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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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411) “O conhecimento não tem sua gênese nem no sujeito nem no objeto, mas resulta das interações entre o sujeito e objeto pela ação do sujeito” (Collares, 2003, p. 49). O estudo das relações entre aprendizagem e desenvolvimento rendeu a construção de teorias no campo da Psicologia e da Educação, cada qual com suas especificidades. A ideia presente nessa citação de Collares corresponde à tese principal do(a):

  • A) Behaviorismo.
  • B) Construtivismo.
  • C) Teoria Cognitivo-Comportamental.
  • D) Psicanálise.
  • E) Psicologia Analítica.

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A alternativa correta é letra B) Construtivismo.

 

“O conhecimento não tem sua gênese nem no sujeito nem no objeto, mas resulta das interações entre o sujeito e objeto pela ação do sujeito” (Collares, 2003, p. 49). O estudo das relações entre aprendizagem e desenvolvimento rendeu a construção de teorias no campo da Psicologia e da Educação, cada qual com suas especificidades. A ideia presente nessa citação de Collares corresponde à tese principal do(a):

 

Observe um trecho do artigo "A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas" de Corrêa:

 

"Para que ocorra a aprendizagem da criança e do adolescente, é necessário haver interação entre sujeito e objeto, pois o conhecimento é elaborado por meio de uma construção contínua, isto é, ele não se encontra pronto e acabado nem no meio exterior nem no sujeito do conhecimento. Antes, o conhecimento se dá na relação entre eles. Na tese central do construtivismo: 'o conhecimento não tem sua gênese nem no sujeito nem no objeto, mas resulta das interações entre o sujeito e objeto pela ação do sujeito' (Collares, 2003 p. 49). Na relação entre o sujeito do conhecimento e o objeto a ser conhecido, há a presença impreterível da ação."

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.

 

a)  Behaviorismo.
b)  Construtivismo.
c)  Teoria Cognitivo-Comportamental.
d)  Psicanálise.
e)  Psicologia Analítica.

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412) “Abordar a história, os compromissos e as perspectivas da Psicologia Escolar e Educacional significa tratar de três dimensões fundamentais de seu estatuto como área de conhecimento articulada a um campo de prática social. A natureza dessa relação se expressa, pelo menos, em duas dimensões: a psicologia educacional como um dos fundamentos científicos da educação e da prática pedagógica e a psicologia escolar como modalidade de atuação profissional que tem no processo de escolarização seu campo de ação, com foco na escola e nas relações que aí se estabelecem. Dada a complexidade e a multiplicidade dessas questões, seu estudo comporta um amplo espectro de focos possíveis, tornando necessária uma delimitação que implica a opção por alguns caminhos em detrimento de outros, que podem ser abordados em outras oportunidades” (ANTUNES, 2008, p. 469). Sobre o campo da Psicologia Escolar e Educacional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

 

Afirmativa I– Até a Regulamentação da Profissão de Psicólogo, em 1962, o Campo da Educação era a base principal para o Desenvolvimento da Psicologia no Brasil. A partir daí, torna-se secundário para os profissionais da área

 

PORQUE

 

Afirmativa II– A partir da regulamentação da profissão, alunos e profissionais passam a preferir o campo da psicologia clínica e da psicologia organizacional.

  • A) A primeira afirmativa está correta, e a segunda, equivocada.
  • B) As duas afirmativas estão corretas, mas não se relacionam.
  • C) A primeira afirmativa está equivocada, e a segunda, correta.
  • D) As duas afirmativas estão equivocadas.
  • E) As duas afirmativas estão corretas e se relacionam.

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A alternativa correta é letra E) As duas afirmativas estão corretas e se relacionam.

Essa questão foi retirada do seguinte trecho do artigo "Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas" de Antunes:

"Esse processo culmina, em 1962, com a regulamentação da profissão de psicólogo e o estabelecimento de cursos específicos para sua formação. As ações desenvolvidas no período anterior deram as bases para os campos tradicionais de atuação da psicologia: educação, clínica e trabalho.  

Um fato interessante a ser mencionado é que, justamente com a regulamentação da profissão, o campo da educação, antes base principal para o desenvolvimento da psicologia no Brasil, torna-se secundário para os profissionais da área. Isso se revela não apenas no âmbito curricular, mas, sobretudo, na preferência de alunos e profissionais pelos campos da clínica e da organização do trabalho."

