Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso
401) Martinez (2009) nos apresenta um conjunto de práticas do psicólogo escolar e educacional consideradas emergentes por se colocarem diante dos problemas vivenciados pela comunidade escolar na atualidade. Assim, assinale a alternativa em que a prática deste profissional é considerada tradicional.
- A) Avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares.
- B) Participação na construção, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica da escola.
- C) Participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho.
- D) Coordenação de disciplinas e de oficinas direcionadas ao desenvolvimento integral dos alunos.
- E) Realização de pesquisas diversas com o objetivo de aprimorar o processo educativo.
A alternativa correta é letra A) Avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares.
Gabarito Letra A
Martinez (2009) nos apresenta um conjunto de práticas do psicólogo escolar e educacional consideradas emergentes por se colocarem diante dos problemas vivenciados pela comunidade escolar na atualidade. Assim, assinale a alternativa em que a prática deste profissional é considerada tradicional.
Martinez apresenta como práticas tradicionais do psicólogo escolar e educacional a Avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares, e como práticas emergentes o diagnóstico, análise e intervenção a nível institucional especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo, a Participação na construção, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica da escola, a Participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho, a Contribuição para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica, a Coordenação de disciplinas e de oficinas direcionadas ao desenvolvimento integral dos alunos, Contribuir para a caracterização da população estudantil com o objetivo de subsidiar o ensino personalizado, a Realização de pesquisas diversas com o objetivo de aprimorar o processo educativo e Facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas.
Assim, a alternativa que traz práticas consideradas tradicionais é a Letra A.
Referência
Martinez, Albertina Mitjáns. (2009). Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 169-177. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020
402) A partir do Materialismo Histórico-Dialético (Karl Marx), é apresenta uma visão crítica para atuação do psicólogo na escola. Esta visão crítica significou uma perspectiva dialética de compreensão do espaço escolar.
Assim, julgue as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso com relação para a perspectiva do materialismo históricodialético na atuação do psicólogo na escola.
( ) Esta perspectiva vê o homem como sujeito histórico que produz e é produzido pelas condições histórico-materiais da sociedade.
( ) Esta perspectiva compreende que a escola está vinculada à forma como a sociedade está organizada.
( ) Esta perspectiva defende que a escola é um espaço de socialização dos conhecimentos socialmente produzidos.
( ) Esta perspectiva entende que é através da participação política que o homem se humaniza, necessitando se apropriar dos bens culturais para que esta humanização ocorra plenamente.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
- A) V, V, V e F.
- B) V, V, F e F.
- C) F, V, V e F.
- D) F, F, F e V.
- E) V, F, V e F.
A alternativa correta é letra E) V, F, V e F.
Gabarito: Letra E
(V) Esta perspectiva vê o homem como sujeito histórico que produz e é produzido pelas condições histórico-materiais da sociedade.
Verdadeiro! Essa é uma importante contribuição dessa abordagem para a psicologia escolar e educacional.
“Consideramos que os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural podem ajudar na superação de uma visão tradicional que, muitas vezes, dirige a prática dos psicólogos, influenciados por uma visão calcada no ideário liberal. Ao considerar o homem como um sujeito histórico, que produz e é produzido pelas condições materiais, essa vertente da Psicologia pode ser uma grande aliada na defesa da compreensão da formação humana no processo educativo.”
(F) Esta perspectiva compreende que a escola está vinculada à forma como a sociedade está organizada.
A alternativa traz essa afirmativa como falsa, mas as perspectivas críticas da psicologia escolar, baseadas em Vygostsky e Marx, trazem sim essa compreensão.
“Continuando neste movimento de crítica à Psicologia Tradicional, com ênfase naturalizante e biologizante, a partir da década de 1990, outra forma de atuação passa a ser desenvolvida, agora tomando como referência pressupostos marxistas, pautada na Psicologia Histórico-Cultural a partir dos estudos desenvolvidos pela Escola de Vigotski e pela Pedagogia Histórico-Crítica, elaborada por Dermeval Saviani. Os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural primam pela superação de uma Psicologia guiada pela lógica formal, contribuindo para compreender os fenômenos escolares e o desenvolvimento do psiquismo a partir da lógica dialética. Nesta perspectiva teórica, é o historicismo que engendra a compreensão do desenvolvimento do psiquismo. A Pedagogia Histórico-Crítica, por sua vez, traz para o centro do debate a compreensão de que a escola está vinculada à forma como a sociedade está organizada, aos interesses do capital, e defende a socialização do conhecimento, contribuindo para o processo de humanização dos alunos (Saviani, 2003).”
