Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

311) Leia a sentença abaixo:

 

“Os problemas de(a/o) _____ podem ser fruto de falhas nas _____ do sistema direto do qual a _____ participa. A criança precisa ser _____ dentro de seu sistema social de interação, como parte inseparável do seu sistema social.”

 

(Del Prette, 2001; Souza,1997)

 

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  • A) criança / inter-relações / família / compreendida

  • B) ensino / interações / família / observada

  • C) aprendizagem / inter-relações / criança / compreendida

  • D) ensino / famílias / criança / observada

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) aprendizagem / inter-relações / criança / compreendida

 

Leia a sentença abaixo:

 

“Os problemas de(a/o) _____ podem ser fruto de falhas nas _____ do sistema direto do qual a _____ participa. A criança precisa ser _____ dentro de seu sistema social de interação, como parte inseparável do seu sistema social.”

 

(Del Prette, 2001; Souza,1997)

 

Veja o texto de Andrada:

 

"Os problemas de aprendizagem podem ser fruto de falhas nas inter-relações do sistema direto do qual a criança participa. A criança precisa ser compreendida dentro de seu sistema social de interação, como parte inseparável do seu sistema social, o qual inclui família, escola, entre outros. Dentro da escola, faz-se necessário procurar entender os problemas que a criança está apresentando relacionando-os aos diferentes sujeitos envolvidos, com o objetivo de planejar as intervenções necessárias (Del Prette, 2001; Souza, 1997)." 

 

A alternativa abaixo que preenche corretamente as lacunas é a Letra C.

 

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

a) criança / inter-relações / família / compreendida

b) ensino / interações / família / observada

c) aprendizagem / inter-relações / criança / compreendida

d) ensino / famílias / criança / observada

Continua após a publicidade..

312) Para o bom desempenho escolar de crianças e adolescentes, é sabido que diversas variáveis de riscos precisam ser sanadas, para que haja melhoria de performance escolar. A respeito das variáveis de risco, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 

I. Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva, pois há muita coisa na informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades.

 

II. A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Uma vez escolhida a escola, a relação com ela apenas começa. É preciso o diálogo entre escola, pais e filhos.

 

III. Se toda pessoa tem direito à educação, é evidente que os pais também possuem o direito de serem, senão educados, ao menos, informados no tocante à melhor educação a ser proporcionada a seus filhos.

 

IV. Os meios de vida, de estudos, por onde circulam os aprendizes são tão importantes quanto às atividades educacionais que abrigam. Sua influência deve-se ao fato de que eles são desigualmente motivadores, diferentemente estimulantes e mais ou menos propícios a aprendizagens significativas. A cultura da instituição, da família e da sociedade é igualmente um fator de ensino.

  • A) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

  • B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

  • C) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

  • D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

 

Para o bom desempenho escolar de crianças e adolescentes, é sabido que diversas variáveis de riscos precisam ser sanadas, para que haja melhoria de performance escolar. A respeito das variáveis de risco, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 

I. Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva, pois há muita coisa na informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades.

 

Essa afirmativa está de acordo com o texto de Piaget:

 

 "Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois muita coisa mais que a uma informação mútua:este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos.Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se a uma divisão de responsabilidades [...] (PIAGET,2007,p.50)"

 

Assertiva Correta.

 

II. A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Uma vez escolhida a escola, a relação com ela apenas começa. É preciso o diálogo entre escola, pais e filhos.

 

Afirmativa coerente com Reis:

 

"A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Uma vez escolhida a escola, a relação com ela apenas começa. É preciso o diálogo entre escola, pais e filhos. (REIS, 2007, p. 6)."

 

Assertiva Correta.

 

III. Se toda pessoa tem direito à educação, é evidente que os pais também possuem o direito de serem, senão educados, ao menos, informados no tocante à melhor educação a ser proporcionada a seus filhos.

 

Afirmativa de acordo com Piaget:

 

"e toda pessoa tem direito à educação, é evidente que os pais também possuem o direito de serem senão educados, ao menos, informados no tocante à melhor educação a ser proporcionada a seus filhos. (PIAGET, 2007, p. 50)"

 

Assertiva Correta. 

