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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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331) Visando compreender a evolução da escrita na criança, Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) definem cinco níveis de construção de hipóteses. Com base nesses níveis, analise a situação a seguir:

 

Andreia é uma criança de seis anos de idade, atendida em uma escola pública. A professora, visando diagnosticar o nível de escrita de seus alunos, aplicou um teste, acompanhando individualmente cada criança. Ao analisar o teste de Andreia, percebeu que esta se encontra num estágio em que cada letra vale uma sílaba, e que ela já percebe que a escrita representa partes sonoras da fala. Algo que surpreendeu muito a professora foi o fato de que desapareceu a exigência de variedade e de quantidade mínima de caracteres presente no teste anterior de Andreia.

 

A partir da análise da situação, classifique o nível no qual a criança se encontra:

  • A) Silábico.

  • B) Silábico alfabético.

  • C) Pré-silábico.

  • D) Pré-alfabético.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Silábico.

 

Visando compreender a evolução da escrita na criança, Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) definem cinco níveis de construção de hipóteses. Com base nesses níveis, analise a situação a seguir:

 


Andreia é uma criança de seis anos de idade, atendida em uma escola pública. A professora, visando diagnosticar o nível de escrita de seus alunos, aplicou um teste, acompanhando individualmente cada criança. Ao analisar o teste de Andreia, percebeu que esta se encontra num estágio em que cada letra vale uma sílaba, e que ela já percebe que a escrita representa partes sonoras da fala. Algo que surpreendeu muito a professora foi o fato de que desapareceu a exigência de variedade e de quantidade mínima de caracteres presente no teste anterior de Andreia.

 

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989) citadas por Bruini (S/D) destacam que são cinco os níveis de construção de hipóteses, no caso, “pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética”. Discorrendo sobre cada um dos níveis Bruini (S/D) menciona:

 
  • “No nível da hipótese pré-silábica, a diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra é inexistente, uma vez que os traços são muito semelhantes entre si. Somente o autor da escrita pré-silábica é capaz de identificar o que fez. Desta forma, a escrita nesta fase pode não funcionar como veículo de comunicação.
  • No nível de hipótese intermediário, a criança começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita, além de começar a desvincular a escrita das imagens, dos números e das letras.
  • No nível de hipótese silábica, as letras começam a serem usadas com valores silábicos fixos e o conflito entre a nova fase e a fase anterior provoca na criança um amadurecimento educacional. Assim, a criança percebe que a escrita representa a fala e tenta dar valores sonoros às letras, supondo que deve escrever tantos sinais quantas forem às vezes que mexe a boca - cada sílaba oral corresponderá uma letra ou um sinal. Nesta fase, as produções de frases da criança costumam aparecer com a representação de uma letra para cada palavra.
  • Quando a criança passa da hipótese silábica para a silábico-alfabética, ela inicia uma busca por símbolos para expressar a escrita dos objetos referidos, tentando aproximar o máximo à representação sonora da representação gráfica.
  • Na última hipótese do processo de aquisição da escrita, o nível de escrita da criança é classificado como alfabético. Nesta fase, a criança compreende que a escrita tem uma função social: a comunicação.”
 

Considerando a análise da situação apresentada pelo enunciado, classifica-se o nível no qual Andreia se encontra, como “SILÁBICO”, portanto, LETRA A.

 

______________

Fonte consultada:

 

Bruini, Eliane da Costa. (S/D). Aquisição da escrita. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/aquisicao-escrita.htm

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332) Observe as sentenças a seguir sobre sociólogo suíço Philippe Perrenoud.

 

I. Para Philippe Perrenoud, o processo de absorção das novas competências para colocá-las em prática no dia-a-dia escolar envolve apenas a formação acadêmica do professor.

 

II. O educador deve, antes de tudo, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Nesta nova visão educacional, o aluno passa a estar entre o professor e o conhecimento, sendo fundamental para que o processo funcione e seja aprimorado com o passar do tempo.

 

III. Desenvolveu cinco competências para ensinar: Organizar e dirigir situações de aprendizagem, II Participar da administração da escola, III Administrar sua própria formação continuada, IV Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, V Informar e envolver os pais. 

