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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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391) Segundo Melo e Leonardo (2019), foi a partir das reformas educacionais, iniciadas por Francisco Campos, que o ensino médio começou a ser pensado para as massas, que precisavam de profissionalização para trabalhar nas indústrias que estavam surgindo no Brasil. Em qual década essa mudança passou a ocorrer?

  • A) 1920.

  • B) 1930.

  • C) 1940.

  • D) 1950.

  • E) 1960.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) 1930.

Gabarito Letra B

 

Segundo Melo e Leonardo (2019), foi a partir das reformas educacionais, iniciadas por Francisco Campos, que o ensino médio começou a ser pensado para as massas, que precisavam de profissionalização para trabalhar nas indústrias que estavam surgindo no Brasil. Em qual década essa mudança passou a ocorrer?

a)  1920.

b)  1930.

c)  1940.

d)  1950.

e)  1960.

 

Essa mudança começa na década de 1930:

 

“Como aponta Xavier (1990), no Brasil o ensino médio foi inicialmente o espaço para a formação da elite, tendo um currículo voltado para as humanidades, organizado a princípio dentro do modelo de seminário-escola dos jesuítas, cujo objetivo era preparar uma pequena parcela da população para exames de ingresso no Ensino superior. Mas, de acordo com Xavier (1990), Kuenzer (2000), Romanelli (2012) e Moehlecke (2012), foi na década de 1930, a partir das reformas educacionais iniciadas por Francisco Campos, que o ensino médio começou a ser pensado para as massas, que precisavam de profissionalização para trabalhar nas indústrias que estavam surgindo no Brasil.

 

Doravante, uma sucessão de reformas foi realizada. Segundo Romanelli (2012), uma delas é a Reforma Capanema, promulgada por meio da Lei Orgânica do Ensino Secundário (Decreto-lei n. 4.244/42) e dos decretos específicos para a educação profissional, em três linhas distintas: Lei Orgânica do Ensino Industrial (Decreto-lei 4. 073, de 30 de janeiro de 1942); Leis Orgânicas do Ensino Comercial (Decreto-lei 6.141 de dezembro de 1943) e do Ensino Agrícola (Decreto-lei 9.613, de agosto de 1946).

 

Como afirma Saviani (2008), essas reformas evidenciavam o caráter dualista do ensino médio, uma vez que tal organização vislumbrava, no máximo, para a população pobre, a conclusão do ensino técnico (industrial, comercial ou agrícola) e para a elite, a realização do ensino secundário, seguido do ensino superior.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Melo, Letícia Cavalieri Beiser de, & Leonardo, Nilza Sanches Tessaro. (2019). Sentido do ensino médio para estudantes de escolas públicas estaduais. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e177542. Epub June 03, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019017542

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392) Segundo Melo e Leonardo (2019), o ensino escolar é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, do pensamento em conceitos e da consciência dos sujeitos. No entanto, não é qualquer tipo de ensino que promove o desenvolvimento.

 

Nesse sentido, assinale a alternativa que indica como se dá a motivação para a aprendizagem dos sujeitos.

  • A) A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que não requer que o professor estruture a atividade de estudo, de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

  • B) A aprendizagem ocorre unicamente a partir do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

  • C) A aprendizagem ocorre independentemente do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

  • D) A aprendizagem ocorre independentemente do sentido que tenha para o sujeito, o que não requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

  • E) A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

Gabarito Letra E

 

Nesse sentido, assinale a alternativa que indica como se dá a motivação para a aprendizagem dos sujeitos.

a)  A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que não requer que o professor estruture a atividade de estudo, de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

b)  A aprendizagem ocorre unicamente a partir do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

c)  A aprendizagem ocorre independentemente do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

d)  A aprendizagem ocorre independentemente do sentido que tenha para o sujeito, o que não requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

e)  A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

 

Veja o que dizem os autores:

 

De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, é por meio da aquisição dos conhecimentos produzidos pela humanidade que o homem se faz homem, ou seja, o psiquismo humano se constrói a partir da aprendizagem dos sujeitos, primeiramente de forma espontânea e posteriormente de maneira organizada por meio do ensino escolar. Assim, a criança inicia a construção de seu conhecimento acerca do mundo a partir de suas vivências concretas, nas quais as relações de mediação entre os sujeitos são imprescindíveis. Nessas relações, ela vai construindo os conceitos espontâneos, com os quais opera de forma prática, mas sobre os quais não consegue ter consciência, pois seu conhecimento parte do empirismo. No entanto, quando a criança passa a ir à escola e a entrar em contato com os conceitos científicos - que já são organizados dentro de um sistema e possuem relações mediadas com os objetos -, por meio de outros conceitos, consegue generalizar e, portanto, tomar consciência sobre eles. A aquisição dos conceitos científicos, por sua vez, modifica a estrutura do pensamento, possibilitando maior capacidade de generalização e de estabelecimento de relações. Isso altera o funcionamento do pensamento qualitativamente e permite, enfim, alcançar o pensamento em conceitos.

Considerando esses pressupostos, o ensino escolar é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, do pensamento em conceitos e, portanto, da consciência dos sujeitos. No entanto, é preciso ressaltar que não é qualquer tipo de ensino que promove o desenvolvimento. Como afirma Asbahr (2011, p.100), “A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes”.

Como já dissemos, o processo de aquisição do que foi produzido pela humanidade se dá a partir das mediações que são estabelecidas nas inter-relações, no meio social. No entanto, o homem não é um ser passivo nesse processo, ele internaliza o que é dado na cultura, mas o faz de maneira particular. Assim, apesar de em determinado momento histórico estarem presentes certas configurações sociais, estas serão incorporadas pelas pessoas de maneira singular, em função de suas vivências concretas, do lugar que ocupam nas relações sociais de dada estrutura social, o que resulta nas diferenças individuais, nas distintas personalidades humanas.

