Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso
321) Vygotsky atribuiu ao aprendizado importante papel no desenvolvimento da criança, uma vez que o processo de desenvolvimento avança de maneira lenta, atrás do processo de aprendizagem, e resulta de uma sequenciação que ele denominou de zona de desenvolvimento proximal.
Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A zona de desenvolvimento proximal corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial, determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto,
PORQUE
II. a construção do conhecimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais diferenciadas, em que cada etapa possui uma maneira de compreender os problemas e de resolvê-los.
Considerando essas afirmativas e sua interrelação, assinale a alternativa correta.
- A) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- B) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- C) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- D) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.
A alternativa correta é letra C) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
Gabarito Letra C.
Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A zona de desenvolvimento proximal corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial, determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto,
Certo! Essa é a definição da Zona de Desenvolvimento Proximal:
“A distância da zona desenvolvimento proximal e a necessidade de estimulação
Vygotsky observou que a capacidade de crianças com o mesmo nível de desenvolvimento mental para aprender sob a orientação de um professor variava enormemente. Ele concluiu que essas crianças não tinham a mesma idade mental e que curso subsequente de seu aprendizado seria, obviamente, diferente. Essa diferença é o que chamou de zona de desenvolvimento proximal e que corresponde "à distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes" (Vigotsky 1988: 97).”
PORQUE
II. a construção do conhecimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais diferenciadas, em que cada etapa possui uma maneira de compreender os problemas e de resolvê-los.
Errado. Essa afirmação se refere a teoria de Piaget, portanto não pode ser uma explicação para a afirmação anterior, que fazia parte da teoria de Vygotsky. Como a questão pergunta especificamente sobre Vygotsky, essa afirmação é errada.
Dessa forma, A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica, Petrópolis: Vozes, 2013.
322) Piaget pesquisou sobre como as crianças constroem e desenvolvem as ferramentas intelectuais e as formas de raciocínio no decorrer da ontogênese.
Considerando essa teoria de Piaget, pode-se afirmar que a(o)
- A) desenvolvimento da inteligência não é linear e acontece por rupturas, pois será superada por um outro estágio. Sendo assim, a qualidade da inteligência se modifica quando ocorre a mudança de estágio.
- B) criança é um ser geneticamente social, pois é um ser biológico que nasce já social por ser membro de um grupo com cultura e linguagem própria.
- C) desenvolvimento da criança ocorre por meio de períodos de crise que transformam e reorganizam as funções psicológicas centrais e adjuntas, possibilitando o surgimento de novas funções.
- D) brinquedo tem papel central na produção da realidade da criança e funciona como um mediador entre ela e o meio social, pois permite lidar com as diferentes percepções e significados relacionados com objetos, ações e conceitos que ela ainda não domina, mas que fazem parte de seus outros meios sociais.
A alternativa correta é letra A) desenvolvimento da inteligência não é linear e acontece por rupturas, pois será superada por um outro estágio. Sendo assim, a qualidade da inteligência se modifica quando ocorre a mudança de estágio.
Gabarito Letra A
Piaget pesquisou sobre como as crianças constroem e desenvolvem as ferramentas intelectuais e as formas de raciocínio no decorrer da ontogênese.
Considerando essa teoria de Piaget, pode-se afirmar que a(o)
a) desenvolvimento da inteligência não é linear e acontece por rupturas, pois será superada por um outro estágio. Sendo assim, a qualidade da inteligência se modifica quando ocorre a mudança de estágio.
Certo!
“Segundo Piaget (1979, p. 193), o desenvolvimento da inteligência não é linear, ou seja, não ocorre por acúmulo de informação. Na visão de Piaget esse desenvolvimento se daria por saltos e por rupturas.