(V) Esta perspectiva defende que a escola é um espaço de socialização dos conhecimentos socialmente produzidos.
Verdadeiro! Essa é a função da escola nessa perspectiva.
“Tanamachi e Meira (2003), pautadas nos pressupostos do pensamento crítico expressos na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Sócio-Histórica, defendem que o objeto do psicólogo em uma instituição de ensino é:
[...] o encontro entre os sujeitos e a educação e a finalidade central de seu trabalho deve ser contribuir para a construção de um processo educacional que seja capaz de socializar o conhecimento historicamente acumulado e de contribuir para a formação ética e política dos sujeitos (Tanamachi e Meira, 2003, pp. 42-43).
Assim, ao delimitar a área de intervenção mais importante em que a Psicologia pode contribuir, surge sua contribuição na direção da escola para que cumpra sua função de socialização dos conhecimentos já produzidos pelos homens, conforme defende Saviani (2003). Segundo Tanamachi e Meira (2003), partindo de uma concepção vigotskiana, o psicólogo pode contribuir para desvelar a ideologia implícita nas concepções que cristalizam a defesa de que os problemas educacionais estão no interior dos próprios alunos, combatendo, assim, as explicações que "psicologizam" esses problemas educacionais.”
(F) Esta perspectiva entende que é através da participação política que o homem se humaniza, necessitando se apropriar dos bens culturais para que esta humanização ocorra plenamente.
Falso. Para essa abordagem, é através da educação que o homem se humaniza:
“Concordamos com Meira e Tanamachi e também defendemos que a atuação da Psicologia na escola com pressupostos Marxianos/Vigotskianos é uma proposta que leva em conta o processo ensino-aprendizagem e de humanização a que se propõe. Leontiev (1978) defende a ideia de que é pela educação que o homem se humaniza, que ele precisa se apropriar dos bens culturais para se tornar humanizado. Vigotski (2000) deixa claro o quanto a aprendizagem promove o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, tais como memória lógica, abstração e atenção concentrada, entre outras funções. Para o autor, a escola deve trabalhar com conhecimentos científicos e, neste processo, conforme anuncia Facci (2004), o professor faz a mediação entre o conhecimento curricular e o aluno, provocando transformação nas funções psicológicas superiores dos alunos e, consequentemente, na forma de conhecer a realidade.”
Assim, a sequência correta, de acordo com o gabarito, é V F V F
Gabarito Letra E
Referência
Lessa, Patrícia Vaz de, & Facci, Marilda Gonçalves Dias. (2011). A atuação do psicólogo no ensino público do Estado do Paraná. Psicologia Escolar e Educacional, 15(1), 131-141. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000100014
403) No cenário educacional atual, não é incomum, no âmbito escolar, professores sofrerem agressão física por parte de alunos. Neste caso, cabe ao psicólogo:
- A) Acolher e publicar, em caráter educativo, a ação de intimidação sofrida pelo professor a fim de aumentar sua capacidade de defesa.
- B) Afastar o professor e medir o nível de estresse físico desencadeado pela situação sofrida, uma vez que a agressão pode ser expressa de forma física e psicológica.
- C) Acolher o profissional agredido e identificar o comprometimento pós-traumático, bem como apoiar a escola em processos formativos que capacitem professores e alunos.
- D) Acolher o professor vítima de agressão, uma vez que este fenômeno sofrido pelo professor é caracterizado por um conjunto de atitudes agressivas, no entanto, não intencionais por parte dos alunos, provavelmente vítima de um sistema.
A alternativa correta é letra C) Acolher o profissional agredido e identificar o comprometimento pós-traumático, bem como apoiar a escola em processos formativos que capacitem professores e alunos.
Gabarito Letra C
a) Acolher e publicar, em caráter educativo, a ação de intimidação sofrida pelo professor a fim de aumentar sua capacidade de defesa.
Errado. Não cabe ao psicólogo tornar pública a intimidação sofrida pelo professor.
b) Afastar o professor e medir o nível de estresse físico desencadeado pela situação sofrida, uma vez que a agressão pode ser expressa de forma física e psicológica.