Portanto, no processo de aquisição dos significados sociais das palavras, ao internalizá-los, o homem fixa neles suas impressões pessoais - marcadas pelos afetos e pelos motivos que conduzem sua ação -, o que se denomina sentido. Pautando-se nos estudos sobre linguagem desenvolvidos pelo psicólogo francês F. Paulham, Vigotski introduziu na Psicologia Histórico-Cultural o conceito de sentido da palavra, diferenciando-o do significado da palavra, e definiu-o assim:

...o sentido de uma palavra é a soma de todos os fatos psicológicos que ela desperta em nossa consciência. Assim, o sentido é sempre uma formação dinâmica, fluida, complexa, que tem várias zonas de estabilidade variada. O significado é apenas uma dessas zonas do sentido que a palavra adquire no contexto de algum discurso e, ademais, uma zona mais estável, uniforme e exata. (Vigotski, 2009, p. 465).

Nessa perspectiva, o sentido de uma palavra é sempre inconstante e, portanto, inesgotável, variável de acordo com o contexto. Por sua natureza dinâmica, como afirma Asbahr (2010, p. 86), “O sentido enriquece a palavra a partir de seu contexto e essa é a lei fundamental da dinâmica do significado das palavras”.

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

Melo, Letícia Cavalieri Beiser de, & Leonardo, Nilza Sanches Tessaro. (2019). Sentido do ensino médio para estudantes de escolas públicas estaduais. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e177542. Epub June 03, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019017542

393) Uma jovem de 15 anos, afetiva e muito sociável, repete pela – segunda vez o 6º ano do ensino fundamental e apresenta elevada dificuldade para acompanhar o desempenho da turma. Durante processo avaliativo, constatou-se: baixo nível de consciência fonológica, realiza a leitura de palavras de forma imprecisa e lenta, elevada dificuldade para compreender o que foi lido, dificuldade para dominar o senso numérico, preservada capacidade de cópia dos textos escritos e dificuldade para elaborar o texto espontaneamente, desempenho cognitivo classificado como médio inferior e desempenho adequado quando é avaliada por meio de prova oral. O quadro descrito é compatível com:

  • A) Dislexia.

  • B) Agnosia.

  • C) Agrafia.

  • D) Alexia.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Dislexia.


 

Uma jovem de 15 anos, afetiva e muito sociável, repete pela - segunda vez o 6º ano do ensino fundamental e apresenta elevada dificuldade para acompanhar o desempenho da turma. Durante processo avaliativo, constatou-se: baixo nível de consciência fonológica, realiza a leitura de palavras de forma imprecisa e lenta, elevada dificuldade para compreender o que foi lido, dificuldade para dominar o senso numérico, preservada capacidade de cópia dos textos escritos e dificuldade para elaborar o texto espontaneamente, desempenho cognitivo classificado como médio inferior e desempenho adequado quando é avaliada por meio de prova oral. O quadro descrito é compatível com:


 

No DSM -5, a dislexia integra a categoria "Transtornos de Neurodesenvolvimento", sendo referida como "Transtorno Específico de Aprendizagem". Conforme o manual, o seu diagnóstico elenca pelo menos um dos seguintes sintomas:

“1. Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las;

2. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido;

3. Dificuldade na ortografia, sendo identificadas, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes;

4. Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.”

 

a) Dislexia.

CORRETA. Considerando os critérios propostos pelo DSM-5, aponta-se a dislexia como quadro compatível com os aspectos trazidos pelo enunciado. Complementando o assunto sobre esse transtorno, aproveitamos para diferenciá-los de outros que trazem nomenclatura parecida, acompanhe:

  • Dislexia: etimologicamente, dislexia deriva dos termos “dis” (desvio) + “lexia” (leitura ou reconhecimento das palavras), depreendendo-se “dislexia” como uma dificuldade de aprendizagem relacionada a leitura.
 
  • Disgrafia: nomenclatura “disgrafia” origina-se dos termos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, caracteriza-se por um distúrbio de aprendizagem relacionada a qualidade da escrita do indivíduo.
  
  • Dislalia: pela etimologia da palavra, tem-se “dis” (desvio) + “lalia” (fala / pronúncia), dessa forma depreende-se “dislalia” como um distúrbio relacionado a pronúncia de determinadas palavras.
  

b) Agnosia.

INCORRETA. Sobre “agnosia”, Lefèvre (1946) menciona:

“Agnosias e afasias são tipos especiais de amnésias devidas a lesões focais cerebrais. A falta de reconhecimento de uma cousa como objeto é rotulada como agnosia e a falta do conhecimento de seu significado simbólico como afasia.”

 

c) Agrafia.

INCORRETA. A Agrafia caracteriza-se pela incapacidade total ou parcial de produzir linguagem escrita, geralmente proveniente de lesão cerebral.

 

d) Alexia.

INCORRETA. Deuschle & Cechella (2009), diferenciam a alexia da dislexia da seguinte forma:

“Um dos transtornos mais comuns da leitura é a dislexia do desenvolvimento que, diferentemente da alexia que está relacionada com a perda da capacidade de ler associada a um dano cerebral, é um transtorno específico na aquisição da leitura e se manifesta em dificuldades reiteradas e persistentes para aprender a ler”

_______________

Fonte consultada:

Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Lefèvre, Antonio B.. (1946). Agnosia, apraxia, aphasia: Their value in cerebral localization. J. M. Nielsen. Arquivos de Neuro-Psiquiatria4(4), 427-428. https://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1946000400008

Deuschle, Vanessa Panda, & Cechella, Cláudio. (2009). O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção. Revista CEFAC11(Suppl. 2), 194-200. Epub December 05, 2008.https://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462008005000001

Mayeda, Gilmara Bertechine Gonzalez, Navatta, Anna Carolina Rufino, & Miotto, Eliane Correa. (2018). Intervenção fonológica em escolares de risco para dislexia: revisão de literatura. Revista Psicopedagogia35(107), 231-241. 

