não considera a necessidade de mudanças na sociedade para que essas pessoas possam ser incluídas.

A alternativa D, por sua vez, apresenta uma visão mais individualizada da integração escolar, considerando que a responsabilidade pela inserção da pessoa com deficiência é compartilhada entre o aluno e a sociedade. No entanto, essa visão não considera a necessidade de mudanças estruturais na sociedade para que a integração seja plena.

Já a alternativa E não apresenta uma definição clara da integração escolar, apenas descrevendo um processo de adaptação da sociedade para incluir pessoas com necessidades educativas especiais.

Portanto, a alternativa C é a que melhor define a concepção de integração escolar, considerando que a integração é um processo que envolve mudanças na sociedade para que as pessoas com necessidades especiais possam ser incluídas plenamente e exercerem seus direitos como cidadãos.

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232) No Brasil, as inserções da psicologia no campo educacional marcaram as origens e o desenvolvimento da própria ciência psicológica.

Nesse ínterim, muitas nomenclaturas foram utilizadas para circunscrever a área da psicologia que se dedica a pensar a educação e a intervir em contextos educativos. A denominação psicologia escolar e educacional tem sido mais utilizada em tempos recentes porque

  • A) condiz com a concepção segundo a qual o contexto educacional que interessa à intervenção psicológica é o da escola formal.
  • B) reafirma a hierarquia de saberes entre psicologia e educação, na medida em que a primeira é reconhecida como ciência que subsidia a segunda.
  • C) considera a história, facetas e amplitude desse campo de conhecimento, sem, contudo, pautar-se na cisão entre teoria e prática outrora já adotada.
  • D) concebe a psicologia escolar como área de atuação do psicólogo e a psicologia educacional como aplicação unilateral da psicologia à educação.

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A alternativa correta é letra C) considera a história, facetas e amplitude desse campo de conhecimento, sem, contudo, pautar-se na cisão entre teoria e prática outrora já adotada.

Gabarito Letra C

 

Nesse ínterim, muitas nomenclaturas foram utilizadas para circunscrever a área da psicologia que se dedica a pensar a educação e a intervir em contextos educativos. A denominação psicologia escolar e educacional tem sido mais utilizada em tempos recentes porque
a)  condiz com a concepção segundo a qual o contexto educacional que interessa à intervenção psicológica é o da escola formal.

Errado. A psicologia escolar e educacional não se interessa apenas, nem especialmente, pela escola formal.


b)  reafirma a hierarquia de saberes entre psicologia e educação, na medida em que a primeira é reconhecida como ciência que subsidia a segunda.

Errado. Não existe hierarquia de saberes entre psicologia e educação.


c)  considera a história, facetas e amplitude desse campo de conhecimento, sem, contudo, pautar-se na cisão entre teoria e prática outrora já adotada.

Certo! Perceba que essa afirmativa é mais completa e abrangente que as outras, além de não fazer afirmações determinísticas.


d)  concebe a psicologia escolar como área de atuação do psicólogo e a psicologia educacional como aplicação unilateral da psicologia à educação.

Errado. A psicologia educacional usa tanto os conhecimentos da psicologia quanto da educação. Não é uma aplicação unilateral.

 

Nosso gabarito é Letra C.

233) Desde o surgimento da psicologia escolar e educacional, o fenômeno denominado de fracasso escolar constituiu-se como objeto de estudo privilegiado dessa área. Nesse contexto, Maria Helena de Souza Patto, pesquisadora com estudos consagrados na área, analisa que para compreender a gênese dessa problemática, é necessário considerar

  • A) a precariedade das condições sociais de crianças e adolescentes que, devido às privações sofridas, são incapazes de aprender.
  • B) a influência de teorias eugenistas e da teoria da carência cultural, as quais marcaram o início das práticas psicológicas na educação no Brasil.
  • C) o contexto familiar que desvaloriza os saberes escolares e desacredita na educação formal como meio de ascensão social.
  • D) o aspecto hereditário, uma vez que diversos transtornos de aprendizagem têm causas genéticas e congênitas.

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A alternativa correta é letra B) a influência de teorias eugenistas e da teoria da carência cultural, as quais marcaram o início das práticas psicológicas na educação no Brasil.