Com base nisso, nota-se que as duas afirmativas abaixo estão corretas e se relacionam.

Afirmativa I- Até a Regulamentação da Profissão de Psicólogo, em 1962, o Campo da Educação era a base principal para o Desenvolvimento da Psicologia no Brasil. A partir daí, torna-se secundário para os profissionais da área

PORQUE 

Afirmativa II- A partir da regulamentação da profissão, alunos e profissionais passam a preferir o campo da psicologia clínica e da psicologia organizacional.

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  A primeira afirmativa está correta, e a segunda, equivocada.
b)  As duas afirmativas estão corretas, mas não se relacionam.
c)  A primeira afirmativa está equivocada, e a segunda, correta.
d)  As duas afirmativas estão equivocadas.
e)  As duas afirmativas estão corretas e se relacionam.

413) De acordo com a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, há várias temáticas de estudo, pesquisa e atuação profissional no campo da Psicologia Escolar. Isso posto, analise abaixo as possíveis temáticas do profissional em Psicologia no campo da Psicologia Escolar e registre V, para verdadeira, e F, para falsa:

 

I– Processos de ensino e aprendizagem

 

II– Desenvolvimento humano

 

III– Escolarização em todos os seus níveis

 

IV– Inclusão de pessoas com deficiências

 

V– Políticas públicas em educação

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  • A) V – V – V – V – V.
  • B) V – V – F – V – V.
  • C) F – F – V – V – F.
  • D) V – F – V – V – V.
  • E) F – F – V – F – V.

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A alternativa correta é letra A) V – V – V – V – V.

Essa questão está baseada no seguinte texto da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE):

"Psicologia Escolar e Educacional tem se constituído historicamente como importante campo de atuação da Psicologia. Psicólogos escolares e educacionais são profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e à pesquisa na interface Psicologia e Educação.

As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da psicologia escolar são diversas, conforme as perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as dimensões subjetivas do ser humano.

Algumas das temáticas de estudo, pesquisa e atuação profissional no campo da psicologia escolar são: processos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento humano, escolarização em todos os seus níveis, inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica, história da psicologia escolar, formação continuada de professores, dentre outros."

Com base nisso, nota-se que todas as afirmativas abaixo estão corretas.

Encontramos a resposta na Letra A.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


a)  V – V – V – V – V.
b)  V – V – F – V – V.
c)  F – F – V – V – F.
d)  V – F – V – V – V.
e)  F – F – V – F – V.

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414) “A inclusão escolar é um importante tema no universo educacional na contemporaneidade e reúne em torno de si contribuições de diferentes campos do conhecimento que sobre ela se debruçam para produzir saberes que sustentam as pesquisas e as práticas educativas. O uso do termo inclusão expandiu-se no Brasil principalmente a partir da década de 90, período em que se firmaram os principais marcos regulatórios da educação inclusiva, e passou a ser utilizado de forma bastante abrangente e generalizada referindo-se às mais diversas situações de exclusão: exclusão racial, exclusão socioeconômica, exclusão de pessoas com deficiência, entre outras” (LERNER & VOLTOLINI, 2015, p. 75). A respeito da inclusão escolar, é possível afirmar:

  • A) Tem sua origem atrelada a movimentos sociais mais amplos e compartilha de pressupostos filosóficos da Reforma Antipsiquiátrica.
  • B) A última década foi marcada pela emergência de trabalhos que apontam para efetividade da proposta inclusiva e seus efeitos preponderantemente positivos na constituição da subjetividade de educadores, alunos e familiares.
  • C) De acordo com boa parte dos autores da educação especial, a integração escolar de alunos com necessidades educacionais especiais substituiu o paradigma da inclusão, considerado ultrapassado e conservador.
  • D) A inclusão escolar, conceitual e originalmente, diz respeito apenas a medidas técnicas e administrativas implantadas para permitir que uma criança com deficiência frequente a escola regular.
  • E) A integração escolar fundamenta-se na ideia de que todas as crianças têm o direito de estar na escola mais próxima, independentemente de suas diferenças, o que implica, a partir desse conceito, uma transformação cultural e educativa nas escolas para acolher a todas as crianças.

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A alternativa correta é letra A) Tem sua origem atrelada a movimentos sociais mais amplos e compartilha de pressupostos filosóficos da Reforma Antipsiquiátrica.

