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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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301) A diversidade na sala de aula, por vezes, aparece como queixa na fala de professores, como quando dizem que “determinados alunos deveriam ser diferentes do que são”. Nesses casos, para as autoras Adriana Marcondes e Yara Sayão (2009), um caminho fértil para a intervenção do psicólogo seria:

  • A) concordar com tal fala

  • B) denunciar o autor da fala

  • C) enfrentar a idealização aí presente

  • D)  condenar o preconceito aí presente

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) enfrentar a idealização aí presente

 

A diversidade na sala de aula, por vezes, aparece como queixa na fala de professores, como quando dizem que "determinados alunos deveriam ser diferentes do que são". Nesses casos, para as autoras Adriana Marcondes e Yara Sayão (2009), um caminho fértil para a intervenção do psicólogo seria:

 

Veja o texto de Marcondes e Sayão:

 

"Resumidamente, alguns dos funcionamentos dessa nossa prática são os seguintes:

(...)

- O enfrentamento em relação ao idealizado para que se permita a criação de possíveis, buscando as necessidades pessoais e institucionais para a produção desses possíveis. Muitas vezes fala-se que determinados alunos deveriam ser diferentes do que são e isso nos tem levado a pensar na necessidade de melhoria na formação para o trabalho com a diversidade na sala de aula e tempo para a discussão entre os professores em torno de processos pedagógicos singulares; (...)"

 

Com base nisso, nota-se que a alternativa correta é a que fala sobre enfrentar a idealização presente na frase exposta pela questão. Encontramos a reposta na Letra C.

 

a)  concordar com tal fala

b)  denunciar o autor da fala

c)  enfrentar a idealização aí presente

d)  condenar o preconceito aí presente

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302) A Psicologia Escolar/Educacional tem sido questionada por diversos autores do campo quanto a seus princípios epistemológicos e finalidades. Marilene Proença (2010) defende que o compromisso epistemológico do psicólogo afinado com as atuais políticas públicas em Educação é:

  • A) pesquisar o sujeito a-histórico

  • B) pesquisar o sujeito como indivíduo

  • C) produzir conhecimento adaptacionista

  • D)  produzir conhecimento considerando as minorias sociais

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)  produzir conhecimento considerando as minorias sociais

 

A Psicologia Escolar/Educacional tem sido questionada por diversos autores do campo quanto a seus princípios epistemológicos e finalidades. Marilene Proença (2010) defende que o compromisso epistemológico do psicólogo afinado com as atuais políticas públicas em Educação é:

 

Observe o texto de Proença:

 

"Do ponto de vista epistemológico, cabe ao psicólogo construir o conhecimento 'a partir das minorias populares oprimidas' – conforme aponta Martín-Baró (1998) –, dando voz àqueles que, na maioria dos espaços sociais, não a tem. Ou seja, enfatiza-se a construção de uma 'pedagogia do oprimido' e o resgate do lugar do sujeito na prática pedagógica. Desse modo, rompe-se com interpretações que 'coisificam este sujeito' e transformam-no em objeto de interpretação e análise de teorias que traduzem a complexidade do fenômeno social a instâncias meramente intrapsíquicas."

 

 Vamos analisar as alternativas.

 

a)  pesquisar o sujeito a-histórico

 

Proença fala de um sujeito:

 

"histórico, instituído e instituinte"

 

Assertiva Falsa.

 

b)  pesquisar o sujeito como indivíduo

 

Como vimos acima, Proença dá ênfase à produção de conhecimento a partir das minorias.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  produzir conhecimento adaptacionista

 

Proença refere que a atuação do psicólogo escolar precisará considerar:

 

"a ruptura epistemológica relativa à visão adaptacionista de Psicologia"

 

Assertiva Falsa.

 

d)  produzir conhecimento considerando as minorias sociais

 

Essa é a alternativa que está adequada ao texto de Proença, conforme vimos.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

303) A escola é um espaço de formação que recebe muitas pessoas com pensamentos e ideias diferentes em vários aspectos: físicos, religiosos, políticos, culturais, familiares, econômicos, etc. e nessa diversidade ocorrem muitas coisas ao mesmo tempo em que o professor não consegue acompanhar. Assim, cada teoria da psicologia da aprendizagem oferecerá respostas diferentes dadas pelas ciências da educação às perguntas relativas aos problemas enfrentados por professores em diferentes momentos, espaços, tempos e sobre diferentes prismas sociais, políticos e econômicos. Assim é CORRETO afirmar que:

  • A) No Behaviorismo, o processo de aprendizagem e conhecimento decorre da relação estímulo-resposta (S-R) e das ações praticadas pelas crianças, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a mudança dos já existentes; pois o ensino decorre da adaptação e planejamento de reforços através dos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar uma conduta.