 

IV. Os meios de vida, de estudos, por onde circulam os aprendizes são tão importantes quanto às atividades educacionais que abrigam. Sua influência deve-se ao fato de que eles são desigualmente motivadores, diferentemente estimulantes e mais ou menos propícios a aprendizagens significativas. A cultura da instituição, da família e da sociedade é igualmente um fator de ensino.

 

Afirmativa coerente com Delors:

 

"Os meios de vida, de estudos, por onde circulam os aprendizes são tão importantes quanto às atividades educacionais que abrigam. Sua influência deve-se ao fato de que eles são desigualmente motivadores, diferentemente estimulantes e mais ou menos propícios a aprendizagens significativas. A cultura da instituição, da família e da sociedade é igualmente um fator de ensino. (DELORS, 2005, p. 196)"

 

Assertiva Correta.

 

Todas as afirmativas estão corretas. Encontramos a resposta na Letra A.

 

a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

313) Assim como em diversas instituições, a escola e a família, vêm passando por profundas transformações ao longo da história. Estas transformações acabam por interferir na dinâmica familiar e escolar de forma que, a família, mesmo sem clara intenção acaba por transferir para a escola algumas responsabilidades educativas que deveriam ser suas. Sobre as razões que interferem na dinâmica familiar, assinale a alternativa incorreta.

  • A) Emancipação feminina (para dar conta das novas demandas da família e da sociedade)

  • B) Falta de apoio do governo

  • C) Os pais têm pouco ou nenhum conhecimento sobre características de desenvolvimento cognitivo, psíquico e pouco entendem acerca da aprendizagem, por isso a dificuldade em participar da vida dos filhos

  • D) Falta de união família e escola

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Falta de apoio do governo

 

Assim como em diversas instituições, a escola e a família, vêm passando por profundas transformações ao longo da história. Estas transformações acabam por interferir na dinâmica familiar e escolar de forma que, a família, mesmo sem clara intenção acaba por transferir para a escola algumas responsabilidades educativas que deveriam ser suas. Sobre as razões que interferem na dinâmica familiar, assinale a alternativa incorreta.

 

 a) Emancipação feminina (para dar conta das novas demandas da família e da sociedade)

 

Penso que essa questão está um pouco mal formulada. Contudo, é possível perceber que a questão está baseada no texto "Família/escola: a importância dessa relação no desempenho escolar" de Souza.

 

Essa alternativa está de acordo com Souza:

 

"Desta forma, percebe-se que, tendo em vista todas as mudanças ocorridas na família ao longo da história em função de diversos fatores, entre eles a emancipação feminina, que os papéis da escola foram ampliados para dar conta das novas demandas da família e da sociedade."

 

Assertiva Correta.

 

b) Falta de apoio do governo

 

O texto utilizado como referência para essa questão não citou a falta de apoio do governo.

 

Assertiva Falsa.

 

c) Os pais têm pouco ou nenhum conhecimento sobre características de desenvolvimento cognitivo, psíquico e pouco entendem acerca da aprendizagem, por isso a dificuldade em participar da vida dos filhos

 

Afirmativa coerente com Souza:

 

"Sendo assim, essa relação deve ter como ponto de partida a própria escola, visto que os pais têm pouco ou nenhum conhecimento sobre características de desenvolvimento cognitivo, psíquico e tão pouco, entendem como se dá a aprendizagem, por isso a dificuldade em participar da vida dos filhos."

 

Assertiva Correta.

 

d) Falta de união família e escola

  

Esse também foi um elemento citado por Souza: 

 

"Vale ainda ressaltar que escola e família precisam se unir e juntas procurar entender o que é Família, o que é Escola, como eram vistas estas anteriormente e como são vistas hoje, e ainda o que é desenvolvimento humano e aprendizagem, como a criança aprende etc."

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa incorreta é, portanto, a Letra B. 

Continua após a publicidade..

314) Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.

 

Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é tão simples. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o __________________, _________________, _________________, __________________, etc.

  • A) desenvolvimento cognitivo, crescimento físico; maturidade; aprendizagem.

