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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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381) Leia as afirmativas a seguir:

 

I. As crianças e adolescentes, no ambiente escolar, deparam-se com diversos conceitos e premissas relacionadas com o próprio desenvolvimento pessoal, motor e social. Assim, no contexto educacional, o psicólogo deve propor ações que favorecem a construção de uma concepção do fracasso do aluno nas atividades escolares como algo individual, de responsabilidade exclusiva do discente, que deve ser evitado, pois causa decepção aos pais, aos professores e à comunidade como um todo.

 

II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

Gabarito Letra C

 

I. As crianças e adolescentes, no ambiente escolar, deparam-se com diversos conceitos e premissas relacionadas com o próprio desenvolvimento pessoal, motor e social. Assim, no contexto educacional, o psicólogo deve propor ações que favorecem a construção de uma concepção do fracasso do aluno nas atividades escolares como algo individual, de responsabilidade exclusiva do discente, que deve ser evitado, pois causa decepção aos pais, aos professores e à comunidade como um todo.

Errado. O fracasso escolar não deve ser visto como algo individual, e sim estrutural, com muitos agentes responsáveis. Uma das finalidades da psicologia escolar é justamente essa, propor uma concepção em que o fracasso escolar não seja algo individual.

 

II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes.

Certo! Algumas dessas fontes são as entrevistas, as análises de documentos, os testes, entre outras.

 

Assim, a afirmativa II é verdadeira, mas a I é falsa.

Gabarito Letra C.

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382) Leia as afirmativas a seguir:

 

I. Para Vygotsky a relação entre os conceitos espontâneos e científicos só é possível devido às suas especificidades.

 

II. Para a educação em saúde, o município deve ser um local de desenvolvimento de ações e de promoção da saúde.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.

Gabarito Letra A

Certo! Veja:

“Para Vigotski a relação entre os conceitos espontâneos e científicos só é possível devido às suas especificidades. Suas linhas de desenvolvimento se lançam em sentidos contrários e permitem a interpenetração de ambos os processos. A apropriação dos conceitos científicos se realiza no cerne do processo ensino e aprendizagem. Sua assimilação não é possível no âmbito meramente espontâneo. Requer uma ação intencional, consciente, própria do ensino escolar. De acordo com Vigotski (idem, p. 309), O ensino escolar opera com funções psíquicas superiores que não só se distinguem por uma estrutura mais complexa como ainda constituem formações absolutamente novas, sistemas funcionais complexos. /.../ todas as funções superiores têm uma base similar e se tornam superiores em função da sua tomada de consciência e da sua apreensão”

 

II. Para a educação em saúde, o município deve ser um local de desenvolvimento de ações e de promoção da saúde.

Certo! Todos os entes devem estar envolvidos na promoção da saúde, em especial o município, que é a parte do governo mais próxima do cidadão.

“O relatório para a Comissão Européia da União Internacional para a Promoção e Educação em Saúde reafirma que as estratégias de promoção da saúde são mais efetivas quando trabalhadas em conjunto e as intervenções para desenvolver hábitos e estilos de vida saudáveis, têm melhor efetividade quando percorrem todo o ciclo de vida.”

 

Assim, as duas afirmativas são verdadeiras.

Gabarito Letra A.

 

Fonte: http://www.verinotio.org/conteudo/0.51006831928163.pdf

 

383) O processo da escolha profissional requer o gerenciamento de fatores intrínsecos e extrínsecos ao jovem indeciso. Porém, mais do que o status socioeconômico dos pais e o gênero, o que se mostrou mais decisivo na construção da identidade vocacional dos adolescentes é:

  • A) O contato escolar com as possíveis profissões.

  • B) O tipo de organização e funcionamento familiar.

  • C) A qualidade do ensino oferecido na educação básica.

  • D) A relação estabelecida entre o adolescente e seus colegas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) O tipo de organização e funcionamento familiar.

Gabarito Letra B

 

O processo da escolha profissional requer o gerenciamento de fatores intrínsecos e extrínsecos ao jovem indeciso. Porém, mais do que o status socioeconômico dos pais e o gênero, o que se mostrou mais decisivo na construção da identidade vocacional dos adolescentes é:

a)  O contato escolar com as possíveis profissões.

b)  O tipo de organização e funcionamento familiar.

c)  A qualidade do ensino oferecido na educação básica.

d)  A relação estabelecida entre o adolescente e seus colegas.