Sendo assim, os estágios representam uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um outro estágio, um estágio superior, apresentando assim, uma outra lógica de conhecimento. Ou seja, a inteligência muda de qualidade de acordo com as mudanças de estágio, onde cada um representa uma qualidade dessa inteligência. Assim, de acordo com a teoria piagetiana, os estágios necessariamente são seguidos, de forma que nenhum deles possa ser ignorado.”
b) criança é um ser geneticamente social, pois é um ser biológico que nasce já social por ser membro de um grupo com cultura e linguagem própria.
Errado. A afirmação é correta, mas se refere a teoria de Wallon.
c) desenvolvimento da criança ocorre por meio de períodos de crise que transformam e reorganizam as funções psicológicas centrais e adjuntas, possibilitando o surgimento de novas funções.
Errado. Quem afirma que o desenvolvimento ocorre por períodos de crise também é Wallon.
“O eu não é um dado original ou inicial na psicologia humana, senão o fruto de uma longa trajetória, repleta de momentos críticos ou crises. Mas, para Wallon, tais crises não são vistas como necessariamente negativas, ao contrário, são momentos indispensáveis para a constituição da personalidade. A crise da adolescência, por exemplo, pode ser um importante momento em que o jovem toma para si modelos por ele mesmo escolhidos e busca livrar-se daqueles impostos até então. Certamente, como decorrência desse momento crítico podem surgir conflitos explícitos, mas Wallon alerta para o fato de que as crises no desenvolvimento não são sinônimo de conflito.”
d) brinquedo tem papel central na produção da realidade da criança e funciona como um mediador entre ela e o meio social, pois permite lidar com as diferentes percepções e significados relacionados com objetos, ações e conceitos que ela ainda não domina, mas que fazem parte de seus outros meios sociais.
Errado. Quem trabalha com a ideia do brinquedo como mediador entre a criança e o meio social é Vygotsky.
“Para Vygotsky (2007) o que torna a atividade de brinquedo um meio de suprir a necessidade da criança, é que dentro desta atividade a criança pode realizar desejos que não são realizáveis em seu mundo imediato. É uma das formas que a criança tem de se relacionar com os inúmeros fatores que lhe são novos e curiosos. De acordo com Vygotsky (2007, p. 108), “...se as necessidades não realizáveis imediatamente não se desenvolvessem durante os anos escolares, não existiriam os brinquedos, uma vez que eles parecem ser inventados justamente quando as crianças começam a experimentar tendências irrealizáveis.” A criança usará seu lúdico para realizar o que na vida real não pode, por exemplo, brincar de estar dirigindo um carro, de ser mãe, etc. Evidentemente, uma criança não consegue dirigir, ser mãe, montar um cavalo, etc. Mas, para resolver este problema, segundo Vygotsky (2007, p. 109) “... a criança em idade pré-escolar envolve-se num mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo.””
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
Silva, Dener Luiz da. (2007). Do gesto ao símbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formação simbólica. Educar em Revista, (30), 145-163. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602007000200010
http://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/sites/61/2018/05/Carlos-Augusto-Pereira-Gon%C3%A7alves.pdf
http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/2014%20ALESSANDRA%20REGINA%20DA%20SILVA%20SANTOS.pdf
https://www.efdeportes.com/efd146/relacoes-da-motricidade-com-a-aprendizagem-escolar.htm
323) Sobre o testemunho de estudantes brasileiros em relação à escola na cultura digital descrito no livro A escola navega na web: que onda é essa? (2019), assinale a alternativa correta.
- A) Os estudantes ouvidos pela pesquisa utilizam o celular, no contexto escolar, apenas para fim educacional.
- B) A pesquisa constatou que o uso dos dispositivos tecnológicos não apresentam diferença entre as escolas públicas e privadas.
- C) Os estudantes defendem o uso das tecnologias no contexto escolar por acreditarem que este favorece o processo de aprendizagem.
- D) No depoimentos dos jovens da pesquisa, o professor ocupa um lugar de importância tanto na sua função de ensinar quanto como mediador nas relações entre os jovens e os recursos tecnológicos.
