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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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351) De acordo com a ABEPp, a formação do psicopedagogo na graduação baseia-se na Resolução CNE/CP 28/2001 acrescida das recomendações emanadas da especificidade da formação do psicopedagogo, que são:

  • A) somente a realização do estágio supervisionado.

  • B) as áreas de ciências sociais.

  • C) as disciplinas que fundamentam a formação do psicopedagogo devem estar articuladas por meio da pesquisa e da atuação supervisionada, culminando com a apresentação de monografia ou artigo científico.

  • D) desenvolvida na psicologia educacional.

  • E) necessário estabelecimento clínico para o exercício.

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A alternativa correta é letra C) as disciplinas que fundamentam a formação do psicopedagogo devem estar articuladas por meio da pesquisa e da atuação supervisionada, culminando com a apresentação de monografia ou artigo científico.

Gabarito Letra C

 

De acordo com a ABEPp, a formação do psicopedagogo na graduação baseia-se na Resolução CNE/CP 28/2001 acrescida das recomendações emanadas da especificidade da formação do psicopedagogo, que são:
a)  somente a realização do estágio supervisionado.

b)  as áreas de ciências sociais.

c)  as disciplinas que fundamentam a formação do psicopedagogo devem estar articuladas por meio da pesquisa e da atuação supervisionada, culminando com a apresentação de monografia ou artigo científico.

d)  desenvolvida na psicologia educacional.

e)  necessário estabelecimento clínico para o exercício.

 

Veja o que a ABEPp diz sobre a formação do psicopedagogo na graduação:

“4.2. Formação na Graduação:


A formação na graduação baseia-se na Resolução CNE/CP 28/2001 acrescidas das recomendações que emanam da especificidade da formação do psicopedagogo.
As disciplinas que fundamentam a formação do psicopedagogo (introdutória, específicas, eletivas e de orientação) devem estar articuladas por meio da pesquisa e da atuação supervisionada, culminando com a apresentação da monografia ou artigo científico.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Fonte: https://www.abpppe.com.br/diretrizes-e-formacao

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352) A Epistemologia Convergente propõe o trabalho com a aprendizagem, em que o principal objeto de estudo são os níveis de inteligência, com as teorizações da psicanálise sobre as manifestações emocionais que representam seu interesse.

 

Esta corrente teórica corresponde a:

  • A) Sara Paín.

  • B) Jean Piaget.

  • C) Jorge Visca.

  • D) Jacob Feldmann.

  • E) Enrique Pichon Rivière.

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A alternativa correta é letra C) Jorge Visca.

Gabarito Letra C

 

A Epistemologia Convergente propõe o trabalho com a aprendizagem, em que o principal objeto de estudo são os níveis de inteligência, com as teorizações da psicanálise sobre as manifestações emocionais que representam seu interesse.

 

Esta corrente teórica corresponde a:

a)  Sara Paín.

b)  Jean Piaget.

c)  Jorge Visca.

d)  Jacob Feldmann.

e)  Enrique Pichon Rivière.

 

Jorge Visca é o autor responsável pela epistemologia convergente:

Jorge Visca elaborou a abordagem teórico-técnica denominada Epistemologia Convergente, ,uma integração das teorias de Piaget, da Psicanalise e da Psicologia Social de Enrique Pichon-Riviere, para conceituar aprendizagem e suas dificuldades. Por meio dela procura compreender a participação dos aspectos afetivos, cognitivos e do meio que convergem no processo de aprendizagem do ser humano, ou seja, articula as dimensões afetiva e cognitiva como constituintes de um sistema único, no qual há constante interjogo entre essas duas dimensões no contato com o meio ocorre a evolução de cada uma e do sistema estabelecido. Para ele, a análise do interjogo construído pelas duas dimensões é fundamental. pois fornece subsídios para a compreensão da singularidade dos processos de aprendizagem de cada indivíduo.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

CARRARA, K. (org) Introdução a psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

353) A formação em Psicopedagogia deve propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências compatíveis com as demandas sociais, contemporâneas e/ou potenciais. A atuação profissional requer uma formação específica que garanta ao psicopedagogo a aquisição qualificada de conhecimentos específicos da área, permitindo a construção de habilidades e competências, que são:


I-planejar,intervir e avaliar o processo de aprendizagem, nos variados contextos, mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprios da Psicopedagogia.