  • B) Para Wallon (1999), no Construtivismo a aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento, portanto a aprendizagem sempre se dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma a passagem de um estágio para outro da criança estaria dependente da consolidação e superação do estágio anterior. Sendo assim, a aprendizagem em si nada mais é do que a substituição de uma resposta generalizada por outra mais complexa.

  • C) Para Vygotsky, a aprendizagem está relacionada com o desenvolvimento da individualidade como unidade afetiva e cognitiva dos sujeitos. O estudo do desenvolvimento humano deve ser feito na sucessão das etapas e dos conflitos no decorrer da vida, sendo a linguagem e a cultura que fornecem ao pensamento as ferramentas para a sua evolução; a sua interação com o mundo biológico não depende apenas do seu amadurecimento intelectual, mas de habilidades mais complexas para interagir com a cultura existente entre o sujeito e seu meio.

  • D) Segundo Piaget (1998), a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a ideia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando com passar do tempo. O desenvolvimento é pensado como um processo em que estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) No Behaviorismo, o processo de aprendizagem e conhecimento decorre da relação estímulo-resposta (S-R) e das ações praticadas pelas crianças, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a mudança dos já existentes; pois o ensino decorre da adaptação e planejamento de reforços através dos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar uma conduta.

 

A escola é um espaço de formação que recebe muitas pessoas com pensamentos e ideias diferentes em vários aspectos: físicos, religiosos, políticos, culturais, familiares, econômicos, etc. e nessa diversidade ocorrem muitas coisas ao mesmo tempo em que o professor não consegue acompanhar. Assim, cada teoria da psicologia da aprendizagem oferecerá respostas diferentes dadas pelas ciências da educação às perguntas relativas aos problemas enfrentados por professores em diferentes momentos, espaços, tempos e sobre diferentes prismas sociais, políticos e econômicos. Assim é CORRETO afirmar que:

 

a)  No Behaviorismo, o processo de aprendizagem e conhecimento decorre da relação estímulo-resposta (S-R) e das ações praticadas pelas crianças, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a mudança dos já existentes; pois o ensino decorre da adaptação e planejamento de reforços através dos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar uma conduta.

 

Essa alternativa está de acordo com o texto literal de Netto e Costa:

 

"No Behaviorismo, o processo de aprendizagem e conhecimento decorre da relação estímulo-resposta (S-R) e das ações praticadas pelas crianças, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a mudança dos já existentes; pois o ensino decorre da adaptação e planejamento de reforços através dos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar uma conduta."

 

Assertiva Correta.

 

b)  Para Wallon (1999), no Construtivismo a aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento, portanto a aprendizagem sempre se dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma a passagem de um estágio para outro da criança estaria dependente da consolidação e superação do estágio anterior. Sendo assim, a aprendizagem em si nada mais é do que a substituição de uma resposta generalizada por outra mais complexa.

 

Para Netto e Costa, esse é a perspectiva de Piaget. Veja:

 

"Para Piaget (1999), no Construtivismo a aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento, portanto a aprendizagem sempre se dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma a passagem de um estágio para outro da criança estaria dependente da consolidação e superação do estágio anterior. Sendo assim, a aprendizagem em si nada mais é do que a substituição de uma resposta generalizada por outra mais complexa."

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  Para Vygotsky, a aprendizagem está relacionada com o desenvolvimento da individualidade como unidade afetiva e cognitiva dos sujeitos. O estudo do desenvolvimento humano deve ser feito na sucessão das etapas e dos conflitos no decorrer da vida, sendo a linguagem e a cultura que fornecem ao pensamento as ferramentas para a sua evolução; a sua interação com o mundo biológico não depende apenas do seu amadurecimento intelectual, mas de habilidades mais complexas para interagir com a cultura existente entre o sujeito e seu meio.

