Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso
261) Considerando o documento do CFP (2009), Educação inclusiva: experiências profissionais em psicologia, analise:
- A) Somente I
- B) Somente II
- C) Somente II e III
- D) I, II e III
A alternativa correta é letra B) Somente II
I. As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica consideram público alvo da Educação Especial apenas alunos que apresentam deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas habilidades/superdotação.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:
"Uma das dificuldades envolvidas configura-se na definição de quais seriam os alunos que apresentam necessidades educativas especiais. As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2001), afirmam que a Educação Especial tem sido concebida, tradicionalmente, como destinada apenas ao atendimento de alunos que apresentam deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas habilidades/superdotação. Entretanto, com a adoção do conceito de necessidades educativas especiais, afirma-se 0 compromisso com nova abordagem, que tem no horizonte a inclusão. Nessa perspectiva, a ação da Educação Especial amplia-se, abrangendo as dificuldades de aprendizagem relacionadas a dificuldades cognitivas, psicomotoras e dificuldades de comportamento, categorias comportamentais frequentemente relacionadas e à negligência e destituição de apoios escolares."
Fonte: "Educação inclusiva: experiências profissionais em psicologia" (CFP)
Assertiva Falsa.
Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:
"Uma das dificuldades envolvidas configura-se na definição de quais seriam os alunos que apresentam necessidades educativas especiais. As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2001), afirmam que a Educação Especial tem sido concebida, tradicionalmente, como destinada apenas ao atendimento de alunos que apresentam deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas habilidades/superdotação. Entretanto, com a adoção do conceito de necessidades educativas especiais, afirma-se o compromisso com nova abordagem, que tem no horizonte a inclusão. Nessa perspectiva, a ação da Educação Especial amplia-se, abrangendo as dificuldades de aprendizagem relacionadas a dificuldades cognitivas, psicomotoras e dificuldades de comportamento, categorias comportamentais frequentemente relacionadas e à negligência e destituição de apoios escolares."
Fonte: "Educação inclusiva: experiências profissionais em psicologia" (CFP)
Assertiva Correta.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:
"Art. 2º A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
(...)
§ 2º O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público-alvo da educação especial, e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas."
Fonte: "Decreto N 7611/2011"
Assertiva Falsa.
Portanto, apenas a afirmativa II está correta. Encontramos a resposta na Letra B.
Estão corretas apenas as afirmações elencadas na alternativa:
a) Somente I
b) Somente II
c) Somente II e III
d) I, II e III
262) (PALACIOS, 2004) Um aluno com necessidades educativas especiais pode requerer recursos suplementares, em diferentes momentos, para a obtenção de uma resposta educativa mais adequada. Com base nisso, assinale a alternativa correta:
- A) O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola não pode originar ou intensificar as dificuldades do aluno.
- B) A avaliação dos problemas desse aluno deve centrar-se nele, sendo secundário o contexto no qual a aprendizagem é produzida.
- C) Os problemas de aprendizagem desse aluno são determinados principalmente pelo ambiente familiar, onde o psicólogo escolar deve intervir.
- D) Quanto maior a rigidez nos objetivos educativos, maior a probabilidade de que o aluno se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem.
A alternativa correta é letra D) Quanto maior a rigidez nos objetivos educativos, maior a probabilidade de que o aluno se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem.
(PALACIOS, 2004) Um aluno com necessidades educativas especiais pode requerer recursos suplementares, em diferentes momentos, para a obtenção de uma resposta educativa mais adequada. Com base nisso, assinale a alternativa correta:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Uma segunda característica do conceito de necessidades educativas especiais é seu caráter relativo e contextual. A avaliação dos problemas dos alunos não deve centrar-se unicamente neles mesmos, mas levar em conta o contexto no qual se produz a aprendizagem: o funcionamento da escola, os recursos disponíveis, a flexibilidade do ensino, a metodologia a empregada e os critérios de avaliação utilizados. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola.
O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola pode originar ou intensificar as dificuldades dos alunos. Quanto maior for a rigidez nos objetivos educativos, maior a homogeneidade nos conteúdos que os alunos devem aprender e menor a flexibilidade organizacional, havendo mais possibilidades de que um maior número de alunos se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem e manifestem, por isso, mais dificuldades."