 

Perceba que a única alternativa que traz um elemento que se relaciona com fator apresentado, estado socioeconômico dos pais, é a Letra B. É importante perceber essas relações, uma vez que comparações tendem a ser feitas entre elementos semelhantes. Confirmando essa resposta, veja o texto de Levenfus e Nunes:

 

“Embora a assimetria social interfira nos projetos de carreira, nem sempre o contexto socioeconômico é preponderante. A qualidade das relações familiares estabelecidas, a comunicação aberta, o apoio emocional oferecido e a confiança influenciam as atividades de exploração, as aspirações profissionais e os planos futuros, impactando os processos de construção de carreira. O tipo de organização e funcionamento familiar mostrou-se mais decisivo do que o status socioeconômico dos pais e o gênero na construção da identidade vocacional dos adolescentes (Paloş & Drobotb, 2010; Penick & Jepsen, 1992). O alto índice de comportamento parental negligente em famílias que frequentam escolas privadas no Brasil mostra que existem muitos pais incapazes de cumprir sua função de monitorar e proteger os filhos, oferecendo-lhes limites e afeto em qualquer camada social nas famílias modernas (Hutz & Bardagi, 2006). Viver em um contexto familiar em que existe estabilidade emocional que garanta segurança de um projeto de vida ou pertencer a uma família desestruturada e disfuncional pode fazer enorme diferença (Gonçalves, 2006; Gonçalves & Coimbra, 2003).”

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: A família e a construção de projetos vocacionais em adolescentes. Rosane Schotgues Levenfus, Maria Lucia Tiellet Nunes. Disponível em: https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/a/m/amostra_1.pdf

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384) A escola possui um importante papel na promoção de saúde.

 

São princípios das escolas promotoras de saúde:

 

I. Valorizar a promoção da saúde na escola, para todos.

 

II. Fundamentar-se em um modelo de saúde que inclua a interação dos aspectos físicos, psíquicos, socioculturais e ambientais.

 

III. Promover a participação ativa de alunos e alunas.

 

IV. Favorecer a participação ativa dos educadores na elaboração do projeto pedagógico da educação para a saúde.

 

Estão corretos os princípios.

  • A) I II e IV apenas.

  • B) II III e IV apenas.

  • C) I e II apenas.

  • D) I II III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) I II III e IV.

Gabarito Letra D
 

A escola possui um importante papel na promoção de saúde.

 

São princípios das escolas promotoras de saúde:

 

I. Valorizar a promoção da saúde na escola, para todos.

 

II. Fundamentar-se em um modelo de saúde que inclua a interação dos aspectos físicos, psíquicos, socioculturais e ambientais.

 

III. Promover a participação ativa de alunos e alunas.

 

IV. Favorecer a participação ativa dos educadores na elaboração do projeto pedagógico da educação para a saúde.

 

Vamos relembrar todos os princípios das escolas promotoras de saúde:

 

“1. Ter visão ampla de todos os aspectos da escola, provendo um ambiente saudável e que favorece a aprendizagem.

2. Dar importância à estética da escola, assim como ao efeito psicológico direto que ela tem sobre professores e alunos.

3. Fundamentar-se em um modelo de saúde que inclua a interação dos aspectos físicos, psíquicos, socioculturais e ambientais.

4. Promover a participação ativa de alunos e alunas.

5. Reconhecer que os conteúdos de saúde devem ser necessariamente incluídos nas diferentes áreas curriculares.

6. Entender que o desenvolvimento da autoestima e da autonomia pessoal é fundamental para a promoção da saúde.

7. Valorizar a promoção da saúde na escola para todos.

8. Ter visão ampla dos serviços de saúde que tenham interface com a escola.

9. Reforçar o desenvolvimento de estilos saudáveis de vida que ofereçam opções viáveis e atraentes para a prática de ações que promovam a saúde.

10. Favorecer a participação ativa dos educadores na elaboração do projeto pedagógico da educação para a saúde.

11. Buscar estabelecer inter-relações na elaboração do projeto escolar.”

 

Podemos perceber que todas as afirmativas aparecem como princípio.

Assim, todos os princípios estão corretos.