 

A alternativa traz o posicionamento de Wallon. Veja o texto de Netto e Costa:

 

"Para Wallon, a aprendizagem está relacionada com o desenvolvimento da individualidade como unidade afetiva e cognitiva dos sujeitos. O estudo do desenvolvimento humano deve ser feito na sucessão das etapas e dos conflitos no decorrer da vida, sendo a linguagem e a cultura que fornecem ao pensamento as ferramentas para a sua evolução; a sua interação com o mundo biológico não depende apenas do seu amadurecimento intelectual, mas de habilidades mais complexas para interagir com a cultura existente entre o sujeito e seu meio."

 

Assertiva Falsa. 

 

d) Segundo Piaget (1998), a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a ideia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando com passar do tempo. O desenvolvimento é pensado como um processo em que estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.

 

De acordo com os autores supracitados:

 

"Segundo Vygotsky (1998), a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a ideia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando com passar do tempo. O desenvolvimento é pensado como um processo em que estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem."

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

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304) O teórico Lev Vygotsky fundamenta o conceito que alude à “distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”. Quanto a que se refere esta definição, assinale a alternativa correta.

  • A) ao Nível de Desenvolvimento Real
  • B) ao Processo de Maturação Biológica
  • C) à Zona de Desenvolvimento Potencial
  • D) à Zona de Desenvolvimento Proximal

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) à Zona de Desenvolvimento Proximal

 

O teórico Lev Vygotsky fundamenta o conceito que alude à “distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”. Quanto a que se refere esta definição, assinale a alternativa correta.

 

De acordo com Silva e Hai:

 

"Andrade (2007) afirma que o nível de desenvolvimento real se refere às funções já amadurecidas, ou seja, àquelas tarefas que a criança já realiza sozinha; enquanto que o nível de desenvolvimento potencial representa '[...] os ciclos ou processos que estão ainda começando a se desenvolver ou que se desenvolverão em um futuro próximo' (ANDRADE, 2007, p. 54). A partir dessa divisão, Vigotski formula o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.

 

Segundo Andrade (2007, p. 54), pautada em Vygotsky, esse conceito se refere '[...] à distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial' que ocorre a partir da solução de problemas com o auxílio de um adulto ou com a colaboração de companheiros mais capazes.

 

 Nota-se, portanto, que a alternativa correta é a Letra D.

 

a)  ao Nível de Desenvolvimento Real
b)  ao Processo de Maturação Biológica
c)  à Zona de Desenvolvimento Potencial
d)  à Zona de Desenvolvimento Proximal

305) Para Alencar (2003), os problemas evidenciados pelos alunos que se destacam por suas habilidades superiores estão relacionados à frustração e falta de estímulo diante de programas acadêmicos monótonos e repetitivos que não favorecem o desenvolvimento e expressão de seu potencial superior.

 

Considerando as características dos indivíduos com altas habilidades, qual problema não corresponde à característica da superdotação?

 

  • A)

    ERFECCIONISMO: Expectativas pouco realistas e muitas horas de trabalho com baixa produtividade.

  • B)

    HIPERSENSIBILIDADE DO SISTEMA NERVOSO: Hiperatividade e distração que levam a déficits de atenção.

  • C)

    PODER DE CONCENTRAÇÃO E COMPORTAMENTO DIRIGIDO PARA AS METAS: Resistência a interrupções e obstinação.

  • D)

    GRANDE SENSO DE HUMOR: Repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.

  • E)

    AVANÇADAS ESTRATÉGIAS DE ANÁLISE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES COMPLEXAS ENTRE IDEIAS E FATOS: Impaciência com os detalhes, resistência com a rotina. Originalidade e criatividade: pensamento divergente, as percepções dos pares quanto a esses aspectos provocam a discriminação e sentimentos de inconformismo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

GRANDE SENSO DE HUMOR: Repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.

Gabarito Letra D

 

Considerando as características dos indivíduos com altas habilidades, qual problema não corresponde à característica da superdotação?

 

Vejamos como Pardó e Fernandes (2002) fazem essa associação:

Perfeccionismo: expectativas pouco realistas e muitas horas de trabalho com baixa produtividade.

 

Hipersensibilidade do sistema nervoso: hiperatividade e distração que levam à déficits de atenção.

 

Iniciativa e autossuficiência: tendência em dominar as discussões e atividades.

 

Poder de concentração e comportamento dirigido para metas: resistência à interrupções e obstinação.

