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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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31) Segundo Bastos e Kupfer (2010), para as crianças psicóticas, ir à escola pode significar a volta à circulação social e, também, a retomada de seu desenvolvimento intelectual.

Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico, pois

  • A) a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.
  • B) na escola a criança tem contato com indisciplina e comportamentos inadequados dos colegas.
  • C) a presença do professor em sala de aula dará, à criança psicótica, a escuta diferenciada que ela necessita.
  • D) a escola poderá encaminhar o aluno que necessitar para classe especial, com poucos alunos, o que será em si terapêutico.
  • E) a criança psicótica entrará em contato com um continuum de condutas adaptadas e desadaptadas, no qual poderá se encontrar.

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A alternativa correta é letra A) a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.

Gabarito: Letra A

 

Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico, pois

 

Vamos ver o que os autores dizem sobre o valor terapêutico da frequência a escola:

“Para as crianças psicóticas, ir à escola pode significar a volta à circulação social e também a retomada de seu desenvolvimento intelectual. Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico: a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.

A educação terapêutica é então um conjunto de práticas do qual o grupo de professores é parte integrante.

Para que as crianças com transtornos graves possam usufruir da escola é fundamental que a equipe terapêutica trabalhe em parceria com os educadores. Nossa proposta é acompanhar a escolarização dessas crianças dando o suporte necessário aos professores que precisam sustentar uma função de produzir enlace (circulação social), em acréscimo à sua função pedagógica.

O trabalho de inclusão escolar não pode ser realizado sem a inclusão dos professores, já que eles são uma das ferramentas mais importantes na sustentação desse lugar social que se pretende oferecer à criança psicótica: o lugar de aluno.”


a)  a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.
b)  na escola a criança tem contato com indisciplina e comportamentos inadequados dos colegas.
c)  a presença do professor em sala de aula dará, à criança psicótica, a escuta diferenciada que ela necessita.
d)  a escola poderá encaminhar o aluno que necessitar para classe especial, com poucos alunos, o que será em si terapêutico.
e)  a criança psicótica entrará em contato com um continuum de condutas adaptadas e desadaptadas, no qual poderá se encontrar.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: BASTOS, Marise Bartolozzi; KUPFER, Maria Cristina Machado. A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Estilos clin.,  São Paulo ,  v. 15, n. 1, p. 116-125,   2010 

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32) Em relação ao processo de acolhimento e adaptação de bebês e crianças em creches, Lins e colaboradores (em MACHADO; LERNER; FONSECA, 2017) apontam que

  • A) a creche deve ser agente da ruptura do laço entre família e criança, favorecendo cisuras na passagem do contexto familiar para o coletivo.
  • B) no processo de adaptação, os familiares devem evitar permanecer com a criança no interior da creche, pois isso prejudicará na separação do par família- -criança.
  • C) a escuta da história da criança legitima e autoriza o saber psicológico em relação às práticas materno/ paterno, evitando que a família assuma o lugar do especialista.
  • D) o estabelecimento de ritmos e sequências de cuidados a serem realizadas de forma mecânica, construídos a partir dos hábitos da creche, permite sua adaptação à vida individual do bebê.
  • E) o processo de adaptação é planejado de maneira a acolher cada novo bebê e lhe proporcionar um lugar singularizado no interior de ambiente atravessado pela marca da coletividade.

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A alternativa correta é letra E) o processo de adaptação é planejado de maneira a acolher cada novo bebê e lhe proporcionar um lugar singularizado no interior de ambiente atravessado pela marca da coletividade.

Gabarito: Letra E

Em relação ao processo de acolhimento e adaptação de bebês e crianças em creches, Lins e colaboradores (em MACHADO; LERNER; FONSECA, 2017) apontam que

 

