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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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241) Em uma sala de aula composta majoritariamente por estudantes do sexo masculino, foram identificadas muitas situações em que as relações eram perpassadas por preconceitos e discriminação de gênero. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para o enfrentamento dessa problemática no âmbito da instituição, através de

  • A) reuniões com os gestores da instituição, pois apenas estes podem decidir quais são os padrões aceitáveis para as relações de gênero no contexto escolar, podendo esses padrões serem heteronormativos e misóginos.
  • B) diálogos com as famílias, a fim de verificar como as questões de gênero são tratadas no ambiente familiar, uma vez que os contextos educativos não devem coadunar com a chamada ideologia de gênero nem afrontar os padrões patriarcais.
  • C) propostas de trabalho com os estudantes que abordem a temática das relações de gênero e que esclareçam que estas devem ser vivenciadas no contexto educacional de forma dissociada do modo como são vivenciadas nas relações sociais.
  • D) processos de formação do professor, uma vez que este, no exercício da docência, poderá atuar na formação dos estudantes possibilitando-os interpretar e vivenciar as relações entre homens e mulheres de forma não hierárquica.

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A alternativa correta é letra D) processos de formação do professor, uma vez que este, no exercício da docência, poderá atuar na formação dos estudantes possibilitando-os interpretar e vivenciar as relações entre homens e mulheres de forma não hierárquica.

Gabarito Letra D

Em uma sala de aula composta majoritariamente por estudantes do sexo masculino, foram identificadas muitas situações em que as relações eram perpassadas por preconceitos e discriminação de gênero. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para o enfrentamento dessa problemática no âmbito da instituição, através de


a)  reuniões com os gestores da instituição, pois apenas estes podem decidir quais são os padrões aceitáveis para as relações de gênero no contexto escolar, podendo esses padrões serem heteronormativos e misóginos.

Errado. O psicólogo não pode compactuar com uma instituição que considere apropriado ter padrões misóginos.


b)  diálogos com as famílias, a fim de verificar como as questões de gênero são tratadas no ambiente familiar, uma vez que os contextos educativos não devem coadunar com a chamada ideologia de gênero nem afrontar os padrões patriarcais.

Errado. Os contextos educativos podem e devem combater padrões de violência e discriminação, como os padrões patriarcais.


c)  propostas de trabalho com os estudantes que abordem a temática das relações de gênero e que esclareçam que estas devem ser vivenciadas no contexto educacional de forma dissociada do modo como são vivenciadas nas relações sociais.

Errado. É impossível que as relações no contexto educacional estejam completamente dissociadas das relações fora desse contexto.


d)  processos de formação do professor, uma vez que este, no exercício da docência, poderá atuar na formação dos estudantes possibilitando-os interpretar e vivenciar as relações entre homens e mulheres de forma não hierárquica.

Certo! Essa capacitação adequada dos educadores é fundamental.

 

Nosso gabarito é Letra D

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242) A temática das políticas públicas constitui-se como uma preocupação recente da psicologia escolar e educacional. O psicólogo que atua em instituições educativas precisa estar atualizado acerca das políticas públicas educacionais porque

  • A) tais políticas determinam as condições objetivas dessas instituições, condicionando sua subjetividade social e a subjetividade individual dos atores sociais que dela participam.
  • B) as instituições são atravessadas por orientações provenientes dessas políticas, as quais influenciam sobremaneira sua dinâmica de funcionamento e as relações nela estabelecidas.
  • C) as instituições precisam avaliar e decidir sobre quais políticas públicas se adequam aos objetivos institucionais, e o psicólogo escolar e educacional deve auxiliar nesse processo de tomada de decisão.
  • D) tais políticas são forjadas a partir das discussões dos conselhos de psicologia, sendo necessário, portanto, que os psicólogos assumam o protagonismo na proposição, implementação e avaliação dessas políticas.

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A alternativa correta é letra B) as instituições são atravessadas por orientações provenientes dessas políticas, as quais influenciam sobremaneira sua dinâmica de funcionamento e as relações nela estabelecidas.

