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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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251) Determinado professor, nas aulas que denomina de aulas de checagem, adota o seguinte procedimento: se o aluno acerta a resposta a uma pergunta, recebe, sempre, um elogio, e quando, consecutivamente, acerta 5 respostas de 5 perguntas, recebe a pontuação de 0,2 décimos à nota da unidade.

Segundo o processo de condicionamento, afirma-se que a aula de checagem compreende um

  • A) reforço contínuo e um programa de razão fixa.
  • B) reforço parcial e um programa de intervalo fixo.
  • C) reforço intermitente e um programa de razão fixa.
  • D) reforço contínuo e um programa de razão variável.
  • E) reforço intermitente e um programa de razão variável.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) reforço intermitente e um programa de razão fixa.

Gabarito: Letra C

Determinado professor, nas aulas que denomina de aulas de checagem, adota o seguinte procedimento: se o aluno acerta a resposta a uma pergunta, recebe, sempre, um elogio, e quando, consecutivamente, acerta 5 respostas de 5 perguntas, recebe a pontuação de 0,2 décimos à nota da unidade.

 

Segundo o processo de condicionamento, afirma-se que a aula de checagem compreende um
a)  reforço contínuo e um programa de razão fixa.
b)  reforço parcial e um programa de intervalo fixo.
c)  reforço intermitente e um programa de razão fixa.
d)  reforço contínuo e um programa de razão variável.
e)  reforço intermitente e um programa de razão variável.

 

Os reforços podem ser contínuos, quando uma resposta é reforçada toda vez que acontece, ou intermitentes (ou parciais), quando algumas vezes a resposta é reforçada e outras vezes não. Nesse exemplo, o elogio seria um reforço contínuo, porque ele acontece toda vez que o aluno acerta a resposta e a pontuação é um reforço intermitente. Os reforços intermitentes podem ser de razão fixa, de razão variável, de intervalo fixo e de intervalo variável, veja:

Esquemas de razão fixa reforçam o comportamento após um número estabelecido de respostas. Assim como cafeterias nos recompensam com uma bebida gratuita depois da compra de 10 animais de laboratório podem ser reforçados em uma razão fixa de, digamos, um reforçador para cada 30 respostas. Uma vez condicionado, o animal fará apenas uma pequena pausa após um reforçador e então retornará a uma taxa elevada de respostas.

Esquemas de razão variável fornecem reforçadores após um número imprevisível de respostas. Isso é o que jogadores de caça-níqueis e pescadores com lançamento de anzol experimentam - reforço imprevisível - e o que torna essas duas atividades tão difíceis de extinguir, mesmo quando não levam a nada. Como o esquema de razão fixa, o de razão variável produz taxas elevadas de respostas, pois os reforçadores aumentam de acordo com o aumento do número de respostas.

Esquemas de intervalo fixo reforçam a primeira resposta após um período de tempo fixo. Assim como as pessoas que checam a caixa de correio com mais frequência quando o horário de entrega se aproxima, ou que verificam se a gelatina está pronta, pombos reforçados em um esquema de intervalo fixo bicam uma tecla com mais frequência quando a hora esperada da recompensa se aproxima, gerando um padrão instável de parada e recomeço ao invés de uma taxa constante de respostas.

Esquemas de intervalo variável reforçam a primeira resposta após intervalos de tempo variáveis. Como o aviso “Você tem uma nova mensagem" que finalmente recompensa a persistência de checar a caixa de e-mail repetidas vezes, esquemas de intervalo variável tendem a produzir respostas lentas e constantes. Isso faz sentido, já que não se sabe quando a espera terminará”

 

Como o professor reforça os alunos após um número fixo de acertos, esse é um esquema de razão fixa.

Assim, esse reforço é um reforço intermitente e um programa de razão fixa.

Nosso gabarito é Letra C

 

Referência

MYERS, D. Psicologia. Rio De Janeiro: LTC, 2015

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252) Morales (2001), ao falar sobre as ações do professor e as necessidades dos alunos, menciona três áreas de atuação desse profissional. Assinale a opção que apresenta corretamente essas três áreas.

  • A) Dar estrutura ao aprendizado, ser responsável pelo desenvolvimento da moral e cívica dos alunos e apoiar a autonomia dos alunos.
  • B) Dominar as emoções dos alunos, instalar a zona de desenvolvimento proximal e apoiar a autonomia dos alunos.
  • C) Qualidade das relações interpessoais, promover o domínio das funções cognitivas e volitivas e apoiar a autonomia dos alunos.
  • D) Qualidade das relações interpessoais, ser responsável pela assimilação e acomodação e dar estrutura ao aprendizado.
  • E) Qualidade das relações interpessoais, dar estrutura ao aprendizado e apoiar a autonomia do aluno.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Qualidade das relações interpessoais, dar estrutura ao aprendizado e apoiar a autonomia do aluno.

 

Morales (2001), ao falar sobre as ações do professor e as necessidades dos alunos, menciona três áreas de atuação desse profissional. Assinale a opção que apresenta corretamente essas três áreas.

 

A questão está baseada no livro "A relação professor aluno: O que é? Como se faz?" (Morales).

 

Também pode ser respondida com o seguinte trecho do texto de Morais:

 

"Morales (2001) deixa claro que a conduta do professor em criar o contexto referente à qualidade das relações interpessoais, dar estrutura ao aprendizado dos alunos, apoiar sua autonomia nos estudos motivando e estimulando, satisfaz as necessidades do educando que seria de pertencimento, de competência, causando um efeito motivador e de dedicação neles."

