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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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271) Em 2008, o Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial lançou a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, que tem como objetivo viabilizar ações promotoras de inclusão e educação de qualidade para todos os alunos. Também confronta práticas discriminatórias e propõe alternativas para superá-las. O público alvo das ações propostas por tal política são alunos com:

  • A) TEA, deficiência física, intelectual e dislexia.
  • B) TEA,TDAH, dislexia e deficiência física.
  • C) TDAH, deficiência intelectual, deficiência sensorial e altas habilidades/superdotação.
  • D) TDAH, deficiências física, sensorial e intelectual.
  • E) TEA, deficiências física, sensorial, intelectual e altas habilidades/superdotação.

FAZER COMENTÁRIO

Resposta: A alternativa correta é a letra E) TEA, deficiências física, sensorial, intelectual e altas habilidades/superdotação.

Essa política nacional de educação especial visa promover a inclusão e educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais. A política busca superar práticas discriminatórias e propor alternativas para superá-las.

Os alunos com necessidades especiais que são beneficiados por essa política incluem aqueles com TEA (Transtorno do Espectro Autista), deficiência física, intelectual e dislexia. Além disso, também incluem alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), deficiência física, intelectual e sensorial, bem como aqueles com altas habilidades/superdotação.

A alternativa correta, letra E, engloba todas essas categorias de necessidades especiais, tornando-a a opção mais abrangente e correta.

É importante notar que a educação inclusiva busca proporcionar oportunidades de aprendizado para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais. Isso pode ser alcançado mediante a adaptação do currículo, a provisão de recursos adicionais e a formação de professores para lidar com necessidades especiais.

Além disso, a política nacional de educação especial também busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com necessidades especiais.

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272) A visão construtivista do psiquismo humano é compartilhada atualmente por numerosas teorias do desenvolvimento, da aprendizagem e de procedimentos psicológicos, que são foco da psicologia da educação. Essa visão compreende a aprendizagem como um processo

  • A) dinâmico e determinado pelas experiências de vida.

  • B) complexo e alheio ao aporte daquele que aprende.

  • C) ativo e de natureza essencialmente individual e interna.

  • D) multifacetado e submetido à interferência mínima do ambiente.

  • E) empírico e dependente de estratégias de ensaio e erro para se constituir.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) multifacetado e submetido à interferência mínima do ambiente.

Gabarito Letra D

 

A visão construtivista do psiquismo humano é compartilhada atualmente por numerosas teorias do desenvolvimento, da aprendizagem e de procedimentos psicológicos, que são foco da psicologia da educação. Essa visão compreende a aprendizagem como um processo

a)  dinâmico e determinado pelas experiências de vida.

b)  complexo e alheio ao aporte daquele que aprende.

c)  ativo e de natureza essencialmente individual e interna.

d)  multifacetado e submetido à interferência mínima do ambiente.

e)  empírico e dependente de estratégias de ensaio e erro para se constituir.

 

A teoria construtivista recebe esse nome porque considera que tanto o sujeito quanto o objeto são projetos a serem construídos, e o processo de aprendizagem se dá na interação do sujeito com o meio físico e social.

 

“Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento. Construtivismo é, portanto, uma idéia; melhor, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge do avanço das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos. No caso de PIAGET, o mundo do conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento. Construtivismo não é uma prática ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História - da Humanidade e do Universo.”

 

Assim sendo, não podemos falar que no construtivismo o processo de aprendizagem é alheio ao indivíduo, porque parte da interação entre este e seu meio. Também por essa interação, não é possível afirmar que esse processo seja essencialmente interno e individual. Também não é empírico, uma vez que essa visão considera apenas as experiências, sem considerar a função de construção do indivíduo em seu processo.

O gabarito diz que a resposta é Letra D, entretanto, é estranho afirmar que a aprendizagem esteja submetida a interferência mínima do ambiente, uma vez que este faz parte do processo de construção da aprendizagem, é uma das variáveis importantes do processo.

Mas tampouco a Letra A, que pode parecer mais correta a primeira vista, é livre de qualquer crítica. Afinal, se a aprendizagem é um processo de interação, de construção, não é possível afirmar que ela seja determinada por apenas um fator, as experiências. Essa seria uma visão mais empírica da aprendizagem.

 

Assim, o gabarito é Letra D, mas considero que nenhuma resposta está 100% correta.

 

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4659022/mod_resource/content/0/2016-05-20_Becker-fich.pdf

 

273) Uma visão de aprendizagem que adota uma perspectiva crítica

  • A) enfatiza a necessidade de disciplina, de organização metódica de procedimentos e conteúdos.

  • B) solicita a definição clara de conceitos a serem aprendidos, e uma sequência específica para a sua apresentação.