 

II-utilizar métodos, técnicas e instrumentos que tenham por finalidade a pesquisa e a produção de conhecimento na área.

 

III-participar na formulação e na implantação de políticas públicas e privadas em educação e saúde relacionadas à aprendizagem e à inclusão social.

 

IV-articular a ação psicopedagógica com profissionais de áreas afins, para atuar em diferentes ambientes de aprendizagem.

 

Está (ão) correta(as):

  • A) somente I.

  • B) somente II e III.

  • C) somente III e IV.

  • D) somente IV.

  • E) I,II, III e IV.

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A alternativa correta é letra E) I,II, III e IV.

Gabarito Letra E

A formação em Psicopedagogia deve propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências compatíveis com as demandas sociais, contemporâneas e/ou potenciais. A atuação profissional requer uma formação específica que garanta ao psicopedagogo a aquisição qualificada de conhecimentos específicos da área, permitindo a construção de habilidades e competências, que são:

 

A Associação Brasileira de Psicopedagogia apresenta as habilidades e competências específicos da área:

“A atuação profissional requer uma formação específica que garanta ao psicopedagogo a aquisição qualificada de conhecimentos específicos da área, permitindo a construção de habilidades e competências, sendo elas:


a) planejar, intervir e avaliar o processo de aprendizagem, nos variados contextos, mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprios da Psicopedagogia;


b) utilizar métodos, técnicas e instrumentos que tenham por finalidade a pesquisa e a produção de conhecimento na área;


c) participar na formulação e na implantação de políticas públicas e privadas em educação e saúde relacionadas à aprendizagem e à inclusão social;


d) articular a ação psicopedagógica com profissionais de áreas afins, para atuar em diferentes ambientes de aprendizagem;


e) realizar consultoria e assessoria psicopedagógicas;


f) exercer orientação, coordenação, docência e supervisão em cursos de Psicopedagogia;


g) atuar na coordenação e gestão de serviços de Psicopedagogia em estabelecimentos públicos e privados.”

 

Agora vejamos as afirmativas:

 

I-planejar,intervir e avaliar o processo de aprendizagem, nos variados contextos, mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprios da Psicopedagogia.

 

II-utilizar métodos, técnicas e instrumentos que tenham por finalidade a pesquisa e a produção de conhecimento na área.

 

III-participar na formulação e na implantação de políticas públicas e privadas em educação e saúde relacionadas à aprendizagem e à inclusão social.

 

IV-articular a ação psicopedagógica com profissionais de áreas afins, para atuar em diferentes ambientes de aprendizagem.

 

Todas elas aparecem no documento da ABPp.

 

Assim, estão corretas  I,II, III e IV.

Gabarito Letra E.

 

Fonte: https://www.abpppe.com.br/diretrizes-e-formacao

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354) Qual das alternativas representa o órgão de classe da Psicopedagogia?

  • A) Crea

  • B) Conselho de Educação

  • C) CFP

  • D) Abepp

  • E) Crefito

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão anulada

 

Qual das alternativas representa o órgão de classe da Psicopedagogia?
 

a)  Crea

b)  Conselho de Educação

c)  CFP

d)  Abepp

e)  Crefito

 

A psicopedagogia não é uma profissão regulamentada no Brasil, e portanto não tem um órgão de classe. Há uma luta pela criação de um conselho Federal e conselhos regionais de Psicopedagogia, mas estes entes ainda não existem no país. Como não há um órgão de classe, não existe uma resposta possível para essa questão, fazendo com que ela tenha que ser anulada.

355) O impacto da experiência sobre o comportamento é importante para a compreensão do processo de aprendizagem. A mensuração da aprendizagem é, muitas vezes, realizada com base na observação de mudanças de comportamento, entendida como desempenho.


Sobre este fenômeno, Davidoff aponta que:


I – utilizar o desempenho como medida de aprendizagem não é ideal.


PORQUE


II – muito da aprendizagem fica latente, tornando-se evidente apenas quando utilizada; e também o desempenho do sujeito pode nem sempre refletir sua aprendizagem com precisão.


Analise as proposições I e II, verifique se há correlação entre estas proposições e assinale a alternativa correta.