“A adaptação é o nome usual dado ao período de ingresso e ajustes subjetivos necessários implicados na entrada de uma nova criança na instituição escolar. Essa nomenclatura está intimamente relacionada às teorias psicológicas desenvolvimentistas sobre a criança e seus processos de aprendizagem. Contudo, iremos utilizar esse termo, neste trabalho, por ser um nome reconhecido no meio escolar, especialmente na educação infantil, embora tenhamos utilizado muitas vezes o termo acolhimento para diferenciá-lo da forma naturalizada com que algumas escolas entendem e efetuam esse processo. Para nós, a entrada de uma nova criança em um espaço educacional e escolar se efetiva por meio de muitas intervenções e escuta de todos os envolvidos. O processo de adaptação é planejado pelas psicólogas – junto à equipe de professoras – de maneira a acolher cada novo bebê e lhe proporcionar um lugar singularizado no interior deste ambiente atravessado pela marca da coletividade. Trata-se de uma ação localizada no campo da promoção em saúde mental. Inicialmente, é realizada uma entrevista com a família, conduzida pela psicóloga, que versa sobre a história de vida da criança até o momento da entrada na instituição. A proposta é situar o lugar ocupado pelo bebê dentro da história familiar e compreender as expectativas, anseios e receios dos pais em relação à entrada na Creche, de modo a idealizar manejos que possibilitem esse acolhimento.”


a)  a creche deve ser agente da ruptura do laço entre família e criança, favorecendo cisuras na passagem do contexto familiar para o coletivo.
b)  no processo de adaptação, os familiares devem evitar permanecer com a criança no interior da creche, pois isso prejudicará na separação do par família- -criança.
c)  a escuta da história da criança legitima e autoriza o saber psicológico em relação às práticas materno/ paterno, evitando que a família assuma o lugar do especialista.
d)  o estabelecimento de ritmos e sequências de cuidados a serem realizadas de forma mecânica, construídos a partir dos hábitos da creche, permite sua adaptação à vida individual do bebê.
e)  o processo de adaptação é planejado de maneira a acolher cada novo bebê e lhe proporcionar um lugar singularizado no interior de ambiente atravessado pela marca da coletividade.

 

Nosso gabarito é Letra E

33) Lerner, Caitano e Cavalcanti (em MACHADO; LERNER; FONSECA, 2017) afirmam que “No que tange à infância, a escola configura-se como um espaço privilegiado de circulação e pertencimento social e não tardou para que os princípios da reforma antipsiquiátrica chegassem às escolas e produzissem seus primeiros abalos.”

Isso se deu, muito porque, historicamente, a escola

  • A) sempre se mostrou aberta e democrática às diferenças individuais e sociais, acompanhando os movimentos e reformas que surgiram.
  • B) conservou-se como uma instituição destinada para alguns e não para todos, sendo a exclusão um traço estrutural na constituição das instituições educativas.
  • C) rapidamente adaptou-se ao movimento de educação para todos por meio da contratação de profissionais e investimento em formação continuada.
  • D) utiliza-se dos preceitos de equidade para a criação de espaços inclusivos em sua estrutura, como a criação de classes especiais.
  • E) mantém, desde sempre, um viés humanista e caritativo, auxiliando todos os alunos, por mais diversos que estes sejam, em seu desenvolvimento e aprendizagem.

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A alternativa correta é letra B) conservou-se como uma instituição destinada para alguns e não para todos, sendo a exclusão um traço estrutural na constituição das instituições educativas.

Gabarito: Letra B

 

Isso se deu, muito porque, historicamente, a escola

 

Veja o que os autores dizem sobre o histórico da escola:

“No que tange à infância, a escola configura-se como um espaço privilegiado de circulação e pertencimento social e não tardou para que os princípios da reforma antipsiquiátrica chegassem às escolas e produzissem seus primeiros abalos. Historicamente, a escola conservou-se como uma instituição destinada para alguns e não para todos. Diversos autores apontam a exclusão como traço estrutural na constituição das instituições educativas e destacam cortes históricos que produziram rearranjos dos grupos de incluídos e excluídos da escola, sem nunca, porém, alcançar uma condição de inclusão total das crianças que dela necessitavam. O direito à instrução primária gratuita aos cidadãos brasileiros já estava prevista em lei desde a promulgação da Constituição Imperial, em 1824. Entretanto, no grupo seleto de indivíduos alçados à condição de cidadão não estavam incluídos os escravos – que, à época, representavam aproximadamente um quinto da população brasileira – e os índios, outra parcela significativa da população também excluída do direito à instrução por configurarem-se como “aptos a serem segregados em aldeamentos para efeito de civilização e catequese” (Cury, 2008, p.211).”


a)  sempre se mostrou aberta e democrática às diferenças individuais e sociais, acompanhando os movimentos e reformas que surgiram.
b)  conservou-se como uma instituição destinada para alguns e não para todos, sendo a exclusão um traço estrutural na constituição das instituições educativas.
c)  rapidamente adaptou-se ao movimento de educação para todos por meio da contratação de profissionais e investimento em formação continuada.
d)  utiliza-se dos preceitos de equidade para a criação de espaços inclusivos em sua estrutura, como a criação de classes especiais.
e)  mantém, desde sempre, um viés humanista e caritativo, auxiliando todos os alunos, por mais diversos que estes sejam, em seu desenvolvimento e aprendizagem.