  • C) estimula a formação de grupos para aprender, e a homogeneidade de repertório dos aprendizes.

  • D) considera os fenômenos sociais na sua complexidade, estimula a autonomia e a criatividade.

  • E) define trilhas de conhecimentos, apresentadas de acordo com o ritmo pessoal de aprendizagem dos alunos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) considera os fenômenos sociais na sua complexidade, estimula a autonomia e a criatividade.

  

Gabarito Letra D

 

Uma visão de aprendizagem que adota uma perspectiva crítica

a)  enfatiza a necessidade de disciplina, de organização metódica de procedimentos e conteúdos.

Errado. A pedagogia baseada em uma perspectiva tradicional é que enfatiza esses aspectos.

 

b)  solicita a definição clara de conceitos a serem aprendidos, e uma sequência específica para a sua apresentação.

Errado. Mais uma vez, uma afirmação mais relacionada com a perspectiva tradicional que a perspectiva crítica, que busca uma educação mais contextualizada, voltada para o grupo em que está inserida.

 

c)  estimula a formação de grupos para aprender, e a homogeneidade de repertório dos aprendizes.

Errado. A perspectiva crítica não estimula a homogeneidade de repertório, pelo contrário, por entender que os aprendizes são heterogêneos entende que também os repertórios o são.

 

d)  considera os fenômenos sociais na sua complexidade, estimula a autonomia e a criatividade.

Certo!

“A escola precisa superar as barreiras impostas pela divisão do conhecimento, criando uma perspectiva curricular crítica, na qual a transdisciplinaridade seja ditada pela formação humanista que busque a formação humana onilateral e, por conta disso, esteja disposta ao diálogo permanente com a contemporaneidade, considerando o caráter dialético do movimento histórico de construção do conhecimento. O caminho contrário, o da segregação entre saberes na escola e a sua forma de condução pedagógica, pode abrir um abismo, criando dualidades. Há que se superar, pela proposta de um currículo integrado e integrador, uma equivocada dicotomia entre estes saberes e a consequente distorção de seu papel dentro da proposta curricular prevista nas orientações dadas pelas políticas públicas de educação e pelas práticas pedagógicas. Por conta disso, colocam-se como imprescindíveis questões conjunturais como a da formação continuada, a valorização docente com a ampliação de funções docentes de quadro próprio e em tempo integral e na qual a gestão escolar seja democrática. Isso implica na pluralidade de mecanismos de participação da comunidade e no exercício da gestão intersetorial em cada território educativo, considerando a articulação entre as múltiplas dimensões integradoras que em sua totalidade, historicamente compõe a escola.”

 

e)  define trilhas de conhecimentos, apresentadas de acordo com o ritmo pessoal de aprendizagem dos alunos.

Errado. Essa também não é uma definição da perspectiva crítica.

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: https://www.paulofreire.org/download/Escola%20dos%20meus%20sonhos-2018_Rv-03.pdf

 
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274) Um estudante relata:

 

“A aula está chata. Já sei somar e subtrair, mas parece que a tia não acredita. Ela podia colocar umas coisas novas. Eu acho que já consigo saber mais”.

 

Supondo que a queixa do aluno seja procedente, podemos explicá-la afirmando que a professora desconhece o conceito de

  • A) Maturação.

  • B) Equilibração. 

  • C) Zona proximal do desenvolvimento.

  • D)  Modelagem.

  • E) Mediação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Zona proximal do desenvolvimento.

Gabarito Letra C

A questão trás o relato: 

“A aula está chata. Já sei somar e subtrair, mas parece que a tia não acredita. Ela podia colocar umas coisas novas. Eu acho que já consigo saber mais”.

E pergunta qual conceito a professora desconhece. Vamos, primeiro, revisar os conceitos apresentados nas alternativas:

a)  Maturação. –

“Desdobramento de uma seqüência geneticamente influenciada e, muitas vezes, relacionada à idade, de mudanças físicas e padrões de comportamentos, incluindo a prontidão para adquirir novas habilidades.” (Papalia, Olds e Feldman, 2006)

O conceito de maturação está mais ligado com desenvolvimento biológico e não se encaixa no contexto trazido pela questão. Dessa forma, essa já não pode ser nossa resposta. Alternativa incorreta.

b)  Equilibração. –

“Na terminologia de Piaget, é a tendência de tentar atingir um equilíbrio entre elementos cognitivos dentro do organismo e entre ele e o mundo exterior.” (Papalia, Olds e Feldman, 2006)

A equilibração diz respeito ao equilíbrio da assimilação (incorporação de objeto externo aos esquemas de ação do sujeito) e da acomodação (modificação dos esquemas em função do objeto externo). Está relacionado ao processo de aprendizagem, mas não se encaixa no contexto oferecido pela questão. Alternativa incorreta.

c)  Zona proximal do desenvolvimento. –

“Termo utilizado por Vygotsky para a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com auxilio.” (Papalia, Olds e Feldman, 2006)

Essa parece uma forte candidata a nossa resposta. Vamos analisá-la mais a fundo após passar por todas as alternativas.

d)  Modelagem.