  • A) As proposições I e II são verdadeiras e a proposição II justifica a proposição I

  • B) As proposições I e II são verdadeiras e a proposição II NÃO justifica a proposição I

  • C) A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa

  • D) A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira

  • E) As proposições I e II são falsas

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A alternativa correta é letra A) As proposições I e II são verdadeiras e a proposição II justifica a proposição I

Gabarito Letra A

 

Sobre este fenômeno, Davidoff aponta que:


I - utilizar o desempenho como medida de aprendizagem não é ideal.


PORQUE


II - muito da aprendizagem fica latente, tornando-se evidente apenas quando utilizada; e também o desempenho do sujeito pode nem sempre refletir sua aprendizagem com precisão.

 

Veja o que diz Davidoff:

“Os investigadores medem a aprendizagem comportamental observando as mudanças na conduta (as vezes chamado de “desempenho”), não obstante, ainda que observar o que os organismos fazem seja o parâmetro mais prático de aprendizagem comportamental, não é totalmente satisfatório por vários motivos. Primeiro porque muito do que chamamos de aprendizagem comportamental se apresenta sem ações observáveis, em outras palavras, uma boa parte fica latente, oculta, invisível e só se torna evidente quando utilizada. (...) O desempenho é uma medida problemática também por outra razão, além da aprendizagem, muitos outros fatores influem no desempenho, incluindo ansiedade, fadiga e motivação, nas situações que os cientistas comportamentais desenham para demonstrar a aprendizagem.”

 

Pelo trecho, percebemos que o autor considera que não é ideal utilizar o desempenho como medida de aprendizagem, justamente porque muito dela fica latente e o desempenho pode não refletir a aprendizagem com precisão.

 

Assim, As proposições II são verdadeiras e a proposição II justifica a proposição I.

 

Gabarito Letra A.

 

Referência

DAVIDOFF, Linda. Introduccion a la Psicología.  Impresora Publi-Mex, S.A., México, D.F., 1983.

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356) Conforme Sayão e Garrido (1997), o trabalho do psicólogo na escola é buscar a dimensão psicológica no interior das práticas educativas, dimensão essa que é dada pela

  • A) autenticidade.

  • B) subjetividade.

  • C) criatividade.

  • D) integralidade.

  • E) prática metodológica.

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A alternativa correta é letra B) subjetividade.

Gabarito Letra B

 

Conforme Sayão e Garrido (1997), o trabalho do psicólogo na escola é buscar a dimensão psicológica no interior das práticas educativas, dimensão essa que é dada pela

a)  autenticidade.

b)  subjetividade.

c)  criatividade.

d)  integralidade.

e)  prática metodológica.

  

A dimensão psicológica é dada pela subjetividade:

 

“Ao psicólogo que se interessa pela educação e escola não basta estar bem preparado e qualificado profissionalmente, mas sim ter uma atitude firmemente crítica, reflexiva que lhe permita conviver com a eterna "crise" do processo educativo, resultante da crise social, política e cultural e permanente no país - compreensível na medida em que reflete conflitos e dificuldades mais estruturais de sociedade, muitas vezes contraditórias, injusta e desigual, mas que pretende encontrar caminhos para resgatar sua identidade autêntica. Na realidade o trabalho do psicólogo na escola é o de buscar a dimensão psicológica no interior das práticas educativas, dimensão essa que é dada pela subjetividade. Por outro lado, visa também promover o desenvolvimento e as potencialidades do sujeito em interação com o outro e com o social, articulando as questões oriundas dos sujeitos e das instituições, entrelaçando a cultura ao coletivo. Deve criar um espaço de interlocução e de escuta, voltado para a produção e circulação de diferentes discursos existentes sobre os fatos e os fenômenos educativos, compreendendo o sentido da relação do vínculo, inerentes a toda atividade escolar. Re-situar e re-significar sua identidade profissional, segundo sua postura ética e seus valores político-sociais é imprescindível.”

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Novaes, Maria Helena. (2000). A psicologia e a "crise" da educação. Psicologia Escolar e Educacional4(2), 69-76. https://doi.org/10.1590/S1413-85572000000200011

357) Segundo COLL, MARCHESI e PALACIOS, analisar os itens abaixo:


I. A detecção e a avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais constitui uma etapa irrelevante no processo de aprendizagem.


II. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola.

