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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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291) Jean Piaget (1896-1980) é considerado um dos mais importantes pensadores do Século XX. É conhecido como o propositor da ciência denominada de Epistemologia Genética. Baseado nessa teoria, assinale a alternativa incorreta.

  • A) A teoria parte do pressuposto que o conhecimento é construído por meio da interação com o sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. A construção do conhecimento depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos e com outras pessoas.

  • B) No período pré-operatório (de 2 a 7 anos), a criança busca adquirir a habilidade por meio da fala, nomeia objetos e raciocina intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.

  • C) O processo ensino-aprendizagem apenas pode ser analisado como uma unidade, pois são lados de uma mesma moeda, onde a relação professor-aluno é um fator determinante. Ambos são sujeitos concretos e historicamente determinados e trazem uma bagagem cultural, experiências que o meio lhes propiciou. Ao ensinar o professor está promovendo o desenvolvimento do aluno e dele próprio.

  • D) A acomodação é um processo interno que diz respeito da construção de novas estruturas cognitivas que se estabelecem, a partir das estruturas pré-existentes e assim ampliando-as permitindo a assimilação de novos conhecimentos.

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A alternativa correta é letra C) O processo ensino-aprendizagem apenas pode ser analisado como uma unidade, pois são lados de uma mesma moeda, onde a relação professor-aluno é um fator determinante. Ambos são sujeitos concretos e historicamente determinados e trazem uma bagagem cultural, experiências que o meio lhes propiciou. Ao ensinar o professor está promovendo o desenvolvimento do aluno e dele próprio.

Gabarito Letra C

 

Jean Piaget (1896-1980) é considerado um dos mais importantes pensadores do Século XX. É conhecido como o propositor da ciência denominada de Epistemologia Genética. Baseado nessa teoria, assinale a alternativa incorreta.

 

a) A teoria parte do pressuposto que o conhecimento é construído por meio da interação com o sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. A construção do conhecimento depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos e com outras pessoas.

Certo! A epistemologia genética é uma teoria interacionista, por acreditar que o conhecimento é resultado da interação entre sujeito, com suas estruturas pré-existentes, e seu meio.

 

b) No período pré-operatório (de 2 a 7 anos), a criança busca adquirir a habilidade por meio da fala,

nomeia objetos e raciocina intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.

Certo! Os estágios de Piaget são sensório motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operatório-concreto (7 a 11 anos) e operatório formal (11 em diante). O descrito pela questão de fato é o estágio pré-operatório.

 

c) O processo ensino-aprendizagem apenas pode ser analisado como uma unidade, pois são lados de uma mesma moeda, onde a relação professor-aluno é um fator determinante. Ambos são sujeitos concretos e historicamente determinados e trazem uma bagagem cultural, experiências que o meio lhes propiciou. Ao ensinar o professor está promovendo o desenvolvimento do aluno e dele próprio.

Errado. Em outro contexto, essa poderia ser uma afirmativa correta. Entretanto, ela diz respeito a teoria de Wallon, e a questão especifica que está buscando a incorreta sobre a epistemologia genética, de Piaget.

 

d) A acomodação é um processo interno que diz respeito da construção de novas estruturas cognitivas que se estabelecem, a partir das estruturas pré-existentes e assim ampliando-as permitindo a assimilação de novos conhecimentos.

Certo! Essa é a acomodação, a parte interna da equilibração.

 

Dessa forma, a alternativa incorreta é Letra C.

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292) Lev Vygotsky, autor da teoria do desenvolvimento cognitivo, considera que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. De acordo com esse pensador, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. A linguagem é o principal instrumento de intermediação do conhecimento entre os seres humanos, além de ter relação direta com o desenvolvimento psicológico. O conhecimento é construído em parceria com outras pessoas, que são as mediadoras.

 

II. A distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de

desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com outros é chamada de Zona de Desenvolvimento Proximal.

 

III. A linguagem é a forma inicial de interação com o meio e a motivação primeira do movimento. À medida que o movimento proporciona experiências à criança, ela vai respondendo através de emoções.

 

IV. A afetividade em sua evolução é marcada por três momentos: A emoção onde predomina a ativação fisiológica, o sentimento o predomínio da ativação representacional e a paixão a ativação do autocontrole.

  • A) Apenas I e II estão corretas.

  • B) Apenas I, II e III estão corretas.

  • C) Apenas III e IV estão corretas.

  • D) Todas estão corretas.

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A alternativa correta é letra A) Apenas I e II estão corretas.

