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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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341) O planejamento dos objetivos educacionais voltados para os estágios sensório-motor e pré-operatório, fundamentados numa perspectiva construtivista, apresenta como características:

  • A) Autonomia baseada no real, aprender a ser e a conviver, desenvolvimento da razão.

  • B) Conhecimento lógico-matemático e lúdico e representações do mundo.

  • C) Desenvolvimento de símbolos, conhecimento físico, social e lógico e estruturação do tempo e do espaço.

  • D) Estruturação do espaço, conhecimento físico, social e conhecimento lógico-matemático.

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A alternativa correta é letra C) Desenvolvimento de símbolos, conhecimento físico, social e lógico e estruturação do tempo e do espaço.

Gabarito Letra C

O planejamento dos objetivos educacionais voltados para os estágios sensório-motor e pré-operatório, fundamentados numa perspectiva construtivista, apresenta como características:

a)  Autonomia baseada no real, aprender a ser e a conviver, desenvolvimento da razão.

Errado. Essas são as primeiras etapas do desenvolvimento, a criança ainda precisa de uma educação mais lúdica, não tão centrada no real e na razão.

 

b)  Conhecimento lógico-matemático e lúdico e representações do mundo.

Errado. Não se deve esperar de crianças até 7 anos que desenvolvam conhecimento lógico-matemático.

 

c)  Desenvolvimento de símbolos, conhecimento físico, social e lógico e estruturação do tempo e do espaço.

Certo! Esses são objetivos adequados a essas etapas do desenvolvimento.

 

d)  Estruturação do espaço, conhecimento físico, social e conhecimento lógico-matemático.

Errado. Mesmo erro da Letra B.

 

Nosso gabarito é Letra C

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342) Para Ausubel (1968), o principal fator que influencia a aprendizagem é a estrutura cognitiva daquele que aprende. Segundo sua teoria, a estrutura cognitiva do ser humano é organizada hierarquicamente. Isto significa que, se a estrutura cognitiva de um aluno for organizada adequadamente, será mais fácil a aprendizagem e a retenção de um assunto novo. Esses postulados pertencem à:

  • A) Teoria da aprendizagem cognitiva.

  • B) Teoria da aprendizagem significativa.

  • C) Teoria da inteligência emocional.

  • D) Teoria das inteligências múltiplas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Teoria da aprendizagem significativa.

 

Para Ausubel (1968), o principal fator que influencia a aprendizagem é a estrutura cognitiva daquele que aprende. Segundo sua teoria, a estrutura cognitiva do ser humano é organizada hierarquicamente. Isto significa que, se a estrutura cognitiva de um aluno for organizada adequadamente, será mais fácil a aprendizagem e a retenção de um assunto novo. Esses postulados pertencem à:

 

a)  Teoria da aprendizagem cognitiva.

INCORRETA. Sob essa nomenclatura “Teoria da aprendizagem cognitiva” nenhuma abordagem encontra-se atrelada de forma específica. Porém, considerando as abordagens presentes na psicologia, o Cognitivismo é uma das perspectivas que podem, por exemplo, ser mencionada. Sobre o Cognitivismo, Castañon (2006) destaca:

“...o cognitivismo foi definido por Penna (1984) como sendo marcado por cinco características principais. A primeira é a centralidade do conceito de regra para explicar o processamento cognitivo e o comportamento. A segunda o comprometimento com uma visão construtivista dos processos cognitivos. A terceira pela concepção do comportamento humano como orientado a metas. A quarta a imagem de um sujeito ativo, e não reativo como o da tradição positivista. Por fim, a quinta seria a recuperação do conceito de consciência na psicologia.”

 

b)  Teoria da aprendizagem significativa.

CORRETA. David Ausubel é um dos principais teóricos defensores do método de “Aprendizagem significativa”. Em síntese, esta forma de aprendizagem pode ser definida basicamente, como quando uma nova ideia ou noção é somada aos conhecimentos já existentes de um estudante mediante uma questão enfatizada pelo instrutor. Dessa forma, ocorreria uma ampliação do saber prévio do aluno, além da agregação de novos significados, considerando um novo conhecimento que teria sido integrado. Para Ausubel, a estrutura cognitiva costuma organizar-se de forma hierárquica, de acordo com o nível de abstração, generalidade e inclusividade de seus conteúdos. Na perspectiva da teoria ausubeliana, o conhecimento prévio, isto é a estrutura cognitiva do aprendiz, é o elemento principal para a ocorrência da aprendizagem significativa.