  • A) Os itens I e II estão corretos.
  • B) Somente o item I está correto.
  • C) Somente o item II está correto.
  • D) Os itens I e II estão incorretos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Somente o item II está correto.

Gabarito Letra C

Segundo COLL, MARCHESI e PALACIOS, analisar os itens abaixo:


I. A detecção e a avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais constitui uma etapa irrelevante no processo de aprendizagem.

Falso! Pelo contrário, esses autores afirmam que a detecção e avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais é, sim, primordial.

A detecção e a avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais constitui uma etapa primordial. O objetivo já não é conseguir encontrar os traços que permitam situar determinados alunos dentro de uma das categorias nas quais se distribuem as deficiências. É um processo mais sistêmico, interativo e contextualizado. Supõe conhecer como foram geradas as dificuldades da criança, que influência teve o ambiente social e familiar, que papel está tendo a escola na origem e na manifestação dessas dificuldades e qual é a resposta educativa mais adequada. A finalidade principal da avaliação do aluno é analisar suas potencialidades de desenvolvimento e de aprendizagem e determinar, ao mesmo tempo, que tipo de ensino requer e que recursos suplementares são necessários para conseguir uma melhor educação no contexto mais integrador possível”


II. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola.

Certo! Veja:

“A avaliação dos problemas dos alunos não deve centrar-se unicamente neles mesmos, mas levar em conta o contexto no qual se produz a aprendizagem: o funcionamento da escola, os recursos disponíveis, a flexibilidade do ensino, a metodologia empregada e os critérios de avaliação utilizados. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola. O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola pode originar ou intensificar as dificuldades dos alunos. Quanto maior for a rigidez nos objetivos educativos, maior a homogeneidade nos conteúdos que os alunos devem aprender e menor a flexibilidade organizacional, havendo mais possibilidades de que um maior número de alunos se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem e manifestem, por isso, mais dificuldades

 

Assim, apenas a II está correta.
Gabarito
Letra C.

 

Referência

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação, vol 3, 2° edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.

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358) A Psicopedagogia é uma ciência relativamente nova, mas de uma amplitude que engloba todo processo de conhecimento relacionado às dificuldades e problemas de aprendizagem, os quais, quando comprometidos de forma patológica, são considerados transtornos de aprendizagem. Dentre estes, encontram-se os transtornos da leitura e da escrita. Faz-se, por demais, importante diferenciar dificuldades de aprendizagem de transtornos de aprendizagem. Porém “A presença de uma dificuldade de aprendizagem não implica necessariamente um transtorno” (Relvas, 2008).

 

As dificuldades de aprendizagem, “podem ser causadas por problemas passageiros, como por exemplo, um conteúdo escolar, que nem sempre oferece à criança condições adequadas para o sucesso”. Além disso, há a possibilidade de elas poderem ser “secundárias para outros quadros avaliativos, tais como alterações das funções sensoriais, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos, deficiência mental e doenças neurológicas” (Relvas, 2008).

 

Por isso, é importante observar como o psicopedagogo pode atuar, EXCETO:

  • A) na mobilização de seu próprio potencial afetivo para tornar-se um fator segurizante e incentivador da aprendizagem do indivíduo.

  • B) na facilitação da aprendizagem, no sentido de desencadear um processo ativo que ocorre no indivíduo que aprende, de acordo com seu ritmo de desenvolvimento.

  • C) como incentivador da aprendizagem, criando condições ambientais capazes de motivar o aluno para a aquisição de certas aprendizagens como leitura, a escrita, etc.; bem como promover um espaço de aprofundamento das questões intrapsíquicas do aluno.

  • D) na mobilização global do indivíduo, considerando que os processos cognitivos são determinados por condições psiconeurológicas e orientados pela emoção, pelos afetos e pelos valores culturais de quem aprende.

  • E) na totalidade do processo educativo que consiste na problematização da realidade escolar, pela equipe profissional, desmistificando certas crenças e valores relativos ao ensino, sem perder de vista as limitações que surgirão.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) como incentivador da aprendizagem, criando condições ambientais capazes de motivar o aluno para a aquisição de certas aprendizagens como leitura, a escrita, etc.; bem como promover um espaço de aprofundamento das questões intrapsíquicas do aluno.