 

“A inclusão escolar é um importante tema no universo educacional na contemporaneidade e reúne em torno de si contribuições de diferentes campos do conhecimento que sobre ela se debruçam para produzir saberes que sustentam as pesquisas e as práticas educativas. O uso do termo inclusão expandiu-se no Brasil principalmente a partir da década de 90, período em que se firmaram os principais marcos regulatórios da educação inclusiva, e passou a ser utilizado de forma bastante abrangente e generalizada referindo-se às mais diversas situações de exclusão: exclusão racial, exclusão socioeconômica, exclusão de pessoas com deficiência, entre outras” (LERNER & VOLTOLINI, 2015, p. 75). A respeito da inclusão escolar, é possível afirmar:

 


a)  Tem sua origem atrelada a movimentos sociais mais amplos e compartilha de pressupostos filosóficos da Reforma Antipsiquiátrica.

 

A questão está baseada no artigo "Psicanálise, Ética e Inclusão Escolar" de Lemer e Voltolini.

 

Essa primeira afirmativa está de acordo com o artigo. Veja:

 

"Esse tema tem sua origem atrelada a movimentos sociais mais amplos e compartilha de pressupostos filosóficos da Reforma Antipsiquiátrica que intentou sensibilizar a sociedade para os prejuízos da segregação e marginalização de grupos minoritários."

 

Assertiva Correta.


b)  A última década foi marcada pela emergência de trabalhos que apontam para efetividade da proposta inclusiva e seus efeitos preponderantemente positivos na constituição da subjetividade de educadores, alunos e familiares.

 

A afirmativa distorce o seguinte trecho do artigo:

 

"A última década, porém, foi marcada pela emergência de trabalhos que apontavam para as limitações da proposta inclusiva, seus impasses e efeitos na constituição da subjetividade de educadores, alunos e familiares."

 

Assertiva Falsa.


c)  De acordo com boa parte dos autores da educação especial, a integração escolar de alunos com necessidades educacionais especiais substituiu o paradigma da inclusão, considerado ultrapassado e conservador.

 

Essa afirmativa troca "inclusão escolar" por "integração escolar". Veja:

 

"De acordo com boa parte dos autores da educação especial, a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais substituiu o paradigma da integração, considerado ultrapassado e conservador."

 

Assertiva Falsa.


d)  A inclusão escolar, conceitual e originalmente, diz respeito apenas a medidas técnicas e administrativas implantadas para permitir que uma criança com deficiência frequente a escola regular.

 

Essa afirmativa está descrevendo a integração escolar. Observe o trecho do artigo supracitado:

 

"De acordo com boa parte dos autores da educação especial, a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais substituiu o paradigma da integração, considerado ultrapassado e conservador. 

(...)

Esse deslizamento terminológico deveu-se principalmente à concepção de que a integração escolar dizia respeito apenas a medidas técnicas e administrativas implantadas para permitir que uma criança com deficiência frequentasse a escola regular. "

 

Assertiva Falsa.


e)  A integração escolar fundamenta-se na ideia de que todas as crianças têm o direito de estar na escola mais próxima, independentemente de suas diferenças, o que implica, a partir desse conceito, uma transformação cultural e educativa nas escolas para acolher a todas as crianças.

 

Mais uma distorção:

 

"A inclusão escolar, por sua vez, '[...] fundamenta-se na ideia de que todas as crianças têm o direito de frequentar a escola mais próxima, sejam quais forem suas diferenças', o que implica em uma transformação cultural e educativa nas escolas para acolher a todas as crianças (PLAISANCE, 2010, p. 34)."

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

415) As escolas devem possibilitar aos alunos alternativas escolares abrangentes e os psicólogos devem ser integrados no contexto escolar, o que possibilita a intervenção continuada e contextualizada. A importância desse profissional nas escolas é imprescindível e urgente, dentre as mais possíveis e variadas ações e intervenções que o psicólogo poderá realizar, uma delas é uma avaliação que tem por objetivo facilitar o momento da escolha ao jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão que ele terá mais condição de definir qual a melhor escolha – a escolha possível no seu projeto de vida.

 

Disponível em: https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-organizacional/importancia-da-orientacao-profissional-para-jovens-em-formacao-profissional-caso-instituto-nacional-de-emprego-e-formacao-profissional-chimoio-mz

 

De qual avaliação psicológica o texto acima faz referência?

