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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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371) Enxergar a escola como um espaço sui generis no qual as pessoas convivem e atuam é um importante papel do psicólogo escolar. O psicólogo escolar em suas atribuições é capaz de sugerir, delinear e coordenar estratégias de intervenção direcionadas a potencializar o trabalho de equipe, mudar representações cristalizadas e inadequadas sobre o processo educativo, desenvolver habilidades comunicativas, mediar conflitos, incentivar a criatividade e a inovação, melhorar a qualidade de vida no trabalho e outras tantas ações, como contribuição significativa para o aprimoramento do funcionamento organizacional. Segundo Martinez (2010) estas atuações do psicólogo escolar só são possíveis

  • A) a partir de uma formação profissional política.

  • B) a partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais.

  • C) pela demanda apresentada pela instituição e as possibilidades de articulação entre psicólogos do trabalho e os psicopedagogos.

  • D) pela equipe de psicólogos organizacionais e não educacionais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) a partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais.

Gabarito Letra B

 

Enxergar a escola como um espaço sui generis no qual as pessoas convivem e atuam é um importante papel do psicólogo escolar. O psicólogo escolar em suas atribuições é capaz de sugerir, delinear e coordenar estratégias de intervenção direcionadas a potencializar o trabalho de equipe, mudar representações cristalizadas e inadequadas sobre o processo educativo, desenvolver habilidades comunicativas, mediar conflitos, incentivar a criatividade e a inovação, melhorar a qualidade de vida no trabalho e outras tantas ações, como contribuição significativa para o aprimoramento do funcionamento organizacional. Segundo Martinez (2010) estas atuações do psicólogo escolar só são possíveis

a)  a partir de uma formação profissional política.

b)  a partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais.

c)  pela demanda apresentada pela instituição e as possibilidades de articulação entre psicólogos do trabalho e os psicopedagogos.

d)  pela equipe de psicólogos organizacionais e não educacionais.

 

Vamos ver o que a autora mencionada diz:

“Enxergar a escola não apenas como um lugar onde uns ensinam e outros aprendem, mas como um espaço social sui generis no qual as pessoas convivem e atuam, implica reconhecer a importância da sua dimensão psicossocial assim como, o papel do trabalho do psicólogo escolar nesta importante dimensão.

A partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais o psicólogo pode sugerir, delinear e coordenar estratégias de intervenção direcionadas a potencializar o trabalho em equipe, mudar representações cristalizadas e inadequadas sobre o processo educativo, desenvolver habilidades comunicativas, mediar conflitos, incentivar a criatividade e a inovação, melhorar a qualidade de vida no trabalho e outras tantas ações, como contribuição significativa ao aprimoramento do funcionamento organizacional.

Poder perceber a escola simultaneamente, na sua dimensão psicoeducativa e psicossocial, permite ao psicólogo o delineamento de estratégias de trabalho que, a partir da articulação das duas dimensões, resultem mais efetivas para a otimização dos processos educativos que nela ocorrem.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Martinez, Albertina Mitjáns. (2009). Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional13(1), 169-177. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020

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372) Segundo Souza (2010, p. 145) “os procedimentos que constituem a atuação/formação do psicólogo escolar devem considerar”

  • A) “o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra” (2010, p. 145).

  • B) “a parceria com os pais; a articulação entre os funcionários; a gestão participativa; as políticas institucionais” (2010, p. 145).

  • C) “o fortalecimento do trabalho do professor; as políticas institucionais; o apoio social e as estratégias de argumentação” (2010, p. 145).

  • D) “a gestão participativa; o apoio social; as estratégias de argumentação e a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola” (2010, p. 145).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) “o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra” (2010, p. 145).

 

Gabarito Letra A

 

Segundo Souza (2010, p. 145) “os procedimentos que constituem a atuação/formação do psicólogo escolar devem considerar”

a)  “o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra” (2010, p. 145).

b)  “a parceria com os pais; a articulação entre os funcionários; a gestão participativa; as políticas institucionais” (2010, p. 145).

c)  “o fortalecimento do trabalho do professor; as políticas institucionais; o apoio social e as estratégias de argumentação” (2010, p. 145).

d)  “a gestão participativa; o apoio social; as estratégias de argumentação e a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola” (2010, p. 145).