 

Nosso gabarito é Letra B

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34) Patto (em MACHADO; LERNER; FONSECA, 2017) reflete sobre uma visão crítica da avaliação psicológica realizada na e para as questões escolares. A autora aponta a presença de estereótipos e preconceitos com relação às classes populares na escola pública, o que acaba por influenciar a prática dos profissionais e, por conseguinte, os processos avaliativos.

Para a autora, trata-se de justificativa equivocada, denominada por teoria da:

  • A) carência cultural.
  • B) proposta dialética.
  • C) vertente social coletiva.
  • D) contaminação cultural.
  • E) diferença cultural.

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A alternativa correta é letra A) carência cultural.

Gabarito: Letra A

 

Essa visão estereotípica sobre as classes populares era justificada pela teoria da carência cultural.

 

“Para Patto (2005), este projeto igualitário encontrou limitações pela forma como as escolas foram constituídas no Brasil. Segundo a autora, as escolas constituíram-se à luz da organização social vigente que desqualificava “os pobres, os não brancos, os contestadores e os portadores de alguma dificuldade física ou mental que prejudicasse a capacidade de trabalhar ou de conformar-se às regras sociais” (p.10).”

“Cerca de vinte anos depois, novos clamores e novas denúncias. Dc um lado, dados dc pesquisas mostram repetidamente uma alta correlação positiva entre nível de escolaridade c classe social, o que força a percepção dc que a igualdade de oponunidades e as teses dos educadores liberais do passado não passavam dc palavras: de outro, os grupos sociais mais atingidos pela exploração econômica c pela dominação cultural não aceitam a desigualdade e a denunciam. É a época dos movimentos reivindicatórios das minorias raciais norle-amcricanas e da grande resposta política que lhes 6 dada através do mundo acadêmico e educacional: a "teoria da carência cultural". Num mundo no qual argumentos racistas explícitos podem causar constrangimento, como explicar a perpetuação de uma parcela da população nesse limbo? Pelo recurso a versões ambientalistas do desen volví mento humano, reservando-se ao termo ‘'ambiente" uma concepção acrílica, compatível ao mesmo tempo com uma visão hiolngi/üda da vida social e com uma definição etnocéntrica de cultura: de um lado o ambiente é pralicamentc reduzido a estimulação sensorial proveniente do meio físico; de outro, valores, crenças, normas, hábitos e habilidades lidos como típicos das classes dominantes são considerados como os mais adequados à promoção de um desenvol vimcnlo psicológico sadio 33 Quando sc propõem a explicar o sucesso escolar c profissional desigual entre os integrantes das classes sociais, estas teorias ambientalistas fundameiiiam-se cm preconceitos e estereótipos que, com uma nova fachada científica, passam a orientar a política educacional. Nãoé difícil localizar passagens, nos milhares de textos que as integram, nas quais os adultos das classes subalternas sào considerados mais agressivos, relapsos, desinteressados pelos filhos, inconstantes, viciados e imorais do que os das classes dominantes, a partir de interpretações visivelmente tendenciosas de situações ou comportamentos que estariam a exigir outras leituras, não fosse a forte e tradicional tendência social, da qual muitos pesquisadores participam, de fazer do pobre - visto como elo de ligação entre o selvagem c o civilizado - o depositário de todos os defeitos.”

 

Para a autora, trata-se de justificativa equivocada, denominada por teoria da:
a)  carência cultural.
b)  proposta dialética.
c)  vertente social coletiva.
d)  contaminação cultural.
e)  diferença cultural.

 

Nosso gabarito é Letra A.

35) Para Shirahige e Higa (em CARRARA, 2004), o arcabouço teórico da psicanálise contém um conceito para explicar um fenômeno presente em toda situação em que duas pessoas se relacionam frente a frente, presente também na relação professor-aluno, permitindo refletir sobre o que possibilita ao aluno acreditar no professor e chegar a aprender.

