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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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21) No contexto escolar, algumas das possibilidades do psicólogo são intervenções no processo de ensino- aprendizagem, na formação de educadores, na educação inclusiva, com grupos de pais e alunos. Nessas possíveis atuações diversas, o psicólogo deve se referenciar em uma psicologia escolar

  • A) contextualizada.
  • B) diagnóstica.
  • C) comportamental.
  • D) clínica.

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A alternativa correta é letra A) contextualizada.

     

É possível responder essa questão ao saber que não se deve transpor o modelo clínico para a escola. A prática da Psicologia Escolar deve ser contextualizada.

 

"Nessa perspectiva, as relações de ensino-aprendizagem são tomadas como processos concretos, ou seja, que correspondem aos elementos sócio-históricos que atravessam a comunidade escolar e as práticas desenvolvidas e construídas em seu interior. Assim, é urgente que a Psicologia Escolar assuma uma postura crítica, contextualizada e comunitária sobre os problemas e situações que lhe chegam."

 

Fonte: "A Intervenção em Psicologia Escolar" (Neto et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

a) contextualizada. b) diagnóstica. c) comportamental. d) clínica.

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22) A respeito da dificuldade de aprendizagem, em especial, ao fracasso escolar, assinale a opção correta.

  • A) Na escola, se aprende exclusivamente conhecimentos, os valores oficiais e normas de comportamento, enquanto, em outras esferas da vida do indivíduo, são aprendidos valores impostos por certas práticas pedagógicas.
  • B) Ao aluno deve ser assegurado o domínio dos conhecimentos pedagogicamente sistematizados, selecionados e organizados pela escola, independentemente de sua realidade e suas necessidades.
  • C) O comprometimento dos professores é algo a ser questionado isoladamente, pensando-se no fracasso e na evasão escolar.
  • D) O fracasso escolar apresenta-se como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil.

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A alternativa correta é letra D) O fracasso escolar apresenta-se como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil.

   

A respeito da dificuldade de aprendizagem, em especial, ao fracasso escolar, assinale a opção correta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O fracasso escolar na Educação brasileira  

 

A história da Educação brasileira é marcada pela recorrência de evasões, repetências e uma série de outros fatores negativos que são geralmente classificados como fracasso escolar, como nos atestam alguns trabalhos críticos nessa área (Silva, Barros, Halpern, & Silva, 2003). O fracasso escolar apresenta-se, desta forma, como uma realidade indissociável da história da Educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil. Só para se ter uma idéia, dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (2000) apontam que até o início da década de 1950 menos da metade da população brasileira era alfabetizada. Em outro trabalho (Ribeiro, Vovio, & Moura, 2002), encontramos estatísticas recentes nas quais 29% da população brasileira acima de 15 anos é classificada como analfabetos funcionais - pessoas com menos de quatro anos de estudo.

(...)

De acordo com o que afirmam as autoras, o discurso pedagógico escolar funciona como um instrumento ideológico de dominação social. Ele veicula os valores e interesses da classe social que controla a instituição escolar como se eles fossem apenas conhecimentos instrucionais, sem nenhum comprometimento com ideologias de classe."

 

Fonte: "A persistência do fracasso escolar: desigualdade e ideologia" (Paula e Tfouni)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.

 

a) Na escola, se aprende exclusivamente conhecimentos, os valores oficiais e normas de comportamento, enquanto, em outras esferas da vida do indivíduo, são aprendidos valores impostos por certas práticas pedagógicas.  

b) Ao aluno deve ser assegurado o domínio dos conhecimentos pedagogicamente sistematizados, selecionados e organizados pela escola, independentemente de sua realidade e suas necessidades.

c) O comprometimento dos professores é algo a ser questionado isoladamente, pensando-se no fracasso e na evasão escolar.  

d) O fracasso escolar apresenta-se como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil.

23) No que se refere ao fracasso escolar, julgue os itens a seguir.