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394) Vygotsky e Piaget são teóricos que concordam que o desenvolvimento decorre de processos construtivos, desafios e interações sociais. Porém, suas teorias divergem em muitos pontos, pois partem das diferentes experiências de vida, da formação cultural e da trajetória acadêmica de cada autor.

 

Tendo como referência as teorias de Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa
CORRETA

  • A) Integram o arcabouço teórico de Piaget os conceitos de assimilação e acomodação: esta se refere à aprendizagem prévia e aquela está implicada na mudança da compreensão sobre um objeto.
  • B) Como bem sinalizou Piaget, a criança brinca assimilando continuamente os objetos predeterminados. Assim, ao brincar de “faz de conta”, a criança escolhe para a brincadeira aqueles objetos que atendem particularmente aos atributos do que está simulando.
  • C) A descrição do desenvolvimento da linguagem para Vygotsky aproxima se da epistemologia genética: estabelece estágios pelos quais a criança evolui no desenvolvimento da fala
  • D) A teoria de Vygotsky obedece a um claro rigor científico, cujos argumentos foram testados e comprovados. No entanto, as traduções de seu trabalho (escritos originalmente em russo) são consideradas imprecisas e podem gerar confusão na sua aplicação prática.
  • E) Apesar das divergência s, há aspectos comuns entre as teorias de Piaget e Vygotsky: ambas consideram o desenvolvimento das capacidades mentais superiores como foco principal de estudo e que os limites impostos pela natureza são superados na medida em que o pensamento se torna progressivamente mais verbal.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A descrição do desenvolvimento da linguagem para Vygotsky aproxima se da epistemologia genética: estabelece estágios pelos quais a criança evolui no desenvolvimento da fala

Gabarito Letra C

Tendo como referência as teorias de Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa CORRETA


a)  Integram o arcabouço teórico de Piaget os conceitos de assimilação e acomodação: esta se refere à aprendizagem prévia e aquela está implicada na mudança da compreensão sobre um objeto.
Errado. A acomodação implica mudança dos esquemas mentais para construção de um novo conhecimento, enquanto a assimilação se refere a incorporação da situação ou objeto aos esquemas mentais.

Assimilar envolve a noção de que conhecer consiste numa significação, dada pelo sujeito, àquilo que é percebido. Em contato com um determinado objeto ou fato, a criança o investiga e tenta dar um sentido ao que percebeu, imprimindo uma lógica própria para conhecer. Deste modo, incorpora a situação ou objeto a seus esquemas mentais, não sendo necessário recorrer a outros mecanismos para compreender a situação. (...) Já o mecanismo de acomodação exige uma modificação dos esquemas mentais (assimilados) a fim de que um novo conhecimento seja construído.”

 

b) Como bem sinalizou Piaget, a criança brinca assimilando continuamente os objetos predeterminados. Assim, ao brincar de “faz de conta”, a criança escolhe para a brincadeira aqueles objetos que atendem particularmente aos atributos do que está simulando.
Errado. É em Vygotsky que o faz de conta aparece mais significativamente, e em sua teoria o brinquedo pode assumir significados diversos, não necessariamente com as características particulares do objeto.

 

c) A descrição do desenvolvimento da linguagem para Vygotsky aproxima se da epistemologia genética: estabelece estágios pelos quais a criança evolui no desenvolvimento da fala

Certo! Os estágios do desenvolvimento da fala para Vygotsky são: estágio primitivo, psicologia ingênua, signos exteriores e crescimento interior.
 

d)  A teoria de Vygotsky obedece a um claro rigor científico, cujos argumentos foram testados e comprovados. No entanto, as traduções de seu trabalho (escritos originalmente em russo) são consideradas imprecisas e podem gerar confusão na sua aplicação prática.
Errado. Muitas obras de Vygotsky sofreram adulterações e mutilações pelo mundo, inclusive na Rússia, dificultando a testagem e comprovação de sua teoria.

 

e) Apesar das divergências, há aspectos comuns entre as teorias de Piaget e Vygotsky: ambas consideram o desenvolvimento das capacidades mentais superiores como foco principal de estudo e que os limites impostos pela natureza são superados na medida em que o pensamento se torna progressivamente mais verbal.

Errado. Esse é o foco de estudo apenas de Vygotsky. Piaget tem como centro de sua teoria o sujeito epistemológico.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Psicologia da aprendizagem. 

Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf

395) O conhecimento é algo dinâmico e inerente ao ser humano, decorrendo de experiências pessoais e subjetivas. O professor não dirige propriamente o processo de aprendi zagem, sendo seu papel o de colocar o sujeito em contato com as situações que desencadeiem a aprendizagem (PUENTES, 1978 apud MIZUKAMI, 2011). Alguns conceitos básicos dessa teoria são potencialidade para aprender, criatividade e autoconfiança; também defende a valorização tanto do aspecto cognitivo, quanto do motor e do afetivo, considerando que o desenvolvimento do sujeito deve se dar de forma integral.


Qual é a abordagem que está caracterizada neste texto?

  • A) Cognitivista
  • B) Comportamentalista
  • C) Histórico social
  • D) Humanista
  • E) Psicanalítica

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Humanista

Gabarito Letra D

 

O conhecimento é algo dinâmico e inerente ao ser humano, decorrendo de experiências pessoais e subjetivas. O professor não dirige propriamente o processo de aprendizagem, sendo seu papel o de colocar o sujeito em contato com as situações que desencadeiem a aprendizagem (PUENTES, 1978 apud MIZUKAMI, 2011). Alguns conceitos básicos dessa teoria são potencialidade para aprender, criatividade e autoconfiança; também defende a valorização tanto do aspecto cognitivo, quanto do motor e do afetivo, considerando que o desenvolvimento do sujeito deve se dar de forma integral.


Qual é a abordagem que está caracterizada neste texto?
a)  Cognitivista
b)  Comportamentalista
c) Histórico social
d)  Humanista
e)  Psicanalítica

 

É a abordagem humanista que destaca as potencialidades do ser humano.