 

Essa questão exige conhecimento específico da bibliografia mencionada. Para a autora, os procedimentos da atuação e formação do psicólogo escolar devem considerar o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra.

 “Os procedimentos que constituem a atuação/formação do psicólogo escolar devem considerar: o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de uma ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra. Consideram-se, portanto, os seguintes aspectos:

a) a realização de um trabalho amplamente participativo dos vários segmentos escolares, sempre vinculado ao funcionamento institucional. Ou seja, enfatiza-se a compreensão dos vários fatores que interferem na produção da queixa escolar – ou multideterminações presentes no encontro entre o sujeito humano e o processo educacional, conforme aponta Meira (2002, p. 66) –, de modo a se buscar meios de se intervir em tal processo, movimentando as “relações cristalizadas”, e de romper essa produção;

b) o ponto de partida da atuação na demanda apresentada pelos professores, sem se limitar a ela, mas sim ampliando-a no sentido de discutir como essa demanda é entendida no dia a dia da escola, atentando-se para aspectos relativos ao funcionamento institucional;

c) o planejamento de linhas de ação na escola em função do quanto esta e seus profissionais possibilitem o desenvolvimento do trabalho participativo;

d) a participação dos professores, de modo a se propiciar reflexões sobre a prática docente, assim como os fatores implicados na produção do fracasso escolar, além de se atentar para outras práticas que incluem a rede social de serviços à criança e ao adolescente. Ressalta-se ainda a necessidade de análise das repercussões das políticas vigentes na prática educativa;

e) a realização de encontros grupais com crianças, enquanto elemento fundamental para a constituição de um espaço que propicie a circulação da palavra ou a expressão dos significados que os alunos possuem a respeito de seu lugar na escola, assim como das dificuldades enfrentadas no processo de escolarização. Além disso, busca-se propiciar a ruptura da estigmatização – assim como da sensação de incapacidade e medo – das crianças, por meio da valorização das produções realizadas por elas;

f) a parceria com os pais, discutindo-se os motivos dos encaminhamentos para o atendimento das crianças em grupo assim como o trabalho de atuação do psicólogo a ser realizado e as políticas educacionais vigentes;

g) a elaboração de relatórios finais sobre o trabalho realizado que são lidos tanto com as crianças e os pais, quanto com os professores, de modo a se deixar esse registro na escola, atentando-se para o que se produziu em várias relações ao longo da atuação psicológica perante a queixa escolar”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/2255/2222

373) Ao retratar o psicólogo e seu vínculo com outros profissionais da escola, Martinez (2010) reforça que o psicólogo deve ter sensibilidade para integrar com modéstia e profissionalismo a uma equipe que geralmente já está constituída. Também cabe ao psicólogo assumir um plano de superação profissional que lhe permita estar à altura do que se pode esperar de sua ação nas condições concretas da escola em que atua, assim como propor criatividade, a partir da ampla gama de suas possibilidades de atuação, direções e estratégias de trabalho que constituam uma contribuição real para a escola em que trabalha. Para Martinez (2010) esse seria

  • A) o ideal para atuação do psicólogo escolar, mas impossível de se fazer real.

  • B) parte de uma atuação efetiva e eficaz representada pelos profissionais da psicologia que atuam em uma equipe multiprofissional.

  • C) sua contribuição a uma atuação tradicional do psicólogo escolar.

  • D) seu aporte à construção e a consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) seu aporte à construção e a consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.

Gabarito Letra D

 

Ao retratar o psicólogo e seu vínculo com outros profissionais da escola, Martinez (2010) reforça que o psicólogo deve ter sensibilidade para integrar com modéstia e profissionalismo a uma equipe que geralmente já está constituída. Também cabe ao psicólogo assumir um plano de superação profissional que lhe permita estar à altura do que se pode esperar de sua ação nas condições concretas da escola em que atua, assim como propor criatividade, a partir da ampla gama de suas possibilidades de atuação, direções e estratégias de trabalho que constituam uma contribuição real para a escola em que trabalha. Para Martinez (2010) esse seria

a)  o ideal para atuação do psicólogo escolar, mas impossível de se fazer real.

b)  parte de uma atuação efetiva e eficaz representada pelos profissionais da psicologia que atuam em uma equipe multiprofissional.

c)  sua contribuição a uma atuação tradicional do psicólogo escolar.

d)  seu aporte à construção e a consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.