Trata-se do fenômeno denominado:

  • A) Sublimação.
  • B) Constância.
  • C) Formação Reativa.
  • D) Racionalização.
  • E) Transferência.

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A alternativa correta é letra E) Transferência.

Gabarito: Letra E

 

O fenômeno que a questão descreve é a transferência:

“Em segundo lugar, pode-se dizer que Freud foi um mestre da Educação porque abriu caminho para a reflexão sobre o que é ensinar e o que é aprender. Graças à sua experiência com pacientes, ele trouxe à luz um fenômeno que, de início, era considerado peculiar à análise, e que logo foi estendido por ele próprio a qualquer campo em que dois indivíduos se relacionam frente a frente e, portanto, também ao campo da Educação. Aquilo que Freud denominou transferência pode ser encontrado num contexto analítico, mas também na relação professor-aluno. É a partir da análise dessa relação que se pode pensar no que faz um aluno aprender. O que o faz acreditar no professor, permitindo que um ensino seja eficaz.”

 

Trata-se do fenômeno denominado:
a)  Sublimação.
b)  Constância.
c)  Formação Reativa.
d)  Racionalização.
e)  Transferência.

Nosso gabarito é Letra E

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36) Ao discorrer sobre as contribuições da Análise do Comportamento à Educação, Carrara (2004) apresenta princípios frequentemente associados aos projetos educacionais behavioristas.

Assinale a alternativa que apresenta um desses princípios.

  • A) Preferência ao aprendizado por meio de condicionamento respondente.
  • B) Uso perene de reforçadores arbitrários nos processos educacionais.
  • C) Modulação fisiológica e sensorial por meio de condicionamento operante.
  • D) Progressão gradual para estabelecer repertórios complexos.
  • E) Punição positiva de comportamentos inadequados em ambiente escolar.

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A alternativa correta é letra D) Progressão gradual para estabelecer repertórios complexos.

Gabarito: Letra D

 

Assinale a alternativa que apresenta um desses princípios.

Vamos ver todos os princípios presentes na bibliografia:

“Provisoriamente, apesar da incógnita, retomemos os princípios frequentemente associados aos projetos educacionais behavioristas, nos quais se destacam:

1) a necessidade de que se garanta uma boa densidade de reforçamento, sempre dirigida aos comportamentos compatíveis que levem diretamente ao comportamento desejado;

2) a importância de assegurar oportunidades, em sala de aula, para que o aluno tenha condições de emitir os comportamentos selecionados em função dos objetivos;

3) a recomendação de se utilizar, preferencialmente, situações de aprendizagem que apresentem maior probabilidade de gerar reforçadores naturais. Como já se mencionou, ainda que o professor possa se ver obrigado a, inicialmente, valer-se do expediente de usar reforçadores sociais arbitrários, deve buscar sua pronta substituição pelos reforçadores naturais. Obviamente, não tem sentido que o aluno aprenda a diferença entre as cores verde, amarelo e vermelho de um semáforo em virtude do elogio do professor ou de meio ponto a mais na nota: o que deve controlar a discriminação feita pelo estudante é o valor de sobrevivência social resultante do dominar essa informação, ou seja, o controle pelas consequências naturais na sua vida cotidiana gerado pela aquisição dessa discriminação simples. Portanto, embora seja aceitável o uso provisório de reforçadores arbitrários (artificiais), esse procedimento só tem sentido se for etapa que antecede outra, em que o aprender adquire perenidade em função de consequências naturais. Deve-se, ainda, tomar o cuidado para não entender essa proposição como tendo fundo utilitarista (no sentido ético mais negativo do pragmatismo); na verdade, é imprescindível que o comportamento do educando seja mantido por consequências naturais de sua vida cotidiana, mas esta não necessariamente está limitada ao fazer ou às situações consumatórias corriqueiras. Ler, horas a fio, um livro de ficção, embora não torne facilmente explícita uma situação típica de so­ brevivência da espécie, muito menos um rol imediatamente obje tivo de consequências operantes, sinaliza claramente a possibilidade de que o comportamento de ler também esteja controlado pelas consequências intrínsecas já associadas pelo leitor, na sua história de vida, a outros valores essenciais (reforçadores): daí a leitura ser reportada como “interessante”, por exemplo;

