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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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281) Absenteísmo, queda do desempenho escolar, isolamento e alterações bruscas de humor são características que podem representar fatores de risco para depressão e suicídio no ambiente escolar.


Nesse contexto, considere as atitudes, dentre as abaixo relacionadas, de um psicólogo em relação a um adolescente com ou sem risco de suicídio:


I. Oferecer ajuda e escuta, encorajando-o a falar sobre seus sentimentos.
II. Fornecer muitas informações sobre o tema e não comentar sobre suicídio.
III. Abordar o tema de modo indireto, sem questionar sobre ideações.
IV. Valorizar os sentimentos e as experiências desse estudante.


São ações corretas do psicólogo o que consta APENAS em

  • A) I e II.
  • B) I e IV.
  • C) I e III.
  • D) III e IV.
  • E) II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) I e IV.

 

Absenteísmo, queda do desempenho escolar, isolamento e alterações bruscas de humor são características que podem representar fatores de risco para depressão e suicídio no ambiente escolar.


Nesse contexto, considere as atitudes, dentre as abaixo relacionadas, de um psicólogo em relação a um adolescente com ou sem risco de suicídio:


I. Oferecer ajuda e escuta, encorajando-o a falar sobre seus sentimentos.

 

É importante que o adolescente consiga falar sobre como está se sentindo.

 

Assertiva Correta.


II. Fornecer muitas informações sobre o tema e não comentar sobre suicídio.

 

Também é relevante abordar o tema suicídio.

 

Assertiva Falsa.


III. Abordar o tema de modo indireto, sem questionar sobre ideações.

 

Não é preciso abordar o tema de forma indireta. Pode-se falar diretamente.

 

Assertiva Falsa.


IV. Valorizar os sentimentos e as experiências desse estudante.

 

Essa afirmativa traz algo importante para a relação entre o psicólogo e o estudante.

 

Assertiva Correta.

 

Apenas I e IV estão corretas. Encontramos isso na Letra B. 

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282) Um dos conceitos específicos da teoria de Lev Vygotsky é o de zona de desenvolvimento proximal. Essa premissa reforça a ideia de que

  • A) o bom ensino é aquele que não se adianta em relação aos processos da criança que já se consolidaram.

  • B) o desenvolvimento deve ser olhado e concebido retrospectivamente, para produzir resultados sólidos.

  • C) a trajetória do desenvolvimento humano se orienta pela externalização dos processos interpsicológicos.

  • D) o indivíduo tem instrumentos endógenos para percorrer, sozinho, o caminho de seu pleno desenvolvimento.

  • E) o papel do professor é o de provocar nos alunos avanços na aprendizagem que não ocorreriam espontaneamente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) o papel do professor é o de provocar nos alunos avanços na aprendizagem que não ocorreriam espontaneamente.

 

Um dos conceitos específicos da teoria de Lev Vygotsky é o de zona de desenvolvimento proximal. Essa premissa reforça a ideia de que

 

De acordo com Oliveira:

 

"Como na escola o aprendizado é um resultado desejável, é o próprio objetivo do processo escolar, a intervenção é um processo pedagógico privilegiado. O professor tem o papel explícito de interferir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente. O único bom ensino, afirma Vygotsky, é aquele que se adianta ao desenvolvimento."

 

Vamos analisar as alternativas.

 

a)  o bom ensino é aquele que não se adianta em relação aos processos da criança que já se consolidaram.

 

Conforme vimos, de acordo com Vygotsky, o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  o desenvolvimento deve ser olhado e concebido retrospectivamente, para produzir resultados sólidos.

 

Observe o que Gonçalves fala sobre Zona de Desenvolvimento Proximal:

 

"A expressão zona de desenvolvimento real, segundo Vygotsky (1984), refere-se à capacidade da criança realizar uma atividade sozinha, um desenvolvimento já alcançado. Enquanto que a zona de desenvolvimento proximal refere-se à capacidade da criança realizar atividade com a ajuda de outros. Assim, a zona de desenvolvimento proximal refere-se às funções que estão em processo de desenvolvimento e que se tornarão funções consolidadas nas relações com o outro e nas experiências de aprendizagem."