 

Para a autora, essas ações seriam o aporte do psicólogo à construção e consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.

 “Corresponde ao psicólogo ter a sensibilidade para se integrar com modéstia e profissionalismo a uma equipe que geralmente já está constituída. Também cabe ao psicólogo assumir um plano de superação profissional que lhe permita estar à altura do que se pode esperar de sua ação nas condições concretas da escola em que atua, assim como propor criativamente, a partir da ampla gama de suas possibilidades de atuação, direções e estratégias de trabalho que constituam uma contribuição real para a escola em que trabalha. Esse seria, enfim, seu aporte à construção e à consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.”

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6292/1/ARTIGO_QuePodeFazer.pdf

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374) Barbosa e Souza (2012) afirmam que a área do conhecimento da psicologia que tem por finalidade produzir saberes sobre o fenômeno psicológico no processo educativo é a Psicologia

  • A) escolar.

  • B) aplicada à educação.

  • C) educacional.

  • D) na educação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) educacional.

Gabarito Letra C

 

Barbosa e Souza (2012) afirmam que a área do conhecimento da psicologia que tem por finalidade produzir saberes sobre o fenômeno psicológico no processo educativo é a Psicologia

a)  escolar.

b)  aplicada à educação.

c)  educacional.

d)  na educação.

 

A psicologia qu produz saberes sobre o fenômeno psicológico no processo educativo é a psicologia educacional. Sobre as diferenças da psicologia educacional e escolar:

A Psicologia Educacional pode ser considerada como uma sub-área da psicologia, o que pressupõe esta última como área de conhecimento. Entende-se área de conhecimento como corpus sistemático e organizado de saberes produzidos de acordo com procedimentos definidos, referentes a determinados fenômenos ou conjunto de fenômenos constituintes da realidade, fundamentado em concepções ontológicas, epistemológicas, metodológicas e éticas determinadas. Faz-se necessário, porém, considerar a diversidade de concepções, abordagens e sistemas teóricos que constituem as várias produções de conhecimento, particularmente no âmbito das ciências humanas, das quais a psicologia faz parte. Assim, a Psicologia da Educação pode ser entendida como sub-área de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos ao fenômeno psicológico constituinte do processo educativo.

A Psicologia Escolar, diferentemente, define-se pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, a escola e as relações que aí se estabelecem; fundamenta sua atuação nos conhecimentos produzidos pela Psicologia da Educação, por outras sub-áreas da psicologia e por outras áreas de conhecimento.

Deve-se, pois, sublinhar que Psicologia Educacional e Psicologia Escolar são intrinsecamente relacionadas, mas não são idênticas, nem podem reduzir-se uma à outra, guardando cada qual sua autonomia relativa. A primeira é uma área de conhecimento (ou sub-área) e tem por finalidade produzir saberes sobre o fenômeno psicológico no processo educativo. A outra constitui-se como campo de atuação profissional, realizando intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenômeno psicológico, fundamentada em saberes produzidos, não só, mas principalmente, pela subárea da psicologia, a psicologia da educação (p. 3-4).”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Barbosa, Deborah Rosária, & Souza, Marilene Proença Rebello de. (2012). Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Psicologia Escolar e Educacional16(1), 163-173. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100018

375) O Psicólogo tem a função de Facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas. No entanto, esta ação não tem sido foco do Psicólogo na instituição escolar, devido à tendência dominante de conceber o processo de ensino-aprendizagem fora da complexa rede de elementos que configuram sua qualidade. Porém quando se adota um olhar mais abrangente da vida escolar, a importância do trabalho do psicólogo na implementação das políticas públicas evidencia-se com clareza. Martinez (2010) aponta este olhar mais abrangente como uma análise das dimensões

  • A) Psicossocial e Comunitária.

  • B) Psicoeducativa e Psicossocial.

  • C) Psicoeducativa e Comunitária.

  • D) Psicossocial e Psicológica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Psicoeducativa e Psicossocial.