 

IV. Para o suíço, o professor precisa dedicar mais energia e atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Assim se faz uma pedagogia diferenciada, que ajuda a desenvolver métodos para que a aprendizagem aconteça para todos os alunos.

 

 

É CORRETO o que se afirma apenas nos itens:

  • A) I e II.

  • B) I e III

  • C) II e IV.

  • D) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) II e IV.

 

Observe as sentenças a seguir sobre sociólogo suíço Philippe Perrenoud.

 

I. Para Philippe Perrenoud, o processo de absorção das novas competências para colocá-las em prática no dia-a-dia escolar envolve apenas a formação acadêmica do professor.

INCORRETO. Na realidade, segundo a perspectiva de Perrenoud a absorção contínua de novas competências considera a aproximação com o contexto em que a instituição está inserida, e isto ultrapassa os muros da escola, além disso, os pais e a comunidade escolar também devem estar envolvidos.

 

 

II. O educador deve, antes de tudo, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Nesta nova visão educacional, o aluno passa a estar entre o professor e o conhecimento, sendo fundamental para que o processo funcione e seja aprimorado com o passar do tempo.

CORRETO. Segundo Aleva & Figueiró (2016, p.7):

“...o educador deve, antes de tudo, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. “Perrenoud diz que se o professor não integrar o aluno e mostrar claramente como aquilo é importante para ele, é impossível que se consiga ensinar”

 

III. Desenvolveu cinco competências para ensinar: Organizar e dirigir situações de aprendizagem, II Participar da administração da escola, III Administrar sua própria formação continuada, IV Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, V Informar e envolver os pais.

INCORRETO. Na realidade segundo Perrenoud, (2000, p. 20) seriam dez as competências de referência, sumarizadas da seguinte forma:

“1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem; 2. Administrar a progressão das aprendizagens 3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação 4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho 5. Trabalhar em equipe 6. Participar da administração da escola 7. Informar e envolver os pais 8. Utilizar novas tecnologias 9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão 10. Administrar sua própria formação contínua”

 

IV. Para o suíço, o professor precisa dedicar mais energia e atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Assim se faz uma pedagogia diferenciada, que ajuda a desenvolver métodos para que a aprendizagem aconteça para todos os alunos.

CORRETO. Segundo Aleva & Figueiró (2016, p.6):

“Para o sociólogo Perrenoud (2000), o professor precisa dedicar mais energia e atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Assim se faz uma educação diferenciada, que ajuda a desenvolver estratégias para que a aprendizagem aconteça para todos os alunos.”

  

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se está CORRETO o que se afirma apenas nos itens II e IV, portanto, LETRA C.

 

_______________

Fonte consultada:

 

PERRENOUD, Philippe. Organizar e dirigir as situações de aprendizagem. In: 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. cap. 1, p. (11)-23-36.

 

SER 2016 Ser professor... /organizadores Rubens Hermógenes Ferreira, Imaculada Conceição; autores Natanael Atilas Aleva, Girlaine Figueiró. -- Belo Horizonte: Faculdades Promove, 2016.

333) As diferentes aprendizagens se dão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, e esse processo é protagonizado pelas crianças quando podem vivenciar experiências que lhes forneçam conteúdos apresentados de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais. É importante marcar que não há aprendizagem sem conteúdos. Sobre os conteúdos de ensino, julgue os itens a seguir:

 

I. Concebe os conteúdos, por um lado, como a concretização dos propósitos da instituição e, por outro, como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.

 

II. Os conteúdos abrangem também, além de fatos, conceitos e princípios, os conhecimentos relacionados a procedimentos, atitudes, valores e normas como objetos de aprendizagem.

 

III. A explicitação de conteúdos de naturezas diversas aponta para a necessidade de se trabalhar de forma intencional e integrada com conteúdos que, na maioria das vezes, não são tratados de forma explícita e consciente.

 

IV. Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade. Desde os conceitos mais simples até os mais complexos, a aprendizagem se dá por meio de um processo de constantes idas e vindas, avanços e recuos nos quais as crianças constroem idéias provisórias, ampliam-nas e modificam-nas, aproximando-se gradualmente de conceitualizações cada vez mais precisas.

 

Estão CORRETOS apenas os itens:

  • A) Todos.

  • B) I e IV.