I A relação entre indisciplina e fracasso existe parcialmente, pois o aluno indisciplinado tende a se esforçar mais, se dedicar mais em aprender os conteúdos.

II Reprovação, abandono escolar e distorção idade-série são premissas do fracasso escolar.

III A escola pretende que seus alunos tenham sucesso, mas para isso é preciso que os alunos primeiro desenvolvam a leitura e a escrita, proporcionando a eles leituras críticas e reflexivas dos temas que lhes chamem a atenção.

Assinale a opção correta.

  • A) Apenas o item I está certo.
  • B) Apenas o item II está certo.
  • C) Apenas os itens I e III estão certos.
  • D) Apenas os itens II e III estão certos.

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A alternativa correta é letra D) Apenas os itens II e III estão certos.

     

A questão pode ser respondida com os textos abaixo:

 

"Para a elaboração do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguindo o método dialético histórico, embasada em teóricos como: Freire (1999); Ireland (2007); Libâneo (2994) entre outros e uma pesquisa de campo. O Fracasso Escolar apresenta-se como um tema preocupante para professores e comunidade escolar, este está associado aos atos de Indisciplina dos alunos. Percebe-se que os alunos que não frequentam as aulas diariamente, não apresentam boas notas, não têm uma boa participação durante as aulas, apresentam um comportamento indisciplinado.

(...)

Portanto, se a escola realmente pretende que seus alunos tenham sucesso, é preciso que eles primeiro desenvolvam a leitura e a escrita, proporcionando a eles leituras críticas e reflexivas dos temas que lhes chamem a atenção. Porque, ao trazer para a sala de aula o que dá prazer ao seu aluno em termos de leitura, o professor estará despertando nele, não apenas o gosto pela leitura, mas também proporcionando um espaço onde possa participar com certeza do que está falando. Isso não só dá prazer ao aluno como também o faz repensar sobre sua responsabilidade diante de sua aprendizagem."

 

Fonte: "Fracasso Escolar: as dificuldades no processo educativo" (Vieira Júnior)

 

e

 

"Reprovação, abandono escolar e distorção idade-série são partes de um mesmo problema: o fracasso escolar. Ele começa com o estudante sendo reprovado uma vez. Seguem-se outras reprovações, abandono, tentativa de retorno às aulas, até que ele entra em uma situação de “distorção idade-série”, com dois ou mais anos de atraso. Sem oportunidades de aprender, o aluno vai ficando para trás, até ser forçado a deixar definitivamente a escola."

 

Fonte: "Cultura do fracasso escolar afeta milhões de estudantes e desigualdade se agrava na pandemia" (UNICEF)

 

Com isso, nota-se que apenas as afirmativas II e III estão corretas.

 

I A relação entre indisciplina e fracasso existe parcialmente, pois o aluno indisciplinado tende a se esforçar mais, se dedicar mais em aprender os conteúdos.

  

II Reprovação, abandono escolar e distorção idade-série são premissas do fracasso escolar.

  

III A escola pretende que seus alunos tenham sucesso, mas para isso é preciso que os alunos primeiro desenvolvam a leitura e a escrita, proporcionando a eles leituras críticas e reflexivas dos temas que lhes chamem a atenção.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra E.

 

Assinale a opção correta. 

 

a) Apenas o item I está certo. b) Apenas o item II está certo. c) Apenas os itens I e III estão certos. d) Apenas os itens II e III estão certos.

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24) Tendo como referência as contribuições de Vygotsky, assinale a opção correta.

  • A) O pensamento verbal é uma forma de comportamento natural, com propriedades e características específicas que independem de atribuições culturais.
  • B) Vygotsky compreende os esquemas como processos que viabilizam a adaptação.
  • C) Segundo Vygotsky, a inteligência é uma ferramenta de organização do conhecimento.
  • D) Na sua abordagem genética, Vygotsky propõe um percurso genético, não linear, para o desenvolvimento do pensamento conceitual.