Fonte: "Desenvolvimento Psicológico e Educação - 2ed. - Vol.3" (COLL, MARCHESI e PALACIOS, 2004, p. 20).
Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
a) O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola não pode originar ou intensificar as dificuldades do aluno.
b) A avaliação dos problemas desse aluno deve centrar-se nele, sendo secundário o contexto no qual a aprendizagem é produzida.
c) Os problemas de aprendizagem desse aluno são determinados principalmente pelo ambiente familiar, onde o psicólogo escolar deve intervir.
d) Quanto maior a rigidez nos objetivos educativos, maior a probabilidade de que o aluno se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem.
263) (COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:
- A) A execução coletiva da tarefa favorece produções mais elaboradas quando comparadas a produções individuais.
- B) Na atividade grupal, quando um dos alunos impõe seu ponto de vista aos demais, observam- se progressos nas aptidões intelectuais dos membros.
- C) A organização competitiva das atividades escolares tende a efeitos mais favoráveis sobre a aprendizagem do que as organizações cooperativa e individualista.
- D) Para que os alunos possam elaborar conjuntamente uma noção ou resolver um problema, é necessário que um dos membros já domine ou conheça a solução.
A alternativa correta é letra A) A execução coletiva da tarefa favorece produções mais elaboradas quando comparadas a produções individuais.
(COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:
A questão está baseada no seguinte texto:
"i) execução coletiva da tarefa experimental dá lugar, constantemente, a produções mais elaboradas e, inclusive, mais corretas do que as que apresentam os mesmos sujeitos, quando trabalham individualmente. Isto pode ser verificado com tarefas de diferente natureza: representação espacial, mudança de perspectiva, coordenação de atividades motoras, conservação de quantidades e conservação do número, etc. O fato de agir conjuntamente, cooperativamente, induz os membros do grupo a estruturarem melhor suas atividades, a explicitá-las, a coordená-las, alcançando, deste modo, as produções um maior nível de elaboração e correção.
ii) Em certas ocasiões, o trabalho coletivo não dá seus frutos imediatamente, durante a realização grupal da tarefa, senão posteriormente, nas produções individuais do pós-teste; nestes casos, a interação social parece ser o ponto de partida de uma coordenação cognitiva cujos efeitos se manifestam mais tarde, na aparição de novas competências individuais.
iii) A confrontação e discussão entre pontos de vista moderadamente divergentes, sobre a maneira de abordar a tarefa, dá lugar quase sempre a uma melhora significativa na produção. Pouco importa que a confrontação seja produzida entre pontos de vista corretos e incorretos, ou inclusive que os pontos de vista confrontados sejam todos incorretos. O fator determinante para que se produza um progresso intelectual parece ser a possibilidade de confrontar o próprio ponto de vista com outros alheios.
iv) Para que a interação entre semelhantes tenha efeitos positivos, são necessários alguns requisitos cognitivos mínimos, que permitam aos participantes compreender a divergência existente entre os pontos de vista em presença. Há situações-tipo nas quais não se observa progresso algum nas competências intelectuais dos participantes: quando algum deles impõe seu ponto de vista aos outros, que se limitam a adotá-lo, sem mais nem menos, e quando todos eles têm o mesmo ponto de vista sobre a realização da tarefa.
Tomada em seu conjunto, a revisão de Johnson e seus colegas mostra uma clara superioridade da organização cooperativa das atividades de aprendizagem, no que se refere ao rendimento e à produtividade dos participantes."Fonte: "Desenvolvimento Psicológico e Educação Vol 2" (Coll et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) A execução coletiva da tarefa favorece produções mais elaboradas quando comparadas a produções individuais.
b) Na atividade grupal, quando um dos alunos impõe seu ponto de vista aos demais, observam-se progressos nas aptidões intelectuais dos membros.
c) A organização competitiva das atividades escolares tende a efeitos mais favoráveis sobre a aprendizagem do que as organizações cooperativa e individualista.
d) Para que os alunos possam elaborar conjuntamente uma noção ou resolver um problema, é necessário que um dos membros já domine ou conheça a solução.