 

Avançadas estratégias de análise e resolução de problemas, percepção de relações complexas entre ideias e fatos: impaciência com os detalhes, resistência com a rotina.

 

Originalidade e criatividade: pensamento divergente, a percepção dos pares quanto a esses aspectos provoca a discriminação e sentimentos de inconformismo.

 

Aprendizagem eficiente, boa memória, extensa base de conhecimentos e capacidade de observação: desenvolvimento de hábitos improdutivos de trabalho, pouca dedicação e interesse pela busca de novas estratégias de resolução de problemas e baixo rendimento acadêmico.

 

Independência e inconformismo: repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.

 

Grande senso de humor: podem revelar-se indivíduos sarcásticos e ofender aos que os rodeiam."

 

Percebemos que na Letra D, a alternativa relaciona grande senso de humor com “repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.”, que é o problema da independência e conformismo.

 

Nosso gabarito é, então, Letra D.

 

Referência

PARDO,R: FERNANDEZ, S. (2002). Alumnos superdotados con dificultades de aprendizaje: combinación de caracteristicas, pero uma única realidad. Sobredotação, 3, pg. 124-134.

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306) Dentre os vários tipos de agressões conhecidas, a mais preocupante hoje, no ambiente escolar, é a violência sutil, velada, mascarada ou invisível, o Bullying. Logo, o termo Bullying é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos, quanto por meninas.


Neste diapasão, assinale a alternativa que representa as diversas formas de Bullying:

  • A) Verbal, social, sexual, instrumental e psicológica ou moral.
  • B) Sexual, virtual, psicológica e moral, verbal, física.
  • C) Social, física, verbal, psicológica e moral, institucional.
  • D) Verbal, física, social, instrumental e institucional.
  • E) Verbal, física, Psicológica e moral, social e sexual.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Sexual, virtual, psicológica e moral, verbal, física.

Gabarito Letra B

 

Neste diapasão, assinale a alternativa que representa as diversas formas de Bullying:
a)  Verbal, social, sexual, instrumental e psicológica ou moral.
b)  Sexual, virtual, psicológica e moral, verbal, física.
c)  Social, física, verbal, psicológica e moral, institucional.
d)  Verbal, física, social, instrumental e institucional.
e)  Verbal, física, Psicológica e moral, social e sexual.

 

A lei 13.185, que institui o programa de combate à intimidação sistemática, define oito tipos de bullying:

Art. 3º A intimidação sistemática ( bullying ) pode ser classificada, conforme as ações praticadas, como:

I - verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;

II - moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;

III - sexual: assediar, induzir e/ou abusar;

IV - social: ignorar, isolar e excluir;

V - psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;

VI - físico: socar, chutar, bater;

VII - material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;

VIII - virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.”

 

Percebemos que, a partir desse referencial, tanto a Letra B quanto a Letra E estão corretas.

Dessa forma, apesar da banca ter considerado a Letra B como gabarito, a questão deveria ter sido anulada.

 

Referência

BRASIL. Lei 13.185 de 06 de novembro de 2015: Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática ( Bullying ). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm> Acesso em 04 de fevereiro de 2020.

307) A Psicologia Escolar vem ampliando seu escopo de inserção institucional deixando progressivamente de cobrir apenas o trabalho em escolas para incluir esferas mais abrangentes de atuação institucional em contextos diversos. Com a ampliação da pesquisa na área e a oferta de um corpus de ideias produzidas a partir de práxis inerentes ao campo, a Psicologia Escolar tende a se converter em um paradigma abrangente, capaz de fomentar a compreensão e as intervenções significativas em cenários sócios institucionais diversos.

 

Nesse sentido, classifique como V-(verdadeiros) ou F-(falsos) alguns desafios e implicações das novas realidades inclusivas para prática do psicólogo escolar.


(   ) Potencializar a discussão teórica sobre o tema, que deve traduzir-se em práticas pedagógicas cotidianas alinhadas com as necessidades dos sujeitos e da escola inclusiva.


(   ) Desenvolver novas metodologias de intervenção institucional, com professores, coordenadores e estudantes, metodologias que visem à permanência e o sucesso acadêmico das pessoas com deficiências e previnam a discriminação e o preconceito.