Gabarito Letra A

 

Sobre Vygotsky:

 

I. A linguagem é o principal instrumento de intermediação do conhecimento entre os seres humanos, além de ter relação direta com o desenvolvimento psicológico. O conhecimento é construído em parceria com outras pessoas, que são as mediadoras.

Certo! Além da informação ser verdadeira, faz parte do pensamento de Vygotsky.

 

II. A distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de

desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com outros é chamada de Zona de Desenvolvimento Proximal.

Certo! Essa é a definição de Zona de Desenvolvimento Proximal, um dos principais conceitos de Vygotsky.

 

III. A linguagem é a forma inicial de interação com o meio e a motivação primeira do movimento. À medida que o movimento proporciona experiências à criança, ela vai respondendo através de emoções.

Errado! Essa afirmação faz parte da teoria de Wallon, não Vygotsky.

 

IV. A afetividade em sua evolução é marcada por três momentos: A emoção onde predomina a ativação fisiológica, o sentimento o predomínio da ativação representacional e a paixão a ativação do autocontrole.

Errado! Também referente a teoria de Wallon.

 

Dessa forma, Apenas I e II estão corretas.

Gabarito Letra A.

293) Sobre o papel do psicólogo no contexto da inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, assinale a alternativa incorreta.

  • A) Oferecer suporte aos professores de educação regular e inclusiva por meio da coleta e da busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades.

  • B) Investigar as possíveis variáveis que interferem na manutenção dos problemas; analisar condições ambientais e interpessoais.

  • C) Propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção, como também avaliar os resultados.

  • D) Basicamente é um trabalho de superposição e reconhecimento do campo psicológico sobre o educacional, onde o profissional da psicologia instrumentaliza os educadores para um atendimento de qualidade junto ao seu alunado.

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A alternativa correta é letra D) Basicamente é um trabalho de superposição e reconhecimento do campo psicológico sobre o educacional, onde o profissional da psicologia instrumentaliza os educadores para um atendimento de qualidade junto ao seu alunado.

Gabarito Letra D

 

Sobre o papel do psicólogo no contexto da inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, assinale a alternativa incorreta:

 

a) Oferecer suporte aos professores de educação regular e inclusiva por meio da coleta e da busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades.

b) Investigar as possíveis variáveis que interferem na manutenção dos problemas; analisar condições ambientais e interpessoais.

c) Propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção, como também avaliar os resultados.

d) Basicamente é um trabalho de superposição e reconhecimento do campo psicológico sobre o educacional, onde o profissional da psicologia instrumentaliza os educadores para um atendimento de qualidade junto ao seu alunado.

 

Izabella Mendes Sant’Ana, em seu artigo “Contribuições da atuação do psicólogo escolar na educação inclusiva: concepções de professores e diretores”, faz uma revisão bibliográfica sobre o papel do psicólogo no contexto pedido pela questão. Vejamos:

“Atualmente, no que concerne às atividades relativas ao referido profissional, estão presentes: oferecer suporte aos professores de educação regular e especial por meio da coleta e da busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades; investigar as possíveis variáveis que interferem na manutenção dos problemas; analisar condições ambientais e interpessoais; propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção, como também avaliar os resultados obtidos (McNamara, 1998).”

 

Percebemos, a partir da leitura, que as Letras A, B e C aparecem como contribuições do psicólogo no contexto da educação inclusiva.

 

Mas, mesmo sem ler este artigo, percebemos que a Letra D está incorreta. O psicólogo oferece suporte, é um trabalho conjunto, não há soberania de um campo do saber sobre o outro.

 

Dessa forma, a alternativa incorreta é Letra D.

 

Referência

SANT’ANA, Izabella Mendes. Contribuições da atuação do psicólogo escolar na educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Disponível em: < https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/v.%2019%20n.%202/Izabella_Mendes.pdf> Acesso em 24 de dezembro de 2019

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294) Sobre a Inclusão Escolar, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. A Lei nº 11.340 de 7 de Agosto de 2006, chamada de Lei Brasileira de Inclusão, consagrou a política de educação inclusiva no Brasil.

 

II. A inclusão escolar é a capacidade de entender e reconhecer o outro e assim ter o privilégio de aceitar e conviver com pessoas com deficiência, compartilhando experiências que possibilitem seu desenvolvimento social e educacional.

 

III. A prática de educação inclusiva, será possível se houver mudanças na escola, que viabilizem às pessoas com necessidades educativas especiais condições para que todos tenham acesso e permanência na escola, de forma que sejam respeitadas e trabalhadas suas limitações.