264) (PALACIOS, 2004) Os problemas afetivos e de conduta são muito comuns na infância e adolescência. Sobre eles, podemos afirmar que:
- A) Os problemas emocionais revelam-se em sintomas esteriotipados como agressão, mentira, roubo e vandalismo.
- B) Em situações de conflitos, o agressor pode obter reforços perversos que levem a consolidar e generalizar seu padrão de agressor.
- C) Os alunos com dificuldades de aprendizagem apresentam menor probabilidade de terem problemas emocionais, falta de habilidades sociais e problemas de conduta.
- D) Os problemas de conduta costumam manisfestar- se em forma de ansiedade ou angústia, acompanhadas de manifestações como choro, tristeza, retraimento social e dificuldades de concentração.
A alternativa correta é letra B) Em situações de conflitos, o agressor pode obter reforços perversos que levem a consolidar e generalizar seu padrão de agressor.
(PALACIOS, 2004) Os problemas afetivos e de conduta são muito comuns na infância e adolescência. Sobre eles, podemos afirmar que:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Os problemas de conduta revelam-se em sintomas exteriorizados, como a agressão, a mentira, o roubo, o vandalismo (...)
(...)
A situação atual do problema pode ser resumida nos quatro pontos seguintes:
1. Os alunos com dificuldades de aprendizagem, em relação aos que não as têm, com mais probabilidade apresentam problemas emocionais, falta de habilidades sociais e problemas de conduta.
(...)
Os problemas emocionais costumam manifestar-se em forma de ansiedade ou angústia, acompanhadas de manifestações de tristeza, choro, retraimento social, dificuldades de estabelecer relações satisfatórias, desinteresse acadêmico, dificuldades de concentração, mudanças no rendimento escolar e relação inadequada com 0 professor e com os colegas.
(...)
O segundo tipo de violência, a violência gratuita e reiterada, que gera relações de agressor e de vítima, tem efeitos devastadores para ambos. Suas consequências mais importantes podem ser resumidas nas três seguintes:
1. É muito provável que a vítima sinta sua autoestima afetada e aumente o sentimento de que não pode controlar o que ocorre, isto é, acabe se sentindo indefesa e com a consciência de fatalismo social. Tenderá a isolar-se socialmente e se sentirá estigmatizada e diferente. Também é muito possível que acabe sofrendo de ansiedade, depressão, tensão, medo e culpa. A rejeição à escola, ao trabalho ou ao jogo em grupo, as regressões, o ressentimento social, a insegurança emocional, a falta de habilidades sociais, as dificuldades gerais de aprendizagem e o baixo rendimento também podem estar entre os sintomas. Se a agressão é reiterada e duradoura, pode acabar deixando sequelas para toda a vida.
2. O agressor pode obter reforços perversos (popularidade, sensação de poder, pequenos ganhos sociais), que levem a consolidar e generalizar seu padrão de agressor. Tal padrão acabará trazendo problemas sociais e, possivelmente, também profissionais; em alguns casos, inclusive penais. Os que apresentam esse padrão têm dificuldades para resolver suas necessidades interpessoais básicas (vínculos familiares, rede social de amigos, relações de casal), tendendo a envolver-se em relações de dominação que implicam numerosos riscos para os outros e para si mesmos."
Fonte: "Desenvolvimento Psicológico e Educação - 2ed. - Vol.3" (COLL, MARCHESI e PALACIOS, 2004, p. 20).
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Os problemas emocionais revelam-se em sintomas esteriotipados como agressão, mentira, roubo e vandalismo.
b) Em situações de conflitos, o agressor pode obter reforços perversos que levem a consolidar e generalizar seu padrão de agressor.
c) Os alunos com dificuldades de aprendizagem apresentam menor probabilidade de terem problemas emocionais, falta de habilidades sociais e problemas de conduta.
d) Os problemas de conduta costumam manisfestar-se em forma de ansiedade ou angústia, acompanhadas de manifestações como choro, tristeza, retraimento social e dificuldades de concentração.