 

São funções que ainda estão em desenvolvimento. Portanto, não se faz um movimento retrospectivo.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  a trajetória do desenvolvimento humano se orienta pela externalização dos processos interpsicológicos.

 

Essa não é uma ideia trazida pela Zona de Desenvolvimento Proximal.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  o indivíduo tem instrumentos endógenos para percorrer, sozinho, o caminho de seu pleno desenvolvimento.

 

A Zona de Desenvolvimento Proximal pressupõe a interação com outros que servirão de mediadores para os avanços.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  o papel do professor é o de provocar nos alunos avanços na aprendizagem que não ocorreriam espontaneamente.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o texto citado.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra E.

283) Uma das concepções básicas da teoria de Vygotsky enfatiza que o educador deve concentrar seu interesse em compreender, no curso do desenvolvimento,

  • A) os conceitos adquiridos pelos seus alunos, independentemente do contexto cultural.

  • B) a posição que os seus alunos já conseguiram atingir no percurso escolar previsto.

  • C) o momento evolutivo de seus alunos, para não solicitá-los além de seus limites.

  • D) a emergência do que é novo nas trajetórias de aprendizagem de seus alunos.

  • E) as atividades que seus alunos já são capazes de realizar por si mesmos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) a emergência do que é novo nas trajetórias de aprendizagem de seus alunos.

Gabarito Letra D

 

Uma das concepções básicas da teoria de Vygotsky enfatiza que o educador deve concentrar seu interesse em compreender, no curso do desenvolvimento,

 

a)  os conceitos adquiridos pelos seus alunos, independentemente do contexto cultural.

b)  a posição que os seus alunos já conseguiram atingir no percurso escolar previsto.

c)  o momento evolutivo de seus alunos, para não solicitá-los além de seus limites.

d)  a emergência do que é novo nas trajetórias de aprendizagem de seus alunos.

e)  as atividades que seus alunos já são capazes de realizar por si mesmos.

 

Veja o que Marta Kohl (1995) fala sobre o olhar de Vygotsky na educação:

“É nesse sentido que o olhar prospectivo de Vygotsky torna-se digno de menção e é especialmente relevante para a educação: a ideia de transformação, tão essencial ao próprio conceito de educação, ganha particular destaque numa concepção que enfatiza o interesse em compreender, no curso do desenvolvimento, a emergência do que é novo na trajetória do indivíduo, os “brotos” ou “flores” do desenvolvimento, em vez de seus frutos.”

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra D, a emergência do que é novo nas trajetórias de aprendizagem de seus alunos.

 

Referência

OLIVEIRA, M K. Pensamento de Vygotsky como fonte de reflexão sobre educação. Cadernos Cedes, Campinas, n. 35, p. 9-14, 1995.

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284) Grupo de profissionais adota, na sua atuação cotidiana em instituições escolares, a concepção de que “a Educação é um processo por meio do qual alunos e professores constroem o conteúdo da aprendizagem, mediados pela realidade apreendida, sendo que esse movimento propicia a construção da consciência e, consequentemente, da transformação social. Esses profissionais atuam segundo uma

  • A) tendência Progressista Libertadora.

  • B) perspectiva histórico-crítica.

  • C) compreensão de Educação Inclusiva.

  • D) abordagem da Pedagogia Tecnicista.

  • E) proposta da Escola Nova.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) tendência Progressista Libertadora.

Gabarito Letra A

 

Grupo de profissionais adota, na sua atuação cotidiana em instituições escolares, a concepção de que “a Educação é um processo por meio do qual alunos e professores constroem o conteúdo da aprendizagem, mediados pela realidade apreendida, sendo que esse movimento propicia a construção da consciência e, consequentemente, da transformação social. Esses profissionais atuam segundo uma

 

a)  tendência Progressista Libertadora.