Gabarito Letra D.

 

Fonte: Saúde Mental nas escolas. Disponível em: https://statics-submarino.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/120258428.pdf

385) A avaliação intelectual geralmente é feita para

  • A)  apresentar evidências mais concretas do funcionamento do sujeito e assim prever com clareza situações de fracasso.

  • B)  ter uma ideia do possível êxito do sujeito, do ponto de vista escolar (acadêmico) e ocupacional.

  • C)  identificar, dentro do contexto escolar, os estudantes com menos aptidões.

  • D)  clarear as expectativas dos pais em relação à vida escolar dos filhos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)  ter uma ideia do possível êxito do sujeito, do ponto de vista escolar (acadêmico) e ocupacional.

Gabarito Letra B

A avaliação intelectual geralmente é feita para

a)  apresentar evidências mais concretas do funcionamento do sujeito e assim prever com clareza situações de fracasso.

b)  ter uma ideia do possível êxito do sujeito, do ponto de vista escolar (acadêmico) e ocupacional.

c)  identificar, dentro do contexto escolar, os estudantes com menos aptidões.

d)  clarear as expectativas dos pais em relação à vida escolar dos filhos.

 

O objetivo da avaliação intelectual geralmente é ter uma ideia do possível êxito do sujeito, do ponto de vista escolar (acadêmico) e ocupacional, veja:

 

“Spearman, considerado o pai da psicometria, foi quem primeiramente tentou explicar o que era inteligência, nos primórdios do século XX. Depois que propôs o fator g como pressuposto, em seu referencial teórico, surgiram muitos pensadores, ora apresentando um modelo dicotômico, ora criando explicações que envolviam fatores múltiplos ou capacidades cognitivas múltiplas. Entretanto, no estado atual de nosso saber, pode-se afirmar que qualquer instrumento de mensuração da inteligência, na realidade, só mede “algumas áreas de funcionamento”. Em suma, “um QI é uma estimativa do nível atual de funcionamento, enquanto este é medido pelas várias tarefas requeridas num teste” (Groth-Marnat, 1999, p.153). E, no momento em que se salienta que é uma medida do nível atual, fica claro que não se trata de um dado fixo e imutável, podendo variar conforme uma série de fatores ambientais, psicopatológicos ou outros, que afetam as funções cognitivas, além de variáveis que podem influenciar o desempenho nas tarefas envolvidas, como compreensão das instruções, motivação, empenho em dar uma determinada impressão, etc. Entretanto, o fato de os testes de inteligência não nos oferecerem uma visão mais abrangente do que parecem medir tem, no momento, mais interesse teórico do que prático, porque a avaliação intelectual geralmente é feita para se ter uma idéia do possível êxito do sujeito, do ponto de vista escolar (acadêmico) e ocupacional, o que, a grosso modo, pode ser possível por meio dos instrumentos disponíveis.”

 

Assim, nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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386) Segundo Rotta (2006), as dificuldades de aprendizagem podem também ser chamadas de dificuldades de percurso e são causadas por problemas em alguma área da vida. De acordo com o autor, as áreas em que surgem esses problemas são:

 

I. fatores relacionados à escola.

II. fatores relacionados à família.

III. fatores relacionados à criança/adolescente.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A)  I, apenas. 

  • B)  I e II, apenas. 

  • C)  II e III, apenas 

  • D)  I, II e III

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)  I, II e III

Gabarito Letra D

 

Segundo Rotta (2006), as dificuldades de aprendizagem podem também ser chamadas de dificuldades de percurso e são causadas por problemas em alguma área da vida. De acordo com o autor, as áreas em que surgem esses problemas são:

 

I. fatores relacionados à escola.

II. fatores relacionados à família.

III. fatores relacionados à criança/adolescente.

 

Rotta traz que os fatores envolvidos na dificuldade de aprendizagem podem ser divididos entre fatores relacionados à escola, fatores relacionados à família e fatores relacionados à criança. Relembremos:

 

“Atualmente, com o grande interesse pelo estudo de situações que, embora da maior importância, têm também um apelo comercial que não pode ser desprezado, uma criança com dificuldades de qualquer ordem para aprender corre o risco de ser “diagnosticada” de forma equivocada, em casa ou na escola. Não é raro que a criança chegue para a consulta neurológica já com o “diagnóstico” de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), só porque parece não estar tão interessada na aula quanto a professora esperava ou nas tarefas escolares como a família gostaria.