 

"Afetividade e Motivação como Ferramentas para a Construção da Relação Professor e Aluno com o Transtorno do Espectro Autista" (Morais)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  Dar estrutura ao aprendizado, ser responsável pelo desenvolvimento da moral e cívica dos alunos e apoiar a autonomia dos alunos.
b)  Dominar as emoções dos alunos, instalar a zona de desenvolvimento proximal e apoiar a autonomia dos alunos.
c)  Qualidade das relações interpessoais, promover o domínio das funções cognitivas e volitivas e apoiar a autonomia dos alunos.
d)  Qualidade das relações interpessoais, ser responsável pela assimilação e acomodação e dar estrutura ao aprendizado.
e)  Qualidade das relações interpessoais, dar estrutura ao aprendizado e apoiar a autonomia do aluno.

253) No que se refere à aprendizagem, suas dificuldades e transtornos, conforme apresentam Rotta e Ohlweiler (2016), assinale a opção INCORRETA.

  • A) Dificuldades para a aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo homogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo.
  • B) As alterações funcionais e neuroquímicas envolvidas produzem modificações mais ou menos permanentes no SNC (Sistema Nervoso Central), e a isto se chama aprendizagem. Portanto, o ato de aprender é um ato de plasticidade cerebral, modulado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (experiência).
  • C) A expressão transtornos de aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades primárias ou específicas, que são resultado de alterações no SNC e que constituem os transtornos capazes de comprometer o desenvolvimento.
  • D) Os fatores envolvidos nas dificuldades para a aprendizagem podem ser divididos em: fatores relacionados com a escola; fatores relacionados com a família e fatores relacionados com a criança.
  • E) Os transtornos de aprendizagem compreendem uma inabilidade especifica, como de leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Dificuldades para a aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo homogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo.

 

No que se refere à aprendizagem, suas dificuldades e transtornos, conforme apresentam Rotta e Ohlweiler (2016), assinale a opção INCORRETA.


a)  Dificuldades para a aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo homogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo.

 

A questão está baseada no livro "Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" de Rotta e Ohlweiler.

 

Essa primeira alternativa distorce o seguinte trecho do livro:

   

"Dificuldades para a aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo. A expressão transtornos da aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades primárias ou específicas, que são resultado de alterações do SNC e que constituem os transtornos capazes de comprometer o desenvolvimento."

 

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Falsa.


b)  As alterações funcionais e neuroquímicas envolvidas produzem modificações mais ou menos permanentes no SNC (Sistema Nervoso Central), e a isto se chama aprendizagem. Portanto, o ato de aprender é um ato de plasticidade cerebral, modulado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (experiência).

 

Essa alternativa está de acordo com o seguinte trecho do texto de Rotta e Ohlweiler:

 

"A essa complexa rede de funções sensitivo-sensorial, motora-práxica, controlada pelo afeto e pela cognição, deve ainda ser associada a função do cerebelo na coordenação, não só das funções perceptivas e motoras, mas também das funções cognitivas do ato de aprender. As alterações funcionais e neuro-químicas envolvidas produzem modificações mais ou menos permanentes no SNC, e a isto se chama aprendizagem. Portanto, o ato de aprender é um ato de plasticidade cerebral, modulado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (experiência)."

 

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Correta.


c)  A expressão transtornos de aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades primárias ou específicas, que são resultado de alterações no SNC e que constituem os transtornos capazes de comprometer o desenvolvimento.

 

Essa afirmativa também está de acordo com Rotta e Ohlweiler.

 

"Dificuldades para a aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo. A expressão transtornos da aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades primárias ou específicas, que são resultado de alterações do SNC e que constituem os transtornos capazes de comprometer o desenvolvimento."

 

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Correta.


d)  Os fatores envolvidos nas dificuldades para a aprendizagem podem ser divididos em: fatores relacionados com a escola; fatores relacionados com a família e fatores relacionados com a criança.

 

Mais uma afirmativa de acordo com Rotta e Ohlweiler.

 

"Os fatores envolvidos nas dificuldades para a aprendizagem podem ser divididos em:

  • Fatores relacionados com a escola;

  • Fatores relacionados com a família;

  • Fatores relacionados com a criança."

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Correta.


e)  Os transtornos de aprendizagem compreendem uma inabilidade especifica, como de leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

 

Por fim, outra afirmativa de acordo com Rotta e Ohlweiler.

 

"Os transtornos da aprendizagem compreendem uma inabilidade específica, como de leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual."

 

"Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar" (Rotta e Ohlweiler) 

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, a alternativa incorreta é a Letra A.

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254) Baeta (2006) apresentou contribuições para as teorias da aprendizagem em seu livro “Psicologia e Educação”. Analise as afirmativas abaixo sobre esse tema.

I – Ao falar da teoria de PIAGET, Baeta destacou que já existe evidência suficiente de que a idade cronológica deve servir de indicador a priori dos instrumentos cognitivos disponíveis por parte dos sujeitos e, consequentemente, como suporte para escolha dos conteúdos e dos métodos a serem adotados pelo educador.

II – A transmissão social, a educação, embora não sendo vista por Piaget como condição suficiente é, no entanto, dentro de sua teoria, concebida como condição necessária para o desenvolvimento cognitivo.

III – Na teoria de Piaget, os variantes funcionais – assimilação e acomodação – podem não estar presentes no processo de equilibração. Mas, na medida em que a construção das estruturas segue uma ordem hierarquizada, o que cabe ao sujeito assimilar e acomodar compreende conteúdos cada vez mais complexos.