   

A Psicopedagogia é uma ciência relativamente nova, mas de uma amplitude que engloba todo processo de conhecimento relacionado às dificuldades e problemas de aprendizagem, os quais, quando comprometidos de forma patológica, são considerados transtornos de aprendizagem. Dentre estes, encontram-se os transtornos da leitura e da escrita. Faz-se, por demais, importante diferenciar dificuldades de aprendizagem de transtornos de aprendizagem. Porém “A presença de uma dificuldade de aprendizagem não implica necessariamente um transtorno” (Relvas, 2008).

 

As dificuldades de aprendizagem, “podem ser causadas por problemas passageiros, como por exemplo, um conteúdo escolar, que nem sempre oferece à criança condições adequadas para o sucesso”. Além disso, há a possibilidade de elas poderem ser “secundárias para outros quadros avaliativos, tais como alterações das funções sensoriais, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos, deficiência mental e doenças neurológicas” (Relvas, 2008).

 

Por isso, é importante observar como o psicopedagogo pode atuar, EXCETO:

 

As possibilidades de atuação do psicopedagogo podem ser vistas no seguinte texto do livro "Psicopedagogia" de Lomonico:

 

• mobilização de seu próprio potencial afetivo para tornar-se um fator segurizante e incentivador da aprendizagem do indivíduo; 


• facilitação da aprendizagem, no sentido de desencadear um processo ativo que ocorre no indivíduo que aprende, de acordo com seu ritmo de desenvolvimento; 


• incentivador da aprendizagem, criando condições ambientais capazes de motivar o aluno para a aquisição de certas aprendizagens como leitura, a escrita, etc.; 


• mobilização global do indivíduo, considerando que os processos cognitivos são determinados por condições psiconeurológicas e orientados pela emoção, pelos afetos e pelos valores culturais de quem aprende; 


• totalidade do processo educativo que consiste na problematização da realidade escolar, pela equipe profissional, desmistificando certas crenças e valores relativos ao ensino, sem perder de vista as limitações que surgirão.

 

Encontramos a alternativa falsa na Letra C.

 

a)  na mobilização de seu próprio potencial afetivo para tornar-se um fator segurizante e incentivador da aprendizagem do indivíduo.

 

b)  na facilitação da aprendizagem, no sentido de desencadear um processo ativo que ocorre no indivíduo que aprende, de acordo com seu ritmo de desenvolvimento.

 

c)  como incentivador da aprendizagem, criando condições ambientais capazes de motivar o aluno para a aquisição de certas aprendizagens como leitura, a escrita, etc.; bem como promover um espaço de aprofundamento das questões intrapsíquicas do aluno.

 

d)  na mobilização global do indivíduo, considerando que os processos cognitivos são determinados por condições psiconeurológicas e orientados pela emoção, pelos afetos e pelos valores culturais de quem aprende.

 

e)  na totalidade do processo educativo que consiste na problematização da realidade escolar, pela equipe profissional, desmistificando certas crenças e valores relativos ao ensino, sem perder de vista as limitações que surgirão.

359) Os psicopedagogos (enquanto profissionais da Educação) em formação se assumam como profissionais capazes de compreender a humanização de si e das pessoas, assumindo o desenvolvimento e o direito a aprendizagem como valores prioritários no seu desempenho profissional (Noffs, 2016). Nesse sentido, compete ao mesmo no processo de formação:

  • A) Conceber formação como um processo contínuo, mantendo os princípios éticos, didáticos, pedagógicos onde a formação inicial e a permanente se articulam para o desenvolvimento profissional.

  • B) A formação deve se integrar a processos de mudança, inovação e desenvolvimento curricular.

  • C) A formação deve estar ligada exclusivamente ao desenvolvimento organizacional da escola.

  • D) A formação deve integrar conteúdos acadêmicos e disciplinares e a formação pedagógica do professor.

  • E) A formação integra a teoria e a prática, bem como deve possibilitar o questionamento de suas crenças e práticas institucionais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A formação deve estar ligada exclusivamente ao desenvolvimento organizacional da escola.

   

Os psicopedagogos (enquanto profissionais da Educação) em formação se assumam como profissionais capazes de compreender a humanização de si e das pessoas, assumindo o desenvolvimento e o direito a aprendizagem como valores prioritários no seu desempenho profissional (Noffs, 2016). Nesse sentido, compete ao mesmo no processo de formação:

  

Essa questão está baseada no artigo "A formação e regulamentação das atividades em Psicopedagogia" de Noffs. Veja:

 

"Encontramos nesses princípios da formação de professores referenciais validados que serviram de critérios para a análise do processo de formação onde identificamos similaridades.