  • B) crescimento físico; descobertas; tentativas e erros; ensino.

  • C) desenvolvimento físico; tentativas e erros; motivação; maturidade.

  • D) crescimento físico; motivação; aprendizagem; tentativas e erros.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) crescimento físico; descobertas; tentativas e erros; ensino.

Gabarito Letra B

Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é tão simples. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o __________________, _________________, _________________, __________________, etc.

a) desenvolvimento cognitivo, crescimento físico; maturidade; aprendizagem.

b) crescimento físico; descobertas; tentativas e erros; ensino.

c) desenvolvimento físico; tentativas e erros; motivação; maturidade.

d) crescimento físico; motivação; aprendizagem; tentativas e erros.

 

Essa frase foi retirada do livro “Psicologias” de Ana Maria Bock. Veja:

“Qualquer um de nós é capaz de responder sem pestanejar a perguntas do tipo: O que você aprendeu hoje na escola? e sabemos também justificar nossas habilidades, por exemplo, de escrever e ler, consertar alguma coisa ou dançar, dizendo que aprendemos. Usamos o termo aprender sem dificuldades, pois sabemos que, se somos capazes de fazer algo que antes não fazíamos, é porque aprendemos.

No entanto, para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é tão simples assim. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros, ensino etc. Nós mesmos temos uma amiga que sabe uma poesia inteira em francês, porque copiou 10 vezes como castigo, há 20 anos, e tem apenas uma vaga idéia do que está dizendo quando a declama. Podemos dizer que ela aprendeu a poesia? Essas diferentes situações e processos não podem ser englobados num só conceito.”

 

Com exceção das letras A e D, que trazem a aprendizagem como um fator que leva a aprendizagem, a questão exige um pouco que você saiba o que a banca quer, uma vez que não há grandes erros na Letra C.

Mas, a alternativa que está de acordo com a frase apresentada na questão é a Letra B.

 

Referência

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

315) Sobre a educação inclusiva, assinale a alternativa incorreta.

  • A) A educação inclusiva busca, como princípio fundamental, minimizar todo e qualquer tipo de exclusão em ambientes educacionais e, assim, elevar, ao máximo, o nível de participação, coletiva e individual, de seus integrantes.

  • B) A formação docente e os recursos oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais, em todos os níveis de ensino, estão

    dentre as principais questões quando tratamos de inclusão.

  • C) As propostas inclusivas são revolucionárias, pois almejam, incondicionalmente, uma estrutura social menos hierarquizada e excludente.

  • D) Igualdade é um dos fundamentos da educação inclusiva, onde se busca nivelar as diferenças contribuindo, assim, para uma uniformização do discurso e da prática.

  • E) A Educação Inclusiva demanda mudanças textuais, legais, curriculares, avaliativas e de representação dessas pessoas que estão sendo

    inseridas e das identidades de todos os envolvidos no processo de inclusão.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Igualdade é um dos fundamentos da educação inclusiva, onde se busca nivelar as diferenças contribuindo, assim, para uma uniformização do discurso e da prática.

 

Sobre a educação inclusiva, assinale a alternativa incorreta.

 

a)  A educação inclusiva busca, como princípio fundamental, minimizar todo e qualquer tipo de exclusão em ambientes educacionais e, assim, elevar, ao máximo, o nível de participação, coletiva e individual, de seus integrantes.

 

Essa afirmativa está de acordo com o texto de Santos e Paulino (citados no artigo de Domingos et al.):

 

"A educação inclusiva tem importância fundamental, pois busca, por princípio básico, a minimização de todo e qualquer tipo de exclusão em arenas educacionais e, com isso, elevar ao máximo o nível de participação, coletiva e individual, de seus integrantes."

 

Assertiva Correta.

 

b)  A formação docente e os recursos oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais, em todos os níveis de ensino, estão dentre as principais questões quando tratamos de inclusão.

 

Alternativa de acordo com o artigo de Domingos et al.:

 

"Entre as principais questões que se apresentam hoje diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, em todos os níveis de ensino, estão a formação docente, os recursos oferecidos a esses alunos e sua representação social perante a sociedade."