Gabarito Letra B

Desde o surgimento da psicologia escolar e educacional, o fenômeno denominado de fracasso escolar constituiu-se como objeto de estudo privilegiado dessa área. Nesse contexto, Maria Helena de Souza Patto, pesquisadora com estudos consagrados na área, analisa que para compreender a gênese dessa problemática, é necessário considerar
a)  a precariedade das condições sociais de crianças e adolescentes que, devido às privações sofridas, são incapazes de aprender.

Errado. As condições sociais dificultam, mas não tornam essas crianças incapazes.


b)  a influência de teorias eugenistas e da teoria da carência cultural, as quais marcaram o início das práticas psicológicas na educação no Brasil.

Certo! A autora fala muito sobre essas influências em sua obra.

“Esta versão dos fatos atingiu seu ponto mais alto nos anos sessenta, quando da elaboração da chamada "teoria ila carência cultural". Como veremos, afirmações carregadas de elitismo são a tônica do discurso educacional sobre os grupos raciais e sociais oprimidos. O movimento de higiene mental escolar também ajudou, portanto. mesmo sem o saber e desejar, a instalar a escola seletiva, difícil de perceber e denunciar porque dissimulada sob procedimentos técnicos e verdades científicas de difícil contestação na época. Embora imbuído do mais sincero propósito democrático, cie também colaborou para justificar o acesso desigual das classes sociais aos bens culturais, ao restringir a explicação dc suas dificuldades de escolarização ao âmbito das disfunções psicológicas. Aliás, uma psicologia que desde o seu nascimento baseia-se numa definição conservadora de ajustamento e de normalidade c que centra suas investigações no que ocorre no indivíduo ou nas relações interpessoais, entendidos como entidades a históricas, só poderia ter imensa receptividade numa sociedade regida pelas teses liberais c por uma visão funcionalista da vida social. Seu prestígio foi tão forte que suplantou, na explicação do fracasso escolar, uma das premissas do pensamento escolanovista que não podia ser negligenciada: a dc que u estrutura e o funcionamento da escola e a qualidade do ensino .seriam os principais responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem. “

 

c)  o contexto familiar que desvaloriza os saberes escolares e  desacredita na educação formal como meio de ascensão social.

Errado. A autora não propõe essa culpabilização da família.


d)  o aspecto hereditário, uma vez que diversos transtornos de aprendizagem têm causas genéticas e congênitas.

Errado. Essa é uma visão eugenista.

 

Nosso gabarito é Letra B.

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234) Na história da psicologia escolar e educacional no Brasil, é possível situar ao menos dois modelos de atuação do profissional dessa área, um chamado tradicional e outro nomeado emergente.

O modelo de atuação tradicional remonta às primeiras inserções da psicologia na educação e tem sido alvo de críticas que visam sua ampliação e transformação. As principais críticas se devem ao fato de tal modelo

  • A) focar sua atenção no indivíduo descontextualizado de sua realidade social, preconizando práticas que minimizam a responsabilidade da sociedade e da própria escola no surgimento de problemas escolares.
  • B) utilizar as teorias sócio interacionistas como referência preferencial para suas intervenções, as quais são pautadas principalmente na consideração do contexto social, comunitário e familiar dos estudantes.
  • C) preocupar-se principalmente com a prevenção de problemas relativos aos processos de ensino e aprendizagem, desconsiderando a resolução de impasses decorrentes de questões individuais e familiares.
  • D) enfatizar os aspectos políticos e pedagógicos da escola, referentes à formação continuada dos professores, sem articulá-los à escuta clínica dos discentes e demais membros da comunidade escolar.

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A alternativa correta é letra A) focar sua atenção no indivíduo descontextualizado de sua realidade social, preconizando práticas que minimizam a responsabilidade da sociedade e da própria escola no surgimento de problemas escolares.

Gabarito Letra A

O modelo de atuação tradicional remonta às primeiras inserções da psicologia na educação e tem sido alvo de críticas que visam sua ampliação e transformação. As principais críticas se devem ao fato de tal modelo
a)  focar sua atenção no indivíduo descontextualizado de sua realidade social, preconizando práticas que minimizam a responsabilidade da sociedade e da própria escola no surgimento de problemas escolares.

Certo! O modelo tradicional não considera o contexto social e a responsabilidade da escola nos problemas escolares.


b)  utilizar as teorias sócio interacionistas como referência preferencial para suas intervenções, as quais são pautadas principalmente na consideração do contexto social, comunitário e familiar dos estudantes.