Gabarito Letra B

A temática das políticas públicas constitui-se como uma preocupação recente da psicologia escolar e educacional. O psicólogo que atua em instituições educativas precisa estar atualizado acerca das políticas públicas educacionais porque
a)  tais políticas determinam as condições objetivas dessas instituições, condicionando sua subjetividade social e a subjetividade individual dos atores sociais que dela participam.

Errado. As condições das políticas públicas não são suficientes para condicionar a subjetividade social e individual dos atores sociais. A subjetividade é resultado de diversos fatores.


b)  as instituições são atravessadas por orientações provenientes dessas políticas, as quais influenciam sobremaneira sua dinâmica de funcionamento e as relações nela estabelecidas.

Certo!


c)  as instituições precisam avaliar e decidir sobre quais políticas públicas se adequam aos objetivos institucionais, e o psicólogo escolar e educacional deve auxiliar nesse processo de tomada de decisão.

Errado. As instituições não podem apenas escolher uma ou outra política pública.


d)  tais políticas são forjadas a partir das discussões dos conselhos de psicologia, sendo necessário, portanto, que os psicólogos assumam o protagonismo na proposição, implementação e avaliação dessas políticas.

Errado. Os conselhos de psicologia até podem participar das discussões sobre políticas públicas, mas não são os responsáveis por elas.

 

Nosso gabarito é Letra B

243) No Brasil, existem documentos oficiais que respaldam a realização de intervenções voltadas à educação sexual nas instituições educativas. Dentre esses documentos, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando as orientações contidas especificamente no caderno intitulado “orientação sexual”, a atuação do psicólogo escolar e educacional deve

  • A) partir da premissa de que o tema da sexualidade é mais amplo que as discussões sobre sexo, uma vez que a sexualidade consiste em uma expressão cultural pautada em parâmetros estabelecidos por cada sociedade para os comportamentos sexuais.
  • B) pautar-se na assertiva de que a orientação sexual é exercida primeiramente pelas famílias e, sendo assim, não cabe à instituição educacional abordar pontos de vista, valores e crenças diferentes dos instituídos no âmbito familiar.
  • C) priorizar um trabalho diretivo voltado à orientação sexual dos estudantes, valendo-se preferencialmente do aconselhamento individual de tipo psicoterapêutico, haja vista as dificuldades dos professores abordarem esse tema no âmbito pedagógico e coletivo.
  • D) evitar que o trabalho com o tema da sexualidade desperte curiosidades e interesses que levem à iniciação sexual precoce, na medida em que as primeiras vivências de prazer iniciam-se na puberdade, com a preparação do corpo para o sexo.

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A alternativa correta é letra A) partir da premissa de que o tema da sexualidade é mais amplo que as discussões sobre sexo, uma vez que a sexualidade consiste em uma expressão cultural pautada em parâmetros estabelecidos por cada sociedade para os comportamentos sexuais.

Gabarito Letra A

No Brasil, existem documentos oficiais que respaldam a realização de intervenções voltadas à educação sexual nas instituições educativas. Dentre esses documentos, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando as orientações contidas especificamente no caderno intitulado "orientação sexual", a atuação do psicólogo escolar e educacional deve
a)  partir da premissa de que o tema da sexualidade é mais amplo que as discussões sobre sexo, uma vez que a sexualidade consiste em uma expressão cultural pautada em parâmetros estabelecidos por cada sociedade para os comportamentos sexuais.

Certo!