 

IV. Dentre as atividades relativas ao profissional de psicologia, estão presentes: oferecer suporte aos professores de educação regular e inclusiva por meio da coleta e da busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades; investigar as possíveis variáveis que interferem na manutenção dos problemas; analisar condições ambientais e interpessoais; propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção, como também avaliar os resultados obtidos.

 

V. Por meio de experiências pessoais de suas significações de deficiências, o psicólogo estará apto a rever suas emoções, afetos, aprender com suas negações, sendo capaz de “conquistar a percepção da deficiência” como um objeto compartilhado e de proporcionar ao nosso cliente um ambiente acolhedor e condições facilitadoras para sua aceitação dessa condição, favorecendo e possibilitando seu próprio desenvolvimento.

 

  • A) Apenas I e II estão corretas.

  • B) Apenas I, II e III estão corretas.

  • C) Apenas III, IV e V estão corretas.

  • D) Apenas II, III, IV e V estão corretas.

  • E) Todas estão corretas.

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A alternativa correta é letra D) Apenas II, III, IV e V estão corretas.

Gabarito Letra D


I. A Lei nº 11.340 de 7 de Agosto de 2006, chamada de Lei Brasileira de Inclusão, consagrou a política de educação inclusiva no Brasil.

Errado. A lei 11.340 é a lei Maria da Penha. A lei brasileira de inclusão é a lei 13.146.

 

II. A inclusão escolar é a capacidade de entender e reconhecer o outro e assim ter o privilégio de aceitar e conviver com pessoas com deficiência, compartilhando experiências que possibilitem seu desenvolvimento social e educacional.

Certo! Essa é a definição de inclusão escolar:

“Segundo Mantoan (2008) a inclusão escolar é a capacidade de entender e reconhecer o outro e assim ter o privilégio de aceitar e conviver com pessoas com deficiência, compartilhando experiências que possibilitem seu desenvolvimento social e educacional. Neste sentido, a finalidade da educação inclusiva é acolher a todos sem exceção, especialmente os estudantes que têm algum tipo de deficiência ou até mesmo aqueles que são discriminados do convívio social.” (Ramos et al, 2016)

 

III. A prática de educação inclusiva, será possível se houver mudanças na escola, que viabilizem às pessoas com necessidades educativas especiais condições para que todos tenham acesso e permanência na escola, de forma que sejam respeitadas e trabalhadas suas limitações.

Certo! Essas mudanças são necessárias para a prática da educação inclusiva, do contrário ela é inviável.

 “A prática de educação inclusiva, de acordo com Meyrelles (2009), só será possível se houver mudanças na escola, que viabilizem às pessoas com necessidades educativas especiais condições para que todos tenham acesso e permanência na escola, de forma que sejam respeitadas e trabalhadas suas limitações.” (Ramos et al, 2016)

 

IV. Dentre as atividades relativas ao profissional de psicologia, estão presentes: oferecer suporte aos professores de educação regular e inclusiva por meio da coleta e da busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades; investigar as possíveis variáveis que interferem na manutenção dos problemas; analisar condições ambientais e interpessoais; propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção, como também avaliar os resultados obtidos.

 Certo!

“Dentre as atividades relativas ao profissional de psicologia, estão presentes: oferecer suporte aos professores de educação regular e inclusiva por meio da coleta e da busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades; investigar as possíveis variáveis que interferem na manutenção dos problemas; analisar condições ambientais e interpessoais; propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção, como também avaliar os resultados obtidos. (MCNAMARA, 1998).” (Ramos et al, 2016)

 

V. Por meio de experiências pessoais de suas significações de deficiências, o psicólogo estará apto a rever suas emoções, afetos, aprender com suas negações, sendo capaz de “conquistar a percepção da deficiência” como um objeto compartilhado e de proporcionar ao nosso cliente um ambiente acolhedor e condições facilitadoras para sua aceitação dessa condição, favorecendo e possibilitando seu próprio desenvolvimento.

 Certo!

Por meio de experiências pessoais de suas significações de deficiências, o psicólogo estará apto a rever suas emoções, afetos, aprender com suas negações, sendo capaz de “conquistar a percepção da deficiência como um objeto compartilhado e de proporcionar ao nosso cliente um ambiente acolhedor e condições facilitadoras para sua aceitação dessa condição, favorecendo e possibilitando seu próprio desenvolvimento.” (AMIRALIAN 1997, P. 37).” (Ramos et al, 2016)

 

Assim,  Apenas II, III, IV e V estão corretas.