  • A) Avaliação de Aprendizagem.
  • B) Orientação Vocacional/ Profissional.
  • C) Avaliação de personalidade.
  • D) Avaliação Cognitiva.

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A alternativa correta é letra B) Orientação Vocacional/ Profissional.

Essa questão pode ser respondida com base no seguinte trecho do artigo "Um estudo qualitativo sobre a orientação profissional: direções possíveis, desafios necessários" de Pessini et al.:

"O que se passa, em muitos casos, é que estes adolescentes se propuseram a atingir um determinado objetivo e sentem-se incapazes de atingi- lo pelos seus próprios meios, ou então já fizeram uma escolha ou estão com alguns cursos em mente e encontram-se inseguros e buscam uma validação externa acerca da sua decisão. Por isso, a orientação profissional tem por objetivo facilitar o momento da escolha ao jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos os aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir da compreensão que ele terá maiores condições de definir qual a melhor escolha, ou seja, a escolha possível no seu projeto de vida. A escolha de uma profissão é uma necessidade."

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.

De qual avaliação psicológica o texto acima faz referência?


a)  Avaliação de Aprendizagem.
b)  Orientação Vocacional/Profissional.
c)  Avaliação de personalidade.
d)  Avaliação Cognitiva. 

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416) Os serviços de apoio psicológico existentes nas instituições de ensino superior se propõem a construir um espaço de escuta formal e protegido, de modo a contribuir com o desenvolvimento pleno do estudante. Considerando as características necessárias a esses serviços, analise as afirmativas abaixo.

 

I. Os serviços de apoio psicológico aos estudantes universitários deveriam apresentar diversas modalidades de atendimento, como: psicoterapia individual, plantão psicológico e psicoterapia de grupo.

 

II Não se pode estabelecer um tempo específico para o atendimento aos estudantes nos serviços da universidade. A maioria desses estudantes precisa do atendimento durante toda a sua formação.

 

III. Os serviços de apoio psicológico aos estudantes universitários precisam de uma abordagem interdisciplinar, de modo que psicólogos, pedagogos e psiquiatras possam fazer o planejamento terapêutico.
 

IV. Os serviços de apoio psicológico aos estudantes universitários deveriam organizar suas atividades com foco unicamente no momento de crise do estudante.

 

Estão corretas as afirmativas,

  • A) II e IV.

  • B) I e III.
  • C) I e IV.
  • D) II e III.

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A alternativa correta é letra B) I e III.

Gabarito: Letra B

I. Os serviços de apoio psicológico aos estudantes universitários deveriam apresentar diversas modalidades de atendimento, como: psicoterapia individual, plantão psicológico e psicoterapia de grupo.

Certo! Esses serviços em geral são ofertados para os estudantes dentro das universidades, considerando que o plantão psicológico atende as demandas urgentes e pontuais, e a psicoterapia de grupo possibilita o atendimento de um número maior de estudantes.

II Não se pode estabelecer um tempo específico para o atendimento aos estudantes nos serviços da universidade. A maioria desses estudantes precisa do atendimento durante toda a sua formação.

Errado. Em geral, os estudantes precisam do atendimento psicológico durante um período específico de sua formação. Se a maioria dos estudantes tivesse necessidade de atendimento durante todo o período que está na faculdade, a demanda seria ainda mais difícil de ser atendida.

III. Os serviços de apoio psicológico aos estudantes universitários precisam de uma abordagem interdisciplinar, de modo que psicólogos, pedagogos e psiquiatras possam fazer o planejamento terapêutico. Certo! Essa é uma visão ideal que nem sempre é possível de ser atendida nesse contexto, mas que deveria ser buscada.

IV. Os serviços de apoio psicológico aos estudantes universitários deveriam organizar suas atividades com foco unicamente no momento de crise do estudante.

Errado. Os serviços de apoio podem fornecer ajuda psicológica com qualquer foco que o estudante precise, e não apenas em momentos de crise.

Assim, apenas I e III estão corretas.

Gabarito Letra B.