A modelagem de comportamento consiste em reforçar as aproximações sucessivas tendo por fim um comportamento desejado, sendo por isso a modelagem também chama do “método das aproximações sucessivas” é o método pelo qual através do reforçamento positivo instalam-se novas respostas por meio de um processo gradativo de aprendizagem tendo como objetivo um comportamento terminal.” (Santana et al, 2013)

– Também parece um possível candidato. Analisaremos mais em seguida.

e)  Mediação.

“mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando um conflito familiar, ou qualquer outro conflito de relação continuada, a oportunidade e o espaço adequados para solucionar questões relativas à separação, sustento e guarda de crianças, visitação, pagamento de pensões, divisão de bens e outras matérias, especialmente as de interesse da família.” (PALÁCIO DA JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

 Esse conceito é o mais destoante dentre os apresentados, uma vez que sequer diz respeito à psicologia do desenvolvimento ou da aprendizagem, e sim com a resolução de conflitos e a psicologia jurídica. Alternativa incorreta.

O gabarito da questão trouxe como resposta a letra C, “Zona Proximal de Desenvolvimento”, e isso fica fácil de compreender quando pensamos na relevância do conceito, e da teoria de Vygotsky como um todo, para a educação. A ZPD é um conceito importante para professores, como vemos no trecho a seguir:

Compreender essa teoria é essencial para profissionais que atuam na Educação Infantil, pois por meio dela o professor se tornará mais sensível aos estímulos que deve oferecer à turma e poderá escolher com mais clareza as técnicas pedagógicas adequadas que incentivem o potencial de aprendizagem de cada aluno. Atuando dessa forma a sala de aula deverá tornar-se um ambiente no qual os alunos sejam participativos, colaborativos e sintam-se desafiados a superar suas dificuldades.” (Oliveira, 2018)

 

A alternativa D, que trás a “modelagem”, poderia gerar alguma dúvida. Porém, esta está mais relacionada aos reforçadores oferecidos ou não. Caso o aluno reclamasse de estar realizando o comportamento desejado (somar e subtrair) mas não estar recebendo o reforço desejado, (boas notas, por exemplo) nossa resposta estaria aqui.

Dessa forma, reiteramos o gabarito como letra C.

Referências:

OLIVEIRA, Mariana. Zona de Desenvolvimento Proximal: entenda como este conceito pode ajudar professores da Educação Infantil. 2018. Disponível em: <https://educacaoinfantil.aix.com.br/zona-desenvolvimento-proximal/> Acesso em 27 de maio de 2019.

PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O que é Mediação? Disponível em <http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/mediacao/estrutura-administrativa/o-que-e-mediacao> Aceso em 27 de maio de 2019.

SANTANA, Neilton et al. Modelagem do comportamento. 2013. Disponível em: <http://psicologiabehaviorista.blogspot.com/2013/06/o-conceito-do-pensamento-deskinner-e-o.html> Acesso em 27 de maio de 2019.

275) A teoria de Vygotsky foi construída com base no desenvolvimento do indivíduo, a partir de um processo sócio-histórico, destacando a importância da linguageme da aprendizagem de forma crescente. Sobre a teoria histórico-cultural, assinale a alternativa correta.

  • A) Inicialmente, ocorre o conhecimento enquanto fala e depois a linguagem é desenvolvida.
  • B) A teoria de Vygotsky tem como base o dualismo cartesiano.

  • C) O discurso não verbalizado, interno, é uma forma de pensamento e linguagem, sendo a linguagem um instrumento do pensamento.
  • D) O desenvolvimento da linguagem é condizente aos estágios maturacionais consecutivos ascendentes.
  • E) O discurso orientado é o último estágio da sequência ontogenética, a qual inicia no pensamento autístico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) O discurso não verbalizado, interno, é uma forma de pensamento e linguagem, sendo a linguagem um instrumento do pensamento.

  

A teoria de Vygotsky foi construída com base no desenvolvimento do indivíduo, a partir de um processo sócio-histórico, destacando a importância da linguageme da aprendizagem de forma crescente. Sobre a teoria histórico-cultural, assinale a alternativa correta.