  • C) II, III e IV.

  • D) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Todos.

 

As alternativas foram embasadas em publicação do Ministério da Educação _MEC, sob o título “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil” (2001). Com base nisto vamos a análise dos itens.

 

I. Concebe os conteúdos, por um lado, como a concretização dos propósitos da instituição e, por outro, como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.

CORRETO. Segundo a publicação supracitada (2001, p. 49):

“....este Referencial concebe os conteúdos, por um lado, como a concretização dos propósitos da instituição e, por outro, como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.”

 

II. Os conteúdos abrangem também, além de fatos, conceitos e princípios, os conhecimentos relacionados a procedimentos, atitudes, valores e normas como objetos de aprendizagem.

CORRETO. Conforme a literatura do MEC (2001, p. 49):

Os conteúdos abrangem, para além de fatos, direitos e princípios, também os conhecimentos relacionados a procedimentos, atitudes, valores e normas como objetos de aprendizagem

 

III. A explicitação de conteúdos de naturezas diversas aponta para a necessidade de se trabalhar de forma intencional e integrada com conteúdos que, na maioria das vezes, não são tratados de forma explícita e consciente.

 CORRETO. De acordo com o documento especializado do MEC (2001, p. 49):

A explicitação de conteúdos de naturezas diversas aponta para a necessidade de se trabalhar de forma intencional e integrada com conteúdos que, na maioria das vezes, não são tratados de forma explícita e consciente.”

 

IV. Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade. Desde os conceitos mais simples até os mais complexos, a aprendizagem se dá por meio de um processo de constantes idas e vindas, avanços e recuos nos quais as crianças constroem idéias provisórias, ampliam-nas e modificam-nas, aproximando-se gradualmente de conceitualizações cada vez mais precisas.

 CORRETO. Ratificando o que traz o item, consta neste referencial curricular do MEC (2001, p.50):

Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, idéias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade. Desde os conceitos mais simples até os mais complexos, a aprendizagem se dá por meio de um processo de constantes idas e vindas, avanços e recuos nos quais as crianças constroem idéias provisórias, ampliam-nas e modificam-nas, aproximando-se gradualmente de conceitualizações cada vez mais precisas.”

  

Considerando a análise dos itens apresentados, ratifica-se que TODOS estão CORRETOS, portanto, LETRA A.

 

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Fonte consultada:

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil I. Brasília: MEC/SEF, 2001.

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334) “A escola não muda a sociedade, mas pode, partilhando esse projeto com segmentos sociais que assumem os princípios democráticos, articulando-se a eles, constituir-se não apenas como espaço de reprodução, mas também como espaço de transformação. […] A eleição de conteúdos, por exemplo, ao incluir questões que possibilitem a compreensão e a crítica da realidade, ao invés de 11rata-los como dados abstratos a serem aprendidos apenas para ‘passar de ano’, oferece aos alunos a oportunidade de se apropriarem deles como instrumentos para refletir e mudar sua própria vida”. É assim que os PCNs introduzem os temas transversais. Com relação à transversalidade, faça a associação entre as questões propostas para discussão na primeira coluna com o respectivo tema transversal que lhe corresponde na segunda coluna.

 

1. Jogar lixo na rua causa doenças, provoca enchentes e contamina a água e o solo.

2. É preciso usar sempre o preservativo masculino ou feminino para ter relações seguras e responsáveis?

3. A máxima latina mínima de malis nos ensina o princípio de comportamento segundo o qual entre dois males devemos escolher sempre o menor.

4. Quem usa o cartão de crédito de forma descontrolada quase sempre acaba endividado.

5. Por que não é correto apelidar de “baleia” minha colega de escola que está um pouco acima do peso?

 

( ) Orientação Sexual

( ) Meio Ambiente

( ) Trabalho e Consumo

( ) Pluralidade Cultural

( ) Ética

 

A sequência CORRETA da correlação feita é:

  • A) 3-5-4-1-2.

  • B) 2-3-1-4-5.

  • C) 5-4-1-3-2.

  • D) 1-5-4-2-3.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

 

Com relação à transversalidade, faça a associação entre as questões propostas para discussão na primeira coluna com o respectivo tema transversal que lhe corresponde na segunda coluna.