A alternativa correta é letra D) No depoimentos dos jovens da pesquisa, o professor ocupa um lugar de importância tanto na sua função de ensinar quanto como mediador nas relações entre os jovens e os recursos tecnológicos.
Gabarito Letra D
Sobre o testemunho de estudantes brasileiros em relação à escola na cultura digital descrito no livro A escola navega na web: que onda é essa? (2019), assinale a alternativa correta.
a) Os estudantes ouvidos pela pesquisa utilizam o celular, no contexto escolar, apenas para fim educacional.
Errado. Considerando os padrões de uso de celulares e redes sociais na atualidade, apenas em um ambiente com regras e supervisão muito rígidos conseguiria que estudantes utilizassem o celular apenas para fim educacional.
b) A pesquisa constatou que o uso dos dispositivos tecnológicos não apresentam diferença entre as escolas públicas e privadas.
Errado. O nível socioeconômico não é o mesmo entre escolas públicas e escolas privas, e consequentemente também não é o mesmo o grau de acesso a dispositivos tecnológicos e seu uso.
c) Os estudantes defendem o uso das tecnologias no contexto escolar por acreditarem que este favorece o processo de aprendizagem.
Errado. Esse não é o único motivo que leva os estudantes a defenderem o uso de tecnologias no contexto escolar.
d) No depoimentos dos jovens da pesquisa, o professor ocupa um lugar de importância tanto na sua função de ensinar quanto como mediador nas relações entre os jovens e os recursos tecnológicos
Certo! Esse é um resultado apontado pela pesquisa.
Para fins de aprofundamento, vamos ver mais um pouco sobre o assunto
“As TICs são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias no processo de automação, no comércio em gerenciamentos e publicidades, no setor de investimentos com informações simultâneas e comunicação imediata, e na educação no processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância. Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos foi à popularização da Internet. Em se tratando de informação e comunicação, as possibilidades tecnológicas apareceram como uma alternativa da era moderna, facilitando a educação com a inserção de computadores nas escolas, possibilitando e aprimorando o uso da tecnologia pelos alunos, o acesso a informações e a realização de múltiplas tarefas em todas as dimensões da vida humana, além de qualificar os professores por meio da criação de redes e comunidades virtuais. Sabe-se que, as mudanças com o aparecimento das tecnologias foram grandes e positivas para a sociedade, em relação à comunicação, ligação e convívio social. A Informática trouxe, além de inúmeros recursos tecnológicos, a esperança de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. As TIC possibilitam a adequação do contexto e as situações do processo de aprendizagem às diversidades em sala de aula. As tecnologias fornecem recursos didáticos adequados às diferenças e necessidades de cada aluno. As possibilidades constatadas no uso das TIC são variadas, oportunizando que o professor apresente de forma diferenciada as informações. Por meio das TIC, disponibilizamos da informação no momento em que precisamos, de acordo com nosso interesse. O termo TIC é a junção da tecnologia ou Informática com a tecnologia da comunicação, a Internet é um ensinamento claro disso. As TIC quando são utilizadas, melhoraram o processo de ensino, pois criam ambientes virtuais de aprendizagem, colaborando com o aluno na assimilação dos conteúdos. O computador e a Internet atrai a atenção dos alunos desenvolvendo neles, habilidades para captar a informação. Essa informação manifesta-se de forma cada vez mais interativa e cada vez mais depressa, que os envolvidos no processo de ensino, muitas vezes, não conseguem assimilar. A principal dificuldade de se incorporar as TIC no processo de ensino, é o fato de o professor ser ainda apontado, o detentor de todo conhecimento. Hoje, diante das tecnologias apresentadas aos alunos, o professor tem o papel de interventor dessa nova forma de ensino, dando o suporte necessário ao uso adequado e responsável dos recursos tecnológicos. Para que isso aconteça, o professor