 

Assertiva Correta.

 

c)  As propostas inclusivas são revolucionárias, pois almejam, incondicionalmente, uma estrutura social menos hierarquizada e excludente.

 

Afirmativa de acordo com Santos e Paulino:

 

"Baseadas nestes ideais democráticos, as propostas inclusivas são revolucionárias, pois almejam, incondicionalmente, uma estrutura social menos hierarquizada e excludente, tendo como base o argumento de que todos temos o mesmo valor, pelo simples fato de sermos humanos."

 

Assertiva Correta.

 

d)  Igualdade é um dos fundamentos da educação inclusiva, onde se busca nivelar as diferenças contribuindo, assim, para uma uniformização do discurso e da prática.

 

Santos e Paulino não propõem nivelar as diferenças. Veja:

 

“não é nivelar nem uniformizar o discurso e a prática, mas exatamente o contrário: as diferenças, em vez de inibidas, são valorizadas.”

 

Assertiva Falsa.

 

e)  A Educação Inclusiva demanda mudanças textuais, legais, curriculares, avaliativas e de representação dessas pessoas que estão sendo inseridas e das identidades de todos os envolvidos no processo de inclusão.

 

Afirmativa coerente com o artigo de Domingos et al.:

 

"Educação Inclusiva tem sido tema de reflexão para educadores em todos os níveis de ensino, solicitando mudanças textuais, legais, curriculares, avaliativas e de representação desses sujeitos que estão sendo inseridos e das identidades de todos os envolvidos no processo de inclusão."

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D.

Continua após a publicidade..

316) No que concerne à inclusão das pessoas com transtorno global do desenvolvimento, em especial a criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), analise as proposições abaixo.

 

1) Para as crianças com TEA, as escolas não necessitam realizar adaptações curriculares, bastando incluir atividades que facilitem a interação com os outros alunos da sala.

2) Uma forma de auxiliar a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na escola, é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), definido como um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.

3) Para incluir, a escola deve se adaptar para atender às especificidades desses alunos; para isso, são necessárias mudanças na estrutura e no funcionamento da escola, na formação dos professores e nas relações família-escola.

4) Um dos objetivos do Atendimento Educacional Especializado é garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

5) Já que os alunos com Transtorno do Espectro Autista são caracterizados como alunos com deficiência intelectual, os professores e a escola podem desenvolver AEE que atendam a esses dois segmentos.

 

Estão corretas, apenas:

  • A) 2, 3 e 4.

  • B) 3, 4 e 5.

  • C) 1, 2 e 3.

  • D) 1, 3 e 5.

  • E) 1, 2 e 5.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) 2, 3 e 4.

 

No que concerne à inclusão das pessoas com transtorno global do desenvolvimento, em especial a criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), analise as proposições abaixo.

 

1) Para as crianças com TEA, as escolas não necessitam realizar adaptações curriculares, bastando incluir atividades que facilitem a interação com os outros alunos da sala.

 

Observe o que Teodoro et al. falam sobre as adaptações curriculares:

 

"De acordo com a Lei Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96) no Art. 59. Inciso I 'currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;'. Sendo assim podendo realizar algumas adaptações curriculares dependo da necessidade que cada aluno autista apresenta, incluindo atividades que facilitam a interação com os outros alunos da sala"

 

Assertiva Falsa.

 

2) Uma forma de auxiliar a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na escola, é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), definido como um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.

 

Essa afirmativa está de acordo com o artigo de Teodoro et al:

 

"Uma forma de auxiliar a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola é o AEE – Atendimento Educacional Especializado que de acordo com o Decreto n° 6571, de 2008, é definido como 'conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular'."

 

Assertiva Correta.

 

3) Para incluir, a escola deve se adaptar para atender às especificidades desses alunos; para isso, são necessárias mudanças na estrutura e no funcionamento da escola, na formação dos professores e nas relações família-escola.