“A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois, além da sua potencialidade reprodutiva, relaciona-se com a busca do prazer, necessidade fundamental das pessoas. Manifesta-se desde o momento do nascimento até a morte, de formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento humano, sendo construída ao longo da vida. Além disso, encontra-se necessariamente marcada pela história, cultura, ciência, assim como pelos afetos e sentimentos, expressando-se então com singularidade em cada sujeito. Indissociavelmente ligado a valores, o estudo da sexualidade reúne contribuições de diversas áreas, como Educação, Psicologia, Antropologia, História, Sociologia, Biologia, Medicina e outras. Se, por um lado, sexo é expressão biológica que define um conjunto de características anatômicas e funcionais (genitais e extragenitais), a sexualidade, entendida de forma bem mais ampla, é expressão cultural. Cada sociedade desenvolve regras que se constituem em parâmetros fundamentais para o comportamento sexual das pessoas. Isso se dá num processo social que passa pelos interesses dos agrupamentos socialmente organizados e das classes sociais, que é mediado pela ciência, pela religião e pela mídia, e sua resultante é expressa tanto pelo imaginário coletivo quanto pelas políticas públicas, coordenadas pelo Estado. A proposta de Orientação Sexual procura considerar todas as dimensões da sexualidade: a biológica, a psíquica e a sociocultural, além de suas implicações políticas.”


b)  pautar-se na assertiva de que a orientação sexual é exercida primeiramente pelas famílias e, sendo assim, não cabe à instituição educacional abordar pontos de vista, valores e crenças diferentes dos instituídos no âmbito familiar.

Errado. Essa é uma visão conservadora que pode colocar em risco as crianças e adolescentes, por não educa-las corretamente.


c)  priorizar um trabalho diretivo voltado à orientação sexual dos estudantes, valendo-se preferencialmente do aconselhamento individual de tipo psicoterapêutico, haja vista as dificuldades dos professores abordarem esse tema no âmbito pedagógico e coletivo.

Errado. Uma abordagem individual e psicoterapêutica exigiria das escolas um a força de trabalho que geralmente elas não tem disponível.


d)  evitar que o trabalho com o tema da sexualidade desperte curiosidades e interesses que levem à iniciação sexual precoce, na medida em que as primeiras vivências de prazer iniciam-se na puberdade, com a preparação do corpo para o sexo.

Errado. É natural que adolescentes despertem seu interesse pela sexualidade, mas a educação sobre o tema não leva a iniciação sexual precoce.

 

Nosso gabarito é Letra A

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244) O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 propõe, em sua meta 4, universalizar o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado para a população de quatro a dezessete anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para a promoção da educação inclusiva por meio de algumas ações. Sobre essa temática, analise as ações apresentadas abaixo.

I. Mobilização de encontros e participação em reuniões com os profissionais que atendem o estudante de inclusão no contexto escolar, auxiliando a compreensão dos professores acerca das necessidades especiais.

II. Emissão de laudos psicológicos acerca do nível intelectual dos estudantes com necessidades educacionais especiais, explicitando as limitações de cada um em função das especificidades de sua deficiência.

III. Reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica.

IV. Participação na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência.

Estão em consonância com as metas da educação inclusiva as ações presentes nos itens

  • A) I, III e IV.

  • B) I, II e IV.

  • C) I, II e III.

  • D) II, III e IV.

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A alternativa correta é letra A) I, III e IV.

Gabarito Letra A

 

I. Mobilização de encontros e participação em reuniões com os profissionais que atendem o estudante de inclusão no contexto escolar, auxiliando a compreensão dos professores acerca das necessidades especiais.

Certo! O psicólogo escolar pode contribuir na formação dos professores para lidar com esses alunos.

 

II. Emissão de laudos psicológicos acerca do nível intelectual dos estudantes com necessidades educacionais especiais, explicitando as limitações de cada um em função das especificidades de sua deficiência.

Errado. A emissão de laudos, em si e isolada, não auxilia em nada a inclusão desses alunos, pelo contrário, pode estigmatizá-los.

 

III. Reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica.

 Certo! O psicólogo escolar deve manter uma postura crítica de reflexão sobre a avaliação psicopedagógica.

 

IV. Participação na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência.

Certo! O psicólogo escolar também pode atuar nessa frente.