IV – Em relação à obra de Vygotsky, Baeta destacou a fala, que acompanha as ações práticas da criança, exerce um papel importantíssimo, na medida em que ajuda a criança a orientar suas ações. A interação entre percepção, fala e ação permite a internalização das ações, além de permitir planejamento e execução das mesmas.

V – Baeta pontua que , sob a influência do pensamento de Marx, Vygotsky afirma que são as relações sociais que o indivíduo mantém com o mundo exterior que dão origem às formas superiores do comportamento consciente. Nestas relações com a realidade social e cultural, ou seja, com seu ambiente, o homem é um agente ativo no processo de criação desse meio.

Assinale a afirmativa correta.

  • A) Apenas as afirmativas II e V são verdadeiras.
  • B) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  • C) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
  • D) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
  • E) Apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

   

  

I - Ao falar da teoria de PIAGET, Baeta destacou que já existe evidência suficiente de que a idade cronológica deve servir de indicador a priori dos instrumentos cognitivos disponíveis por parte dos sujeitos e, consequentemente, como suporte para escolha dos conteúdos e dos métodos a serem adotados pelo educador.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte trecho do texto de Baeta:

 

"Já existe evidência suficiente de que a idade cronológica não deve servir de indicador a priori dos instrumentos cognitivos disponíveis por parte dos sujeitos e, conseqüentemente, como suporte para a escolha dos conteúdos e dos métodos a serem adotados pelo educador."

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta) 

 

Assertiva Falsa.

 

II - A transmissão social, a educação, embora não sendo vista por Piaget como condição suficiente é, no entanto, dentro de sua teoria, concebida como condição necessária para o desenvolvimento cognitivo.

 

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:

 

"Piaget é, portanto, coerente com sua posição interacionista quando freqüentemente se baseia argumento de que em meios sociais e culturais distintos constata-se o aparecimento dos estágios em idades mais tardias em relação às crianças europeias. E mais: que o meio social pode chegar até a impedir a sua manifestação, principalmente em relação ao estágio das operações formais.

 

A transmissão social, a educação, embora não sendo vista por Piaget como condição suficiente é, no entanto, dentro de sua teoria, concebida como condição necessária para o desenvolvimento cognitivo."

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta) 

 

Assertiva Correta.

 

III - Na teoria de Piaget, os variantes funcionais - assimilação e acomodação - podem não estar presentes no processo de equilibração. Mas, na medida em que a construção das estruturas segue uma ordem hierarquizada, o que cabe ao sujeito assimilar e acomodar compreende conteúdos cada vez mais complexos.

 

A afirmativa não está de acordo com o trecho abaixo:

 

"Os invariantes funcionais - assimilação e acomodação - estão sempre presentes, e é através deles que o processo de equilibração se dá. Mas, na medida em que a construção das estruturas segue uma ordem hierarquizada, o que cabe ao sujeito assimilar e acomodar compreende conteúdos cada vez mais complexos"

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta) 

 

Assertiva Falsa.

 

IV - Em relação à obra de Vygotsky, Baeta destacou a fala, que acompanha as ações práticas da criança, exerce um papel importantíssimo, na medida em que ajuda a criança a orientar suas ações. A interação entre percepção, fala e ação permite a internalização das ações, além de permitir planejamento e execução das mesmas.

 

Afirmativa coerente com o texto de Baeta. Veja:

 

"A fala, que acompanha as ações práticas da criança, exerce um papel importantíssimo, na medida em que ajuda a criança a orientar suas ações. A interação entre percepção, fala e ação permite a internalização das ações, além de permitir planejamento e execução das mesmas. Trata-se de uma estrutura mental própria dos seres humanos, que permite a transição entre a fala exterior (verbalizada) e a fala interior."

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta) 

 

Assertiva Correta.

 

V - Baeta pontua que , sob a influência do pensamento de Marx, Vygotsky afirma que são as relações sociais que o indivíduo mantém com o mundo exterior que dão origem às formas superiores do comportamento consciente. Nestas relações com a realidade social e cultural, ou seja, com seu ambiente, o homem é um agente ativo no processo de criação desse meio.

 

Essa afirmativa também está de acordo com o texto de Baeta.

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, estão corretas as afirmativas II, IV e V. Encontramos a resposta na Letra C.

 

Assinale a afirmativa correta.


a)  Apenas as afirmativas II e V são verdadeiras.
b)  Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c)  Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
d)  Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

e)  Apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

255) Marinho-Araújo (2009) aborda a importância de a Psicologia Escolar avançar nos estudos e pesquisas sobre o processo de desenvolvimento humano adulto. Sobre o conceito de desenvolvimento humano da autora nesse texto, é CORRETO afirmar que:

  • A) o trabalho é um fator propulsor do aparecimento da consciência, constituindo um elo na interdependência entre filogênese e ontogênese.
  • B) a atuação da Psicologia Escolar deve levar em consideração aspectos do inconsciente coletivo presente na instituição que influencia diretamente na formação e na transformação da pessoa jovem em adulta.
  • C) os comportamentos dos estudantes são condicionados, modificando a estrutura psíquica e capacitando os mesmos para tarefas de maiores complexidades.
  • D) por meio do contraponto instituído versus instituinte o ser humano desenvolve uma melhor consciência sobre si e sobre o mundo que lhe rodeia.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) o trabalho é um fator propulsor do aparecimento da consciência, constituindo um elo na interdependência entre filogênese e ontogênese.

 

Marinho-Araújo (2009) aborda a importância de a Psicologia Escolar avançar nos estudos e pesquisas sobre o processo de desenvolvimento humano adulto. Sobre o conceito de desenvolvimento humano da autora nesse texto, é CORRETO afirmar que:
 

Marinho-Araújo fundamenta o seu texto na abordagem histórico-cultural. O texto utilizado para a questão foi "Psicologia Escolar na Educação Superior: novos cenários de intervenção e pesquisa" (Marinho-Araújo) In: "Psicologia Escolar: Identificando e Superando Barreiras" (Guzzo e Marinho-Araujo, 2009).