(   ) antever novas oportunidades de atuação, em termos de orientação profissional inclusiva, ao estabelecer a ponte entre a escola e a vida dos sujeitos, após a conclusão do ensino médio.


Assinale a alternativa CORRETA:

  • A) V - V - V
  • B) F - V - V
  • C) V - F - V
  • D) V - F - F
  • E) V - V - F

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A alternativa correta é letra A) V - V - V

Gabarito Letra A

 

A questão pede que você classifique como V-(verdadeiros) ou F-(falsos) alguns desafios e implicações das novas realidades inclusivas para prática do psicólogo escolar.

Sobre isso, vamos ver um trecho do livro “Psicologia escolar: que fazer é esse?” do CFP:

“Nesse sentido, exploramos alguns desafios e implicações das novas realidades educacionais inclusivas para a prática do psicólogo escolar. Compreendemos que, frente à inclusão, cabe intervir de diferentes formas: (i) potencializar a discussão teórica sobre o tema, que deve traduzir-se em práticas pedagógicas cotidianas alinhadas com as necessidades dos sujeitos e da escola inclusiva; (ii) desenvolver novas metodologias de intervenção institucional, com professores, coordenadores e estudantes, metodologias que visem à permanência e ao sucesso acadêmico das pessoas com deficiências e previnam a discriminação e o preconceito. Da mesma forma, (iii) antevemos novas oportunidades de atuação, em termos de orientação profissional inclusiva, ao estabelecer a ponte entre a escola e a vida dos sujeitos, após a conclusão do ensino médio”

 

Perceba que os três itens apresentados pela questão são exatamente as formas de intervenção apresentadas pelo texto.

 

Dessa forma, temos VVV

Gabarito Letra A.

 

Referência

VIANA, Meire Nunes; FRANCISCHINI, Rosângela. (orgs) Psicologia escolar: que fazer é esse? Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016.

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308) Conforme os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, a partir da teoria sociocultural de Lev Vigotsky (1896 – 1934), assinale a alternativa correta.

  • A) Para Vigotsky, a linguagem é o instrumento de mediação entre o eu e o outro, sendo esta a base da constituição e da formação da subjetividade humana

  • B) O teórico divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global

  • C) Vigotsky descreve o desenvolvimento humano de maneira cronológica e gradual, sendo que cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias

  • D) O aprendizado, na perspectiva de Vigotsky, é visto como um processo externo que se utiliza somente do avanço do desenvolvimento

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Para Vigotsky, a linguagem é o instrumento de mediação entre o eu e o outro, sendo esta a base da constituição e da formação da subjetividade humana

 

Conforme os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, a partir da teoria sociocultural de Lev Vigotsky (1896 – 1934), assinale a alternativa correta.

 

a)  Para Vigotsky, a linguagem é o instrumento de mediação entre o eu e o outro, sendo esta a base da constituição e da formação da subjetividade humana

 

Afirmativa coerente com Ribeiro et al.:

 

"A teoria sócio-histórica de Vygotsky contribui para a investigação a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizado. Para o desenvolvimento de sua teoria, Vygotsky utiliza-se de conceitos que traduzem seu pensamento sobre a compreensão do processo de construção do conhecimento. Desse modo, a aprendizagem conduz o desenvolvimento e é responsável pela determinação do comportamento humano de superação, transformação e suscitação constante – principalmente, por meio da linguagem. Nesse sentido, a linguagem é o instrumento de mediação entre o eu e o outro, é a base da constituição e da formação da subjetividade humana." 

 

Assertiva Correta. 

 

b)  O teórico divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global

 

É Piaget que divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento.

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  Vigotsky descreve o desenvolvimento humano de maneira cronológica e gradual, sendo que cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias

 

 Observe o texto de Ribeiro et al.:

 

"Piaget descreve o desenvolvimento humano de maneira cronológica e gradual" 

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  O aprendizado, na perspectiva de Vigotsky, é visto como um processo externo que se utiliza somente do avanço do desenvolvimento

 

Segundo o texto de Ribeiro et al.:

 

"Para Piaget e Binet, o aprendizado é visto como um processo externo que se utiliza somente do avanço do desenvolvimento." 

 

Assertiva Falsa.  

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A. 

309) A intervenção do psicólogo na instituição escolar mantém uma visão preventiva, que visa atendimentos para alunos, professores e pais.