 

Gabarito Letra B

 

O Psicólogo tem a função de Facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas. No entanto, esta ação não tem sido foco do Psicólogo na instituição escolar, devido à tendência dominante de conceber o processo de ensino-aprendizagem fora da complexa rede de elementos que configuram sua qualidade. Porém quando se adota um olhar mais abrangente da vida escolar, a importância do trabalho do psicólogo na implementação das políticas públicas evidencia-se com clareza. Martinez (2010) aponta este olhar mais abrangente como uma análise das dimensões

a)  Psicossocial e Comunitária.

b)  Psicoeducativa e Psicossocial.

c)  Psicoeducativa e Comunitária.

d)  Psicossocial e Psicológica.

 

Para a autora, esse olhar mais abrangente não se centra apenas na dimensão psicoeducativa, mas também na dimensão psicossocial:

“Facilitar a implementação das políticas públicas não tem sido foco da ação intencional do psicólogo na instituição escolar, devido à tendência dominante que, como apontamos, parece conceber o processo de ensino-aprendizagem fora da complexa rede de elementos que configuram sua qualidade. Porém, quando se adota um olhar mais abrangente da vida escolar, não centrado exclusivamente na dimensão psicoeducativa, mas também na sua dimensão psicossocial, a importância do trabalho do psicólogo em relação à implementação das políticas públicas no espaço escolar evidencia-se com clareza. Em trabalho anterior, Martínez (2007), a partir da produção no campo da inovação educativa e da experiência de trabalho em relação à implantação da política de inclusão escolar, apresenta um conjunto de ações que o psicólogo pode realizar de forma sistêmica – considerando a complexidade que toda mudança institucional implica –, para contribuir de forma produtiva para a incorporação da política à vida cotidiana da escola. Entre elas destacam-se:

– analisar criticamente as políticas a serem implantadas, reconhecendo seus pontos fortes e seus aspectos vulneráveis, visando à difusão de seus fundamentos na comunidade escolar;

– analisar as experiências na implantação de políticas similares ou da mesma política em outros contextos, visando delinear estratégias específicas para o contexto em que atua;

– identificar os pontos que possam constituir empecilhos para os processos de mudanças e delinear estratégias para neutralizá-los;

– favorecer formas abertas de comunicação e de gestão participativa que possibilitem o envolvimento dos professores no processo de tomada de decisões;

– favorecer a coesão da equipe pedagógica e potencializar a receptividade da comunidade educativa às mudanças;

– contribuir para a difusão de conhecimentos que possam favorecer a criatividade e a inovação;

 – contribuir para enfrentar e negociar os conflitos que comumente acompanham os processos de mudanças;

– favorecer a criação de sistemas de estímulos e de premiação dos resultados positivos alcançados.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6292/1/ARTIGO_QuePodeFazer.pdf

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376) Gomes e Souza (2011) colocam que ser psicólogo escolar no Brasil é conhecer as necessidades psicológicas de todos os sujeitos envolvidos, independentemente de classes sociais, capacidades físicas ou mentais, em situações de risco ou situações abastadas, “é defender os direitos ao atendimento de suas necessidades e à promoção de seu desenvolvimento, sem discriminação ou intolerância de qualquer tipo ou grau”(Guzzo, 2001-2002). Para as autoras, a Psicologia deve buscar romper com a cumplicidade que tem caracterizado sua relação com a Educação, para se apresentar como um conhecimento científico capaz de demonstrar e compreender a dimensão subjetiva da experiência vivida na escola pelas camadas marginalizadas. Porém, Bock (2003) aponta que para a Psicologia assumir este novo modelo precisa superar a visão

  • A) de que o psicólogo não contribui com a formação e conhecimento na área do desenvolvimento humano.

  • B) naturalizante do desenvolvimento humano, a compreensão do fenômeno psicológico como abstrato e com características universais.

  • C) tradicionalista de que é preciso realizar atividades em parceria com as clinicas psicológicas.

  • D) de que há necessidade de conhecer as fases do desenvolvimento humano para conseguir sanar a desigualdade nas escolas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) naturalizante do desenvolvimento humano, a compreensão do fenômeno psicológico como abstrato e com características universais.