“Uma vez que o enfoque é o homem único, seu ensino centrado na pessoa implica fazer com que haja regras que dirijam a pessoa à própria existência, para que ela possa se estruturar e agir. O que é chamado de método não-diretivo (Mizukami, 2003:48). De acordo com Mahoney (1976:91), os conceitos básicos da abordagem humanista são: potencialidade para aprender; tendência à realização da potencialidade; capacidade organísmica de valoração; aprendizagem significativa, resistência, abertura à experiência; auto-avaliação; criatividade; autoconfiança; independência. Propostas estas que permitiram a elaboração de uma teoria de aprendizagem rogeriana para a educação (Mahoney, 1976: 96-97, apud Mizukami, 2003:47-48). O professor, também, é considerado uma personalidade única, cabendo a ele desenvolver seu próprio repertório de estratégias de ensino de uma forma igualmente única, sendo que as estratégias instrucionais assumem uma posição secundária, diferentemente das duas primeiras abordagens apresentadas. O que se entende é que na abordagem humanista, “o processo de ensino, portanto, irá depender do caráter individual do professor, como ele se inter-relaciona com o caráter individual do aluno” (Mizukami, 2003:52). O que faz com que a competência básica nesta abordagem consista de uma habilidade de compreender-se e de compreender os outros, assim, o professor se torna um facilitador para o estudante, oportunizando a ele entrar em contato com os problemas de sua existência. Por sua vez, implica que o aluno também deva compreender o professor, numa relação empática. Cabe ao aluno a responsabilidade pelos objetivos de aprendizagem, que tenham significado para ele, sendo, portanto, os mais importantes. Em suma, a aceitação e a congruência são condições para a aprendizagem e nascem da relação professor-aluno.”

 

“O ensino, numa abordagem como essa, consiste num produto de personalidades únicas, respondendo a circunstancias também únicas, num tipo especial de relacionamento.

 

Os conceitos básicos da teoria da aprendizagem resultantes da análise realizada por Mahoney (1976, p. 91) são: potencialidade para aprender, tendência à realização (desta potencialidade), capacidade organismica de valoração, aprendizagem significativa, resistência, abertura à experiência, auto-avaliação, criatividade, autoconfiança, independência. Utilizando estes conceitos básicos, a Autora os reorganizou pela aplicação do instrumental lógico-formal. A partir da análise realizada, foi-lhe possível afirmar a existência de uma teoria da aprendizagem na proposta rogeriana para educação. Os princípios básicos resultantes foram:

1 Todo aluno tem potencialidade para aprender a tendencia e realizar essa potencialidade.

2 Todo aluno possui capacidade organismica de valoração.

3. Todo aluno manifesta resistência à aprendizagem significativa.

4. Se é pequena a resistência do aluno à aprendizagem significativa, então ele realiza sua potencialidade para aprender.

5. O aluno, ao realizar sua potencialidade para aprender, toma-se aberto a experiencia, e reciprocamente.

6. A auto-avaliação é função da capacidade organismica de valoração.

7. A criatividade é função da auto avaliação

8 autoconfiança é função da auto avaliação,

9. A independência é função da auto-avaliação”

 

Nosso gabarito é Letra D.

  

Referência

Mizukami, M. G.. N. (2003). Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU

Fátima Aparecida Cezarim dos Santos. Questionamentos acerca do Aprender e do Ensinar: Uma Compreensão no Sentido Bakhtiniano. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/12653/12653.PDFXXvmi=

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396) Sobre a teoria da aprendizagem de David Ausubel é INCORRETO afirmar que:

  • A) A aprendizagem é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona se, de maneira substantiva a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Em outras palavras, o conhecimento que se adquire relaciona se com o conhecimento prévio que o discente possui
  • B) O ponto de partida da teoria de ensino proposta por Ausubel é o conjunto de conhecimentos que o aluno traz consigo. A este conjunto de conhecimentos, Ausubel dá o nome de estrutura cognitiva e, segundo ele, é a variável mais importante que o professor deve levar em consideração no ato de ensinar.

  • C) Uma teoria de ensino terá como tripé: a realidade local, a estrutura cognitiva de cada aluno e a identificação dos conceitos amplos e fundamentais das diversas áreas do conhecimento
  • D) A aprendizagem significativa é um processo cognitivo no qual se prescinde de mediação, pois para que haja aprendizagem é necessário que se estabeleça uma relação entre o conteúdo que vai ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe, seja uma imagem, um conceito ou uma proposição.
  • E) À medida em que a aprendizagem significativa ocorre, conceitos são desenvolvidos, elaborados e diferenciados em decorrência de sucessivas interações.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) A aprendizagem significativa é um processo cognitivo no qual se prescinde de mediação, pois para que haja aprendizagem é necessário que se estabeleça uma relação entre o conteúdo que vai ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe, seja uma imagem, um conceito ou uma proposição.

Gabarito Letra D

 

Sobre a teoria da aprendizagem de David Ausubel é INCORRETO afirmar que:

a)  A aprendizagem é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona se, de maneira substantiva a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Em outras palavras, o conhecimento que se adquire relaciona se com o conhecimento prévio que o discente possui

Certo! Veja:

“A essência do processo da aprendizagem significativa está, portanto, no relacionamento não-arbitrário e substantivo de idéias simbolicamente expressas a algum aspecto relevante da estrutura de conhecimento do sujeito, isto é, a algum conceito ou proposição que já lhe é significativo e adequado para interagir com a nova informação. É desta interação que emergem, para o aprendiz, os significados dos materiais potencialmente significativos (ou seja, suficientemente não arbitrários e relacionáveis de maneira nãoarbitrária e substantiva a sua estrutura cognitiva). É também nesta interação que o conhecimento prévio se modifica pela aquisição de novos significados.”


b)  O ponto de partida da teoria de ensino proposta por Ausubel é o conjunto de conhecimentos que o aluno traz consigo. A este conjunto de conhecimentos, Ausubel dá o nome de estrutura cognitiva e, segundo ele, é a variável mais importante que o professor deve levar em consideração no ato de ensinar.