 

Também podemos ver isso no seguinte texto de David, orientada por Marinho-Araújo:

 

"Na psicologia histórico-cultural, o trabalho tem um papel primordial na configuração do desenvolvimento humano. Essa ação é entendida como uma atividade especificamente humana, constituindo um fator propulsor do desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores (Vygotsky, 2012). É importante ressaltar que Vygotsky (2012) fundamentou seus estudos para construir a teoria histórico-cultural nos postulados do materialismo histórico dialético proposto por Marx (1998). Um dos pontos fundamentais é a categoria trabalho, tema central na teoria marxista para defender a especificidade do desenvolvimento humano diferenciando-o de outros animais.

(...)

A psicologia histórico-cultural construída por Lev. S. Vygotsky (Vygotsky, 2012, 2013, 2014), em colaboração com Leontiev e Luria (Leontiev,1978; Luria, 1990), subsidiam compreensões complexas do desenvolvimento, pelas quais os sujeitos são entendidos como seres que se relacionam ativamente com a história e a cultura em que se inserem, transformando 0 contexto e por ele sendo transformados, dialeticamente (Vygotsky, 2012). A psicologia histórico-cultural enfatiza a interdependência entre a filogênese e a ontogênese na origem do desenvolvimento psicológico humano, especialmente na formação dos diversos processos cognitivos que surgem e são transformados, dialeticamente, na relação entre o homem e a natureza (Vygotsky, 2012). O autor ressalta que o aspecto biológico dos seres humanos se constitui de forma imbricada à evolução histórica e cultural dos processos psicológicos.(Vygotsky, 2012)."

 

Fonte: "Atuação da Psicologia Escolar no Instituto Federal de Goiás: Concepções e Práticas" (David)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

As outras afirmativas utilizam termos de outras abordagens teóricas: 

 

Letra B - Psicologia Analítica

Letra C - Behaviorismo

Letra D - Psicologia Institucional

 

a)  o trabalho é um fator propulsor do aparecimento da consciência, constituindo um elo na interdependência entre filogênese e ontogênese.


b)  a atuação da Psicologia Escolar deve levar em consideração aspectos do inconsciente coletivo presente na instituição que influencia diretamente na formação e na transformação da pessoa jovem em adulta.


c)  os comportamentos dos estudantes são condicionados, modificando a estrutura psíquica e capacitando os mesmos para tarefas de maiores complexidades.


d)  por meio do contraponto instituído versus instituinte o ser humano desenvolve uma melhor consciência sobre si e sobre o mundo que lhe rodeia.

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256) Considerando o campo de atuação do psicólogo escolar, e baseando-se em Moura e Facci (2016), analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) Estudos e pesquisas na área da Psicologia Escolar demonstram que a atuação do psicólogo no ensino superior acaba sendo predominantemente clínica ou de atendimento individual aos alunos.

( ) A atuação diretamente com os estudantes culpabiliza e rotula os acadêmicos como responsáveis pelo fracasso escolar, sendo necessário um trabalho junto à gestão da universidade para romper com este paradigma.

( ) Não há um consenso de como o psicólogo deva atuar no ensino superior, porém diferentes autores colocam uma necessidade de mudança na atuação, em especial para que seja além de uma perspectiva somente clínica.

( ) Com a exceção da elaboração de documentos estratégicos, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, o psicólogo pode atuar diretamente com os gestores, coordenadores de cursos e professores.

Assinale a sequência CORRETA:

  • A) V, V, V, F.
  • B) V, V, F, F.
  • C) V, F, V, F.
  • D) F, V, V, V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) V, F, V, F.

   

Considerando o campo de atuação do psicólogo escolar, e baseando-se em Moura e Facci (2016), analise as afirmativas abaixo, atribuindo para a(s) verdadeira(s) e para a(s) falsa(s):

 

( V ) Estudos e pesquisas na área da Psicologia Escolar demonstram que a atuação do psicólogo no ensino superior acaba sendo predominantemente clínica ou de atendimento individual aos alunos.

 

A afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Vemos, desse modo, que mesmo que a maioria dos psicólogos atue de modo individualizado, semelhante à clínica, existe uma preocupação em modificar essa prática. Parece que os profissionais entrevistados sabem que precisam mudar de postura, mas não sabem como, nem o que modificar. Tal fato se comprova quando constatamos que grande parte deles (53,83%) entende que o fracasso escolar no Ensino Superior é resultado de um ensino básico insuficiente. Além disso, o alto índice de cobrança do Ensino Superior e a dificuldade das disciplinas são destacados por 38,45% dos profissionais como fator de causa do fracasso."

 

Fonte: "A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar" (Moura e Facci)

 

Assertiva Correta.

 

( F ) A atuação diretamente com os estudantes culpabiliza e rotula os acadêmicos como responsáveis pelo fracasso escolar, sendo necessário um trabalho junto à gestão da universidade para romper com este paradigma.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte texto:

 

"Entendemos que a atuação com foco nos discentes não é, necessariamente, um agravante, afinal são os alunos que serão os futuros profissionais formados pela instituição. O que compreendemos ser uma atuação que culpabiliza e rotula os acadêmicos como responsáveis pelo fracasso escolar é aquela pautada na intervenção individual. Parece-nos que é essa característica da maioria dos psicólogos entrevistados. Constatamos que 92,28% realizam atendimento individualizado, semelhante a um trabalho de aconselhamento e/ou psicoterapia breve. Somente 7,69% atuam junto a professores, oferecendo orientação em relação aos alunos."