4) a utilização do “princípio de progressão gradual para estabelecer repertórios complexos”, conforme sugere Matos (1993): Dê inicialmente o máximo de ajuda necessária ao aluno e retire gradualmente essa ajuda; estabeleça critérios os mínimos possíveis de desempenho e aumente gradualmente suas exigências; construa sequências longas passo a passo; finalmente, diminua gradualmente a frequência e a magnitude dos reforçadores extrínsecos à situação. Os critérios de mudança nos estímulos antecedentes (instruções, situações, ilustrações, generalizações etc.) e nas regras de consequenciação devem ser: 1) consistentes com o desempenho do aluno e 2) relevantes, isto é, devem acompanhar o progresso do aluno (o que será retomado mais tarde) e estar estreitamente vinculados aos comportamentos que se desejam que os alunos aprendam, (p. 157)

5) o fato de que facilita o ensino constatar a existência ou instalar comportamentos que constituem condições para a aprendizagem em geral, tais como o prestar atenção e o seguir instruções verbais, frequentemente presentes em todas as demais situações de ensino, qualquer que seja o seu nível. Naturalmente, pode-se correr o risco de incidir numa regressão infinita quanto a eventuais “pré-requisitos”, de modo que, para melhor compreender essa questão, recomenda-se, à vista do Behaviorismo Radical, uma leitura da questão da complementaridade entre os aspectos filogenético c ontogenético;

6) a necessidade de evitar, tanto quanto possível, ocasiões que levem o aluno a cometer erros desnecessários (o que não deve ser confundido com a ideia corrente e, não raro, mal compreendida, do “erro construtivo”, na verdade uma resposta funcional e produtiva da criança que deve ser valorizada)”


a)  Preferência ao aprendizado por meio de condicionamento respondente.
b)  Uso perene de reforçadores arbitrários nos processos educacionais.
c)  Modulação fisiológica e sensorial por meio de condicionamento operante.
d)  Progressão gradual para estabelecer repertórios complexos.
e)  Punição positiva de comportamentos inadequados em ambiente escolar.

Nosso gabarito é Letra D.

37) Para Vygotsky (1999), em relação ao desenvolvimento infantil, “Como no caso da memória e da atenção, a inclusão de signos na percepção temporal não leva a um simples alongamento da operação no tempo; mais do que isso, cria as condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro.

Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções”:

  • A) as intenções e as representações simbólicas das ações propositadas.
  • B) a percepção direta e a noção de continuidade.
  • C) os mecanismos de defesa e a interiorização.
  • D) representações simbólicas e assimilação de valores sociais.
  • E) comportamentos interiorizantes e exteriorizantes.

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A alternativa correta é letra A) as intenções e as representações simbólicas das ações propositadas.

Gabarito: Letra A

 

Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções”:

 

Vamos ver o que diz o autor:

“Como no caso da memória e da atenção, a inclusão de signos na percepção temporal não leva a um simples alongamento da operação no tempo; mais do que isso, cria as condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro. Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções: as intenções e as representações simbólicas das ações propositadas. Essa mudança na estrutura do comportamento da criança relaciona-se às alterações básicas de suas necessidades e motivações. (...) As premências instintivas predominantes dos animais tornam-se secundárias nas crianças. Novas motivações, socialmente enraizadas e intensas, dão direção à criança. (VIGOTSKI, 1998a, p. 48-49).”


a)  as intenções e as representações simbólicas das ações propositadas.
b)  a percepção direta e a noção de continuidade.
c)  os mecanismos de defesa e a interiorização.
d)  representações simbólicas e assimilação de valores sociais.
e)  comportamentos interiorizantes e exteriorizantes.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998

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38) Vygotsky (2001) afirma que a interação entre aprendizado e desenvolvimento é estudada por diversos autores em uma infinidade de teorias. Contudo, o autor tem sua própria hipótese, na qual pressupõe-se que:

  • A) os processos de desenvolvimento e aprendizagem podem ser compreendidos como sinônimos.
  • B) a aprendizagem e o desenvolvimento infantil se produzem de modo simétrico e paralelo no contexto escolar.
  • C) o desenvolvimento da criança acompanha a aprendizagem escolar, como uma sombra acompanha o objeto que a projeta.
  • D) existe uma independência recíproca extremamente simplista entre o processo de desenvolvimento e o da aprendizagem.
  • E) o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, sendo que a aprendizagem está sempre adiante do desenvolvimento.