deve buscar, ainda em sua formação, se atualizar não só dentro de sua especialidade, mas também, dentro das tecnologias que possam auxiliar em suas práticas pedagógicas. Muitos veem nas TIC, a perspectiva transformadora e determinante para melhorar a educação, mas deve-se considerar que há muitos problemas ainda associados à incorporação de tecnologias nas escolas. É um desafio para os professores mudar sua forma de conceber e por em prática o ensino, através de uma nova ferramenta. Para Imbérnom (2010, p.36): Para que o uso das TIC signifique uma transformação educativa que se transforme em melhora, muitas coisas terão que mudar. Muitas estão nas mãos dos próprios professores, que terão que redesenhar seu papel e sua responsabilidade na escola atual. Mas outras tantas escapam de seu controle e se inscrevem na esfera da direção da escola, da administração e da própria sociedade. As escolas devem fazer uso das TIC como novos meios de aprendizagem em todos os aspectos do currículo. Hoje as TIC são utilizadas em trabalhos extracurriculares, ou em disciplinas como complemento didático. O computador ainda não é considerado um recurso do cotidiano para criação e pesquisa.. Precisamos então começar a pensar no que realmente pode ser feito a partir da utilização dessas novas tecnologias, particularmente da Internet, no processo educativo. Para isso, é necessário compreender quais são suas especificidades técnicas e seu potencial pedagógico.”
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019
324) A aprendizagem pode ser compreendida como:
- A) O processo que envolve um estado não prazeroso acompanhado de excitação psíquica e somática.
- B) O conjunto de experiências internas, produzidas em nosso sistema nervoso, que são as nossas imaginações.
- C) O conjunto de experiências da nossa criatividade, por meio das quais podemos relacionar conceitos, fazer julgamento, modificar situações ou mesmo inventar fatos.
- D) O processo de desenvolvimento biológico associado aos processos que podem ser denominados por psicossociais por envolverem, por exemplo, significações, habituação e sensibilização.
A alternativa correta é letra D) O processo de desenvolvimento biológico associado aos processos que podem ser denominados por psicossociais por envolverem, por exemplo, significações, habituação e sensibilização.
Gabarito Letra D
A aprendizagem pode ser compreendida como:
a) O processo que envolve um estado não prazeroso acompanhado de excitação psíquica e somática.
Errado. A aprendizagem pode ser uma atividade prazerosa.
b) O conjunto de experiências internas, produzidas em nosso sistema nervoso, que são as nossas imaginações.
Errado. Não faz sentido pensar que a aprendizagem seria fruto apenas de experiências internas, de imaginações. Se assim fosse, professores e educadores seriam desnecessários.
c) O conjunto de experiências da nossa criatividade, por meio das quais podemos relacionar conceitos, fazer julgamento, modificar situações ou mesmo inventar fatos.
Errado. Essa capacidade de relacionar conceitos, fazer julgamentos, etc, auxilia no processo de aprendizagem, mas são necessários também fatores externos ao indivíduo.
d) O processo de desenvolvimento biológico associado aos processos que podem ser denominados por psicossociais por envolverem, por exemplo, significações, habituação e sensibilização.
Certo! A aprendizagem se dá através da associação do desenvolvimento biológico com estímulos psicossociais.
Nosso gabarito é Letra D.
325) O transtorno de espectro autista (TEA) está entre os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) que afetam a escolarização.
Sendo assim, na atuação escolar com crianças portadoras de TEA, deve-se considerar que
- A) a inclusão de crianças autistas é impossível.
- B) a ênfase deve ser nos fatores pedagógicos a serem reforçados.
- C) a aceitação de toda a equipe escolar é fundamental para o acolhimento.
- D) as crianças com esse transtorno devem ser separadas da turma regular.
- E) os campos de saúde e educação, neste caso, devem ser dissociados.
A alternativa correta é letra C) a aceitação de toda a equipe escolar é fundamental para o acolhimento.