  

Segundo Nóbrega (2004, p.226):

 

“...o discurso interior para Vygotsky é uma forma interna de pensamento e linguagem, ou seja, discurso não verbalizado, passando a linguagem a ser um instrumento de pensamento, coroando o discurso interior, e, como encontramos em Oliveira (1992), constitui uma espécie de “dialeto pessoal”, sendo fragmentado, abreviado, contendo quase só núcleos de significado.”

  
 

a)  Inicialmente, ocorre o conhecimento enquanto fala e depois a linguagem é desenvolvida.

INCORRETA. A noção é pertinente a teoria de Piaget. Confira o que expressa (p.226):

“No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.”

 

b)  A teoria de Vygotsky tem como base o dualismo cartesiano.

INCORRETA.(p.230)

“Vygotsky ao estudar a relação pensamento e linguagem das crianças (funções psicológicas superiores) fez uso do social, situandose na característica funcional, “rejeitando a idéia de funções mentais fixas e imutáveis e acreditando na plasticidade cerebral, considerando o cérebro como um sistema aberto”

 
 

c)  O discurso não verbalizado, interno, é uma forma de pensamento e linguagem, sendo a linguagem um instrumento do pensamento.

CORRETA. Afirmativa compatível com o que expressa a literatura de Nóbrega (2004), portanto, alternativa CERTA.

 

d)  O desenvolvimento da linguagem é condizente aos estágios maturacionais consecutivos ascendentes.

INCORRETA. Na realidade, tal perspectiva é condizente com a teoria de Piaget. Sobre isso (p.230) destaca:

“...Piaget construiu sua teoria centrada em estágios, onde a capacidade para adquirir a linguagem segue caminhos maturacionais consecutivos ascendentes.”

 

e)  O discurso orientado é o último estágio da sequência ontogenética, a qual inicia no pensamento autístico.

INCORRETA. (p.228)

“...Piaget parte do interno para o externo, com a seqüência ontogenética de pensamento autístico, depois discurso egocêntrico e, por fim, discurso orientado ou socializado.”

 

_______________

Fonte consultada:

 

NÓBREGA, E. V. B. ; Vygotsky e Piaget: uma visão paralela. Graphos (João Pessoa), João Pessoa - PB, v. 6, p. 225-231, 2004.

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276) Para Sargiani e Maluf (2018), como é chamada a perspectiva sobre a aquisição da linguagem que considera que a leitura e a escrita se desenvolvem na sequência do desenvolvimento da linguagem oral, que possui uma menor ênfase no ensino de relações entre letras e sons, uma vez que se espera que as crianças desenvolvam a linguagem escrita naturalmente, e que enfatiza abordagens mais holísticas?

  • A) Prontidão para a leitura.

  • B) Aprendizagem holística.

  • C) Aprendizagem natural.

  • D) Alfabetização sequencial.

  • E) Alfabetização emergente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Alfabetização emergente.

 

Para Sargiani e Maluf (2018), como é chamada a perspectiva sobre a aquisição da linguagem que considera que a leitura e a escrita se desenvolvem na sequência do desenvolvimento da linguagem oral, que possui uma menor ênfase no ensino de relações entre letras e sons, uma vez que se espera que as crianças desenvolvam a linguagem escrita naturalmente, e que enfatiza abordagens mais holísticas?

 

A banca utiliza o artigo "Linguagem, Cognição e Educação Infantil: Contribuições da Psicologia Cognitiva e das Neurociências" de Sargiani e Maluf (2018) para elaborar essa questão. Vamos observar as três abordagens definidas no texto:

 

1ª Abordagem - Prontidão Para a Leitura

 

A primeira é uma abordagem maturacional, conhecida como prontidão para a leitura. Dessa concepção deriva-se a ideia de que é preciso atingir uma certa idade e ter um desenvolvimento mínimo de diferentes habilidades para estar apto (pronto) a aprender a ler e a escrever.

 

Assim, nessa abordagem é proposta a criação de testes para avaliar os níveis de conhecimentos e habilidades das crianças antes da alfabetização e determinar se estão prontas para serem ensinadas.

(...)

 

2ª Abordagem - Literacia Emergente ou Alfabetização Emergente

 

A segunda abordagem, também desenvolvimental, é a chamada literacia emergente ou alfabetização emergente e considera que a leitura e a escrita se desenvolvem na sequência do desenvolvimento da linguagem oral, i.e., existe uma continuidade do desenvolvimento da linguagem oral para a linguagem escrita.

 

Nessa perspectiva, as crianças são caracterizadas como desenvolvendo, desde muito cedo, conceitos sobre os componentes da leitura e da escrita, e seus desempenhos nas diferentes tarefas relacionadas à alfabetização são colocados em um continuum desenvolvimental.