Errado. O psicólogo pode até solicitar um afastamento do professor de suas atividades profissionais, caso constate através de uma avaliação psicológica que esse afastamento seja necessário. Avaliar o estresse físico não é suficiente nesse caso.
c) Acolher o profissional agredido e identificar o comprometimento pós-traumático, bem como apoiar a escola em processos formativos que capacitem professores e alunos.
Certo! O psicólogo pode oferecer apoio ao profissional, identificando se houve consequências mais graves, e também à escola, participando de programas voltados à conscientização de profissionais e alunos sobre a questão.
d) Acolher o professor vítima de agressão, uma vez que este fenômeno sofrido pelo professor é caracterizado por um conjunto de atitudes agressivas, no entanto, não intencionais por parte dos alunos, provavelmente vítima de um sistema.
Errado. O comportamento por parte dos alunos pode sim ser um comportamento intencional.
Nosso gabarito é Letra C.
404) Qual a definição de aprendizagem significativa, descrita por COLL, MARCHESI e PALACIOS?
- A) Aquela na qual a nova informação se relaciona de maneira significativa, isto é, não arbitrária, com os conhecimentos que o aluno já tem, produzindo uma transformação, tanto no conteúdo assimilado quanto naquele que o estudante já sabia.
- B) Estabelecem-se associações arbitrárias e literais entre os conhecimentos prévios e os atuais do aluno.
- C) Aquela que é definida pelo interesse do aluno especificamente.
- D) Aquela que utiliza da experiência de vida pessoal do sujeito como ponto de partida da curiosidade.
A alternativa correta é letra A) Aquela na qual a nova informação se relaciona de maneira significativa, isto é, não arbitrária, com os conhecimentos que o aluno já tem, produzindo uma transformação, tanto no conteúdo assimilado quanto naquele que o estudante já sabia.
Gabarito: Letra B
A questão pergunta qual a definição de aprendizagem significativa para Coll, Marchesi e Palácios. Vamos ver o que dizem esses autores sobre o assunto, então:
“Por aprendizagem significativa entende-se aquela na qual a nova informação se relaciona de maneira significativa, isto é, não-arbitrária, não ao pé da letra, com os conhecimentos que o aluno já tem, produzindo-se uma transformação, tanto no conteúdo assimilado quanto naquele que o estudante já sabia. No extremo oposto, a aprendizagem repetitiva refere-se a situações nas quais simplesmente se estabelecem associações arbitrárias, literais e não-substantivas entre os conhecimentos prévios do aluno e o novo conteúdo apresentado. Essas definições devem ser entendidas como os pólos de uma mesma dimensão, e não como categorias dicotômicas. As aprendizagens serão mais ou menos significativas ou memorísticas, terão alcançado maior ou menor grau de significatividade que, além disso, sempre poderá aumentar. À medida que se produz uma inter-relação substantiva entre o novo e o já presente na estrutura cognitiva do aluno, se terá a chave para explicar o nível de significatividade alcançado no processo de aprendizagem.”
A alternativa que traz a resposta correta é a Letra B.
Referência
COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÀCIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação vol 3. Porto Alegre: Artmed, 2007
405) Associe as assertivas sobre eventos históricos da Psicologia Escolar e escolha a alternativa correta:
1 – Década de 70.
2 – Década de 80.
3 – Década de 90.
( ) Criação da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) tendo como desígnio procurar o reconhecimento legal do psicólogo nas instituições de ensino, aguilhoar e divulgar pesquisas nesta área, reciclar e atualizar os psicólogos e estimular o melhoramento dos serviços prestados por estes profissionais.
( ) Publicação da Lei Federal 5.766, que versa sobre a criação dos Conselhos de Psicologia e a decorrente obrigatoriedade de registro para desempenho da profissão de psicólogo. Aos pedagogos concedeu-se o direito de registrar-se como tal, muitos continuaram na área da Psicologia Escolar.
( ) Abandono do enfoque clínico em favor do modelo pedagógico. A atenção ao indivíduo direcionada para uma concepção preventiva e voltada à saúde psicológica. Início e ênfase para a visão sistêmica, que inclui um olhar cultural e histórico da escola e dos fenômenos educativos. O aluno passa aser avaliado como um sujeito em processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
A sequência correta de cima para baixo é:
- A) 1, 2, 3.