Gabarito Letra D.

 

Referência

RAMOS, Felipe Salviano, et al. O papel do psicólogo escolar no processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência. Campina Grande: II congresso internacional de educação inclusiva, 2016.

295) Lev S. Vygotski (1896 – 1934) é um autor que vem despertando grande interesse nas áreas da psicologia e da educação no Brasil. De acordo com sua teoria, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. Fundamenta-se em sua ideia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria formas de ação que o distinguem de outros animais.

 

II. O pensamento verbal é uma forma de comportamento natural e inata, e é determinado por um processo histórico-cultural com propriedades e leis específicas encontradas nas formas naturais de pensamento e fala.

 

III. O substrato biológico do funcionamento psicológico evidencia a forte ligação entre os processos psicológicos humanos e a inserção do indivíduo num contexto sócio histórico específico. Instrumentos e símbolos construídos socialmente definem quais das inúmeras possibilidades de funcionamento cerebral serão efetivamente concretizadas ao longo do desenvolvimento e mobilizadas na realização de diferentes tarefas.

 

IV. A modificação da natureza pela ação humana está relacionada ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são funções psíquicas geneticamente mais complexas e mais abrangentes que aquelas biológicas.

 

V. A afetividade não é apenas uma das dimensões da pessoa: ela é também uma fase do desenvolvimento, a mais arcaica. O ser humano foi, logo que saiu da vida orgânica, um ser afetivo. Da afetividade, diferenciou-se, lentamente, a vida racional. No início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da primeira.

 

  • A) Apenas I e II estão corretas.

  • B) Apenas III e IV estão corretas.

  • C) Apenas I, III e IV estão corretas.

  • D) Todas estão corretas.

  • E) Todas estão incorretas.

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A alternativa correta é letra C) Apenas I, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra C

 

Sobre Vygostky:

 

I. Fundamenta-se em sua ideia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria formas de ação que o distinguem de outros animais.

Certo! Informação pode ser encontrada na íntegra no livro “Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão”

 

II. O pensamento verbal é uma forma de comportamento natural e inata, e é determinado por um processo histórico-cultural com propriedades e leis específicas encontradas nas formas naturais de pensamento e fala.

Errado. O pensamento verbal não é uma forma de comportamento natural e inata, e é determinado por um processo histórico-cultural com propriedades e leis específicas que não podem ser encontradas nas formas naturais de pensamento e fala.

 

III. O substrato biológico do funcionamento psicológico evidencia a forte ligação entre os processos psicológicos humanos e a inserção do indivíduo num contexto sócio histórico específico. Instrumentos e símbolos construídos socialmente definem quais das inúmeras possibilidades de funcionamento cerebral serão efetivamente concretizadas ao longo do desenvolvimento e mobilizadas na realização de diferentes tarefas.

Certo! Essa informação pode ser encontrada, em sua literalidade, no livro “O problema da afetividade em Vygotsky”, de Marta Kohl de Oliveira. 

 

IV. A modificação da natureza pela ação humana está relacionada ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são funções psíquicas geneticamente mais complexas e mais abrangentes que aquelas biológicas.

Certo! Veja:

“A construção do conhecimento e da cultura, por meio do trabalho humano, produz não só uma realidade socioistórica externa, mas também interna, isto é, a realidade externa modificou o homem em toda sua totalidade, ao mesmo tempo em que o homem, modificado, transformou seu meio. A modificação da natureza pela ação humana está relacionada ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são funções psíquicas geneticamente mais complexas e mais abrangentes que aquelas biológicas. As funções psicológicas superiores são de origem social, isto é, relações sociais interiorizadas que serão a base para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo (Vygotski, 1995). As funções psicológicas superiores (memória lógica, atenção voluntária, formação de conceitos) são vistas como relações externas entre indivíduos, as quais foram internalizadas para o âmbito intrapsicológico. Vale ressaltar que esse processo de internalização não é simples transposição interpsíquica para a esfera intrapsíquica; é um processo que ocorre ao longo da história do indivíduo, numa sucessão de eventos, permeada sempre por aspectos cognitivos, motores e afetivos.”

 

V. A afetividade não é apenas uma das dimensões da pessoa: ela é também uma fase do desenvolvimento, a mais arcaica. O ser humano foi, logo que saiu da vida orgânica, um ser afetivo. Da afetividade, diferenciou-se, lentamente, a vida racional. No início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da primeira.