 

Essa abordagem conduz a uma menor ênfase no ensino de relações entre letras e sons, uma vez que se espera que as crianças desenvolvam a linguagem escrita naturalmente, por isso enfatizam-se abordagens mais holísticas que incluem muitas atividades de linguagem oral, leitura oral de textos feita pelas professoras e o uso de desenhos, cantigas e parlendas, como nas propostas derivadas da teoria da psicogênese da linguagem escrita (Ferreiro & Teberosky, 1999)

(...)

 

3ª Abordagem - Aprendizagem da Linguagem Escrita

 

A terceira abordagem, da qual compartilhamos, considera que ler e escrever é um tipo específico de aprendizagem. As habilidades de leitura e de escrita são aprendidas e por esta razão devem ser ensinadas, pois não se desenvolvem naturalmente.

 

Embora a aprendizagem da linguagem escrita se fundamente sobre as bases do desenvolvimento linguístico e cognitivo, na verdade as crianças precisam ser ensinadas sobre como a escrita mapeia a fala e como se deve ler e escrever.

 

Depois de aprendido o mecanismo básico é que as crianças progridem ampliando e modificando seus conhecimentos; nesse sentindo passam a desenvolver as habilidades de leitura e escrita, o que é descrito em modelos teóricos como fases ou estágios do desenvolvimento da linguagem escrita

  

Percebemos, portanto, que a perspectiva que a questão deseja é chamada de literacia emergente ou alfabetização emergente.

  

a)  Prontidão para a leitura.

 

Vimos acima que não é a Prontidão para a Leitura que a questão pediu.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Aprendizagem holística.

 

A abordagem holística tem relação com a perspectiva, porém não é esse o nome dado. O nome é literacia emergente ou alfabetização emergente.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Aprendizagem natural.

 

Não há, entre as abordagens citadas, uma chamada de aprendizagem natural.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Alfabetização sequencial.

 

Também não há, entre as abordagens citadas, uma chamada de alfabetização sequencial.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Alfabetização emergente.

 

Conforme vimos acima, este é o nome da perspectiva que a questão pediu.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra E. 

277) O estudo de Borges e Fleith (2018) comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas com alunos de instituições que não fazem uso desses recursos. Os resultados indicaram ___________________ entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram _______________. Este estudo contribuiu para ___________ a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.

 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A) maiores resultados no ENEM – menores resultados no ENEM – comprovar

  • B) menor respeito ao professor – maior respeito ao professor – desmistificar

  • C) maior respeito ao professor – menor respeito ao professor – comprovar

  • D) médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – maior interesse pela aprendizagem – desmistificar

  • E) maior interesse pela aprendizagem – médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – comprovar

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – maior interesse pela aprendizagem – desmistificar

 

O estudo de Borges e Fleith (2018) comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas com alunos de instituições que não fazem uso desses recursos. Os resultados indicaram ___________________ entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram _______________. Este estudo contribuiu para ___________ a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.

 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

Para elaborar esta questão, a banca utilizou o resumo do artigo "Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental" de Borges e Fleith. Veja:

 

Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.

 

Ao ler o texto, notamos que a sequência correta para preencher as lacunas é: médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca - maior interesse pela aprendizagem - desmistificar.

 

Agora vamos buscar a alternativa que contém essa sequência. 

 

a)  maiores resultados no ENEM – menores resultados no ENEM – comprovar

 

Assertiva Falsa.

 

b)  menor respeito ao professor – maior respeito ao professor – desmistificar

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  maior respeito ao professor – menor respeito ao professor – comprovar

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – maior interesse pela aprendizagem – desmistificar

 

Esta é a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

 

Assertiva Correta.

 

e)  maior interesse pela aprendizagem – médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – comprovar

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

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278) Foi a partir da década de 1980 do século XX que se iniciou um movimento de análise crítica da atuação do psicólogo escolar, a fim de que fosse possível a consideração dos processos desenvolvidos na instituição escolar. Os “problemas de aprendizagem” passaram a ser vistos como um fenômeno complexo, constituído socialmente, cuja análise deve abarcar os aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais. Bock, Furtado e Teixeira (2000) acrescenta que, para os psicólogos que adotam uma postura sócio-histórica, o fenômeno psicológico é também construído a partir das relações do homem numa topografia e sociedade específicos num momento histórico específico.

 

Em relação à Psicologia Escolar no que se refere a sua mudança de paradigma voltado agora para o aluno como centro e considerando a perspectiva crítica, analise as afirmativas e marque a CORRETA.

  • A) A educação e, mais especificamente, a educação escolar são compreendidas como instâncias fundamentais no processo de socialização do conhecimento produzido pela humanidade. E, por conseguinte, as relações escola sociedade devem ser “pensadas por contradição”, no sentido de que “se o fato educativo é um político e um social, conseqüentemente, é também verdadeiro que toda situação política e social determina sensivelmente a educação” numa dialética que busca romper paradigmas e avançar numa política educacional inclusiva e eficiente.