- B) 3, 1, 2.
- C) 2, 1, 3.
- D) 1, 3, 2.
- E) 3, 2, 1.
A alternativa correta é letra B) 3, 1, 2.
1 - Década de 70.
Segundo Cassins (2007, p 21):
“Década de 70: Com a publicação da Lei Federal 5.766/71, que trata da criação dos Conselhos de Psicologia e a conseqüente obrigatoriedade de registro para atuação como psicólogo, os pedagogos puderam registrar-se como tal. Destes, muitos permaneceram na área da Psicologia Escolar.”
2 - Década de 80.
De acordo com Cassins (2007, p.21):
“Década de 80: A Psicologia Escolar dá um salto de qualidade ao abandonar o enfoque clínico em favor do modelo pedagógico. Re-dirige a atenção do indivíduo, sua doença e dificuldades dentro da escola para uma concepção mais preventiva e voltada à saúde psicológica. Inicia-se o olhar sistêmico, que inclui uma visão cultural e histórica da escola e dos fenômenos educativos. O aluno, anteriormente considerado um indivíduo com problemas, passa a ser considerado um indivíduo em processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.”
3 - Década de 90.
Conforme Cassins (2007, p.21):
“Década de 90: Em 1990 é criada a ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - www.abrapee.psc.br) com a finalidade de buscar o reconhecimento legal do psicólogo nas instituições de ensino, estimular e divulgar pesquisas nesta área, reciclar e atualizar os psicólogos e incentivar a melhoria dos serviços prestados por estes profissionais..”
Com base na literatura supracitada, tem-se a seguinte associação para as proposições apresentadas:
( 3 ) Criação da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) tendo como desígnio procurar o reconhecimento legal do psicólogo nas instituições de ensino, aguilhoar e divulgar pesquisas nesta área, reciclar e atualizar os psicólogos e estimular o melhoramento dos serviços prestados por estes profissionais.
( 2 ) Publicação da Lei Federal 5.766, que versa sobre a criação dos Conselhos de Psicologia e a decorrente obrigatoriedade de registro para desempenho da profissão de psicólogo. Aos pedagogos concedeu-se o direito de registrar-se como tal, muitos continuaram na área da Psicologia Escolar.
( 1 ) Abandono do enfoque clínico em favor do modelo pedagógico. A atenção ao indivíduo direcionada para uma concepção preventiva e voltada à saúde psicológica. Início e ênfase para a visão sistêmica, que inclui um olhar cultural e histórico da escola e dos fenômenos educativos. O aluno passa aser avaliado como um sujeito em processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que a sequência CORRETA, de cima para baixo é “3, 1, 2”, portanto, a alternativa que apresenta a opção VERDADEIRA se encontra na LETRA “B”.
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Fonte consultada:
Manual de psicologia escolar - educacional / Ana Maria Cassins ... [et al.]. - Curitiba : Gráfica e Editora Unificado, 2007.
406) O psicólogo escolar é um mediador e ao mesmo tempo proporciona informações e alternativas para as diversas áreas da instituição. Analise as seguintes atividades: apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático; apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas; promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional; orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo. Assinale corretamente o foco de intervenção que corresponde às atividades descritas acima:
- A) Nível Administrativo.
- B) Corpo Discente.
- C) Corpo Docente.
- D) Comunidade.
- E) Corpo pedagógico.
A alternativa correta é letra C) Corpo Docente.
O psicólogo escolar é um mediador e ao mesmo tempo proporciona informações e alternativas para as diversas áreas da instituição. Analise as seguintes atividades: apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático; apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas; promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional; orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo. Assinale corretamente o foco de intervenção que corresponde às atividades descritas acima:
Essa questão está baseada no seguinte trecho do texto "Psicologia Escolar" do SAE Digital:
"Qual é a função do Psicólogo Escolar?
Os focos de intervenção da Psicologia Escolar envolvem o nível administrativo da escola, o corpo docente, o corpo discente e a comunidade. Sua função é de mediador interventor que oferece informações e alternativas para as diversas áreas e situações que envolvem o dia a dia das escolas.
Nível Administrativo da Psicologia Escolar
O foco desse trabalho é baseado na escola enquanto administração, que envolve questões referentes ao funcionamento da instituição. As atividades exercidas pelo psicólogo escolar para cumprir essas atribuições são:
- Apoio à elaboração do Projeto Político-pedagógico: interação com equipe pedagógica, definição de concepções político-pedagógicas e participação em processos decisórios.