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A alternativa correta é letra D) Na sua abordagem genética, Vygotsky propõe um percurso genético, não linear, para o desenvolvimento do pensamento conceitual.

     

Tendo como referência as contribuições de Vygotsky, assinale a opção correta. 

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Entretanto, o "pensamento verbal não é uma forma de comportamento natural e inata, mas é determinado por um processo histórico-cultural e tem propriedades e leis específicas que não podem ser encontradas nas formas naturais de pensamento e fala". (Vygotsky, 1989, p. 44.) Isto é, os conceitos são construções culturais, internalizadas pelos indivíduos ao longo de seu processo de desenvolvimento.

(...)

A linguagem, internalizada, passa a representar essas categorias e a funcionar a como instrumento de organização do conhecimento.

(...)

O percurso genético proposto por Vygotsky para o desenvolvimento do pensamento conceitual não é um percurso linear. Isto é, embora Vygotsky se refira ao primeiro, segundo e terceiro estágios desse percurso, ele afirma que, na verdade, o terceiro estágio não aparece, necessariamente, só depois que o pensamento por complexos (segundo estágio) completou todo o curso de seu desenvolvimento. É como se houvesse duas linhas genéticas, duas raízes independentes, que se unem num momento avançado do desenvolvimento para possibilitar a emergência dos conceitos genuínos."

 

Fonte: "Vygotsky e o Processo de Formação de Conceitos (Oliveira)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.

 

a) O pensamento verbal é uma forma de comportamento natural, com propriedades e características específicas que independem de atribuições culturais.

b) Vygotsky compreende os esquemas como processos que viabilizam a adaptação. (conceitos de Piaget)

c) Segundo Vygotsky, a inteligência é uma ferramenta de organização do conhecimento. 

d) Na sua abordagem genética, Vygotsky propõe um percurso genético, não linear, para o desenvolvimento do pensamento conceitual.

25) De acordo com Vygotsky,

I o funcionamento psicológico está fundamentado em bases biológicas.

II o cérebro se constitui como um sistema composto de funções fixas e imutáveis.

III as funções mentais são localizadas em áreas específicas do cérebro.

Assinale a opção correta.

  • A) Apenas o item I está certo.
  • B) Apenas o item II está certo.
  • C) Apenas o item III está certo.
  • D) Todos os itens estão certos.

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A alternativa correta é letra A) Apenas o item I está certo.

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas predominantes na União Soviética pós-revolução de 1917, Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem.

 

Esse teórico multidisciplinar, contudo, que chegou a estudar medicina depois de formado em direito e literatura, deu grande importância ao substrato material do desenvolvimento psicológico, especificamente o cérebro, tendo realizado estudos sobre lesões cerebrais, perturbações da linguagem e organização de funções psicológicas em condições normais e patológicas. Suas proposições contemplam, assim, a dupla natureza do ser humano, membro de uma espécie biológica que só se desenvolve no interior de um grupo cultural.

 

As propostas de Vygotsky sobre a base biológica do funcionamento psicológico foram aprofundadas e estruturadas sob forma de uma teoria neuropsicológica por A. R. Luria, seu discípulo e colaborador. Luria trabalhou durante mais de quarenta anos com diversos tipos de dados empíricos, que subsidiaram a produção de uma vasta obra sobre os mecanismos cerebrais subjacentes aos processos mentais. É principalmente através dessa obra que podemos tomar conhecimento das concepções de Vygotsky sobre a base biológica do desenvolvimento psicológico.

 

As concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se em sua idéia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria as formas de ação que distinguem de outros animais. Sendo assim, a compreensão do desenvolvimento psicológico não pode ser buscada em propriedades naturais do sistema nervoso. Vygotsky rejeitou, portanto, a idéia de funções mentais fixas e imutáveis, trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. Dadas as imensas possibilidades de realização humana, essa plasticidade é essencial: o cérebro pode servir a novas funções, criadas na história do homem, sem que sejam necessárias transformações morfológicas no órgão físico.