Errado. A informação em si está correta e também pode ser encontrada no livro ““Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão”. Entretanto, diz respeito a teoria de Wallon, e não Vygotsky.

 

Dessa forma, estão corretas apenas I, III e IV.

Gabarito Letra C.

 

Referência

Yves de La Taille, Maeta Kohl de Oliveira, Heloysa Dantas. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão – São Paulo: Summus, 1992

OLIVEIRA, Marta Kohl. O problema da afetividade em Vygostky. São Paulo: Mimeo, 1992

SILVA, Flávia Gonçalves da; DAVIS, Claudia. Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa. São Paulo ,  v. 34, n. 123, p. 633-661,  Dec.  2004

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296) De acordo com a teoria de Vygotsky (1988), quando se avalia uma criança por meio de testes e tarefas com graus de dificuldades distintos, sem nenhum tipo de auxílio ou pista, o resultado encontrado corresponde, em geral, ao nível de desenvolvimento:

  • A) afetivo
  • B) proximal
  • C) potencial
  • D) real

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A alternativa correta é letra D) real

 

De acordo com a teoria de Vygotsky (1988), quando se avalia uma criança por meio de testes e tarefas com graus de dificuldades distintos, sem nenhum tipo de auxílio ou pista, o resultado encontrado corresponde, em geral, ao nível de desenvolvimento:

 

Para responder essa questão, veja o seguinte texto de Moura:

 

"O primeiro nível pode ser chamado de nível de desenvolvimento real, isto é, o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados. É o nível de desenvolvimento que traduz o que a criança pode fazer sozinha, como resultado de funções que já amadureceram, ou seja, dos produtos finais do desenvolvimento.

 

A diferença entre o que a criança pode fazer sozinha e os problemas que ela só pode resolver com a ajuda do outro é chamada de zona de desenvolvimento proximal, que representa a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes."

 

Como a questão descreve uma situação na qual a criança não terá auxílio, ela está falando sobre a zona de desenvolvimento real. Encontramos a resposta na Letra D.


a)  afetivo
b)  proximal
c)  potencial
d)  real

297) Ao pesquisar sobre a educação inclusiva na realidade brasileira, Rosita Carvalho (2005) verifica que a inclusão não pode ser considerada o avesso da exclusão, pois ela tem sido:

  • A) uma inclusão marginal

  • B) a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de todos

  • C) um desrespeito aos alunos sem necessidades especiais

  • D) um desrespeito às limitações individuais dos alunos com necessidades especiais

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A alternativa correta é letra A) uma inclusão marginal

 

Ao pesquisar sobre a educação inclusiva na realidade brasileira, Rosita Carvalho (2005) verifica que a inclusão não pode ser considerada o avesso da exclusão, pois ela tem sido:

 

De acordo com Rosita Carvalho:

 

"Em uma palestra da querida e saudosa Prof. Dra. Lygia Assumpção Amaral aprendi, com base nas reflexões de José de Souza Martins, que exclusão não é o avesso de inclusão, pois esta pode se manifestar como inclusão marginal, na medida em que a sociedade capitalista desenraiza, exclui, para incluir de outro modo, segundo suas próprias regras, segundo sua própria lógica.

 

Estão, neste caso, aqueles aprendizes em situação de deficiência que aparecem fisicamente presentes nas turmas do ensino comum, mas que não participam das mesmas atividades propostas aos demais colegas e que, em muitos casos, nem recebem apoio especializado."

 

Essa é uma questão que busca o termo utilizado pela autora, que encontramos na Letra A. 

 

a)  uma inclusão marginal

b)  a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de todos

c)  um desrespeito aos alunos sem necessidades especiais

d)  um desrespeito às limitações individuais dos alunos com necessidades especiais

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298) Sob uma leitura psicanalítica, segundo Maria Cistina Kupfer (1992), a aprendizagem depende de que se estabeleça entre o professor e o seu aluno um campo de afetos. Dá-se a esse campo o nome de:

  • A) inconsciente

  • B) consciente

  • C) pulsão

  • D)  transferência

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A alternativa correta é letra D)  transferência

 

Sob uma leitura psicanalítica, segundo Maria Cristina Kupfer (1992), a aprendizagem depende de que se estabeleça entre o professor e o seu aluno um campo de afetos. Dá-se a esse campo o nome de:

 

De acordo com Kupfer:

 

"Aquilo que Freud denominou transferência pode ser encontrado num contexto analítico, mas também na relação professor-aluno. É a partir da análise dessa relação que se pode pensar no que faz um aluno aprender. O que o faz acreditar no professor, permitindo que um ensino seja eficaz. Pois, superando instituições escolares, castradoras, coibitivas, 'achatadoras' de individualidades, surgem alunos pensantes, desejosos de saber, capazes mesmo de produzir teorias."