- Elaboração de projetos em conjunto com toda a equipe escolar.
- Realização de diagnóstico institucional: identificação de particularidades de funcionamento de cada escola para posterior planejamento e implementação de ações que auxiliem na melhoria e na otimização dos trabalhos pedagógicos e sociais.
- Colaboração em atividades organizacionais: participação em processos de seleção de profissionais e intervenção situacional na mediação de conflitos.
- Proposição de medidas que visem à melhoria da qualidade acadêmica.
- Proposição de ações de desenvolvimento profissional para professores e administração.
- Apoio a iniciativas de qualidade de vida no trabalho (professores e funcionários).
- Elaboração, execução e avaliação de projetos que integrem o Projeto Político-pedagógico de abrangência institucional (de longo alcance) e projetos mais restritos, como: características da população estudantil e direcionamento do trabalho com os pais.
Corpo Docente
O foco do trabalho é auxiliar e apoiar os professores no que envolve os processos psicológicos da educação e no exercício de sua profissão dentro da escola. Assim, as atividades realizadas são:
- Apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático.
- Apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas.
- Suporte prático ao resgate e reforço da autonomia do professor.
- Promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional.
- Orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo (acadêmicas e/ou comportamentais).
- Orientação, intervenção e acompanhamento de casos especiais de inclusão.
- Trabalhos direcionados ao apoio de iniciativas de qualidade de vida no trabalho: relações interpessoais, motivação, prevenção de estresse e Burnout.
- Participação e/ou coordenação de reuniões multidisciplinares para discussão de casos (incluindo profissionais externos envolvidos com o aluno em questão).
Corpo Discente da Psicologia Escolar
O desenvolvimento integral é o foco da Psicologia Escolar no que se refere aos alunos, com a atuação para alcançar esse objetivo por meio das seguintes tarefas:
- Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de apoio à construção da identidade pessoal (autoestima, socialização, disciplina, organização, entre outros) e participação social (conscientização de papéis sociais e cidadania responsável).
- Identificação e encaminhamento de alunos a atendimentos especializados ao serem detectadas necessidades específicas.
- Coordenação e/ou participação em reuniões para discussão de casos de alunos em acompanhamento profissional externo (fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, etc.).
- Elaboração, em conjunto com a equipe pedagógica, de planos de intervenção para alunos em risco.
- Acompanhamento e supervisão dos planos de intervenção individual e/ou grupal.
- Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de educação sexual.
- Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção ao uso de drogas.
- Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção à violência.
- Atendimento a situações de emergência psicológica que necessitem de intervenção imediata, para posterior encaminhamento.
Comunidade
A comunidade escolar também é assistida pelo psicólogo, cujo foco de trabalho é orientar e apoiar os pais e responsáveis quanto ao processo educativo dos alunos. Para tanto, sua intervenção ocorre da seguinte forma:
- Orientações a pais e familiares.
- Palestras e atividades de esclarecimento, educação e prevenção (rendimento acadêmico, desenvolvimento biopsicossocial, limites, relacionamentos, momentos especiais na vida da família, participação dos pais nos diversos momentos de vida de seus filhos e na escola, prevenção ao abuso de substâncias químicas, educação sexual, etc.).
- Participação em atividades que auxiliem a escola a cumprir suas finalidades sociais, em especial, na busca do fortalecimento do elo família-escola.
- Desenvolvimento de propostas/programas que promovam o desenvolvimento de habilidades sociais significativas (convivência com o outro — ser, saber, conviver e relacionar).
- Apoio e promoção de atividades que estimulem a criatividade e o desenvolvimento dos potenciais individuais e coletivos.
- Esclarecimento para a comunidade quanto ao papel da escola, suas possibilidades e seus limites."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.
a) Nível Administrativo.
b) Corpo Discente.
c) Corpo Docente.
d) Comunidade.
e) Corpo pedagógico.
407) O psicólogo(a) escolar pode desenvolver práticas que exprimam concepções inclusivas, ter uma atuação que não consista em agregar com práticas de exclusão, que possa romper com as ações que serviram e servem para legitimar visões ideológicas. Sobre tal atuação é INCORRETO afirmar:
- A) A práxis do psicólogo (a) não pode ser dissociada do cotidiano da escola, precisando auxiliar os professores a refletirem e desenvolverem estratégias pedagógicas que beneficiem o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os alunos.