Os fatores envolvidos nas dificuldades para a aprendizagem podem ser divididos em:

• Fatores relacionados com a escola;

• Fatores relacionados com a família;

• Fatores relacionados com a criança.

 

FATORES RELACIONADOS COM A ESCOLA

Para que a criança tenha um bom aproveitamento escolar, é fundamental que, entre outras situações, a escola tenha:

• Condições físicas de sala de aula, que se relacionam com um ambiente seguro, limpo, arejado, com boa iluminação e com um limite aceitável de alunos em cada turma;

• Condições pedagógicas, que se relacionam à disponibilidade de material didático adequado para a faixa de idade a que se destina, método pedagógico de acordo com a realidade da criança, otimização da duração do turno escolar e a preocupação de interação escola-família;

• Condições do corpo docente, que se referem à motivação, dedicação, qualificação e remuneração adequada. Os problemas emocionais, sociais e econômicos do professor interferem em seu trabalho e em sua interação com o aluno. A baixa remuneração dos professores impede que muitos deles se dediquem a um grupo de alunos de cada vez, pois necessitam trabalhar em dois ou até três turnos, o que interfere em seu desempenho na sala de aula.

 

FATORES RELACIONADOS COM A FAMÍLIA

A família também deve oferecer condições para que o binômio ensino-aprendizagem se realize com sucesso. A escolaridade dos pais, principalmente das mães, em diferentes pesquisas, desempenha um papel fundamental na estimulação da criança para um melhor envolvimento com os estudos. O hábito da leitura na família, sem dúvida, constitui um diferencial na estimulação pedagógica do escolar. Nesse contexto, as condições socioeconômicas, na maioria das vezes com renda familiar insuficiente, são relevantes e, com frequência, estão implicadas no fracasso escolar. História familiar de alcoolismo e de uso de drogas, pais desempregados ou com comportamento antissocial costumam fazer parte de uma anamnese completa e, não raro, constituem a única etiologia ou um reforço para o insucesso da criança na escola. Fatores importantes na desagregação familiar, como pais separados ou em constantes litígios, também podem influenciar negativamente o desempenho escolar da criança. É importante que os pais estejam atentos às rotinas de estudo, de alimentação, de lazer e de sono da criança, de tal forma que as atividades escolares sejam vistas em um contexto normal e não como um castigo.

 

FATORES RELACIONADOS COM A CRIANÇA

Em relação à criança, temos de distinguir os problemas físicos em geral, os transtornos psiquiátricos, a deficiência mental e as patologias neurológicas. Problemas físicos em geral Entre os problemas físicos em geral, destacam-se as dificuldades sensoriais, responsáveis pela aferência perceptiva adequada, seja ela visual ou auditiva. Essas dificuldades podem ser hereditárias, congênitas ou adquiridas e agudas ou crônicas. Um exemplo de dificuldade de aprendizagem de causa adquirida bastante frequente é o das infecções de vias aéreas: as otites crônicas, as amigdalites e as sinusites que, atrapalhando a percepção auditiva, interferem no processo. A criança que não escuta bem frequentemente parece desatenta e inquieta. Muitas crianças têm dificuldades visuais, como as portadoras de estrabismo, principalmente convergente, que, com frequência, não é corrigido nos primeiros anos. Nesses casos, a criança, para enxergar melhor, deixa de usar um dos olhos e passa a ter a visão monocular, uma vez que a área occipital que corresponde ao olho excluído, não recebendo os estímulos visuais aferentes, deixa de funcionar e impede que a visão desse olho se estabeleça. Quando a cirurgia do estrabismo é feita tardiamente, só terá finalidade estética, pois a visão não se estabelecerá mais para aquele olho, e está instalada a ambliopia. Não só situações tão graves quanto esta podem interferir no aporte sensorial visual adequado, mas também situações como miopia, astigmatismo e hipermetropia podem estar presentes. Portanto, fica claro que tanto a percepção auditiva quanto a visual devem fazer parte do exame da criança em idade escolar. Outras doenças crônicas podem interferir no desempenho da criança na escola, por estar debilitada pela patologia ou pelo tratamento. Entre elas, destacam-se hipotireoidismo e outras patologias endócrinas, desnutrição, parasitoses, anemia, doenças reumáticas, nefropatias, cardiopatias, asma ou outras pneumopatias, hepatopatias e uma série de doenças imunoalérgicas. A desnutrição tem maior importância em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Em 1966, Cravioto e colaboradores15 realizaram um estudo minucioso em que abordavam de forma experimental e ecológica a relação nutrição, crescimento e desenvolvimento neurointegrativo.