  • B) Quando analisamos o fenômeno educacional, é fundamental levarmos em conta que a realidade educacional é determinada por dois fatores o econômico e político. Ao psicólogo é lançado o desafio de atuar e refletir politicamente com os indivíduos para conscientizar-se junto com eles das reais dificuldades da sua sociedade, abstendo-se de adentrar de seu contexto social.

  • C) O rompimento com o modelo clínico de atuação não implica, em romper com a separação entre as atividades de ensino que seriam responsabilidade do professor e o comportamento dos alunos, que por sua vez seriam responsabilidade do psicólogo, cada um tem seu papel na construção dos saberes no contexto escolar.

  • D) A Escola é um espaço complexo que restringe o profissional de criar espaços de reflexões com todos os grupos que fazem parte da escola, famílias e aluno, professores, pedagogos, funcionários e comunidade.

  • E) O mais importante é que ele se insira na educação, assumindo um compromisso teórico e prático com as questões exclusivas da escola, que é o seu foco de atenção, atendendo as demandas dos alunos quando necessário.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A educação e, mais especificamente, a educação escolar são compreendidas como instâncias fundamentais no processo de socialização do conhecimento produzido pela humanidade. E, por conseguinte, as relações escola sociedade devem ser “pensadas por contradição”, no sentido de que “se o fato educativo é um político e um social, conseqüentemente, é também verdadeiro que toda situação política e social determina sensivelmente a educação” numa dialética que busca romper paradigmas e avançar numa política educacional inclusiva e eficiente.

 

Em relação à Psicologia Escolar no que se refere a sua mudança de paradigma voltado agora para o aluno como centro e considerando a perspectiva crítica, analise as afirmativas e marque a CORRETA.

 

a)  A educação e, mais especificamente, a educação escolar são compreendidas como instâncias fundamentais no processo de socialização do conhecimento produzido pela humanidade. E, por conseguinte, as relações escola sociedade devem ser “pensadas por contradição”, no sentido de que “se o fato educativo é um político e um social, conseqüentemente, é também verdadeiro que toda situação política e social determina sensivelmente a educação” numa dialética que busca romper paradigmas e avançar numa política educacional inclusiva e eficiente.

 

A alternativa está de acordo com Nunes de Lima:

 

" A educação e, mais especificamente, a educação escolar são compreendidas como instâncias fundamentais no processo de socialização do conhecimento produzido pela humanidade. E, por conseguinte, as relações escola-sociedade devem ser pensadas por contradição, no sentido de que se o fato educativo é um político e um social, conseqüentemente, é também verdadeiro que toda situação política e social determina sensivelmente a educação (Manacorda, 1989 apud Tanamachi, 1997)."

 

Assertiva Correta.

 

b)  Quando analisamos o fenômeno educacional, é fundamental levarmos em conta que a realidade educacional é determinada por dois fatores o econômico e político. Ao psicólogo é lançado o desafio de atuar e refletir politicamente com os indivíduos para conscientizar-se junto com eles das reais dificuldades da sua sociedade, abstendo-se de adentrar de seu contexto social.

 

A autora fala que a realidade educacional é determinada por múltiplos fatores. Veja:

 

"Quando analisamos o fenômeno educacional, é fundamental levarmos em conta que a realidade educacional é determinada por múltiplos fatores." 

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  O rompimento com o modelo clínico de atuação não implica, em romper com a separação entre as atividades de ensino que seriam responsabilidade do professor e o comportamento dos alunos, que por sua vez seriam responsabilidade do psicólogo, cada um tem seu papel na construção dos saberes no contexto escolar.

 

 Implica, sim, em romper com a separação. Veja:

 

 "O rompimento com o modelo clínico de atuação implica, conforme Ragonesi (1997), entre outras coisas, em romper com a separação entre as atividades de ensino que seriam responsabilidade do professor e o comportamento dos alunos, que por sua vez seriam responsabilidade do psicólogo. Assim conseguiremos situar mais adequadamente os processos psicológicos no interior do processo pedagógico, garantindo a especificidade de nossa atuação, a partir de uma reflexão sobre o lugar da Psicologia na Educação, sem reduzir uma à outra."

 

Assertiva Falsa.  

 

d)  A Escola é um espaço complexo que restringe o profissional de criar espaços de reflexões com todos os grupos que fazem parte da escola, famílias e aluno, professores, pedagogos, funcionários e comunidade.