Certo! A tendência progressista surge em oposição a pedagogia liberal, e tem uma perspectiva crítica e engajada com o contexto social. A vertente progressista libertadora busca uma transformação social através da educação, e a relação entre professor e alunos é horizontal, todos constroem o processo de conhecimento juntos.

 

b)  perspectiva histórico-crítica.

Errado. Na perspectiva histórico-crítica ainda há uma sistematização do saber escolar, que não é construído em conjunto como na tendência progressista-libertadora.

 

c)  compreensão de Educação Inclusiva.

Errado. A educação inclusiva busca condições iguais para que todos frequentem a escola regular, independente de deficiências ou transtornos ou altas habilidades.

 

d)  abordagem da Pedagogia Tecnicista.

Errado. A pedagogia tecnicista é o oposto do descrito, se baseia no reprodutivismo.

 

e)  proposta da Escola Nova.

Errado. A escola nova procura trazer a criança para o centro do processo de aprendizagem, mas não tem compromisso com a transformação social.

 

Nosso gabarito é Letra A.

285) De acordo com os pressupostos de Vygotsky, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independentemente de problemas, e o nível de desenvolvimento proximal, determinado através da solução de problemas sobre a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

 

II. Todas as funções psico intelectuais superiores aparecem duas vezes no decurso do desenvolvimento da criança: a primeira vez nas atividades coletivas, nas atividades sociais (funções inter psíquicas); a segunda, nas atividades individuais, como nas propriedades internas do pensamento como funções intrapsíquicas.


III. A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo: o pensamento nasce através das palavras. Uma palavra desprovida de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento não expresso por palavras permanece uma sombra.

 

IV. O conhecimento e o desenvolvimento da inteligência são construídos na experiência, a partir da ação do sujeito sobre a realidade. Não sendo imposto de fora para dentro, por pressão do meio. Mas, alcançadas pelo indivíduo ao longo do processo de desenvolvimento, numa sucessão de estágios.

  • A) Apenas I e II estão corretas.
  • B) Apenas I, II e III estão corretas.
  • C) Apenas I, II e IV estão corretas.
  • D) Todas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Apenas I, II e III estão corretas.

 

Gabarito Letra B

 

De acordo com os pressupostos de Vygotsky, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independentemente de problemas, e o nível de desenvolvimento proximal, determinado através da solução de problemas sobre a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

Certo! Essa é a definição da ZDP de Vygotsky.

 

II. Todas as funções psico intelectuais superiores aparecem duas vezes no decurso do desenvolvimento da criança: a primeira vez nas atividades coletivas, nas atividades sociais (funções inter psíquicas); a segunda, nas atividades individuais, como nas propriedades internas do pensamento como funções intrapsíquicas.

Certo!

“A teoria do âmbito de desenvolvimento potencial origina uma fórmula que contradiz exatamente a orientação tradicional: o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento. ... o desenvolvimento das funções psicointelectuais superiores na criança, dessas funções especificamente humanas, formadas no decurso da história do gênero humano, é um processo absolutamente único. Podemos formular a lei fundamental deste desenvolvimento do seguinte modo: Todas as funções psicointelectuais superiores aparecem duas vezes no decurso do desenvolvimento da criança: a primeira vez, nas atividades coletivas, nas atividades sociais, ou seja, como funções interpsíquicas; a segunda, nas atividades individuais, como propriedades internas do pensamento da criança, ou seja, como funções intrapsíquicas”


III. A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo: o pensamento nasce através das palavras. Uma palavra desprovida de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento não expresso por palavras permanece uma sombra.

Certo!

“A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo: o pensamento nasce através das palavras. Uma palavra desprovida de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento não expresso por palavras permanece uma sombra. A relação entre eles não é, no entanto, algo já formado e constante; surge ao longo do desenvolvimento e também se modifica. (...) As palavras desempenham um papel central não só no desenvolvimento do pensamento, mas também na evolução histórica da consciência como um todo. Uma palavra é um microcosmo da consciência humana.” 