 

São eles:

 

1) 'Conceber formação como um processo contínuo, mantendo os princípios éticos, didáticos, pedagógicos onde a formação inicial e a permanente se articulam para o desenvolvimento profissional'(...)" 

 

2) "A formação deve se integrar a processos de mudança, inovação e desenvolvimento curricular".

 

3) 'A formação deve estar ligada ao desenvolvimento organizacional da escola'(...)"

 

4) 'A formação deve integrar conteúdos acadêmicos e disciplinares e a formação pedagógica do professor'(...)"

 

5) 'A formação integra a teoria e a prática'. (...)"

 

6) 'A formação deve procurar o isomorfismo entre a formação recebida e o tipo de educação que posteriormente será pedido que se desenvolva'(...)"

 

7) "A formação destaca o princípio da individualização como elemento integrante de qualquer programa de formação de professores'. (...)"

 

8) 'A formação deve possibilitar o questionamento de suas crenças e práticas institucionais'. (...)"

 

Abaixo, há quatro alternativas corretas e uma incorreta. Portanto, nota-se que houve um erro no enunciado.

 

A alternativa incorreta é a Letra C.

 

a)  Conceber formação como um processo contínuo, mantendo os princípios éticos, didáticos, pedagógicos onde a formação inicial e a permanente se articulam para o desenvolvimento profissional.

 

b)  A formação deve se integrar a processos de mudança, inovação e desenvolvimento curricular.

 

c)  A formação deve estar ligada exclusivamente ao desenvolvimento organizacional da escola.

 

d)  A formação deve integrar conteúdos acadêmicos e disciplinares e a formação pedagógica do professor.

 

e)  A formação integra a teoria e a prática, bem como deve possibilitar o questionamento de suas crenças e práticas institucionais.

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360) Rego (1995) cita que é importante que as crianças tenham espaço para brincar, assim como opção de mexer no mobiliário, como por exemplo montar casinhas, cabanas, tendas, etc. Complementa que o tempo que as crianças têm à disposição para brincar também deva ser considerado: ele deve ser suficiente para que as brincadeiras surjam, desenvolvam-se e se encerrem. Nesse sentido, é importante que no ambiente escolar seja oportunizado, tais equipamentos, EXCETO:

  • A) haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre as brincadeiras que vivenciaram, as questões que surgiram, o material que utilizaram, os personagens que assumiram, os colegas com os quais interagiram;

  • B) a sala onde as crianças passam a maior parte de seu tempo tenha uma tal configuração visual e espacial que facilite o desenvolvimento da imaginação. Os móveis, como mesas, bancos, cadeiras, etc., devem ser de fácil manipulação, para permitir a reorganização constante do local pelas crianças, e a construção de "casinhas", "cabanas", "lojas", "castelos", etc

  • C) a brincadeira seja incorporada no currículo como um todo, e as questões envolvidas no seu desenrolar possam fazer parte de pesquisas desenvolvidas em atividades dirigidas pelas crianças; ampliadas através de passeios, observação da natureza, projeção de vídeos, atividades envolvendo escuta de música, leitura, etc.;

  • D) a rotina escolar contemple períodos curtos entre as atividades dirigidas, para que as crianças se sintam à vontade para brincar e aproveitar o tempo com diferentes atividades desenvolvidas no dia;

  • E) o adulto seja elemento integrante das brincadeiras, ora como observador e organizador, ora como personagem que explicita, questiona e

    enriquece o desenrolar da trama, ora como elo de ligação entre as crianças e os objetos. Por fim, o adulto, como elemento mediador, deve estar sempre junto às crianças, acolhendo suas brincadeiras.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) a rotina escolar contemple períodos curtos entre as atividades dirigidas, para que as crianças se sintam à vontade para brincar e aproveitar o tempo com diferentes atividades desenvolvidas no dia;

 