 

Essa afirmativa também está de acordo com Teodoro et al.:

 

"Sendo assim, o papel da escola, é de se adaptar para atender às especificidades destes alunos, para isso são necessárias mudanças na estrutura e no funcionamento da escola, na formação dos professores e nas relações família-escola (PRAÇA, 2011)."

 

Assertiva Correta.

 

4) Um dos objetivos do Atendimento Educacional Especializado é garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

 

Segundo Teodoro et al.:

 

"Seus principais objetivos são:

I - prover condições de acesso e participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos referidos no art. 1º;

II – garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

III – fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e

IV – assegurar condições para a continuidade de estudo nos demais níveis de ensino (BRASIL, 2008, Art. 2)."

 

Assertiva Correta.

 

5) Já que os alunos com Transtorno do Espectro Autista são caracterizados como alunos com deficiência intelectual, os professores e a escola podem desenvolver AEE que atendam a esses dois segmentos.

 

Não é esse o posicionamento de Teodoro et al. Veja:

 

"Concluindo, os alunos com Transtorno do Espectro Autista não devem ser confundidos com alunos com deficiência intelectual, os professores e a escola devem estar atentos para que esse aluno desenvolva suas habilidades de forma integral."

 

Assertiva Falsa.

 

Com base nisso, nota-se que estão corretas as afirmativas 2, 3 e 4. Encontramos a resposta na Letra A.

 

Estão corretas, apenas:

 

a)  2, 3 e 4.

b)  3, 4 e 5.

c)  1, 2 e 3.

d)  1, 3 e 5.

e)  1, 2 e 5.

317) No que diz respeito às novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), voltadas para pessoas com deficiência, podemos afirmar que tais tecnologias buscam:

  • A) facilitar o modo de interação entre o professor e o aluno, ao viabilizar o acesso e a exploração de recursos didáticos tradicionais de ensino, através da tecnologia.

  • B) uniformizar os modos de construção do conhecimento.

  • C) favorecer transformações no âmbito do ensino, com base no emprego de materiais didáticos diversificados.

  • D) incluir todos em sala de aula, suprindo as necessidades educacionais através do acesso ao computador.

  • E) possibilitar a criação de um ambiente, em sala de aula, mais dinâmico, atrativo, democrático e inclusivo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) possibilitar a criação de um ambiente, em sala de aula, mais dinâmico, atrativo, democrático e inclusivo.

 

No que diz respeito às novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), voltadas para pessoas com deficiência, podemos afirmar que tais tecnologias buscam:

 

a)  facilitar o modo de interação entre o professor e o aluno, ao viabilizar o acesso e a exploração de recursos didáticos tradicionais de ensino, através da tecnologia.

 

Não seria pertinente para a transformação do ensino utilizar novas tecnologias com uma didática tradicional. 

 

Assertiva Falsa.

 

b)  uniformizar os modos de construção do conhecimento.

 

É importante possibilitar diferentes modos de construção do conhecimento. Não seria o caso de uniformizar.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  favorecer transformações no âmbito do ensino, com base no emprego de materiais didáticos diversificados.

 

Não basta ter diversidade de materiais didáticos para conseguir uma transformação no âmbito do ensino. Como discutimos acima, a utilização das TICs com uma lógica da didática tradicional não transformaria significativamente o ensino.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  incluir todos em sala de aula, suprindo as necessidades educacionais através do acesso ao computador.

 

O acesso ao computador, por si, não supre as necessidades educacionais. 

 

Assertiva Falsa. 

 

e)  possibilitar a criação de um ambiente, em sala de aula, mais dinâmico, atrativo, democrático e inclusivo.

 

Essa alternativa está coerente com o texto de Domingos et al.:

 

"As Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs são recursos altamente atrativos, instigantes e estimulantes para que o aprendizado dos alunos aconteça sem traumas, inclusive favorecendo a cooperatividade.

(...)

A prática docente através do uso de Tecnologias da Informação e de Comunicação se apresenta como um desses meios, mostrando a grande funcionalidade do uso do computador pelos alunos com necessidades especiais, acreditando que este recurso auxilia qualquer que seja o grau de necessidade do aluno, até porque é composto de diversas ferramentas, e estas propiciam um trabalho lúdico-pedagógico, desde que mediado por profissionais qualificados.