 

c)  Teoria da inteligência emocional.

INCORRETA. Conforme Woyciekoski & Hutz (2009):

“A Inteligência Emocional (IE) constitui um construto psicológico recente, e um dos aspectos da inteligência mais discutidos na atualidade. Ela reflete, sobretudo, o estudo das interações entre emoção e inteligência, o que nos permite inferir a complexidade do campo conceitual, bem como as dificuldades metodológicas daí decorrentes.”

 

d)  Teoria das inteligências múltiplas.

INCORRETA. Segundo Garutti (2012, p.292):

“A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida por Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard na década de 70. Após anos de estudos publicou seu primeiro livro, “Estruturas da Mente”, no ano de 1983, o qual gerou um grande impacto na área da educação, porque se acreditava que através da Teoria das Inteligências Múltiplas muitos problemas no campo educacional poderiam ser resolvidos, e o mesmo poderia surtir como progresso educacional.”

 

_______________

Fonte consultada:

 

Arja Castañon, Gustavo. (2006). John Searle e o cognitivismo. Ciências & Cognição8, 096-109. Recuperado em 27 de julho de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212006000200011&lng=pt&tlng=pt.

 

Garutti, G. (2012). A teoria das inteligências múltiplas como conceito de educação ambiental. Revista Intersaberes7(14), 291-308.

 

Woyciekoski, Carla, & Hutz, Claudio Simon. (2009). Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias. Psicologia: Reflexão e Crítica22(1), 1-11. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100002

 

Aprendizagem Significativa: um Conceito Subjacente. Em Moreira, M.A., Caballero, M.C. e Rodríguez, M.L. (orgs.) (1997). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, España. pp. 19-44.

343) Para Patto (1990), o fracasso escolar nem sempre é consequência de um problema psicológico ou neurológico, mas de uma incompetência da escola em reconhecer nos alunos estilos cognitivos diferentes. O que ela não está querendo dizer é:

  • A) Que a escola precisa de uma teoria-prática que supere a dicotomia indivíduo-sociedade.

  • B) Que os alunos aprendem em cores, mas a escola está ensinando em preto e branco.

  • C) Que os alunos com problemas de aprendizagem precisam de atendimento individual em regime de segregação.

  • D) Que os alunos possuem formas, ritmos e percursos diferentes de aprendizagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Que os alunos com problemas de aprendizagem precisam de atendimento individual em regime de segregação.

 

Para Patto (1990), o fracasso escolar nem sempre é consequência de um problema psicológico ou neurológico, mas de uma incompetência da escola em reconhecer nos alunos estilos cognitivos diferentes. O que ela não está querendo dizer é:

 
 

a)  Que a escola precisa de uma teoria-prática que supere a dicotomia indivíduo-sociedade.

INCORRETA. Essa perspectiva faz referência a carência de instrumentos de atuação que consideram o sujeito em sua articulação com o cenário social e educacional, portanto, alternativa procedente.

 

b)  Que os alunos aprendem em cores, mas a escola está ensinando em preto e branco.

INCORRETA. Essa é uma metáfora que alude as idiossincrasias de cada aluno, ou seja, as particularidades dos estudantes e seus ritmos de aprendizagem que são muitas vezes desconsiderados nas propostas de ensino.

 

c)  Que os alunos com problemas de aprendizagem precisam de atendimento individual em regime de segregação.

CORRETA. Segundo Sperancetta (2016, p. 47):

 

A concepção atual em Psicologia Escolar/Educacional, de acordo com o Sistema Conselhos, orienta que a atuação dessa(desse) profissional não deve atingir demandas individuais e, sim, deve estar amparada em uma perspectiva coletiva do contexto escolar. Nesse sentido, quando se verifica a necessidade de atendimentos especializados a alunos e profissionais da escola, a(o) Psicóloga(o) deve sugerir encaminhamentos para avaliação e acompanhamentos externos à instituição.”