Certo! Veja:

“O ponto de partida da teoria de ensino proposta por Ausubel é o conjunto de conhecimentos que o aluno traz consigo. A este conjunto de conhecimentos, Ausubel dá o nome de estrutura cognitiva e, segundo ele, é a variável mais importante que o professor deve levar em consideração no ato de ensinar. O professor deve estar atento tanto para o conteúdo como para as formas de organização desse conteúdo na estrutura cognitiva. O conteúdo que é assimilado pela estrutura cognitiva assume uma forma hierárquica, onde conceitos mais amplos se superpõem a conceitos com menor poder de extensão.”

 

c)  Uma teoria de ensino terá como tripé: a realidade local, a estrutura cognitiva de cada aluno e a identificação dos conceitos amplos e fundamentais das diversas áreas do conhecimento
Certo! Veja:

“Finalmente, deve-se salientar que a identificação da estrutura cognitiva dos alunos e identificação dos conceitos amplos de cada disciplina não podem estar dissociados do conhecimento da realidade na qual escola e aluno estão inseridos.

É a partir do conhecimento dessa realidade que os conhecimentos historicamente acumulados serão transformados em conteúdos escolares e permitirão uma compreensão da realidade cada vez mais abrangente.

Dessa forma, uma teoria de ensino terá como tripé: a realidade local, a estrutura cognitiva de cada aluno e a identificação dos conceitos amplos e fundamentais das diversas áreas do conhecimento.”

 

 

d)  A aprendizagem significativa é um processo cognitivo no qual se prescinde de mediação, pois para que haja aprendizagem é necessário que se estabeleça uma relação entre o conteúdo que vai ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe, seja uma imagem, um conceito ou uma proposição.
Errado. Prescindir significa dispensar, e a aprendizagem significativa não dispensa a mediação, pelo contrário.

 

“Novos significados são adquiridos quando símbolos, conceitos e proposições são relacionados e incorporados à estrutura cognitiva de uma forma não arbitrária e substantiva. Desde que a estrutura cognitiva tende a ser hierarquicamente organizada com respeito ao nível de abstração, generalidade e inclusividade, aparecimento de novos significados reflete a "subsunção" de um material potencialmente significativo por um conteúdo mais inclusivo. Por outro lado, pode existir também uma situação na qual o novo material que é apreendido é uma extensão, elaboração ou qualificação de conceitos previamente aprendidos (Ausubel, 1965).

Nesta perspectiva, a aprendizagem significativa é um processo cognitivo no qual o conceito de mediação está plenamente presente, pois para que haja aprendizagem significativa é necessário que se estabeleça uma relação entre o conteúdo que vai ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe, seja uma imagem, um conceito ou uma proposição.

Se um novo conteúdo interagir com um conceito mais amplo, os efeitos iniciais da inclusividade se darão tanto na facilitação da aprendizagem como na própria retenção.”

 

e)  À medida em que a aprendizagem significativa ocorre, conceitos são desenvolvidos, elaborados e diferenciados em decorrência de sucessivas interações

Certo!

 

Assim, a alternativa incorreta é a Letra D.

Referência

Ronca, Antonio Carlos Caruso. (1994). Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas em Psicologia2(3), 91-95. Recuperado em 20 de janeiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1994000300009&lng=pt&tlng=pt.

397) Considerando as proposições seguintes sobre a Teoria de Aprendizagem em Vygotsky


I A linguagem é um fenômeno que advém de características inatas e particulares, d os seres humanos que pode evoluir ao longo do tempo devido a uma necessidade básica dos seres vivos, a comunicação.


II O s processos tipicamente humanos tais quais a memória e a lembrança voluntária, a atenção, a imaginação, a ação intencional, a capacidade de planejar, a elaboração conceitual, o uso da linguagem, o pensamento abstrato e o raciocínio dedutivo independem da mediação.


III A aprendizagem decorre de um processo de equilibração que se desenvolve por meio da assimilação e da acomodação de esquemas que formam estruturas mentais capazes de atingir o pensamento conceitual


IV Os conceitos seriam adquiridos por meio do processo de discriminação e generalização. A discriminação ocorre quando o ambiente passa a exercer controle sobre a emissão de um comportamento. A generalização ocorre quando esse comportamento é emitido em outras situações semelhantes


Verifica- se que está(ã o) corretas

  • A) I, apenas.
  • B) II, III e IV, apenas.
  • C) I, II e III, apenas.
  • D) I, II, III e IV.
  • E) nenhuma das opções acima.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) nenhuma das opções acima.

Gabarito Letra E

I A linguagem é um fenômeno que advém de características inatas e particulares, d os seres humanos que pode evoluir ao longo do tempo devido a uma necessidade básica dos seres vivos, a comunicação.

Errado. A linguagem não advém de características inatas e particulares dos seres humanos.

“É possível afirmar que a linguagem não é um fenômeno ou advém de características inatas e particulares aos seres humanos e também não tem um começo, ela evoluiu ao longo do tempo devido a uma necessidade básica dos seres vivos, a comunicação. Pesquisas diversas comprovam que todos os animais possuem linguagens e meios de se comunicar com seus grupos por intermédio de sons ou gestos. A linguagem pode realizar a função de descarga emocional ou uma função social de comunicação, mas são os seres humanos que se apropriaram da linguagem de forma a efetivamente transmitir as descobertas e conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade”


II O s processos tipicamente humanos tais quais a memória e a lembrança voluntária, a atenção, a imaginação, a ação intencional, a capacidade de planejar, a elaboração conceitual, o uso da linguagem, o pensamento abstrato e o raciocínio dedutivo independem da mediação.

Errado. Os processos psicológicos superiores, que são tipicamente humanos, como a ação intencional, a atenção voluntária, a memória ativa e o pensamento abstrato, dependem, sim, da mediação.