(...)

Não só o computador, mas as diversas mídias existentes podem promover situações de aprendizagem que favoreçam a construção do conhecimento de forma mais atrativa, significativa, participativa e colaborativa para todos os alunos, principalmente os com necessidades especiais."

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra E.

Continua após a publicidade..

318) Gabriel, de 4 anos, e seu pai Paulo foram jogar um quebra-cabeça. O pai notou que ele montou praticamente todas as peças. E o auxiliou em momentos pontuais, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a de que a criança necessitava. Caso Gabriel estivesse montando o quebra-cabeça sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo. Vygotsky define um conceito sobre a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda. Que conceito é este?

  • A) Discurso interno.

  • B) Discurso privado.

  • C) Aprendizado colaborativo.

  • D) Jornada acompanhada.

  • E) Zona de desenvolvimento proximal.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Zona de desenvolvimento proximal.

Gabarito Letra E

 

Gabriel, de 4 anos, e seu pai Paulo foram jogar um quebra-cabeça. O pai notou que ele montou praticamente todas as peças. E o auxiliou em momentos pontuais, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a de que a criança necessitava. Caso Gabriel estivesse montando o quebra-cabeça sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo. Vygotsky define um conceito sobre a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda. Que conceito é este?

 

a)  Discurso interno.

Errado. Para Vygotsky, o discurso interior é uma forma de pensamento e linguagem.

“Portanto, o discurso interior para Vygotsky é uma forma interna de pensamento e linguagem, ou seja, discurso não verbalizado, passando a linguagem a ser um instrumento de pensamento, coroando o discurso interior, e, como encontramos em Oliveira (1992), constitui uma espécie de “dialeto pessoal”, sendo fragmentado, abreviado, contendo quase só núcleos de significado. Mas, para De Vitto (1998), é nessa linguagem como mediação, ou seja, como instrumento de pensamento (para que ocorra a internalização) que configura a ruptura da dicotomia interpessoal e intrapessoal em Vygotsky.”

 

b)  Discurso privado.

Errado. O discurso privado é o conjunto de falas da criança que serve uma função autocomunicativa e guia o pensamento infantil.

 

c)  Aprendizado colaborativo.

Errado. Aprendizado colaborativo não é um conceito de Vygotsky.

 

d)  Jornada acompanhada.

Errado. Também não é um conceito de Vygotsky.

 

e)  Zona de desenvolvimento proximal.

Certo! O que a questão descreve é a zona de desenvolvimento proximal, um dos conceitos mais importantes de Vygotsky:

“Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é o termo criado por Vygotsky para descrever uma série de tarefas que são muito difíceis para que a criança domine sozinha, mas que podem ser aprendidas com orientação e assistência de adultos ou crianças mais habilidosas. Assim, o limite mais baixo da ZDP é o nível de habilidade alcançado por crianças trabalhando independentemente. O limite mais alto é o nível de responsabilidade adicional que a criança pode aceitar com a assistência de um instrutor hábil. A ZDP captura as habilidades cognitivas da criança que estão em processo de maturação e podem ser concluídas somente com a assistência de uma pessoa mais habilidosa.”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

SANTROCK, John W (2009). Psicologia Educacional (3 Ed.) São Paulo: McGraw-Hill.

319) A mãe de uma criança de 5 anos expressa sua preocupação pelo fato de sua filha frequentemente falar sozinha enquanto brinca. Na visão de Lev Vygotsky, essa atividade

  • A) indica que a criança habita um universo egocêntrico cujas regras ela mesma estabelece.

  • B) é um dos principais sintomas de transtorno do espectro autista.

  • C) demonstra a transição para a função comunicativa da linguagem.

  • D) ajuda a criança a organizar melhor as ideias e a planejar melhor as ações.

  • E) aponta para a ausência de mediadores qualificados no ambiente social da criança.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) ajuda a criança a organizar melhor as ideias e a planejar melhor as ações.