Errado. As críticas ao modelo são em grande parte porque ele não considera esses contextos.


c)  preocupar-se principalmente com a prevenção de problemas relativos aos processos de ensino e aprendizagem, desconsiderando a resolução de impasses decorrentes de questões individuais e familiares.

Errado. A preocupação desse modelo não é principalmente com a prevenção.


d)  enfatizar os aspectos políticos e pedagógicos da escola, referentes à formação continuada dos professores, sem articulá-los à escuta clínica dos discentes e demais membros da comunidade escolar.

Errado. A abordagem tradicional não enfatiza os aspectos políticos.

 

Nosso gabarito é Letra A.

235) Na história da psicologia escolar e educacional no Brasil, é possível situar ao menos dois modelos de atuação do profissional dessa área, um chamado tradicional e outro nomeado emergente.

O modelo de atuação emergente é associado à incorporação de novas concepções e práticas, conferindo ao psicólogo escolar e educacional a responsabilidade de

  • A) atuar de forma abrangente, considerando a dimensão psicoeducativa e psicossocial das instituições educacionais, de forma a contribuir para a transformação dos processos educativos e para a melhoria da educação.
  • B) posicionar-se como profissional especialista nas questões relativas à subjetividade individual, priorizando intervenções em nível micro e evitando envolver-se com questões institucionais.
  • C) intervir de modo generalista devido a sua condição numericamente minoritária no âmbito das instituições educativas, atendendo às demandas explícitas existentes, a fim de minimizar conflitos com os demais membros da instituição.
  • D) constituir-se enquanto educador, assumindo essa função de forma indiferenciada em relação aos professores da instituição, uma vez que também lidará prioritariamente com processos de ensino e aprendizagem.

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A alternativa correta é letra A) atuar de forma abrangente, considerando a dimensão psicoeducativa e psicossocial das instituições educacionais, de forma a contribuir para a transformação dos processos educativos e para a melhoria da educação.

Gabarito Letra A

O modelo de atuação emergente é associado à incorporação de novas concepções e práticas, conferindo ao psicólogo escolar e educacional a responsabilidade de
a)  atuar de forma abrangente, considerando a dimensão psicoeducativa e psicossocial das instituições educacionais, de forma a contribuir para a transformação dos processos educativos e para a melhoria da educação.

Certo! Essa é a proposta do modelo de atuação abrangente.


b)  posicionar-se como profissional especialista nas questões relativas à subjetividade individual, priorizando intervenções em nível micro e evitando envolver-se com questões institucionais.

Errado. As ações de nível macro é que são priorizadas, buscando se envolver com as questões institucionais.


c)  intervir de modo generalista devido a sua condição numericamente minoritária no âmbito das instituições educativas, atendendo às demandas explícitas existentes, a fim de minimizar conflitos com os demais membros da instituição.

Errado. A proposta não é de ser um apagador de fogo. A proposta é intervir na busca da transformação dos processos.


d)  constituir-se enquanto educador, assumindo essa função de forma indiferenciada em relação aos professores da instituição, uma vez que também lidará prioritariamente com processos de ensino e aprendizagem.

Errado. O psicólogo tem uma função diferente do educador.

 

Nosso gabarito é Letra A

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236) Visando trabalhar a temática da inclusão de pessoas com necessidades especiais, uma instituição educacional implantou um projeto pedagógico que consistiu em instituir que, a cada dia, diferentes estudantes utilizassem uma cadeira de rodas para se locomover. A ideia baseou-se na concepção de que, ao experimentar essa condição, os estudantes que não precisam de cadeira de rodas poderiam compreender melhor os colegas cadeirantes matriculados na instituição. Considerando as discussões referentes à prática de inclusão, o psicólogo escolar e educacional foi convidado a contribuir com o projeto. Nesse contexto espera-se que esse profissional se posicione no seguinte sentido:

  • A) ratifique que seu papel, enquanto profissional da psicologia, diz respeito a fornecer laudos e diagnósticos a respeito das dificuldades de aprendizagem específicas aos estudantes com necessidades educacionais especiais, a fim de verificar se esses estão aptos ao processo educativo.
  • B) ressalte a importância do projeto para visibilizar a temática, mas aponte a necessidade de ações para ampliar o debate e a reflexão sobre como as práticas pedagógicas, relações existentes e forma de tratamento das pessoas com necessidades especiais favorecem ou não a promoção da inclusão no âmbito da instituição.
  • C) esclareça que esse projeto mostra-se limitado porque tangencia o foco da problemática, sendo essencial que a instituição realize um levantamento acerca das dificuldades dos estudantes com deficiência e promova ações de nivelamento entre esses e os demais estudantes, diminuindo assim a segregação.
  • D) proponha realizar o encaminhamento dos estudantes com necessidades especiais para profissionais especializados, tais como, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros, pois estes são devidamente capacitados para minimizar as deficiências existentes, única forma de gerar melhorias na aprendizagem e socialização.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) ressalte a importância do projeto para visibilizar a temática, mas aponte a necessidade de ações para ampliar o debate e a reflexão sobre como as práticas pedagógicas, relações existentes e forma de tratamento das pessoas com necessidades especiais favorecem ou não a promoção da inclusão no âmbito da instituição.

Gabarito Letra B

Visando trabalhar a temática da inclusão de pessoas com necessidades especiais, uma instituição educacional implantou um projeto pedagógico que consistiu em instituir que, a cada dia, diferentes estudantes utilizassem uma cadeira de rodas para se locomover. A ideia baseou-se na concepção de que, ao experimentar essa condição, os estudantes que não precisam de cadeira de rodas poderiam compreender melhor os colegas cadeirantes matriculados na instituição. Considerando as discussões referentes à prática de inclusão, o psicólogo escolar e educacional foi convidado a contribuir com o projeto. Nesse contexto espera-se que esse profissional se posicione no seguinte sentido:


a)  ratifique que seu papel, enquanto profissional da psicologia, diz respeito a fornecer laudos e diagnósticos a respeito das dificuldades de aprendizagem específicas aos estudantes com necessidades educacionais especiais, a fim de verificar se esses estão aptos ao processo educativo.

Errado. O trabalho do psicólogo no contexto de inclusão vai muito além da produção de laudos e diagnósticos.


b)  ressalte a importância do projeto para visibilizar a temática, mas aponte a necessidade de ações para ampliar o debate e a reflexão sobre como as práticas pedagógicas, relações existentes e forma de tratamento das pessoas com necessidades especiais favorecem ou não a promoção da inclusão no âmbito da instituição.

Certo! A ação pode ser efetiva, mas precisa de um debate mais aprofundado, que o psicólogo pode facilitar.


c)  esclareça que esse projeto mostra-se limitado porque tangencia o foco da problemática, sendo essencial que a instituição realize um levantamento acerca das dificuldades dos estudantes com deficiência e promova ações de nivelamento entre esses e os demais estudantes, diminuindo assim a segregação.

Errado. O projeto pode, sim, ser efetivo. Essas ações de nivelamento é que não são apropriadas. A escola deve fornecer condições de todos aprenderem, mas não nivelando-os, e sim valorizando as potencialidades de cada um.

 
d)  proponha realizar o encaminhamento dos estudantes com necessidades especiais para profissionais especializados, tais como, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros, pois estes são devidamente capacitados para minimizar as deficiências existentes, única forma de gerar melhorias na aprendizagem e socialização.

Errado. De forma alguma essa é a única forma de gerar melhorias. Esse encaminhamento pode até ser benéfico em alguns casos, mas não deve ser o foco.

 

Nosso gabarito é Letra B.

237) Alysson era um estudante avaliado por seus professores como agitado, agressivo e com dificuldades nas relações com os colegas. Havia comentários de que seu pai era usuário de drogas e que seu ambiente familiar era perpassado por situações de violência. Apesar das boas notas, seus comportamentos, tidos como indisciplinados, causavam mal-estar em sala de aula, em especial nas interações professor-aluno.