417) Sobre a atuação do psicopedagogo na escola, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) O lugar do trabalho psicopedagógico na escola está bem delimitado, já que apresenta técnicas específicas de atuação neste espaço.
  • B) Ainda não há uma legislação norteadora que regulamente o trabalho do psicopedagogo institucional, principalmente por ser uma profissão nova no ambiente escolar.
  • C) O psicopedagogo escolar surge como uma possibilidade de desenvolver, dentro de um espaço multidisciplinar, plural e fundamentalmente organizado, diferentes possibilidades de apresentar caminhos para auxiliar o professor no ambiente de sua sala de aula.
  • D) Existem várias possibilidades de caminhos que justifiquem dificuldades em aprender, e, desse modo, o psicopedagogo precisa estudar, reconhecer, identificar de forma sensível todas as dimensões para ajudar a criança em suas questões individuais.
  • E) Porque os professores precisam dar conta da aprendizagem científica, sem desconsiderar as questões sociais, culturais e políticas, que podem interferir no desenvolvimento intelectual e social da criança, necessitam estar em constante formação.

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A alternativa correta é letra A) O lugar do trabalho psicopedagógico na escola está bem delimitado, já que apresenta técnicas específicas de atuação neste espaço.

 

Sobre a atuação do psicopedagogo na escola, assinale a alternativa INCORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A atuação docente em um ambiente educacional requer do profissional discernimento de que é um desafio permanente, pois precisa estar atento a múltiplas questões, possibilidades, interesses, e tem-se observado cada vez mais desafios, como: dificuldades de aprendizagem, novas configurações familiares, falta de investimento financeiro para manutenção das escolas, sobrecarga de trabalho dos professores. Diante de tal contexto, no que diz respeito à atuação profissional, os professores precisam dar conta da aprendizagem científica, sem desconsiderar as questões sociais, culturais e políticas, que podem interferir no desenvolvimento intelectual e social da criança. Assim, é necessário que os professores estejam em constante formação, para que seja possível ter melhores condições de trabalho no ambiente escolar. Dentro dessa perspectiva, a Psicopedagogia surge como uma possibilidade abrangente e qualificada para auxiliar na difícil e instigante tarefa de educar.

(...)

É possível observar que, na realidade escolar hoje, perante inúmeras questões diferentes, há um crescente número dessas dificuldades e problemas relacionados à aprendizagem na escola. Diante disso, o psicopedagogo escolar surge como uma possibilidade de desenvolver, dentro de um espaço multidisciplinar, plural e fundamentalmente organizado, diferentes possibilidades de apresentar caminhos para auxiliar o professor no ambiente de sua sala de aula.

 

Sendo assim, o trabalho psicopedagógico é uma possibilidade necessária no contexto da escola e, por ser uma profissão relativamente nova, pode haver confusão e dificuldade em delimitar onde e até que ponto o profissional pode atuar nesse espaço, assim como tentar descobrir qual tem sido a prática desenvolvida por esse profissional.

 

Isso porque comumente são feitos relatos de que o campo de atuação profissional do psicopedagogo nem sempre é bem delimitado e definido por este profissional e/ou pelos demais profissionais da educação (professores, gestores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares). Da mesma forma, o que pode ser observado também é a falta de uma legislação norteadora que regulamente o trabalho do psicopedagogo institucional, principalmente por ser esta uma profissão nova no ambiente escolar.

(...)

Paín apresenta estudos pertinentes sobre a aprendizagem, e a define em diferentes dimensões: a biológica, a cognitiva e a social. Isso implica, segundo a autora, na compreensão de que existem várias possibilidades de caminhos que justifiquem dificuldades em aprender, e, desse modo, é preciso estudar, reconhecer, identificar de forma sensível todas as dimensões para ajudar a criança em suas questões individuais."

 

Fonte: "A Atuação do Psicopedagogo na Escola: um estudo do tipo estado do conhecimento" (Campagnolo e Marquezan)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.


a)  O lugar do trabalho psicopedagógico na escola está bem delimitado, já que apresenta técnicas específicas de atuação neste espaço.


b)  Ainda não há uma legislação norteadora que regulamente o trabalho do psicopedagogo institucional, principalmente por ser uma profissão nova no ambiente escolar.


c)  O psicopedagogo escolar surge como uma possibilidade de desenvolver, dentro de um espaço multidisciplinar, plural e fundamentalmente organizado, diferentes possibilidades de apresentar caminhos para auxiliar o professor no ambiente de sua sala de aula.


d)  Existem várias possibilidades de caminhos que justifiquem dificuldades em aprender, e, desse modo, o psicopedagogo precisa estudar, reconhecer, identificar de forma sensível todas as dimensões para ajudar a criança em suas questões individuais.


e)  Porque os professores precisam dar conta da aprendizagem científica, sem desconsiderar as questões sociais, culturais e políticas, que podem interferir no desenvolvimento intelectual e social da criança, necessitam estar em constante formação.