 
 

Estão corretas I, II e III.

Gabarito Letra D.

 

Referência

ROTTA, N. T., OHLWEILER, L., RIESGO, R. S. Transtornos da Aprendizagem – abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

387) Leia as afirmativas a seguir:

 

I. Fingir estar doente para faltar à aula é um sinal que pode ser apresentado por pessoas que têm sido alvo de bullying.

 

II. A gestão de pessoas é a função que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos exclusivamente individuais.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

Gabarito Letra B

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. Fingir estar doente para faltar à aula é um sinal que pode ser apresentado por pessoas que têm sido alvo de bullying.

Certo! A criança que cria estratégias para não ir a escola tem algo a incomodando nesse contexto, que pode ser uma violência.

SINAIS DE QUEM TEM SIDO ALVO DE BULLYING:

• Apresenta baixo rendimento escolar.

Finge estar doente para faltar na aula.

• Sente-se mal perto da hora de sair de casa.

• Volta da escola com roupas ou livros rasgados.

• Tem alterações extremas de humor.

• Aparece com hematomas e ferimentos após a aula.

• Tenta se proteger colocando faca, abridores de lata ou garrafa na bolsa.” 

 

II. A gestão de pessoas é a função que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos exclusivamente individuais.

 Errado. A gestão de pessoas busca conciliar os interesses e objetivos da organização e dos indivíduos que fazem parte dela. Não é economicamente viável a organização ter um processo cujo objetivo é atender apenas interesses alheios a ela.

 

Assim, I está certa e II está errada.

Gabarito Letra B

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388) Leia as afirmativas a seguir:

 

I. A privação de sono, o isolamento, a alimentação inadequada e o sedentarismo são fatores que podem causar ou ajudar a provocar a depressão pós-parto.

 

II. Os indivíduos que praticam o bullying costumam desenvolver o entendimento de que a violência é uma forma adequada de obter uma boa imagem de si. Frequentemente permanecem egocêntricos e incapazes de apresentar sensibilidade moral com a dor dos outros.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.

Gabarito Letra A

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. A privação de sono, o isolamento, a alimentação inadequada e o sedentarismo são fatores que podem causar ou ajudar a provocar a depressão pós-parto.

Certo! Apesar de não existir uma causa única determinável para a depressão pós-parto, esses são elementos que podem estar presentes.

“Não existe uma única causa conhecida para tal depressão. De acordo com o Ministério da Saúde, ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais. No entanto, a principal causa desse quadro é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez.

Outros fatores que podem causar ou ajudar a provocar a depressão pós-parto são: privação de sono, isolamento, alimentação inadequada, sedentarismo, falta de apoio do parceiro, falta de apoio da família, depressão, ansiedade, estresse, vício em crack, álcool ou outras drogas.”

 

II. Os indivíduos que praticam o bullying costumam desenvolver o entendimento de que a violência é uma forma adequada de obter uma boa imagem de si. Frequentemente permanecem egocêntricos e incapazes de apresentar sensibilidade moral com a dor dos outros.

Certo! Essa é uma consequência do bullying para o agressor.

“CONSEQUÊNCIAS PARA A VÍTIMA: falta de amigos, perda da confiança; sente-se inseguro e infeliz. Tem um conceito muito deficiente e uma má imagem de si mesmo, especialmente em relação à sua competência acadêmica, sua conduta e aparência física.

PARA O AGRESSOR: legitima a violência como forma de obter uma boa imagem de si. Permanece egocêntrico e incapaz de apresentar sensibilidade moral com a dor dos outros.

 

Assim, as duas estão corretas.

Gabarito Letra A

389) O sentimento de raiva e o comportamento agressivo geralmente estão interligados e podem, de maneira significativa, estar presentes no ambiente escolar dos adolescentes.