 

Assim, apenas I, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra A

245) Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da

  • A) conscientização dos professores quanto aos limites existentes no que diz respeito à abordagem da temática étnico-racial uma vez que, como esta não constitui conteúdo curricular, é difícil promover sua articulação aos conhecimentos ensinados.
  • B) fiscalização dos discursos racistas remanescentes no âmbito institucional, a fim de evitar que esses venham à tona, pois podem gerar exposição dos estudantes a situações vexatórias que culminam na perpetuação de violências físicas e simbólicas.
  • C) atuação voltada especificamente para os sujeitos que pertencem a minorias étnico-raciais, pois estes podem beneficiar-se diretamente de ações de resgate da história das comunidades negras e indígenas bem como das discussões relativas à diversidade cultural, diferentemente dos demais atores das instituições educativas.
  • D) proposição de ações interdisciplinares que promovam reflexões sobre atitudes preconceituosas reproduzidas no cotidiano institucional e seus reflexos na produção de sofrimento, adoecimento psíquico e prejuízos à aprendizagem, visando a transformação do modo como as pessoas lidam com a questão racial no nosso país.

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A alternativa correta é letra D) proposição de ações interdisciplinares que promovam reflexões sobre atitudes preconceituosas reproduzidas no cotidiano institucional e seus reflexos na produção de sofrimento, adoecimento psíquico e prejuízos à aprendizagem, visando a transformação do modo como as pessoas lidam com a questão racial no nosso país.

Gabarito Letra D

Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da
a)  conscientização dos professores quanto aos limites existentes no que diz respeito à abordagem da temática étnico-racial uma vez que, como esta não constitui conteúdo curricular, é difícil promover sua articulação aos conhecimentos ensinados.

Errado. Essa atuação vem no sentido contrário de uma contribuição ao combate ao racismo. Os professores devem ser instrumentalizados para conseguir abordar essa temática em sala de aula.


b)  fiscalização dos discursos racistas remanescentes no âmbito institucional, a fim de evitar que esses venham à tona, pois podem gerar exposição dos estudantes a situações vexatórias que culminam na perpetuação de violências físicas e simbólicas.

Errado. O psicólogo não é um fiscal, alguém com trabalho repressivo.


c)  atuação voltada especificamente para os sujeitos que pertencem a minorias étnico-raciais, pois estes podem beneficiar-se diretamente de ações de resgate da história das comunidades negras e indígenas bem como das discussões relativas à diversidade cultural, diferentemente dos demais atores das instituições educativas.

Errado. A atuação deve ser global, de conscientização não só com os sujeitos que pertencem as minorias.


d)  proposição de ações interdisciplinares que promovam reflexões sobre atitudes preconceituosas reproduzidas no cotidiano institucional e seus reflexos na produção de sofrimento, adoecimento psíquico e prejuízos à aprendizagem, visando a transformação do modo como as pessoas lidam com a questão racial no nosso país.

Certo! Essa é uma atuação apropriada.

 

Nosso gabarito é Letra D

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246) A violência em instituições educacionais tem sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento. No que diz respeito ao enfrentamento de atos violentos nas relações entre pares, o psicólogo escolar e educacional deve:

  • A) atuar de modo a fortalecer os vínculos entre educandos, educadores e demais atores envolvidos com a instituição educacional, favorecendo a instauração de relações pautadas no respeito e convivência com as diferenças.
  • B) encaminhar os envolvidos em atos violentos para acompanhamento clínico fora da instituição educacional, tendo em vista a dimensão patológica e anormal de comportamentos que ferem os padrões sociais de convivência.
  • C) elaborar, junto aos demais profissionais da educação que atuam na instituição, um conjunto de medidas para punir aqueles que se envolvem com manifestações de violência, pois coibir esses comportamentos é o melhor caminho para erradicá-los.
  • D) trabalhar a questão no âmbito familiar e comunitário, pois os indivíduos manifestam, nas instituições educacionais, os padrões comportamentais aprendidos nesses dois contextos, isentando a responsabilidade das instituições educacionais sobre o fenômeno da violência.

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A alternativa correta é letra A) atuar de modo a fortalecer os vínculos entre educandos, educadores e demais atores envolvidos com a instituição educacional, favorecendo a instauração de relações pautadas no respeito e convivência com as diferenças.