 

Fonte: "A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar" (Moura e Facci)

 

Assertiva Falsa.

 

( V ) Não há um consenso de como o psicólogo deva atuar no ensino superior, porém diferentes autores colocam uma necessidade de mudança na atuação, em especial para que seja além de uma perspectiva somente clínica.

 

Afirmativa de acordo com o trecho abaixo:

 

"Conforme observamos acima, não existe um consenso sobre como o psicólogo escolar deve atuar no Ensino Superior. Fica evidente, porém, que há uma necessidade de mudança na atuação, que deve haver uma ampliação no trabalho, pois grande parte dos atendimentos é voltada para o aluno, com foco individual. Devemos almejar a apropriação do conhecimento, vagas suficientes para todos (socialização do conhecimento) e formação de qualidade. Em relação ao segundo item, consideramos que o trabalho do psicólogo pode ocorrer com a atuação política, por meio do desejo, da luta, da denúncia e do empenho por uma transformação da sociedade junto aos alunos e professores. Para garantir vagas suficientes para todos precisamos ter uma mudança radical no nosso sistema de ensino que, por sua vez, depende de uma transformação da base material."

 

Fonte: "A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar" (Moura e Facci)

 

Assertiva Correta.

 

( F ) Com a exceção da elaboração de documentos estratégicos, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, o psicólogo pode atuar diretamente com os gestores, coordenadores de cursos e professores.

 

Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte trecho:

 

"No Ensino Superior, a integração de sentido e significado poderia ser promovida na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - documento que define os objetivos da IES; do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) - que estabelece as diretrizes curriculares do curso e as propostas de ensino e aprendizagem; e dos Planos de Ensino - que definem conteúdos, metodologias e planejamento de uma disciplina.

 

O psicólogo escolar pode auxiliar os gestores, coordenadores de curso e docentes na elaboração desses documentos com seus conhecimentos em relação ao processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem. Assim, acreditamos que a intervenção se pautaria em um modelo crítico e emancipador da prática da Psicologia Escolar e Educacional."

 

Fonte: "A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar" (Moura e Facci)

 

Assertiva Falsa.

  

Portanto, a sequência ficou V F V F. Encontramos a resposta na Letra C.

 

Assinale a sequência CORRETA:


a)  V, V, V, F.
b)  V, V, F, F.
c)  V, F, V, F.
d)  F, V, V, V.

257) Segundo Moura e Facci (2016), é importante superar os modelos tradicionalmente adotados pela ciência psicológica pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do processo ensino-aprendizagem. De forma complementar, Marinho-Araújo (2009) aponta para a importância de favorecer as transformações nos processos subjetivos e na intencionalidade dos atores presentes nas instituições de ensino superior. Com base nos referidos autores, é CORRETO afirmar que a Psicologia Escolar:

  • A) carece com urgência de uma reestruturação teórico-conceitual que dê conta de explicar os fenômenos presentes na relação ensino-aprendizagem, possibilitando um combate adequado ao fracasso escolar.
  • B) necessita delimitar seu objeto de estudo referente ao ensino superior, de modo a garantir uma maior eficácia e efetividade de suas intervenções, permitindo não somente melhores resultados como também uma maior consolidação da área.
  • C) precisa de uma ampliação de sua área de atuação no ensino superior, possibilitando uma maior autonomia dos estudantes e, consequentemente, uma melhor colocação/reposição no mercado de trabalho.
  • D) necessita ter uma perspectiva sistêmica de seu objeto de estudo, considerando as diferentes dimensões presentes no ensino superior, atuando desde questões estratégicas até a caracterização dos estudantes.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) necessita ter uma perspectiva sistêmica de seu objeto de estudo, considerando as diferentes dimensões presentes no ensino superior, atuando desde questões estratégicas até a caracterização dos estudantes.

Gabarito Letra D

Segundo Moura e Facci (2016), é importante superar os modelos tradicionalmente adotados pela ciência psicológica pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do processo ensino-aprendizagem. De forma complementar, Marinho-Araújo (2009) aponta para a importância de favorecer as transformações nos processos subjetivos e na intencionalidade dos atores presentes nas instituições de ensino superior. Com base nos referidos autores, é CORRETO afirmar que a Psicologia Escolar:
a)  carece com urgência de uma reestruturação teórico-conceitual que dê conta de explicar os fenômenos presentes na relação ensino-aprendizagem, possibilitando um combate adequado ao fracasso escolar.

Errado. Perceba que essa afirmativa vai justamente contra o que o enunciado traz: pensar que a teoria e o conceito dão conta, sozinhos, do fracasso escolar é ignorar os processos subjetivos e envergar para a fragmentação do processo de ensino-aprendizagem.


b)  necessita delimitar seu objeto de estudo referente ao ensino superior, de modo a garantir uma maior eficácia e efetividade de suas intervenções, permitindo não somente melhores resultados como também uma maior consolidação da área.
Errado. O objeto de estudo relacionado à educação deve ser amplo, global, sistêmico, e não delimitado.


c)  precisa de uma ampliação de sua área de atuação no ensino superior, possibilitando uma maior autonomia dos estudantes e, consequentemente, uma melhor colocação/reposição no mercado de trabalho.
Errado. O foco é a educação, os processos de ensino, e não a colocação no mercado de trabalho.


d)  necessita ter uma perspectiva sistêmica de seu objeto de estudo, considerando as diferentes dimensões presentes no ensino superior, atuando desde questões estratégicas até a caracterização dos estudantes.