 

A mãe de uma criança de 5 anos expressa sua preocupação pelo fato de sua filha frequentemente falar sozinha enquanto brinca. Na visão de Lev Vygotsky, essa atividade

 

Observe o seguinte texto de Dionísio:

 

"Uma outra proposta é a do psicólogo soviético Vygotsky (1996), que explica o desenvolvimento da linguagem e do pensamento com base na interação entre os indivíduos. Segundo o autor, a fala e o pensamento têm origens genéticas diferentes, havendo uma fase pré-intelectual da fala, relacionada ao balbucio e ao choro. A criança, nessa idade, fala sozinha quando está brincando, desenhando e fazendo outras tarefas. Essa fala egocêntrica é, para Vygotsky, muito importante, pois serve de instrumento para a criança planejar e encontrar a solução de um problema. A fala será internalizada à medida que a criança cresce."

 

Com isso, vamos analisar as alternativas.

 

a)  indica que a criança habita um universo egocêntrico cujas regras ela mesma estabelece.

 

O caso da questão explicita uma fala egocêntrica, contudo isso indica algo normal e importante no desenvolvimento.

 

Essa afirmativa traz algo muito abrangente: "habita um universo egocêntrico cujas regras ela mesma estabelece".

 

Assertiva Falsa.

 

b)  é um dos principais sintomas de transtorno do espectro autista.

 

Como vimos acima, esse tipo de fala faz parte do desenvolvimento e não é um dos principais sintomas do Transtorno do Espectro Autista.

 

Observe os sintomas do TEA, segundo o DSM-V:

 

"A. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, conforme manifestado pelo que segue, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):


1. Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.


2. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal pouco integrada a anormalidade no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso gestos, a ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal.


3. Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldade em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos a dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos, a ausência de interesse por pares.


B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme manifestado por pelo menos dois dos seguintes, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):


1. Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (p. ex., estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).


2. Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente).


3. Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (p. ex., forte apego a ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos).


4. Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (p. ex., indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento)."

 

Assertiva Falsa.

 

c)  demonstra a transição para a função comunicativa da linguagem.

 

Na verdade, o fato da criança falar sozinha ao brincar demonstra a fala egocêntrica que, como vimos, ajuda a criança a planejar. Posteriormente, essa fala será internalizada.

 

Portanto, a transição a que Vygotsky se refere é a transição das funções interpsíquicas (a criança precisa falar para ajudar a se organizar) para as funções intrapsíquicas (fala interiorizada).

 

Observe o texto de Pereira:

 

"Para Vygotsky, a linguagem interior é precedida pela linguagem egocêntrica: a linguagem egocêntrica desaparece quando a linguagem interior começa a se desenvolver, uma se transformando na outra. A linguagem egocêntrica é um fenômeno que corresponde à transição das funções interpsíquicas para as intrapsíquicas, evidenciando o curso geral das funções psicológicas superiores, que parte da atividade social e coletiva para a atividade mais individualizada. Esta linguagem não se restringe a "acompanhar" a atividade da criança, mas "orienta" a própria atividade mental"

 

Assertiva Falsa.

 

d)  ajuda a criança a organizar melhor as ideias e a planejar melhor as ações.

 

Essa é a afirmativa que está de acordo com o texto supracitado.

 

Assertiva Correta.

 

e)  aponta para a ausência de mediadores qualificados no ambiente social da criança.

 

Como vimos, trata-se de algo que faz parte do desenvolvimento. Portanto, não indica ausência de mediadores.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

Continua após a publicidade..

320) Analise as afirmativas a seguir sobre o uso das tecnologias no campo escolar.

 

I. Os grupos partidários ao uso da tecnologia no campo escolar tomam-na como a solução para a resolução de todas as dificuldades educacionais, produzindo, em uma posição extrema, o risco de um tecnicismo desenfreado na educação.

 

II. Os grupos resistentes ao uso das tecnologias no ambiente escolar defendem que o seu uso no contexto escolar produz o desinteresse dos alunos pela aprendizagem e o prejuízo nas relações pedagógicas.