Gabarito: Letra A

A violência em instituições educacionais tem sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento. No que diz respeito ao enfrentamento de atos violentos nas relações entre pares, o psicólogo escolar e educacional deve:
a)  atuar de modo a fortalecer os vínculos entre educandos, educadores e demais atores envolvidos com a instituição educacional, favorecendo a instauração de relações pautadas no respeito e convivência com as diferenças.

Certo! Essa é a conduta apropriada do psicólogo escolar e educacional.


b)  encaminhar os envolvidos em atos violentos para acompanhamento clínico fora da instituição educacional, tendo em vista a dimensão patológica e anormal de comportamentos que ferem os padrões sociais de convivência.

Errado. Essa é uma conduta que só terceiriza o problema e ignora a responsabilidade das instituições educacionais nesse processo de violência.


c)  elaborar, junto aos demais profissionais da educação que atuam na instituição, um conjunto de medidas para punir aqueles que se envolvem com manifestações de violência, pois coibir esses comportamentos é o melhor caminho para erradicá-los.

Errado. O trabalho do psicólogo escolar não tem caráter punitivo. Além disso, a coação desses comportamentos não é o caminho para erradica-los, pelo contrário.


d)  trabalhar a questão no âmbito familiar e comunitário, pois os indivíduos manifestam, nas instituições educacionais, os padrões comportamentais aprendidos nesses dois contextos, isentando a responsabilidade das instituições educacionais sobre o fenômeno da violência.

Errado. Outra afirmativa que ignora a responsabilidade das instituições educacionais.

 

Nosso gabarito é Letra A.

247) Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), o que tem preocupado bastante alguns educadores que afirmam não saber como agir diante de estudantes que apresentam sinais de desatenção e agitação possivelmente condizentes com esse quadro. Um psicólogo escolar e educacional que trabalhe em uma instituição na qual existam estudantes com esse diagnóstico precisa

  • A) atuar como mediador, propiciando reflexões sobre os riscos da banalização diagnóstica e sobre a articulação entre condições individuais, sejam essas orgânicas ou não, e aspectos relativos à dinâmica da instituição e às relações indivíduo-sociedade.
  • B) esclarecer aos educadores que as dificuldades de concentração de tais estudantes não têm relação com as práticas educativas empreendidas e que esses estudantes serão atrasados em relação aos que não têm esse diagnóstico.
  • C) verificar se esses estudantes estão sendo medicados adequadamente, uma vez que em tais casos tomar a medicação correta é o caminho para curar os sintomas e garantir sucesso na aprendizagem.
  • D) elaborar intervenções que incluam as famílias desses estudantes, uma vez que o TDAH tem incidência em indivíduos provenientes de núcleos familiares desestruturados e que têm dificuldades de educar seus filhos.

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A alternativa correta é letra A) atuar como mediador, propiciando reflexões sobre os riscos da banalização diagnóstica e sobre a articulação entre condições individuais, sejam essas orgânicas ou não, e aspectos relativos à dinâmica da instituição e às relações indivíduo-sociedade.

Gabarito: Letra A

Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), o que tem preocupado bastante alguns educadores que afirmam não saber como agir diante de estudantes que apresentam sinais de desatenção e agitação possivelmente condizentes com esse quadro. Um psicólogo escolar e educacional que trabalhe em uma instituição na qual existam estudantes com esse diagnóstico precisa


a)  atuar como mediador, propiciando reflexões sobre os riscos da banalização diagnóstica e sobre a articulação entre condições individuais, sejam essas orgânicas ou não, e aspectos relativos à dinâmica da instituição e às relações indivíduo-sociedade.

Certo! Essa é a conduta apropriada do psicólogo escolar e educacional nesse contexto.


b)  esclarecer aos educadores que as dificuldades de concentração de tais estudantes não têm relação com as práticas educativas empreendidas e que esses estudantes serão atrasados em relação aos que não têm esse diagnóstico.

Errado. As práticas educativas impactam, e muito, nas dificuldades desses estudantes, que podem evoluir tanto quanto os outros, se forem educados com estratégias apropriadas.


c)  verificar se esses estudantes estão sendo medicados adequadamente, uma vez que em tais casos tomar a medicação correta é o caminho para curar os sintomas e garantir sucesso na aprendizagem.