Certo! A visão das pesquisas na área escolar deve ser sistêmica.

 

Nosso gabarito é Letra D

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258) Em relação aos modelos de paradigmas adotados na Inclusão Escolar, segundo Mittler (2003), é INCORRETO afirmar que:

  • A) o paradigma do “defeito” ou o modelo centrado na criança tem como base a ideia de que as origens da dificuldade de aprendizagem estão, na maior parte das vezes, localizadas na própria criança.
  • B) o modelo social de inclusão tem como base a proposição de que a sociedade e as instituições são discriminadoras e incapacitantes, assim a atenção precisa estar direcionada para remoção dos obstáculos à inclusão escolar.
  • C) pelo fato dos paradigmas do “defeito” e do modelo social não serem necessariamente incompatíveis, deve-se evitar uma polarização, mas pensá-los em um estado de interação complexa e constante.
  • D) o modelo baseado no defeito é obsoleto e discriminatório, perdendo cada vez mais espaço entre os profissionais que trabalham com a educação e deixando de influenciar práticas sociais e atitudes individuais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) o modelo baseado no defeito é obsoleto e discriminatório, perdendo cada vez mais espaço entre os profissionais que trabalham com a educação e deixando de influenciar práticas sociais e atitudes individuais.

 

Em relação aos modelos de paradigmas adotados na Inclusão Escolar, segundo Mittler (2003), é INCORRETO afirmar que:


a)  o paradigma do “defeito” ou o modelo centrado na criança tem como base a ideia de que as origens da dificuldade de aprendizagem estão, na maior parte das vezes, localizadas na própria criança.

 

Essa alternativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Um defeito ou um modelo centrado na criança é baseado na idéia de que as origens das dificuldades de aprendizagem estão na sua maioria localizadas nela. De acordo com esse ponto de vista, a fim de ajudar a criança, precisamos conhecer tanto quanto for possível a natureza das suas dificuldades por meio de avaliações globais dos seus pontos fracos e fortes para fazer um diagnósti- co, quando possível, e para planejar um programa de intervenção e apoio baseado em tal análise. O objetivo é auxiliar a criança a se encaixar no sistema educacional e beneficiá-la com o que a escola possa oferecer-lhe. Nesse caso, não se assume que a escola precisa mudar de qualquer forma para acomodar uma criança em particular ou para responder a uma maior gama de diversida- de na população estudantil."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Correta.


b)  o modelo social de inclusão tem como base a proposição de que a sociedade e as instituições são discriminadoras e incapacitantes, assim a atenção precisa estar direcionada para remoção dos obstáculos à inclusão escolar.

 

Essa afirmativa também está de acordo com Mittler. Veja:

 

"O modelo social da deficiência baseia-se na proposição de que a sociedade e as suas instituições é que são opressivas, discriminadoras e incapacitantes e que a atenção, portanto, precisa estar direcionada para a remoção dos obstáculos existentes à participação das pessoas portadoras de deficiências na vida em sociedade e para a mudança institucional, ou seja, para a mudança de regulamentos e de atitudes que criam e mantêm a exclusão (Campbell e Oliver, 1996). No contexto da educação, a reestruturação das escolas baseada em diretrizes inclusivas é um reflexo de um modelo de sociedade em ação."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Correta.


c)  pelo fato dos paradigmas do “defeito” e do modelo social não serem necessariamente incompatíveis, deve-se evitar uma polarização, mas pensá-los em um estado de interação complexa e constante.

 

Outra afirmativa de acordo com Mittler. Observe:

 

"Não há razão para que um modelo centrado na criança deva necessariamente ser incompatível com um modelo social e ambiental. É claro que sua cooperação e sua coexistência devem acontecer com vistas ao que é melhor para os interesses da criança."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Correta.


d)  o modelo baseado no defeito é obsoleto e discriminatório, perdendo cada vez mais espaço entre os profissionais que trabalham com a educação e deixando de influenciar práticas sociais e atitudes individuais.

 

Essa é a alternativa incorreta. Veja:

 

"Embora um modelo baseado no defeito per se seja rejeitado como uma explicação única, ele permanece bastante influenciável e afeta profundamente a política, a prática e as atitudes das pessoas. Tal modelo tem influenciado muitas gerações de professores, pais e legisladores e ainda é parte da consciência geral de quase todos que trabalham em educação. Portanto, ele não vai apenas “desaparecer” porque acadêmicos e ativistas argumentam que o referido modelo é obsoleto e discriminatório."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a alternativa incorreta é a Letra D.

259) Considerando a proposta de Anjos (2012) sobre como tratar a temática da inclusão escolar no ensino superior, analise as afirmativas abaixo:

I. Muitas vezes as universidades colocam a questão da deficiência como algo que ocorre fora delas, sendo as ações de inclusão escolar analisadas como objeto de pesquisa em educação básica.

II. Pela presença de pessoas com deficiência nas universidades, é importante ter como análise de inclusão escolar a ação docente no ensino superior, assim como avaliar outras possibilidades didático-pedagógicas.

III. São obrigatórias inúmeras discussões sobre como será o processo de inclusão antes de os estudantes com deficiência ingressarem no ensino superior, visto que uma preparação institucional anterior ao ingresso dos estudantes será fundamental para o êxito dos mesmos.

IV. Ao criar núcleos de discussão no interior das universidades, debatendo de forma intensa o acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior, estas instituições estarão fazendo sua parte para uma adequada inclusão escolar.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A) I e II.
  • B) I, II e III.
  • C) I, III e IV.
  • D) II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) I e II.