Gabarito Letra B

 

Gomes e Souza (2011) colocam que ser psicólogo escolar no Brasil é conhecer as necessidades psicológicas de todos os sujeitos envolvidos, independentemente de classes sociais, capacidades físicas ou mentais, em situações de risco ou situações abastadas, "é defender os direitos ao atendimento de suas necessidades e à promoção de seu desenvolvimento, sem discriminação ou intolerância de qualquer tipo ou grau"(Guzzo, 2001-2002). Para as autoras, a Psicologia deve buscar romper com a cumplicidade que tem caracterizado sua relação com a Educação, para se apresentar como um conhecimento científico capaz de demonstrar e compreender a dimensão subjetiva da experiência vivida na escola pelas camadas marginalizadas. Porém, Bock (2003) aponta que para a Psicologia assumir este novo modelo precisa superar a visão

a)  de que o psicólogo não contribui com a formação e conhecimento na área do desenvolvimento humano.

b)  naturalizante do desenvolvimento humano, a compreensão do fenômeno psicológico como abstrato e com características universais.

c)  tradicionalista de que é preciso realizar atividades em parceria com as clinicas psicológicas.

d)  de que há necessidade de conhecer as fases do desenvolvimento humano para conseguir sanar a desigualdade nas escolas.

 

Para as autoras, a psicologia deve superar a visão naturalizante do desenvolvimento humano, a compreensão do fenômeno psicológico como abstrato e com características universais para assumir este novo modelo:

“A Psicologia deve buscar romper com a cumplicidade que tem caracterizado sua relação com a Educação, para se apresentar como um conhecimento científico capaz de demonstrar e compreender a dimensão subjetiva da experiência vivida na escola pelas camadas marginalizadas. Porém, para a Psicologia assumir este novo modelo precisa superar a visão naturalizante do desenvolvimento humano, a compreensão do fenômeno psicológico como abstrato e com características universais.

É unanimidade entre alguns pesquisadores e profissionais da área da Psicologia Escolar, a necessidade de se repensar ações e práticas profissionais mais comprometidas com a transformação social dos interesses da maioria da população. A exigência de uma prática profissional que contemple a construção crítica social e, para tanto, a abordagem das políticas educacionais inclusivas é um dos meios mais efetivos para esta necessária transformação profissional”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Gomes, Claudia, & Souza, Vera Lucia Trevisan de. (2011). Educação, psicologia escolar e inclusão: aproximações necessárias. Revista Psicopedagogia28(86), 185-193. Recuperado em 06 de setembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000200009&lng=pt&tlng=pt.

377) De acordo com Barbosa e Souza (2012), o campo de atuação profissional que realiza intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenômeno psicológico, fundamentada em saberes produzidos, não só, mas principalmente, pela subárea da psicologia (da educação), é a Psicologia

  • A) escolar.

  • B) aplicada à educação.

  • C) educacional.

  • D) na educação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) escolar.

Gabarito Letra A

 

De acordo com Barbosa e Souza (2012), o campo de atuação profissional que realiza intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenômeno psicológico, fundamentada em saberes produzidos, não só, mas principalmente, pela subárea da psicologia (da educação), é a Psicologia

a)  escolar.

b)  aplicada à educação.

c)  educacional.

d)  na educação.

 

A psicologia que realiza intervenções no espaço escolar ou relacionado a ele é a psicologia escolar, veja:

“A Psicologia Educacional1 pode ser considerada como uma sub-área da psicologia, o que pressupõe esta última como área de conhecimento. Entende-se área de conhecimento como corpus sistemático e organizado de saberes produzidos de acordo com procedimentos definidos, referentes a determinados fenômenos ou conjunto de fenômenos constituintes da realidade, fundamentado em concepções ontológicas, epistemológicas, metodológicas e éticas determinadas. Faz-se necessário, porém, considerar a diversidade de concepções, abordagens e sistemas teóricos que compõem o conhecimento, particularmente no âmbito das ciências humanas, das quais a psicologia faz parte. Assim, a psicologia da educação pode ser entendida como sub-área de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos ao fenômeno psicológico constituinte do processo educativo.

A Psicologia Escolar, diferentemente, define-se pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que aí se estabelecem; fundamenta sua atuação nos conhecimentos produzidos pela psicologia da educação, por outras sub-áreas da psicologia e por outras áreas de conhecimento.