 

Não há essa restrição. Nunes de Lima fala:

 

"O momento é de criar espaços de reflexões com todos os grupos que fazem parte da escola, famílias e aluno, professores, pedagogos, funcionários e comunidade, considerando a realidade escolar como um todo, pesquisando temas que façam parte das preocupações dos envolvidos, fazendo parcerias com outros profissionais que têm a educação como foco de atenção." 

 

Assertiva Falsa.   

 

e)  O mais importante é que ele se insira na educação, assumindo um compromisso teórico e prático com as questões exclusivas da escola, que é o seu foco de atenção, atendendo as demandas dos alunos quando necessário.

 

A autora não fala sobre questões exclusivas da escola. Veja:

 

"O mais importante é que ele se insira na educação, assumindo um compromisso teórico e prático com as questões da escola, que é o seu foco de atenção. Além disso, a autora acrescenta que é fundamental que os psicólogos que atuam diretamente na instituição escolar preocupem-se com a melhoria das práticas pedagógicas, garantindo que a escola utilize-se dos conhecimentos psicológicos na elaboração de suas propostas de trabalho, visando a atingir o objetivo primeiro da educação: a humanização. " 

 

Assertiva Falsa.   

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A. 

279) O conceito de aprendizagem emergiu das investigações empiristas em Psicologia, ou seja, de investigações levadas a termo com base no pressuposto de que todo conhecimento provém da experiência. Isso significa afirmar o primado absoluto do objeto e considerar o sujeito como uma tabula rasa, uma cera mole, cujas impressões do mundo, fornecidas pelos órgãos dos sentidos, são associadas umas às outras, dando lugar ao conhecimento. O conhecimento é, portanto, uma cadeia de idéias atomisticamente formada a partir do registro dos fatos e se reduz a uma simples cópia do real (Moreira, 2010).

 

I. Segundo os Behavioristas, os adeptos da teoria do reforço consideraram-no capaz de explicar a aquisição dos comportamentos voluntários de todos os tipos. O esquema continua muito simples: o organismo emite uma resposta a um estímulo cujo conhecimento não é necessário, e essa resposta, dependendo das consequências geradas por ela, será ou não mantida. Logo, são os estímulos que se seguem à resposta (reforços) que representam o núcleo da teoria, e não os que a antecedem.


II. A gestalt opõe-se ao behaviorismo por ter um fundamento epistemológico de tipo racionalista, ou, mais precisamente, por pressupor que todo conhecimento é anterior à experiência, sendo fruto do exercício de estruturas racionais, pré-formadas no sujeito.


III. O saber acumulado segundo a Gestalt é tranquilamente transmitido, respeitando os princípios da boa forma, e os alunos podem incorporá-los, pois a experiência apresentada sob boas formas é isomorfa às estruturas mentais, ou seja: as estruturas mentais têm sempre, na experiência, o seu equivalente. Apesar disso, estruturas mentais e experiências persistem como dois polos distintos.


Segundo as proposições é correto afirmar que:

  • A) A proposição I reforça a ideia da prática enquanto as proposições II e III não refletem um modelo de aprendizagem a ser aplicado.
  • B) Após termos apresentado as concepções de aprendizagem de teor mecanicista a proposição I e idealista proposição II e III, verifica-se que ambas são antagônicas.
  • C) As três proposições estão corretas, porém as proposições II e III anula a I em relação ao seu aspecto prático.
  • D) Embora cada uma apresenta uma perspectiva objetivista proposição I e subjetivista proposições II e III, ambas não são antagônicas e sim distintas na sua concepção de aprendizagem.
  • E) É claro que essa cisão entre subjetividade e objetividade nada mais é que o reflexo da divisão social do trabalho, da separação entre o fazer e o pensar, da prática e da teoria. E, nesses casos, assiste-se a uma supervalorização da teoria, porque, sendo aquela que sabe, tem o direito de comandar a prática como na proposição I.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Embora cada uma apresenta uma perspectiva objetivista proposição I e subjetivista proposições II e III, ambas não são antagônicas e sim distintas na sua concepção de aprendizagem.

Gabarito Letra D
 

Essa é uma questão diferente do que estamos acostumados. As afirmações apresentadas foram retiradas do artigo "Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas", de Agnela da Silva Giusta, e estão todas de acordo com essa bibliografia. O que a questão quer é que você perceba qual a relação entre as afirmações e marque a alternativa que a indique corretamente. Vamos ver:

 

I. Segundo os Behavioristas, os adeptos da teoria do reforço consideraram-no capaz de explicar a aquisição dos comportamentos voluntários de todos os tipos. O esquema continua muito simples: o organismo emite uma resposta a um estímulo cujo conhecimento não é necessário, e essa resposta, dependendo das consequências geradas por ela, será ou não mantida. Logo, são os estímulos que se seguem à resposta (reforços) que representam o núcleo da teoria, e não os que a antecedem.