265) (FRIGOTO, 2012) O ensino médio integrado é aquele possível e necessário em uma realidade conjunturalmente desfavorável – em que os filhos dos trabalhadores precisam obter uma profissão ainda no nível médio, não podendo adiar este projeto para o nível superior de ensino”.
- A) Tem por objetivo profissionalizante um fim em si mesmo e se pauta pelos interesses do mercado.
- B) Enfoca o trabalho como princípio educativo, acentuando a divisão trabalho manual/trabalho intelectual.
- C) Busca realizar a formação profissional como adestramento e adaptação às demandas do mercado e do trabalho.
- D) Busca romper com a dicotomia ente educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade.
A alternativa correta é letra D) Busca romper com a dicotomia ente educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade.
(FRIGOTO, 2012) O ensino médio integrado é aquele possível e necessário em uma realidade conjunturalmente desfavorável – em que os filhos dos trabalhadores precisam obter uma profissão ainda no nível médio, não podendo adiar este projeto para o nível superior de ensino”.
Com base nas ideias contidas na obra, assinale a alternativa correta sobre o ensino médio integrado ao ensino técnico:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Portanto, o ideário da politecnia buscava e busca romper com a dicotomia entre educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade; em termos epistemológicos e pedagógicos, esse ideário defendia um ensino que integrasse ciência e cultura, humanismo tecnologia, visando ao desenvolvimento de todas as potencialidades humanas. Por essa perspectiva, o objetivo profissionalizante não teria fim em si mesmo nem se pautaria pelos interesses do mercado, mas constituir-se-ia numa possibilidade a mais para os estudantes construção de seus projetos de vida, socialmente determinados, possibilitados por uma formação ampla e integral.
(...)
Significa que se busca enfocar o trabalho como princípio educativo, no sentido de superar a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, de incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, de formar trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos. O tema é desenvolvido por meio dos seguintes aspectos: a historicidade do conceito de formação integrada; a formação profissional em alguns estudos comparados; uma breve reflexão sobre trabalho, ciência e cultura e a questão do currículo; a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade; e, finalmente, alguns pressupostos para a formação integrada.
(...)
Portanto, o ideário da politecnia buscava e busca romper com a dicotomia entre educação básica e técnica, resgatando o princípio 0 da formação humana em sua totalidade; em termos epistemológicos e pedagógicos, esse ideário defendia um ensino que integrasse ciência e cultura, humanismo e tecnologia, visando ao desenvolvimento de todas as potencialidades humanas. Por essa perspectiva, o objetivo profissionalizante não teria fim em si mesmo nem se pautaria pelos interesses do mercado, mas constituir-se-ia numa possibilidade a mais para os estudantes na construção de seus projetos de vida, socialmente determinados, possibilitados por uma formação ampla e integral.
(...)
O segundo pressuposto é de que esta educação básica de nível médio, como direito social universal, é condição para uma formação profissional que atenda aos requisitos das mudanças da base técnica da produção e de um trabalhador capaz de lutar por sua emancipação. Trata-se, pois, de superar a formação profissional como adestramento e adaptação às demandas do mercado e do capital."
Fonte: "Ensino médio integrado : concepção e contradições" (Frigotto et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Tem por objetivo profissionalizante um fim em si mesmo e se pauta pelos interesses do mercado.
b) Enfoca o trabalho como princípio educativo, acentuando a divisão trabalho manual/trabalho intelectual.
c) Busca realizar a formação profissional como adestramento e adaptação às demandas do mercado e do trabalho.
d) Busca romper com a dicotomia ente educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade.
266) A respeito da dependência química e da sua prevenção, julgue o próximo item.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Na verdade, a escola tem um papel preponderante na prevenção da dependência química.
Veja mais no texto abaixo:
"O programa de prevenção precisa ser bastante atuante e próximo da escola e da comunidade; estar inserido e inserir as instituições locais e grupos comunitários. Também deve utilizar foco ampliado, não se limitando apenas às "drogas"; ser flexível, para se adequar aos outros compromissos dos pais; e assegurar a continuidade do contato com os pais, em follow-up."