 

IV. O conhecimento e o desenvolvimento da inteligência são construídos na experiência, a partir da ação do sujeito sobre a realidade. Não sendo imposto de fora para dentro, por pressão do meio. Mas, alcançadas pelo indivíduo ao longo do processo de desenvolvimento, numa sucessão de estágios.

Errado! Essa afirmação se refere a teoria de Piaget.

 

Dessa forma, Apenas I, II e III estão corretas.

Gabarito Letra B.

 

Referência

VYGOTSKY, L,. Pensamento e linguagem. 3 .ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991

VIGOTSKII, L.S., LURIA, A.R., LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988.

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286) O tema do fracasso escolar, entendido como repetência, evasão escolar ou distúrbio de aprendizagem, vem sendo amplamente debatido nos campos da Psicologia e da Educação. O fracasso escolar, na contingência de nossa temporalidade, desafia tanto psicólogos quanto educadores que tentam dizer algo sobre o seu funcionamento. A psicanalista Ruth Cohen publicou diversos trabalhos sobre o tema, a fim de elucidar a lógica do fracasso escolar em uma perspectiva multidisciplinar.


Para a pesquisadora, o fracasso escolar deve ser entendido como

  • A) um tipo de distúrbio ou transtorno que deve ser corrigido, muitas vezes, à custa de medicamentos.
  • B) um sintoma que se expressa por meio de mecanismos inibitórios, em face dos quais trabalhar a vertente transferencial entre o professor e o estudante não basta.
  • C) uma conjunção de fatores internos inconscientes de crianças e adolescentes, de modo que estes precisam ser responsabilizados e acolhidos, sendo necessária a intervenção de um psicólogo.
  • D) um elemento que não está centrado nos fatores internos de crianças e adolescentes, pois as instituições em que estão inseridas devem igualmente ser implicadas e responsabilizadas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) um elemento que não está centrado nos fatores internos de crianças e adolescentes, pois as instituições em que estão inseridas devem igualmente ser implicadas e responsabilizadas.

Gabarito Letra D

 

Para a pesquisadora, o fracasso escolar deve ser entendido como
a)  um tipo de distúrbio ou transtorno que deve ser corrigido, muitas vezes, à custa de medicamentos.
b)  um sintoma que se expressa por meio de mecanismos inibitórios, em face dos quais trabalhar a vertente transferencial entre o professor e o estudante não basta.
c)  uma conjunção de fatores internos inconscientes de crianças e adolescentes, de modo que estes precisam ser responsabilizados e acolhidos, sendo necessária a intervenção de um psicólogo.
d)  um elemento que não está centrado nos fatores internos de crianças e adolescentes, pois as instituições em que estão inseridas devem igualmente ser implicadas e responsabilizadas.

 

Já na contra-capa do livro “A lógica do fracasso escolar: psicanálise e educação” encontramos a seguinte informação:

“Nesse contexto, o encaminhamento de crianças e adolescentes com dificuldades em aprender a psicólogos e psicanalistas tem se mostrado não só recorrente, como também pouco promissor. Embora a psicanálise ajude a esclarecer as respostas subjetivas que os sujeitos adotam inconscientemente, o fracasso escolar como problema não se resolve fora das instituições de ensino.”

 

Só com esse trecho já percebemos que a autora considera que o problema do fracasso escolar não se resolve com medicamentos ou intervenções psicológicas, e sim com a implicação das instituições de ensino.

 

Percebemos, então, que a resposta é Letra D, um elemento que não está centrado nos fatores internos de crianças e adolescentes, pois as instituições em que estão inseridas devem igualmente ser implicadas e responsabilizadas.