- B) Desenvolver um trabalho de mapear e contrastar o exercício educativo vigorante com o discurso dos profissionais da instituição de ensino no sentido de poder averiguar tanto a compatibilidade entre ambos como sua eficácia na elevação da aprendizagem dos alunos.
- C) Outra função que o psicólogo (a) pode cumprir é a de debater com o professor o valor de os alunos se sentirem comprometidos com seu processo de aprendizagem.
- D) O trabalho do psicólogo (a) nos contextos educativos tem como foco a retomada pelo aluno do processo de aprendizagem e desenvolvimento dele, assim o fazer do psicólogo (a) pode ser dissociado do cotidiano da escola, ao ter a necessidade assistencial aos professores a ponderarem sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
- E) O profissional da Psicologia, em vez de somente recomendar mudanças, deve estar empenhado em estimular nos próprios professores esse imperativo.
A alternativa correta é letra D) O trabalho do psicólogo (a) nos contextos educativos tem como foco a retomada pelo aluno do processo de aprendizagem e desenvolvimento dele, assim o fazer do psicólogo (a) pode ser dissociado do cotidiano da escola, ao ter a necessidade assistencial aos professores a ponderarem sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
O psicólogo(a) escolar pode desenvolver práticas que exprimam concepções inclusivas, ter uma atuação que não consista em agregar com práticas de exclusão, que possa romper com as ações que serviram e servem para legitimar visões ideológicas. Sobre tal atuação é INCORRETO afirmar:
a) A práxis do psicólogo (a) não pode ser dissociada do cotidiano da escola, precisando auxiliar os professores a refletirem e desenvolverem estratégias pedagógicas que beneficiem o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os alunos.
Essa questão está baseada no texto de Neves e Machado presente no livro "Psicologia Escolar e Compromisso Social" de Martínez.
A primeira alternativa está de acordo com o texto:
"Portanto, o fazer do psicólogo não pode ser dissociado do cotidiano da escola, devendo auxiliar os professores a pensarem e desenvolverem estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os alunos. Dessa forma, necessitamos, sim, de uma prática em Psicologia Escolar, nos contextos educativos formais, que se volte para uma perspectiva inclusiva e de promoção de desenvolvimento"
Assertiva Correta.
b) Desenvolver um trabalho de mapear e contrastar o exercício educativo vigorante com o discurso dos profissionais da instituição de ensino no sentido de poder averiguar tanto a compatibilidade entre ambos como sua eficácia na elevação da aprendizagem dos alunos.
Outra afirmativa de acordo com Neves e Machado:
"Existem muitos problemas que perpassam a situação escolar no país que podem e merecem ser trabalhados pelos psicólogos escolares. Entre diversas formas de atuação, pode-se pensar que o psicólogo possa desenvolver um trabalho de mapear e contrastar a prática educativa vigente com o discurso dos profissionais que compõem uma instituição de ensino no sentido de poder verificar tanto a compatibilidade entre ambos como sua eficácia na promoção da aprendizagem dos alunos, realizando, como proposto por Araújo (2003), uma análise institucional."
Assertiva Correta.
c) Outra função que o psicólogo (a) pode cumprir é a de debater com o professor o valor de os alunos se sentirem comprometidos com seu processo de aprendizagem.
Essa alternativa também está de acordo com Neves e Machado:
"O psicólogo, em vez de somente sugerir mudanças, deve estar preocupado em incitar nos próprios professores essa necessidade. Outra função que o psicólogo pode exercer é a de discutir com o professor a importância de os alunos se sentirem comprometidos com seu processo de aprendizagem. Dessa maneira, mesmo na ausência de queixa escolar, o psicólogo estaria prestando um trabalho preventivo na escola, diferente do que normalmente acontece, que é o psicólogo tratar somente questões referentes à queixa escolar por mau comportamento e/ou dificuldades de aprendizagem."
Assertiva Correta.
d) O trabalho do psicólogo (a) nos contextos educativos tem como foco a retomada pelo aluno do processo de aprendizagem e desenvolvimento dele, assim o fazer do psicólogo (a) pode ser dissociado do cotidiano da escola, ao ter a necessidade assistencial aos professores a ponderarem sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
Como vimos acima, o fazer do psicólogo não pode ser dissociado do cotidiano da escola.