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418) As afirmativas a seguir estão relacionadas à atuação do psicopedagogo na escola. Analise-as e marque a INCORRETA.

  • A) A execução de relatórios psicopedagógicos é essencial e possuem questões cruciais na vivência escolar da criança.
  • B) Atua de forma efetiva dentro da escola, diretamente com os alunos que precisam de diagnóstico, de intervenção, de ações preventivas e, também orientando professores e as famílias sobre as soluções mais positivas de auxiliar na aprendizagem da criança.
  • C) O trabalho do psicopedagogo na escola vem para auxiliar e apresentar um parâmetro de questões relevantes e necessárias para a educação.
  • D) O psicopedagogo institucional deverá orientar a ação do professor a fim de pensar apenas as questões biológicas ou cognitivas que norteiam o aprendizado da criança.
  • E) Participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático das políticas educacionais, levando professores, diretores e coordenadores a repensarem o papel da escola frente à sua docência e às necessidades individuais de aprendizagem da criança e do adolescente.

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A alternativa correta é letra D) O psicopedagogo institucional deverá orientar a ação do professor a fim de pensar apenas as questões biológicas ou cognitivas que norteiam o aprendizado da criança.

 

As afirmativas a seguir estão relacionadas à atuação do psicopedagogo na escola. Analise-as e marque a INCORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

É possível observar nessa pesquisa quão importante é o psicopedagogo atuar de forma efetiva dentro da escola, como forma de trabalhar diretamente com os alunos que precisam de diagnóstico, de intervenção, de ações preventivas e, principalmente, como forma a orientar professores e as famílias sobre as soluções mais positivas de auxiliar na aprendizagem da criança.

(...)

A autora valoriza e enfatiza que os relatórios são essenciais e possuem questões cruciais na vivência escolar da criança, quando afirma que: (...)

(...)

O trabalho do psicopedagogo, na pesquisa no ambiente escolar, vem para auxiliar e apresentar um parâmetro de questões relevantes e necessárias para a educação. É possível conhecer o ambiente de trabalho, as dificuldades encontradas e a busca por resultados que possam auxiliar nessa questão.

(...)

'[...] na medida em que se investiga sobre a interação social estabelecida pela criança com dificuldade de aprendizagem na sala de aula, muito se pode fazer para melhorar e contribuir diante de um quadro de exclusão ou rejeição, por exemplo. O psicopedagogo institucional deverá orientar a ação do professor e essa ocorrerá num nível preventivo e não somente remediador' (Saravali8, p. 222).

(...)

'Cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação. Já que no caráter assistencial, o psicopedagogo participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático das políticas educacionais, fazendo com que os professores, diretores e coordenadores possam repensar o papel da escola frente a sua docência e às necessidades individuais de aprendizagem da criança ou, da própria ensinagem' (Bossa3, p. 23)."

 

Fonte: "A Atuação do Psicopedagogo na Escola: um estudo do tipo estado do conhecimento" (Campagnolo e Marquezan)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.


a)  A execução de relatórios psicopedagógicos é essencial e possuem questões cruciais na vivência escolar da criança.


b)  Atua de forma efetiva dentro da escola, diretamente com os alunos que precisam de diagnóstico, de intervenção, de ações preventivas e, também orientando professores e as famílias sobre as soluções mais positivas de auxiliar na aprendizagem da criança.


c)  O trabalho do psicopedagogo na escola vem para auxiliar e apresentar um parâmetro de questões relevantes e necessárias para a educação.


d)  O psicopedagogo institucional deverá orientar a ação do professor a fim de pensar apenas as questões biológicas ou cognitivas que norteiam o aprendizado da criança.


e)  Participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático das políticas educacionais, levando professores, diretores e coordenadores a repensarem o papel da escola frente à sua docência e às necessidades individuais de aprendizagem da criança e do adolescente.