 

"Uma idéia fundamental para que se compreenda essa concepção sobre o funcionamento cerebral é a idéia de sistema funcional. As funções mentais não podem ser localizadas em pontos específicos do cérebro ou em grupos isolados de células. (...)"

 

Fonte: "Vygotsky e o Processo de Formação de Conceitos" (Oliveira)

 

Com isso, nota-se que apenas a afirmativa I está correta.

 

o funcionamento psicológico está fundamentado em bases biológicas.

II o cérebro se constitui como um sistema composto de funções fixas e imutáveis.

III as funções mentais são localizadas em áreas específicas do cérebro.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra A.

 

Assinale a opção correta. 

 

a) Apenas o item I está certo. b) Apenas o item II está certo. c) Apenas o item III está certo. d) Todos os itens estão certos.

 
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26) A escola de Vigotski desenvolveu teorias sobre o desenvolvimento e a formação da personalidade que são centradas em:

  • A) Estudar sobre o desenvolvimento espontâneo das funções mentais.
  • B) Em investigar sobre o desenvolvimento cultural do psiquismo humano.
  • C) Identificar as principais diferenças entre animais e seres humanos.
  • D) Realizar experimentações com animais e, a partir delas, a elaboração de conceitos sobre o desenvolvimento e a personalidade.
  • E) Realizar experimentos com crianças, pois defende que a criança é o modelo para compreensão do psiquismo adulto.

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A resposta certa é a letra B) Em investigar sobre o desenvolvimento cultural do psiquismo humano.

A escola de Vigotski desenvolveu teorias sobre o desenvolvimento e a formação da personalidade que são centradas em investigar sobre o desenvolvimento cultural do psiquismo humano. Isso porque Vigotski acreditava que o desenvolvimento humano é influenciado pela cultura e pela interação social. Ele defendia que as funções mentais superiores, como a linguagem, a memória e a atenção, são desenvolvidas através da interação entre o indivíduo e a cultura.

Vigotski também acreditava que a cultura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da personalidade, pois é através da interação com a cultura que as pessoas desenvolvem suas habilidades e competências. Além disso, ele defendia que a educação deve ser vista como um processo de desenvolvimento cultural, onde os alunos aprendem a se adaptar às demandas da sociedade e a desenvolver suas habilidades e competências.

Portanto, a alternativa B) Em investigar sobre o desenvolvimento cultural do psiquismo humano é a resposta certa, pois é o foco principal da teoria de Vigotski sobre o desenvolvimento e a formação da personalidade.

27) Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), conhecer as direções éticas e políticas que norteiam o cotidiano escolar passa a ser prioridade para a ação de psicólogas(os).

Nesse sentido, um dos princípios de atuação visando uma Psicologia Escolar crítica e contextualizada seria:

  • A) compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação dos alunos com dificuldade de aprendizagem e, a partir disso, indicar qual a sala e escola ideais para o aluno.
  • B) relativizar o cotidiano escolar, colaborando na construção individual do projeto de formação em serviço, no qual professores devam planejar e compor ações continuadas.
  • C) construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.
  • D) considerar a dimensão de produção da subjetividade, priorizando a perspectiva individualizante, aproximando- se de um modelo clínico-assistencial.
  • E) potencializar a construção única de saberes, nos diferentes espaços educacionais, assegurando que todos devem ser iguais perante as instituições.

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A alternativa correta é letra C) construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

Gabarito: Letra C

Vamos ver o que a cartilha diz sobre essa prioridade. Vamos relembrar todos os princípios descritos pela cartilha:

• Compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir dele, construir seu projeto de atuação, como um profissional inserido e implicado no campo educacional;

• Problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas;

Construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino- aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida;

• Considerar a dimensão de produção da subjetividade, sem reduzi-la a uma perspectiva individualizante, afastando-se do modelo clínico -assistencial;

• Valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional;

• Buscar conhecimentos técnico-científicos da Psicologia e da Educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora;

• Produzir deslocamento do lugar tradicional da(o) psicóloga(o)no sentido de desenvolver práticas coletivas que possam acolher as tensões, buscando novas saídas para os desafios da formação entre educadores e educandos;

• Romper com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos fortalecem a produção do distúrbio/transtorno, da criminalização e da exclusão.