“A base de todo este processo reconstrutivo é a operação com signos. Daí a centralidade do conceito de mediação semiótica na explicação dos processos superiores. Em Vygotsky, a mediação semiótica designa “a função que os sistemas de ‘sinais’ desempenham nas relações entre os indivíduos e destes com o seu meio”. (PINO: 1991, p.33, ênfase na fonte). A criança, em seu processo de desenvolvimento psíquico, e para tornar-se efetivamente humana, terá que reconstituir as aquisições da espécie. Essa reconstituição não supõe mera cópia de conteúdos externos na consciência, mas transformações que se dão no interior do mecanismo de internalização o qual supõe, por sua vez, processos de (inter)ação e (inter)comunicação sociais que só podem acontecer mediante sistemas complexos que são socialmente produzidos.”


III A aprendizagem decorre de um processo de equilibração que se desenvolve por meio da assimilação e da acomodação de esquemas que formam estruturas mentais capazes de atingir o pensamento conceitual

Errado. Equilibração, assimilação e acomodação são conceitos de Piaget.


IV Os conceitos seriam adquiridos por meio do processo de discriminação e generalização. A discriminação ocorre quando o ambiente passa a exercer controle sobre a emissão de um comportamento. A generalização ocorre quando esse comportamento é emitido em outras situações semelhantes

Errado. Essa é a visão de Skinner.

“De acordo com Piaget (1996), a aprendizagem decorre de um processo de equilibração que se desenvolve por meio da assimilação e da acomodação de esquemas que formam estruturas mentais capazes de atingir o pensamento conceitual. Montoya (2006) aponta que um conceito “(...) é produto das mudanças que envolverão necessariamente reorganizações por abstrações reflexionantes” (p. 124). Ausubel (conforme citado por Moreira, & cols. 1997) utiliza a expressão aprendizagem significativa e explica que é por meio desse processo que um novo conhecimento se estabelece. Explica o autor: “A aprendizagem significativa é o mecanismo humano por excelência para adquirir e armazenar a vasta quantidade de ideias e informações” (Ausubel, 1963, p. 58 conforme citado por Moreira, & cols 1997, p. 19). Para Skinner (2003), os conceitos seriam adquiridos por meio do processo de discriminação e generalização. A discriminação ocorre quando o ambiente passa a exercer controle sobre a emissão de um comportamento. A generalização ocorre quando esse comportamento é emitido em outras situações semelhantes. Pozo (1998) aponta que, nessa teoria, a formação de conceitos se estabeleceria por associações entre estímulos e respostas.”

 

Assim, nenhuma afirmativa está correta.

Gabarito Letra E

 

Referência

Dias, Maria Sara de Lima, Kafrouni, Roberta, Baltazar, Camilla Silva, & Stocki, Juliana. (2014). A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento. Psicologia Escolar e Educacional18(3), 493-500. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183773

Priscila Laroca. Psicologia e Prática pedagógica: o processo de reflexão de uma professora. Disponível em: http://ri.uepg.br/riuepg/bitstream/handle/123456789/911/TESE_PriscilaLarocca.pdf?sequence=1

Pensamento e linguagem: funções psíquicas essenciais no desenvolvimento da criança pequena. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/PENSAMENTO%20E%20LINGUAGEM%20FUNCOES%20PSIQUICAS%20ESSENCIAIS%20NO%20DESENVOLVIMENTO%20DA%20CRIANCA%20PEQUENA.pdf

  
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398) De acordo com Campos (1987) a aprendizagem resulta da procura pelo indivíduo do restabelecimento de um equilíbrio vital quebrado para uma situação presente para a qual não se encontrou uma resposta. Isto implica dizer que a aprendizagem é um processo:

  • A) Dinâmico.

  • B) Contínuo.

  • C) Pessoal.

  • D) Gradativo.

  • E) Cumulativo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Pessoal.

Gabarito: Letra C

 

De acordo com Campos (1987) a aprendizagem resulta da procura pelo indivíduo do restabelecimento de um equilíbrio vital quebrado para uma situação presente para a qual não se encontrou uma resposta. Isto implica dizer que a aprendizagem é um processo:

 

De acordo com Campos, a aprendizagem é um processo dinâmico, contínuo, global, pessoal, gradativo e cumulativo. A frase que aparece no enunciado, inclusive, aparece na descrição de um fator que não aparece nas alternativas, veja:

 

“Processo global ou «compósito» - Qualquer comportamento humano e global ou «compósito»; inclui sempre aspectos motores, emocionais e ideativos ou mentais, como produtos da aprendizagem. Portanto, a aprendizagem, envolvendo uma mudança de comportamento, terá que exigir a participação total e global do individuo, para que todos os aspectos constitutivos de sua personalidade entrem em atividade no ato de aprender, a fim de que seja restabelecido o equilíbrio vital" rompido pelo aparecimento de uma situação problemática.”

 

Vamos ver cada descrição apresentada pelo autor:

 

a)  Dinâmico.

1. Processo dinâmico - Como já ficou bem claro, a aprendizagem não e um processo de absorção passiva, pois sua característica mais importante e a atividade daquele que aprende. Portanto, a aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz. É evidente que não se trata apenas de atividade externa física, mas, também, de atividade interna, mental e emocional, porque a aprendizagem é um processo que envolve a participação total e global do indivíduo, em seus aspectos físicos, intelectuais, emocional e social. Na escola, o aluno aprende pela participação em atividades, tais como leitura de textos escolares, redações, resoluções de problemas, ouvindo as explicações do professor, respondendo oralmente as questões, fazendo exames escritos, pesquisando, trabalhando nas oficinas, fazendo experiencias no laboratório, participando de atividades de grupo etc. Assim, a aprendizagem escolar depende não só do conteúdo dos Iivros, nem só do que os professores ensinam, mas muito mais da reação dos alunos a fatores, tais como Iivros, mestres e ambiente social da escola. Os métodos de ensino da escola moderna tomaram-se ativos, suscitando o máximo de atividade, da parte do aprendiz, face a caracterização da aprendizagem como um processo dinâmico.”