 

Referência

COHEN, Ruth Helena Pinto. 2006. A Lógica do Fracasso Escolar: psicanálise & educação. Contra Capa R. J

287) Para Harper et al. (2000), a escola não pode ser pensada como uma categoria abstrata, portadora de uma natureza imutável. A escola não pode ser lograda fora da compreensão de algo mais abrangente que ela: a sociedade mesma na qual está inserida. Desse modo, a escola não pode ser concebida desagarrada do contexto histórico-social, econômico e político da sociedade.


HARPER, B. et al. Cuidado, escola!: desigualdade, domesticação e algumas saídas. São Paulo: Brasiliense, 2000.


Assinale a alternativa que está em DESACORDO com a concepção de escola defendida pelos autores.

  • A) É possível notar diferenças socioindividuais entre crianças oriundas de um meio mais favorecido e crianças oriundas de meios menos favorecidos, e se a escola tratar todas igualmente, significa não apenas manter a desigualdade, mas até aumentá-la.
  • B) É possível notar diferenças nas condições materiais de vida, como o local da residência, o tipo de família, o meio ambiente, o tempo de que os pais dispõem para se ocupar das crianças e ajudá-los nos deveres escolares, porém essas diferenças não desempenham um papel decisivo nos resultados obtidos pelos alunos das escolas.
  • C) As crianças das classes mais favorecidas podem estar habituadas desde a mais tenra infância à linguagem que a escola exige. Os livros e jornais podem fazer parte de seu universo familiar. Por isso, essas crianças podem se sentir mais à vontade na escola: suportarão melhor as obrigações escolares, entrarão mais facilmente no jogo da expressão verbal e do raciocínio abstrato.
  • D) As crianças dos meios populares podem sentir grande estranheza diante da linguagem, normas e valores da escola, que podem ser totalmente diferentes daqueles a que estão habituadas. Esse mal-estar experimentado pelas crianças dos meios menos favorecidos pode desembocar em uma atitude de recusa da escola com uma instalação progressiva numa situação de fracasso.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) É possível notar diferenças nas condições materiais de vida, como o local da residência, o tipo de família, o meio ambiente, o tempo de que os pais dispõem para se ocupar das crianças e ajudá-los nos deveres escolares, porém essas diferenças não desempenham um papel decisivo nos resultados obtidos pelos alunos das escolas.

Gabarito Letra B

Assinale a alternativa que está em DESACORDO com a concepção de escola defendida pelos autores.


a)  É possível notar diferenças socioindividuais entre crianças oriundas de um meio mais favorecido e crianças oriundas de meios menos favorecidos, e se a escola tratar todas igualmente, significa não apenas manter a desigualdade, mas até aumentá-la.

Certo. Considerando que a escola tradicional tem uma estrutura que se assemelha a realidade das crianças mais favorecidas economicamente, e se distancia das menos, manter essa estrutura e continuar tratando essas crianças de forma igual só aumenta a desigualdade entre elas.


b)  É possível notar diferenças nas condições materiais de vida, como o local da residência, o tipo de família, o meio ambiente, o tempo de que os pais dispõem para se ocupar das crianças e ajudá-los nos deveres escolares, porém essas diferenças não desempenham um papel decisivo nos resultados obtidos pelos alunos das escolas.

Errado! Desempenha um papel muito decisivo, de sentimento de fracasso e exclusão nas crianças que não tem acesso a esses recursos.


c)  As crianças das classes mais favorecidas podem estar habituadas desde a mais tenra infância à linguagem que a escola exige. Os livros e jornais podem fazer parte de seu universo familiar. Por isso, essas crianças podem se sentir mais à vontade na escola: suportarão melhor as obrigações escolares, entrarão mais facilmente no jogo da expressão verbal e do raciocínio abstrato.