 

d)  Que os alunos possuem formas, ritmos e percursos diferentes de aprendizagem.

INCORRETA. Vide correção da alternativa “B.”

_______________

Fonte consultada:

 

Sperancetta, A. A atuação da(o) Psicóloga(o) no contexto escolar. IN: Psicologia escolar/educacional: ações e debates em psicologia escolar/educacional / Bruno Jardini Mäder (org.) – Curitiba : CRP-PR, 2016

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344) Considera-se como percussor da Psicopedagogia, e fundador do primeiro centro médico-pedagógico na França:

  • A) Jean- Baptiste.

  • B) George Mauco.

  • C) Jean-Claude.

  • D) Claude Bernard.

  • E) Heuyer.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) George Mauco.

Gabarito Letra B

 

Considera-se como percussor da Psicopedagogia, e fundador do primeiro centro médico-pedagógico na França:
a)  Jean- Baptiste.

b)  George Mauco.

c)  Jean-Claude.

d)  Claude Bernard.

e)  Heuyer.

 

O precursor da psicopedagogia, fundador do primeiro centro médico-pedagógico na França, é George Mauco, veja:

“Na França surgiu Janine Mery, psicopedagoga que apresentou em seus trabalhos algumas considerações e idéias sobre o termo psicopedagogia e adotou este termo para caracterizar uma ação terapêutica, onde apresentavam dificuldades de aprendizagem. E também o francês George Mauco, que foi o fundador do primeiro centro médico-psicopedagógico na França e que se percebeu as primeiras tentativas de articulação entre medicina, psicologia, psicanálise e pedagogia para a solução dos problemas de comportamento e de aprendizagem (Bossa, 2007).”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/T205038.pdf

345) O movimento da Psicopedagogia no Brasil remete ao seu histórico no/na:

  • A) Uruguai.

  • B) Chile.

  • C) Itália.

  • D) França.

  • E) Argentina.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Argentina.

Gabarito Letra E

 

O movimento da Psicopedagogia no Brasil remete ao seu histórico no/na:
a)  Uruguai.

b)  Chile.

c)  Itália.

d)  França.

e)  Argentina.

 

A psicopedagogia no Brasil tem grande influência da Argentina, um país acessível aos brasileiros, tanto pela proximidade geográfica quanto linguística e cultural:

“O movimento da psicopedagogia no Brasil remete ao seu histórico na Argentina, devido ao acesso fácil à literatura, as idéias argentinas têm influenciado a prática dos brasileiros. (...) No início da década de 80, começa a se configurar uma teoria sóciopolítica a respeito do “problema de aprendizagem escolar”, que passou a ser chamado de “problema de ensinagem”. Em 1970, surgiram os primeiros cursos de especialização em psicopedagogia no Brasil, idealizados para complementar a formação dos psicólogos e educadores que buscavam solucionar certos problemas. Eles foram estruturados com base em conhecimentos científicos e dentro de um contexto histórico.”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Fonte: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/T205038.pdf

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346) Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada:


I-disfunção cerebral mínima (DCM).

 

II-problemas sociopedagógicos.

 

III-problemas de aprendizagem.

 

IV-dificuldades de aprendizagem.

 

V-médico-pedagógico.


Está(ão) correta(as):

  • A) somente I.

  • B) somente I e II.

  • C) somente III.

  • D) somente I e IV.

  • E) somente IV e V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) somente I.

Gabarito Letra A

Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada:


I-disfunção cerebral mínima (DCM).

 

II-problemas sociopedagógicos.

 

III-problemas de aprendizagem.

 

IV-dificuldades de aprendizagem.

 

V-médico-pedagógico.

 

Nesse período, as dificuldades de aprendizagem eram associadas apenas à disfunção cerebral mínima (DCM). Veja:

“No Brasil, por muito tempo, se explicou o problema de aprendizagem como produto de fatores orgânicos (LEFÉVRE, 1968, 1975, 1981; GRÜNSPUN, 1990). Tinha-se ideia de que o fracasso escolar surgia por fatores orgânicos, e durante muito tempo se acreditou nessa causa, determinando assim a forma de tratamento para a questão de tais dificuldades. Em 1970, ficou claro que os motivos dados aos problemas de aprendizagem eram causados pela Disfunção Cerebral Mínima (DCM)

A Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de Disfunção Cerebral Mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sociopedagógicos (BOSSA, 2000, p. 48-49).”