Errado. Não é função do psicólogo verificar medicação.


d)  elaborar intervenções que incluam as famílias desses estudantes, uma vez que o TDAH tem incidência em indivíduos provenientes de núcleos familiares desestruturados e que têm dificuldades de educar seus filhos.

Errado. O diagnóstico não é culpa das famílias, e é inapropriado agir como se fosse.

 

Nosso gabarito é Letra A.

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248) O uso prejudicial ou abusivo de álcool e outras drogas configura-se como grave problema de saúde na atualidade. Considerando o papel dos contextos educacionais na prevenção desse quadro, o psicólogo que atua em tais contextos pode contribuir para o enfrentamento desse desafio por meio de

  • A) estratégias que enfatizem a informação sobre os tipos de drogas existentes e seus mecanismos de ação no organismo, favorecendo a compreensão da dependência como uma patologia provocada pelos efeitos neuroquímicos dessas substâncias, os quais retiram do sujeito seu caráter ativo.
  • B) ações de combate que fortaleçam a guerra contra as drogas, pautadas na conscientização dos riscos envolvidos no consumo de entorpecentes e na proibição do uso de quaisquer substâncias no âmbito educacional, sob pena de encaminhamento para centros de tratamento específicos.
  • C) intervenções de caráter educativo que considerem a diversidade de fatores atrelados a essa problemática, superando visões reducionistas centradas no indivíduo e em sua família, com o propósito de refletir sobre a capacidade de escolha de cada um, tendo em vista os determinantes sociais e culturais desse fenômeno.
  • D) trabalhos realizados no âmbito individual com os sujeitos que fazem uso de drogas, uma vez que tratar a questão de forma aberta e coletiva favorece a discriminação e estigmatização dos usuários e de suas famílias, sendo necessário, portanto, conseguir primeiramente a interrupção do consumo.

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A alternativa correta é letra C) intervenções de caráter educativo que considerem a diversidade de fatores atrelados a essa problemática, superando visões reducionistas centradas no indivíduo e em sua família, com o propósito de refletir sobre a capacidade de escolha de cada um, tendo em vista os determinantes sociais e culturais desse fenômeno.

Gabarito: Letra C

O uso prejudicial ou abusivo de álcool e outras drogas configura-se como grave problema de saúde na atualidade. Considerando o papel dos contextos educacionais na prevenção desse quadro, o psicólogo que atua em tais contextos pode contribuir para o enfrentamento desse desafio por meio de
a) 
 estratégias que enfatizem a informação sobre os tipos de drogas existentes e seus mecanismos de ação no organismo, favorecendo a compreensão da dependência como uma patologia provocada pelos efeitos neuroquímicos dessas substâncias, os quais retiram do sujeito seu caráter ativo.

Errado. Tanto os fatores neuroquímicos como comportamentais devem ser esclarecidos, buscando enfatizar o caráter ativo do sujeito.


b)  ações de combate que fortaleçam a guerra contra as drogas, pautadas na conscientização dos riscos envolvidos no consumo de entorpecentes e na proibição do uso de quaisquer substâncias no âmbito educacional, sob pena de encaminhamento para centros de tratamento específicos.

Errado. O trabalho do psicólogo escolar não tem caráter coercitivo. A guerra contra as drogas não é uma política apropriada para dentro das instituições educacionais.


c)  intervenções de caráter educativo que considerem a diversidade de fatores atrelados a essa problemática, superando visões reducionistas centradas no indivíduo e em sua família, com o propósito de refletir sobre a capacidade de escolha de cada um, tendo em vista os determinantes sociais e culturais desse fenômeno.

Certo! Essa é a conduta apropriada do psicólogo escolar e educacional nesse contexto.


d)  trabalhos realizados no âmbito individual com os sujeitos que fazem uso de drogas, uma vez que tratar a questão de forma aberta e coletiva favorece a discriminação e estigmatização dos usuários e de suas famílias, sendo necessário, portanto, conseguir primeiramente a interrupção do consumo.