   

  

  

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"As relações entre as temáticas da deficiência (e, por extensão, da inclusão escolar) e do ensino superior têm sido exploradas de modos distintos pelos pesquisadores em educação. Apontamos, neste artigo, três modos de tratar a questão e certas relações que se estabelecem ou podem ser estabelecidas entre eles.

 

No primeiro enfoque, as universidades se dedicam à questão da deficiência como algo que ocorre fora delas, na educação básica. Farta literatura, que nos abstemos aqui de apontar por uma questão de espaço, analisa as condições e a capacidade da escola de nível fundamental e médio de atender às necessidades específicas dos alunos em situação de deficiência, dentro das exigências das políticas e diretrizes emanadas a partir da Declaração de Salamanca, em 1994."

 

Fonte: "Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior" (Anjos) In: "O professor e a educação inclusiva" (Miranda e Filho) 

 

Assertiva Correta.

 

  

Outra afirmativa de acordo com Anjos.

 

"É então que um segundo enfoque, mais recente, porém vigoroso, assume como objeto de pesquisa a ação docente na educação superior propriamente dita, pela presença concreta da pessoa em situação de deficiências nas universidades, geralmente na qualidade de aluno, e pela exigência de oferta dos serviços correlatos (contratação de intérpretes, supressão de barreiras arquitetônicas, adoção de tecnologias assistivas etc.)."

 

Fonte: "Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior" (Anjos) In: "O professor e a educação inclusiva" (Miranda e Filho) 

 

Assertiva Correta.

  

O texto não fala em obrigatoriedade. Veja:

 

"Reconhecendo que tal presença ainda é numericamente reduzida, e considerando sua importância para os processos aprendentes na universidade acerca da deficiência, queremos debater aqui os modos como a universidade tem lidado e pode lidar com essa questão. Uma das razões para essa escolha é a constante demanda, a que já nos referimos, de acompanhamento e assessoria aos processos inclusivos que vão sendo construídos na educação básica, especialmente na rede pública, e nossa crítica à concepção de saber que está subjacente aos modos como nós, universidades, respondemos a isso. Defendemos que não é possível oferecer tal acompanhamento se a própria universidade não vive a experiência de reconhecer em si mesma, nos enfrentamentos causados pela presença de pessoas envolvidas na situação de deficiência, as limitações comuns a toda a sociedade. 

(...)

Isso nos leva ao terceiro enfoque, já apontado no excerto da Declaração de Salamanca anteriormente citado, o qual desloca o lugar da pessoa com deficiência, trazendo-o para dentro da ação universitária, agora como objeto ou interlocutor dessa ação, mesmo antes de seu ingresso como discente. Tratam-se dos projetos de ensino/extensão/pesquisa que envolvem os sujeitos da educação básica que lidam com a deficiência ou que a sofrem, mas já numa perspectiva de criar a expectativa e as condições de acesso ao ensino superior, questão que desenvolvemos a seguir.

 

Construindo a consciência das barreiras e preconceitos

 

Para avançarmos dos processos aleatórios e baseados em méritos pessoais para uma ação concreta que busque superar o fosso que se criou entre a universidade e o ensino básico (SANTOS, 2005), consideramos necessário propor situações de diálogo direto com os sujeitos em situação de deficiência, assim como com os docentes e dirigentes da educação básica que com eles atuam. Em nossa opinião, isso implica em avançar para além das ações de assessoria das instâncias governamentais e não-governamentais responsáveis pelo processo inclusivo. Exige criar, no interior das universidades, melhores condições de acesso, permanência e de atuação para esses sujeitos, assim como espaços de participação para todos os que estão envolvidos nos debates e nas tarefas da inclusão escolar. Desse ponto de vista, as pessoas com deficiência não serão mais consideradas apenas como objeto da ação universitária, mas podem elas próprias vir a se tornar sujeitos dessa ação."

 

Fonte: "Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior" (Anjos) In: "O professor e a educação inclusiva" (Miranda e Filho) 

 

Assertiva Falsa.

  

Isso não é suficiente. Observe:

 

"Para avançarmos dos processos aleatórios e baseados em méritos pessoais para uma ação concreta que busque superar o fosso que se criou entre a universidade e o ensino básico (SANTOS, 2005), consideramos necessário propor situações de diálogo direto com os sujeitos em situação de deficiência, assim como com os docentes e dirigentes da educação básica que com eles atuam. Em nossa opinião, isso implica em avançar para além das ações de assessoria das instâncias governamentais e não-governamentais responsáveis pelo processo inclusivo. Exige criar, no interior das universidades, melhores condições de acesso, permanência e de atuação para esses sujeitos, assim como espaços de participação para todos os que estão envolvidos nos debates e nas tarefas da inclusão escolar. Desse ponto de vista, as pessoas com deficiência não serão mais consideradas apenas como objeto da ação universitária, mas podem elas próprias vir a se tornar sujeitos dessa ação."

 

Fonte: "Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior" (Anjos) In: "O professor e a educação inclusiva" (Miranda e Filho) 

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra A.

 

Está CORRETO o que se afirma apenas em:


a)  I e II.
b)  I, II e III.
c)  I, III e IV.
d)  II, III e IV.

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260) Segundo Marinho-Araújo (2009), duas das dimensões de atuação do psicólogo escolar podem ser: auxiliar na elaboração de propostas pedagógicas; e avaliar o perfil do estudante. Visto que tais atuações são válidas na busca de uma educação inclusiva, e utilizando como base os conceitos de inclusão e integração desenvolvidos por Mittler (2003), analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Entre os trabalhos de inclusão realizados pelo psicólogo escolar está o atendimento individual, oferecido para estudantes com deficiência recém-chegados, visando a uma melhor adaptação à instituição.