 

Assim, apenas I está correta.

Gabarito Letra A.

 

Referência

MOTA, Roberta Vasco e Silva; FREIRE FA, Lindomar Guedes; POLETTO, Lizandro. Psicopedagogia: a prática do psicopedagogo no ambiente escolar. Disponível em: http://www.unicampsciencia.com.br/pdf/579e8780749c6.pdf Acesso em 10 de agosto de 2020.

347) Em 1946 cria-se na Europa, na Academia de Paris o 1º C n o Psicop dag gico “C aud B na d” pa a:

  • A) orientação de professores com dificuldades para trabalharem com dificuldades educacionais.

  • B) medir o QI das crianças.

  • C) orientar crianças com problemas escolares e/ou de comportamento.

  • D) crianças com problemas escolares.

  • E) crianças com problemas de comportamento.

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A alternativa correta é letra C) orientar crianças com problemas escolares e/ou de comportamento.

Gabarito Letra C

 

Em 1946 cria-se na Europa, na Academia de Paris o 1º Centro Psicopedagógico “”Claude Bernard” para:
a)  orientação de professores com dificuldades para trabalharem com dificuldades educacionais.

b)  medir o QI das crianças.

c)  orientar crianças com problemas escolares e/ou de comportamento.

d)  crianças com problemas escolares.

e)  crianças com problemas de comportamento.

 

O primeiro centro psicopedagógico, chamado Claude Bernard, era destinado a crianças com problemas escolares e/ou de comportamento. Vamos ver mais um pouco sobre a história da psicopedagogia na Europa:

 

Nosso gabarito é Letra C.

Referência

Masini, Elcie F. Salzano. (2006). Formação profissional em Psicopedagogia: embates e desafios. Revista Psicopedagogia23(72), 248-259. Recuperado em 10 de agosto de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862006000300009&lng=pt&tlng=pt.

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348) Nos anos 60 e 70, as principais correntes teóricas, utilizadas na Psicopedagogia eram:

  • A) gestalt e humanismo.

  • B) behaviorismo e o humanismo.

  • C) behaviorismo e gestalt.

  • D) psicanálise e gestalt.

  • E) humanismo e psicanálise.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) behaviorismo e o humanismo.

Gabarito Letra B

 

Nos anos 60 e 70, as principais correntes teóricas, utilizadas na Psicopedagogia eram:
a)  gestalt e humanismo.

b)  behaviorismo e o humanismo.

c)  behaviorismo e gestalt.

d)  psicanálise e gestalt.

e)  humanismo e psicanálise.

 

Nessas décadas, o behaviorismo e o humanismo eram as principais correntes teóricas utilizadas na Psicopedagogia:

“No Brasil, por volta dos anos 60 e 70, a prática psicopedagógica era determinada por duas correntes teóricas: o Behaviorismo o Humanismo. O Behaviorismo caracterizava-se pelas ênfases nas técnicas de instruções programadas, consideradas como "máquinas de ensinar" e, portanto, não determinava o papel do professor e a posição criadora do aluno como elementos fundamentais do processo de ensino aprendizagem. O humanismo, por sua vez, defendia que o aluno possuía a potencialidade o professor deveria ser um facilitador no desenvolvimento dessa potencialidade. Estas duas abordagens desconsideravam a influência do aspecto social na aprendizagem e no fracasso escolar. Como reação a estas duas abordagens, surge nos anos 80 um movimento, apoiado no materialismo-histórico, que responsabilizava o fator social por todos os fenómenos que se passaram em sala de aula (Neves, 1991) Para Neves (1991), as três abordagens acima eram radicais em seus posicionamentos citadas teóricos, pois desconsideravam que o ser humano e dotado de uma multiplicidade de aspectos biológicos, psicológicos e sociais”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

MARTINI, M. L. Psicopedagogia: Algumas considerações teóricas e práticas. Disponível em: < https://docplayer.com.br/6671211-Psicopedagogia-algumas-consideracoes-teoricas-e-praticas.html> Acesso em 19 de setembro de 2020

349) Quando se fala de psicopedagogia clínica, está-se fazendo referência a:

  • A) método clínico.