Gabarito Letra C
Sendo assim, na atuação escolar com crianças portadoras de TEA, deve-se considerar que
a) a inclusão de crianças autistas é impossível.
Errado. Toda criança tem direito a educação, e preferencialmente em instituições regulares de ensino.
b) a ênfase deve ser nos fatores pedagógicos a serem reforçados.
Errado. Os déficits de uma criança portadora de TEA não são relativos aos fatores pedagógicos, e uma ênfase exclusivamente nesse aspecto não beneficiaria essas crianças.
c) a aceitação de toda a equipe escolar é fundamental para o acolhimento.
Certo!
d) as crianças com esse transtorno devem ser separadas da turma regular.
Errado. Algumas crianças com TEA podem se beneficiar de turmas separadas das turmas regulares, mas isso não é regra, e as crianças com transtorno autista tem direito a frequentar turmas regulares.
e) os campos de saúde e educação, neste caso, devem ser dissociados.
Errado. Pelo contrário, esses campos devem estar associados, considerando as particularidades do transtorno. O aluno dentro do espectro tem, inclusive, direito legal de ter um acompanhante terapêutico providenciado pela escola.
Nosso gabarito é Letra C.
326) A Teoria do Socioconstrutivismo criada por Vigotsky tem uma ênfase importante no papel das relações sociais no desenvolvimento intelectual. Sobre os pilares da sua teoria da aprendizagem, assinale a alternativa incorreta.
- A) As funções psicológicas têm suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. O cérebro é um sistema aberto, com estruturas que são moldadas ao longo da história do homem e do seu desenvolvimento individual.
- B) O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais dentro de um contexto histórico.
- C) A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana.
- D) A Teoria do Socioconstrutivismo liga o desenvolvimento da imitação ao aparecimento da função simbólica. Dessa forma, a imitação precede a representação.
- E) A relação entre o homem e o mundo é mediada por sistemas simbólicos que auxiliam a atividade humana.
A alternativa correta é letra D) A Teoria do Socioconstrutivismo liga o desenvolvimento da imitação ao aparecimento da função simbólica. Dessa forma, a imitação precede a representação.
Gabarito Letra D
A Teoria do Socioconstrutivismo criada por Vigotsky tem uma ênfase importante no papel das relações sociais no desenvolvimento intelectual. Sobre os pilares da sua teoria da aprendizagem, assinale a alternativa incorreta.
a) As funções psicológicas têm suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. O cérebro é um sistema aberto, com estruturas que são moldadas ao longo da história do homem e do seu desenvolvimento individual.
Certo! Veja:
“Estes são os pilares básicos do pensamento de Vygotsky:
- “As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral”. O cérebro é um sistema aberto, pois é mutável. Suas estruturas são moldadas ao longo da história do homem e de seu desenvolvimento individual;
- O funcionamento psicológico tem com base as relações sociais, dentro de um contexto histórico;
- A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana;
- A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos. Entre o homem e o mundo existem elementos mediadores – ferramentas auxiliares da atividade humana (STADLER et al).”
b) O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais dentro de um contexto histórico.
Certo! Esse também é um dos pilares da teoria de Vygotsky, como visto na alternativa A.
c) A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana.
Certo! Mais um dos pilares da teoria.
d) A Teoria do Socioconstrutivismo liga o desenvolvimento da imitação ao aparecimento da função simbólica. Dessa forma, a imitação precede a representação.
Errado. É Wallon e Piaget que acreditam nisso, não Vygotsky.
e) A relação entre o homem e o mundo é mediada por sistemas simbólicos que auxiliam a atividade humana.
Certo! Outro dos pilares.
A alternativa incorreta é Letra D.