Fonte: "Dependência Química: prevenção, tratamento e políticas públicas" (Diehl et al.)
Assertiva Falsa.
267) Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
- A) Desmotivado.
- B) Desequilibrado.
- C) Sintomatizado.
- D) Internalizado.
A alternativa correta é letra B) Desequilibrado.
“Quando se está diante de uma criança com dificuldades de aprendizagem, não significa que essa criança não aprenda, mas sim que seu processo de aprendizagem se encontra _______________________________ e que as aprendizagens são realizadas de maneira diferenciada da esperada.”
A questão está baseada no seguinte texto:
"Quando se está diante de uma criança com dificuldades de aprendizagem, não significa que essa criança não aprenda, mas sim que seu processo de aprendizagem se encontra desequilibrado e que as aprendizagens são realizadas de maneira diferenciada da esperada. A teoria da equilibração de Piaget (1975) elucida-nos claramente. Pain (1989) toma por base o postulado piagetiano e descreve como a assimilação e a acomodação atuam no modo como o sujeito aprende e como isso pode ser sintomatizado, tendo assim características de excesso ou escassez de um desses movimentos, afetando o resultado final. A autora afirma ainda que as dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a uma hiperatuação de uma dessas formas, somada a uma hipoatuação da outra, gerando as modalidades de aprendizagem sintomáticas."
Fonte: "Problematização das Dificuldades de Aprendizagem" (Santos)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Desmotivado.
b) Desequilibrado.
c) Sintomatizado.
d) Internalizado.
268) De acordo com Weiss (1994), o fracasso escolar não pode ser concebido apenas como uma resposta insuficiente do aluno diante da expectativa da escola. O autor destaca três perspectivas de análise: sociedade, escola e alunos. A esse respeito pode-se afirmar que:
- A) A primeira perspectiva é determinante, já que nela está incluída a cultura.
- B) Para o diagnóstico do fracasso escolar deve-se considerar, prioritariamente, a relação entre a segunda e a terceira perspectivas.
- C) A instituição escolar é a que mais contribui para o fracasso escolar.
- D) O fracasso escolar é um sintoma da família disfuncional.
- E) Para verificar as várias condições de aprendizagem e suas possíveis limitações e sintomas devem se levar em conta as três perspectivas de forma igualitária.
A resposta correta é a letra E)
De acordo com Weiss (1994), o fracasso escolar não pode ser concebido apenas como uma resposta insuficiente do aluno diante da expectativa da escola. O autor destaca três perspectivas de análise: sociedade, escola e alunos. A afirmação correta é a de que para verificar as várias condições de aprendizagem e suas possíveis limitações e sintomas, devem-se levar em conta as três perspectivas de forma igualitária.
Isso ocorre porque o fracasso escolar é um fenômeno complexo que envolve fatores sociais, escolares e individuais. Portanto, para diagnosticá-lo, é necessário considerar a interação entre essas três perspectivas. A sociedade influencia a escola e os alunos, a escola influencia os alunos e a sociedade, e os alunos são influenciados pela sociedade e pela escola.
Assim, para entender o fracasso escolar, não basta apenas focar em uma dessas perspectivas. É necessário analisar a interação entre elas e como elas se influenciam mutuamente. Dessa forma, podemos identificar as verdadeiras causas do fracasso escolar e desenvolver estratégias eficazes para combatê-lo.
Além disso, ao considerar as três perspectivas de forma igualitária, podemos evitar culpar apenas os alunos ou a escola pelo fracasso escolar. Em vez disso, podemos trabalhar em conjunto para criar um ambiente de aprendizado mais eficaz e justo.
Em resumo, a resposta correta é a letra E, que afirma que para verificar as várias condições de aprendizagem e suas possíveis limitações e sintomas, devem-se levar em conta as três perspectivas de forma igualitária. Essa abordagem mais ampla e integrada permite uma compreensão mais profunda do fracasso escolar e pode levar a estratégias mais eficazes para combatê-lo.
269) É atribuição do psicólogo que atua no âmbito da educação formal:
- A) desenvolver programas visando que o aluno melhore o rendimento nas avaliações externas.