  • B) método médico-pedagógico.

  • C) orientação cognitivo-motor.

  • D) diagnóstico.

  • E) um método com o qual se tenta conduzir à aprendizagem e não a uma corrente teórica ou escola.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) um método com o qual se tenta conduzir à aprendizagem e não a uma corrente teórica ou escola.

Gabarito Letra E

 

Quando se fala de psicopedagogia clínica, está-se fazendo referência a:
a)  método clínico.

b)  método médico-pedagógico.

c)  orientação cognitivo-motor.

d)  diagnóstico.

e)  um método com o qual se tenta conduzir à aprendizagem e não a uma corrente teórica ou escola.

 

A questão é retirada do livro “Clínica Psicológica: epistemologia convergente”, de Jorge Visca, veja:

 

“Quando se fala de psicopedagogia clínica, se está fazendo referência a um método com o qual se tenta conduzir à aprendizagem e não a corrente teórica ou escola. Em concordância com o método clínico podem-se utilizar diferentes enfoques teóricos. O que eu preconizo é o da epistemologia convergente”

 

A alternativa correspondente a bibliografia é a Letra E

 

Referência

VISCA, Jorge. Clinica Psicopedagogica: Epistemolgia Convergente. Pulso Editorial, São José dos Campos, 2010

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350) Desde 2002, pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Psicopedagogia foi inserida na Família Ocupacional 2394-25 dos Programadores, Avaliadores e Orientadores de Ensino. O psicopedagogo é o profissional que deve assegurar:

  • A) a articulação com os demais profissionais da Educação e da Saúde para a construção de uma sociedade justa, respeitando a equidade e a diversidade, onde todos tenham o direito ao aprender.

  • B) conhecer os problemas de aprendizagem na escola.

  • C) a formação do professor.

  • D) história de cada criança.

  • E) ações voltadas ao diagnóstico.

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A alternativa correta é letra A) a articulação com os demais profissionais da Educação e da Saúde para a construção de uma sociedade justa, respeitando a equidade e a diversidade, onde todos tenham o direito ao aprender.

Gabarito Letra A

 

Desde 2002, pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Psicopedagogia foi inserida na Família Ocupacional 2394-25 dos Programadores, Avaliadores e Orientadores de Ensino. O psicopedagogo é o profissional que deve assegurar:
 

a)  a articulação com os demais profissionais da Educação e da Saúde para a construção de uma sociedade justa, respeitando a equidade e a diversidade, onde todos tenham o direito ao aprender.

Certo! O psicopedagogo tem essa função, veja:

“O psicopedagogo é o profissional habilitado para atuar com os processos de aprendizagem junto aos indivíduos, aos grupos, às instituições e às comunidades.
Desde 2002, pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Psicopedagogia foi inserida na Família Ocupacional 2394-25 dos Programadores, Avaliadores e Orientadores de Ensino.


O psicopedagogo é o profissional que deve assegurar:


a) a produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico relacionado com a aprendizagem humana;


b) os compromissos éticos e políticos com a Educação de qualidade para todos;


c) a articulação com os demais profissionais da Educação e da Saúde para a construção de uma sociedade justa, respeitando a equidade e a diversidade, onde todos tenham o direito ao aprender.”

 

b)  conhecer os problemas de aprendizagem na escola.

Errado. Não só com problemas de aprendizagem o psicopedagogo trabalha.

 

c)  a formação do professor.

Errado. A formação do professor não é uma responsabilidade do psicopedagogo, mesmo que ele possa participar desse processo.

 

d)  história de cada criança.

Errado. Não tem como o psicopedagogo assegurar a história de cada criança.

 

e)  ações voltadas ao diagnóstico.

Errado. O psicopedagogo pode fazer diagnósticos em sua área de atuação, mas não deve assegurar que suas ações sejam sempre voltadas para esse objetivo.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: https://www.abpppe.com.br/diretrizes-e-formacao

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