• Formar profissionais da Psicologia para se dedicarem a este campo de atuação e poderem acompanhar os estudantes em contextos sociais de desenvolvimento."

Nesse sentido, um dos princípios de atuação visando uma Psicologia Escolar crítica e contextualizada seria:
 

a)  compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação dos alunos com dificuldade de aprendizagem e, a partir disso, indicar qual a sala e escola ideais para o aluno.

Errado. Segregação de alunos em salas específicas por características individuais não é uma conduta apropriada com a psicologia escolar crítica e contextualizada.


b)  relativizar o cotidiano escolar, colaborando na construção individual do projeto de formação em serviço, no qual professores devam planejar e compor ações continuadas.

Errado. Esse não é um princípio.


c)  construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

Certo!


d)  considerar a dimensão de produção da subjetividade, priorizando a perspectiva individualizante, aproximando- se de um modelo clínico-assistencial.

Errado. A psicologia escolar crítica não se aproxima de um modelo clínico-assistencial.


e)  potencializar a construção única de saberes, nos diferentes espaços educacionais, assegurando que todos devem ser iguais perante as instituições.

Errado. A construção de múltiplos saberes deve ser potencializada, desenvolvendo as capacidades individuais de cada um.

 

Nosso gabarito é Letra C

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28) Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), o resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem.

Nessa perspectiva, a(o) psicóloga(o) avança na compreensão desse processo quando

  • A) encaminha o aluno para avaliação na área de saúde.
  • B) solicita transferência do aluno para classe especial.
  • C) o compreende sendo determinado por causas biológicas pré-determinadas.
  • D) o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas.
  • E) interpreta as práticas parentais como algo determinante do fracasso escolar.

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A alternativa correta é letra D) o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas.

Gabarito: Letra D

 

Vejamos o que diz a cartilha:

“O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, a (o) psicóloga (o) avança na compreensão desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas. Sua superação depende de ação que envolva os diferentes aspectos do processo de escolarização: relações familiares, grupos de amigos, práticas institucionais e contexto social. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição (SOUZA, 2002). Dessa forma, a análise das práticas escolares centra-se nas relações institucionais, considerando o contexto social e histórico em que é produzido o processo de escolarização.”    

Nessa perspectiva, a(o) psicóloga(o) avança na compreensão desse processo quando
a)  encaminha o aluno para avaliação na área de saúde.
b)  solicita transferência do aluno para classe especial.
c)  o compreende sendo determinado por causas biológicas pré-determinadas.
d)  o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas.
e)  interpreta as práticas parentais como algo determinante do fracasso escolar.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Conselho Federal de Psicologia Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.

29) Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), a complexidade do processo de escolarização, em uma sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas.

Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada como

  • A) elemento secundário no contexto histórico.
  • B) a base social de sua constituição.
  • C) a própria subjetividade coletiva.
  • D) critério objetivo para a aprendizagem.
  • E) base médica e psicológica para a educação.

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A alternativa correta é letra B) a base social de sua constituição.

Gabarito: Letra B

 

Vejamos o que diz a cartilha:

“O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, a (o) psicóloga (o) avança na compreensão desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas. Sua superação depende de ação que envolva os diferentes aspectos do processo de escolarização: relações familiares, grupos de amigos, práticas institucionais e contexto social. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição (SOUZA, 2002). Dessa forma, a análise das práticas escolares centra-se nas relações institucionais, considerando o contexto social e histórico em que é produzido o processo de escolarização.”