Fonte: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/8/breve-estudo-sobre-lev-vygotsky-e-o-sociointeracionismo#:~:text=%E2%80%9CAs%20fun%C3%A7%C3%B5es%20psicol%C3%B3gicas%20t%C3%AAm%20um,e%20de%20seu%20desenvolvimento%20individual%3B&text=A%20rela%C3%A7%C3%A3o%20homem%2Dmundo%20%C3%A9%20uma%20rela%C3%A7%C3%A3o%20mediada%20por%20sistemas%20simb%C3%B3licos.
327) Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.
“Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é tão simples. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos.
/ / / / .
- A) desenvolvimento cognitivo, crescimento físico; maturidade; aprendizagem.
- B) crescimento físico; descobertas; tentativas e erros; ensino.
- C) desenvolvimento físico; tentativas e erros; motivação; maturidade.
- D) crescimento físico; motivação; aprendizagem; tentativas e erros.
A alternativa correta é letra B) crescimento físico; descobertas; tentativas e erros; ensino.
Gabarito Letra B
Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.
“Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é tão simples. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos.
/ / / / .
a) desenvolvimento cognitivo, crescimento físico; maturidade; aprendizagem.
b) crescimento físico; descobertas; tentativas e erros; ensino.
c) desenvolvimento físico; tentativas e erros; motivação; maturidade.
d) crescimento físico; motivação; aprendizagem; tentativas e erros.
Essa questão foi retirada do livro “Psicologias” de Ana Maria Bock, vamos ver o que diz a autora:
“No entanto, para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é tão simples assim. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros, ensino etc. Nós mesmos temos uma amiga que sabe uma poesia inteira em francês, porque copiou 10 vezes como castigo, há 20 anos, e tem apenas uma vaga idéia do que está dizendo quando a declama. Podemos dizer que ela aprendeu a poesia? Essas diferentes situações e processos não podem ser englobados num só conceito.”
As palavras que completam as lacunas são crescimento físico; descobertas; tentativas e erros; ensino.
Gabarito Letra B
Referência
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999
328) “Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem […] As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo […]”
(Disponível em http://www.brasilescola.com/educacao/dificuldades-aprendizagem.htm)
Sobre as dificuldades de aprendizagem mais correntes na prática pedagógica, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
Coluna 01
( 1 ) Dislexia
( 2 ) Disgrafia
( 3 ) Dislalia
( 4 ) TDAH
Coluna 02
( ) Dificuldade na emissão da fala, apresentando pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas.
( ) De ordem neurológica, é um problema que evidencia sinais de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.
( ) Dificuldade na escrita, associada a letras mal traçadas, ilegíveis, muito próximas, resultando em desorganização na produção de texto.
( ) Problema na leitura, que impede o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A) 2, 3, 4, 1.
- B) 3, 4, 2, 1.
- C) 4, 3, 2, 1.
- D) 1, 2, 3, 4.
A alternativa correta é letra B) 3, 4, 2, 1.
Sobre as dificuldades de aprendizagem mais correntes na prática pedagógica, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
Coluna 01
( 1 ) Dislexia
Etimologicamente, dislexia deriva dos termos “dis” (desvio) + “lexia” (leitura ou reconhecimento das palavras), depreendendo-se “dislexia” como uma dificuldade de aprendizagem relacionada a leitura
reconhecimento das palavras
( 2 ) Disgrafia
A nomenclatura “disgrafia” origina-se dos termos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, caracteriza-se por um distúrbio de aprendizagem relacionada a qualidade da escrita do indivíduo.
( 3 ) Dislalia.
Pela etimologia da palavra, tem-se “dis” (desvio) + “lalia” (fala / pronúncia), dessa forma depreende-se “dislalia” como um distúrbio relacionado a pronúncia de determinadas palavras.
( 4 ) TDAH
Segundo Seno (2010, p.335):
“Segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está classificado na categoria de transtornos hipercinéticos, descrito como "grupo de transtornos caracterizados por início precoce - habitualmente durante os cinco primeiros anos de vida -, falta de perseverança nas atividades que exigem envolvimento cognitivo e tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, associadas a uma atividade global desorganizada, incoordenada e excessiva.”