 

Segundo da Silva & Cols. (2017, p.91):

 

“Os Temas Transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e compreendem seis área: Ética ((Respeito Mútuo, Justiça, Solidariedade), Orientação Sexual ((Corpo: Matriz da sexualidade), relações de gêneros, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis), Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania).”


  

1. Jogar lixo na rua causa doenças, provoca enchentes e contamina a água e o solo.

Note que a afirmativa está relacionada ao parâmetro “meio ambiente”, aludindo a conservação ambiental.

 

2. É preciso usar sempre o preservativo masculino ou feminino para ter relações seguras e responsáveis?

Destaca-se que a assertiva pertence ao parâmetro “Orientação Sexual” trazendo relação com a questão da “prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”.

 

3. A máxima latina mínima de malis nos ensina o princípio de comportamento segundo o qual entre dois males devemos escolher sempre o menor.

O item é pertinente ao parâmetro “Ética” e alude ao aspecto Justiça.

 

4. Quem usa o cartão de crédito de forma descontrolada quase sempre acaba endividado.

A afirmativa traduz nuances do parâmetro “Trabalho e Consumo”.

 

5. Por que não é correto apelidar de “baleia” minha colega de escola que está um pouco acima do peso?

A proposição representa o parâmetro “Pluralidade Cultural”.

 

Considerando as afirmativas apresentadas e correspondências obtidas conforme parâmetros dos Temas Transversais, teríamos dessa forma a seguinte associação:

 

( 2 ) Orientação Sexual

( 1 ) Meio Ambiente

( 4 ) Trabalho e Consumo

( 5 ) Pluralidade Cultural

( 3 ) Ética

 
 

Realizando a análise das proposições apresentadas ressalta-se que a SEQUÊNCIA CORRETA seria 2-1-4-5-3, portanto, questão NULA.

 

_______________

Fonte consultada:

 

da Silva, W., Martins, P., & Barbosa, I. (2017). Temas Transversais, oficinas pedagógicas e aprendizagem significativa: uma discussão acerca do ensino de ciências na Amazônia. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências8(15), 89-99.

335) Como resultado da interseção entre a psicologia e as ciências da educação, pelo processo de transdisciplinarização, surgiu uma nova disciplina – a Psicologia da educação. O termo designa o ramo da psicologia que estuda o comportamento e os processos mentais de ensino e aprendizagem em ambientes e contextos educativos (SANTROCK, 2011). De acordo com Nelson Piletti (2003), a Psicologia Educacional contribui com a educação em pelo menos dois aspectos fundamentais:

  • A) Compreensão das características e necessidades do aluno e do processo de ensino-aprendizagem.

  • B) Compreensão da organização e do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

  • C) Compreensão da organização e do funcionamento das sociedades escolares.

  • D) Compreensão da cultura e da evolução humana no aspecto subjetivo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Compreensão das características e necessidades do aluno e do processo de ensino-aprendizagem.

   

Como resultado da interseção entre a psicologia e as ciências da educação, pelo processo de transdisciplinarização, surgiu uma nova disciplina – a Psicologia da educação. O termo designa o ramo da psicologia que estuda o comportamento e os processos mentais de ensino e aprendizagem em ambientes e contextos educativos (SANTROCK, 2011). De acordo com Nelson Piletti (2003), a Psicologia Educacional contribui com a educação em pelo menos dois aspectos fundamentais:

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A Psicologia da Educação procura utilizar os princípios e as informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino-aprendizagem. A contribuição da Psicologia da Educação abrange dois aspectos fundamentais:

 

a) Compreensão do aluno. Compreensão de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos físico, emocional, intelectual e social. O aluno não é um ser ideal, abstrato. É uma pessoa concreta, com preocupações e problemas, defeitos e qualidades. E um ser em formação, que precisa ser compreendido pelo professor e pelos demais profissionais da escola, a fim de que tenha condições de desenvolver-se de forma harmoniosa e equilibrada.

 

b) Compreensão do processo ensino-aprendizagem. Para o professor, não é suficiente conhecer o aluno. É necessário que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem, como o aluno pode aprender de maneira mais eficiente, além de outros aspectos ligados à situação de aprendizagem, envolvendo o aluno, o professor e a sala de aula."