Certo. Veja:

“Ora, a "cultura" da escola e a cultura do meio ambiente onde vivem as classes privilegiadas. As crianças dessas classes mais favorecidas estão habituadas desde a mais tenra infância a linguagem que a escola exige. Os textos escritos, livros e jornais, fazem parte de seu universo familiar e são percebidos como fonte de prazer e de informação. Essas crianças sentem-se, assim, naturalmente a vontade na escola: mesma linguagem, mesma presença do livro, mesma cultura.”


d)  As crianças dos meios populares podem sentir grande estranheza diante da linguagem, normas e valores da escola, que podem ser totalmente diferentes daqueles a que estão habituadas. Esse mal-estar experimentado pelas crianças dos meios menos favorecidos pode desembocar em uma atitude de recusa da escola com uma instalação progressiva numa situação de fracasso.

Certo.

“Ao inverso, as crianças dos meios populares sentem grande estranheza diante da linguagem, normas e valores da escola, que são totalmente diferentes daqueles a que estão habituadas. Elas se sentirão ainda mais inferiorizadas pelo fato de não poderem trazer para a escola sua maneira de falar e sua experiencia na família e no bairro menos favorecido. Elas se sentirão perdidas diante da falta de sentido e utilidade imediata dos exercícios escolares, confusas pelo lado artificial das situações vividas na sala de aula. Este mal-estar experimentado pelas crianças dos meios menos favorecidos pode desembocar numa atitude de recusa da · escola, que se traduz em erros constantes, num mutismo dentro da sala de aula, em suma, na instalação progressiva do aluno numa situação de fracasso.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

HARPER, B. et al. Cuidado, escola!: desigualdade, domesticação e algumas saídas. São Paulo: Brasiliense, 2000.

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288) Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos médicos e de subsequente ingestão de medicação por crianças e jovens em idade escolar. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno desafiador opositivo, transtorno obsessivo compulsivo e mesmo obesidade e dislexia  constituem uma parte substancial das patologias ou distúrbios que ocupam as salas de aula das nossas escolas. A emergência desses diagnósticos de significado expressivo no universo da saúde pública – que, em certos casos, podem considerar-se mais ou menos nebulosos, pois, não raras vezes, revelam desinformação generalizada, quer do ponto de vista dos discursos, quer do ponto de vista das práticas a eles associada – tende a estar, efetivamente, relacionada com a ideia de uma crescente medicalização da educação e da sociedade.


PAIS, S. C.; MENEZES, I.; NUNES, J. A. Saúde e escola: reflexões em torno da medicalização da educação, 2016.
Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 15 jul. 2019.


Pensando na problemática da medicalização, tratada no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:


I.  O campo da educação se configura como um primeiro lugar em que emerge um olhar mais atento para potenciais problemas que as crianças e jovens possam estar enfrentando. Por isso, os profissionais da educação precisam estar familiarizados com o discurso médico, já que, com base em um diagnóstico bem estabelecido, qualquer comportamento inesperado da criança é justificado pela doença que ela apresenta. A localização de um problema na criança não é capaz de produzir efeitos excludentes no seu processo de ensino e aprendizagem.


II.  A educação produz uma atuação inclusiva e de remediação dos problemas de aprendizagem, ao acionar o saber médico ali onde o ensino fracassou.


III.  O fenômeno da medicalização no discurso escolar acaba por reforçar potenciais fragilidades vivenciadas pelas crianças e suas famílias, aumentando a dimensão segregadora do espaço escolar, além de provocar uma desresponsabilização da instituição escolar.


Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) que corresponde(m) à visão dos autores sobre a questão.

  • A) I.
  • B) I e II.
  • C) II e III.
  • D) III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) III.

Gabarito Letra D

 

Pensando na problemática da medicalização, tratada no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:


I.  O campo da educação se configura como um primeiro lugar em que emerge um olhar mais atento para potenciais problemas que as crianças e jovens possam estar enfrentando. Por isso, os profissionais da educação precisam estar familiarizados com o discurso médico, já que, com base em um diagnóstico bem estabelecido, qualquer comportamento inesperado da criança é justificado pela doença que ela apresenta. A localização de um problema na criança não é capaz de produzir efeitos excludentes no seu processo de ensino e aprendizagem.