Rego (1995) cita que é importante que as crianças tenham espaço para brincar, assim como opção de mexer no mobiliário, como por exemplo montar casinhas, cabanas, tendas, etc. Complementa que o tempo que as crianças têm à disposição para brincar também deva ser considerado: ele deve ser suficiente para que as brincadeiras surjam, desenvolvam-se e se encerrem. Nesse sentido, é importante que no ambiente escolar seja oportunizado, tais equipamentos, EXCETO:

 

Essa questão está baseada no seguinte trecho do artigo "A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola" de Boiko e Zamberlan:

 

"Rego (1995) cita que é importante que as crianças tenham espaço para brincar, assim como opção de mexer no mobiliário, como por exemplo montar casinhas, cabanas, tendas, etc. Complementa que o tempo que as crianças têm à disposição para brincar também deva ser considerado: ele deve ser suficiente para que as brincadeiras surjam, desenvolvam-se e se encerrem.  

 

Wajskop (1995) salienta que, para que a escola forneça condições  que garantam o aparecimento da brincadeira, é necessário que:  

 

1.  a rotina escolar contemple períodos razoavelmente longos entre as atividades dirigidas, para que as crianças se sintam à vontade para brincar;  

 

2.  existam materiais variados, organizados de maneira clara e acessível às crianças, de tal forma que possam deflagrar e facilitar o aparecimento das brincadeiras entre as mesmas. O acesso e a organização dos materiais devem levar em conta a idade das crianças, sendo seu uso coordenado pelo adulto responsável pelo grupo;  

 

3.  a sala onde as crianças passam a maior parte de seu tempo tenha uma tal configuração visual e espacial que facilite o desenvolvimento da imaginação. Os móveis, como mesas, bancos, cadeiras, etc., devem ser de fácil manipulação, para permitir a reorganização constante do local pelas crianças, e a construção de 'casinhas', 'cabanas', 'lojas', 'castelos', etc. É importante, ainda, garantir um canto com espelho, maquiagens, roupas e fantasias, para que as crianças possam utilizá-las nos períodos de jogo;  

 

4.  haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre as brincadeiras que vivenciaram, as questões que surgiram, o material que utilizaram, os personagens que assumiram, os colegas com os quais interagiram;  

 

5.  a brincadeira seja incorporada no currículo como um todo, e as questões envolvidas no seu desenrolar possam fazer parte de pesquisas desenvolvidas em atividades dirigidas pelas crianças; ampliadas através de passeios, observação da natureza, projeção de vídeos, atividades envolvendo escuta de música, leitura, etc.;  

 

6. o adulto seja elemento integrante  das brincadeiras, ora como observador e organizador, ora como personagem que explicita, questiona e enriquece o desenrolar da trama, ora como elo de ligação entre as crianças e os objetos. Por fim, o adulto, como elemento mediador, deve estar sempre junto às crianças, acolhendo suas brincadeiras, atento aos seus questionamentos, auxiliando-as nas suas reais necessidades e na busca de compreensão e construção de estratégias de ação no contexto  em que vivem."

 

Com base nisso, encontramos a afirmativa incorreta na Letra D.

 

a)  haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre as brincadeiras que vivenciaram, as questões que surgiram, o material que utilizaram, os personagens que assumiram, os colegas com os quais interagiram;

 

b)  a sala onde as crianças passam a maior parte de seu tempo tenha uma tal configuração visual e espacial que facilite o desenvolvimento da imaginação. Os móveis, como mesas, bancos, cadeiras, etc., devem ser de fácil manipulação, para permitir a reorganização constante do local pelas crianças, e a construção de "casinhas", "cabanas", "lojas", "castelos", etc

 

c)  a brincadeira seja incorporada no currículo como um todo, e as questões envolvidas no seu desenrolar possam fazer parte de pesquisas desenvolvidas em atividades dirigidas pelas crianças; ampliadas através de passeios, observação da natureza, projeção de vídeos, atividades envolvendo escuta de música, leitura, etc.;

 

d)  a rotina escolar contemple períodos curtos entre as atividades dirigidas, para que as crianças se sintam à vontade para brincar e aproveitar o tempo com diferentes atividades desenvolvidas no dia;

 

e)  o adulto seja elemento integrante das brincadeiras, ora como observador e organizador, ora como personagem que explicita, questiona e enriquece o desenrolar da trama, ora como elo de ligação entre as crianças e os objetos. Por fim, o adulto, como elemento mediador, deve estar sempre junto às crianças, acolhendo suas brincadeiras.

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