 

Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada como
a)  elemento secundário no contexto histórico.
b)  a base social de sua constituição.
c)  a própria subjetividade coletiva.
d)  critério objetivo para a aprendizagem.
e)  base médica e psicológica para a educação.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Conselho Federal de Psicologia Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.

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30) De acordo com Freller (et. al. 2001), grande parte das crianças que procuram atendimento psicológico são encaminhadas pela escola porque apresentam dificuldades no seu processo de escolarização.

Nesse sentido, segundo os autores:

  • A) o atendimento psicológico crítico, além de demorado, foca os mecanismos intrapsíquicos e as relações familiares, excluindo os processos e práticas escolares.
  • B) as dificuldades enfrentadas pelas crianças na escola são fenômenos produzidos por uma rede de relações que inclui escola, família e a própria criança, em um contexto socioeconômico que engendra uma política educacional específica.
  • C) é necessário desenvolver um modelo de atendimento de longo prazo, que ajude os pais a problematizarem as dificuldades na educação dos filhos com base nos comportamentos infantis.
  • D) a criança tem papel fundamental na produção da queixa escolar, sendo importante a escola apontar sua versão sobre o problema, refletindo sobre questões intrapsíquicas do aluno que fundamentam a queixa escolar.
  • E) o atendimento psicológico de queixas escolares deve priorizar o trabalho com as famílias com práticas adequadas, isentando a participação da escola na produção dessas queixas.

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A alternativa correta é letra B) as dificuldades enfrentadas pelas crianças na escola são fenômenos produzidos por uma rede de relações que inclui escola, família e a própria criança, em um contexto socioeconômico que engendra uma política educacional específica.

Gabarito: Letra B

 

Vamos ver o que os autores dizem:

“Grande parte das crianças que procuram atendimento psicológico são encaminhadas pela escola porque apresentam dificuldades no seu processo de escolarização. O atendimento psicológico tradicional, além de demorado, foca os mecanismos intrapsíquicos e as relações familiares, excluindo processos e práticas escolares que participam da produção e manutenção das dificuldades apresentadas pela criança na escola. Os instrumentos privilegiados são o psicodiagnóstico e a psicoterapia.

Sabemos que as dificuldades enfrentadas pelas crianças na escola são fenômenos produzidos por uma rede de relações que inclui a escola, a família e a própria criança, em um contexto socioeconômico que engendra uma política educacional específica. Desta forma, todos os segmentos devem ser incluídos no processo de atendimento, apresentando sua versão sobre o problema, refletindo, contextuando e buscando soluções diversas para cada caso.

Neste sentido, fez-se necessário desenvolver um modelo de atendimento focal e breve, que ajudasse pais, crianças e escola a problematizar as dificuldades enfrentadas no decorrer do processo de escolarização da criança, buscando alternativas e soluções.”

 

Nesse sentido, segundo os autores:
a)  o atendimento psicológico crítico, além de demorado, foca os mecanismos intrapsíquicos e as relações familiares, excluindo os processos e práticas escolares.
b)  as dificuldades enfrentadas pelas crianças na escola são fenômenos produzidos por uma rede de relações que inclui escola, família e a própria criança, em um contexto socioeconômico que engendra uma política educacional específica.
c)  é necessário desenvolver um modelo de atendimento de longo prazo, que ajude os pais a problematizarem as dificuldades na educação dos filhos com base nos comportamentos infantis.
d)  a criança tem papel fundamental na produção da queixa escolar, sendo importante a escola apontar sua versão sobre o problema, refletindo sobre questões intrapsíquicas do aluno que fundamentam a queixa escolar.
e)  o atendimento psicológico de queixas escolares deve priorizar o trabalho com as famílias com práticas adequadas, isentando a participação da escola na produção dessas queixas.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Freller, C. C., Souza, B. de P., Angelucci, C. B., Bonadio, A. N., Dias, A. C., Lins, F. R. S., & Macêdo, T. E. C. R. de .. (2001). Orientação à queixa escolar. Psicologia Em Estudo, 6(2), 129–134

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