419) Crianças com TDAH apresentam, frequentemente, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento, gerando conflitos sociais que podem ocorrer tanto no ambiente familiar como em outros ambientes de convívio da criança como a escola, o que leva a inúmeros desafios, tanto na relação com professores como com colegas de classe ou a própria realização das tarefas escolares. Sobre este assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Um número crescente de pesquisas tem apontado para os efeitos benéficos da atividade física sobre os sintomas de TDAH.
  • B) O efeito do exercício físico em crianças da educação básica indicou melhoras nos comportamentos relacionados ao controle inibitório, comportamento desafiador e a tarefas motoras e cognitivas.
  • C) Os estudos sugerem que a intervenção baseada em atividade física pode gerar resultados ainda melhores quando aplicada a crianças de 10 a 16 anos.
  • D) Uma importante melhoria no desempenho nas funções executivas foi encontrada apenas no grupo que participou dos jogos de equipe e não no exercício aeróbio ou condição de controle. Em função disto, concluíram que a inclusão de demanda cognitiva em atividade física parece ser o tipo mais promissor de intervenção de longo prazo para melhorar as funções executivas em crianças.
  • E) O uso das modalidades esportivas, em especial as coletivas, permite agregar aos benefícios fisiológicos dos exercícios físicos aspectos de interação social e demanda cognitiva, o que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas que promoverão autocontrole, auto-organização, concentração da atenção e resistência à frustração.

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A alternativa correta é letra C) Os estudos sugerem que a intervenção baseada em atividade física pode gerar resultados ainda melhores quando aplicada a crianças de 10 a 16 anos.

 

Crianças com TDAH apresentam, frequentemente, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento, gerando conflitos sociais que podem ocorrer tanto no ambiente familiar como em outros ambientes de convívio da criança como a escola, o que leva a inúmeros desafios, tanto na relação com professores como com colegas de classe ou a própria realização das tarefas escolares. Sobre este assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O uso das modalidades esportivas, em especial as coletivas, permite agregar aos benefícios fisiológicos dos exercícios físicos aspectos de interação social e demanda cognitiva, o que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas que promoverão autocontrole, auto-organização, concentração da atenção e resistência à frustração.

(...)

Um número crescente de pesquisas tem apontado para os efeitos benéficos da atividade física sobre os sintomas de TDAH. Estudos recentes, como o de Burkart et al., com crianças típicas, e de Smith et al., com crianças com TDAH, têm demonstrado o efeito do exercício físico em crianças da educação básica, indicando melhoras nos comportamentos relacionados ao controle inibitório, comportamento desafiador e a tarefas motoras e cognitivas. Tais estudos sugerem ainda que a intervenção baseada em atividade física possa gerar resultados ainda melhores quando aplicada a crianças pré-escolares.

(...)

Uma importante melhoria no desempenho nas funções executivas foi encontrada apenas no grupo que participou dos jogos de equipe e não no exercício aeróbio ou condição de controle. Em função disto, concluíram que a inclusão de demanda cognitiva em atividade física parece ser o tipo mais promissor de intervenção de longo prazo para melhorar as funções executivas em crianças.

 

Fonte: "Exercício Físico na Escola e Crianças com TDAH: um estudo de revisão" (Paiano et al.)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.

 

a)  Um número crescente de pesquisas tem apontado para os efeitos benéficos da atividade física sobre os sintomas de TDAH.


b)  O efeito do exercício físico em crianças da educação básica indicou melhoras nos comportamentos relacionados ao controle inibitório, comportamento desafiador e a tarefas motoras e cognitivas.


c)  Os estudos sugerem que a intervenção baseada em atividade física pode gerar resultados ainda melhores quando aplicada a crianças de 10 a 16 anos.


d)  Uma importante melhoria no desempenho nas funções executivas foi encontrada apenas no grupo que participou dos jogos de equipe e não no exercício aeróbio ou condição de controle. Em função disto, concluíram que a inclusão de demanda cognitiva em atividade física parece ser o tipo mais promissor de intervenção de longo prazo para melhorar as funções executivas em crianças.


e)  O uso das modalidades esportivas, em especial as coletivas, permite agregar aos benefícios fisiológicos dos exercícios físicos aspectos de interação social e demanda cognitiva, o que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas que promoverão autocontrole, auto-organização, concentração da atenção e resistência à frustração. 

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420) Sobre a dislexia, assinale alternativa CORRETA.