II. A gestalt opõe-se ao behaviorismo por ter um fundamento epistemológico de tipo racionalista, ou, mais precisamente, por pressupor que todo conhecimento é anterior à experiência, sendo fruto do exercício de estruturas racionais, pré-formadas no sujeito.


III. O saber acumulado segundo a Gestalt é tranquilamente transmitido, respeitando os princípios da boa forma, e os alunos podem incorporá-los, pois a experiência apresentada sob boas formas é isomorfa às estruturas mentais, ou seja: as estruturas mentais têm sempre, na experiência, o seu equivalente. Apesar disso, estruturas mentais e experiências persistem como dois polos distintos.


 

a)  A proposição I reforça a ideia da prática enquanto as proposições II III não refletem um modelo de aprendizagem a ser aplicado.

Errado. Tanto a Gestalt quanto o behaviorismo tem suas concepções de aprendizagem, que, inclusive, apesar de muito diferentes, levam a práticas semelhantes quando aplicadas.


b)  Após termos apresentado as concepções de aprendizagem de teor mecanicista a proposição e idealista proposição II III, verifica-se que ambas são antagônicas.

Errado. Essa alternativa é, na verdade, meio certa. A autora apresenta que essas teorias tem bases epistemológicas antagônicas, mas que produzem resultados equivalentes. Então, em última análise, não são antagônicas.


c)  As três proposições estão corretas, porém as proposições II e III anula a I em relação ao seu aspecto prático.

Errado. Como dito anteriormente, as duas concepções de aprendizagem apresentadas podem fundamentar a prática, de forma equivalente inclusive.


d)  Embora cada uma apresenta uma perspectiva objetivista proposição I e subjetivista proposições II III, ambas não são antagônicas e sim distintas na sua concepção de aprendizagem.

Certo! A Gestalt e o behaviorismo tem concepções diferentes de aprendizagem, tendo a primeira uma perspectiva mais subjetivista e a segunda uma perspectiva mais objetivista. É importante salientar, entretanto, que a autora afirma que:

“Fica patente que, assim como o behaviorismo é um objetivismo sem objetividade, a gestalt é um subjetivismo sem subjetividade, o que dá no mesmo.”


e)  É claro que essa cisão entre subjetividade e objetividade nada mais é que o reflexo da divisão social do trabalho, da separação entre o fazer e o pensar, da prática e da teoria. E, nesses casos, assiste-se a uma supervalorização da teoria, porque, sendo aquela que sabe, tem o direito de comandar a prática como na proposição I.

Errado. Essa alternativa está de acordo com o texto até a palavra “prática”. A inclusão da proposição I como exemplo é uma extrapolação da questão, que não concorda com a bibliografia.

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

GUISTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 1, p. 25-31, 1985.

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280) Para Leontiev Vygotsky, a mediação é um processo essencial para tornar possíveis as atividades psicológicas voluntárias, ou seja, intencionais. Segundo o teórico, os processos de mediação

  • A) já estão ativos e podem ser identificados em crianças muito pequenas.

  • B) são constituídos pelas funções psicológicas básicas do ser humano.

  • C) assemelham-se aos mecanismos mais elementares, tais como as ações reflexas.

  • D) sofrem transformações ao longo do desenvolvimento dos indivíduos.

  • E) traduzem uma relação direta entre o ser humano e o meio ambiente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) sofrem transformações ao longo do desenvolvimento dos indivíduos.

Gabarito Letra D

 

Para Leontiev Vygotsky, a mediação é um processo essencial para tornar possíveis as atividades psicológicas voluntárias, ou seja, intencionais. Segundo o teórico, os processos de mediação

 

a)  já estão ativos e podem ser identificados em crianças muito pequenas.

Errado. Os processos de mediação vão sendo construídos ao longo do desenvolvimento, não podendo ser encontrados em crianças muito pequenas.

 

b)  são constituídos pelas funções psicológicas básicas do ser humano.

Errado. São construídos pelas funções psicológicas superiores do ser humano.

 

c)  assemelham-se aos mecanismos mais elementares, tais como as ações reflexas.

Errado. São mecanismos mais sofisticados, próprios do ser humano.

 

d)  sofrem transformações ao longo do desenvolvimento dos indivíduos.

Certo! Os processos de mediação vão sendo construídos e transformados ao longo do desenvolvimento do indivíduo.

 

e)  traduzem uma relação direta entre o ser humano e o meio ambiente.

Errado. Os processos de mediação mediam a relação do ser humano com o meio ambiente, ou seja, essa relação é mediada, não direta.

 

Nosso gabarito é, então, Letra D.

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