Considerando que o psicólogo escolar e educacional pode desempenhar um papel importante na formação continuada de professores, a intervenção desse profissional junto aos docentes que lecionam na turma de Alysson deve consistir em:

  • A) orientar a realização de um trabalho individualizado com Alysson, uma vez que esse aluno apresenta peculiaridades que impedem a utilização das práticas pedagógicas adotadas com os demais estudantes, exigindo, nesse caso, um olhar mais clínico.
  • B) promover capacitações para a adoção de estratégias de resolução de conflitos validadas cientificamente, a fim de erradicar as relações conflituosas existentes em sala de aula e centralizar o ensino no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
  • C) propiciar reflexões sobre estratégias para mediar os conflitos que surgem em sala de aula, com vistas ao estabelecimento de relações baseadas no diálogo e no respeito às diferentes formas de expressão, favorecendo assim a aprendizagem.
  • D) propor que seja feita uma reunião entre a equipe de professores e a família de Alysson, no intuito de avaliar as condições cognitivas e emocionais desse estudante, viabilizando, assim, um encaminhamento para psicoterapia individual ou familiar.

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A alternativa correta é letra C) propiciar reflexões sobre estratégias para mediar os conflitos que surgem em sala de aula, com vistas ao estabelecimento de relações baseadas no diálogo e no respeito às diferentes formas de expressão, favorecendo assim a aprendizagem.

Gabarito Letra C

 

Considerando que o psicólogo escolar e educacional pode desempenhar um papel importante na formação continuada de professores, a intervenção desse profissional junto aos docentes que lecionam na turma de Alysson deve consistir em:
a)  orientar a realização de um trabalho individualizado com Alysson, uma vez que esse aluno apresenta peculiaridades que impedem a utilização das práticas pedagógicas adotadas com os demais estudantes, exigindo, nesse caso, um olhar mais clínico.

Errado. Essa intervenção só vai excluir e isolar o aluno. É importante encontrar estratégias que promovam a melhoria das relações, sem a retirada do aluno do convívio.


b)  promover capacitações para a adoção de estratégias de resolução de conflitos validadas cientificamente, a fim de erradicar as relações conflituosas existentes em sala de aula e centralizar o ensino no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

Errado. Erradicar o conflito não é um objetivo realista. É preciso saber lidar com o conflito.


c)  propiciar reflexões sobre estratégias para mediar os conflitos que surgem em sala de aula, com vistas ao estabelecimento de relações baseadas no diálogo e no respeito às diferentes formas de expressão, favorecendo assim a aprendizagem.
Certo.

d)  propor que seja feita uma reunião entre a equipe de professores e a família de Alysson, no intuito de avaliar as condições cognitivas e emocionais desse estudante, viabilizando, assim, um encaminhamento para psicoterapia individual ou familiar.

Errado. A escola tem que conseguir outros recursos para lidar com o aluno além de apenas terceirizar o problema.

 

Nosso gabarito é Letra C

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238) Alysson era um estudante avaliado por seus professores como agitado, agressivo e com dificuldades nas relações com os colegas. Havia comentários de que seu pai era usuário de drogas e que seu ambiente familiar era perpassado por situações de violência. Apesar das boas notas, seus comportamentos, tidos como indisciplinados, causavam mal-estar em sala de aula, em especial nas interações professor-aluno.

As relações entre afetividade e aprendizagem têm se constituído como um dos objetos de estudo privilegiado da psicologia. Tendo em vista as contribuições da ciência psicológica no que diz respeito a essa temática, o psicólogo escolar e educacional que seja demandado a contribuir na mediação da situação de Alysson deve pautar sua ação na premissa segundo a qual a afetividade na relação professor-aluno

  • A) precisa ser coibida a fim de não comprometer a autoridade do professor, pois os estudantes tendem a confundir demonstrações de afeto com ausência de regras.
  • B) inclui uma postura compreensiva e empática por parte do professor, pois, através desta, ele demonstra interesse e comprometimento com os estudantes.
  • C) visa suprir principalmente as carências afetivas dos estudantes, as quais resultam da desestrutura familiar e de traços da personalidade.
  • D) sobrepõe a dimensão cognitiva, havendo a necessidade de uma postura vigilante para garantir que o processo de ensino e aprendizagem não seja descaracterizado.

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A alternativa correta é letra B) inclui uma postura compreensiva e empática por parte do professor, pois, através desta, ele demonstra interesse e comprometimento com os estudantes.