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A alternativa correta é letra E) o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, sendo que a aprendizagem está sempre adiante do desenvolvimento.

Gabarito: Letra E

Vygotsky (2001) afirma que a interação entre aprendizado e desenvolvimento é estudada por diversos autores em uma infinidade de teorias. Contudo, o autor tem sua própria hipótese, na qual pressupõe-se que:

 

Segundo Vygotsky, o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem:

“O desenvolvimento humano nessa perspectiva depende do envolvimento do sujeito em situações de aprendizagem capazes de considerar o seu desenvolvimento potencial. Tais situações devem estimular e ativar “um grupo de processos internos de desenvolvimento no âmbito das inter-relações com outros, que, na continuação, são absorvidos pelo curso interior de desenvolvimento e se convertem em aquisições internas [...]” (VYGOTSKY, 1988, p. 115). Assim sendo, vale destacar que: “[...] o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, o processo de desenvolvimento segue o da aprendizagem, que cria a área de desenvolvimento potencial” (VYGOTSKY, 1988, p. 116).”


a)  os processos de desenvolvimento e aprendizagem podem ser compreendidos como sinônimos.
b)  a aprendizagem e o desenvolvimento infantil se produzem de modo simétrico e paralelo no contexto escolar.
c)  o desenvolvimento da criança acompanha a aprendizagem escolar, como uma sombra acompanha o objeto que a projeta.
d)  existe uma independência recíproca extremamente simplista entre o processo de desenvolvimento e o da aprendizagem.
e)  o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, sendo que a aprendizagem está sempre adiante do desenvolvimento.

 

Nosso gabarito é Letra E.

39) Analise a propaganda veiculada e responda às questão.

Disponivel em: <https://revolucaobrasileira.org/04/09/2019/a

-exploracao-do-trabalho-docente-nobrasil- um-diagnostico-critico-do-ensino-publico-basico/>. Acesso em: 19 jan. 2023.

É correto afirmar que a propaganda baseia-se numa concepção de desenvolvimento denominada de

  • A) ambientalismo. Nessa concepção, o ser humano é visto como extremamente plástico, desenvolvendo suas características e potencialidades em função dos estímulos dados pelo meio.
  • B) interacionismo. Nessa concepção, o desenvolvimento humano é visto como uma interação entre organismo e meio. Tem como principais representantes Jean Piaget e Lev Vygotsky.
  • C) inatismo. Nessa concepção, o desenvolvimento humano seria resultado da maturação de potencialidades inatas, tendo o meio pouca ou nenhuma influência sobre ele.
  • D) inatismo. Nessa concepção, o ser humano é visto como uma tábula rasa, que será preenchida pelas experiências que ele terá ao longo da vida.
  • E) ambientalismo. Nessa concepção, o ser humano é visto como uma essência apriorística que se manifestará ao longo da vida.

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A alternativa correta é letra A) ambientalismo. Nessa concepção, o ser humano é visto como extremamente plástico, desenvolvendo suas características e potencialidades em função dos estímulos dados pelo meio.

 

É correto afirmar que a propaganda baseia-se numa concepção de desenvolvimento denominada de

 

A questão utiliza o seguinte texto como referência:

 

"1.1. A Concepção Inatista

 

A concepção inatista parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento. As qualidades e capacidades básicas de cada ser humano sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social - já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento, sofrendo pouca diferenciação qualitativa e quase nenhuma transformação ao longo da existência. O papel do ambiente (e, portanto, da educação e do ensino) tentar interferir 0 mínimo possível no processo do desenvolvimento espontâneo. da pessoa.

 

As origens da posição inatista podem ser encontradas, de um lado, na Teologia: Deus, de um só ato, criou cada homem em sua forma definitiva. Após 0 nascimento, nada mais haveria a fazer, pois 0 bebê já teria em si os germes do homem que viria a ser. O destino individual de cada criança já estaria determinado pela "graça divina".

(...)