Assertiva Falsa.
e) O profissional da Psicologia, em vez de somente recomendar mudanças, deve estar empenhado em estimular nos próprios professores esse imperativo.
Afirmativa de acordo com Neves e Machado:
"O psicólogo, em vez de somente sugerir mudanças, deve estar preocupado em incitar nos próprios professores essa necessidade. Outra função que o psicólogo pode exercer é a de discutir com o professor a importância de os alunos se sentirem comprometidos com seu processo de aprendizagem. Dessa maneira, mesmo na ausência de queixa escolar, o psicólogo estaria prestando um trabalho preventivo na escola, diferente do que normalmente acontece, que é o psicólogo tratar somente questões referentes à queixa escolar por mau comportamento e/ou dificuldades de aprendizagem."
Assertiva Correta.
Portanto, a alternativa incorreta é a Letra D.
408) A indisciplina é um dos temas cíclicos na escola. Um comportamento analisado como amplo desafio a ser encarado pelos professores, constitui-se uma dificuldade de muitas escolas, não importando classe social ou nível de ensino. Qual a matéria-prima para se entender a indisciplina na escola?
- A) as atitudes autoritárias do professor.
- B) a relação professor- aluno e a saída razoável está nos vínculos cotidianos.
- C) as atitudes antidemocráticas dos alunos por não saberem como se portar na sala de aula.
- D) padronização e controle dos alunos.
- E) regimento interno escolar autoritário e errôneo.
A alternativa correta é letra B) a relação professor- aluno e a saída razoável está nos vínculos cotidianos.
A indisciplina é um dos temas cíclicos na escola. Um comportamento analisado como amplo desafio a ser encarado pelos professores, constitui-se uma dificuldade de muitas escolas, não importando classe social ou nível de ensino. Qual a matéria-prima para se entender a indisciplina na escola?
Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do texto "Afetividade na relação professor-aluno: significados sob o olhar do professor do ensino médio" de Herculano:
"A relação professor-aluno, segundo Julio Groppa (1996), é a matéria-prima para se compreender a indisciplina na escola, já que nela residem os protagonistas, ou agentes institucionais dessa problemática chamada indisciplina. 'A saída possível está no coração mesmo da relação professor-aluno, isto é, nos vínculos cotidianos e, principalmente, na maneira com que nos posicionamos perante o nosso outro complementar.' (AQUINO, 1996, p. 50)."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.
a) as atitudes autoritárias do professor.
b) a relação professor-aluno e a saída razoável está nos vínculos cotidianos.
c) as atitudes antidemocráticas dos alunos por não saberem como se portar na sala de aula.
d) padronização e controle dos alunos.
e) regimento interno escolar autoritário e errôneo.
409) Sobre a dimensão da afetividade no ambiente escolar, assinale a alternativa correta:
- A) Desenvolver a afetividade significa recusar a importância do pensamento ou da razão e vincular conhecimento com sentimento.
- B) Afetividade significa suprir carências afetivas dos alunos.
- C) É importante ressaltar que a afetividade sucede-se quando o professor zela pelo desenvolvimento do aluno, enaltece o que ele realiza e reconhece os seus empenhos.
- D) É adequado reconhecer a importância das emoções como constituintes da vida do sujeito e que as mesmas estão desassociadas dos processos cognitivos, sem dar mais destaque à razão ou às emoções, algo que gera muitas cizânias.
- E) É um ingrediente importante e indispensável na relação entre pessoas, intensificando os vínculos e criando continentes favoráveis para o desenvolvimento cognitivo.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ANULADA
A questão está baseada no livro "Psicologia Escolar: que fazer é esse?" de Franschini et al.
Veja o trecho:
"É importante ressaltar que a afetividade não acontece apenas no contato físico, mas também quando o professor se interessa pelo desenvolvimento do aluno, elogia o que ele faz e reconhece os seus esforços. Também é necessário que o aluno se implique cuidando dessa relação. Essas são manifestações de afeto, mesmo que não tenham o contato corporal. Compreendemos que a afetividade não é puramente um ato 'meloso', e nem precisa ser, mas podemos considerá-la como um ingrediente importante e indispensável na relação entre pessoas, intensificando os vínculos e criando continentes favoráveis para o desenvolvimento cognitivo."