  • A) A dislexia é definida como uma disfunção neurocognitiva, que ocorre em crianças com capacidade intelectual típica ou atípica, porém sem deficiência sensorial e com suporte educacional adequado, mas que não conseguem alcançar ou realizar adequadamente a habilidade para ler e escrever.
  • B) Ao avaliar os aspectos das funções executivas em crianças com dislexia, os resultados mostraram que estas crianças possuíam habilidades inferiores em tarefas de controle inibitório.
  • C) A dislexia afeta as habilidades de leitura interferindo em diferentes componentes da leitura como a fluência ou a velocidade, as trocas fonológicas, as falhas na compreensão, os erros lexicais que podem ser apresentados na leitura e, em muitos casos, na escrita. Na escrita, os disléxicos podem cometer erros ortográficos como omissões, adições, ou troca de vocábulos e ainda confusão na sequência dos sons.
  • D) A relação de déficits cognitivos de dislexia em famílias com e sem histórico de dislexia mostrou uma forte associação entre déficit de memória operacional com dificuldade de alfabetização e histórico familiar de dislexia.
  • E) O diagnóstico da dislexia é complexo, mas depende apenas da avaliação de das habilidades de leitura e escrita.

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A alternativa correta é letra C) A dislexia afeta as habilidades de leitura interferindo em diferentes componentes da leitura como a fluência ou a velocidade, as trocas fonológicas, as falhas na compreensão, os erros lexicais que podem ser apresentados na leitura e, em muitos casos, na escrita. Na escrita, os disléxicos podem cometer erros ortográficos como omissões, adições, ou troca de vocábulos e ainda confusão na sequência dos sons.

 

Sobre a dislexia, assinale alternativa CORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A dislexia é definida como uma disfunção neurocognitiva, que ocorre em crianças com capacidade intelectual típica, sem deficiência sensorial e com suporte educacional adequado, mas que não conseguem alcançar ou realizar adequadamente a habilidade para ler e escrever.

 

As consequências da dislexia para o desenvolvimento escolar ocasionam lacunas no processo de aprendizagem, com maiores chances para repetência ou mesmo abandono precoce dos estudos. A dislexia afeta as habilidades de leitura interferindo em diferentes componentes da leitura como a fluência ou velocidade, as trocas fonológicas, falhas na compreensão, erros lexicais, que podem ser apresentados na leitura e em muitos casos na escrita. Na escrita os erros podem ser ortográficos, como omissões, adições, ou troca de vocábulos, e ainda confusão na sequência dos sons. Ao avaliar os aspectos das funções executivas em crianças com dislexia, os resultados mostraram que estas crianças possuíam habilidades inferiores em tarefas de memória de trabalho.

 

Um estudo investigou a relação de déficits cognitivos de dislexia em famílias com e sem histórico de dislexia e os resultados mostraram uma forte associação entre consciência fonêmica e repetição de pseudopalavras com dificuldade de alfabetização e histórico familiar de dislexia.

(...)

O diagnóstico da dislexia é complexo e depende da avaliação de diversas funções cognitivas, além da leitura e escrita. "

 

Fonte: "Aplicação do Modelo da Dupla Rota no Diagnóstico da Dislexia: Revisão Sistemática" (Cardoso e Freitas)

 

Com isso, encontramos a alternativa correta na Letra C.


a)  A dislexia é definida como uma disfunção neurocognitiva, que ocorre em crianças com capacidade intelectual típica ou atípica, porém sem deficiência sensorial e com suporte educacional adequado, mas que não conseguem alcançar ou realizar adequadamente a habilidade para ler e escrever.


b)  Ao avaliar os aspectos das funções executivas em crianças com dislexia, os resultados mostraram que estas crianças possuíam habilidades inferiores em tarefas de controle inibitório.


c)  A dislexia afeta as habilidades de leitura interferindo em diferentes componentes da leitura como a fluência ou a velocidade, as trocas fonológicas, as falhas na compreensão, os erros lexicais que podem ser apresentados na leitura e, em muitos casos, na escrita. Na escrita, os disléxicos podem cometer erros ortográficos como omissões, adições, ou troca de vocábulos e ainda confusão na sequência dos sons.


d)  A relação de déficits cognitivos de dislexia em famílias com e sem histórico de dislexia mostrou uma forte associação entre déficit de memória operacional com dificuldade de alfabetização e histórico familiar de dislexia.


e)  O diagnóstico da dislexia é complexo, mas depende apenas da avaliação de das habilidades de leitura e escrita.

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