 

Fonte: "Psicologia Educacional" (Piletti)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  Compreensão das características e necessidades do aluno e do processo de ensino-aprendizagem.

b)  Compreensão da organização e do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

c)  Compreensão da organização e do funcionamento das sociedades escolares.

d)  Compreensão da cultura e da evolução humana no aspecto subjetivo.

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336) Segundo o relatório elaborado por Jacques Delors, para a Unesco, editado sob a forma de livro (Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998), a educação deve no século XXI organizar-se em torno de quatro tipos fundamentais de aprendizagens interligadas, consideradas os quatro pilares da educação do século XXI: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A respeito do quarto tipo de aprendizagem (aprender a ser), é possível afirmar que ela promove:

  • A) O domínio de habilidades, competências e técnicas.

  • B) O desenvolvimento da personalidade total com crítica, autonomia e cidadania.

  • C) A competência de agir sobre o meio envolvente.

  • D) A aquisição de instrumentos de compreensão.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) O desenvolvimento da personalidade total com crítica, autonomia e cidadania.

 

Segundo o relatório elaborado por Jacques Delors, para a Unesco, editado sob a forma de livro (Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998), a educação deve no século XXI organizar-se em torno de quatro tipos fundamentais de aprendizagens interligadas, consideradas os quatro pilares da educação do século XXI: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A respeito do quarto tipo de aprendizagem (aprender a ser), é possível afirmar que ela promove:

 

Segundo Delors & Cols. (1998, pp.89-90):

 

“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”

  
 

a)  O domínio de habilidades, competências e técnicas.

INCORRETA. O item preconiza correspondência com o pilar “Aprender a conhecer”.

 

b)  O desenvolvimento da personalidade total com crítica, autonomia e cidadania.

CORRETA.  O parâmetro descrito traduz aspectos compatíveis com o pilar “Aprender a ser”, portanto, alternativa CERTA.

 

c)  A competência de agir sobre o meio envolvente.

INCORRETA. A afirmativa traz relação com o pilar “Aprender a ser”.

 

d)  A aquisição de instrumentos de compreensão.

INCORRETA. A assertiva é pertinente ao pilar “Aprender a conhecer”.

 

_______________

Fonte consultada:

 

Delors, J., Chung, F., Geremek, B., Gorham, W., Kornhauser, A., Manley, M., ... & Suhr, M. W. (1996). Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir6.

337) Quando os teóricos da área afirmam que a psicologia da educação é uma disciplina-ponte (César Coll Salvador et al. Psicologia da educação. Porto Alegres: Penso, 2014), querem dizer com isso que ela:

  • A) Carece de desenvolvimento autônomo, pois sua realização está vinculada ao desenvolvimento da psicologia geral.

  • B) Intenta aglutinar o interesse dos psicólogos de aplicar os princípios psicológicos ao âmbito da educação, e de pedagogos de buscar uma fundamentação psicológica para a teoria e prática educativas.

  • C) Procura aplicar à educação princípios sociológicos capazes de entender o fenômeno educativo.

  • D) Trata de buscar mecanismos de união entre psicólogos e pedagogos para reconhecer a importância das ciências da educação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Intenta aglutinar o interesse dos psicólogos de aplicar os princípios psicológicos ao âmbito da educação, e de pedagogos de buscar uma fundamentação psicológica para a teoria e prática educativas.

   

Quando os teóricos da área afirmam que a psicologia da educação é uma disciplina-ponte (César Coll Salvador et al. Psicologia da educação. Porto Alegres: Penso, 2014), querem dizer com isso que ela:

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O fato de entender a psicologia da educação como uma disciplina-ponte implica mudanças profundas na maneira tradicional de entender as relações entre o conhecimento psicológico e a teoria e a prática educativas. De um lado, essas relações já não podem ser consideradas em uma única direção; o conhecimento psicológico pode contribuir para melhorar a compreensão e a explicação dos fenômenos educativos, porém o seu estudo pode facilitar igualmente a ampliação e o aprofundamento do conhecimento psicológico. Por outro lado, a fim de que esta reciprocidade seja produzida nas contribuições, será preciso considerar as características próprias das situações educativas mais do que habitualmente tem acontecido."