Errado. Vários erros nessa afirmação. Não é adequado que os profissionais da educação estejam familiarizados com o discurso médico para poder justificar o comportamento da criança com algum diagnóstico, porque esse diagnóstico é capaz sim de produzir efeitos excludentes na criança.


II.  A educação produz uma atuação inclusiva e de remediação dos problemas de aprendizagem, ao acionar o saber médico ali onde o ensino fracassou.

Errado. De novo, esse saber médico, esse comportamento de patologizar todo comportamento inesperado da criança, é uma atuação excludente, e não inclusiva.


III.  O fenômeno da medicalização no discurso escolar acaba por reforçar potenciais fragilidades vivenciadas pelas crianças e suas famílias, aumentando a dimensão segregadora do espaço escolar, além de provocar uma desresponsabilização da instituição escolar.

Certo. Veja o que diz o artigo indicado:

“Assim, esse fenômeno de medicalizar desresponsabiliza a escola, reforçando potenciais fragilidades das crianças e das suas famílias. Mais, realça inúmeras vezes a dimensão segregadora veiculada por instituições de enorme relevância, como é o caso da escola.”

 

Dessa forma, a afirmativa que corresponde à visão dos autores sobre a questão é apenas III.

Gabarito Letra D.

 

Referência

PAIS, S. C.; MENEZES, I.; NUNES, J. A. Saúde e escola: reflexões em torno da medicalização da educação, 2016.

289) Jean Oury, médico psiquiatra e psicanalista francês, trouxe importantes contribuições para a prática nas instituições psiquiátricas por meio da psicanálise. Dentre essas, elaborou a noção de coletivo, que implica uma lógica que permite preservar uma dimensão singular dos sujeitos, mesmo estando estes inseridos em uma organização. Segundo Geoffroy e Alberti (2015), tal conceito é essencial para a prática da psicologia na escola, podendo facilitar a emergência do sujeito, resistindo à lógica frequentemente observada nas instituições escolares de normatização e consequente produção de crianças desadaptadas. O coletivo, portanto, “implica na função de colocar em funcionamento alguma coisa que, num meio amorfo, praticamente inerte e muito misturado, possibilite algum tipo de distinção”

(Cavalcanti, 1992, p. 197).


GEOFFROY, R.; ALBERTI, S. Contribuições de Jean Oury para verificar uma possível emergência do sujeito na escola.
Estilos da Clínica, v. 20, n. 2, 2015.
CAVALCANTI, M. T. O tear das cinzas. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Rio de Janeiro: UFRJ, 1992.


A função mencionada no texto, concernida ao coletivo, a qual possibilita a distinção entre diferentes registros e patamares, é compreendida por Oury como

  • A) diacrítica.
  • B) decisória.
  • C) anacrônica.
  • D) apaziguadora.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) diacrítica.

Gabarito Letra A

 

A função mencionada no texto, concernida ao coletivo, a qual possibilita a distinção entre diferentes registros e patamares, é compreendida por Oury como
a)  diacrítica.
b)  decisória.
c)  anacrônica.
d)  apaziguadora.

 

Sem conhecer a teoria de Oury, com simples semântica é possível resolver essa questão. “Diacrítico” é um sinal gráfico que muda o valor de um símbolo, que marca uma característica linguística. Ou seja, que permite a distinção entre diferentes registros.

“Oury irá desenvolver várias noções para dar conta deste funcionamento, dentre as quais se destaca a função diacrítica, entendida como vetor do que chamará de distinguibilidade. Diacrítica no sentido utilizado pela acentuação na gramática, pela semiologia médica ao colocar em valor determinados sinais: “uma função que permite distinguir as diferentes coisas […] separar os planos, os registros. No fim das contas, é uma função de análise estrutural” (p. 93).” (Fonseca, 2009)

 