 

Avalie o que se afirma sobre como as pessoas expressam a raiva nesse contexto.

 

I. Com agressão verbal, cuja classificação se dá como agressão direta.

 

II. Com negação ou remoção de algum benefício costumeiramente desfrutado pelo agressor, cuja classificação se dá como agressão indireta.

 

III. Descontando a raiva em outra pessoa que não o agressor, cuja classificação se dá como resposta não agressiva.

 

IV. Engajando-se em atividades como caminhada, cuja classificação se dá como agressão redirecionada.

 

Estão corretas apenas o que se afirma em

  • A) I e II.

  • B) III e IV.

  • C) I e IV.

  • D) II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) I e II.

Gabarito: Letra A

 

Avalie o que se afirma sobre como as pessoas expressam a raiva nesse contexto.

 

I. Com agressão verbal, cuja classificação se dá como agressão direta.

Certo! A agressão direta é a agressão direcionada à vítima, como na agressão verbal, em que o agressor tenta ofender, ridicularizar ou ameaçar a vítima.

 

II. Com negação ou remoção de algum benefício costumeiramente desfrutado pelo agressor, cuja classificação se dá como agressão indireta.

Certo! A agressão indireta é mais complexa que a agressão direta. A situação que a afirmativa traz é um exemplo de agressão indireta.

 

III. Descontando a raiva em outra pessoa que não o agressor, cuja classificação se dá como resposta não agressiva.

Errado. Quando a raiva é descontada em uma terceira pessoa, a classificação é de agressão deslocada, ou agressão redirecionada.

 

IV. Engajando-se em atividades como caminhada, cuja classificação se dá como agressão redirecionada.

Errado. Se o indivíduo extravasa sua agressividade em atividades não agressivas, como uma caminhada, há uma resposta não agressiva.

 

Assim, apenas I e II estão corretas.

Gabarito Letra A

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390) Leia as afirmativas a seguir:


I. Na perspectiva de Piaget, a fala não é inata, mas construída na coletividade, a partir da experiência.


II. A educação sexual no espaço escolar deve permitir que se aja de modo solidário em relação aos portadores do HIV.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.

 

Leia as afirmativas a seguir:


I. Na perspectiva de Piaget, a fala não é inata, mas construída na coletividade, a partir da experiência.

 

Não foi encontrada a referência que relaciona esse conteúdo diretamente a Piaget, apesar da banca considerar a afirmativa correta.

 

Contudo, é possível encontrar textos que fazem essa relação com Vigotski. Veja:

"Destaca-se que a fala não é inata, apesar de a criança nascer com a capacidade para desenvolver essa habilidade, é na interação social que essa possibilidade inicial se concretiza. Nesse sentido, de acordo com Vigotski apud Pasqualini, a linguagem infantil deve sua origem às relações da criança com os adultos, à medida que são estes "que impulsionam a criança a uma nova via de generalização ao domínio da linguagem" (VIGOTSKI apud PASQUALINI, 2006, p.151)."

 

Fonte: "Currículo para a educação de Jovens e Adultos" 

 

Portanto, é possível abrir recurso.


II. A educação sexual no espaço escolar deve permitir que se aja de modo solidário em relação aos portadores do HIV.

 

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

"Assim, a escola deve se organizar para que os alunos, ao fim do ensino fundamental, sejam capazes de: 

 

- respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano; 

 

- compreender a busca de prazer como um direito e uma dimensão da sexualidade humana; conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual; 

 

- identificar e repensar tabus e preconceitos referentes à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes e analisando criticamente os estereótipos; 

 

- reconhecer como construções culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e ao feminino, posicionando-se contra discriminações a eles associadas; 

 

- identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro; 

 

- reconhecer o consentimento mútuo como necessário para usufruir prazer numa relação a dois;

 

- proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores; 

 

- agir de modo solidário em relação aos portadores do HIV e de modo propositivo em ações públicas voltadas para prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis/Aids;"

 

Fonte: "Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação Sexual"

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, a banca considerou as duas afirmativas como corretas (Letra A). Contudo, há possibilidade de recurso.


Marque a alternativa CORRETA:


a)  As duas afirmativas são verdadeiras.
b)  A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c)  A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d)  As duas afirmativas são falsas.

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