 

Fonte: "Psicologia da educação" (Coll Salvador et al.)

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra B.

 

a)  Carece de desenvolvimento autônomo, pois sua realização está vinculada ao desenvolvimento da psicologia geral.

 

b)  Intenta aglutinar o interesse dos psicólogos de aplicar os princípios psicológicos ao âmbito da educação, e de pedagogos de buscar uma fundamentação psicológica para a teoria e prática educativas.

 

c)  Procura aplicar à educação princípios sociológicos capazes de entender o fenômeno educativo.

 

d)  Trata de buscar mecanismos de união entre psicólogos e pedagogos para reconhecer a importância das ciências da educação.

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338) Embora a educação não promova diretamente a guerra, às vezes pode fomentar sentimentos que para ela contribuem como racismo e militarismo. Foi exatamente isso que ocorreu na Primeira Guerra Mundial, cujo centenário é celebrado em 2014. Daí o papel preponderante da escola na formação de novas consciências em consonância com uma educação voltada para integração na diversidade. Ora, um dos pilares para a educação do século XXI (DELORS, 1996) intimamente correlacionado com essa ideia de cidadania, tolerância, intercâmbio e cooperação é exatamente:

  • A) O aprender a aprender.

  • B) O aprender a conviver.

  • C) O aprender a fazer.

  • D) O aprender a ser.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) O aprender a conviver.

 

Embora a educação não promova diretamente a guerra, às vezes pode fomentar sentimentos que para ela contribuem como racismo e militarismo. Foi exatamente isso que ocorreu na Primeira Guerra Mundial, cujo centenário é celebrado em 2014. Daí o papel preponderante da escola na formação de novas consciências em consonância com uma educação voltada para integração na diversidade. Ora, um dos pilares para a educação do século XXI (DELORS, 1996) intimamente correlacionado com essa ideia de cidadania, tolerância, intercâmbio e cooperação é exatamente:

 

Segundo Delors & Cols. (1998, pp.89-90):

 

“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”

 
 

a)  O aprender a aprender.

INCORRETA. A dimensão “aprender a aprender” não consiste em um dos quatro pilares identificados por Delors, que em síntese são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

 

b)  O aprender a conviver.

CORRETA. O pilar “aprender a conviver” tem relação com a cooperação e com a convivência mútua e apresenta nuances interligadas a cidadania, tolerância e ao respeito as diferenças, portanto, alternativa CERTA.

 

c)  O aprender a fazer.

INCORRETA. Sobre o “aprender a fazer”, Delors & Cols. (1998, p.93) enfatizam:

“Aprender a fazer não pode, pois, continuar a ter o significado simples de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada, para fazê-lo participar no fabrico de alguma coisa. Como conseqüência, as aprendizagens devem evoluir e não podem mais ser consideradas como simples transmissão de práticas mais ou menos rotineiras, embora estas continuem a ter um valor formativo que não é de desprezar.”

 

d)  O aprender a ser.

INCORRETA. O “aprender a ser” envolve as outras formas de aprendizagem, e destaca-se em relação ao indivíduo e a educação como:

“...melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se” (Delors & Cols. (1998, p.102)

 

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Fonte consultada:

 

Delors, J., Chung, F., Geremek, B., Gorham, W., Kornhauser, A., Manley, M., ... & Suhr, M. W. (1996). Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir6.

339) Aponte, dentre as afirmações abaixo, a que não constitui ponto de contribuição da psicanálise para a psicopedagogia:

  • A) Permite ao psicopedagogo atuar como psicoterapeuta emocional.

  • B) Permite ao psicopedagogo entender o modo como a personalidade funciona e é estruturada.

  • C) Permite ao psicopedagogo entender o modo como o aluno lida com seus impulsos e desejos.

  • D) Permite ao psicopedagogo entender o modo como os alunos valorizam ou não seus objetos internos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Permite ao psicopedagogo atuar como psicoterapeuta emocional.

 

Aponte, dentre as afirmações abaixo, a que não constitui ponto de contribuição da psicanálise para a psicopedagogia:

 

a)  Permite ao psicopedagogo atuar como psicoterapeuta emocional.