( ) A integração, com o passar do tempo, resultará automaticamente na inclusão educacional, porém tal processo só ocorrerá com o auxílio de profissionais de apoio qualificados, como no caso de psicólogos.

( ) Por mais que a educação inclusiva seja oferecida na sala de aula regular, esta não é incompatível com a noção de apoio; neste sentindo, o psicólogo pode ser uma possibilidade interessante.

( ) A inclusão implica também que os professores recebam uma preparação apropriada na formação inicial e desenvolvimento contínuo durante sua vida profissional, sendo um trabalho interessante para o psicólogo escolar.

Assinale a sequência CORRETA:

  • A) V, F, V, F.
  • B) F, V, F, V.
  • C) V, V, F, F.
  • D) F, F, V, V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) F, F, V, V.

   

Segundo Marinho-Araújo (2009), duas das dimensões de atuação do psicólogo escolar podem ser: auxiliar na elaboração de propostas pedagógicas; e avaliar o perfil do estudante. Visto que tais atuações são válidas na busca de uma educação inclusiva, e utilizando como base os conceitos de inclusão e integração desenvolvidos por Mittler (2003), analise as afirmativas abaixo, atribuindo para as verdadeiras e para as falsas:

 

( F ) Entre os trabalhos de inclusão realizados pelo psicólogo escolar está o atendimento individual, oferecido para estudantes com deficiência recém-chegados, visando a uma melhor adaptação à instituição.

 

Essa afirmativa segue a perspectiva da integração, não da inclusão. Abaixo veremos esses conceitos.

 

Assertiva Falsa.

 

) A integração, com o passar do tempo, resultará automaticamente na inclusão educacional, porém tal processo só ocorrerá com o auxílio de profissionais de apoio qualificados, como no caso de psicólogos.

 

Outra afirmativa incorreta. Observe:

 

"As diferenças entre integração e inclusão não podem ser autoritariamente resumidas porque não há, nesse estágio, um consenso suficiente para justificar isso. Contudo, mesmo com o risco de uma supersimplificação, po- demos identificar alguma indicação em meio à neblina com a ajuda de publicações recentes e retornar ao conceito de prática da inclusão em capítulos posteriores.

 

A integração envolve preparar os alunos para serem colocados nas escolas regulares, o que implica um conceito de “prontidão” para transferir o aluno da escola especial para a escola regular (Blamires, 1999). O aluno deve adaptar-se à escola, e não há necessariamente uma perspectiva de que a escola mudará para acomodar uma diversidade cada vez maior de alunos. A integração significa tornar as escolas regulares em escolas especiais através da transposição das melhores práticas, dos melhores professores e dos melhores equipamentos das escolas especiais para o sistema regular de ensino, mesmo quando eles parecem não ser necessários. Alguns argumentam que os Programas Educacionais Individuais, originalmente desenvolvidos para provocar bons resultados nas escolas especiais, foram vendidos como um requisito para crianças nas escolas regulares.

 

A inclusão implica uma reforma radical nas escolas em termos de currículo, avaliação, pedagogia e formas de agrupamento dos alunos nas atividades de sala de aula. Ela é baseada em um sistema de valores que faz com que todos se sintam bem-vindos e celebra a diversidade que tem como base o gênero, a nacionalidade, a raça, a linguagem de origem, o background social, o nível de aquisição educacional ou a deficiência. As escolas podem fazer muito para reestruturar a sua prática de acordo com essas linhas, mas a legislação nacional na Inglaterra refere-se ao currículo e à avaliação, ao registro e ao relatório estabelecendo limites em relação ao quanto as escolas podem fazer."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Falsa.

 

( V ) Por mais que a educação inclusiva seja oferecida na sala de aula regular, esta não é incompatível com a noção de apoio; neste sentindo, o psicólogo pode ser uma possibilidade interessante.

 

A afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"A educação inclusiva é oferecida na sala de aula regular, mas não é incompatível com a noção de apoio, o qual pode ser planejado e oferecido com um assistente de apoio à aprendizagem ou um outro professor na sala de aula. Uma outra alternativa seria o planejamento entre o professor e o coordenador das necessidades educacionais especiais para variar a abordagem usada pelo docente com a classe, seja coletiva, seja individualmente. A natureza e a intensidade do apoio variará de aluno para aluno e será diferente para um aluno em particular durante o dia. Entretanto, atualmente, há uma conscientização muito maior das muitas formas pelas quais apenas a presença de um apoio na sala de aula pode inconscientemente segregar um aluno na sala de aula regular (ver Capítulo 8)."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Correta.

 

( ) A inclusão implica também que os professores recebam uma preparação apropriada na formação inicial e desenvolvimento contínuo durante sua vida profissional, sendo um trabalho interessante para o psicólogo escolar.

 

Outra afirmativa de acordo com Mitter. Veja:

 

"A inclusão implica que todos os professores têm o direito de esperar e de receber preparação apropriada na formação inicial em educação e desenvolvimento profissional contínuo durante sua vida profissional (ver Capítulo 9).

 

Eles também merecem apoio dos seus diretores e das autoridades locais, assim como dos coordenadores de necessidades especiais da escola e dos serviços externos de apoio à escola. Isto deve ser expresso com clareza no plano de desenvolvimento da escola e na política de necessidades especiais."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, a sequência ficou F F V V. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Assinale a sequência CORRETA:


a)  V, F, V, F.
b)  F, V, F, V.
c)  V, V, F, F.
d)  F, F, V, V.

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