Gabarito Letra B

 

As relações entre afetividade e aprendizagem têm se constituído como um dos objetos de estudo privilegiado da psicologia. Tendo em vista as contribuições da ciência psicológica no que diz respeito a essa temática, o psicólogo escolar e educacional que seja demandado a contribuir na mediação da situação de Alysson deve pautar sua ação na premissa segundo a qual a afetividade na relação professor-aluno
a) 
 precisa ser coibida a fim de não comprometer a autoridade do professor, pois os estudantes tendem a confundir demonstrações de afeto com ausência de regras.

Errado. A afetividade não necessariamente compromete a autoridade. É possível uma postura afetiva, compreensiva, que mantenha a autoridade do professor.


b)  inclui uma postura compreensiva e empática por parte do professor, pois, através desta, ele demonstra interesse e comprometimento com os estudantes.

Certo!


c)  visa suprir principalmente as carências afetivas dos estudantes, as quais resultam da desestrutura familiar e de traços da personalidade.

Errado. O professor não conseguiria suprir essas carências, e nem deve tentar.


d)  sobrepõe a dimensão cognitiva, havendo a necessidade de uma postura vigilante para garantir que o processo de ensino e aprendizagem não seja descaracterizado.

Errado. A dimensão afetiva e a dimensão cognitiva não devem ter hierarquia entre si.

 

Nosso gabarito é Letra B

239) Uma das possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional é a intervenção diante do que é considerado como indisciplina em contextos educativos. Considerando a produção científica da psicologia escolar e educacional a esse respeito, a ação do psicólogo deve ser primeiramente:

  • A) chamar a família de Alysson à escola a fim de relatar os comportamentos do estudante, perguntar abertamente sobre as situações de violência no ambiente familiar e encaminhar a situação para o conselho tutelar.
  • B) analisar o contexto em que Alysson está inserido na perspectiva de compreender as relações estabelecidas pelos estudantes entre si e destes com os professores e com a instituição, pois todos estão implicados na situação e podem contribuir para transformá-la.
  • C) convocar Alysson para realizar testes psicométricos capazes de averiguar traços de personalidade e fazer o diagnóstico diferencial entre transtorno de personalidade antissocial e transtorno de personalidade narcisista.
  • D) propor uma reunião com os professores e estudantes que convivem com Alysson para instruir como estes devem proceder diante dos comportamentos de Alysson, na perspectiva de promover a disciplina em todos os níveis da instituição.

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A alternativa correta é letra B) analisar o contexto em que Alysson está inserido na perspectiva de compreender as relações estabelecidas pelos estudantes entre si e destes com os professores e com a instituição, pois todos estão implicados na situação e podem contribuir para transformá-la.

Gabarito Letra B

Alysson era um estudante avaliado por seus professores como agitado, agressivo e com dificuldades nas relações com os colegas. Havia comentários de que seu pai era usuário de drogas e que seu ambiente familiar era perpassado por situações de violência. Apesar das boas notas, seus comportamentos, tidos como indisciplinados, causavam mal-estar em sala de aula, em especial nas interações professor-aluno.

 

Uma das possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional é a intervenção diante do que é considerado como indisciplina em contextos educativos. Considerando a produção científica da psicologia escolar e educacional a esse respeito, a ação do psicólogo deve ser primeiramente:
a) 
 chamar a família de Alysson à escola a fim de relatar os comportamentos do estudante, perguntar abertamente sobre as situações de violência no ambiente familiar e encaminhar a situação para o conselho tutelar.

Errado. A situação de violência é uma possibilidade, que, obviamente, deve ser investigada, mas assumir que o problema seja necessariamente esse é só transferir a responsabilidade da questão exclusivamente para a família. Essa pergunta aberta sem um bom rapport pode só afastar essa família e ter o efeito contrário ao desejado.


b)  analisar o contexto em que Alysson está inserido na perspectiva de compreender as relações estabelecidas pelos estudantes entre si e destes com os professores e com a instituição, pois todos estão implicados na situação e podem contribuir para transformá-la.

Certo! A conduta mais apropriada é essa, de considerar todo o contexto e todos os atores envolvidos.


c)  convocar Alysson para realizar testes psicométricos capazes de averiguar traços de personalidade e fazer o diagnóstico diferencial entre transtorno de personalidade antissocial e transtorno de personalidade narcisista.

Errado. A questão não menciona a idade de Alysson, mas possivelmente ele sequer tem idade suficiente para receber algum desses diagnósticos. Não necessariamente sua avaliação passa por testes psicométricos.


d)  propor uma reunião com os professores e estudantes que convivem com Alysson para instruir como estes devem proceder diante dos comportamentos de Alysson, na perspectiva de promover a disciplina em todos os níveis da instituição.