Considerando a análise dos termos supracitados, a sequência correta, portanto, seria:
(3) Dificuldade na emissão da fala, apresentando pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas.
(4) De ordem neurológica, é um problema que evidencia sinais de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.
(2) Dificuldade na escrita, associada a letras mal traçadas, ilegíveis, muito próximas, resultando em desorganização na produção de texto.
(1) Problema na leitura, que impede o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta.
Considerando a análise das alternativas e a respectiva combinação apresentada, ratifica-se, que a sequência que responde corretamente ao gabarito da questão é “3, 4, 2, 1.”, portanto, LETRA B.
________________
Fonte consultada:
Seno, Marília Piazzi. (2010). Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem?. Revista Psicopedagogia, 27(84), 334-343.
329) “A Psicologia da aprendizagem pode reivindicar todo estudo que, de perto ou de longe, trate das estruturas e mecanismos psicológicos suscetíveis de intervir numa situação educativa, formal ou informal”. (FOULIN e MOUCHON, 2000, p. 3). Sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, que advertiu que a inteligência acadêmica (obtida através de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para determinar a inteligência de uma pessoa, marque a única alternativa CORRETA:
- A) Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo autor da teoria concluiu que o cérebro do homem possui quatro tipos de inteligência: linguística, lógico-matemática, espacial e musical.
- B) A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Jean Piaget. De acordo com Piaget, são raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas.
- C) A linha de desenvolvimento de cada inteligência será determinada apenas por fatores genéticos e neurobiológicos, existindo inúmeros casos de pessoas que se desenvolveram em todas as modalidades de inteligência contida nessa teoria.
- D) A inteligência interpessoal e a intrapessoal fazem parte da Teoria das Inteligências Múltiplas.
A alternativa correta é letra D) A inteligência interpessoal e a intrapessoal fazem parte da Teoria das Inteligências Múltiplas.
“A Psicologia da aprendizagem pode reivindicar todo estudo que, de perto ou de longe, trate das estruturas e mecanismos psicológicos suscetíveis de intervir numa situação educativa, formal ou informal”. (FOULIN e MOUCHON, 2000, p. 3). Sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, que advertiu que a inteligência acadêmica (obtida através de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para determinar a inteligência de uma pessoa, marque a única alternativa CORRETA:
Segundo Garutti (2012, p.292):
“A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida por Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard na década de 70. Após anos de estudos publicou seu primeiro livro, “Estruturas da Mente”, no ano de 1983, o qual gerou um grande impacto na área da educação, porque se acreditava que através da Teoria das Inteligências Múltiplas muitos problemas no campo educacional poderiam ser resolvidos, e o mesmo poderia surtir como progresso educacional.”
a) Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo autor da teoria concluiu que o cérebro do homem possui quatro tipos de inteligência: linguística, lógico-matemática, espacial e musical.
INCORRETA. Ao contrário do que afirma o item, a teoria de Gardner propõe que todos os indivíduos com desenvolvimento típico, dispõem de oito tipos de inteligências, no caso: linguística, lógico-matemática, espacial, corporalcinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalista, e que cada indivíduo tem maior habilidade para desenvolver uma determinada inteligência.
b) A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Jean Piaget. De acordo com Piaget, são raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas.
INCORRETA. Note que de acordo com a literatura supracitada a Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida por Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard na década de 70.
c) A linha de desenvolvimento de cada inteligência será determinada apenas por fatores genéticos e neurobiológicos, existindo inúmeros casos de pessoas que se desenvolveram em todas as modalidades de inteligência contida nessa teoria.
INCORRETA. Na realidade a linha de desenvolvimento de cada inteligência é influenciada tanto por fatores genéticos quanto neurológicos, bem como por aspectos ambientais. Gardner defende que as inteligências são interdependentes e alguns estudiosos do tema sugerem que todos os indivíduos possuem e têm condições de se desenvolver em todas as inteligências.
d) A inteligência interpessoal e a intrapessoal fazem parte da Teoria das Inteligências Múltiplas.