 

Kupfer, portanto, fala sobre a transferência na relação professor-aluno. A resposta está na Letra D.

 

a)  inconsciente

b)  consciente

c)  pulsão

d)  transferência

299) No município de Cuiabá, o Atendimento Educacional Especializado se efetiva com base em um estudo de caso, mediante o qual seja possível:

  • A) concluir o diagnóstico médico do aluno

  • B) prescrever o tratamento medicamentoso do aluno

  • C) acompanhar e supervisionar a família do aluno

  • D)  reconhecer potencialidades e necessidades pedagógicas do aluno

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A alternativa correta é letra D)  reconhecer potencialidades e necessidades pedagógicas do aluno

 

No município de Cuiabá, o Atendimento Educacional Especializado se efetiva com base em um estudo de caso, mediante o qual seja possível:

 

Observe o seguinte texto do Ministério da Educação:

 

"Um projeto pedagógico que inclua os educandos com necessidades educacionais especiais deverá seguir as mesmas diretrizes já traçadas pelo Conselho Nacional de Educação para a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, a educação profissional de nível técnico, a educação de jovens e adultos e a educação escolar indígena. Entretanto, esse projeto deverá atender ao princípio da flexibilização, para que o acesso ao currículo seja adequado às condições dos discentes, respeitando seu caminhar próprio e favorecendo seu progresso escolar. (...)

 

Sob esse enfoque, ao contrário do modelo clínico, tradicional e classificatório, a ênfase deverá recair no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno, bem como na melhoria da instituição escolar, onde a avaliação é entendida como processo permanente de análise das variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem, para identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e as condições da escola para responder a essas necessidades."

 

Com base nisso, vamos analisar as alternativas.

 

a)  concluir o diagnóstico médico do aluno

 

Essa alternativa baseia-se no modelo clínico classificatório.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  prescrever o tratamento medicamentoso do aluno

 

Essa também segue o modelo clínico tradicional.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  acompanhar e supervisionar a família do aluno

 

Conforme o texto acima, o enfoque principal é no aluno.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  reconhecer potencialidades e necessidades pedagógicas do aluno

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o texto citado.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

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300) Beatriz de Paula Souza (2017), orientada por uma modalidade de atendimento psicológico atenta à dimensão social dos seres humanos, concebe a queixa escolar como aquela que tem o universo escolar como eixo central e cujos personagens principais são:

  • A) a criança/adolescente, sua turma e seu professor

  • B) a criança/adolescente, seu bairro e sua família

  • C) a criança/adolescente, sua escola e sua família em uma rede de relações

  • D)  a criança/adolescente, sua turma e sua escola em uma rede de relações

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A alternativa correta é letra C) a criança/adolescente, sua escola e sua família em uma rede de relações

 

Beatriz de Paula Souza (2017), orientada por uma modalidade de atendimento psicológico atenta à dimensão social dos seres humanos, concebe a queixa escolar como aquela que tem o universo escolar como eixo central e cujos personagens principais são:

 

De acordo com Beatriz Souza:

 

"Impulsionadas por tais necessidades, com uma demanda de atendimento de crianças e adolescentes com queixas escolares batendo às nossas portas, apoiadas em nossas referências teóricas e em nossas práticas nas intervenções nas instituições escolares e junto a educadores, partimos para desenvolver uma abordagem em atendimento psicológico a que chamamos Orientação à Queixa Escolar.

 

Trata-se de uma abordagem que parte de uma determinada concepção da natureza e da gênese da queixa escolar. Entende-a como aquela que tem, em seu centro, o processo de escolarização. Trata-se de um emergente de uma rede de relações que tem como personagens principais, via de regra, a criança/adolescente, sua escola e sua família. Seu cenário principal, no qual surge, é o universo escolar."

 

Com base no texto acima, encontramos os personagens principais citados na Letra C. 

 

a)  a criança/adolescente, sua turma e seu professor

b)  a criança/adolescente, seu bairro e sua família

c)  a criança/adolescente, sua escola e sua família em uma rede de relações

d)  a criança/adolescente, sua turma e sua escola em uma rede de relações

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