Errado. A disciplina não é o objetivo maior da escola. Alysson também deve estar envolvido nas decisões que o implicam.

 

Nosso gabarito é Letra B

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240) Em uma instituição de ensino que conta com um psicólogo escolar e educacional em seu quadro funcional, um professor da área de matemática recorre a esse profissional demandando-lhe explicações para a situação de determinada turma, na qual mais de 70% dos estudantes ficarão reprovados. Considerando a concepção qualitativa sobre a avaliação da aprendizagem, faz-se necessário refletir que

  • A) os instrumentos avaliativos visam medir, de forma objetiva, fidedigna e neutra, o desempenho dos estudantes na aprendizagem de conteúdos específicos bem como em relação a mudanças comportamentais e aquisição de conhecimentos com base em objetivos pré-definidos pelo sistema de ensino e pelo professor.
  • B) a instituição precisa considerar a natureza do conhecimento a ser avaliado, o que explica a situação descrita pelo professor, na medida em que poucos estudantes apresentam aptidões para a matemática, de modo que os demais obtêm resultados insatisfatórios, o que justifica a reprovação de 70% da turma.
  • C) o professor também está implicado no processo avaliativo, na medida em que imprime sua concepção de aprendizagem no modo como elabora e interpreta os resultados dos instrumentos que utiliza, devendo, assim, ser incluído em uma possível intervenção do psicólogo escolar e educacional diante dessa situação.
  • D) os estudantes precisam ser classificados de acordo com os padrões científicos e sociais vigentes, haja vista que, ao final do processo de ensino, serão certificados como aptos para desempenhar determinadas funções em um mundo que é competitivo e no qual apenas os melhores conseguirão alcançar os cargos mais valorizados.

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A alternativa correta é letra C) o professor também está implicado no processo avaliativo, na medida em que imprime sua concepção de aprendizagem no modo como elabora e interpreta os resultados dos instrumentos que utiliza, devendo, assim, ser incluído em uma possível intervenção do psicólogo escolar e educacional diante dessa situação.

   

Gabarito Letra C

Em uma instituição de ensino que conta com um psicólogo escolar e educacional em seu quadro funcional, um professor da área de matemática recorre a esse profissional demandando-lhe explicações para a situação de determinada turma, na qual mais de 70% dos estudantes ficarão reprovados. Considerando a concepção qualitativa sobre a avaliação da aprendizagem, faz-se necessário refletir que
a)  os instrumentos avaliativos visam medir,
de forma objetiva, fidedigna e neutra, o desempenho dos estudantes na aprendizagem de conteúdos específicos bem como em relação a mudanças comportamentais e aquisição de conhecimentos com base em objetivos pré-definidos pelo sistema de ensino e pelo professor.

Errado. Nenhum instrumento consegue essa medição objetiva, fidedigna e neutra. Muitos atravessamentos acontecem na avaliação. Alem disso, Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática.


b)  a instituição precisa considerar a natureza do conhecimento a ser avaliado, o que explica a situação descrita pelo professor, na medida em que poucos estudantes apresentam aptidões para a matemática, de modo que os demais obtêm resultados insatisfatórios, o que justifica a reprovação de 70% da turma.

Errado. Não há evidências de que apenas 30% dos alunos consigam se dar bem em matemática.


c)  o professor também está implicado no processo avaliativo, na medida em que imprime sua concepção de aprendizagem no modo como elabora e interpreta os resultados dos instrumentos que utiliza, devendo, assim, ser incluído em uma possível intervenção do psicólogo escolar e educacional diante dessa situação.

Certo! Uma reprovação tão alta deve ser investigada do lado do professor também.


d)  os estudantes precisam ser classificados de acordo com os padrões científicos e sociais vigentes, haja vista que, ao final do processo de ensino, serão certificados como aptos para desempenhar determinadas funções em um mundo que é competitivo e no qual apenas os melhores conseguirão alcançar os cargos mais valorizados.

Errado. Notas não são atestados de melhor ou pior. É preciso garantir que os alunos tenham aprendido, o que não é possível apenas com classificações padrões.

 

Nosso gabarito é Letra C.

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