 

Tem como pretensão também, reafirmar seu papel como profissional da educação que busca contribuir para o processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. Sobre as intervenções do psicólogo no ambiente escolar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. Aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano.

 

II. Atuar nas relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser.

 

III. Analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais.

  • A) Apenas a afirmativa I está correta

  • B) Apenas a afirmativa II está correta

  • C) Apenas a afirmativa III está correta

  • D) As afirmativas I, II e III estão corretas

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) As afirmativas I, II e III estão corretas

 

A intervenção do psicólogo na instituição escolar mantém uma visão preventiva, que visa atendimentos para alunos, professores e pais.

 

Tem como pretensão também, reafirmar seu papel como profissional da educação que busca contribuir para o processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. Sobre as intervenções do psicólogo no ambiente escolar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

De acordo com Andrada:

 

 "Entre as tarefas descritas pelo CFP na resolução nº 014/00 destaco as seguintes possibilidades de atuação do psicólogo escolar:

 

a) aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser;

 

b) analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais."

 

Note que o texto está coerente com as três afirmativas abaixo: 

 

I. Aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano.

 

II. Atuar nas relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser.

 

III. Analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais.

 

Com isso, é possível afirmar que as afirmativas I, II e III estão corretas. Encontramos a resposta na Letra D.

 

a) Apenas a afirmativa I está correta 

b) Apenas a afirmativa II está correta

c) Apenas a afirmativa III está correta

d) As afirmativas I, II e III estão corretas

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310) É sabido que há uma atuação importante do psicólogo no processo ensino-aprendizagem em contextos escolares, no qual crianças e adolescentes não se desenvolvem contemplativamente, por questões biopsicossociais. Sobre o processo de intervenção do psicólogo nas escolas, assinale a resposta incorreta.

  • A) criar espaços para escutar as demandas dos alunos da escola e pensar maneiras de lidar com situações que são cotidianas

  • B) circular pelos corredores e ambientes fora de sala de aula não se faz necessário, pois análises nesses espaços não interferem nas intervenções

  • C) criar formas de reflexão em conjunto com todos os envolvidos (alunos, professores e especialistas) para que se possa trabalhar com suas relações e paradigmas

  • D) faz-se necessário ouvir os alunos, o que pensam sobre sua escola e sua turma. Isso pode ser feito através de desenhos, entrevistas, ou mesmo que escrevam o que pensam, sentem, como percebem sua turma e sua escola

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A alternativa correta é letra B) circular pelos corredores e ambientes fora de sala de aula não se faz necessário, pois análises nesses espaços não interferem nas intervenções

 

É sabido que há uma atuação importante do psicólogo no processo ensino-aprendizagem em contextos escolares, no qual crianças e adolescentes não se desenvolvem contemplativamente, por questões biopsicossociais. Sobre o processo de intervenção do psicólogo nas escolas, assinale a resposta incorreta.

 

Essa questão está baseada no seguinte texto de Andrada:

 

"Possibilidade de intervenção

 

• Criar espaços para escutar as demandas dos sujeitos da escola e pensar maneiras de lidar com situações que são cotidianas. Faz-se necessário circular pelos corredores, estar atento aos movimentos dos sujeitos.

 

• Criar formas de reflexão em conjunto com todos os sujeitos (alunos, professores e especialistas) para que se possa trabalhar com suas relações e paradigmas (Andrada, 2003).

 

• Faz-se necessário ouvir os alunos, o que pensam sobre sua escola e sua turma. Isso pode ser feito através de desenhos, entrevistas, ou mesmo que escrevam o que pensam, sentem, como percebem sua turma e sua escola." 

 

A única alternativa que não está de acordo com o texto acima é a Letra B.

 

a) criar espaços para escutar as demandas dos alunos da escola e pensar maneiras de lidar com situações que são cotidianas

 

b) circular pelos corredores e ambientes fora de sala de aula não se faz necessário, pois análises nesses espaços não interferem nas intervenções

 

c) criar formas de reflexão em conjunto com todos os envolvidos (alunos, professores e especialistas) para que se possa trabalhar com suas relações e paradigmas

 

d) faz-se necessário ouvir os alunos, o que pensam sobre sua escola e sua turma. Isso pode ser feito através de desenhos, entrevistas, ou mesmo que escrevam o que pensam, sentem, como percebem sua turma e sua escola

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