Deve-se, pois, sublinhar que psicologia educacional e psicologia escolar são intrinsecamente relacionadas, mas não são idênticas, nem podem reduzir-se uma à outra, guardando cada qual sua autonomia relativa. A primeira é uma área de conhecimento (ou sub-área) e, grosso modo, tem por finalidade produzir saberes sobre o fenômeno psicológico no processo educativo. A outra constitui-se como campo de atuação profissional, realizando intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenômeno psicológico, fundamentada em saberes produzidos, não só, mas principalmente, pela sub-área da psicologia, a psicologia da educação.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

Antunes, Mitsuko Aparecida Makino. (2008). Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional12(2), 469-475. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200020

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378) Segundo Matines (2010) as formas de atuação do Psicólogo Escolar dividem-se nos grupos que propõem atuações diversificadas. A avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares está no grupo de atuação de Psicólogo

  • A) Tradicional.

  • B) Emergente.

  • C) da Escola Nova.

  • D) da Atualidade.

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A alternativa correta é letra A) Tradicional.

 

Gabarito Letra A

 

Segundo Matines (2010) as formas de atuação do Psicólogo Escolar dividem-se nos grupos que propõem atuações diversificadas. A avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares está no grupo de atuação de Psicólogo

a)  Tradicional.

b)  Emergente.

c)  da Escola Nova.

d)  da Atualidade.

 

Martinez divide as formas de atuação do psicólogo escolar em tradicional e emergente. A avaliação, diagnóstico e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares fazem parte da atuação tradicional:

“2 As formas de atuação “tradicionais”

2.1 Avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares

Essa tem sido uma das mais tradicionais funções do psicólogo na instituição escolar, devido ao viés significativamente clínico que dominou a Psicologia por muitos anos. Na representação social das funções do psicólogo, essa constitui, sem dúvidas, uma das formas de maior destaque. No entanto, a própria concepção de avaliação e diagnóstico das dificuldades escolares vai variando. A consideração da avaliação e do diagnóstico como um momento específico, realizado à margem da situação real em que as dificuldades escolares se expressam, centrado no aluno e feito por um profissional isolado a partir, fundamentalmente, de testes de forte conotação quantitativa ou clínica, vem transformando-se em uma concepção na qual a avaliação e o diagnóstico se configuram como processos nos quais se consideram os espaços sociorrelacionais onde as dificuldades escolares se revelam, no marco de um trabalho em equipe no qual o professor tem um importante papel. (...)

3 Formas de atuação “emergentes

3.1 Diagnóstico, análise e intervenção em nível institucional, especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola, visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo

A caracterização e o funcionamento da escola como instituição, bem como o impacto dessa nos processos de ensino-aprendizagem que nela se desenvolvem e no cumprimento da sua função educativa em um sentido mais geral, têm sido temas relativamente pouco abordados pela Psicologia Escolar, a qual, como já salientamos, tem focalizado muito mais a dimensão psicoeducativa do que propriamente a dimensão psicossocial da escola. Porém, à medida que se reconhece que os indivíduos se constituem e, simultaneamente, são constituidores dos contextos sociais nos quais estão inseridos, os aspectos organizacionais da escola como instituição, em especial sua subjetividade social,1 adquirem especial importância. Esses constituem aspectos relevantes para compreendermos os processos relacionais que ocorrem na escola e que participam dos modos pelos quais os profissionais e os alunos sentem, pensam e atuam nesse espaço. Por sua vez, a ação dos sujeitos nesse espaço social contribui para a configuração subjetiva que este assume, estabelecendo-se uma relação recursiva entre subjetividades individuais e subjetividade social. Os sistemas de relações que se dão entre os membros da instituição, os estilos de gestão, os valores, as normas e o clima emocional constituem apenas alguns exemplos de importantes fatores que influem, direta ou indiretamente, não apenas nos modos de agir dos integrantes do coletivo escolar, mas também nos seus estados emocionais, na sua satisfação com a instituição e no seu compromisso e motivação com as atividades que realizam. Tradicionalmente, aspectos relacionados com processos grupais, liderança, estilos de gestão, motivação para o trabalho, clima e cultura organizacional, estresse laboral, etc., têm sido estudados em áreas da Psicologia (Psicologia Social, Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, etc.) que não são vistas como próximas da Psicologia Escolar, mesmo que os conhecimentos produzidos em relação a tais temas sejam essenciais para o trabalho do psicólogo na escola.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6292/1/ARTIGO_QuePodeFazer.pdf