 

III. Alguns autores argumentam que a perspectiva tradicional, dos grupos partidários e dos grupos resistentes, falha ao tratar o fenômeno da cultura digital pelo viés essencialista. Lemos (2014) defende a ideia da cultura digital tomada como um movimento no qual sujeito e objeto se constroem mutuamente.

 

IV. Para Sibilia (2012), o meio informacional e midiático funciona segundo a lógica das redes, multiplicando as conexões, enquanto a escola atual funciona como uma máquina antiquada, porque seus componentes e modos de funcionamento não entram em sintonia com os jovens do século XXI.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A) I e II, apenas.

  • B) III e IV, apenas.

  • C) IV, apenas.

  • D) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) I, II, III e IV.

Gabarito: Letra D

I. Os grupos partidários ao uso da tecnologia no campo escolar tomam-na como a solução para a resolução de todas as dificuldades educacionais, produzindo, em uma posição extrema, o risco de um tecnicismo desenfreado na educação.

Certo! Os dois extremos podem ser prejudiciais. Do lado da defesa, há o risco de propostas de uso das tecnologias em contextos que não são adequados, causando um tecnicismo exacerbado.

 

II. Os grupos resistentes ao uso das tecnologias no ambiente escolar defendem que o seu uso no contexto escolar produz o desinteresse dos alunos pela aprendizagem e o prejuízo nas relações pedagógicas.

Certo! Esse é um argumento utilizado por esses grupos.

 

III. Alguns autores argumentam que a perspectiva tradicional, dos grupos partidários e dos grupos resistentes, falha ao tratar o fenômeno da cultura digital pelo viés essencialista. Lemos (2014) defende a ideia da cultura digital tomada como um movimento no qual sujeito e objeto se constroem mutuamente.

Certo! Veja:

“Vou tentar mostrar neste artigo que ambas as posições pecam justamente por sustentar, implícita ou explicitamente, uma visão essencialista do fenômeno tecnológico. Tanto os que chamaremos aqui de críticos, quanto os que a eles se opõem, os fundamentalistas, ao partirem de análises de essências imutáveis, perdem a constituição das diversas redes sociotécnicas que se formam em cada relação com os objetos técnicos. Perdem assim a possibilidade de descrever as associações que formam empiricamente o social. A técnica não pode ser compreendida fora das relações que a compõe, isolada em domínio autônomo. Ela é, antes de tudo, mediação. A Teoria Ator-Rede (TAR) propõe evitar partir de análises que tomem como indiscutíveis as essências e que coloquem em marcha polarizações entre humanos e não humanos. A “técnica” deve ser vista menos como substantivo e mais como movimento de composição de humanos e não humanos, no qual sujeito e objeto se constroem mutuamente.” 

 

IV. Para Sibilia (2012), o meio informacional e midiático funciona segundo a lógica das redes, multiplicando as conexões, enquanto a escola atual funciona como uma máquina antiquada, porque seus componentes e modos de funcionamento não entram em sintonia com os jovens do século XXI.

Certo! Veja:

“O que se pode analisar é que, mesmo que a escola diga que as tecnologias são importantes para o trabalho pedagógico os professores não a enxergam no interior da escola, pois não fazem parte da vida da escola. Isso pode dar a entender também que o professor não compreende o sentido das tecnologias ou então o sentido que eles têm são apenas tecnologias digitais como computador, Internet, TV, entre outros. E não enxergam que a tecnologia pode ser até o próprio lápis. A escola não se aproxima da criança, ela não compartilha com as crianças do mesmo conhecimento tecnológico que as crianças têm. Como descreve Sibilia (2012, p.13): “a escola seria, então uma máquina antiquada. Tanto seus componentes quanto seus modos de funcionamento já não entram facilmente em sintonia com os jovens do século XXI”.”

 

Assim, I, II, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra D

 

Fonte: A crítica da crítica essencialista da cibercultura. André Lemos. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/100672/99399/175769

As Tecnologias: Suporte Para O Desenvolvimento Da Aprendizagem Na Escola. Renata Zeneide Ramalho De Lira. Disponível em: https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/18616/1/2017_RenataZeneideRamalhodeLira.pdf

1 30 31 32 33 34 52