CORRETA. A afirmação é procedente. Garutti (2012, p.297) as conceitua da seguinte forma:
“Inteligência Interpessoal – A capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas. Isso pode incluir sensibilidade a expressões faciais, voz e gestos; a capacidade de discriminar muitos tipos diferentes de sinais interpessoais; e a capacidade de responder efetivamente a estes sinais.
Inteligência Intrapessoal – Capacidade de autoconhecimento, ou seja, habilidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento. Esta inteligência inclui possuir uma imagem precisa de si mesmo, tendo consciência dos estados de humor, intenções, motivações, temperamento e desejos; e a capacidade de autodisciplina, auto entendimento e autoestima.”
_______________
Fonte consultada:
Garutti, G. (2012). A teoria das inteligências múltiplas como conceito de educação ambiental. Revista Intersaberes, 7(14), 291-308.
330) “O estudo ativo é o conjunto de tarefas cognoscitivas que concorrem para o desenvolvimento das atividades mentais dos alunos” (LIBÂNEO, 2013, p. 117). Sobre essa atividade que cujo fim específico é favorecer a aprendizagem ativa, analise os itens a seguir:
I. Trata-se da conjugação de condições internas dos alunos e das condições externas expressas pelas exigências, expectativas e incentivos.
II. O estudo ativo se reduz ao estudo individual e dispensa a explicação da matéria pelo professor.
III. O estudo ativo envolve uma série de procedimentos que visam despertar nos alunos habilidades e hábitos de caráter permanente.
IV. Conversação dirigida, o estudo dirigido individual e em grupo e as observações das coisas do mundo circundante não se caracterizam como formas de estudo ativo.
É CORRETO afirmar que:
- A) I, II, III e IV estão corretos.
- B) I e III estão corretos.
- C) I, II e III estão corretos.
- D) I, III e IV estão corretos.
A alternativa correta é letra B) I e III estão corretos.
Analise os itens a seguir:
I. Trata-se da conjugação de condições internas dos alunos e das condições externas expressas pelas exigências, expectativas e incentivos.
CORRETA. Segundo Libâneo (1994, p.108):
“É preciso que o estudo se converta em uma necessidade para o aluno e que seja um estímulo suficiente para canalizar a sua necessidade de atividade. Trata-se da conjugação de condições internas dos alunos e de condições externas expressas pelas exigências, expectativas e incentivos do professor”
II. O estudo ativo se reduz ao estudo individual e dispensa a explicação da matéria pelo professor.
INCORRETA. De acordo com Libâneo (1994, p.108):
“...o estudo ativo não se reduz ao estudo individual nem dispensa a explicação da matéria pelo professor. O estudo ativo requer planejamento, organizacao e controle, de modo que acompanhe todos os momentos ou passos da aula...”
III. O estudo ativo envolve uma série de procedimentos que visam despertar nos alunos habilidades e hábitos de caráter permanente.
CORRETA. Conforme Libâneo (1994, p.109):
“O estudo ativo envolve uma serie de procedimentos que visam despertar nos alunos habilidades e hábitos de cárater permanente…”
IV. Conversação dirigida, o estudo dirigido individual e em grupo e as observações das coisas do mundo circundante não se caracterizam como formas de estudo ativo.
INCORRETA. Segundo Libâneo (1994, p.108) constituem formas de estudo ativo:
“...a conversação dirigida, a discussão, o estudo dirigido individual e em grupo, os exercícios, as observações das coisas do mundo circundante, os hábitos de estudo e de organização pessoal, as tarefas de casa, o estudo do meio etc.”
Considerando a análise dos itens apresentados, ratifica-se que somente as afirmativas I e II estão corretos, portanto, LETRA B.
_______________
Fonte consultada:
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.