379) Ana Mercês Bahia Bock (2003), Psicóloga reconhecida na área da educação, em seu texto “Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica” reconhece a Psicologia como cumplice na formação do discurso ideológico da educaçãoem que a escola

  • A) fica isenta da responsabilidade pelo analfabetismo e a educação se mantem como a grande força propulsora da igualdade social.

  • B) se responsabiliza pelo analfabetismo fazendo com que a educação se mantenha como força propulsora da igualdade social.

  • C) prioriza as diferenças individuais e que a educação tem o papel social de criar estratégias para minimizar estas diferenças.

  • D) é responsável pelo fracasso escolar quando não levam em consideração as diferenças individuais dos alunos.

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A alternativa correta é letra A) fica isenta da responsabilidade pelo analfabetismo e a educação se mantem como a grande força propulsora da igualdade social.

Gabarito Letra A

 

Ana Mercês Bahia Bock (2003), Psicóloga reconhecida na área da educação, em seu texto “Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica” reconhece a Psicologia como cumplice na formação do discurso ideológico da educação em que a escola

 

a)  fica isenta da responsabilidade pelo analfabetismo e a educação se mantem como a grande força propulsora da igualdade social.

Certo! Veja o que diz a autora:

“Mas dados com o estes não são debatidos e os índices de analfabetismo são tidos como falta de empenho ou presença de uma cultura que não valoriza a escola, preferindo que seus filhos trabalhem  ou peçam esmolas ao invés de estarem na escola; os índices de baixa renda são, por outro lado, tidos como falta de escolarização. Ou seja, a escola fica isenta de responsabilidade pelo analfabetismo e a educação se mantém como a grande força propulsora da igualdade social. Este papel cumprido pela ideologia da educação como produtora de igualdade e de condições para se obter uma vida digna se torna fundamental para qualquer governo que não queira investir em projetos sociais e que não queira entender a educação como um direito de todos e investir nela para que se apresente efetivamente com o condição de qualificação da sociedade.”

 

b)  se responsabiliza pelo analfabetismo fazendo com que a educação se mantenha como força propulsora da igualdade social.

Errado. Pelo contrário, a escola não se responsabiliza.

 

c)  prioriza as diferenças individuais e que a educação tem o papel social de criar estratégias para minimizar estas diferenças.

Errado. Tradicionalmente, a escola não prioriza diferenças individuais.

 

d)  é responsável pelo fracasso escolar quando não levam em consideração as diferenças individuais dos alunos.

Errado. A escola também deve ser considerada uma das responsáveis pelo fracasso escolar, mas não é essa perspectiva apresentada pela autora.

 

Nosso gabarito é Letra A.

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380) Leia as afirmativas a seguir:

 

I. A gravidez é um processo que corresponde a um período, definido temporalmente, que medeia a concepção e o parto.

 

II. Uma questão central na obra de Vygotsky é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D) As duas afirmativas são falsas.

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A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.

Gabarito Letra A

 

I. A gravidez é um processo que corresponde a um período, definido temporalmente, que medeia a concepção e o parto.

Certo! A gravidez corresponde ao período de tempo entre a concepção e o parto.

 

II. Uma questão central na obra de Vygotsky é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

Certo! A teoria de Vygotsky é sócio-interacionista.

“Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para ele, o sujeito não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados. O professor, portanto, tem o papel explícito de interferir nos processos e provocar avanços nos alunos, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal. O aluno, no modelo de Vygotsky, não é apenas o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende com o outro aquilo que seu grupo social produz.”

 

Assim, as duas afirmativas são verdadeiras.

Gabarito Letra A.

 

Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=326#:~:text=Lev%20Semenovitch%20Vygotsky%20enfatizava%20o,do%20sujeito%20com%20o%20meio.&text=%C3%89%20na%20troca%20com%20outros,as%20fun%C3%A7%C3%B5es%20sociais%20s%C3%A3o%20assimilados.

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