 

b)  Contínuo.

“Processo contínuo - Desde o inicio da vida, a aprendizagem acha-se presente. Ao sugar o seio materno, a criança enfrenta o primeiro problema de aprendizagem: tem que coordenar movimentos de sucção, deglutição e respiração. As horas de sono, as de alimentação, os diferentes aspectos de criação impõem, já ao infante, numerosas e complexas situações de aprendizagem. Na idade escolar, na adolescência, na idade aduIta e até em idade mais avançada, a aprendizagem está sempre presente. A família, a escola e enfim todos os agentes educacionais precisam selecionar os conteúdos e comportamentos a serem exercitados, porque sendo a aprendizagem um processo continuo, o individuo poderá aprender algo que venha prejudicar seu ajustamento e o bom desenvolvimento de sua personalidade.”

 

c)  Pessoal.

“Ninguém pode aprender por outrem, pois a aprendizagem e intransferível, de um indivíduo para outro. As concepções antigas supunham que o professor, apresentando o conteúdo a ser aprendido, realizando os movimentos necessários, levava, obrigatoriamente, o aluno a aprendizagem. Atualmente, a compreensão do caráter pessoal da aprendizagem levou o ensino a concentrar-se na pessoa do aprendiz, tornando-se paidocêntrica (o aluno no centro) a orientação da escola moderna. A maneira de aprender e o próprio ritmo da aprendizagem variam de .indivíduo para individuo, face ao caráter pessoal da aprendizagem.”

 

d)  Gradativo.

“A aprendizagem e um processo que se realiza através de operações crescentemente complexas, porque, em cada nova situação, envolve maior número de elementos. Cada nova aprendizagem acresce novos elementos a experiencia anterior, sem idas e vindas, mas numa serie gradativa e ascendente. Este caráter gradativo repercutiu na organização dos programas escolares, na organização dos cursos e em sua respectiva seriação”

 

e)  Cumulativo.

“com um sentido de progressiva adaptação e ajustamento social - Analisando-se o ato de aprender, verifica-se que, além da maturação, a aprendizagem resulta de atividade anterior, ou seja, da experiencia individual. Ninguém aprende senão por si e em si mesmo, pela automodificação. Desta maneira, a aprendizagem constitui um processo cumulativo, em que a experiencia atual aproveita-se das experiencias anteriores.”

 

Acaba sendo, no fim, uma questão mais interpretativa. Como a questão fala sobre o aprendizado ser uma procura do indivíduo, nos faz pensar sobre a aprendizagem como um processo pessoal.

Entretanto, acredito que haveria margem para anulação dessa questão.

 

Gabarito Letra C.

 

Referência

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2003

399) De acordo com Souza (2009) a Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas no Brasil a fazer críticas à formação profissional e às formas de atuação do psicólogo na escola no que se refere ao modelo clínico, psicoterapêutico e reeducativo de atuação do psicólogo no atendimento à queixa escolar. Essas críticas permitiram implicações importantes para a área, EXCETO:

  • A) A importância de pesquisarmos os fenômenos educacionais a partir dos processos que acontecem no interior da escola.

  • B) A concepção de ciência da Psicologia, centrada no positivismo, na psicoterapia e na psicologia diferencial.

  • C) A necessidade de encontrar modelos teórico-metológicos que superassem a noção unilateral de adaptação da criança ao sistema escolar.

  • D) O destaque para a necessidade de autonomia do trabalho do psicólogo em relação ao corpo dirigente da instituição escolar.

  • E) A reconstituição da identidade do psicólogo no campo da educação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A concepção de ciência da Psicologia, centrada no positivismo, na psicoterapia e na psicologia diferencial.

Gabarito Letra B

 

De acordo com Souza (2009) a Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas no Brasil a fazer críticas à formação profissional e às formas de atuação do psicólogo na escola no que se refere ao modelo clínico, psicoterapêutico e reeducativo de atuação do psicólogo no atendimento à queixa escolar. Essas críticas permitiram implicações importantes para a área, EXCETO:

 

Veja o que diz a autora mencionada:

“A Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas no Brasil a esboçar uma crítica à formação profissional e ao modelo de atuação psicológica em educação. O trabalho pioneiro de Maria Helena Souza Patto, de 1981, intitulado Psicologia e Ideologia: uma introdução crítica à Psicologia Escolar demonstrava esta análise ao tecer as seguintes críticas: a) à concepção de ciência da Psicologia, centrada no positivismo, na Psicometria e na Psicologia Diferencial; b) às explicações a respeito das dificuldades de aprendizagem, focadas na criança e na teoria da Carência Cultural; c) ao modelo clínico, psicoterapêutico e reeducativo de atuação psicológica no atendimento à queixa escolar.

Tais críticas tiveram repercussões importantes para a área de Psicologia Escolar, destacando-se: a) a importância de pesquisarmos os fenômenos educacionais a partir dos processos que acontecem no interior da escola; b) a necessidade de encontrar modelos teórico-metológicos que superassem a noção unilateral de adaptação da criança ao sistema escolar; c) o destaque para a necessidade de autonomia do trabalho do psicólogo em relação ao corpo dirigente da instituição escolar; d) a reconstituição da identidade do psicólogo no campo da educação.

 

Agora vejamos as alternativas:

 

a)  A importância de pesquisarmos os fenômenos educacionais a partir dos processos que acontecem no interior da escola.

b)  A concepção de ciência da Psicologia, centrada no positivismo, na psicoterapia e na psicologia diferencial.

c)  A necessidade de encontrar modelos teórico-metológicos que superassem a noção unilateral de adaptação da criança ao sistema escolar.

d)  O destaque para a necessidade de autonomia do trabalho do psicólogo em relação ao corpo dirigente da instituição escolar.

e)  A reconstituição da identidade do psicólogo no campo da educação.