- B) aplicar testes e provas para avaliar o rendimento escolar dos alunos.
- C) aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino - aprendizagem, ao desenvolvimento humano e às relações interpessoais.
- D) desenvolver atendimento terapêutico nas modalidades: individual, casal e em grupo.
- E) organizar grupos específicos na prevenção de doenças e prevenção de problemas específicos já instalados.
A resposta certa é a letra C) aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, ao desenvolvimento humano e às relações interpessoais.
A Psicologia Educacional é uma área da Psicologia que se concentra em entender como os alunos aprendem e como os professores ensinam. O psicólogo que atua no âmbito da educação formal tem como objetivo principal melhorar o desempenho dos alunos e contribuir para o seu desenvolvimento saudável.
A alternativa C é a correta porque o psicólogo educacional aplica conhecimentos psicológicos para entender como os alunos aprendem e como os professores ensinam. Isso inclui o estudo do processo ensino-aprendizagem, do desenvolvimento humano e das relações interpessoais.
O psicólogo educacional pode trabalhar em diversas áreas, como a avaliação do desempenho dos alunos, a criação de programas de ensino, a avaliação da eficácia dos métodos de ensino, entre outras. Além disso, o psicólogo educacional também pode trabalhar em conjunto com os professores para desenvolver estratégias de ensino mais eficazes e para criar um ambiente de aprendizado mais saudável.
As outras alternativas não são corretas porque não refletem a principal atribuição do psicólogo educacional. A alternativa A refere-se à criação de programas para melhorar o desempenho dos alunos, mas não é a principal atribuição do psicólogo educacional. A alternativa B refere-se à aplicação de testes e provas, que é uma tarefa mais específica e não reflete a amplitude do trabalho do psicólogo educacional. A alternativa D refere-se ao atendimento terapêutico, que é uma área diferente da Psicologia Educacional. A alternativa E refere-se à organização de grupos específicos, que é uma tarefa mais específica e não reflete a principal atribuição do psicólogo educacional.
270) Ao refletirmos sobre a dificuldade de aprendizagem, é importante ressaltar que o processo de aprendizagem envolve muitas variáveis que devem ser levadas em consideração pelo psicólogo. Essas variáveis podem envolver aspectos:
- A) sociais, pedagógicos e étnicos.
- B) religiosos e de crença.
- C) físicos, afetivos e orgânicos.
- D) sociais, afetivos e orgânicos.
- E) sociais, sexuais e linguísticos.
O processo de aprendizagem é um fenômeno complexo que envolve múltiplos fatores. Para entender melhor as dificuldades de aprendizagem, é fundamental considerar as variáveis sociais, pedagógicas, étnicas, religiosas, físicas, afetivas, orgânicas, sociais, afetivas, orgânicas, sociais, sexuais e linguísticas.
Essas variáveis influenciam o modo como os alunos processam e assimilam o conhecimento. Por exemplo, as variáveis sociais, como a origem familiar e o nível socioeconômico, podem afetar a motivação e o interesse dos alunos em aprender. Já as variáveis pedagógicas, como a metodologia de ensino e o ambiente de sala de aula, podem influenciar a forma como os alunos recebem e processam as informações.
As variáveis étnicas e religiosas também desempenham um papel importante na aprendizagem, pois podem influenciar as crenças e valores dos alunos. Além disso, as variáveis físicas, como a saúde e o bem-estar físico, podem afetar a capacidade dos alunos de se concentrar e aprender.
No entanto, a alternativa correta é a letra D) sociais, afetivos e orgânicos. Isso porque essas variáveis são fundamentais para entender as dificuldades de aprendizagem, pois envolvem a interação entre os alunos e o ambiente em que eles se encontram. As variáveis sociais se referem às relações entre os alunos e o ambiente social em que eles estão inseridos, enquanto as variáveis afetivas se referem às emoções e sentimentos dos alunos. Já as variáveis orgânicas se referem às características biológicas e físicas dos alunos.
Portanto, é importante que os psicólogos educacionais considerem essas variáveis ao analisar as dificuldades de aprendizagem, pois elas podem influenciar significativamente o desempenho dos alunos.