“Quando oferecemos a possibilidade de emergência do sujeito, distinto do lugar de objeto que as pessoas ocupam com tanta frequência no contexto institucional, trata-se de outra forma de fazer clínica, “cuja finalidade essencial é fazer funcionar todas as estruturas institucionais em uma dimensão psicoterápica” (Oury, 2009, p. 93). Trata-se de uma função diacrítica, uma função que possibilita a distinção entre diferentes registros e planos, uma função de análise estrutural. A presença do analista na escola introduz um corte na estrutura institucional, fazendo funcioná-la dentro da dimensão psicoterápica” (Geoffroy e Alberti, 2015)

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

GEOFFROY, R.; ALBERTI, S. Contribuições de Jean Oury para verificar uma possível emergência do sujeito na escola. São Paulo: Estilos da Clínica, v. 20, n. 2, 2015.

FONSECA, R. G. O agente do oblíquo. Disponível em: < http://revistapercurso.uol.com.br/index.php?apg=artigo_view&ida=145&id_tema=92> Acesso em 04 de janeiro de 2019.

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290) A Psicologia é uma das ciências que atua na área da educação, estudando o ser humano como um todo, seguindo várias temáticas como: afetividade, o desenvolvimento da criança, a velhice, a aprendizagem, as relações sociais e institucionais, dentre outras. Contudo, podemos afirmar que as teorias psicológicas que tem servido a prática pedagógica, não foram construídas com esse fim, mas para o seguinte objetivo:

  • A) A psicologia tem enfocado como objeto de estudo e desenvolvimento humano, o processo de aprendizagem e a própria história da criança, além de ter produzido conhecimento que certamente contribuem para o processo de elaboração do conhecimento.

  • B) A psicologia tem contribuído no processo ensino aprendizagem, avaliando as possibilidades cognitivas da capacidade de aprender.

  • C) O papel da psicologia no processo de aprendizagem é de avaliar o quanto o professor é capaz de promover o conhecimento em sala de aula

  • D) O verdadeiro papel da psicologia é investigar a história da criança, interligando sua capacidade cognitiva ao desenvolvimento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A psicologia tem enfocado como objeto de estudo e desenvolvimento humano, o processo de aprendizagem e a própria história da criança, além de ter produzido conhecimento que certamente contribuem para o processo de elaboração do conhecimento.

Gabarito Letra A

 

Contudo, podemos afirmar que as teorias psicológicas que tem servido a prática pedagógica, não foram construídas com esse fim, mas para o seguinte objetivo:

a)  A psicologia tem enfocado como objeto de estudo e desenvolvimento humano, o processo de aprendizagem e a própria história da criança, além de ter produzido conhecimento que certamente contribuem para o processo de elaboração do conhecimento.

b)  A psicologia tem contribuído no processo ensino aprendizagem, avaliando as possibilidades cognitivas da capacidade de aprender.

c)  O papel da psicologia no processo de aprendizagem é de avaliar o quanto o professor é capaz de promover o conhecimento em sala de aula

d)  O verdadeiro papel da psicologia é investigar a história da criança, interligando sua capacidade cognitiva ao desenvolvimento.

 

Essa questão foi retirada do livro “Psicologia e trabalho pedagógico”, de Roseli Fontana e Nazaré Cruz, veja:

“Será que, se o professor explicar direitinho, a criança aprende? Como explicar as coisas para uma criança? E se a deixarmos agir, montar quebra-cabeça, brincar com pedrinhas, estará aprendendo? O que ela estará aprendendo? E, se a criança não aprende, será sinal de algum distúrbio? Com quantos anos uma criança pode ser ensinada a ler? Quais são os pré-requisitos para aprender a adição? É sobre esse tipo de questões que a psicologia pode ajudar a refletir, uma vez que, no decorrer de sua história, ela tem enfocado como objetos de estudo o desenvolvimento humano, os processos de aprendizagem e a própria criança, além de ter produzido conhecimentos que certamente contribuem para a compreensão do processo de apropriação/ elaboração do conhecimento.”

 

As outras alternativas trazem uma visão reducionista do papel da psicologia.

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e o trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

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