INCORRETA. O entendimento proposto pela alternativa baseia-se na compreensão de que, as contribuições da psicanálise à psicopedagogia, não habilitam tais profissionais para o manejo de questões que competem a atuação apropriadas a psicologia, portanto, é procedente o que traz a assertiva.

 

b)  Permite ao psicopedagogo entender o modo como a personalidade funciona e é estruturada.

CORRETA. A psicanálise pode auxiliar ao psicopedagogo na compreensão de aspectos relacionados a personalidade (como ID, Ego e Superego), além dos conteúdos subjacentes a esta, tais como consciente, pré-consciente e inconsciente.

 

c)  Permite ao psicopedagogo entender o modo como o aluno lida com seus impulsos e desejos.

CORRETA. O auxílio fornecido pela perspectiva do mecanismo de defesas, por exemplo, como a sublimação (na qual impulsos ou idealizações socialmente censurados ​​são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis) costumam contribuir de modo consistente com a prática da psicopedagogia.

 

d)  Permite ao psicopedagogo entender o modo como os alunos valorizam ou não seus objetos internos.

CORRETA. A compreensão da valorização ou não dos objetos internos por parte dos estudantes, relativo as suas representações mentais, pode auxiliar o psicopedagogo no entendimento de conteúdos implícitos que influenciam o funcionamento psíquico dos alunos, seus estados afetivos, bem como suas reações comportamentais externas.

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340) Tanto a formação quanto a atuação do psicopedagogo é perpassada pela interdisciplinaridade. Isto ocorre porque:

  • A) A psicopedagogia aproveita os aportes de diversas áreas do conhecimento para ter uma compreensão integradora das múltiplas causas e fatores que intervêm no estudo dos problemas de aprendizagem.

  • B) A psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia.

  • C) A psicopedagogia é um campo do saber resultado da diluição de inúmeras disciplinas.

  • D) A psicopedagogia resolve todos os problemas de fracasso escolar.

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A alternativa correta é letra A) A psicopedagogia aproveita os aportes de diversas áreas do conhecimento para ter uma compreensão integradora das múltiplas causas e fatores que intervêm no estudo dos problemas de aprendizagem.

 

Tanto a formação quanto a atuação do psicopedagogo é perpassada pela interdisciplinaridade. Isto ocorre porque:

 

Segundo Nandi & Camargo (2017, p.230):

 

“...a Psicopedagogia é uma área interdisciplinar, pois trabalha com diferentes áreas do conhecimento, criando vínculos para juntos acharem soluções para cada problema, ou seja, trata-se de uma ciência que busca nas outras áreas o respaldo necessário para compreender a situação e agir da melhor maneira possível para ajudar a minimizar, superar e prevenir futuros problemas.”

 

a)  A psicopedagogia aproveita os aportes de diversas áreas do conhecimento para ter uma compreensão integradora das múltiplas causas e fatores que intervêm no estudo dos problemas de aprendizagem.

CORRETA. Conforme a literatura supracitada depreende-se que a psicopedagogia é uma disciplina científica interdisciplinar, que a partir de uma perspectiva integrada busca promover intervenções relacionadas a problemas de aprendizagem.

 

b)  A psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia.

INCORRETA. A nomenclatura da área, “psicopedagogia”, sugere um entendimento como o que preconiza a assertiva, porém, ao contrário disto sabe-se que esta disciplina científica baseia-se em várias perspectivas epistêmicas.

 

c)  A psicopedagogia é um campo do saber resultado da diluição de inúmeras disciplinas.

INCORRETA. Na realidade, a psicopedagogia é um campo de saber resultante da integração de várias disciplinas científicas.

 

d)  A psicopedagogia resolve todos os problemas de fracasso escolar.

INCORRETA. Note que contrariando a afirmativa, de acordo com a literatura de Nandi & Camargo (2017) a psicopedagogia se propõe a minimizar, superar e prevenir futuros problemas, portanto, é improcedente o que preconiza a alternativa.

 

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Fonte consultada:

 

NANDI, Sarina Vitorassi; CAMARGO, Gislene. Psicopedagogia institucional e a intervenção frente às dificuldades de aprendizagem dos/as alunos/as de séries iniciais: experiências de uma escola municipal de morro da fumaça/sc. Revista Saberes Pedagógicos , v. 2, p. 226-249, 2017.

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