 

1.2. A Concepção Ambientalista

 

A concepção ambientalista atribui imenso poder ao ambiente no desenvolvimento humano. O homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra. Esta concepção deriva da corrente filosófica denominada de empirismo, que enfatiza a experiência sensorial como fonte de conhecimento. Ainda segundo o empirismo, determinados fatores encontrados se, associados a outros, de modo que é possível, ao se identificar tais associações, controlá- las pela manipulação.

(...)

 

1.3. A Concepção Interacionista: Piaget e Vygotski

(...)

Os interacionistas destacam que 0 organismo e meio exercem ação recíproca. Um influencia o outro e essa interação acarreta mudanças sobre o indivíduo. É, pois, na interação da criança com o mundo físico e social que as características e peculiaridades desse mundo vão sendo conhecidas. Para cada criança, a construção desse conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo."

 

Fonte: "Psicologia na Educação" (Davis e Oliveira)

 

Apesar da banca utilizar a referência supracitada, essa é uma questão mais interpretativa.

 

Como a imagem enfatiza o ambiente escolar, a banca considerou correta a alternativa que cita o ambientalismo (Letra A).

a)  ambientalismo. Nessa concepção, o ser humano é visto como extremamente plástico, desenvolvendo suas características e potencialidades em função dos estímulos dados pelo meio.

b)  interacionismo. Nessa concepção, o desenvolvimento humano é visto como uma interação entre organismo e meio. Tem como principais representantes Jean Piaget e Lev Vygotsky.

c)  inatismo. Nessa concepção, o desenvolvimento humano seria resultado da maturação de potencialidades inatas, tendo o meio pouca ou nenhuma influência sobre ele.

d)  inatismo. Nessa concepção, o ser humano é visto como uma tábula rasa, que será preenchida pelas experiências que ele terá ao longo da vida.

e)  ambientalismo. Nessa concepção, o ser humano é visto como uma essência apriorística que se manifestará ao longo da vida.

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40) Analise a propaganda veiculada e responda às questão.

Disponivel em: <https://revolucaobrasileira.org/04/09/2019/a

-exploracao-do-trabalho-docente-nobrasil- um-diagnostico-critico-do-ensino-publico-basico/>. Acesso em: 19 jan. 2023.

A relação entre a educação e a subjetividade é um importante campo da psicologia da educação. A propaganda veiculada na imagem da questão 31 pode ser interpretada:

I. a partir do conceito corpos dóceis, de Michel Foucault, isto é, corpos modulados pelo poder disciplinar. Para o autor, a disciplina aumenta as forças dos corpos (em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos de obediência);

Il. a partir do conceito educação bancária, de Paulo Freire, que pressupõe uma relação vertical entre professor e aluno. Nessa concepção, o educando é visto como um organismo passivo em quem seriam depositadas informações pelo professor,

IIl. como um exemplo de educação humanista, inspirada no modelo de Carl Rogers, e que preconiza que a educação deve dar condições psicológicas que facilitam a liberação da força interior inerente a cada indivíduo na direção de crescer e ser livre.

Dados os itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A) Il, apenas.
  • B) Ill, apenas.
  • C) l e ll, apenas.
  • D) l e ll, apenas.
  • E) I, ll, e lII

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) l e ll, apenas.

     

  

Correto. Essa interpretação está de acordo com a imagem, que ilustra a educação como produção industrial. Além disso, a afirmativa cita corretamente o livro "Vigiar e Punir" (Foucault).

  

Il. a partir do conceito educação bancária, de Paulo Freire, que pressupõe uma relação vertical entre professor e aluno. Nessa concepção, o educando é visto como um organismo passivo em quem seriam depositadas informações pelo professor,

  

Correto. Essa também é uma interpretação possível e está de acordo com o pensamento de Freire. A imagem não abre margem para autonomia e protagonismo. Os sujeitos ali são passivos.

  

IIl. como um exemplo de educação humanista, inspirada no modelo de Carl Rogers, e que preconiza que a educação deve dar condições psicológicas que facilitam a liberação da força interior inerente a cada indivíduo na direção de crescer e ser livre.

 

Incorreto. A imagem não passa a ideia de educação humanista. Enfatiza o ambiente e a produção em série.

  

Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra C.

 

Dados os itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

a)  Il, apenas. b)  Ill, apenas. c)  l e ll, apenas. d)  l e ll, apenas. e)  I, ll, e lII

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