Portanto, o gabarito preliminar considerava como correta a alternativa C.
Contudo, a banca resolveu anular a questão. Veja a justificativa:
"Justificativa: Prezados candidatos, em resposta ao recurso interposto, temos a esclarecer que a questão será ANULADA, tendo em vista que apesar da questão ter sido elaborada corretamente consoante com o texto do material Psicologia Escolar: que fazer é esse? FRANSCHINI, Rosângela; VIANA, Meire Nunes Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2016, p. 164/165, acolhe-se o recurso ao aquiescer que a alternativa E pode também ser considerada correta visto que existem vastas evidências em pesquisas que indicam vinculação da melhor obtenção de conhecimento com afetividade (sentimento), logo a redação da alternativa prejudica a apreciação da questão pelo candidato."
A banca também considerou correta a Letra E.
Temos duas alternativas corretas: Letra C e Letra E. Com isso, a banca optou por Anular.
a) Desenvolver a afetividade significa recusar a importância do pensamento ou da razão e vincular conhecimento com sentimento.
b) Afetividade significa suprir carências afetivas dos alunos.
c) É importante ressaltar que a afetividade sucede-se quando o professor zela pelo desenvolvimento do aluno, enaltece o que ele realiza e reconhece os seus empenhos.
d) É adequado reconhecer a importância das emoções como constituintes da vida do sujeito e que as mesmas estão desassociadas dos processos cognitivos, sem dar mais destaque à razão ou às emoções, algo que gera muitas cizânias.
e) É um ingrediente importante e indispensável na relação entre pessoas, intensificando os vínculos e criando continentes favoráveis para o desenvolvimento cognitivo.
410) A responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes incide sobre dois agentes socializadores: a família e a escola. A educação abarca largos processos formativos que se sucedem na convivência humana. Um princípio norteador básico desta premissa assinala que a escola (bem como a família) não é apenas um ambiente de transmissão da cultura e de socialização, mas é também:
- A) um espaço de construção de identidade.
- B) de caráter operativo dual.
- C) um espaço de desenvolvimento de patriotismo.
- D) um lócus político-partidário.
- E) um fomentador de ideologias.
A alternativa correta é letra A) um espaço de construção de identidade.
Gabarito: Letra A
A responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes incide sobre dois agentes socializadores: a família e a escola. A educação abarca largos processos formativos que se sucedem na convivência humana. Um princípio norteador básico desta premissa assinala que a escola (bem como a família) não é apenas um ambiente de transmissão da cultura e de socialização, mas é também:
a) um espaço de construção de identidade.
b) de caráter operativo dual.
c) um espaço de desenvolvimento de patriotismo.
d) um lócus político-partidário.
e) um fomentador de ideologias.
É na família e na escola que o indivíduo constrói sua identidade. Essa premissa é, inclusive, utilizada como princípio norteador para subsídios para as práticas escolares que incentivem a interação escola-família:
“O presente estudo assume uma proposta de interação escola-família que está baseada nos seguintes princípios norteadores:
• A educação de qualidade, como direito fundamental de todas as pessoas, tem como elementos essenciais a equidade, a relevância e a pertinência, além de dois elementos de caráter operativo: a eficácia e a eficiência.
• O Estado (nos níveis federal, estadual e municipal) é o responsável primário pela educação escolar.
• A escola não é somente um espaço de transmissão da cultura e de socialização. É também um espaço de construção de identidade.
• O reconhecimento de que a escola atende alunos diferentes uns dos outros possibilita a construção de estratégias educativas capazes de promover a igualdade de oportunidades.
• É direito das famílias ter acesso a informações que lhes permitam opinar e tomar decisões sobre a educação de seus filhos e exercer seus direitos e responsabilidades.
• O sistema de educação, por meio das escolas, é parte indispensável da rede de proteção integral que visa assegurar outros direitos das crianças e adolescentes.
• A proteção integral das crianças e adolescentes extrapola as funções escolares e deve ser articulada por meio de ações que integrem as políticas públicas intersetoriais”
As outras afirmativas reforçam exaustivamente a ideia de introdução à ideologias, o que não é função da escola.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Interação escola-família: subsídios para práticas escolares / organizado por Jane Margareth Castro e Marilza Regattieri. – Brasília : UNESCO, MEC, 2009.