Errado. Todo errado. Os trabalhos devem ser de forma comunitária, e tratar sobre o assunto de forma aberta, se feito com responsabilidade, pode diminuir a discriminação e estigmatização.

 

Nosso gabarito é Letra C

249) Recentemente, as instituições de ensino superior têm se tornado lócus de atuação do psicólogo escolar e educacional. Considerando a especificidade da atuação desse profissional, seu papel nesse contexto inclui:

  • A) avaliar currículos e projetos pedagógicos, centralizando o processo de reformulação, a fim de designar as mudanças necessárias para o alcance dos objetivos da instituição.
  • B) realizar levantamentos acerca do perfil socioeconômico dos estudantes e ratificar correlações com os índices de sucesso acadêmico.
  • C) atuar em conjunto com professores e demais profissionais envolvidos no processo educativo na análise dos fatores implicados nas dificuldades dos estudantes e na intervenção sobre estes.
  • D) treinar os professores e instruir-lhes acerca dos processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições bem como do diagnóstico de distúrbios emocionais.

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A alternativa correta é letra C) atuar em conjunto com professores e demais profissionais envolvidos no processo educativo na análise dos fatores implicados nas dificuldades dos estudantes e na intervenção sobre estes.

Gabarito: Letra C 

 

Recentemente, as instituições de ensino superior têm se tornado lócus de atuação do psicólogo escolar e educacional. Considerando a especificidade da atuação desse profissional, seu papel nesse contexto inclui:
a)  avaliar currículos e projetos pedagógicos, centralizando o processo de reformulação, a fim de designar as mudanças necessárias para o alcance dos objetivos da instituição.

Errado. Essa é uma atividade mais relacionada com administradores e psicólogos organizacionais.


b)  realizar levantamentos acerca do perfil socioeconômico dos estudantes e ratificar correlações com os índices de sucesso acadêmico.

Errado. Essa é uma atividade mais relacionada com a psicologia social.


c)  atuar em conjunto com professores e demais profissionais envolvidos no processo educativo na análise dos fatores implicados nas dificuldades dos estudantes e na intervenção sobre estes.

Certo! Esse é um papel possível do psicólogo escolar em instituições de ensino superior.


d)  treinar os professores e instruir-lhes acerca dos processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições bem como do diagnóstico de distúrbios emocionais. 

Errado. É inapropriado treinar pessoas leigas acerca desses temas, uma vez que essa não é a função desses professores.

 

Nosso gabarito é Letra C 

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250) Numa escola e no seu contexto organizacional, considerando a relação entre um professor e um aluno, é CORRETO afirmar que o primeiro pode, necessariamente, exercer, sobre o segundo, um poder

  • A) pessoal.

  • B) de recompensa.

  • C) de referência.

  • D) de competência.

  • E) legítimo.

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A resposta correta é a letra E) legítimo.

A relação entre um professor e um aluno é fundamental no contexto educacional. O professor tem um papel essencial na formação do aluno, não apenas como transmissor de conhecimento, mas também como modelo e figura de autoridade. No entanto, é importante destacar que o poder exercido pelo professor sobre o aluno não é um poder pessoal, de recompensa, de referência ou de competência.

Um professor pode exercer influência sobre o aluno, mas essa influência deve ser legítima, ou seja, baseada na autoridade que lhe é conferida por sua formação, experiência e responsabilidade em ensinar. O poder legítimo do professor é exercido quando ele age de acordo com os princípios éticos e profissionais que regem a educação, visando ao bem-estar e ao desenvolvimento do aluno.

É importante ressaltar que o poder legítimo do professor não é baseado em sua personalidade ou características individuais, mas sim em sua autoridade como educador. Isso significa que o professor não deve exercer seu poder de forma arbitrária ou autoritária, mas sim de forma justa e equitativa, sempre visando ao bem-estar do aluno.

Portanto, a resposta correta é a letra E) legítimo, pois o poder exercido pelo professor sobre o aluno deve ser legítimo, ou seja, baseado na autoridade que lhe é conferida por sua formação, experiência e responsabilidade em ensinar, e não em sua personalidade ou características individuais.

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