 

Percebemos que aparecem, na mesma ordem que a bibliografia apresenta, mas que não faz parte das implicações a  concepção de ciência da Psicologia, centrada no positivismo, na psicoterapia e na psicologia diferencial.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Souza, Marilene Proença Rebello de. (2009). Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional13(1), 179-182. Recuperado em 03 de feveiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100021&lng=pt&tlng=pt.

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400) Na atualidade vivenciamos uma realidade de violência na sociedade que tem reverberado no interior da escola. Diante de uma situação de violência entre alunos(as), com agressão física, a participação do psicólogo escolar e educacional no conflito pode ser decisiva para uma solução razoável. Assinale a alternativa em que a postura do psicólogo é a mais indicada nesta situação.

  • A) Junto com a direção da escola e com os(as) professores(as) dos estudantes envolvidos na agressão, formalizar queixa junto ao Conselho Tutelar da região para as devidas providências.

  • B) Junto com a direção da escola, convocar os(as) alunos(as) envolvidos no conflito para entender as motivações da agressão e traçar soluções.

  • C) Junto com os(as) professores(as) da(s) sala(s) dos(as) alunos(as) envolvidos(as) na agressão, buscarem compreender o comportamento dos mesmos no ambiente da sala de aula para tomar as decisões necessárias.

  • D) Junto com os (as) professores (as) da(s) sala(s) dos(as) alunos(as) envolvidos(as) na agressão, buscarem identificar qual dos envolvidos provocou a agressão e puni-lo.

  • E) Junto com a direção da escola, buscar uma ação multidisciplinar entendendo o conflito como expressão de uma realidade social e não como um problema individual dos alunos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Junto com a direção da escola, buscar uma ação multidisciplinar entendendo o conflito como expressão de uma realidade social e não como um problema individual dos alunos.

Na atualidade vivenciamos uma realidade de violência na sociedade que tem reverberado no interior da escola. Diante de uma situação de violência entre alunos(as), com agressão física, a participação do psicólogo escolar e educacional no conflito pode ser decisiva para uma solução razoável. Assinale a alternativa em que a postura do psicólogo é a mais indicada nesta situação.

Segundo Sperancetta (2016, p. 47):

A concepção atual em Psicologia Escolar/Educacional, de acordo com o Sistema Conselhos, orienta que a atuação dessa(desse) profissional não deve atingir demandas individuais e, sim, deve estar amparada em uma perspectiva coletiva do contexto escolar. Nesse sentido, quando se verifica a necessidade de atendimentos especializados a alunos e profissionais da escola, a(o) Psicóloga(o) deve sugerir encaminhamentos para avaliação e acompanhamentos externos à instituição.”


 

a)  Junto com a direção da escola e com os(as) professores(as) dos estudantes envolvidos na agressão, formalizar queixa junto ao Conselho Tutelar da região para as devidas providências.

INCORRETA. A alternativa não inclui intervenção multidisciplinar. Além disso, esclarecendo a parte que toca ao Conselho Tutelar, o Ministério Público do Paraná, respondendo a pergunta “É atribuição do conselheiro tutelar resolver conflitos entre alunos dentro da escola?”, declara o seguinte:

O Conselho Tutelar, de fato, não é "polícia de criança" e nem deve substituir o papel que cabe à escola (e também à família), no processo "educacional" de crianças e adolescentes, no sentido mais amplo preconizado pelo art. 205, da Constituição Federal.”

Lembrando que no Art. 205 da CF está expresso:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”


b)  Junto com a direção da escola, convocar os(as) alunos(as) envolvidos no conflito para entender as motivações da agressão e traçar soluções.

INCORRETA. Focar nos alunos envolvidos no conflito apenas recai em responsabilização individual dos mesmos, excluindo a possibilidade de uma compreensão integral da problemática, portanto, alternativa ERRADA.


 

c)  Junto com os(as) professores(as) da(s) sala(s) dos(as) alunos(as) envolvidos(as) na agressão, buscarem compreender o comportamento dos mesmos no ambiente da sala de aula para tomar as decisões necessárias.

INCORRETA. Nesta assertiva, a direção da escola, os pais, e outras possibilidades de análise do conflito foram suprimidas, concluindo-se que a opção é IMPROCEDENTE


 

d)  Junto com os (as) professores (as) da(s) sala(s) dos(as) alunos(as) envolvidos(as) na agressão, buscarem identificar qual dos envolvidos provocou a agressão e puni-lo.

INCORRETA. Corrigindo: o erro da alternativa “D” é semelhante ao da opção “B”, isto é, enfoque individual do conflito, o que torna a afirmativa é FALSA.


 

e)  Junto com a direção da escola, buscar uma ação multidisciplinar entendendo o conflito como expressão de uma realidade social e não como um problema individual dos alunos.

CORRETA. A compreensão da violência escolar abarcar um panorama complexo de variáveis, e a alternativa mais compatível com este raciocínio é a LETRA “E”, portanto, opção CERTA. Corroborando esta perspectiva, Barbosa (2018) declara:

Ultimamente, a violência escolar é entendida como um problema complexo, pois abarca situações de exclusão social, indicando a necessidade de avaliações que ultrapassem apenas as questões centradas nas transgressões praticadas por jovens (Abramovay, 2006), considerando-se as inúmeras variáveis envolvidas neste fenômeno.”

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Fonte consultada:

Barbosa, Tatiana Aparecida A violência no contexto escolar: representações de alunos do Ensino Fundamental / Tatiana Aparecida Barbosa. -- Rio Claro, 2018

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

Ministério Público do Paraná. (2013). Consulta: Conselho Tutelar - Educação - Atribuições do conselheiro. Disponível em https://crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1376#

 

Sperancetta, A. A atuação da(o) Psicóloga(o) no contexto escolar. IN: Psicologia escolar/educacional: ações e debates em psicologia escolar/educacional / Bruno Jardini Mäder (org.) – Curitiba : CRP-PR, 2016.

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